Lições ministeriais que aprendi em 2010

10
40
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Leonardo Gonçalves

Aprendi que obedecer a Deus não é garantia de tranqüilidade ministerial, e que a liderança traz consigo um peso de solidão tão grande que somente pode ser superado se estamos aos pés do mestre.

Assine o Blesss

Aprendi que liderar é buscar o bem-comum, e que essa busca te levará a ferir interesses particulares. Isso pode gerar críticas muito duras e imerecidas, mas se não somos capazes de conviver com a crítica ao mesmo tempo em que mantemos o autocontrole, podemos dizer adeus ao ministério pastoral.

Aprendi que a maioria dos problemas que enfrentamos na igreja são cortinas de fumaça criadas por satanás para tirar nossa vista daquilo que realmente devia ocupar nossa mente, e que nenhum problema secundário deve tirar nossos olhos da meta ministerial que Deus colocou diante de nós.

Aprendi que o passado existe para ser pesquisado e admirado, mas não pode ser idolatrado. Como diz o provérbio africano: “os cães de ontem não podem caçar os coelhos de hoje”. É preciso estar disposto a inovar.

Aprendi que se desejamos ter ovelhas-discipulos fiéis que estejam dispostos a morrer por nós, é preciso estar disposto a morrer também por eles. Desde então tenho feito tudo possível para respaldar ministerialmente meus discípulos e demonstrar que se for preciso, morro com eles.

Aprendi que a amizade é um dos bens mais valiosos, e que ninguém pode viver sem ter ao menos um amigo sincero, e que amigo é aquele que, mesmo quando todos te dão as costas, continua acreditando em você.

Aprendi que a maioria dos pastores tem casamentos ruins, famílias problemáticas e poucos amigos, e que devo valorizar ao máximo meus momentos em família e estreitar laços fraternos, para que amanha eu não venha a endossar esta triste estatística.

E como sei que é melhor (e menos doloroso) aprender com alguém do que sozinho, decidi compartilhar essas lições que aprendi, na esperança de que elas possam te transformar em um líder/mentor/pastor/servo melhor.

Feliz 2011!

***

Leonardo Gonçalves é pastor, missionário no Peru, e mentor desta conspiração virtual pelo evangelho genuíno chamada Púlpito Cristão
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

10 COMENTÁRIOS

  1. Amém e amém!

    Tenho aprendido a descansar na graça, o que para muitos na igreja ainda significa "vagabundagem espiritual"!

    Mas sem esse descanso ingênuo e inocente como de uma criança, não há paz para decidir, mesmo sabendo que de alguma maneira uma ou outra pessoa se sentirá traída ou prejudicada por aquilo que optarmos; nem haverá a esperança de, depois de passada a tormenta, retomar o rumo e humildemente aos pés do Mestre ajudar a conduzir o rebanho que é dEle aos pastos e ao descanso da intimidade divina.

    Seu breve texto me fez muito bem.

    Paz!

  2. OLÁ LEONARDO!
    NISSO RESIDE A BELEZA DA VIDA…

    SEJA COM AS FLORES, SEJA COM OS ESPINHOS..É A POSSIBILIDADE QUE A VIDA NOS PROPORCINA DE EXTRAIRMOS AS MAIS BELAS LIÇÕES E APRENDIZADOS, E APLICA-LOS NO COTIDIANO, PARA QUE VIABILIZE UM CRESCIMENTO E AMADURECIMENTO ESPIRITUAL…

    ABRAÇOS
    cativosporcristo.blogpost.com

  3. "Então entendi que nesta vida tudo o que a pessoa pode fazer é procurar ser feliz e viver o melhor que poder. Todos nós devemos comer e beber e aproveitar bem aquilo que ganhamos com o nosso trabalho. Isso é um presente de Deus".
    Ec 3.12,13
    Feliz 2011 a todos que seguem esse blog!
    Luís Linhares

  4. Leonardo,

    Sábias palavras de um jovem pastor… quisera que todos ao longo do seu ministério chegassem a iguais conclusões.

    Caríssimo mano, por falar em amizade, gostaria que você desse uma passadinha lá pelas bandas do meu blog, pois faz tempo que você não anda por lá. Saiba que é sempre um prazer tê-lo por perto. Ainda que não comentando, estou sempre por aqui, e tenho aprendido muito, muito com você.

    Grande abraço, felicidades e bênçãos abundantes a você e à sua família. Que o Altíssimo lhes sustente no difícil ministério, preparando um grande galardão.

    Ricardo Mamedes

  5. Feliz Ano Novo maninho!!! Que o Senhor tê conceda ousadia para pregar cada vez mais o evangelho genuíno…Que Ele te renove a cada dia, te dando sabedoria e graça… Que Ele abençoe cada vez mais vc e a sua linda familia… Que nesse ano vc receba muitas bençãos… Saiba que msm passando por lutas, o Senhor está sempre contigo, Ele nunca te deixará só… Quando se sentir só o Senhor diz: Estou contigo meu servo fiel. Cuido de ti e da tua familia dia e noite"
    Bjo e um Feliz 2011!!!

  6. Paz do Senhor e feliz 2011!!!

    Leonardo, também aprendi algumas coisas:

    … que temos abundância de meros “opinionistas”, que
    se consideram pessoas religiosas porque mudaram de opinião ou de
    denominação, porque podem tagarelar contenciosamente contra aqueles que
    não pensam como eles, e porque se unem àqueles que parecem ser os mais
    piedosos, assim assumindo serem realmente santificados. Isto promove corre-corre de uma opinião à outra, e tal reprovação, injúria, e divisões, pelo seguinte motivo: a religião deles consiste especialmente nas suas
    opiniões, sendo que nunca mortificaram suas inclinações e paixões carnais e
    egoístas. Isto sim, produziria neles uma mente santa e celestial

    Richard Baxter

    "Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda." Pv 26.20

    "Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas." Provérbios 17:14

    No caso, o opinionista, o maldizente e o contencioso sou eu, mas como dizias tu em outro tempo, confiado em uma "graça profana", cá estou eu "barro redimido".

    Feliz 2011 pra todos,

    Rodolfo Coelho

  7. Eliezer, Claudio, Pablo, Ricardo, Paty, Carlos, Rodolfo e Joao:

    Faltou uma última liçao:

    "Aprendi que é impossivel ser como Jesus diante de uma multidao, se nao consigo ser como ele quando estou diante dela. A contemplaçao, meditaçao, oraçao, os momentos a sós com Deus… estas sao as armas que nos capacitam a ser como Ele."

    Graça e Paz (e subversao)

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui