Ronaldo Lidório: Apóstolo brasileiro

26
88
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.


Por Leonardo Gonçalves

Eu acredito em apóstolos. Ao contrário do que alguém pode pensar, sempre cri em apóstolos. Se cresse de outro modo, jamais teria deixado meu país aos 18 anos de idade para peregrinar entre povos e cidades da América Latina, sem promessas financeiras e, a princípio, sem nenhum envio formal, levando apenas a convicção do meu chamado.

É claro que não creio no moderno movimento apostólico, importado da teologia Mórmon e pregado pelos arautos oriundos da outra América, a “próspera”. Não creio em apóstolos canônicos, cuja Palavra seja autoritativa e inspirada no mesmo grau dos escritos de Paulo, Pedro e os demais escritores bíblicos. Também não creio em apóstolos que fundam igrejas fazendo divisões, que negociam “coberturas” a pastores caídos que foram excluídos de suas denominações, que pregam prosperidade fácil e são presos com dólares na bíblia ou na cueca. Estes eu não engulo!

Contudo, a existência do falso não anula o verdadeiro, antes, o confirma. E considerando o sentido etimológico da palavra apostolo (no grego, “enviado”), posso dizer que ainda existe tal ministério. “Ele mesmo deu uns para apóstolos…”

Diferente dos apóstolos modernos, os verdadeiros apóstolos contemporâneos são humildes, anônimos, e detestam holofotes. Muitos se consideram indignos do título, e preferem ser chamados de pastor ou de irmão. Agem assim porque sabem que o único título de que são dignos é o de “aprendiz de servo inútil”, pois não fizeram tudo o que lhes foi mandado.

Assine o Blesss

Ronaldo Lidório é um líder que tem o dom de converter teologia em práxis, exatamente como deve ser. Ele é um daqueles pastores que enchem nosso coração de esperança, e nos fazem enxergar que a igreja de Cristo transcende aos escândalos, abusos e descalabros tão comuns na igreja contemporânea. Ele (presbiteriano) é a prova de que ser cheio do Espírito Santo não é falar em línguas desconexas pré-aprendidas, mas viver uma vida frutífera para a glória de Deus.

Lidório é o apóstolo Brasileiro. Suas credenciais apostólicas são os convertidos rebeirinhos do Brasil, Makandá e Labuer e mais de 40 pastores Konkombas. Sua carta de recomendação às igrejas? Seis mil convertidos entre aquela etnia.

Que a vida de Ronaldo e Rossana sirva de desafio para mais jovens serem missionários e lingüistas entre povos não-alcançados!

***

Não conheço Ronaldo pessoalmente e escrevi este texto sem consultá-lo. É bem provável que ele, ao tomar conhecimento da publicação, rejeite o título ou faça algumas ressalvas. Coisa de apóstolo… 🙂
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

26 COMENTÁRIOS

  1. Leonardo,

    Eu também creio em apóstolos, tais os Ronaldos Lidórios. Apóstolos sem o título. Aliás, títulos são homenagens que não dizem nada, quando dissociados das ações que lhes dão origem.

    E mais, sem qualquer rasgação de seda – coisa que não faz parte mesmo da minha prática – parabenizo a você que, desde tão novo, partiu rumo ao desconhecido com o único intento de propagar o verdadeiro Evangelho de Cristo. Parabéns e que Deus esteja com todos vocês, missionários desapegados das comodidades deste mundo, abnegados e que vivem para o Senhor.

    Que Deus nos ajude a sermos de fato servos, quando somos tão falhos e miseravelmente levianos diante da perfeição de Deus.

    Grande abraço.

    Ricardo.

  2. Filosofo Calvinista,

    Era pra assustar mesmo! 🙂

    Abraço,

    Leonardo.

    Renato Jr,

    Fui lá conferir. Que simplicidade! E que sabedoria… Por isso disse que Ronaldo é apóstolo! 🙂

    Que a vida dele sirva para envergonhar os Hernandes e Terras Novas, e desperte no coraçao dos jovens o verdadeiro "zelo apostólico", de proclamar o evangelho com pioneirismo e sem medo.

    Paz e bem.

    Ricardo Mamedes,

    Até hoje fiz menos do que me foi mandado, logo, nem para servo inútil eu sirvo. Nao fosse a graça de Deus, eu nada faria (Nele nos movemos e somos – disse Paulo).

    Soli Deo Gloria,

    Leonardo.

  3. Quando vc o conhecer pessoalmente certamente a próxima postagem será o triplo dessa kkkkkkk

    o cara é "o cara"

    Parabéns Leo! O Ronaldo e sua esposa são tudo isso e muito mais, pena que os mi$$ionários de hj em dia não o imitam…

  4. Pr. Leonardo

    Graça e Paz!

    Tenho te acompanhado algum tempo. E tenho sido ricamente abençoado pelos teus textos.

    Realmente, o nosso Ronaldo é um fenômeno tbm… :)É um servo raro entre nós.

    Mas não posso esquecer do anônimo servo de Deus Pr. Francisco Zappata, que vc bem conhece.

    Descobri que vc conhece o Zappata quando vi q vc é diretor do projeto PEPE e conhece a Missionária Rosilda.

    É um longa e linda história de "Deus-cidências" virtuais até chegar ao Zapatta, Rosilda e agora vc. Quero te mandar um e-mail te contando mais detalhes sobre isso…como faço? vc tem e-mail?

    Sugestão: Escreva sobre o Zappata. Ou vc já escreveu?

    Receba meu abraço amigo de mais um subversivo em nome do Evangelho puro, simples e genuíno de Jesus.

    Em Cristo, o enviado de Deus a todos os povos

    Jairo Filho

    http://www.blogdojairofilho.blogspot.com

  5. A paz do Senhor a todos..
    muito bom o artgigo apostolo Leonardo (rsrs)
    Creio pela bíblia, seguindo os princípios que ela nos tráz que o apóstolo seria aquele irmão, geralmente chamado de missionário, que vai em um lugar levar os fundamentos do evangelho, preparando discípulos, preparando obreiros, ensinado, batizando, visitando, levantando a igreja e preparando um líder para assumi-la, para logo ir a outro lugar começar de novo!…ufa…Só tendo a vocação de Deus mesmo. Porque se auto intitular apóstolo é muito fácil. Dificil é exercer o apostolado!

    Fica na benção apostolo Leo

    Blog Emunah

  6. Leonardo, Também creio em apóstolos contemporâneos que manifestem o sinal do apostolado como o Ronaldo, mas gostaria de saber se você tem de sua autoria ou se já leu alguma defesa teológica do apostolado contemporâneo.

    Paz e graça.

  7. Caro Leo:

    Muito acertada a análise sobre Ronaldo Lidório. Traz para o leito próprio o significado do verdadeiro papel do apostolado.

    Considero correta, também, a afirmação do Ricardo Mamedes. Embora você se reconheça um servo inútil (ufa, que bom!) pude acompanhá-lo por uma semana em Piúra, comendo do seu pão, dormindo no quarto de sua modesta casa, conhecendo os seus sonhos e vendo os frutos do seu trabalho.

    Mentes com outra visão diriam que você está perdendo o seu tempo pela bagagem intelectual que possui. Mentes que enxergam o que Deus quer dirão que você não tem a vida por preciosa, contanto que consiga pregar a Crito.

    Assim, deixo aqui o meu testemunho: quando a sua saga for contada, ao lado da Jonara e do Ravi, não será a de um apóstolo moderno, que vende unção e promete "cobertura" em troca do vil metal: será a saga do verdadeiro apóstolo bíblico.

    NEle, que me permitiu comer ceviche por alguns dias com você numa terra que clama pelos verdadeiros apóstolos!

  8. No Reino de Deus as coisas são sem noção!!

    O maior é o menor, o prazer pode ser encontrado no sofrimento, o mais forte é o que se diz mais fraco e o mais famoso é o menos conhecido!

    Oh Deus maravilhoso!! Transborda graça na vida dos humilde, sem precisão alguma de se assemelhar ao sistema do homem.

  9. ***
    Não conheço Ronaldo pessoalmente e escrevi este texto sem consultá-lo. É bem provável que ele, ao tomar conhecimento da publicação, rejeite o título ou faça algumas ressalvas. Coisa de apóstolo… :)(OLHA O LEONARDO QUERENDO GANHAR ELOGIOS DE QUEM ELE NEM CONHECE—)nasce de novo leonardo que um dia vc chega la

  10. Diane:

    Tive a oportunidade de ouvi-lo pregar ao vivo! Muito bom! Show…
    porém não show pirotécnico… show de argumentos, inteligencia e simplicidade….

    o admiro como socióloga (ele é colega antropologo)e como cristã.

    Sei que o campo científico muito ataca lídorio pela sua ação evangelizadora entre esses povos (pois """disvirtuaria a cultura local""")

    mas o dom do espírito – um ótimo linguista – o torna necessário entre os antropólogos! Como conhecer uma cultura sem entender a lingua???

    Show!

    O pouco que conheço dele posso dizer que é de fato um homem de Deus!

    Abraço,

    Diane

  11. Shalom!

    Concordo plenamente com este artigo. Ronaldo Lidório é uma exceção em nossa geração de pastores e igrejas com mania de megalomania. É triste também saber que "poucos" conhecem este missólogo, antropólogo, linguista, mas acima de tudo, servo de Jesus Cristo e da igreja.

    O Eterno levante outros "Ronaldos Lidórios"!

    Nele e para a Glória Dele, Pr Marcello

    http://www.davarelohim.com.br

  12. Cesar infelizmente pessoas como vc não entende o verdadeiro sentido do
    evangelho de Cristo!Meu caro Cesar Leornado escreve seus textos
    exercendo o direito que todos os cristãos tem em serem livres.
    Pena que em alguns grupos religiosos seus lideres impõem jugos
    ,doutrinas,costumes,que nada tem haver com o evangelho prendendo, e
    forçando os menbros a seguir os seus ideais que nada são alem de missões financeiras e ditatoriais,
    que amarram as pessoas a seus rebanhos e as tornam escravas dos fundamentos
    mesquinhos impostos por eles.
    Idalino

  13. Ronaldo Lidório é pra mim, e para muitos, refrencia de integridade. Humildade (certo irmão que hospedou ele disse que a humildade de Lidório 'dá até raiva' rsrsrs)
    Se temos alguém que deve ser ouvido nesse´país, junto a Hernandes, Sheed, e poucos outros, Lidório é a ponta dessa constelação, que cada vez diminui.
    Leonardo, parabéns, falar um pouco mais de santo do que de "demônios"!

  14. Cesa, vc leu em alguma parte do texto que a intenção do autor é ganhar elogios?
    Não, né!

    Essa afirmacao é sua Cesa e nao a do texto escrito pelo Léo.
    E mais cesa, sua opniao é tipica de pessoas que nao concordam com o texto, mas por nao poder refuta-lo desviam a atencao do texto para o autor do texto.
    Cesa, abra mão dos seus pré conceitos(conceitos que foram formados antes de se depararem com a verdade) e fique com a verdade. Isto é servir a Deus amigo.

    Alex

  15. Pastor Geremias,

    Como te disse na sala da minha casa, só perde algo quem tem algo para perder, e eu nao tenho nada. Tudo é de Deus.

    Sou muito grato pelo tempo que esteve conosco. Que Deus te use para abençoar as igrejas na américa do mesmo modo que abençoou a igreja em Piura.

    Soli Deo Gloria,

    Leonardo.

    Pr. Jairo,

    Rosilda trabalha comigo aqui em Piura com os jovens, e está plantando uma igreja em "La Península", no mesmo lugar onde funciona o PEPE.

    O pastor Zapata é um amigo especial, e certamente é um destes "apostolos" a que me refiro. Já postei vídeos e escrevi alguns insights sobre ele, e atualmente estou trabalhando em um artigo para a revista POVOS, onde nosso amigo será mencionado.

    Espero que isso gere mais recursos para a familia, e que ele ganhe mais intercessores.

    Uma dúvida: Rosilda sempre menciona um pastor Jairo, que ajuda o Zapata, e que estaria vindo ao Peru. Este Jairo é você, abencoado?

    Abraçao,

    Leonardo.

  16. PARA ALEX————
    NÃO ENTENDI, VOCÊ ME FEZ UMA PERGUNTA MAS VOCÊ MESMO RESPONDEU.—TEM DOIDO PRA TUDO MESMO——
    QUANTO AO SEU AMIGO LEONARDO, SO QUEM E BOBO NÃO PERCEBE QUE ELE USA A VIDA DOS OUTROS PARA CHAMAR A ATENÇÃO PARA ELE, JA QUE A VIDA DELE E NEM O TRABALHO DELE E CAPAZ DE FAZER ISSO POR SI,,POR ISSO VOLTA E MEIA ELE USA A VIDA DOS OUTROS PARA ISSO, E O PIOR VIVE SE CONTRADIZENDO ,A POUCOS DIAS VCS ESCULACHARAM OS PASTORES DA ASSEMBLÉIA DE DEUS,AGORA ACHA UM PARA PODER ELOGIAR,A VERDADE E VCS NÃO SABE DE QUE LADO VCS ESTÃO VCS SÃO OVELHAS PERDIDAS.VIVE A PROCURA DE UM PASTOR SALVADOR DA PÁTRIA,PARA APOIAR SUA FÉ E CONVICÇÕES,COMO OS CATÓLICOS PROCURAM UM SANTO MAIS FORTE VCS PROCURAM PASTORES MAIS DIGNOS DISSO OU DAQUILO, LEMBRE-SE O AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ E JESUS.ATITUDES COMO A DO LEONARDO E DE MUITOS,QUE POSTAM,ARTIGOS AQUI E DE PESSOAS CHEIAS DE INFORMAÇÕES MAIS VAZIOS DO ESPÍRITO DE JESUS, A POUCOS DIAS LI O ARTIGO DE UM QUE DIZ QUE SER PASTOR E UMA DROGA,AI FICO PENSANDO COITADO DAS PESSOAS QUE ESPERAM DELE UMA PALAVRA DE VIDA POIS ELE ACHA A VIDA DELE UMA DROGA! —-(LEMBREM-SE EM NENHUM MOMENTO CRITIQUEI O TRABALHO DESTE PASTOR RONALDO POIS AS PALAVRAS E O TESTEMUNHO DESTES JOVENS QUE ESTÃO COM ELE MOSTRA QUE ELE E HOMEM DE DEUS) –ASS:CESA—(PÕE ESTE COMENTARIO A VISTA)

  17. Tem que saber diferenciar as coisas, nem todos os que eram apóstolos, eram discipulos. Prefiro o que Jesus mandou fazer ou seja, discipulos…

    Fábio

  18. ser apóstolo é ganhar as vidas, sem competição, mas Leonardo gonçalves deves se inteirar melhor antes de falar! o Ap. Rene Terra Nova preside uma igreja de mais de 30 mil membros, se ele quisese ele teria uma igreja em cada cidade do Brasil, mas ele entende que seu ministério é fortalecer as igrejas que já estão nessas cidades, lhes dando apenas uma estratégia como muitas que existem, para que o reino cresça, acho que voce nunca o viu pessoalmente, esta baseado no que ouviu, e muito mal ouvido! apóstolo significa "enviado" desconheço alguém que percorra o Brasil como este homem…

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui