A teologia do tombo e a unção do cai-cai

44
1552
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Por Renato Vargens

Uma das principais características dos cultos neopentecostais é a chamada “unção do cai-cai.” A cantora Ana Paula Valadão, (veja vídeo abaixo) pastora da Igreja Batista da Lagoinha, protagonizou umas das típicas cenas deste movimento onde mediante o sopro de um pastor ela caiu no Espirito.
Pois é, basta com que o pregador sopre ou atire o seu paletó contra o público, que um número incontável de pessoas caem no chão, quer desacordadas ou tomadas por aquilo que alguns denominam de unção do riso.

Assine o Blesss
A unção do cai-cai iniciou-se com o americano Randy Clark, que foi ordenado pastor em 1950. Segundo alguns relatos, ele recebeu uma profecia que afirmava que através de sua vida e ministério pessoas seriam derrubadas no Espírito. Para o pastor Clark, a unção era como dinamite, e a fé como a cápsula que explode a dinamite. Clark é autor do movimento “Catch the fire” ( agarre o fogo) que possuía uma noção estranha do signiifcado do poder divino.
Gostaria de ressaltar que na terra do Tio Sam, a unção do cai-cai virou uma febre. Pastores como Benny Hinn, Keneth Haigin também foram protagonistas na arte do tombo, disseminando sobre milhões de pessoas em toda a América um conceito eerrôneo e equivocado além é claro de anti-bíblico sobre o poder de Deus.
No Brasil, o movimento ganhou popularidade na década de 80 através do pastor Argentino Carlos Anacôndia. Anacôndia chegou ao Brasil, através das Comunidades Evangélicas, que mediante encontros e congressos esparramados em todo país, difundiram na igreja brasileira esta prática e comportamento doutrinário. Em 1990, a unção do cai-cai se espalhou de tal forma, que os crentes em Jesus passaram a acreditar que quando caíam no Espírito experimentavam cura para suas almas e a unção do tombo representava um olhar especial de Deus para com os seus filhos.
Em 1994 na Igreja Comunhão Divina do Aeroporto de Toronto, Canadá. Surge a bênção de Toronto, onde as pessoas movidas por uma “especial unção” cairam no chão, sem fala, rindo, chorando ou dando gargalhadas. Em pouco tempo, o templo estava lotado, vindo pessoas de todos os países e região. Em pouco tempo, as manifestações dos mais diferentes tipos de unções se fez presente no Canadá. Por exemplo, o pastor da Igreja de Vancouver, afirmou também que havia recebido uma profecia que o Espírito Santo se manifestaria imitando o som dos animais. Vale a pena ressaltar que o próprio pastor começou a urrar como leão, alegando que era o leão da tribo de Judá, uma das maneiras como Jesus é chamado na Bíblia.
Caro leitor, a luz disto tudo resta-nos perguntar: Existe fundamento bíblico para este tipo de unção? Em que lugar no Novo Testamento, vemos Jesus ou os apóstolos ensinando sobre a necessidade de cair no Espirito? Ou ainda, quais são os pressupostos teológicos que nos dão margem para acreditar na zooteologia, onde Deus se manifesta através de grunhidos animalescos?
Prezado amigo, vale a pena ressaltar que ao longo da história pessoas caíram prostradas diante de Deus. Jonathan Edwards nos traz relatos absolutamente impressionantes da manifestação do poder e da graça divina. John Wesley, em determinado momento da vida ao pregar o Evangelho da Salvação Eterna levou centenas de pessoas ao chão chorando e confessando os seus pecados. Agora, vamos combinar uma coisa? A quantidade de pessoas que dizem que foram derrubadas pelo Espírito de Deus e que continuam com o mesmo tipo de vida não está no Gibi. As pessoas que caem rugem como leões, latem como cães, comportam-se como animais e vivem uma vida cristã absolutamente aquém daquilo que Deus projetou.
Prezado irmão, quando o apóstolo João, ouviu a voz do Senhor na ilha de Patmos, prostrou-se conscientemente diante de Deus confessando o Senhorio de Cristo. Isaías, quando viu o Senhor no alto e sublime trono, curvou-se no chão dizendo, SANTO, SANTO, SANTO. Agora, o que não dá pra entender é esse cai-cai que não produz mudanças, arrependimentos e conversão de pecados.
Como já escrevi anteriormente creio veementemente que boa parte dos nossos problemas eclesiásticos se deve ao fato de termos abandonado a margem da existência as Escrituras. Não tenho a menor dúvida de que somente a Bíblia Sagrada é a suprema autoridade em matéria de vida e doutrina; só ela é o árbitro de todas as controvérsias, como também a norma para todas as decisões de fé e vida. É indispensável que entendamos que a autoridade da Escritura é superior à da Igreja, da tradição, bem como das experiências místicas adquiridas pelos crentes. Como discípulos de Jesus não nos é possível relativizarmos a Palavra Escrita de Deus, ela é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos.

O reformador João Calvino costumava dizer que o verdadeiro conhecimento de Deus está na bíblia, e de que ela é o escudo que nos protege do erro.

Em tempos difíceis como o nosso, precisamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento, até porque somente assim conseguiremos discernir o verdadeiro do falso.

Pense nisso!

Renato Vargens

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

44 COMENTÁRIOS

  1. GRAÇA E PAZ
    ACREDITO QUE NÃO DEVEMSO LIMITAR O ESPIRITO A UMA CAIXA, AFINAL O PROPRIO JESUS FALOU IRIAMO FAZER OBRAS MAIORES QUE A DELE, CREIO QUE MUITAS PESSOAS PODEM ATÉ CAIR POR CONVENIÊNCIA, AFINAL TEM GENTE QUE VIVE NO EVANGELHO POR CONVENIÊNCIA TAMBÉM, LEVEMOS EM CONTA TAMBÉM QUE É CONVENIENTE ACREDITARMOS QUE NADA DISSO EXISTE PORQUE ASSIM NÃO É NECESSARIO SE COMPROMETER MAIS DO QUE A VIDINHA QUE LEVAMOS ACHANDO QUE ESTAMOS FAZENDO A VONTADE DE DEUS. PERGUNTO: VALE A PENA LIMITAR O ESPIRITO SANTO? UMA PENA QUE NUTAS PESSOAS PENSAM ASSIM SIMPLESMENTE PELO MOTIVO QUE GOSTARIA MUITO ESTAR NO LUGAR DESSAS PESSOAS CHEIAS DO ESPIRITO! PENA QUE SUA CAPACIDADE DE FÉ É INSUFICIENTE PARA ISSO… GRATO
    PR RINALDO LANGE

  2. Graça e Paz
    Amigo Renato,

    Hoje em dia o que menos vemos em algumas “igrejas” é a pregação do evangelho simples e autêntico de nosso Senhor Jesus. Creio que na verdade precisamos de novos Calvinos, Luteros, Renatos, Danieis e entre outros. Precisamos de uma nova reforma protestante, mas essa deve ocorrer nos pilares dessa igreja que está firme e forte rumando para o inferno e com ela estar levando milhões.

    Unção do lenço, da flor, do paletó, do fuscão preto e por ai vai, pegam partículas isoladas e transformam em fundamentos teológicos de primeira aff que nojo!!!

    Pesquisando certo dia na internet encontrei a seguinte frase, que infelizmente resume muito bem essa “geração de cristãos imaturos” "Aquele que serve a Deus por dinheiro servirá ao diabo por salário melhor" Roger L'Estrange.

    Shalom!!!

  3. pr. Renato,

    Bom texto. Conquanto eu me considere um cristão renovado (i.e., creio na atualidade da manifestação dos dons espirituais) e tenha estado presente ao referido congresso, tenho por único padrão de vida cristã as Sagradas Escrituras. Todas as manifestações que sejam anti-bíblicas ou extra-bíblicas devem ser examinadas com muito cuidado.

    Por outro lado, não devemos permitir que as falhas de alguns endureçam nosso coração qnt à utilidade dos dons do Espírito em nossos dias. Vejo nos comentários de alguns (q sequer posso chamar de irmãos) um ódio, um veneno de áspide em suas línguas, que jamais podem ser justificados sob pretexto de zelo às Escrituras.

    "Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz." Tg 3.13-18

    Alguns afirmaram, inclusive, que todos que estavam no congresso são idiotas (isto diz respeito tb à minha vida), que aquele ministério só quer aparecer na mídia e não quer saber de ir`aos perdidos. Bom, chamar irmãos de idiotas, segundo algumas versões da Bíblia, é se fazer réu do fogo do inferno. Por outro lado, vejo diversas obras missionárias feitas a partir do ministério do Diante do Trono e da Igreja deles, como na Índia, onde eles sustentam diversas casas que abrigam crianças q haviam sido vendidas para prostituição. Esse inclusive foi o motivo de eles terem começado a gravar seus cds. Houve anos em que 98% dos royalts de seus trabalhos foram doados à obra do Senhor. Eles tem um centro q treina missionários e desenvolvem diversos trabalhos neste sentido. Diga-se de passagem q o pr. Gustavo Bessa, que dirige o Depto de Missões da Lagoinha e é marido da Ana Paula, é um dos pregadores mais cristocêntricos que conheço de nossa geração.

    Enfim… não permita que as coisas que vc vê e não concorda te tornem alguém de coração empedernecido. Pois, certamente, o sr., eu e esses q c colocam na posição de hostilizadores certamente já erraram em suas vidas cristãs e ainda o farão. Todavia, a todos nós o Senhor concede oportunidade de aprender e se consertar.

    A principal reforma que o Senhor Jesus quer fazer é em nossos corações. "Sem santidade ninguém verá o Senhor"

    Deus o abençoe.

  4. ….o cara do "poder" soprou, derrubou dois, não se contentou e ainda quis derrubar a igreja toda, só que ñão colou….rs rs rs rs…… esses profetas que vem de fora, muitas vezes já sucateados no exterior, vem para o Brasil redimir suas unções malucas em busca da fama…

  5. Interessante essa "unção do cai cai", confesso que já tive enorme curiosidade em saber como as pessoas caem, porque caem, o que sentem enquanto estão em transe, dentre outros questionamentos…
    Alguns deles esclarecidos na postagem.
    Que esse tipo de "unção" não tem base bíblica eu já sabia, não sei o porquê dos pastores usarem ou até mesmo incentivarem esse típo de prática anti bíblica.
    Já estive em cultos em que "pastores abençoados" usaram este expediente, mas comigo não funcionou, nunca cai!
    Acredito que somente caem aqueles que querem cair.
    Já ouvi relatos de pessoas que caíram porque foram vítimas do famoso golpe da "cama de gato", ou seja, um empurra a cabeça e outro dá uma rasteira por trás.
    O que é certo mesmo, com base bíblica, é que pessoas possessas de demônios costumam cair no interior das igrejas, inclusive os pastores tem treinamento e autoridade para expulsá-los.
    Não devemos confundir o "cai cai" com Adoração a Deus.
    Adorar, na Septuaginta(tradução do grego koiné)"proskunein", utilizada para traduzir a palavra hebraica "shachah"("prostrar-se") diante de um lider ou rei, revela a postura correta que devemos adotar diante daquele a quem devemos submissão e lealdade.
    do latim "ad orare" falar para alguém.
    Logo "adorar" é considerar com grande, até mesmo extremoso, respeito, honra ou devoção.
    Certamente nenhum mero humano ou animal irracional, tampouco algum objeto animado ou inanimado, merece tal respeito, honra ou devoção. Apenas Deus merece nossa devoção exclusiva. Êxodo 20:3-6.
    Essa atitude de adoração, com o rosto ao chão, prostrado ao solo, é uma atitude consciente, jamais em transe hipnótico ou algo que o valha.

  6. O anônimo perguntou: VALE A PENA LIMITAR O ESPIRITO SANTO?

    Eu lhe pergunto: você acha que isso é possível????

    Quem somos nós (humanos) a não ser barro, pó e cinza, pecado, erro e ignorância???

    Eu hein…??? limitar o Espírito Santo… Esse que conseguir, na sua visão, seria maior que Deus!

    Afffffffffffffffff.

    Deus é maior e não se limita ao homem.

    Essa história de cai cai não tem base bíblica, por isso você (anônimo) não citou nenhum versículo.

    E nem vem rotulando esse ou aquele de tradicional ou não, pois a bíblia é uma só para todos e antes de tudo, sou da AD de Brasília e esse papo de cai cai meu filho, na bíblia não se encontra.

  7. Caro Renato,
    Concordo plenamente com o que foi exposto no blog sobre os "cai-cai".
    Hoje o evangelho pregrado nas igrejas deveria ser o Evangelho de Jesus Cristo, mas parece que isto está longe de acontecer!
    Os evangélicos estão muito mais preocupados com "parecer espíritual" e ter uma "experiência sobrenatural", forçando situações como se Deus estivessem o tomando!!!. O misticismo entrou nas igrejas e está tendo mais força do que o evangelho geuníno.
    Durante os cultos dá-se lugar para tudo quanto é tipo de manifestação e na hora da mensagem (que é o maior momento do culto) o tempo é limitado ou aparecem pregadores com mensagens extremamente superficiais que não levam as pessoas a APREDENDEREM NADA DA PALAVRA DE DEUS.
    Estamos vivendo um momento de "Grandes Pregadores" que mais se preocupam em se promover do que levar o povo de Deus para o arrependimento e mudança de vida.
    Esse evangelho "barato" que é pregado hoje em dia está fazendo com que o povo acredite em qualquer coisa que é falada no púlpito, sendo que a Bíblia nos orienta a descartar aquilo que não edifica.

    A dificuldade é enorme em fazer com que as pessoas (crentes) entendam que a verdadeira experiência do poder de Deus dá-se quando Ele nos usa pra salvar, curar, realizar maravilhas e trazendo transformação.

    O poder de Deus se adquire com muita ORAÇÃO, JEJUM e CONHECIMENTO DA PALAVRA, e não simplesmente em 5 min de oração.

    Quando o Senhor Jesus disse que aqueles que cressem fariam obras maiores do que a Dele, Ele realmente disse a verdade, mas estava se referindo GEOGRAFICAMENTE porque a pregação do evangelho iria se espalhar pelo mundo inteiro e não ficar limitado a área em que Ele percorria, e é claro que acompanhado de Sinais e Maravilhas aos que crerem.

    Hoje os cultos são recheados de cai-cai, danças do espírito, paletó voando, arrebatamentos, rodopios, etc..etc…mas o que acontece depois? Essas pessoas continuam da mesma forma como entraram na igreja, ou seja, poder que NÃO TRANSFORMA VIDAS NÃO É O VERDADEIRO PODER DE DEUS!!! porque se nossos amados irmãos lessem mais a Biblia, veriam que a vontade de Deus é SALVAR o pecador, TRANFORMAR vidas, ter um povo que tenha INTIMIDADE e BUSQUE a Ele com toda a força e amor.

    Estamos cheios de "crentaiada" que NÃO LÊ A BIBLIA, NÃO ORA, NÃO JEJUA, NÃO PREGA, NÃO SÃO CHEIOS DO ESPIRITO SANTO, mas na hora do culto é só "cai-cai".

    Se eu estiver errado que me provem na Biblia.

    At..
    André Conejo

  8. A arvore, deve ser observada e classificada como boa ou ruim,pois dela virá os frutos,se bons,que todos se fartem,se ruim,ignore,se venenoso,coloque um aviso,mas não a corte,só o dono do pomar tem esse direito

  9. Interagindo com o Pr. Rinaldo Lange

    Prezado Pr. Rinaldo. Sabe o que mais é triste além de tudo o que o Pr. Renato já problematizou? É ver pessoas como você que deveriam estar levando o povo de Deus a conhecer as Escrituras a fundo, a fim de promover relevância espiritual e social no mundo, insistir em apoiar movimentos totalmente estranhos à Bíblia e com um efeito alienante avassalador para os cristãos.

    Não se trata de limitar o Espírito Santo não meu querido. O povo que participa destas orgias demoníacas não passa de massa de manobra porque não precisam pensar. O que é mais fácil? Levar o povo a mergulhar de cabeça nestas unções sem sentido ou ensinar-lhe a Bíblia respeitando a hermenêutica, a exegese com interesse em produzir uma homilética cujo resultado seja somente a Glória de Deus e edificação legítima dos crentes?

    Prezado. Pesquise na Bíblia e verá que em todas as ocasiões que os servos de Deus ficaram prostrados pelo poder de Deus, jamais foi pela participação em concentrações e reuniões sem sentido, em que mais se glorifica o homem do que a Deus, e como se não bastasse o show inútil, ainda são gastos milhões que poderiam muito bem ser usados no social.

    Sobre as passagens bíblicas como as de Isaías, do profeta Daniel, de João na ilha de Patmos, etc. – veja que há muita diferença do que ocorre com a multidão de hoje, que vai às concentrações com as mentes já condicionadas sendo presas fáceis dos lobos inescrupulosos. Ao contrário destas imbecilidades, os personagens bíblicos que citei não estavam participando de showzinhos, mas padecendo porque serviam a Deus, pois seus desejos eram antes de tudo, servir a Deus e procurar conhecer a Sua vontade.

    Não meu querido. Diga sinceramente: foi só retórica de sua parte ou você acredita mesmo nisto que você escreveu, que é "… UMA PENA QUE NUTAS PESSOAS PENSAM ASSIM SIMPLESMENTE PELO MOTIVO QUE GOSTARIA MUITO ESTAR NO LUGAR DESSAS PESSOAS CHEIAS DO ESPIRITO! PENA QUE SUA CAPACIDADE DE FÉ É INSUFICIENTE PARA ISSO…". Será que as pessoas que lêem, se formam e se informam e procuram depois orientar as ovelhas pode invejar os participantes deste circo gospel? Creio que não.

    Aproveite a posição que Deus te colocou diante do frente do rebanho, e ajude as ovelhas a sair do lodaçal. No mais, Deus abençoe o teu ministério e a todos os teus.

    Pr. Joel.

  10. Acho essas coisas ridículas e pelo que aprendo na Palavra de Deus,o Espírito Santo não expõe ninguém ao ridículo,o pior é que eu gosto de Ana Paula,mas às vezes não dá para engolir mesmo…
    Isso me parece um tipo de brincadeira infantil,pena que estas brincadeiras podem custar a morte espiritual de muitos.

  11. Pastor Rinaldo.
    O que o senhor entende por "limitar" a ação do espirito santo?
    Deixar de se comportar como animais, bebados ou locuso que ficam cambaleando aqui e acolá?
    Foi esse o proposito do Espírito Santo, ou foi convencer o homem do pecado e do juizo?
    Aonde estão os valores espirituais e morais dessa "queda"?
    O que ela melhora na vida espiritual?
    Nada, absolutamente nada.
    Ela afasta o homem do discernimento e não o regenera do pecado.
    A pretexto de "limitar" ação do Es, não se pode fazer apologia a nenhuma manifestação esquizofrenica e fanática.
    De todo coração, não queria nem um pouco estar no lugar desses "caidos".
    Custei muito para me ERGUER através do Espirito Santo, e sei que não será de sua índole me derrubar novamente.

  12. Pra o anônimo e outros anônimos que virão, se já leram o livro de Gálatas é bom que leiam. Fica só uma amostra grátis de como Paulo reagiu às esquisitices extra-evangelho: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema". (Gl 1.8-10)

    Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo

  13. Inicialmente convido-os a uma história e no final a uma reflexão.

    Uma família volta do culto domingo a noite e, em casa, antes de se recolher, sentam-se à mesa para um pequeno lanche. A mesa é grande e há lugar para todos. Entre uma xícara de chá e uma torrada conversa-se de tudo mas o assunto transcorre sobre o desenvolvimento do culto. O pai, obreiro aprovado, aborda sobre a pregação e o quanto a mensagem edificou os ouvintes levando alguns a se decidirem por Cristo. Os filhos, rapazes e moças, falavam da maravilha que foi o louvor dos jovens trazendo quebrantamento a todos. Mencionaram também a pregação do pastor da igreja que persuadiu alguns jovens a fazerem um conserto com Deus. As crianças, por sua vez, repetiam o novo corinho que entoaram. Nele, os cordeinhos aprenderam que Jesus é o bom pastor que ama as criancinhas. Depois de algum tempo, lanche já terminado, todos caminham para seus quartos alegres e remoendo aquilo que receberam no culto através da palavra de Deus. Por fim, a mãe, quieta e a tenta a tudo que ouvia durante o lanche, recolhia as coisas da mesa cantarolando baixinho um hino de gratidão, louvor e honra a Deus. Todos foram dormir em paz.

    “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação”(1 Co 14.26).

    Respondemos sinceramente. No momento do culto em que Ana Paula e seu pai caem no chão, derrubados pelo pastor, edificou alguém?

  14. Jogar pedra nunca é bom.. mas o que vejo aki é alguns que insistem em "defender" a Pessoa da Ana Paula e DT. Todos nós cometemos erros, mas meu erro não pode servir de justificativa para um erro como esse que está sendo postado aki.
    NÃO É BÍBLICO! e pronto.
    Não deve ser aplaudido mas sim combatido. Se faz trabalhos sociais, são bonitinhos e outras milhares de virtudes tudo bem, mas se põe dinheiro no meio da bíblia pra não pagar imposto, vendem bíblia por 900 reais e tantas outras barbáries anátemas como esta, de ficar caindo pelo "espírito", deve ser exposto e combatido.
    O DT é um ícone que será sempre usado como exemplo.
    Tudo se corrompe silenciosamente aos poucos..

    boquiaberto mas consciente doque não é o evangelho..

    Sempre nEle.

    Vander de Paula

  15. Creio que servimos a um Deus Soberano, Onipotente, Onipresente, Onisciente, Onividente, dentre outros atributos absolutos que somente Ele possui.
    Portanto, não servimos a um "deus de confusão", muito pelo contrário, nos cultos a Ele devotados têm, obrigatoriamente, que haver ordem e decência, respeito, dignidade, honra, louvor e profunda adoração, sem exageros absurdos e manifestações esdrúxulas e estapafúrdias, que expõem a igreja ao ridículo.
    Até mesmo o famigerado "dom de línguas estranhas" deve ser usado com parcimônia, mesmo porque Paulo nos advertiu que é muito melhor falar poucas palavras no vernáculo, língua ou dialeto local, em que todos entendem, do que balbuciar palavras e sons ininteligíveis dos quais ninguém entendam, antes, porém, que quando alguém se levante para falar em línguas estranhas haja pessoas com dom de interpretação para traduzí-la. Outro dom importantíssimo no Corpo de Cristo é o dom de discernimento de espírito, mesmo porque muitos espíritos que estão agindo e se manifestando nas igrejas é completamente contrário a sã doutrina.
    Por exemplo: quando uma multidão cai numa igreja, até mesmo um por cima do outro, ou mulheres que possam cair de mal jeito ou com as pernas abertas, "fotografando", mostrando as peças íntimas e até mesmo os órgãos genitais, certamente que causará escândalo e balbúrdia, confusão no interior da igreja. Se para os próprios irmãos causa estranheza, indignação e revolta, imaginem para uma pessoa estranha ao meio que esteja visitando a igreja, vendo a instalação do caos e aquela confusão toda. Imaginem o horror de quem passa defronte da igreja e veêm essa cena indecente e deprimente.
    Gente, vamos combinar?…, esses escessos e exageros escolafabéticos é indígno de ser instalado numa Igreja do Senhor Jesus Cristo, em que pese alguns comentários de alguns irmãos que procuram defender a não limitação da ação do Espírito Santo.
    Vamos ter sobriedade e respeito para com o culto prestado a Deus.
    A própria bíblia nos adverte que devemos prestar um culto racional a Ele.
    Que o Espírito Santo possa iluminar a mente tacanha e até mesmo doentia de muitos líderes evangélicos e que possamos voltar ao Evangélho Santo e Puro, sem esquisitices e misticismos.
    Que Deus abençoe a todos.

  16. Renato
    Parabens pelo artigo.
    Irmãos numca deixem a Palavra de Deus em segundo Plano em vossas vidas. Continuem a fazer como o Apóstolo Paulo "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam."
    1 Cor 10.23
    Que Deus tenha misericórdia de nós.
    Evangelista Neto AD Belém LImeira SP

  17. Incrível como a grande maioria das heresias vem do exterior.

    Os EUA são campeões em inventar novas táticas para "jogar fogo" no povo.

    O pior é que aqui estão imitando esses hereges e com isso acabam lotando as igrejas, ficando inchadas de pessoas que procuram o "oba-a-oba" no culto.

    Eu vi no youtube um video onde mostra o "grande poder de animais do Espirito Santo" onde mostrava no púlpito uma pessoa andando de 4 com uma coleita no pescoço sendo puxado por um pastor!!!!
    Tenho vergonha dessas pessoas se proclamarem "Evengélicos" e seguidores de Cristo.

    Paulo disse: "Sêde meus imitadores como EU SOU DE CRISTO".

    Basta usar um pouco a massa cefálica:
    Por acaso Jesus que era o próprio Deus e tinha todas as virtudes do Espírito Santo fez algo desta forma?
    Jesus por acaso ficou rodopiando no Sermão da Montanha, imitou um macaco ao curar um leproso, plantou bananeira para um paralítico, imitou robô ao explusar demônios, etc, etc?

    Isso que a igreja está fazendo é vergonhoso e estão escandalizando o nome de Deus que é sagrado!

    Bem disse o Senhor Jesus: "Vós não sabeis de que espírito sois".

    A cada dia me surpreendo cada vez mais com tanta besteirada em está entrando nas igrejas.

    Satanáz está conseguindo fazer com que o culto de adoração e devoção a Deus se transforme em uma balburdia, tirando o foco do principal motivo de estarmos na igreja: Adorar e Amar a Deus com toda a tua força e com TODO e seu ENTENDIMENTO.

    Temos que combater essas bruxarias e fazer com que o povo caia no arrependimento, convertendo-se de seus maus caminhos porque a volta do Senhor Jesus está mais próxima do que nunca.

    Se fizerem um levantamento com estes que caem na igreja, imitam cachorro, macaco, robô, etc… são exatamente aqueles que dão mau testemunho a quem está no mundo… Ao invés de salvar as vidas, fecham as portas para que ninguém entre.

    Isso é lamentável.

    André Conejo

  18. BOM FOSSE QUE ESSES PREGADORES DE HERESIAS CAISEM NO "ESPIRITO" E DEIXASEM DE FALAR ABOBRINHA NOS PULPITOS, ACHO QUE NAO SAIRIAMOS EDIFICADOS MAS NAO SAIRIAMOS CHIEO DE CONFUSOES.
    ONTEN ESCUTEI UM TAL PREGADORSINHO DO GMHU DIZER QUE JESUS TINHA FRIO NOS PÉS E QUE AS PESSOAS TINHAM QUE DAR GLORIA A DEUS PARA ESQUENTAR OS PÉS DE JESUS. SI NESSE HORA ALGUEM EMPURRASE ELE, SOPRASE OU DESSE UM MURRO E ELE CAISE ANTES DE FALAR TAL INCOERENCIA EU FICARIA MENOS TRISTE.
    MARANATA

  19. Tive essa experiencia, mudou a minha vida, acho q vc não deve sair questionando mover do espirito.Se vc nunca teve essa experiencia quem é vc pra falar que não vem de DEus. Ms tbem sou contra as pessoas que querem e buscam apenas essas coisas, pois o reino de Deus vai muito alem disso, Acho q tudo tem su tempo, num concordo ter essas manifestaçoes em cultos, ms qm sou eu pra flar o que certo ou errado. Como minha fé mudou dpois dessa experiencia. Falam dessa parada de um pastor querer empurrar outro pra cair para mostrar para o Homem que tm poder(que homem nenhum tm), existe isso concerteza, ms posso falar a minha experiencia ninguem prcisou me empurrar ou fazer cama de gato, cair no chao igual uma pedra, e me sentir caindo como uma pena, e vc fica consciente.
    Ja que vcs achao que isso é mentira, deixa pra Deus julgar. deixa com ele, pois num é com ele que vamos da conta?. Eu creio nisso, mas creio q cristao nao deve viver apenas disso ,como muitos vivem, mas sim da palavra de Deus..
    Ultima coisa minha vida mudou diante dessas manifestacoes.E sei que Deus sempre esteve comigo. Abraco para todos fiquem com Deus

  20. Eu acredito que uma pessoa possa cair no poder de Deus, mas da maneira como vem acontecendo alguns anos para cá, em algumas reuniões, eu fico preocupada. Lá pelo início ou meados de 80 (não me lembro exatamente) – soube através de uns irmãos que havia pessoas caindo em uma determinada igreja neopentecostal, aqui no Rio. O que tinha nome de fanerósis. Soube que um membro daquela igreja estava muito preocupado, pois tinha tido um sonho a respeito do tal cai cai na igreja. O sonho era mais ou menos o seguinte: Havia um lago e os irmãos daquela igreja estavam dentro do lago , quando de repente se levantava das águas uma espécie de serpente grande que fazia as pessoas caírem dormindo. O membro da igreja que teve este sonho, ficou muitíssimo preocupado acabando por não aceitar o que estava acontecendo naquela igreja. Eu, por minha vez observei um negócio estranho, lá pelo ano de 93, se não me falha a memória. Eu e meu companheiro havíamos recebido a visita de um irmão(presbítero) e de uma jovem que era esotérica, que havia estudado medicina oriental por longos anos. O irmão nos convidou para irmos até o Rio Centro, pois lá estava um pastor que jogava o paletó nas pessoas, e estas caíam. Chegando lá, eu , o meu companheiro, o irmão e a moça esotérica subimos ao palco. havia muitas pessoas. Quando o pastor passava fazendo o movimento com o paletó quase todos caíram, exceto: eu, meu companheiro, o irmão que nos convidou, mais uma ou duas pessoas – quanto a moça esotérica, ela caiu, e caiu bonita como a bela adormecida – acontece que na AD, lá o bicho manifestou feio: mãos de garras, fazendo caretas, grunhindo e até fazendo a jovem vomitar – muito diferente do que vimos no Rio Centro. Ela continuou esotérica, até que nunca mais a vi. Já estive em igrejas que vi pessoas caindo, mas elas foram curadas. Agora, cair por cair, qual a finalidade disto? M.

  21. Quero desmistificar as receitas de bolo dadas pelo Nervoso no que disse: "O poder de Deus se adquire com muita ORAÇÃO, JEJUM e CONHECIMENTO DA PALAVRA, e não simplesmente em 5 min de oração." Jesus jamais deu esse tipo de receita mágica. "ERRAIS POR NÃO CONHECERDES AS ESCRITURAS E O PODER DE DEUS". Se fosse por jejum os fariseus seriam mais que poderosos, pois faziam no minimo dois na semana (e não eram de faz de conta tal qual na maioria das denominações pentecas).

    Muitos desses que fazem estes espetáculos e que enganam o povo em massa tem estas mesmas receitas em primeiro plano, só para citar alguns exemplos: Silas Malafaia, R.R.Soares, Valdemiro, Edir Macedo e os famosos Marcos, o Feliciano e o do RJ dos presídios que dá ordens a anjos (principalmente Miguel). Na maioria de seus programas essa receita é citada de forma farisaica e dada como fonte de obtenção de unção para seus enganos.

  22. Todo ato de amor a Deus é adoração. Portanto esse ato deve ser feito de maneira consciente e sóbria!
    2Coríntios 3:17 – Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.

    A maioria das pessoas que fazem parte e defendem o movimento gospel no Brasil confundem liberdade com libertinagem. E usam esse texto fora de contexto pra justificar seus escandalosos deslizes.

  23. A lagoinha tem um centro de treinamento minssionário e um seminário teológic. Com isso, vai se formando mais líderes com essa ideologia.

    A verdade é que estamos ficando num mato sem cachorro. Nunca vi um período tão tenebroso na igreja brasileira como agora, muito besteirol, muita heresia.
    Pra mim isso não é Espírito Santo, com todo respeito aos líders dessas igrejas por aí. O Espírito Santo ganha almas, convence o homem do pecado, do juizo e da justiça, e gloriica Jesus Cristo.
    Que sentido há em um congresso de Louvor e adoração?!!! Davi não fazia congressos, ele tinha experiência pessoal com Deus e mostrava isso na prática… é o que Paulo fala também… "me imitem… só precisam fazer isso, me imitem".

    Precisamos de imitadores de Cristo nos dias de hoje, o mundo lá fora precisa… "Sai para fora Lázaro," porque já tá fedendo…

  24. Concordo com o anonimo disse ai. Ms eu creio nessa unção, ms como eu falei , tudo tem seu tempo lugar, pois não queremos escandalizar ninguem, devemos ter sabedoria."Já estive em igrejas que vi pessoas caindo, mas elas foram curadas", tbem ja.
    Muitas pessoas caem as vezs querndo enganar,para mostrar as pessoas ô eu tve essa experiencia, para mostrar q é ms espiritual, então sao Homens que querem agrdar homens ñ a Deus,aquela pessoa q tm essa experiencia verdadeira muda d vida, ms eu sei q só Cristo salva ñ vai sr essas manifestçoes, ms sim um viver na palavra, viver o evangelho.

    Vjo que os comentarios das pessoas são apenas de criticas.. Vc ja olhou para sua vida, e percebeu que vc num é um nada, que vc num merece nada,vc é um pecador.
    E hoje percebe que os cristaos só tm reclamado reclamado,e num feito nada.
    Pois ja que reclamamos tanto, pq nos n vamos atras de mudanças, pq cara falar é facil o viver o envangelho q é diificl,s eles tao errado ou ñ cabe a Deus da conta disso, pois eu creio q muitas vidads foram alcançadas por esse ministrio e nessa igreja q é benção. Vc que vive apenas de reclamação vc vive apenas uma vida de um fariseu q pensa em agradar homens. Num faz a sua justiça, pq vc num tem direito nenhum, Os verdadeiros filhos de Deus são aqueles que tem frutos, vc que reclama apenas oq tem feito pro reino alem de reclamar?flar mau da igreja ou pastores?.
    Eu ja fui assim, e Deus me mudou me mostrando oq deveria fazer….
    "toda árvore que não der bons frutos, Eu a cortarei e a lançarei no fogo."
    Ms tem certos pastores só a misericordia, sempre q tiver uma prgaçao leia a biblia,pelo menos pra ver oq ele fala estar de acordo.
    Fiquem com Deus

  25. esse tema é muito dificil…o que mais me admira é que essas pessoas que tem essas unções não possuem um rebanho, apenas pessoas correndo atrás de sinais… o Senhor conhece os que são Dele,teorias cairam por terra, movimentos tbm…permanecera apenas a verdade que vem Dele e não do homem.

  26. Amado irmão Gilson, então como obtemos poder?
    Por experiência própria, eu sempre me sinto bem mais revestida quando busco a comunhão com Deus. Quando leio muito a Palavra, medito e oro . O Senhor Jesus disse que devíamos pedir ao Pai o Espírito Santo e nos encher Dele. O irmão tem alguma outra resposta? Abs. Nikita

  27. Isso parece mais o tal do "espírito zombeteiro", muito conhecido pelos macumbeiros. Eu disse parece. Porque eu acho que até ele ficaria rubro de vergonha ao ver tamanha concorrência. Quanto aos CDs, obras sociais e mais algumas citações, os espíritas e os católicos também fazem isso, talvez até melhor. E aí? Isso autentica "os evangelhos" que eles pregam? Tornam sãs as suas doutrinas?
    Circo armado, palhaço enfeitado, povo ludibriado.

  28. Eu sempre fui muito critico de muitas coisas, concordo que temos de analisar e procurar o porquê de cada movimento e qual a finalidade daquilo. Sempre a luz da palavra de Deus. Eu não acreditava no cai cai achava que era emocionalismo,acredito que muitos são realmente, mas um dia na igreja que frequentei numa cidadezinha de 3500 habitantes o Pastor, que conheço bem e sei que é um homem de Deus, começa a dizer pros irmãos que iriam sentir um poder forte de Deus e a medida que ele apontava o dedo as pessoas caiam pra tras, eu cetico achei que ele estava "inovando" até que ele vira pra mim, diácono na porta da igreja, e diz não acredita então recebe ai e apontou o dedo pra mim. Senti um tranco no peito e só não cai porque me segurei na porta e fui invadido por um sentimento de felicidade e prazer que poucas vezes senti. Isso foi uma experiência com Deus, e digo que isso não foi colocado outras vezes, só aconteceu ali naquela noite, ele ainda ficou mais um ano na igreja e não usou isso como chamariz, foi uma experiência com Deus.
    Assim como eu também não acreditava em gravetos iluminados e um noite vi uma arvore iluminada.
    Existem pessoas que dizem ser um fenomeno natural e o diabo é cheio de usar pessoas pra dizer que o que Deus faz, nada mais é do que "coisas da natureza".
    E pra num dizer que é não possivel dois textos e no meu ponto de vista validam a experiencia
    Jo 14.12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
    Jo 21.25 Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.

    Pb. Fabio Berti

  29. pq virá tempo em que não suportarão a sã doutrina mas,tendo comichão nos ouvidos amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências
    e desviarão os ouvidos da verdade voltando às fábulas….2 Timóteo 4:3,4

  30. Tem pessoas que estão tentando dominar um poder que não conhecem, aí qualquer força extra que se manifesta já parece ser aquilo que procuravam repassar e demonstrar. Estão brincando com as coisas de Deus. Estão tentando ganhar destaque. Um vento forte tá vindo aí e oque é palha vai voar. Só ficará firme quem estiver firmado na rocha verdadeira: Jesus Cristo. Procuremos nos afastar dessas movimentações desconhecidas e fora dos conceitos cristãos. Nem vale à pena debater. Daí à Cesar oque é de Cesar porque quem é de Deus está protegido pela misericórdia do Criador.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui