Uma mão lava outra: Quando Deus vira máquina de refrigerantes

27
39
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A barganha com Deus nas igrejas neopentecostais e nas oraçoes dos crentes

Por Yago Martins

Quando vi, quase não acreditei. Aliás, eu não teria acreditado se não tivesse visto. Era um envelope para por ofertas. Havia, em letras garrafais, sobre um fundo vermelho: “Grande campanha da prosperidade”. Em meio a uma nuvem de versos descontextualizados, estava um espaço para por o valor da oferta. No verso do envelope havia: “Senhor, eu quero:”. Como em uma prova de múltipla escolha, tinha várias opções para marcar, como prosperidade na saúde, emprego, aumento de salário, geladeira, fogão, forno microondas, jogo de cozinha, jogo de sofá, calçados, roupas, computador, sítio e outros.

Ah, meu irmão, eu fiquei louco. Sabe quando o zelo pela Palavra se mistura com nossa carnalidade? Foi exatamente isso. Eu queria bater muito no pastor da sinagoga de satã que promoveu essa campanha. Mas que doideira! Como alguém pode viver algo assim e ainda por cima chamar isso de cristianismo? Como alguém pode fazer um “toma lá, da cá” com Deus? Eu dou minha oferta, marco a opção de minha preferência e recebo o que quero, como numa máquina de refrigerantes. É como dizem, sabe… uma mão lava a outra. Nós damos a Deus nossa semente e Ele nos dá os acres de terra. É a barganha santa…

Sabe, diante de tudo isso, existe algo que me incomoda muito. Quando eu olho para dentro de mim e analiso minhas orações, percebo que eu também tento barganhar com Deus. Não que eu dê dinheiro em troca de bens, mas, muitas vezes, eu entrego minha oração a Deus com o único intuito de receber algo em troca. Às vezes eu vou a Deus não para ter comunhão com Ele, mas apenas para pedir por alguém ou por mim, independente do relacionamento paternal que deveríamos ter. Não para adorá-lo incondicionalmente, mas por que eu quero algo e, mesmo di-zendo “que seja feita a sua vontade”, tenho que a oração é o preço para conseguir. É como di-zem, sabe… uma mão lava a outra.

Claro que existem proporções a considerar, mas quando eu olho com cuidado, vez por ou-tra não vejo muita diferença entre minhas orações e a “Grande campanha da prosperidade”. Pa-rece que a vontade de pagar por algo já vem na má natureza humana e isso corrompe até nossas orações. Lutar contra o sentimento de orar apenas por um fim tem se tornado minha luta diária. Agora, antes de dobrar meus joelhos já sabendo por quem ou por que orar, tento me relacionar com meu Senhor, sem esperar nada em troca. Espero que Deus continue operando no meu coração e me levando a adorá-lo incondicionalmente. Não apenas pedindo benção para mim ou para outros, mas sendo filho. E como filho, me relacionando com meu Pai. Não quero dar mi-nha oração a Deus e, inconscientemente, marcar quais bênçãos eu quero receber. Que Deus nos dê força para rasgar o nosso envelope para ofertas e substituí-lo por uma comunhão real e vida com aquele que nos ouve e conhece nossas necessidades.

***
Yago Martins é colaborador dos sites VoltemosAoEvangelho, Teologia e Vida e amigo da galera do Púlpito Cristão.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

27 COMENTÁRIOS

  1. entendo perfeitamente sua indignação e tbm acho o mesmo…existem pessoas na igreja que estão interressadas apenas em bens e mais bens e esquecem do sangue,da cruz, da vitoria que foi conquistada e do grande tesouro que recebemos, a salvação, que cá entre nós vale muito mais do que um computador, calçados!!!!!!!
    e ainda se dizem critsãos!!!! Cristo jamais fez barganha com ninguem!!!

  2. O meu fio!
    Ocê tá muito intrangigente!
    Nóis num sabe iscrevê dereito,
    por isto eles põe os quadradinho
    pra nóis vê o qui nóis qué sô!
    Aporveita e ponha lá tumem o
    seu pedido, aposto que o cê num
    pensou num trem deste!
    Isto é só prus missónaro
    qui é ungido.
    Num toca neles não em!
    Eles é ungido do Senhô!

  3. Paz do Senhor!

    Yago,

    Fui tremendamente edificado por uma palavra sua que ouvi no voltemos ao evangelho que falava do homem que orava "de si-para-si". ouvi também uma palavra do Èd rené kivitz q falava "a razão de orar", ou , "porquê orar". Fui muito edificado.

    1º porque Deus não é um ser passivo e nós devemos orar até " mover os céus " como se Deus fosse o ser passivo e nós os seres ativos no relacionamento.

    2º porque Deus trabalha o tempo todo e nós somos chamados pra cooperar com Deus com aquilo que ELe faz independente de nós.

    3º se não respondermos o chamado, com certeza ELE levantará outros para cooperarem!

    Saber que Deus conhece as nossas necessidades não nos exime de orar pelas nossas e dos nossos irmãos.

    Vejo que no meio evangélico sempre existe os extremos. Ou é oito ou é oitenta!!!

    1º EXTREMO

    Sempre existiu o extremo daqueles que não querem ser pragmáticos, ficam de braços cruzados esperando a chuva cair do Céu e regar a igreja. Negligenciam a oração pela igreja, por conversões e pelas necessidades do povo. A bíblia diz que a Igreja é " Lavoura de Deus ".

    "Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus."
    1 Coríntios 3:9

    Lavoura é diferente de floresta. a floresta só depende de chuva do céu… já a lavoura necessita da ação do homem,de trabalho árduo. E isso não é pragmatismo, é cooperação!

    2º EXTREMO

    È esse Evangelho de resultados e prosperidade financeira.
    Pessoas que querem bater metas e produzir para se auto-promoverem!
    Acham que evangelizar é chamar as pessoas para verem o quanto Deus as enriqueceu !!!

    Igrejas assim não sabem o que é graça – o favor imerecido de Deus.
    Não oramos, não jejuamos, mas mesmo assim Deus fez… porque Ele é bom e sua misericórdia dura para sempre!!!
    È o evangelho dos Super Crentes!!!

    que o Senhor nos livre de todo engano!

    Rodolfo Coelho

  4. Será que Jesus faria igual a muitos hoje que dizem:

    "Pelo menos estão pregando o evangelho …"

    ou entraria no templo descendo a ripa?

    Pra mim tá muito claro que a situação é a mesma. Ao invés de levar animais para o sacrifício, estão dando dinheiro. Ao invés de receber o perdão pelos pecados, estão comprando bens.

  5. Barganha santa…
    Pior mesmo é no envelope: "EU QUERO"
    Tem cristão que não se toca, quem é você 'meu irmão' pra exigir algo de um DEUS que deu a vida do próprio filho por voce? SE TOCA!

    Eu queria mesmo era saber se dependendo do valor da oferta quantas opções eu poderia marcar… Sabe lá né? Deve ter um limite, não é?

    Engraçado, tem uns versículos bem 'adequados' que esqueceram de colocar:

    "Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6. 31-33

    Tenha misericórdia do Teu povo, Senhor!

  6. A Deus é Amor localizada no centro da cidade onde moro foi forçada a fechar as portas (e mudar o endereço eu acredito) porque o dono do espaço o vendeu e a igreja não teve dinheiro para comprá-lo. A igreja estava ali desde que eu me possa me lembrar e nunca compraram o imóvel.

  7. Em se tratando de (Deus é amor),uma das pioneiras,na cafagestagem da extorção luciferiana dos pobres incultos,Deus vai apenas arrotar e estes vagabundos sem moral estrão na mais desgraçada situação de todas as maçonarias evangélicas,assim como Valdomiro o PAGÉ,$ila$ Mala and Berro$,Jabes saco de extrume,Sônia mão leve e seu cãozinho da Laudicéia eo Edir Abortivo,ou Mr.F´cepis,tudo isto prova que o povo gosta de se …Igreja evangélica hoje é só $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$4,o resto ,vergonha oura,o Brasil é a nação eleita por Geazi o mão leve desde os remotos profetas,o diabo caiu como um raio em Braslia mais provavelmente…

  8. Entre outras promessas nas Escrituras está uma que lemos e fazemos de conta que não entendemos,e ou não queremos entender – mas está lá nas Escrituras : " No mundo tereis aflições…",e nós só lemos com simpatia a segunda parte:" tende bom ânimo,EU VENCI O MUNDO". JOÃO 16.
    VOU repetir: No mundo tereis aflições,está valendo e está em vigor,quem disse ? Jesus o Senhor da Glória que não muda,nunca,nunca,nunca.
    Tá? Então tá. Tito from Brasília.

  9. MAIS UMA DOS VAGABUNDOS DO CHAMADO PULPITO CRISTÃO QUE NÃO TRABALHÃO E CRITICA QUEM ESTA TRABALHANDO VCS SÃO MESMO UNS VAGABUNDOS QUE QUEREM GANHAR AS COISAS DE DEUS SEM FAZER NADA QUEREM FAZER UMA SIMPLES ORAÇÃO E SEREM ABENÇOADOS. DEUS NÃO E EMPREGADO DE VCS. REPITO VCS SÃO VAGABUNDOS QUE NÃO QUEREM TRABALHAR MAS SOMENTE CRITICAR QUEM ESTA FAZENDO

  10. Como o discurso, as práticas e a "taiobalogia" se igualam, Davi Miranda e Valdomiro Santiago deveriam usar as mais modernas estratégias de mercado e constituir uma "joint venture". Vejam no que daria a fusão dos dois ministérios:

    Igreja Mundial do Poder de Deus é Amor!

    Sensacional?

  11. A busca por bens, ao invés da busca pelo abençoador, já atingiu limites insuportáveis.

    Contudo, não podemos esquecer que no relacionamento com o Pai, o filho pede sim, pois depende Dele.

    Não vamos levar para o outro lado da moeda, e esquecer a Bíblia. O próprio Jesus nos ensinou a pedir "o pão nosso de cada dia".

    O problema é o exagero.

    Lembram dos 10 leprosos, após conseguir a cura, somente um voltou para adorar.

    Se ensinamos que a igreja é um lugar de receber curas e bençãos, o que faremos quando as recebermos? Iremos embora, pois já conseguimos o que queriamos.

    Agora, se nos ensinam que devemos a buscar a Deus, podemos nos casar, receber cura, comprar carro, e continuaremos tendo um grande motivo para continuar na igreja: o próprio Deus.

    Continuar na igreja é forma de falar, pois Somos Igreja!

    Vamos combater o engano, mas radicalizar e esquecer da Bíblia. Deus é Pai que dá, sim. Mas Ele é Pai que sabe o que devemos receber.

    Grande abraço.

    Tiago.

  12. É interessante observar as opções que o envelope NÃO apresenta: esperança de vida eterna, felicidade familiar, vida significativa, senso de propósito existencial, humildade, paz mental, dignidade, compaixão, fé, conhecimento bíblico…

    Claro que um envelope com opções como estas daria um baixíssimo rendimento!

    Através de suas ações, essas pessoas estão pedindo o que realmente merecemos: a destruição eterna. E vão receber se não se arrependerem.

    Mas também luto para que minhas orações não sejam como deste envelope.

    Muito bons vários dos comentários, em especial o do Rodolfo Coelho.

    * * *

  13. Há uma grande diferença em "apertar" Jesus e simpselmente tocá-lo. no caso da mulher do fluxo de sangue, que tocou em suas vestes, precisamente na orla, Jesus notou isso enquanto a multidão o "apertava". os discípulos ainda disseram ter muitas pessoas mas o Mestre disse: "Sei porque de mim saiu virtude."

    Jesus sabe quando o tocamos e simplesmente o pressionamos. E no caso daquela mulher, ela tocou na orla de suas vestes, provando que para subir, é preciso descer.
    Na mesma oportunidade disse a Jairo: "Não temas. Crê somente".
    Temos um Deus interessado em nos capacitar para crescer, prosperar, e não em nos deixar milionários sem nenhum esforço.

  14. A famosa "teologia da prosperidade" em ação…
    Concordo quando o irmão diz que todas as nossas orações de um modo ou de outro se tornam uma espécie de barganha com Deus, no entanto, não podemos esquecer que a própria palavra de Deus diz: "Clame a mim e responder-te-ei.". O Senhor espera que lhe contemos as nossas necessidades em nossa oração, mesmo ele já sabendo o que necessitamos antes mesmo de pedirmos, o clamor faz parte da fé do Cristão. O problema são as pessoas que distorcem isso e esquecem do que o irmão do comentario mais acima citou "neste mundo sofrereis aflições" ou até "vinde comigo sofrer as aflições do bom soldado de Cristo". Este evangelho que muitos pregam está transformando cristãos em crianças mimadas, aquelas que choram, esperneiam e o pai dá o que elas querem, só que com Deus as coisas são um pouco diferentes.
    Não existe nenhum problema em querer prosperidade, o problema é quando o Evangelho deixa de ser da salvação e da Graça de Cristo para se tornar uma mera moeda de troca por favorecimentos divinos nesta vida.
    Prefiro continuar sendo um cristão a moda antiga, busco a prosperidade, mas me alegro com aquilo que Deus me dá e glorifico ao meu Senhor pela minha salvação, que é a maior benção que Deus poderia ter me dado….
    Deus abençoe.

    o-cristao.blogspot.com

  15. Eu acho que realmente o modo como esse envelope foi feito causa um apéssima impressão, mais parece um catálogo de pedidos de fast-food!
    Eu não sou contra reuniões de campanhas aonde a pessoa começa um propósito e EM AGRADECIMENTO A DEUS E GENEROSIDADE PELA OBRA , deposita um oferta. Eu mesma já participei de várias campanhas em prol de um objetivo e DEus me respondeu de forma maravilhosa! Tudo deve ter equlíbrio!

  16. paz Leonardo, E todos do Púlpito!!!

    Ganhei praticamente todos esses itens que estão relacionados nesse " Senhor eu quero " da campanha da prosperidade quando me casei há 3 meses atrás! Só não ganhei o Sítio, o Aumento de Salário, e O Emprego ( fiquei desempregado 20 dias antes do casório)e a máquina de lavar roupa!

    Eu e minha esposa, noiva, na época fizemos uma lista com nossos pedidos e oramos segundo filipenses 4.6
    "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças"

    A graaaaande diferença é que não fizemos nenhuma barganha com Deus.Oramos conforme Sua Palvra, e Ele que sabe dar boas coisas aos que O pedirem nos atendeu graciosamente!

    Sugiro um estudo de todo o capítulo 4 de Filipenses porque é pertinente ao assunto.
    Bendito seja o Senhor Deus que nos dá graciosamente com Seu Filho todas, digo todas as coisas!!!!

    Rodolfo Coelho

  17. Agora, eu vou dizer uma coisa a vocês: de vez em quando eu frequento as reuniões da Deus é Amor. Eles não ensinam ao povo a Bíblia como deveriam ensinar, há desvio doutrinários, sim, mas são dedicados a oração, e o pr David Miranda prega muito sobre a preparação do povo para a segunda vinda do Senhor. Deus tem operado muito neste ministério, com curas e libertações extraordinárias. Já fui curada neste ministério, e tive outras experiências maravilhosas com Cristo lá.

  18. As distorções doutrinárias estão presentes em TODAS AS IGREJAS, umas mais, outras menos, e, percebo que a cada dia as igrejas estão se afastando da sã doutrina.

  19. A paz a todos que acompanham este blog de uma forma direta ou indireta. Concordo com a postagem do querido irmão quando trata deste assunto absurdo que vem assolando a igreja do Senhor nesses últimos dias . Infelizmente descobriram que o povo de Deus é muito solidário quando diz respeito a ajudar com suas finanças os projetos de suas igrejas. Porem infelizmente estão usando de má fé a boa vontade do povo de Deus. Descobriram um caminho mais fácil pra ser enriquecerem a custa do povo evangélico. Muitas das vezes vejo muitos comentários de difamação aos políticos porem em minha opinião os pastores das barganhas estão fazendo o pior. Isso é uma vergonha; o que nos conforta, é saber que naquele grande dia do julgamento muitos irão se decepcionar.

  20. Leonardo:

    Concordo com você.

    Claro que a esperança de vida eterna não poderia ser oferecida como produto, não foi isso que eu quis dizer.

    Visava destacar que o chamariz dessas igrejas não são valores espirituais e sim materiais e mundanos. Os fornecedores oferecem aquilo que os clientes desejam.

    Abraço!

    * * *

  21. A grande tendencia está se concretizando:muitas igrejas denominadas pentecostais se venderam para a teologia da prosperidade.Oro pelos novos rumos da igreja e como disse o ED R. "na pior das hipotesses espero não atrapalhar o que Deus ira fazer".

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui