Discípulos ou prosélitos: O que as igrejas tem se dedicado a fazer?

14
770
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Bruno Saavedra

Há cristãos que são partidários aguerridos, que defendem com unhas e dentes aquilo que acreditam ou aquele grupo do qual fazem parte. Esse tipo de seguidor é aquele buscado pelos fariseus mencionado por Jesus em Mateus 23:15:

Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês

A versão J.F. Almeida Revista e Atualizada usa o termo prosélito, em vez de convertido. Prosélito vem do grego proselutos e significa “aquele que chegou, estranho” (Dicionário Vine). Em contraste, encontramos outro termo no Novo Testamento: discípulo. Este termo ocorre ocorre 257 vezes no Novo Testamento. Segundo o Easton’s Bible Dictionary, um discípulo de Cristo é alguém que (tradução nossa):

Acredita nos ensinos de Cristo, crê em seu sacrifício, recebe seu espírito e imita seu exemplo.

Assine o Blesss

Proselitismo versus discipulado

A diferença nítida entre um prosélito e um discípulo, a meu ver, é sua disposição em aprender. Um prosélito (a partir da acepção de Mateus 23:15) tem fé cega. Segue alguém sem questionamento e seu mestre gosta disso. É um indivíduo que crê somente, tem pouca disposição em questionar. Vê em qualquer atitude de questionamento e dúvida uma atitude de rebeldia. Partidos políticos gostam de prosélitos (vulgo militantes). Verdadeiros mestres não.

Verdadeiros mestres gostam de discípulos. Discípulos são aqueles que têm sede de conhecer. Questionar não é visto como rebeldia, mas como a busca sincera de um coração que quer a verdade. Discípulos são alunos, amam aprender e vivem buscando formas de praticar a justiça.

Jesus nos mandou buscar discípulos (Mateus 28:19).

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo

Jesus não nos enviou a conquistar prosélitos. Jesus não quer em sua igreja “vaquinhas de presépio” ou “papagaios de pirata”. Ele deseja que aqueles que O seguem sejam alunos e professores ao mesmo tempo. Jesus quer ver seus filhos como leitores atentos de Sua Palavra e não seguidores cegos de lideranças religiosas que só sabem manipular suas mentes e seus corações. O Senhor deseja homens que pratiquem a justiça, amem a fidelidade e andem com Ele em humildade (c.f. Miquéias 6:8).

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

14 COMENTÁRIOS

  1. Benção o artigo!

    Creio muito nisso, acho que os ensinamentos humanos são ferramentas que nos conduzem a um raciocinio correto. Porém a base de nossa estrutura e vivência cristã baseia-se de nossa fé nas escrituras!!
    Só a graça sobre as nossas vidas! Tem pessoas vivendo com a igreja de Corito, somente formando facções: "Eu sou de Arminio, eu sou de Calvino, eu Sou de Wesley" Só a graça!!

    Abraço

    Blog Emunah

  2. Bem, se o cristão conhece a Palavra, hoje em dia, do jeito como estão indo as igrejas, ele terá que guardar o conhecimento prá ele, pois se for querer trazer tudo a luz da Bíblia, a maioria dos pastores vão fazer frente a isto, porque a safadeza está demais em distorcerem a Palavra, e isto está partindo do púlpito das igrejas. Uma irmã disse prá mim: não podemos falar os erros das igrejas, eles não querem ouvir, temos que deixar prá lá. Há um esquema do diabo montado para colocar mordaça no rebanho para a distorção cada vez mais dar continuidade. Conclusão: se a gente for fazer como os bereanos, certamente seremos rejeitados. Estamos em outros tempos. A igreja está corrompida. Está cega porque a maioria dos líderes estão cegos. A igreja está cada vez mais com a cara e o proceder dos homens mundanos. Já ouvi de um pastor que tem que ser o que ele quer. Se formos exigir como está escrito na Palavra mesmo, teremos que fazer cultos domésticos somente.

  3. Jesus disse em Mt-28/19. ide a ensinar as nações,no vers.20 ele completa dizendo :Ensinando a guardar todas as coisas q vos tenho madado.Será q os MESTRES)estão realmente ensinando o q ele madou-nos fazer,ou o que melhora a situação dos lideres principalmente na área financeira?O que temos visto escandalosamente acontecer,pricipalmente na tv, co om os Doutores em atitudes com as de Geazi???Um deu$ capacho q fará tudo eelitizando o seu povo.Calaro q não.Estamos diante de um fóco de traficantes de bençãos tão ou mais vanais do que os que a policia está à tras,pois não conhecem o cap.10vers.08…Mas só,$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.

  4. Os mensageiros de Cristo da igreja primitiva não eram como os de agora. Eles não viram na atitude dos bereianos, um ato de rebeldia. Hoje, muitos não querem que a verdade seja pregada porque têm medo que as pessoas vão embora, deixando eles sem os dízimos e as ofertas tão cobiçados. É interessante e benéfico para os bolsos de muitos não contarem a história como ela é. Agora, eles também fazem pregações combinadas, para que venha o rebanho pensar que é o Espírito Santo confirmando a "vontade de deus" na igreja. Mais uma safadeza da cachorrada. Este esquema está realmente acontecendo em muitas igrejas. No seminário de Daniel Mastral ele também fez comentário sobre este esquema infernal – pregação combinada.

  5. Da ultima vez que perguntei sobre liderança na minha 'célula', a lider disse que ia rasgar o evangelho, e eu ainda nao consigo entender porque as igrejas ensinam que um discipulo deve querer ser igual ao seu lider (sim, eu ja ouvi isso). É uma pena, e as vezes eu me sinto um pouco rebelde por nao querer ser manipuladora nem "crente chata", por querer ser realmente diferente em Jesus.
    Dai a gente desanima, e até pensa em se tornar um crente solitário, como foi falado em um dos posts aqui mesmo desse blog. Sinceramente, é pela graça de Deus que eu ainda continuo – e eis que estou no ministério de louvor da igreja em que congrego, imagino como estariam os crentes (nao os prosélitos, claro). Conversando com um afastado da minha igreja nesses dias, eu percebi o quanto umas das lideres da igreja manipula o namoro, principalmente das recém convertidas. E ainda tenho que ouvir coisas do tipo "minhas discipulas sao muito crentes, por isso…". Já que o post foi um grande esclarecimento, peço que me ajude, não sei o que devo fazer, mas tenho orado para que Deus tire o "humanismo" de minha igreja.

    p.s.: já me senti inclusive discriminada, pois alguns proselitos já pregaram na igreja e são estimulados e exercer certas funções em que eu nao sou cogitada.

  6. Têm igrejas que os pastores não gostam que suas ovelhas conheçam a Bíblia, eles têm medo. Eles só querem que o rebanho coma na mãos deles, da maneira que eles interpretam a Palavra. Fiquei sabendo através de alguns que estava tramitando nos bastidores de algumas igrejas, fazer uma lei para que as ovelhas de um cercado não possa sair para outro cercado. Não sei se já desistiram da idéia. Karaca! É demais, se for verdade! Vão ser picaretas assim lá na casa do diabo!

  7. Maravilha, irmão. Copiarei para o meu blog e linkarei com o púlpito.

    Sem questionamentos não ha aprendizado.
    As maiores descobertas cientificas no mundo foram conseqüências de questionamentos profundos, se não fosse assim, hoje andaríamos em carroças de madeira com rodas quadradas de pedra.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui