A tristeza no Japão e o deus do Gondim

67
828
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Wilson Porte Jr.
Será que Deus sabe o que acontecerá nas próximas horas? Por mais absurdo que seja, há gente no Twitter dizendo que não, que Deus não sabe o que acontecerá nas próximas horas, que Ele também será pego de surpresa!

Assine o Blesss

Há um provérbio chinês que diz: “Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos”. Gondim, pastor famoso em nosso país, tem semeado palavras ao longo deste dia que têm me feito sofrer, quase tanto quanto pelo desastre no Japão.

Não bastasse toda aquela tragédia, vem Gondim ainda expor suas ideais sobre um deus que não sabe de nada, que não vê nada, que não ouve nada, que não pode fazer nada e, o que é mais absurdo ainda, que faz tudo isso por amor (:-P) . Gente, depois de ruminar por alguns instantes algumas ideias propostas por ele no twitter, gostaria de tecer alguns comentários sobre as tais (não estou aqui criticando sua pessoa, pois não o conheço – suas ideias, entretanto, são públicas – e são a elas que critico).

Já faz tempo que Gondim vem semeando palavras absurdas a respeito de Deus. Há um tempo atrás, discuti de modo educado com ele no Twitter. Infelizmente, por eu ser coisa nenhuma, ele me ignorou, quase me mandando cuidar da minha vida que a dele estava muito bem, obrigado. Tudo o que quis foi saber de sua fonte para dizer o que diz acerca de Deus e os desastres. Veja o que Gondim tem escrito em seu Twitter (@gondimricardo):

“Os imbecis me perguntam sobre o Teismo Aberto. Ué, toda teologia não deveria ser aberta? Bin Laden gosta de teologia fechada”; “Ou Deus tem tudo sob seu controle ou Ele ama. Prefiro acreditar que Deus ama”; “O amor não controla. Amor e controle são como água é óleo, não combinam. Deus é amor. Repita depois de mim: Deus é amor”; “Um Deus que tem proposito na miséria humana, na violência, na dor, é na verdade um diabo!”; “E eu ainda sou criticado? Dá um tempo. Sou contra um Deus que chacina, que tem o mal sob controle e suja as mãos para conseguir o que quer”; “A teologia que coloca todos os mínimos eventos “sob controle” precisa de seres humanos marionetados. Simples assim!”; “Toda a lógica retributiva acorrenta a gratuidade. Acreditar em um Deus que tudo controla, desumaniza e anula a criatividade”; “Deus cria o homem como o mar forma os continentes, retirando-se. Retira-se porque nos quer livres”; “@jungmosung Você me ensinou a sair da reflexão individualista; despertou-me a pensar a partir do pobre e, por isso, sou grato, muito grato.”; “Um deus q tem propósito pra tudo, inclusive pra o mal, é réu confesso! E a pena deveria ser a morte!”

Percebam que, em todas essas afirmações, não há a citação de nenhum texto bíblico. Gondim deixa claro que não acredita que Deus está no controle de todas as coisas. Justifica-se com o papo da contingência, que, pra mim, é conversa pra boi dormir (e pra derrubar muito crente que quer dar uma de intelectual e não sabe que está cavando um buraco debaixo dos próprios pés).

“Deus não está no controle” – “Deus não sabe do que irá acontecer nas próximas horas”

Apesar de parecem absurdas tais declarações, sinceramente, eu entendo o coração de quem a escreveu. Ele não conhece o Deus da Bíblia. Tem um deus que ele mesmo criou em sua mente, cuja soberania e bondade não se encaixam ao desastre deste dia. Ele criou um deus em sua mente. Talvez por não conhecer o que as Escrituras dizem sobre o Deus trino que rege o universo com justiça e graça.

Pergunto a vocês: o que deveríamos (e o que não deveríamos) estar discutindo numa hora triste como essa?

O que NÃO deveríamos ficar discutindo é se Deus sabia ou não, se Ele poderia evitar ou não… Isso é papo de menino, de criança mimada, de gente que não se submete à Instrução Eterna e que, por isso, nunca sai da mesmice na vida e no discurso.

O que DEVERÍAMOS estar discutindo (e refletindo) é:

1. Que deveríamos chorar com os que choram;

2. Que deveríamos orar pela vida dos que sobreviveram e, também, pelos, agora, órfãos, viúvas, etc.;

3. Que deveríamos orar pelos países ainda em vista de serem atingidos pela tsunami;

4. E, por fim, e MAIS IMPORTANTE DE TUDO, deveríamos pensar no fato de que, todas as pessoas mortas na tragédia, estão vivas! Sim. Todas as pessoas mortas na tragédia, estão nas mãos de Deus que os separará em breve, como o trabalhador do campo separa o trigo do joio.

Eles estão vivos, na eternidade. Estão todos conscientes, aguardando o juízo do Justo Juíz. E, certamente, seu maior problema não será a infelicidade do desastre pelo qual passaram, mas seu arrependimento ou não de pecados diante da graça de Deus revelada na cruz de Cristo. A realidade desta vida é que, um dia, todos morreremos. Alguns, de um modo trágico. Outros, de um modo não tão trágico. A morte sempre trará tristezas, dúvidas, lamentações, e medos.

Deus está no controle de tudo! As pessoas que morreram estão nas mãos dEle. As que ainda morrerão, também não fogem de Sua soberania. Se Deus não controla o universo, quem então o faz? Se Deus não controla tudo, quem é responsável pelo mal? Seria o Diabo, Gondim? O acaso, a contingência? Se Deus não é Soberano, logo, não faz sentido esperar uma vitória sobre o mal. Se todo o futuro é uma possibilidade aberta, poderá acontecer de o mal, no final, vencer. Para mim, o nome disso é ARROGÂNCIA! Alguém que larga a Bíblia e passa a dissertar num suposto tom intelectual além de arrogante, deixa de ser cristão.

Antes que alguém me pergunte, não confundamos o tsunami com uma possível disciplina. Longe de nós tal pensamento.

Só o Senhor reina! Só Ele sabe o por quê de tudo! Só Ele determina o que é e o que há de ser! Só Ele decide conhecer nosso futuro e apagar nosso passado (ao invés do contrário)!

Reflita nesses dois belos versos da Palavra de Deus:

“Faz subir as nuvens dos confins da terra, faz os relâmpagos para a chuva, faz sair o vento dos seus reservatórios.” Salmo 135.7

“Por isso, te anunciei desde aquele tempo e te dei a conhecer antes que acontecesse, para que não dissesses: O meu ídolo fez estas coisas; ou: A minha imagem de escultura e a fundição as ordenaram”. Isaías 48.5

Que Deus tenha misericórdia de nós.

Soli Deo Gloria

***
Wilson Porte Jr é pastor da Igreja Batista Liberdade em Araraquara-SP

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

67 COMENTÁRIOS

  1. Bela retorica…mas fora completamente da visao e da missao atribuida a cada crente.

    Deveriamos sim estar chorando a culpa pela oportunidade perdida em nao falar, pregar, mostra o caminho de salvação. Como creram se nao pregamos…esperar que juizo…se muitos que nao crerão ja estao condenados..na verdade "vivos nada"….mas mortos.

  2. Há muito que Gondim vem dizendo coisas que ferem nossa crença bíblica. Não foi à toa que deixei de segui-lo no Twitter. Já não tenho mais paciência com a arrogância pseudo-filosófica-religiosa dele. Que o Senhor abra os olhos dele enquanto há tempo.

  3. Tenho livros do Gondim e eles "mexeram" muito comigo…
    Mas é lamentável onde eles chegou, Deus tenha misericórdia!
    Excelente abordagem, Wilson!

  4. Tenho o Pr Ricardo Gondim como um homem de Deus, apesar de não concordar com tudo que ele diz. Só lamento o Pr Wilson utilizar a tragédia do Japão como forma de expressar seu desapreço por Gondim. Isso me lembra uma charge, numa revista cristã, em que aparecem dois indíviduos, de terno e bíblia na mão, discutindo asperamente qual o modelo correto de batismo. Um gritava "aspersão" e outro retrucava "imersão" e no fundo uma fila de gente entrando por uma porta chamada "inferno". Que o Senhor possa desvendar nossa mente e coração para o verdadeiro significado do reino de Deus.

  5. Gondim parece aquele "velho" que encontra seguidores que amam ouvir sua voz… ele próprio parece idolatrar sua própria sabedoria, a ponto de rejeitar 2 mil anos de história do cristianismo e a tão preciosa Palavra que com muito sangue derramado chegou até nós para divulgar seus ensinos espúrios e demoníacos.

    Ele sabe que seus asseclas não o deixaram… ele, tal qual os bispos e apóstolos da prosperidade mundana, dá aos seus clientes e ouvintes o que querem.

    Para este homem, a quem não considero mais pastor, segue um texto, da Bíblia (algo que ele parece não ler muito ou dar valor e sentido): "Não sejas sábio a teus próprios olhos (…)" (Pv 3.7)

  6. Infelizmente Gondim se tornou um intelectual oco com uma teologia oca, baseada na vontade e não a Bíblia. Uma teologia que tenta, mas é incapaz de glorificar a Deus e de responder completamente aos anseios do homem (neste ponto, todas têm barreiras intelectuais ou sentimentais, preenchíveis pela fé).

    Há muito deixei de lê-lo por conta dessas coisas, se bem que nunca fui de dar ibope à teologia excêntrica e inconsistente de um deus babão, superficial e completamente idiota; um deus igual a mim, feito à imagem e semelhança minha e de Gondim, e que, portanto, não é melhor que nós.

    Um deus que chora como uma criança mimada, não planeja, não controla e não é capaz de consolar, de fato, os que sofrem. Um deus que teria dito:

    "Oxente! Parece que lá vai um tsunami…

    "…Ai, meu deus, meu deus! E agora?…

    "Eu não posso fazer nada, nem um celular para chamar a guarda civil. Não posso tirar proveito algum disso… e nem eles! Não posso evitar ou minimizar o sofrimento porque eu não tenho todo o poder nem todo o conhecimento – e pior é que lá vai a água bater no Japão e eu só posso torcer pelo povo…

    "Eu não sou soberano, como disse na Bíblia, mas é bom fazer com que o povo saiba que a culpa não foi minha, para eu ficar bem na fita e os pastores intelectuais ganaharem dinheiro com seus textos bonitos e bem escritos.

    "E pior é que de todo jeito eu levo a culpa! Nesse caso, seria melhor eu ser soberano!

    "Ai, que ódio! Que ódio dessa água má!"

  7. 2 Timóteo 3:

    "Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.

    Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,

    sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem,

    traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,

    *** tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes. ***

    São estes os que se introduzem pelas casas e conquistam mulherzinhas sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos.

    Elas estão sempre aprendendo, mas não conseguem nunca de chegar ao conhecimento da verdade."

  8. Graça e Paz!

    Sabia que iam postar alguma coisa contra o Gondim…

    Penso que dão muito ibope ao que ele escreve…

    Não aguento mais esta discussão. Toda a vez que acontece uma catástrofe, são as mesmas discussões. Perda de tempo!

    Pelo visto, alguns aqui não podem viver sem o Gondim…

    Que tal pregarmos o Evangelho?

    Nele, Jesus

  9. Sócrates disse: "Só sei que nada sei".

    Será que ele estava querendo dizer que era apenas um "curioso" – ou seja, um aprendiz – e não um "Grande Sábio", – que sabia todas as respostas para tudo?

    E aí quando tentamos demonstrar que somos os "donos da verdade", que temos respostas para tudo e sobre todos, que possuímos todas as respostas a respeito de Deus e Seus desígnios, apenas estamos revelando que não sabemos de coisa alguma. Já dizia Jó, quando passou por uma grande experiência, aparentemente, negativa em sua vida:

    "Eis que isto são apenas as orlas dos seus caminhos; e quão pouco é o que temos ouvido dele! Quem, pois, entenderia o trovão do seu poder?" Jó 26:14

    Que tal ficamos com a verdade de Deuteronômio 29:29, transcrita abaixo, para descansemos um pouquinho?

    "As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei."

    Deus nos ama e está no controle de todas as coisas, sim, e "graças a Deus!!!"

    Grande abraço!

  10. O texto de 2 Timóteo 3,é perfeito para descrever os dias atuais,as filosofais vans,e os imaginários criadores delas,Deus é o dono do formigueiro…Deus não sabe do que vai acontecer daqui a duas horas,me poupe,Deus sem você é Deus e você sem Deus quem é?

  11. Esse "deus" do Godim é uma tôca de Bebê sem cabeça, completamente vazio.
    Não, ele não é o Deus Triuno da biblia, mas apenas o deuzinho, incapaz, incompetente, idiota e borocoxo do Godim, a imagem e semelhança da teologia que o projetou.
    Alias, essa teologia ( teismo aberto ) é tão ridícula e absurda, que acho mesmo perda de tempo comentá-la, então, fui……
    Giuliano Fonseca Neto ( Netinho )

  12. Gosto muito da visão prática cristã do Gondim. Acho que ele discorre como ninguém sobre a vida cristã prática. Esclarece muito bem a dicotomia religiosidade x espiritualidade.

    Mas como Caio Fábio uma vez falou, é discutir "sexo dos anjos" o que Gondim quer fazer. Gondim se porta com arrogância ao tentar emoldurar o pdoer e a pessoa de Deus segundo as suas perspectivas. Para mim, toda teologia seja arminiana ou calvinsita sobre onipotência, discorrida com determinismos e mecanismos, é oco e desnecessário – ostentação teológica pura.

    Creio na Onipotência de Deus, mas não sou Deus para saber sobre os mistérios,d aquilo que não temos plenoa cesso. Que nossa obrigação se resuma em viver o Evangelho.

  13. Será que Gondin, como marcião, acha que o Deus do Antigo Testamento é um demiurgo? O cara se acha demais!!!! falta Bíblia nele!!!

    Sola Gratia

    Anderson Demoliner

  14. Deus é Soberano, disto não há nenhuma dúvida!
    Veja bem, irmãos, alguns idiotas e ignorantes acabam fazendo elocubrações absurdas sobre a ação divina.
    Se tivessem familiaridade com a leitura da Bíblia Sagrada, onde Deus se revela a nós, certamente saberiam que "nos fins dos tempos", provavelmente, pelo que tudo indica, estamos vivenciando hoje, "haveria fome, peste, terremotos, maremotos e guerras entre as nações".
    Deus previu antecipadamente todas essas tragédias e horrores, basta que estejamos preparados para encontrarmos com Ele a qualquer hora.
    Existem muitas parábolas que ilustram muito bem essa nossa situação transitória e efêmera aqui na terra.
    Quem conhece a Bíblia não se surpreende com nada do que está acontecendo e, tenham certeza de uma coisa, o pior ainda está por vir!
    Urge que estejamos preparados e com bastante azeite em nossas lanternas, para não corrermos o risco de sermos pegos de surpresa.
    Consta que o Japão não atravessa um bom momento em sua economia, isto é um fato.
    Com esta tragédia, inclusive com a ameaça de pestilência, dado a explosão de uma Usina Termo Nuclear que produzia energia elétrica, com vazamento de vapores que espalhou radiação num raio de cerca de quarenta Kilômetros.
    Como o Japão constitui-se de três ilhas muito próximas umas das outras, o problema vai se agravar muito, colocando em sério rico a vida de seus habitantesa, dentre os quais milhares de brasileiros que lá residem e trabalham.
    Como em momentos de crises e tragédias os primeiros a serem despedidos e perderem seus empregos são os estrangeiros, certamente que a maioria dos brasileiros que lá estão voltarão ao Brasil, até porque não correriam o risco de serem contaminados pela radiação nuclear e virem a perder a saúde e a vida.

  15. Nós leitores somos os culpados, quando ao comprarmos os primeiros livros de Gondim jogamos luz sobre ele e não sobre Deus. Virou palestrante. E continuamos fazendo isso com outros marolas. A Mídia "gospel" usa isso para vender mais e o cara provavelmente começou "a se achar". Aí, para ele sustentar essa fama ou não perdê-la, anda numa linha muito fina da teologia vibrante e da teologia secularizada.

    A diferença entre ele e os mercantilistas gospel? Talvez Gondim precise como nunca dessas pérolas (enxergamos assim hoje pela maturidade que cada crente adquire de Deus com o passar dos anos) para se manter, e a bispaiada precisa de dinheiro para pagar e manterem suas contas e mimos altíssimos. Não duvido se, já não forem iguais.

  16. SOPESANDO TUDO O QUE FOI DITO, COMO TEÓLOGO E PASTOR, PENSO QUE O GODIM ESTÁ COBERTO DE RAZÃO, E TEM A MAIOR BASE BÍBLICA QUE NEM UM CRENTE GOSTA DE COLOCAR NO VIDRO TRASEIRO DO CARRO "DEUS É AMOR", PREFEREM, AO REVÉS, A FRASE BÍBLICA QUE MAIS SE AJUSTA COM ECONÔMIA DE MERCADO "DEUS É FIEL". (PARA SATISFAZER A COBIÇA DOS EGOCRENTES, ATÉ PARECE). EU, COMO CRISTO, SINCERAMENTE, PREFIRO DIVULGAR A PRIMEIRA: DEUS É AMOR. E (.)

  17. Um perguntinha ao teólogo e pastor Eduardo RP:

    Como harmonizar "Deus é amor" na perspectiva de seu comentário com I Samuel 15:3 (isso para utilizar um único exemplo bíblico)?

    Afinal de contas, "Deus é amor" na sua perspectiva, em outra perspectiva, "Deus não é amor" ou Deus não era amor e agora é?

  18. O PROBLEMA É QUE OS CRENTES, EM SUA VASTA MAIORIA, PRATICAMENTE A TOTALIDADE, AINDA VIVEM NA ERA DA LEI. SENDO QUE A GRAÇA JÁ CHEGOU A MUITO TEMPO, EM JESUS CRISTO, E ELES AINDA NÃO SE DERAM CONTA DISTO, DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. MAS A VERDADE É QUE JESUS VEIO PRA CUMPRIR A LEI E DAR A SUA RIQUEZA: A GRAÇA DE DEUS. POR NÃO ENTEDEREM ISSO, OS CRENTES, OU MELHOR, O "CRISTIANISMO" DE HOJE É REALMENTE PAGÃO, OS CRENTES SE ASSEMELHAM MAIS COM OS XIITAS E MULÇULMANOS RADICAIS DO QUE COM CRISTO. A PROVA ESTÁ EM TODO O CANTO. ATÉ NAS OUTRAS LINHAS AQUI ESCRITAS. E SE VC CHEGOU ATÉ AQUI, NESSAS PARCAS LINHAS, QUE SÃO EXCEÇÃO ÀQUELAS DOS XIITAS, VC JÁ PERCEBEU ISSO. COM CERTEZA. ASSIM, SEJA VC TAMBÉM COMO DEUS: AMOR. VC É AMOR. CREIA E VIVA ISSO. E O MUNDO SERÁ BEM MELHOR.

  19. Onde na biblia, os seguidores dessa teologia sectária viram que o amor exclui a soberania?
    Não se pode esquecer que uma das vertentes de Deus é a justiça, e se estamos hoje à merce das reações catastrofes e tragédias, é por reflexo do livre arbitrio mal utilizado, que nos afastou Dele através do pecado original.
    Mas o amor de Deus, ainda assim se manifestou de forma absoluta na Salvação por Cristo, gratuitamente. Ele não nos deve nada, não havendo nada o que se cobrar Dele, nem mesmo o impedimento de uma tragédia que ele permitiu.

  20. “Deus não está no controle” – “Deus não sabe do que irá acontecer nas próximas horas”

    CARA TEM CERTEZA QUE ESSA FRASE É DO GONDIM?????

    EU GOSTO MUITO DELE MAS ESSA FRASE ME SURPREENDEU
    SE DEUS NÃO ESTÁ NO CONTROLE

    QUE É QUE ESTÁ ENTÃO??????

  21. Uau!
    Vejo que muitos sao os seguidores aqui do “Púlpito” que se colocaram contra o pastor Gondim e o que ele escreveu (nao estou aqui para defende-lo), ate porque o texto em questão, do pastor da Igreja Batista da Liberdade, em Araraquara, Wilson Porte Jr., já traz uma carga de critica muito grande ao também pastor, da Igreja Betesta em São Paulo, Ricardo Gondim, responsável pela controversa posição a respeito do controle que Deus teria, ou deveria ter, de tudo no planeta terra.
    Acontece que ‘a luz da Escritura, nem um, nem outro, nem tampouco os que deixaram sua critica (desculpem) estão certos. Isso não significa que eu esteja, mas, ate que alguém apareça com um argumento mais convincente esta e’ a minha bíblica posição.
    A terra foi maravilhosamente formada para abrigar toda a criação de Deus, assim descreve a Escritura, e não vem ao caso, ate porque não se tem muita informação a respeito, se depois do pecado as tragédias começaram a fazer parte do cotidiano do planeta ou se isso sempre foi assim.
    O que sabemos, com certeza, e’ que, alteramos o volume e a freqüência dessas tragédias, com o avanço de tecnologias, modernização urbana, devastação das florestas milenares existentes em todos os quadrantes da terra, enfraquecimento da terra pelo mau uso da mesma, ganância voraz e cada vez maior de empresas de exploração e ou construtoras que, tendo como alvo maior, o lucro, provocam a natureza de forma a que esta reaja de forma cada vez mais contundente e por mais preparado que se esteja, nunca se esta preparado o bastante.
    Pois bem, acontece que o homem, não foi formado para estar vivendo aqui, ele foi formado para estar vivendo para sempre, no jardim do Éden, e todos devemos saber a historia toda, de como aconteceu o inicio de tudo e depois, de como se passou o episodio que culminou com a expulsão de Adão e Eva do Paraíso, onde viviam, sendo “condenados” a viver na terra e da terra, com todas as suas conseqüências, estando incluídos a todos os direitos de “novos inquilinos”, o de sofrer Terremotos e conseqüentes TSUNAMIS.
    Posto isso, nota-se, que toda essa discussão em torno do controle de Deus, ou não, torna-se balela, visto que a natureza e o planeta seguem seu curso com todas as leis que os regem, e que nos, que vivemos aqui por conseqüência da desobediência de nossos ancestrais, estamos sujeitos a todas essas conseqüências.
    Deus continua absoluto e soberano, e na sua soberania, pode interferir, ou não, quando e se quiser, evitando algo milagrosamente ou fazendo com que não aconteça o obvio, ou ainda, mudando o curso de algo que se sabia aconteceria. Na sua soberania, pode também, e porque não, deixar a coisa “rolar” solta, afinal Ele e’ Deus, e ate porque o pecado e a iniqüidade se multiplicam a cada dia, e Jesus já’ dizia: “Nos últimos dias ouvireis…”, e despejou um montão de informações a respeito dos últimos dias, que poucos tem pregado hoje, por ser assunto que amedronta, confronta as pessoas, e por conseqüência, não enche igreja, que tem sido o alvo primordial da pastorada vigente.
    O autor do texto do “Púlpito” coloca então que a necessidade do momento seria:
    1 – chorar com os que choram.
    2 – Orar pelos sobreviventes
    3 – Orar pelos países que possivelmente seriam atingidos por tsunamis.
    4 – Pensar nas pessoas que morreram e que estão agora nas mãos de Deus aguardando a separação entre joio e trigo.
    Bem, tudo isso esta facílimo de ser feito, chorar, orar, orar e pensar, mas, o ensino básico, primordial e que vai exatamente fazer a diferença entre o joio e o trigo não figura entre as opções propostas e que é exatamente o “ir”, estender a mão em socorro, fazer o papel do “bom samaritano”, isso sim seria importante, isso sim demonstraria que somos a verdadeira igreja e igreja de verdade, isso sim nos daria um tesouro nos céus, isso sim, seria fazer a vontade do Pai, isso sim nos faria e fara' estar incluidos entre aqueles a quem Jesus dira… "vinde benditos de meu Pai…".
    O que passar disso e’ besteira como tantas que já existem por ai.
    Tempos de trevas!

  22. Crentes…crentes… crentes…. Lamento tanto esse papo besta sobre Gondim… Não tem a menor diferença quando brigam por números, por territórios, por liturgias, por tradições… Sempre se engasgando com mosquitos.
    Deus não precisa de defesa, mas Ele orienta que é bom amar uns aos outros… palhaçada esse papinho… Quando vamos aprender isso, amar?
    É igual como fazem com a Bíblia, esquecem o contexto, se prendem numa frase, esquecem o amor, focam no juízo e assimm vão seguindo apontando, decretando os culpados, afirmando quem vai e quem não vai pro céu.

    É, se não fosse por Jesus eu jamais seria crente.

  23. Coneço o pastor Ricardo e suas mensagens… acho muito coerente o que ele fala sempre com base biblica não acho nenhuma herisias não fica defamando ou falando mal de um ou de outro por pensar ou discordar dele… acho muito chato esse clima que deixou de ser cristão a tempo…por isso já pedi pra sair desse blog tentei excluir minha conta mais não consegui mais por gentileza isso não está me acrescentando em nada pelo contrário só defamação discordia ironias… sendo assim peço novamente exclui a minha conta não está me acrescentando em nada não está me edificando em nada o assunto que vcs trazem quando é levado para outros soa COMO FOFOCA E PEQUENEZ … sendo assim já disse não quero continuar a receber suas noticias. obrigada.

  24. NO dia em que os "cristãos" realmente seguirem a Jesus Cristo, e assim puderem enxergar o Deus que Ele nos apresentou em sua vida terrena no "DEus" dos escritos do Velho Testamento, ais sim serão Cristãos sem aspas.

  25. "Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade." (Isaias 46:10)

    Definitivamente, o deus de Gondim não é o Deus bíblico.

    Segue algumas séries, sobre profecias bíblicas, para mostrar se Deus sabe ou não o que vai acontecer no futuro:

    http://www.youtube.com/watch?v=VTFLo0xTdBQ
    http://www.youtube.com/watch?v=8m0AgQ0nQWA
    http://www.youtube.com/watch?v=IPmNvHK5WyA

    Paz a todos.

  26. Concordo com o Joao Florentino…

    Sou meio deista pra essas coisas. Deus criou a natureza com suas leis proprias, e nao me parece ser do interesse dele quebrar estas leis a todo momento. E isso, pra mim, em nada o torna tirano ou fora do controle.

  27. Citando: Quem não tem um "Gondim" dentro de si, que lhe atire a primeira pedra.

    Se vc se refere àqueles momentos onde tecemos nossas filosofias tentando entender Deus, mesmo sabendo que não conseguiremos, realmente, todos temos um "Gondim" dentro de nós, vez por outra. Mas acho que a maioria de nós não sai determinando nada a respeito dEle baseados nessas elucubrações, por questões de prudência mesmo.

    Sobre o Gondim, acho que o fato dele ser uma cabeça pensante no Reino, e não um atirador de fogos de artifício, como muitos outros por aí, conta a favor dele. Entretanto, não concordo também com essa idéia de 'Deus não sabe tudo o que vai acontecer'.

    Sobre as catástrofes, e falo a todos agora, acho que o caminho que define suas ocorrências passa pela Soberania de Deus simplesmente pelo fato de que Ele sabe tudo. Mas não que Ele as tenha ordenado.

    Geologia 101:
    A maioria de nós, que estudou um pouco pelo menos, sabe que terremotos acontecem a partir dos movimentos de placas tectônicas, em miúdos, o 'chão do mundo' não é inteiro – é todo repartido – e tá se mexendo por vários motivos, entre eles: atividade vulcânica e o movimento dos gases do subsolo.

    Se o terremoto acontece no oceano, as águas vão se mover de forma diferente, levantando ondas maiores. Se essas ondas forem pro lado do continente, as praias vão sofrer. Se o país é um pedacinho de chão do meio do oceano, a maior parte dele vai sofrer.

    Os furacões acontecem sempre que há: aumento na temperatura dos oceanos, atmosfera fria e úmida o suficiente, poucos ventos que possam atrapalhar, distância mínima da linha do Equador e assim vai. Não vou me aprofundar pq não sou da área.

    Esses dados foram descobertos e estudados pelos cientistas. Após analisarem suas ocorrências o suficiente, descobriram que esses fatores se coordenam para que as catástrofes aconteçam. E como ainda não se pode mapear o mundo completamente, não se pode avisar quando acontecerão.

    Este é o planeta que Deus criou, e Ele sabe como funciona tudo isso. Sua soberania define os motivos pelos quais Deus o criou assim. Talvez nós tenhamos alterado bastante estas variáveis e isso é responsabilidade nossa.

    Mas foi assim que Deus criou o mundo: com toda essa energia, beleza e sincronismo. E deixou em nossas mãos. Se fizemos mal uso, se povoamos lugares perigosos, essa é a nossa parte no negócio.

    Se a situação continuar assim no Japão, provavelmente, eles terão que migrar para outras regiões, assim como está acontecendo com Tuvalu.

    Agora dizer que estas catástrofes estão acontecendo porque Deus tem um propósito, ou porque Deus não sabia de nada, acho perda de tempo, independente da opinião.

    Se fosse algo impensável, como as águas do oceano subirem como uma bolha de água e se espatifarem sobre as cidades, poderíamos tentar entender este fato sobrenatural como obra de Deus ou não, como vontade de Deus ou não.

    Mas ao contrário, os fenômenos que presenciamos são estudados há décadas, compreendidos e esperados em sua maioria, e há um reconhecimento geral de que a humanidade tem alterado estas variáveis e que os eventos têm sido agravados por conta disso.

    Deus criou estes sistemas naturais grandiosos e nosso trabalho é entendê-los, sem desequilibrá-los.

    O que Deus tem a ver com isso? Ele tem Poder para nos livrar da morte física. Ele tem Poder para nos consolar e reestruturar os que não morreram. Ele tem Poder para nos dar um bom destino após a morte.

    #prontofalei

  28. Queridos (as) sempre admirei o Pr. Ricardo Gondim, mas, não há sábio que não tropece em palavras "digo teologia", creio em Deus que é Onisciente…sabe todas as coisas; Onipotente…que tem todo poder! Onipresente… que esta em todos os lugares!!!Que Deus abençoe o Pr. Wilson Porte pelas suas observações e que Deus o Pr. Ricardo Gondim… um forte abraço a todos…

  29. irmaos que pensamentos é esse ao nosso Deus, o nosso Deus é o Senhor de tudo, tudo obedece a Deus : o inferno obedece, a natureza seja catastrofes tempos estacoes,os anjos ,o homem os animais, a infermidade,doenças, a miseria , a morte a vida o bem e o mal. Nada pega Deus desprevenido, Ele sabe, Ele esta vendo; parecem que qdo dizem ao contrario da soberania de Deus este tal mucha se desespera e fala coisas por loucura; fiquem em paz na presença do Altissimo Ele esta mais presente do que imaginamos. miss. sergio

  30. Eu creio em Deus, mas,,,vejo que o Deus da maioria dos cristãos é a bíblia, fico triste em ver que entregamos nossas vidas a um livro, e a maioria dos cristãos crêem na verdade em vários deuses, pois da bíblia se pode tirar vários deuses,,,,,,

  31. "Deus não está no controle” – “Deus não sabe do que irá acontecer nas próximas horas”

    Essa frase é do Gondim? Ele realmente disse isso?

    DU-VI-DO!

    Tem muita gente morrendo afogado com copo d`àgua. Calma, a sede é grande, mas vamos com calma ao pote. Sejamos racionais e imparciais.

  32. este coltinho presisa nacer da agua edo espirito
    que soasim ele vai poder entender oque jesus
    falou em 24 de mateus sobre o fim dos tempo porque
    odeus deste seculho le deixou cego eque jesus tinha dele missericordia

  33. O Pr. tendo posto que: "Só o Senhor reina! SÓ ELE SABE O POR QUÊ DE TUDO! Só Ele determina o que é e o que há de ser! Só Ele decide conhecer nosso futuro e apagar nosso passado (ao invés do contrário)!" não tem mais o que discutir! O que aconteceu no Japão me parece (posso estar errada) maior do que "Gondim" disse ou deixou de dizer… o que aconteceu já não importa pois se está no passado, deixa Deus apagar e se "Deus sabe, Ele está no controle e determina como as coisas devem ser!" você vai discutir com a VONTADE SOBERANA de Deus Sr. Wilson Porte Jr? (Foram palavras e citações suas!)
    Tudo o que o Pr. Gondim, você e eu dissermos está na vontade de Deus. Ainda assim e justamente pelas suas colocações não entendo para que tanta "preocupação" ou "motivo" em falar e retrucar posicionamentos, interpretações e fé do Pr. Gondim (subestimando-o em alguns momentos inclusive) ou de qualquer outra pessoa, enquanto poderia estar fazendo justamente o que sugeriu (veja em: "O que DEVERÍAMOS estar discutindo (e refletindo) é:", no texto acima), segundo o seu posicionamento e opinião expressa. Se tudo acontece do jeito que Deus quer ñão há o que contestar.
    O meu modo de ver não é exatamente assim, o que me permite questionar: -Será que você está falando sobre as coisas que quer falar de um jeito cristão, causando discordia, acusações…? Se na sua opinião, alguém (pr. Ricardo G.)está "indo mal", ao invés de ajudar como pode (e se não puder/ pois disse que ele te ignorou), apenas orar entregando ao seu Deus, você expoe ainda mais a pessoa? Coloca na Cruz e atira pedras? ao invés de pegar a pesoa que encontrou suja pelo caminho e pagar o preço que custar para ajudar e cuidar da pessoa e voltar para ver a recuperação, ainda "chuta" mais? Antes tivesse passado direto como se não tivesse visto!
    Do que adianta citar versículos e fazer o oposto do que está escrito Pr.? Você não precisava de tanta arrogância para falar da "arrogância" dos outros… Sinceramente me entristeceu demais ler o seu texto pelo tom das suas palavras. Não estou sequer questionando se o que você disse ou quis dizer está certo ou errado; pois quem sabe de TODAS as coisas é Deus, e eu não sou Deus! Eu sou tão limitada quanto qualquer humano apesar de seus conhecimentos, idéias e verdades (reconheço isso). A forma como se expressou é que foi infeliz. Talvez, inclusive, você não tivesse o desejo e objetivo de escrever para acusar, expor ou "detonar" a imagem de outra pessoa (Pr. Gondim) através de suas palavras, mas infelizmente para muita gente é isso o que parece, pela forma como escreveu.
    Eu sinto muito pelo acontecido. Espero que você não deixe de dizer as coisas que quer ou precisa dizer, mas que consiga dizer as coisas com mel na boca.
    Infelizmente o único contato que encontrei foi o blog, o ideal seria que pudesse ter escrito apenas para você, visto que na minha percepção não é possível separar as idéias e pensamentos de uma pessoa dela mesma, pois estas são justamente a expressão de quam a pessoa é. Por tanto quando falo de suas idéias é de você que estou falando! mas não em tom de crítica em relação à todas as áreas de sua vida (superficialmente falando), mas pondo em questão específicamente seu pensamento expresso neste texto (que foi a única coisa que já ví à seu respeito) e que é FATO, algo que faz parte de quem você é.

    Oro para que Deus NÃO permita que o Provérbio chinês que citou se cumpra na sua vida, que pela graça e misericórdia você possa colher frutos muito melhores do que foi capaz de plantar e que possa partilhar com outras pessoas. Amém.

    CONTINUA…
    by(@monicaalarcon)

  34. A propósito gostaria que colocasse em outras palavras os dois versículos que citou, pois não encontrei sentido específico em relação ao contexto do texto que escreveu. Você poderia, por favor, esclarecer o que pensou no momento em que escreveu, qual mensagem tocou seu coração atrávés dos versículos para que eu possa compreender o motivo de citálos (que obviamente não é apenas copiar e colar dois versículos bonitos ao final de um texto). Aguardo seu retorno, espero que não ignore meu pedido e que não chegue nem perto de "me mandar cuidar da minha vida pelo fato da sua estar muito bem, obrigado".

    meu twitter: @monicaalarcon
    um jeito de eu receber sua resposta é pelo e-mail monimacaquita@hotmail.com

    fico à disposição para qualquer conversa posterior a respeito do que escrevi pelo twitter ou pelo e-mail tanto ao Pr. Wilson Porte Jr quanto a qualquer pessoa que tenha alguma consideração a fazer e aguardo sua resposta Pr. Wilson Porte Jr.

    Boa noite à todos e que Deus nos ajude a ser pessoas melhores, sal da terra e luz do mundo.

    A paz do Senhor,
    Mônica

    PS.:Não consegui por meu nome no "Comentar como:"

  35. Esse cara vive falando heresias, nao sei porque ainda ha quem o ouça.
    Outro dia ele falou que nao queria ver um Brasil com maioria cristã, porque ai ele nao poderia mais ouvir Gal Costa!!!!!!! Vai se converter!

  36. Essas frases são sim do Godim, ele há muito tempo defende o teísmo aberto, escreveu sobre isso quando aconteceu o Tsunami na Ásia.
    Ainda bem que Paulo, João, Judas não pensavam como pensam esses cristãos que acham que isso não se deve discutir, se eles pensassem assim não condenariam as heresias como condenavam na época e seriam permissivos a elas.
    É perigoso acreditar que Deus não é soberano, não existe nenhum embasamento bíblico para isso, se esse "deus" de Godim não é soberano para controlar o Universo, seria para me salvar? Um "deus" que chora quando as coisas acontecem e não pode intervir poderia vencer a morte? Godim está idolatrando o homem e rebaixando Deus.
    Que Deus ensine Godim que Ele é soberano, como ele ensinou a Nabucodonosor (Daniel 4)e tenha misericórdia desse povo que fica a mercê de seus "gurus" espirituais porque crê que estudar a bíblia e exclusivo para esses gurus e são levados por todo vento de doutrina.

  37. Será que só eu lí que o Jesus Cristo disse sobre os sinais de sua vinda ??? as dores do parto ???

    Será que na bíblia do Gondim não tem o livro de Apocalipse ???

    Será que Deus mandou escrever o que Ele não iria cumprir ???

    Tem teólogo que pelo visto rasgou o diploma do seminário/faculdade/mba etc., ou talvez não tenha passado nem na calçada onde fica a instituição.

    Não só ele pensa assim, apenas é o mais "famoso" , tá cheio por aí , só falta os holofotes nos outros.

    Será que ninguém está percebendo que Jesus está voltando à passos largos ???? ( Haiti , Japão(Terremoto), enchentes ( europa, Brasil ), revolta nos países Árabes, mega crises econômicas).

  38. queria dizer ao reneac que ele ta falando coisas que nao sabe; pois o diabo afasta o homem da palavra sabe que a palavra de Deus é espiritual e se cumpre com toda a certeza. Alias a biblia (a palavra) é o proprio Jesus; nao podemos falar precipitadamente na carne pense bem. Se vc nao cre totalmente sem reserva na biblia vc nao é cristao e Cristo nao habita em vc pense bem. miss.sergio

  39. Caros leitores

    A soberania de Deus não é questionada….mas podemos concluir conforme a biblia que o mundo já é do maligno…então Deus controla sim…mas todos os acontecimentos sejam eles maremotos, furacões guerras e fome, são indicios dos fins dos dias…

    Na verdade o Diabo já é o Deus dessa terra, porém a palavra de Deus é imutavel…e todas as profecias irão se cumprir….quer queremos ou não….

    Não podemos ir contra a palvra de Deus…e se queremos ir para o Céu…temos que crer na palavra…

    Os dias são mal…o pior é ouvir que Deus não esta no controle..o Sr Gondin apesar de ter uma boa retorica forçou ao defender tal tese,…que por si a forma que o mesmo prega já é questionada….o uso da filosofia substituindo a palavra de Deus…é de um mal gosto…pois a filosofia é uma ciencia humana…que apesar de estar viva pra alguns naun faz nenhun sentido usa-la se temos o caminho a verdade e a vida…pela BIBLIA…

    Que naun possamos cair nos erros de muitos pregadores atuais substituindo aquilo que é VERDADEIRO e EFICAZ pela ciencia humana…FALHA e IMPERFEITA

  40. A grande verdade é que perdemos parte de nós. Quando vemos as imagens sinto como se fosse uma família minha e as lágrimas ficam prestes a derramar. Deus, o Soberano, tem um plano maior ante as tragédias, a morte pra Deus na verdade não quer dizer morte. A raça humana foi feita por Ele e para ele… portanto é num momento como esse que devemos relembrar: "Deus é soberano", apenas isso nos consola, e um dia, não haverá mais choro nem lágrima.

  41. Entendo (acho) o que o reneac quis dizer…
    É aquele papo "Eu entendo da Bíblia, então eu conheço a Deus mais do que um analfabeto, eu manjo de grego, logo eu entendo Deus, mais do que os outros"
    Eu leio a bíblia, acredito em Jesus Cristo,no Amor, no juízo de Deus, na Soberania dELe, etc etc, porém estou ciente de que a bíblia foi um livro escrito por homens, e que há pontos controvérsios sim!Mesmo assim creio no Deus descrito nela, não porque algum estudioso me fez acreditar,e sim pela minha própria experiência com Ele, ainda que isso seja contraditório…

    agora…..alguém ai pode me dizer como Saul morreu??

    Fiquem na Paz do Senhor!!

  42. Para refletir :

    Lucas 13:1,5 > A morte dos galileus e a queda da torre de Siloé <

    E, Naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios.

    E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?

    Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.

    E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?

    Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. Comentario de Francis Raizer

  43. O Ricardo Gondiim é um exelente pastor..
    a pessoa que descreveu isso não mereçe mérito algum…
    Nenhuma descrição banal vai manchar a reputação do Ricardo..
    Pois como o Gondim disse pra você eu torna a repetir..
    Cuide da sua vida porque a dele está ótima

  44. Como disse o Pastor Caio Fabio, o Gondim é raso e pensa que pensa(somente me refiro ao que ele postou no twitter).
    Isso vindo de qualquer "zé ruela", não tería tanta polemica, mas de um pastor que supostamente não se vendeu a mamon como a maioria das celebridades gospel, o povo evangelico(massa) fica perplexo e cada vez mais confuso e duvidoso sobre oque acreditar diante dessa babel gospel.
    o ser humano gondim tem direito de ter suas crises de "Fé"(leia-se teologia, escola grega, ré-forma), oque o povo não precisa é de ouvir diarreia mental de ninguem postada na net.
    Por favor "callate".

  45. O ser humano Gondim tem sim direito a ter suas crises de fé (todos temos), mas quando ele faz disso sua pregação, ele semeia dúvidas. E não é função de um pastor semear dúvidas, mas prover alimento ao rebanho.

  46. Infelizente, pastor Wilson, você é um invejoso, mentiroso, deturpador de palavras. Retirou frases do Pastor Ricardo Gondim de dentro de um outro contexto e fez esse circo. Deus irá julga-lo, e oro para que Ele tenha misericordia de você!

  47. Penso que Deus deu liberdade aos homens de escreverem sua história e seu destino, e não tem controle sobre isso mesmo,até porque a sentença dessa terra já foi dada… antes do mundo acabar já sabemos pelas escrituras que vai mesmo acabar, cabe a nós viver de forma a buscar nossa salvação e das demais pessoas dessa lógica e destino destrutivo, nosso lar não é aqui, isso quem disse foi Jesus não sois desse mundo.
    Por isso concordo plenamente com o Gondim, não há sentido em Deus intervir ou estar no controle de algo que está condenado, vamos usar um pouco nossa capacidade de compreensão gente e parar de "esoteirismo cristão".

  48. Achei sábias as palavras de Godin. Aparentemente ele é alguém com a mente aberta e não adestrada a pensar coletivamente como a maioria dos crentes.

    Essa é a verdade para ele, assim como a verdade para vcs é a biblia.Uma questao de ponto de vista apenas.
    Ele em momento nenhum disse q Deus era mau…pois ele acredita em um Deus bom que nos deixa seguir nossas vidas e pagar as consequencias e usufruir dos prazeres da mesma.

    Admirei as palavras desse homem e a frase "Um Deus que ama não é um Deus que manipula" ficara guardada comigo!

  49. Hoje, domingo dia 27/03/2011, ao terminar o culto onde sou pastor, chegou uma irmã da Igreja Batista Memorial, cujo pastor é devoto e adorador ferrênho do aplóstolo Geazi Terra nova, recebeu um pregador que veio para o aniversário da Memorial, no final do culto destribuiu centenas de envelopes e com autoridade de Saul, disse ao povo que amanhã, levassem um valor ao pastor tres(3) vezes multiplicado pelo seu peso.
    O que é isto???Um covil de demônios no país dos zé manés???Que evangélho é esse, o do cão???Estão transformando o evangélho em um canal de desgraça e cachorrada.Como são muito poucos os homens que tem moral pra falar destes assuntos gostaria de saber se ainda existe algum que veja isso como coisas de Deus.Ou é aquele deu$ que a maioria adora, Lord Geazi???Quanto ao sr. Gondim só nos resta ter dó de alguem que está atrapalhando a igreja de jesus Cristo, entrega esse cargo sem unção e cale a boca para sempore em nome de Jesus.Vc que é capacho deste ser, ou lacáio, ou até mesmo bode em sua igrejóla, tome vergonha na cara, pois tem muita gente servindo ao Senhor no lugar errado.Como tem hotário nesta nação…

  50. Alguem comentou a respeito do que o caio falou sobre o Pastor Ricardo Gondim, mas o que eu penso e vejo é que o Caio está numa situação estranha. Eu acompanho sua trajetória, li seus livros que são uma benção, comprava a Vinde, lia seus artigos na mídia e tudo em sua volta me interessava. Mas o que aconteceu com esse homem de Deus? Quanta mágoa, quanto ódio, quanta falta de respeito,quanto rancor. Caio querido, onde está a graça que você tanto proclama? o Gondim é um homem de Deus como todos nós o somos. Todos nós estamos, em nossas dúvidas, em busca de respostas. Qual o problema em questionar? Jó fez isso e não foi amaldiçoado por Deus. Qual o problema de pensar e dizer para as pessoas o que se pensa? Será que todos que estão aprendendo, e por isso questionando, estão contra Deus ou perdeu a fé? Que isso gente!? O Caio perdeu as estribeiras em seu comportamento cristão, perdeu-se em não atuar com a graça que ele prega. O Gondim esta indo muito bem, tenho lido seus livros, ouvido suas pregações e não vi, até agora, nada que desabonasse sua fé em relação à sua pregação. Eu aprendi com o Fábio que não deveríamos engolir teologia sem pensar, mas agora ele entra em contradição quando se depara com quem não pensa como ele. O Caio, dá a impressão que está vivendo de fofocas (meu amigo disse isso, outra amiga minha que é amiga dele, etc). O melhor é acompanhar compartilhando, ou eu estou errado? ficar esperando o que o irmão vai escrever pra atacar é covardia, que aliás, não herdarão o reino as pessoas que tais coisas praticam. Na questão da teologia Relacional, existem questões muito profundas que a Igreja cristã do ocidente ainda não estudou com mais profundidade, talvez por medo ou por falta de conhecimento, que é o que trás luz à alma e aquece os corações. Por exemplo; Onde na Bíblia (N.Testamento)diz que as catástrofes que sucederam naqueles dias são obras de Deus? apesar de sua soberania.
    Estar no controle depois de se estar tudo feito o responsabiliza de algo errado?
    Só gostaria de lembrá-los que a primeira catástrofe na terra ( na gênesis, a respeito do pecado do Homem )aconteceu de forma surpreendente, e qual foi a pergunta de Deus ao homem?
    Então,isso só nos faz pensar, pensar e pensar.
    Já que o pessoal que visitou esse espaço se orientam no mundo das idéias, bom seria que muitos que aqui vieram "com suas idéias", tivessem um mínimo de respeito ao Gondim e considerassem sua profundidade Teológica, Bíblica e pastoral.
    Em suma, em todo o Evangelho aprendemos que devemos buscar consenso, doutra forma não andaremos juntos mesmo, seremos facções eternas, buscaremos nosso próprio poder e brio e o Reino que espere.
    Que o Senhor Deus, soberano e Pai de Jesus nos abrace com o carinho que só Ele tem.
    Juninho Zeff.
    Pax domini.

  51. Triste saber que as palavras de Gondim têm sido comparadas ao tsunami do Japão. A mensagem de vida que ele dissemina é de luz. Claro que, a boa semente precisa de um bom solo pra que dê frutos. Talvez haja uma recepção equivocada por parte de muitos irmãos. Gondim nos motiva a usar a razão para compreender os propósitos de Deus. Dizer que Gondim fala de outro deus é mentira; portanto, pecado.
    Paz e Bem!
    Goretti Zeferino

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui