Conhecendo as doutrinas da Bíblia: Parte 1, A escravidão do pecado.

6
107
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Por Renato Vargens

As Escrituras são absolutamente claras em afirmar que independente de cor, raça, sexo e nacionalidade, nascemos em um estado de pecaminosidade, culpa, e morte espiritual. O ensino cristão é de que não existe um homem neste planeta que possa considerar-se justo pelos seus próprios méritos. Na verdade, a Bíblia afirma que “todos pecaram, e que todos estão destituídos da graça de Deus.” (Rm 3:23), diz também “que o salário do pecado é a morte” (Rm 6:23), e que quem peca, “transgride a lei” (I Jo 3:04), e que o pecado faz separação entre os homens e Deus. (Is 59:02)

A Bíblia diagnostica o pecado como uma deformidade universal da natureza humana, deformidade que se manifesta em detalhes na vida de cada indivíduo. A doutrina reformada ensina que o homem é totalmente depravado e que necessita desesperadamente de salvação. O Apostolo Paulo ao escrever a igreja de Éfeso afirmou: “estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais” (Efésios 2:1-3). Ora, segundo o ensino paulino toda pessoa não regenerada pelo Espírito Santo de Deus está espiritualmente morta, fazendo a vontade da carne, do mundo, além de viver uma vida absolutamente escravizada por Satanás.

Em outras palavras, isso significa que cada um de nós nasceu como um completo pecador. Nossa essência é pecadora, todo nosso ser é pecador, nossa mente, emoções, desejos, e até mesmo nossa constituição física está corrompida, controlada, e desfigurada pelo pecado e seus efeitos. Ninguém escapa desse veredicto. Nós somos totalmente depravados. Efésios 2:1 resume a doutrina da depravação total ao afirmar que os homens estão mortos em delitos e pecados. À luz desta verdade sou obrigado a confessar que a condição humana não poderia ser pior. Entretanto, Deus sendo rico em misericórdia por causa do grande amor com que nos amou nos deu vida em Jesus salvando-nos da ira vindoura e libertando-nos da escravidão do pecado.
Caro leitor, para ilustrar de forma prática, estou colocando abaixo dois vídeos. O primeiro protagonizado por Paul Washer que com graça e sabedoria disserta a respeito da doutrina da depravação total. O segundo traz informações tecnicas sobre a Lepra, o que segundo a Bíblia SIMBOLIZA o nosso estado de pecaminosidade.
Minha sugestão é que você não deixe de assistir estes vídeos. Tenho plena convição que após assisti-los ,sua visão sobre o pecado nunca mais será a mesma.
Soli Deo Gloria,
Renato Vargens

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

6 COMENTÁRIOS

  1. Vendo essas imagens é plenamente compreensível a comparação que a Bíblia faz entre o pecado e a lepra.O pecado também é mutilante,deforma-nos e nos afeta por inteiro.Nada escapa a sua ação.Mas,a boa notícia é que tal como a lepra,o pecado também pode ser tratado.Ficarmos livres totalmente,enquanto aqui na terra, é impossível.A Palavra nos afirma que Jesus nos libertou do poder do pecado,mas da presença dele,só na eternidade.Glória a Jesus que nos perdoa e nos justifica junto ao Pai.Poi de outra forma como chegaríamos à presença de um Deus Santíssimo?

  2. Uma das grandes balelas que querem forçar a que acreditemos é a de que os "crentes" não pecam porque foram "lavados e remidos no sangue do Cordeiro, e, portanto, estão imunes ao pecado", pois se assim fosse na Epistola de Paulo aos Romanos este não teria escrito no capítulo 7:14 e seguintes:
    14 Sabemos que a Lei é divina; mas eu sou humano e fraco e fui vendido ao pecado para ser seu escravo.
    15 Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio.
    16 Se faço o que não quero, isso prova que reconheço que a Lei diz o que é certo.
    17 E isso mostra que, de fato, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que habita em mim é que o faz.
    18 Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo.
    19 Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço.
    20 Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que o faz.
    21 Assim eu sei que o que acontece comigo é isto: quando quero fazer o que é bom, só consigo fazer o que é mau.
    22 Dentro de mim eu sei que gosto da Lei de Deus.
    23 Mas vejo uma lei diferente agindo naquilo que faço, uma lei que luta contra aquela que a minha mente aprova. Ela me torna prisioneiro da lei do pecado que age na minha carne.
    24 Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte?
    Que Deus seja louvado, pois ele fará isso por meio do nosso Senhor Jesus Cristo! Portanto, esta é a minha situação: no meu pensamento eu sirvo a Lei de Deus, mas na prática sirvo à lei do pecado.
    Analisando estes versículos bíblicos, temos que concordar que muitos evangélicos, não somente os pastores e demais dirigentes, vivem enganados e enganando a muitos com as suas pretensas "SANTARRICES".
    Na verdade, Deus em sua suprema e infinita bondade e misericórdia, para não destruir completamente a sua "OBRA PRIMA IMPERFEITA", mandou seu Filho (JESUS CRISTO) para assumir a nossa forma humana e sofrer conosco e conhecer intimamente todas as nossas imperfeições e podridões, para que estive apto a julgar-nos e também a perdoar-nos.
    É necessário que caiamos na crua e fria realidade de que, mesmo sendo crentes e congregarmos e tentarmos seguir aos ensinamentos bíblicos, ainda assim não deixamos de pecar, enquanto estivermos com esse invólucro podre chamada "carne e suas concupiscências".
    Que Deus nos abençoe e tenha misericórdia de nós.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui