Transformaram o Evangelho de Cristo em Macumba

22
1211
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Por Renato Vargens

O comportamento de algumas das igrejas chamadas evangélicas, cada vez mais se aproxima dos rituais espíritas. (veja o vídeo abaixo). Lamentavelmente, em alguns dos denominados templos evangélicos é comum encontrar adeptos do reteté de Jeová, os quais de forma sincrética usam sal grosso para espantar mal olhado, fazem a terapia do amor que trás a pessoa amada em sete dias, acreditam em videntes espirituais, distribuem balas consagradas para “abençoar” crianças, frequentam o culto do descarrego, elaboram despachos gospel, bebem a garrafada do tempo dos apóstolos, ungem com óleo objetos inanimados, quebram maldições hereditárias, expulsam encostos, fazem atos proféticos, e muito mais.

Pois é, do jeito que a coisa anda daqui a pouco ouviremos em nossos cultos expressões como “Eparrei Jeová” ou “em nome de missifio”. Ora, vamos combinar uma coisa? Infelizmente algumas das liturgias evangélicas estão tão miscigenadas que um desavisado qualquer ao entrar em um de seus cultos pode pensar que entrou no centro de macumba. Ouso afirmar que o sistema comportamental e doutrinário do neopentecostalismo brasileiro se deve em parte ao famigerado sincretismo religioso. O que nos leva a entender que mais do que nunca, precisamos em nosso país resgatar os valores da Reforma Protestante, retornando a Bíblia, fazendo dela a nossa única regra de fé.

Isto posto, afirmo categoricamente que em hipótese alguma experiências mágicas esquizofrênicas, como supertições inequívocas e burrificadas devem nortear o comportamento de nossas igrejas, até porque, somos e fomos chamados pelo Senhor a vivermos um cristianismo equilibrado, racional, apaixonante e apaixonado por aquele que por sua infinita graça e misericórdia nos salvou.
Como inúmeras vezes afirmei neste blog, confesso que estou absolutamente perplexo e preocupado com os rumos da igreja evangélica. Chego a conclusão de que mais do que nunca a igreja brasileira precisa URGENTEMENTE de uma nova reforma.
Pois é, como costumava dizer o reformador João Calvino o verdadeiro conhecimento de Deus está na bíblia, e de que ela é o escudo que nos protege do erro. Em tempos difíceis como o nosso, precisamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento.

Assine o Blesss

Soli Deo Gloria.

***
Renato Vargens é pastor, escritor e colunista no Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

22 COMENTÁRIOS

  1. Olha …eu sou Pentecostal da Assembléia de Deus, já estive em muitos cultos onde podemos dizer q o fogo pegou… (podemos assim dizer), mas uma coisa eu digo, teve muito palavra, doutrina e manifestações do Espirito Santo, mas com descrição. Eu não sou ninguém para julgar, mas isto, está muito perto de um terrero, mesmo q não seja e seja mesmo "Deus" operando neles…(¬.¬) eles estariam pecando no quisito doutrinário da "aparência do mal" e também culto racional tem q haver "razão". Mas Igreja que não tem Dons do Espirito, Frutos do Espirito e não é cheia do Espirito Santo não merece respeito, deve é buscar Deus ao invés de criticar…. graça e paz, irmãos.

  2. missericordia o que é isso?? fim mesmo como esse povo envergonha a palavra de DEUS eu fico indignada.ali esta tdos manifestado quem esta pra libertalos em nome de JESUS?até pr. està rodopiando feito um piào.eu conheço pessoas desse tipo de culto ai que levam uma vida de misseria mesmo como pode falar de DEUS nao entendo.fico INDIGNADA…. nao conhece nada da palavra mas parece que nao tem quem ensina ali! fico muito triste com essas coisas.JESUS volta logo….

  3. Infelizmente esse é o cristianismo que dá audiência e remove montanhas(de dinheiro). Dinheiro esse que está trazendo a Terra Santa prometida a Abraão ao Brasil, para envernizar de ilusões as mentes dos brasileiros e brasileiras que imaginam que o céu de ruas de ouro e prata (símbolos arquetípicos) podem ser vividos AQUI e AGORA.

    A culpa disso tudo é desse evangeliquês universal que impregnou a mente de muitos com o O CÉU – NO MODO TER

    A Rede Record e a IURD, ao que parece, já estão gozando o milênio retratado no apocalipse de João, e, com os votos dos "crentes" e em nome de "JAVAI" serão a nova potência a comandar as massas incultas e fanáticas do nosso país.

    Amém???

  4. Jesus, misericórdia Senhor! Venho de uma família que na minha infância ia muito no terreiro de candomblé da minha tia e as pessoas dancavam assim mesmo. Hoje graças ao meu poderoso DEUS, fui remido e lavado dos meus pecados e tenho uma teoria para isso. Muitas pessoas que saem da macumbaria e se convertem para o cristianismo, quando veem as outras pessoas entrando no Espírito, se confundem e terminam fazendo com que sentimentos estranhos até então adormecidos ressurjam, e daí o resultado é isto que nós vemos. Lamentável.

  5. Meu DEUS, o que é isso?????

    Parece uma sessão de centro de macumba, idêntico!!!! Aliás, até pensei que estava assistindo a uma sessão espírita!
    Totalmente ridículo essas manifestações que eles dizem ser de DEUS!!!!!!!!
    Falta de maturidade!

    Tanto que não faço questão nenhuma de frequentar esses cultos classificados culto de fogo"!

  6. Ixe! Fiquei procurando onde estavam o cachimbo as velas vermelhas e pretas e os outros aparatos pertinentes ao despacho.
    O bom senso se foi, e nao vale dizer que sao igrejas evangelicas que se desviaram para isso, na verdade, sao igrejas que ja nasceram assim como vemos no video, esse e' o evangelho que enche os saloes pelo Brasil afora. Gente ignorante em todos os aspectos e que ao inves de ter seus olhos abertos pelos lideres (ou pseudo lideres), tem os seus olhos e ouvidos impedidos de ver e ouvir a verdade que liberta.
    Discordo, em parte, do Renato, quando ele diz: "Ouso afirmar que o sistema comportamental e doutrinário do neopentecostalismo brasileiro se deve em parte ao famigerado sincretismo religioso", pois e', o famigerado sincretismo religioso sempre existiu, era entre catolicos e umbandistas, e nunca afetou igreja evangelica nenhuma, batista, presbiteriana, adventista, metodista, etc, porque para essas igrejas o poder de Deus, o nome e o sacrificio de Jesus, a atuacao do Espirito Santo, eram e continuam sendo mais do que suficientes para nortear a vida de quem quer que seja.
    O problema esta em igrejas que quizeram, desde o principio, serem mais realistas do que o proprio Espirito de Deus, e que nao se satisfazem em viver simplesmente o que lhes esta proposto viverem, teem que ser melhores do que os outros, quando a Escritura ensina exatamente o contrario… da' nisso!
    Gente que prefere uma garrafada (de beber) ao inves de uma oracao, gente que prefere orar aos berros e em publico, fazendo disso um espetaculo, ao inves de entrar no seu quarto, como Jesus ensinou, e ali despejar suas mazelas.
    Gente que prefere desafiar Deus, quando quer algo, como criancinhas "birrentas", a se alegrar ou se contentar e esperar pela soberana e perfeita vontade de dEle.
    Parei! Da nojo ver isso, realmente, cada vez mais vejo que a igreja de verdade esta' mais invisivel do que nunca.
    Maranata!

  7. Há muitos anos fui assistir um culto em uma igreja neopentecostal – uma comunidade. O pastor disse que quem não dançava não conhecia o Espírito Santo. Então, em um deteminado momento, ele pediu que todos dançassem(purinho carnaval). Foi um tal de sacolejamento nas peitolas das irmãs – medonho. E, eu acabei indo prá casa com dor de cabeça, não antes sentida. Mariom

  8. Sou assembleiano,
    Esta igreja da "garagem" faz jus ao seu nome, é nitidamente a mostra do que esta ocorrendo em nossos dias.
    Volta e meia vejo igrejas de fundo de quintal usando sem permissão o nome de igrejas antigas e sérias como a batista ou assembleia para enganar os incaltos.
    E até explicar que focinho de porco não é tomada o povo acaba generalizando.

    Pentecostes não é isso.

  9. missericordia onde vamos parar com tanta besteira.pra que serà isso ?? essas pessoas esta pertubadas loucamente ; a palavra diz que ESPIRIRTO SANTO é educado e nao causa escandalos.sera? que pr.esta anestesiado?? meu DEUS onde vai parar tudo isso que as "igreja"isso é umbanda pura sem duvida.. indignada nao tem outra palavra …..

  10. Havia me espantado quando uma vez vi um video de uma 'igreja' se é que pode se chamar assim, com a campanha de 'trazer a pessoa amada em sete dias' ou tantos outros dias, não me lembro direito. Até que ponto isso vai chegar? :/

  11. Prezado Renato Vargens ou moderador do blog,

    Gostaria muito de compartilhar este post em meu blog, entretanto a opção de shared aqui é somente no Orkut e Facebook. Há a possiblidade de disponibilizar o compartilhamento em outras redes sociais, como o Blogger? Já fiz isto com uma publicação daqui, do Leonardo Gonçalves, a respeito do Caio Fábio; como havia o gadget possibilitando-me o compartilhamento, e o artigo era muito bom, não hesitei em colocá-lo em minha página no Blogger. Mas neste post não vejo tal opção. Seria muito bom se pudesse! Obrigada!

  12. Cresci na Igreja Assembleia de Deus.Aprendi ainda criança sobre a manifestação dos dons espirituais.Comecei a estudar a Bíblia com onze anos de idade e logo percebi muita diferença entre o que eu lia e o que eu ouvia nos cultos, principalmente nos cultos de festa de círculo de oração por exemplo.Esse reteté veio para acabar com o príncipio de ordem e descência e infelizmente achou brecha nas Igrejas que abandonaram o estudo e obediencia da Palavra de DEUS.Graças a Deus consegui encontrar uma outra denominação onde posso cultuar a Deus livremente sem ser exposta a essa maléfica heresia de achar que o Espírito Santo é o causador dessa bagunça aí do vídeo.

  13. O Espírito Santo também pode fazer a pessoa se movimentar, sim – parecendo um "bailado", e nós falamos: está "dançando" no Espírito. Mariom

  14. Melina disse…

    Ah eu adoro a Macumba….!!! Adoro todas as religioes que transmitem fé e alegria. Cada um cre em DEUS como quer, cantando, gritando, dançando… pra mim não importa como, mas sim CRER em Deus. Tem muita gente ai que fala dessa religiao e daquela outra, e nem em DEUS cre.

  15. Melina Camillo disse…

    Ah eu adoro a Macumba….!!! Adoro todas as religioes que transmitem fé e alegria. Cada um crê em DEUS como quer, seja ele cantando, gritando, dançando… pra mim não importa como, mas sim CRER em DEUS.
    Tem muita gente ai que fala dessa religiao e daquela outra, e nem em DEUS crê…. Assim como vejo também, tantos por ai, que fala tanto em DEUS, mas não faz NADA, do que ele ensina.
    Isso sim pra mim é perplexo e preocupante!

    Sem total PRECONCEITO a nenhuma religião que crê em DEUS. Comece por ai… Comece pelo PRECONCEITO! 😉

  16. Melina Camillo disse…

    Ah eu adoro a Macumba!! E todas as outras religiões que transmitem FÉ E ALEGRIA. Pra mim não importa se eles creem em DEUS cantando, gritando, dançando ou sussurrando. O que importa é CREER EM DEUS. Conheço tantas pessoas que falam …dessa religião e daquela outra, e nem em DEUS crê… Ta cheio por ai…. e os que falam o tempo todo de DEUS, mas NÃO fazem NADA do que ele ensina, (conheço várias). É com isso que vc deve ficar absolutamente perplexo e preocupado. E se eu fosse vc me preocuparia também com o PRECONCEITO que vc tem no seu coração, e que passa aos fieis da sua igreja. É O SEU CORAÇÃO E A SUA CABEÇA QUE PRECISA URGENTEMENTE de uma nova reforma.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui