Manias de Crente

36
443
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.


Por Franklin Rosa
“Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento” – 1ª Coríntios cap. 14 vs. 20

O tal do crente é um bicho esquisito cheio de cacoetes e sandices! Sei que alguns vão me rotular como sensacionalista, despeitado, amargurado, enfim e afins, mas o que faço são apenas constatações da realidade e do que aí está instalado e escancarado como contradição e chocarrice ao Evangelho.

A minha intenção é fazer uma catalogação concisa, divertida e reflexiva das bizarrices da ambiência gospel, com o conteúdo daquilo que eu mesmo já pratiquei, e também do que tenho visto e ouvido. Aí vão elas…

Coisas de crente…

Soltar no comércio o famoso “CHEQUINHO ESCATOLÓGICO” (EM BREVE VOLTARÁ), na fé e esperança de que: “O meu Deus suprirá todas as minhas necessidades e safadezas também em CRI$TUTU GÉ$UI$!”.

Assine o Blesss

Dizimar e ofertar achando que a doação se transformará em título de capitalização e apólice de seguro (O Mandrake Divino multiplicará e repreenderá o capeta migrador, cortador, furador “de pneu de carro”, o capeta “gripeiro”, aquele que coloca gripe nos crentes, o capeta rasgador de cueca, etc.).

Abrir lojinha de “MODA EVANGÉLICA” e escrever na placa: “DEUS É FIEL!”. Temos modelos para todos os estilos (Será que tem saia, calça e camisa social pra Heavy Metal, Gótico, Emo e demais tribos também?!).

Abrir lojinha de “SEX SHOP” (É! isso é coisa de crente! Sem “GOZAÇÃO” heim…) e escrever no cartão de visita: “Deus seja louvado!”.

Adesivar o carro com a frase: “PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS”, e não colocá-lo a serviço do Reino de Jesus (Dar carona na saída da igreja para aquela irmã sarada de 180 kilos com aqueles mulekes esfregando ranho no estofado do meu possante? JAMÉ!).

Dar entrevista na televisão, e arrematar as interlocuções do repórter com um caloroso “GLÓRIA A DEUS, ALÉLUIA GÉZUIS! CHUPAXITABALAHALLS”.

Fazer festa de casamento ou aniversário com pluralidade de convidados, e só servir refrigerante e tocar música evangélica sem direito a uma boa dança e um rala buxo (Pode existir coisa mais chata e sem noção que essa?!).

Evangelizar na praia de terno e gravata com o rosto voltado para o horizonte, para não cair na tentação de desviar os olhares para os “ATRIBUTOS FEMININOS EM EXPOSIÇÃO”.UUUIIII!!!

Pasme! Usar vaso sanitário e estender as mãos em direção ao dito cujo, suplicando ao Senhor para santificá-lo (Será que o papel higiênico pode se redimir também depois de usado?!)

Pasme outra vez! Dizer para o enfermo do coração: “Você precisa ter fé e abandonar todos esses medicamentos!”, e um mês depois o desafortunado falecer de um infarto fulminante (Se fosse eu, viria todas as noites assombrar o infeliz do crente!).

Jogar bola no churrasco da Igreja com a barra da calça dobrada, combinando com camisa e sapato social (Sugestão para uniforme da seleção mega-brega brasileira da copa de 2014).

Fazer “CANTINA NA IGREJA” (Noite da pizza, do pastel, do sorvete, da panqueca, etc.) para sustentar os missionários no campo (Se o missionário fosse eu, devolveria a esmola com a seguinte frase: manda a tua mãe aqui no meu lugar Tio Patinhas Gospel!).

Fazer oração e ministração personalizada no dia da “SANTA CEIA” para todos os dizimistas e ofertantes fiéis (Me ajuda AÊ Ô! Chama o Datena A ROTA E O BOPE pra essa cambada de pilantra gospel!).

Comer “MIOJO-LÁMEN” ou “LANCHE DE MORTADELA”, acompanhado de “TURBAÍNA” ou refrigerante “DOLLY” no almoço do domingo, por conta do tempo absorvido/perdido na escola bíblica dominical (Até o filho pródigo se sentiria o rei da cocada preta depois de um cardápio desse!).

Comprar DVD pirata do Diante do Trono com direito a unção do leão para evangelizar os parentes, amigos e vizinhos, depois levá-los numa reunião do Benny Hinn pra tomar um passe “PEDALA ROBINHO” e saírem descarregados de toda mandinga e olho gordo (Ou a galera se converte, ou pira na maionese de vez!).

Dar o “DÍZIMO SAGRADO” fielmente na igreja, e dar o “CALOTE SANTO” na conta de água, luz, telefone e no dinheiro emprestado do banco (Vai ser nó cego assim lá nos cafundó!).

Fazer visita de oração em lar desajustado, e metralhar profecias dizendo que tem capeta em baixo da cama, dentro do guarda roupa, na chapinha de alisar cabelo e no lençol com desenhos da DISNEY (Help me Ghostbusters e Valdemiro Santiago!)

Receber profecia de gravidez que o futuro bebê será o “Isaque”, o filho da promessa, e depois de nove meses o “CUTI-CUTI” nascer “Rebeca” com o quartinho todo “azulzinho” decorado com o Ben 10! (Eu esfregava a fuça do profeta na fraldinha suja do “CUTI-CUTI”).

E pra finalizar, se não todo tempo e livro do mundo seriam insuficientes para catalogar a diversidade e multiplicidade da criatividade da “CRENTOLÂNDIA”:

Manter o corpo da falecida esposa na geladeira do IML por um mês, para se dedicar a um período de oração com a esperança de ressurreição! (Casos de Família! Morra Abraão de dor de cotovelo com essa “fézinha” mequetréfe sua!).

***
Franklin Rosa foi liberto do gospelismo e agora ajuda a alertar a galera com seus textos subversivos no Púlpito Crisão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

36 COMENTÁRIOS

  1. Não é apenas pior do que eu imaginava, é pior do que eu podia imaginar!

    * * *

    P.S. – Não gostei de ter que digitar meu nome e e-mail em cada comentário, antes bastava estar conectado no blogspot.

    * * *

  2. "Receber profecia de gravidez que o futuro bebê será o “Isaque”, o filho da promessa, e depois de nove meses o “CUTI-CUTI” nascer “Rebeca” com o quartinho todo “azulzinho” decorado com o Ben 10! (Eu esfregava a fuça do profeta na fraldinha suja do “CUTI-CUTI”)." kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…. uffa! ¬¬'

    Todas as "mandingas" foram muito bem colocadas, inclusive a que se refere ao almoço de domingo absorvido pela escola bíblica dominical, deixando de estar em comunhão com a família que fica em casa esperando o "fanático" chegar até a comida esfriar! (falo isso pois já fui assim e minha família já sofreu muuuuuuuito com isso).

    But! Essa da gravidez… me arrancou babas e lágrimas de tanto rir!

  3. Os irmãos hoje comem nos restaurantes no dia de domingo, após a Escola Dominical. Os restaurantes ficam apinhados de irmãos aonde moro. Há anos atrás, quando me converti, pelo menos eu, nunca via as irmãs falando em sanduíche de mortadela, mas as ouvia dizer que adiantavam, no sábado à noite, o almoço de Domingo. Isso está certo. Quanto a muitas outras coisas, há cafonice mesmo no nosso meio.

  4. Cara, você falou tudo,
    Não aguento mais essas festinha chatas e cafonas de crentes, que se empanturram de refri de quinta categoria, porque o pão é duro mesmo, com "direito" a trilha sonora do Diante do Trino, (ops, Trono) ou Aline Lamas,(ops Barros) e cia ilimitada.
    A moçada come, come, enche a pança em meio à mil revelações "divinas" ( eu quase me mato de rir), e vão embora tão rápido como ninjas. No final, parece um tsumani que passou, cruzes.
    Prefiro os encontros amistosos restritos, de preferencia regados a um bom vinho ( Dom Perrignon), ao som ambiente do Tom Jobim, Chico Buarque, Geraldo Azevedo ou o instrumental do Santana, e com pessoas que tenham algo na cuca para expor, sejam crentes ou não. Há e de preferencia com pessoas que na oração, não gritem no meu ouvido, porque nem eu nem Deus somos surdos.

  5. Identifiquei muitas ações aberrantes que a gente vê no nosso dia a dia no meio evangélico, mas o autor da postagem "pegou pesado" em alguns aspectos, chegando mesmo a ser desrespeitoso.
    Sabemos que a razão de tantas heresias em nosso meio, gerando toda sorte de esquisitices e "unções estapafúrdias", inclusive as manipulações do povo evangélico por profeteiros, falsos profetas e espertalhões é justamente por conta da absoluta falta de conhecimento da Palavra de Deus.
    Desconheço outro modo do crente adquirir conhecimento e base bíblica a não ser frequentando a Escola Dominical, o que é coisa rara hoje em dia das pessoas se compenetrarem da real necessidade da aquisição desse conhecimento imprescindivel para ser um crente maduro.
    Tenho notado que nem mesmo os pastores e dirigentes incentivam os crentes a participarem da Escola Dominical ou grupos de estudos da Bíblia Sagrada, talvez para não abrirem os olhos do povo, pois assim se tornam presas fáceis de muitos golpes de estelionato gospel e podem ser mais facilmente manipulados.
    No início Deus instituiu o sábado como o "Dia do Senhor". Nesse dia eram proibidas quaisquer atividades laborativas, exceto, obviamente, a prestação de Culto de Adoração a Deus.
    Hoje em dia a coisa mudou, todos acham que o domingo é dia de descanso total, inclusive de passarem parte desse dia estudando a Bíblia e se dedicando a Deus.
    Todos devem pensar: "SE EU FOR NO CULTO DE DOMINGO A NOITE JÁ ESTÁ BOM!"
    Se lermos a bíblia e a compreendermos melhor, a gente acaba por cair na real de que um dia da semana deve ser dedicado para o Senhor.
    O pior mesmo é quando as revistinhas destinadas aos estudos da Palavra de Deus estão eivadas de erros doutrinários, daí é fim da picada!
    Que Deus tenha misericórdia de seu povo.

  6. Algumas revistas de ED atualmente não são nada boas. Acho que já está até começando a ficar perigoso frequentar algumas ED. Muitos professores despreparados. Não adianta eles terem grau superior, se não tiverem experiência com Deus, não forem de oração , não atualizados, não dados a leitura, não didáticos, não conhecerem a Bíblia , e principalmente chamados por Deus para o ensino

  7. Agora ir na Escola Dominical é tempo perdido? Sinceramente nunca nem ouvi isso, a respeito de ter rala bucho na festa de crente, você falou muito bem, é de crente e não de mundano!!!!

  8. Fazer festa de casamento ou aniversário com pluralidade de convidados, e só servir refrigerante e tocar música evangélica sem direito a uma boa dança e um rala buxo (Pode existir coisa mais chata e sem noção que essa?!).

    Só não concordei com esta. Forró no casamento, ngm merece!!!

    A do bebê foi d+! kkkkk Dei risada alto sem querer aqui no serviço e ngm entendeu nada kkkk

  9. Tem certas coisas realmente, que devemos escutar e ver, mas devemos ser adultos no entendimento, e separarmos e retermos somente o que é bom, o ser humano independente de ser crente, tem uma necessidade muito grande de aparecer, estes realmente ainda nao entederam o verdadeiro evangelho, que na verdade é tão simples, Jesus quer somente que o aceitemos como unico salvador, e deixemos o homem velho para tras e começemos uma vida nova, sem precissar inventar nada…

  10. A repetição é enfadonha das teologias sem criatividade nem riqueza poética. Sinto pena dos teólogos que se contentam em reproduzir o que outros escreveram há séculos. Presos às molduras de suas escolas teológicas, não conseguem admitir que haja outros ângulos de leitura das Escrituras. Convivem com uma teologia pronta. Não enxergam sua pobreza porque acreditam que basta aprofundarem um conhecimento “científico” da Bíblia e desvendarão os mistérios de Deus. A aridez fundamentalista exaure as minhas forças.

  11. Sou admirador do blog e concordo com a maioria dos comentários, menos o do sanduiche de mortadela após a EBD, desde minha infancia frequentei escola bíblica e até hoje aos 35 anos nunca conheci uma só família que fizesse isso.
    O comentário da festa também foi infeliz, então agora temos que bancar o vício em alccol dos convidados e colocar música de ralar bucho para não sermos chatos e cafonas?
    Não gosto de muita coisa no mundo gospel, principalmento dos "vendilhões do templo", mas isso não me dá o direito e nem ao autor do comentário de se achar o paladino da justiça e verdade e sair esculachando e ridicularizando tudo o que há no meio evangélico. Um pouco de respeito e bom senso não faz mal a ninguém.

  12. Comecei a escrever e postei sem querer antes de terminar.. apertei umas teclas aki.. ¬¬

    Cont.: "Quem quizer vir após mim, negue a si mesmo, DIA APÓS DIA tome a sua cruz e siga-me."Jesus Cristo.

    Eu não vi: "negue a sim mesmo e, todo domingo nas EBD's tome sua cruz e siga-me."
    Em todo tempo é tempo de se "sugar" do Evangelho e adquirir tão rico conhecimento e experiência. Sem necessidade de "Dia do Senhor". É dia após dia. Lembrando que não fui quem disse isso…

  13. De fato, Franklin algumas situações são avessas a algumas realidades. Mas com respeito da palavra, alguns de seus comentarios ferem diretamente ideologias e convicções de diversos (se assim posso chamar) irmãos. algumas de suas colocações até assinalo como asneira. Sei que como colunista vc tem direito de falar o que quer (livre exercicio do pensamento), mas como um influenciador, cuidado com as palavras é analogo como afirma minha vó – D. Isabel, 102 anos- canja de galinha e cuidado, nunca matou ninguém. Humorize, mas sem satirizar.

    Firmeza na Rocha.

  14. "Abrir lojinha de “SEX SHOP” (É! isso é coisa de crente! Sem 'GOZAÇÃO' heim…) e escrever no cartão de visita: 'Deus seja louvado!'."

    Muito bom o texto! muito engraçado!

    Mas tenho uma crítica a fazer: essa passagem aí eu achei errada; trocadilho ímpio danado!

    Por favor irmão, corrija isso aí.

    Fora isso, texto muito bom!

    Salam.

  15. É por essas e outras que estou entrando cada vez menos aqui, e definitivamente ainda vou "entrar nunca mais", santa perda de tempo, chocarrice com irmãos humildes que neste exato momento podem estar fazendo coisa muito mais proveitosa para o reino, eu honestamente estou farta, o púlpito cristão já FOI um lugar impar para falarmos das sandices do mundo Gospel, mas essas infantilidades triviais são ridículas.
    Me faça um favor, o irmão é crente abomina a bebedeira e ainda tem que servir álcool para os convidados, para ser considerado mudernu, pois é realmente muito xique festa "mundana" com um monte de bêbado no final, kkkk me polpe.

    Serio estou desabafando, eu conheci o púlpito cristão a muito tempo, eu entrava sempre, mas nos últimos tempos, é só chocarrice, e nenhum proveito pratico, é tiro para todos os lados e nenhuma compaixão.

    Me perdoem aqueles que por certo não merecem este tanto de coisas, mas é isso, me vou antes que fale mais do que devo.

    Abraços a todos

  16. Essas poucas "manias de crentes" aqui apresentadas, é uma parcela minúscula do arsenal de baboseiras que infesta o arraial evangélico nos dias de hoje.
    Eu confesso que ha momentos em que não tenho o menor interesse em interagir com os membros da minha igreja, para não ter que entupir meus ouvidos com bobagens desse tipo.
    Tenha misericórdia SENHOR!!

  17. é vendo posts como esses que percebemos o triste cenário superficial de alguns evangelicos que desperdiçam seu tempo para postar um texto como esse que em nada edifica,e que só mostra o nosso pior lado:Criticos vazios,que em nada edificam o corpo de cristo…..MEu senhor,não sei oq é pior…..

  18. Para um desviado do evangelho, só sobrou mesmo foi este cargo de secretário do diabo, volta paro o lugar de onde vc saiu meu irmão,ante que seja tarde e para de ficar fazendo piadinhas com o povo de Deus.DEUS VAI TE PEGAR… AGUARDE!!!!!!!

  19. Meu caro,

    Em alguns aspectos concordo que existem costumes e atitudes que ridicularizam o meio evangélico. Mas não consigo de forma alguma pensar que ir na EBD é uma perda de tempo. Nunca comi pão com mortadela e refrigerante ruim por ter ido na igreja domingo de manhã. Não sei porque você tem aversão a escola bíblica dominical, talvez precise visitar uma outra igreja que tenha uma boa exposição da Palavra de Deus, garanto que você achará.

    No amor do Eterno.

  20. Shalom

    As vezes eu fico pensativo com relação a tantas críticas que os cristãos sofrem de OUTROS CRISTÃOS. Ezequiel 18 diz que a responsabilidade é pessoal perante Deus, mas ainda sim tem gente que desce a lenha. As vezes eu acho que se eu fosse "do mundo" as críticas seriam mais amenas. Não estou defendendo a cegueira ou a alienação, mas um SENSO CRÍTICO muito aguçado ou algumas FILOSOFIAS não nos levama lugar nenhum. Perante todo esse cenário prefiro dobrar o meu joelho e orar, e tentar ser mais parecido com Jesus.

    Na Paz de Cristo
    Rafael Carvalho

  21. Realmente nós cristãos temos manias como qualquer outro grupo, seja religioso ou não.

    Ao colunista,
    Devemos ter cuidado com o que escrevemos pois afinal,Você deve(pra estar postando aqui) ser cristão, e temos milhares de pessoas vendo este blog, pessoas cristãs e também não. Infelizmente o povo cristão já é "desunido" pelo fato de ser divido em denominações e por diversos acontecimentos negarivos na mídia, imagina a gente criticando atitudes e costumes nossos, sendo alguns até exagerados. A palavra é pra edificar, e se você mudasse um pouco a forma de falar e não exagerasse na "lista" as criticas seriam mais construtivas do que destrutivas.

    Paz..

  22. É realmente tem muita loucura no meio dos crentes, massssssss

    RALAR O BUCHO?????!!!!! isso é coisa pra crente Bino!!!???

    pegô pesado eeimmm

    Vc gosta de um forrózinho gospel tbem????

  23. Bem eu não concordo com algumas coisas. Eu não sou asim, mas afirmo que a palavras que machucam as pessoas. Tudo bem que vc tenha livre arbitrio para falar o que pensa. Porém as palavras não voltam e algumas coisas escritas machucam certas pessoas.

  24. OLHA AQUI SEU RIDICULO..QUEM VC PENSA QUE EH PRA FICAR FALANDO O QUE NAO SAABE? PQ NAO CUIDA DA SUA VIDA O TEMPO QUE TA CUIDANDO DA DOS CRENTES!! ACHO QUE VC TEM É INVEJA DO POVO DE DEUS,QUE É FELIZ E VC É UM IDIOTA QUE NEM VIDA TEM,PQ SE TIVESSE NAO ESTARIA CUIDANDO DA DOS OUTROS..
    SE TOCA!

  25. Sinceramente eu não entendo como alguém que se diz Cristão escreve algo desta forma..eu me converti a 7anos…e nunca vi este tipo de coisa;;bom..não sei em que local do pais existe isto….e depois ser crente e fazer uma festa..com cerveja…dança….onde no final da festa sempre da briga…veja como são as festas por ai…
    sem graça isto…ciritica..critica..qualo crescimento nisto….o que se ganha com isto…somente se perde

  26. Posso concordar com muita coisa dita nesse post, mas com certeza meu irmão, pra falar desse jeito, sem a mínima noção de "palavras temperadas com sal", você deve tá um tempo afastado da igreja. Pode criticar, alguns irmãos precisam ser alertados, mas às vezes, vocês pegam pesado mesmo!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui