Missa de 7° dia é culto aos mortos?

10
561
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Márcio de Souza

A missa de 7° dia é uma cerimônia que visa o alívio do morto com relação aos seus pecados. A liturgia dos defuntos, que remonta do séc. V, tem como principal objetivo a expiação das penas dos fiéis defuntos que porventura estejam no purgatório.

Oficialmente, se reconhece o costume de rezar missas para os falecidos com essa finalidade na missa de corpo presente, no terceiro dia, sétimo dia e trigésimo dia, porém no Brasil é comum apenas se rezar a missa de sétimo dia e trigésimo (raramente). (Fonte: Missal Lefebvre, edicao 1963).

Objetivo – A liturgia dos mortos, que surgiu no séc. V, tem como principal objetivo a expiação das penas dos mortos que estão no purgatório

Assine o Blesss

Fundamento – Este ensinamento da Igreja Católica se fundamenta no texto do livro dos Macabeus, em que Judas Macabeu ordena que se façam sacrifícios no Templo de Jerusalém pelas almas de seus soldados que haviam morrido numa batalha (por terem cometido pecados leves).

“Santo e salutar pensamento este de orar pelos mortos. Eis porque ofereceu um sacrifício expiatório pelos defuntos, para que fossem livres dos seus pecados” (cfr. II Macab. XII, 41-46).

Tem na bíblia? – somente no apócrifo Macabeus.

Resolve alguma coisa? – Para quem morreu, ou para quem está vivo?

Para quem morreu – não resolve nada!

Para quem está vivo – talvez amenize o remorso de quem nunca fez nada para o morto quando este ainda vivia!

E no mais, tudo na mais santa paz!

***
Postou Márcio de Souza, no Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

10 COMENTÁRIOS

  1. Bom este artigo!!! mas o contexto de II macabeus 12.vvs a heresia e tanta que o autor(se asim podemos dizer)disse que aquelas mortes foi porque eles pecaram pela adoração dos idolos de jânia.Mais isso te garanto quem nem meus tatara,bisa e avós não sabiam.porque foram enganados como os adoradores de hoje que comemoram esta data sabe porque? ha!ha! os de hoje também não entenderam ou não querem entender Mt22.29 *errais,não conhecendo ás escrituras,nem o poder de DEUS*.

    E no mais, abraços.

  2. Tem controvérsia o assunto abordado.Qdo se diz que não se deve orar/rezar pelos mortos.A parábola do rico e de Lázaro desmente tal ensino dos 'teólogos de plantão' e seus 'fiéis' seguidores.O rico morreu e no infermo fêz oração em favor do irmão vivo,ou não ? Aqui é um 'morto' orando pelo vivo,ainda que sua petição foi negada,mas pai Abraão (Deus) ouviou e deu resposta.Pode um vivo orar por um morto? Poder,pode,ser atendido é outra conversa,tá? Então tá. Abraço com mel,sem pimenta do brother
    tito from brasília.df.

  3. Outra pergunta de um evento que os 'crentes' se recusam a responder.Pode um morto se relacionar com uma pessoa viva? A resposta do 'crente' é NÃO .
    Mas na Escritura temos Moisés (morto) conversando com Jesus (vivo).E depois de quase 1.500 anos Moisés pisou na Terra Santa,no monte da transfiguração,e ele foi proibibo por Deus de pisar (entrar) mas,a misericórdia de Deus dura para sempre,e Moisés aparece num bate-papo com o Vivo Jesus, tá? Ou não tà? Confere.
    Abraço com mel e sem pimenta,do brother Tito from Brasília,df.

  4. PRECISAMOS estudar as Escrituras.Nós erramos por não conhecer as Escrituras.A interpretação distorcida,omissa e confusa repetida mil vezes se torna 'verdade'.Dia dos finados,oração em favor dos mortos (missa 7 dia,culto in memorian),homofobia,pedofilia,escatologia e outros temas)deveriam ser matérias de estudo em grupo para esclarecimento.
    tito from brasília.

  5. Complicadinho esse mundinho católico. Por um lado tentam "quebrar o galho" de quem já morreu, com uma missazinha (saida la do meio pagão e travestida de “cristianismo”). Por outro lado pedem a outros mortos para ajuda-los nas dificuldades da vida, tais como: dividas para edvirges, motoristas para Cristóvão, matar dragão (sera que é mulher feia?) para Jorge, salvação para Maria, etc. Deveriam se decidir de uma vez, os vivos ajudam os mortos, dando uma mãozinha ou os mortos ajudam os vivos? (não se sabe como!). Durma-se com um barulho desses.

    Daqui a pouco vai aparecer um maluquete catolico tentando explicar o inexplicavel e achando cabelo em ovo e chifre em cavalo.

  6. Missa seja ela de que modo for,é um paganismo e não se deve levar estas manifestações em consideração.Ou cremos em Cristo vivo,ou andaremos 40 anos no deserto pois não está escrito?O meu povo prece por falta de conhecimento?quem perde tempo com ocultismo colorido?

  7. Tito esta confundindo toda a passagem do episodio do rico e de Lazaro e da transfiguração. O que o rico pede não se da por oração, o dialogo é cara a cara, com Abraão. Mesmo assim se advoga uma possibilidade para outro ir, no caso lazaro, o que termina em negativa com explicação explicita. Jesus narra possiveis dialogos, mas todos os envolvidos nestes estão em um mesmo lugar (ou plano como queira, não gosto muito de usar esta palavra, pois fica parecendo coisa de espiritismo).

    Quanto a Moises, Deus o proibiu de entrar no contexto do Pentateuco, por desobediencia a determinada ordem. Não significando que essa negativa seria eterna. E o que dizer de Elias que tambem aparece no contexto?

    Alguns teologos afirmam ser a passagem de autoridade da Lei (Moises) e dos profetas (Elias) tendo Jesus como receptor de ambas e Deus como Autoridade Suprema dirigindo a Cerimonia.
    Creio que tenha algum fundamento teologico, ja que todas as coisas na vida de Jesus apontam sempre para um cumprimento profetico, ou similaridade com o cordeiro para o sacrificio.

    Por exemplo, o batismo de Jesus feito por Joao Batista. Poderia qualquer outro batizar Jesus?
    Joao Batista teria essa autoridade e linhagem sacerdotal para lavar o Cordeiro de Deus (ja que o batismo de Jesus jamais poderia indicar sepultamento de pecados).

    Agora uma perguntinha bobinha… QUEM BATIZOU JOAO BATISTA?

  8. Luc 9:59-60 E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.

    Jó 14:10-15:

    “Mas o varão vigoroso morre e jaz prostrado;

    E o homem terreno expira, e onde está ele?

    11 As águas deveras desaparecem do mar,

    E o próprio rio se escoa e seca.

    12 O homem também tem de deitar-se e não se levanta.

    Não acordarão até que não haja mais céu,

    Nem serão despertados do seu sono.

    A respeito da foto ae em cima Jesus não ta mais cruz ele venceu a morte e esta vivo e REINA e reinara para sempre, mais uma Coisa idolatria é abobinavel aos olhos do Senhor!

    Prestar culto aos mortos, isso não muda nada a salvação e individual.

    Quer fazer alguma coisa faça para a pessoa em vida.

    Que Deus abençoe a todos!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui