Manifesto evangélico ou manifesto de “alguns” evangélicos?

70
694
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Gutierres Siqueira

Assine o Blesss
Alguns pastores que votam em Dilma Rousseff assinaram um manifesto em apoio à candidata petista. (leia aqui: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N3315) Até aí tudo bem, pois estamos em uma democracia e as pessoas votam em quem desejam. Mas qual é o grande problema do manifesto? O texto começa dizendo:

Nós, evangélicos e evangélicas, brasileiros, eleitores e cidadãos comprometidos com a verdade e a justiça, manifestamos profeticamente as nossas rejeições e defesas diante da onda de conservadorismo que se abateu sobre o país nesse processo eleitoral.

Ora, quem deu o direito a esses pastores de falarem em meu nome e no seu nome. Ora, sou evangélico e não me sinto representando pelo pensamento desse manifesto. Ninguém pode falar “em nome dos evangélicos”. Portanto, é vergonhoso o título “Manifesto Evangélico”.

E o manifesto ainda insinua que Dilma Rousseff é vítima de boatos. Ora, tirando aquele boato de que ela teria falado que “nem Cristo tira minha vitória”, todo o resto é verdade. Falar que a posição pró-aborto é “mentira de internet” simplesmente brinca com a inteligência das pessoas que já acompanharam as entrevistas da ex-ministra. Por que ela não assume o que pensa? Seria mais digno.

O manifesto defende o “fortalecimento do Estado laico”. Ora, os evangélicos que são contra o petismo e seus métodos por acaso sonham com uma teocracia cristã-evangélica? Que acusação mais ridícula. Eu sempre falei: O Estado deve ser laico, nunca religioso, nem secular. Deve respeitar todas as religiões e os não religiosos. Não deve privar a fé de manifestação pública e nem impor um credo para a nação. O Estado laico conversa com ateus e cristãos, não exclui ninguém. Mas pelo jeito tem evangélico que sonha com um Estado onde a fé é jogada fora da arena pública.

Deixo aqui meu protesto.

***

Gutierres Siqueira é bacharelando em Comunicação Social-Jornalismo e editor do blog Teologia Pentecostal.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

70 COMENTÁRIOS

  1. Concordo.
    Pra ser honesto estou enojado com os dois lados da campanha.
    É claro que os temas apoiados pelo PT, e não somente o aborto, me levam a votar em qualquer outro candidato, no entanto vejo nestes últimos dias manobras políticas, falsidade, disque me disque dos dois lados.
    Como eu gostaria que nosso verdadeiro Rei, aquele que vai reinar em glória e transformar esta baderna em um reino de paz e retidão viesse logo.
    Maranata Senhor Jesus

  2. Esse Blog não é sério, se fosse não estaria manifestando sua predileçâo por um candidato em detrimento da outra parte.

    Sou cristã mas não sou otária, esse negócio de quem é cristão não vota no PT, é conversa de alienado político que não tem consciência histórica, ou melhor, nem se lembra do que comeu ontem.

    Então quer dizer que Serra preenche todos os requisitos cristãos para que eu nele vote ?, essa conversa eu já conheço, pena que esse Blog pensa que todos os evangélicos são massa de manobra.

    Sou presbiteriana e voto em Dilma na graça de Deus com consciência cristã, me dá licença por favor.

    Serra é o candidato de Malafaia, o "profeta", há nesse vocês acreditam ?

    Dilma lá, uma grande história, Dilma lá nasce a esperança……….

    Estou livre, sem cabresto religioso, diante de meu Deus posso votar com liberdade e consciência.

  3. Desculpe, amado, mas você precisa ler melhor o manifesto.
    Em primeiro lugar, o Manifesto é assinado e aqueles que concordam precisam assinar! Então os evangélicos tem nome. Se teu nome não está lá, fique tranqüilo! Quer dizer que você não concorda com o manifesto!! Aliás, nem com a ética ali declarada!!
    Tem gente que gosta de campanhas políticas sujas, e de ataques pessoais; e que deixa de lado as propostas para um Brasil melhor!!! (não sei se e o seu caso).
    Outra coisa, o evangélico é um termo genérico, e pode ser utilizados sim, de forma genérica, distinguindo das denominações, e, afirmo-lhe que não é um manifesto católico, budista ou muçulmano. E, também, não é anônimo, mas passível de adesão!!! Se seu nome não está lá, fique tranquilo, saberemos desde já que não manifesta o mesmo pensamento ético.
    A ética e o equilíbrio deveria prevalecer em nossos comentários, mas vejo pelas suas manifestações no twitter, que você não está preocupado com ética. Parece-me que alguns pensam como aqueles inconsequentes, que dizem: "não temos nada a perder, quanto pior, melhor".
    Ah! Não vi nenhuma menção do nome Dilma no manifesto. Você precisa ler o manifesto completo primeiro e não só as primeiras linhas.
    E, ainda, mais, sua colocação é suspeita, pois votas no Serra, e digo, lhe respeito, por isso.
    Mas, repudio toda forma de taxar os que têm outra preferência. O que você faz neste artigo.
    Na sua afirmativa de reafirmar a democracia, acaba sendo o oposto, apresentando uma ditadura "branca" em seus pensamentos.
    Ora, o manifesto é direcionado ao público em geral e não aos evangélicos. É uma carta aberta daqueles que desejam um processo democrático valioso para o Brasil.
    Eu assinei e me sinto representado.
    Se você não concorda, não assine!
    Mas, evite julgar os pensamentos de alguns mais preocupados com a ética com pensamentos contaminados com a corrida eleitoral.
    Ser imparcial é um princípio cristão!

  4. Carlos Eduardo disse…
    Ja disse antes e repito: Cristao verdadeiro nao vota na Dilma e no PT.

    E vota em quem? Em Serra? A hipocrisia religiosa dessas eleições é tamanha. Cristão verdadeiro é aquele que tem sede de justiça. Que busca os ideais do Reino, independente do governo estabelecido. O descaramento nessas eleições é tão grande, que ou o Cristão vota nulo ou vota naqueles que pelo menos tem uma proposta que ampare os desfavorecidos. A política neoliberal do Serra está longe disso.

  5. Manifesto de alguns evangélicos(?), afinal, evangelho existe até do espiritismo.

    Somos Cristãos P R O T E S T A N T E S .

    Pois protestamos contra tudo isso, inclusive esse manifesto.

    Eu, o Irmão Henrique, não voto em Dilma.

  6. Todo mundo concordando, que beleza!!!
    Gente, vamos cair na real!
    Esses que assinaram o manifesto, certamente falaram por eles mesmos.
    Agora, fiquei deveras horrorizado com a manifestação do Malafaia e do Valdemiro Santiago em prol do Serra.
    Desde quando essas pessoas tem alguma legitimidade para falar pela classe evangélica como um todo? Mesmo porque considero esses personagens, bem como alguns outros, como o que há de pior no meio evangélico.
    Como cidadão brasileiro, somente como cidadão, posso manifestar minha opinião sobre política, jamais o farei, como cristão, numa igreja, muito menos num púlpito consagrado a Deus.
    Pois bem, tenho deletado sistematicamente todas as mensagens desabonadoras que recebo contra o PT e a candidata Dilma. Nestas eleições sou favorável ao PT e a candidata Dilma, porque já conhecemos a tendência do PSDB em privatizar tudo o que é público, entregando de mãos beijadas para a iniciativa privada. Vamos refrescar a memória de muitos: na época do governo do Fernando Henrique houveram episódios que foram amplamente divulgados na imprensa, fatos lamentáveis e vergonhosos.
    Empresas estrangeiras captavam os títulos da nossa dívida pública, que era imensa, a preço de banana, mesmo porque nada valiam, haja vista a nossa dívida externa que era considerada impagável, e com eles compravam nossas empresas, o que era pior, usando empréstímos subsidiados pelo BNDES, com o aval do governo. Tenha a santa paciência!
    O Serra é radicalmente contra o que diz "loteamente dos cargos de comando das empresas públicas", pois bem, uma vez eleito, nessa improvável hipótesse, vai ter que barganhar com o Congresso Nacional esses mesmo cargos, mesmo porque não possui maioria para poder governar e aprovar o seu programa de governo.
    Acorda meu povo!!!

  7. Paz….

    Aquilo não é uma petição!

    È uma PTção!!!!!!!

    Não venda o voto pra político camaleão! fica mudando de cor de acordo com o ambiente… cuidado, muito cuidado minha gente!!!!!!

    Rodolfo Coelho

    Líder de Jovens Em Goiãnia-Go

  8. É um absuro o que se vê nestes últimos
    dias em relação a igreja de Cristo.
    como alguém pode ter a ousadia de falar em nome
    de todos os evangélicos? que lhes deu tal autoridade?

    Luiz Rocha, bacharel em teologia
    Pres. Tancredo Neves, Bahia

  9. Cristão verdadeiro não é sectarista.
    Os evangélicos que são contra o petismo, assim como estes que fizeram o tal manifesto evangélico, estão equivocados na suas posições cristãs. Nunca li nos Evangelhos nada que pregasse tal comportamento. Manifesto não é coisa que Cristo escreveria, nem seus discípulos. Como seguidores de Cristo estas coisas não nos diz respeito. Tenho minha visão crítica da política, assim como tenho minhas preferências sobre determinadas marcas de carro. Que minha escolha seja resultado de um senso crítico não de paixões. Como o julgamento não deve ser sobre o outro, mas sobre a forma como lidamos com aquilo que o outro injetou em nosso coração, lhes chamo a analisar vossos corações: é paixão que os levam a fazer um protesto contra o manifesto?
    Com amor

  10. Vou até mais além do que o Gutierrez.

    No vídeo do Silas Malafaia, em um determinado momento ele tenta liderar o voto dos evangélicos para o Serra, que desde o começo (Lá no Gidões, lembram?) quis vincular a sua campanha aos evangélicos, achando que todos nós acreditaríamos na falácia dele. Quem não o conhece que o compre. Essa gente não tem nada com Cristo, como os do PT também não têm. Vamos deixar de conversa!

    Democraticamente discordo do Carlos Eduardo (acima), sou cristão e não voto no Serra nem amarrado, más respeito qualquer cristão que encontre motivos e queira nele votar. O voto é seu e não tenho o direito de influenciar.

    Por isso mesmo, acho inadmissível e desrespeitoso qualquer tipo de patrulhamento religioso ao voto. Não podemos herdar também isso da cultura norte-americana onde os evangélicos de lá, por causa desse tipo de pensamento, fabricaram aberrações como Bush.

    Escrevi sobre isso aqui:
    http://clamandonodeserto.blogspot.com/2010/09/o-que-e-o-voto.html

    Ielton Isorro
    http://clamandonodeserto.blogspot.com/

  11. Amanda,

    Em primeiro lugar, nao estamos fazendo campanha política deste ou daquele candidato. Seu comentário mostra a grande lacuna de informaçao que você tem consoante a nós. Com exceçao do Renato Vargens, que declarou suas razoes porque nao vota em Dilma, todos nós guardamos nossas opinioes pessoais quanto aos candidatos. Portanto, essa foi sua primeira "bola fora".

    Segundo, o voto é seu e vocè dá ele para quem quiser. E se, de fato, vocè nao é otária, entao convenhamos que nao será um texto na internet que vai fazer vocè mudar radicalmente de opiniao com relaçao à Dilma Rousseff ou José Serra. Os textos aqui podem ajudar a formar sua opiniao, mas nenhum blog opina por você. portanto, "menos, irmazinha… menos…"

    Terceiro, para afirmar que o PT se transformou em uma grande quadrilha nao é preciso ter "consciencia histórica" (sic). Basta que se tenha em mente os casos recentes de mensalao, desvios de verba e roubalheira na Casa Civil. Dito isso, me sinto obrigado a dizer que "quem nao se lembra do que aconteceu ontem" é você, e nao eu.

    Em quarto lugar: Em nenhum momento se disse neste blog que "Serra preenche todos os requisitos cristãos para que você vote nele". Isso é invençao sua. Nao faz uma semana que o Daniel Clos, colunista deste blog, expôs a hipocrisia de ambos candidatos no que concerne à uniao homossexual e o aborto. No texto, entitulado "voto de minerva", fica claro que os cristaos devem, neste momento, enxergar além de aborto e homossexualismo, e analisar acuradamente cada proposta de cada candidato. Portanto, acho que já é sua "quarta bola fora".

    Se você é presbiteriana, batista ou qualquer outra coisa, esta é uma escola sua. Do mesmo modo se você vota em Dilma, Serra, ou no Tiririca, isso também é um problema absolutamente seu. O fato do Serra ser o candidato do Malafaia nao o descredita para o cargo de presidente mais que o fato de Dilma ser recomendada por Manoel Ferreira (o queridinho do rev. Moon) Marco Feliciano (o rei do reteté e da contradiçao), e Edir Macedo (este dispensa comentários…). Assim, esqueça quem indica quem, até porque esta coisa de messianismo político é conversa mole pra boi dormir, e analise as propostas dos candidatos.

  12. Continuando…

    Por último, assim como você veio aqui expressar sua opiniao, creio que tenho direito de dizer a minha. Assim, penso que nao é muito dizer que estou nauseado com o modo como o PT administra o Brasil. Lula se elegeu com o voto dos desesperados, se reelegeu com voto de bolsa escola, vale gás e bolsa família. Nada contra obras sociais, mas tudo contra um governo paternalista que usa do "pao e circo" (mantendo o povo contente com migalhas) para tapar seus roubos descarados e perpetuar-se no poder.

    Lula e o PT estao fazendo com o Brasil o que Chavez fez na Venezuela: Usando a democracia contra ela mesmo, para adquirir poder vitalício. Quem conhece a politica social recente da Venezuela sabe que as pessoas miseráveis passam toda a manha em enormes filas para adquirir alimentos subsidiados pelo governo, e ficam felizes com o fato de receberem algumas esmolas do governo, sem perceber que o que aquele país precisa nao é de mais esmolas, mas de industrias, tecnologia, oportunidades laborais, profissionalizaçao da juventude, acesso à informaçao, educaçao, saúde e dignidade.

    Nao quero o PT governando o Brasil por 4 anos mais. Oito anos já foi mais que suficiente para saber que o partido nao é o que propagava ser. De militancia anti-ditatorial e defensores dos trabalhadores, o partido vermelho ficou rosa-choque.

    Mas, respeito seu direito de opinar, e também de votar em quem quiser. É um direito que lhe compete, e está garantido pela constituiçao. Mas te dou uma dica. Informe-se:

    a) Sobre as pessoas com quem você está conversando neste blog;

    b) Sobre o conteúdo postado no mesmo;

    c) Sobre as propostas de ambos candidatos;

    d) Sobre as notícias que sao veículadas na internet;

    e) Vote consciente. O voto é uma arma e uma conquista. Nao desperdice o seu.

    E lembre-se: "O fato de Deus guardar a cidade nao isenta a sentinela de responsabilidade".

    Graça, paz e discernimento,

    Leonardo Gonçalves.

  13. Prezado Leonardo
    Quantas pessoas tem acesso a este blog e quantas cabeças e corações diversos. quem dá sua opinião, não precisa necessariamente dar seu perfil, e em muitos blogs as agressões mútuas é a tônica. Você, pelo contrário tem um nome, tem um rosto e seu caráter. Como disse em carta anterior, importa é como reajo ao que sobre mim foi lançado pelo outro. O olhar de Deus está sobre cada um (ceteris paribus). Ele não dirá: a Amanda foi agressiva sobre Leonardo, isto justifica sua agressividade e ironia.
    A política afoga em nós a capacidade de amar. Ela é a arte do fazer valer o que sou eu, o que é meu, destuindo ou engolindo ou outro. Podemos estar guardando a cidade errada. Não como sentinelas mas como rottweilers.
    Que isso sirva para mim também.
    Com amor

  14. Essa estória de cristão verdadeiro é coisa do Malafaia – ele se acha o dono da verdade (beira a loucura).
    Sou de Cristo e o meu voto é em Dilma. Pastor nenhum mandar nas minhas decisões políticas. Agora, quem não tem capacidade de análise política é vítima fácil de vorazes "pastores".

  15. Leo, democracia é isso.

    Veja que o pensamento do Borrego Lanudo é totalmente contrário ao seu.
    E nem eu nem ele fazemos parte das milhões de pessoas desinformadas que votam no Lula e sustentam sua popularidade, ou vivemos das migalhas dos programas sociais.
    Somos apenas pessoas com um ponto de vista que merece respeito pelas suas convicções e não ser tratado com ponderações simplistas do tipo "Cristão verdadeiro não vota na Dilma"

    Votei na Marina e não quero o PSDB governando nada nesse País. Eles não têm competência para ser situação e como oposição são um fracasso maior ainda. No meu modo de ver representam retrocesso é só dar uma olhada em 16 anos de governo deles aqui em São Paulo. A única coisa digna de nota são as melhores estradas do Brasil, é claro com pedágio a cada 40 Km.

    Também discordo de você quando compara o Brasil de hoje com a Venezuela. Estamos entre os três países emergentes do mundo, somos a quinta maior economia, podendo chegar a quarta ou terceira e não podemos tirar os méritos do operário que chegou ao Planalto, ainda que o seu partido tenha ficado "mais cor de rosa" o cara entrou para história, não apenas por chegar lá, o que já seria demais! Houve uma enorme inclusão social aqui no Brasil, como eu com meus 42 anos nunca vi! Mais de trinta jovens da minha igreja estão na universidade, fora os que já concluíram; Minha igreja é na periferia e pessoas que tinham um padrão de vida lastimável, há 10 anos, visito a casa delas e vejo hoje uma condição totalmente diferente graças a esses programas sociais, que sempre foram a bandeira desse governo, que alguns rotulam de paternalistas, más que na prática não se mostram assim, pois tem permitido um maior desenvolvimento das pessoas e do País.

    Não escrevi para contrariá-lo, sei que tem suas razões para analisar dessa forma e as respeito, até porque parte delas são o motivo pelo qual votei na Marina, pois há muitas coisas que precisam ser mudadas como em qualquer governo, isso não invalida o que é bom e que a campanha do PSDB jamais irá apontar os méritos do adversário.

    A política, como o futebol, tem ingredientes passionais que pesam na hora da escolha e até nas argumentações, espero que não tenha sido tão passional nas minhas argumentações, pois não sou petista, más na maneira como analiso as coisas, na falta da Marina, a Dilma é o melhor para o País nesse momento, porém na urna nem a sua opinião nem a minha pesam mais e o nosso voto tem o mesmo peso.

    Ielton Isorro

  16. Estes cafagestes nunca foram pastores,são mercenários oportunistas desclassificados,sem moral dentro e fora de suas casas,pais do aborot,doutrinadores do divórcio,laráios do mais baixo nível moral,comprados com dinhriro sim,ratos de pulpito,desavergonhados que nunca tem nada de bom em Cristo,quando se reunem,é para escarnecer dos filhos de Deus.Devem pagar impostos altíssimos pelo arrecadamento demoniaco e desenfreado que mantem suas fortunas lavagem de dinheiro.Corja de abutres desprovidos da graça de Deus,tão ou mais safados dos que os compraram.Policia Federal e ministério público nestes marginais gospel.Vamos as revistas as emissoras de TV, internet e tudo q for ao nosso alcance para que bandidos deste tipo sejam arrastados para um cadeia e esquecidos para sempre.Pastores piratas,papgaios de Bíblia,bicheiros do evangélho,Illuminatis,força oculta em ação etodo o tipo de porqueira que existe.Mulher que se deita com um cachorro destes deve tomar banho de alcóol e fazer terapia pra esqucer o maldito dia de seu casamento,porque isto é crime,tem que dar cadeia e cadeia pesada.

  17. Meu irmão Valter Borges, a Paz do Senhor!
    Percebo que o irmão é defensor da candidatura de Dilma. É fato que cada um tem o direito de votar em quem quiser. Portanto vote em quem o senhor quiser. A matéria em questão não prima por Serra, mas sim nega a autenticidade deste manifesto. Acho que vc sendo evangelista de madureira, como eu fui um dia, já se acostumou a tratar de política em seus púlpitos ( pois a posição dos Ferreira é a que prevalece – ou seria a imposição ). Digo-lhe que se vc peocupar-se mais com a graça de Deus, ao formar-se seria um mestre bem melhor conceituado, ao contrario de um evangelista defensor de um partido de esquerda que defende Ugo Chaves, Evo Moralles, Fidel Castro e até o Presidente do Irã. Faça-nos o favor de defender a causa do Mestre.

  18. Na minha humilde opinião, e sem querer patrulhar o voto ou a opinião alheios, creio que, se o Malafaia e o Valdemiro estão ao lado do Serra, é melhor botar o bigode e a cabeleira de molho. Se bem que do outro lado existem o Manoel Ferreira e aquele "bispo" que me recuso a citar o nome: Efeitos colaterais de um processo que se avizinha vencedor.

    Esse pessoal do Serra já está no poder aqui no estado de S.Paulo há 16 anos, indo para 20. Sua maior proeza é conseguir bloquear mais de 200 CPIs, e ter o apoio incondicional de grande parte da mídia pertencente a TRÊS FAMIGLIAS.

    Ademais, se eles fossem tão bons o nosso estado já teria superado a ilha de Manhattan, em todos os indicativos sociais, e não apenas nos preços dos pedágios. Afinal, é tempo e propaganda em diários e semanários comprados com dinheiro público demais.

    Ao que se soma uma cavalar dose de hipocrisia, que defende a rotatividade no poder, desde que isso não inclua sao paulo.

    Não bastasse, arrumou um "guru" hindu-americano para sedimentar as bases da boataria e uma guerra entre segmentos religiosos, com base num discurso falso-moralista, relativamente ao tema do aborto, de que o venerando casal Serra acabou por se tornar vítima, talvez sim, talvez não, de maneira injusta.

    Particularmente, estou com o escritor Fernando Morais: "Conheço o Serra há 30 anos. E por isso mesmo não voto nele", nem sob a tortura, da qual o serra fugiu.

    Quanto ao futuro, quem sabe é Deus. Cada um exerça livremente esse direito que Deus nos deu, de votar, livrando-nos das teocracias, que sempre se mostraram piores.

    E sempre lembrando que é estéril a esperança de total santidade aqui na Terra, porque todos sabemos que em nenhum dos lados há santo.

  19. Ielton,

    O Brasil precisa deixar de ver Lula como uma figura messianica, pois apesar de seus méritos, sabemos que ele assumiu o país com o gigante da inflaçao vencido, e com as condiçoes favoráveis para o desenvolvimento socio-econômico. Se Lula tivesse governado lá atrás, no lugar de FHC, a história do país seria outra, e talvez bem semelhante à da Venezuela e Bolívia.

    Assim, analisemos as propostas e escolhamos o melhor para o país. Para mim nao é Dilma; para ti é. E como você mesmo disse, isso se chama democracia.

    Você é um grande irmao, e Lanudo também é um cara inteligente. Assim, penso que os três sabemos que Dilma nao é Marina, Serra nao é santo e nenhum dos dois sao perfeitos. Por isso, vamos opinar sem brigar, e continuar defendendo o evangelho, porque ele sim é poder de Deus para salvar e transformar a sociedade.

    Paz e bem,

    Leonardo

  20. Quem conhece a história do PT e sabe sua ideologia percebe que a visão de mundo petista não tem nada a ver com a ideologia evangélica; que suas ideias aplicadas prejudicam grandemente as igrejas evangélicas.
    Apesar de tudo isso, no melhor estilo do povo judeu fazendo acordo com o Anticristo na Grande Tribulação, líderes evangélicos vão perante a "Jezabel" procurando uma aliança em nome do povo evangélico.

  21. Não sei quem é o ruim e quem é o pior nessa história. Só sei de uma coisa. Sou Cristão, e escrevo isso em um Púlpito Cristão:

    Quem assumir o governo, estará preparando o caminho para o anticristo. Não pensem que estão preocupados com causas eclesiásticas, porque não estão. De uns tempos para cá, viraram papa-óstias, visitando toda igreja, fazendo peregrinações a Aparecida, Juazeiro e Canindé. Chega a ser ridículo. Outros defendem o direito a vida e a família, mas seus partidos assumem compromissos com pl's e com pndh's. Não se esqueçam disso. Vivo nesse mundo, mas não pertenço a ele. Também não quero ser culpado pelo sangue de nenhum inocente. Dia 31, viajo para alguma cidade do interior, e justifico meu voto. E que chegue logo esse dia,pois não aguento mais. Nunca os atalaias tiveram tanto trabalho como nessa campanha.

  22. Leonardo Gonçalves não fica zangadinho por que vou votar em Dilma.

    Você para desqualificar o governo Lula lembrou alguns escandalos como se fosse privilégio só desse governo, esqueceu-se dos 45 escandalos do governo FHC – tendo como principais atores deputados evangélicos no escandalos das ambulâncias/sanguessuga, ma você não deve lembrar disso…

    Você repete o mote da Globo,Veja, Folha, assuntos requentados para tirar alguns votinhos de Dilma.

    Essa de comparar o governo Lula com Hugo Chaves foi de dar gargalhada, você deve estar de brincadeira ou adentrando em área que nem sequer tem qualquer conhecimento.

    O meu voto em Dilma pode ter certeza é consciente, pois apesar de alguns erros do governo Lula, "nunca na história desse país" rsrsrsrs, houve a maior inclusão social da história, 20 milhões de pobres passaram a comer o mínimo pra sobrevivência e mais 30 milhões adentraram na classe média.

    O governo Lula construiu 45 univerdidades federais e mais 100 campis, além de 220 escolas técnicas federais – inclusive aqui na minha terra fomos agraciados com uma para alegria do meu povo, pois no seu governo FHC, não fizeram nenhuma, por que será heim ?

    No governo Lula não há concentração de renda como no de FHC/Serra, ´não tem que esperar o bolo crescer para distribuir, o bolo já é distribuido a medida que vai crescendo.

    Voto em Dilma, porque não aceito um governo neoliberal, que privilegia o capital em detrimento do social.

    Voto em Dilma, porque não penso no meu próprio umbigo, penso no povo.

    Voto na Dilma, pois não me deixo levar por essa mídia que está a serviço dos grandes conglomerados financeiros.

    Mas talvez você não ligue pra isso, deve fazer parte de uma classe privilegiada que não aceita o sucesso de um ex-metalúrgico com aprovação popular de 80%.

    Na questão do aborto e união homossexual, é como o cara com doença grave já em metástase querer operar a fimose.

    Isso é conversa "pra boi dormir" eleitoreira, como se Marina ou Serra pensasse diferente do já posto, se foi Serra justamente que liberou em 1998 como ministro da saúde a possibilidade do aborto pelo SUS bastando unicamente apresentar um RO – mas como a maioria não tem memoria histórica ou por conveniência não faz menção disso, Serra agora pouco acabou de falar de sua aprovação a união homossexual, e vocês tentam "demonizar" Dilma, faz um favor, seja, honestos, a verdade acima de tudo.

    Seus conselhos eu com todo respeito dispenso, pois á partir da sua ótica só você pensa, e esses pensamentos seus to fora.

    Não me tornei advogada apesar de ainda bem novinha, para me deixar conduzir por qualquer um, tenho a minha independência em Cristo, seguindo a minha consciência que é livre.

    Na paz

    Amanda

  23. Leonardo,

    Alguns não entenderam o propósito do texto. A condenação é o fato de um grupo se colocar como representante dos evangélicos, mesmo que de maneira subliminar. Além disso, o manifesto é tosco, pois está cheio de inverdades.

  24. Graça e Paz!!

    Li o Manifesto e concordo plenamente com ele.

    Em nenhum momento o Manifesto se apresenta como voz de todos os evangélicos, mas as pessoas que o assinam, se apresentam como evangélicas.

    Aí está a diferença que o autor do texto não entendeu (ou não quis entender).

    Todos nós sabemos como é a política brasileira. Agora, ficar só demonizando um partido ou um candidato, como é o caso do autor do artigo (ainda bem que não é o caso deste blog), isso sim, que é uma acusação rídicula.

    Também em nenhum momento o artigo afirma que é um Manifesto de eleitores da Dilma. Esta é mais uma interpretação distorcida do autor(que parece não ter lido o Manifesto todo e nem quem assina).

    O Manifesto é pela ética na política. Parece que quando se quer preservar a ética, sem se deixar aprisionar por posições ideológicas-religiosas, esta atitude não serve em nada para alguns "esclarecidos".

    Enfim, discordo totalmente deste artigo.

    Um abração Nele,

  25. Graça e Paz!

    Só esqueci de mencionar mais uma coisa para terminar:

    Não é um Manifesto dos Evangélicos, mas é um Manifesto Evangélico.

    A diferença, ao que pese a preposição é fundamental e ignorada pelo autor do artigo.

    Um abração Nele,

  26. Devemos respeitar a opinião dos outros.

    Tanto dos evangelicos que querem votar em Dilma ou em Serra.

    De manipulação, basta as de cunho espiritual e doutrinária.

    O "crente" é um cidadão como qualquer outro e precisa ser respeitado em sua liberdade para votar em quem achar melhor.

    Em Cristo,
    Caro Clóvis,

    Vi este post no Púlpito Cristão, mas fiz questão de comentá-lo na fonte.

    Até que fim uma reflexão boa sobre o assunto.

    Muitos estão envolvendo a Igreja com a politica por interesses que não são os da Casa do Senhor.

    Os políticos não são os maiores culpados e sim, os líderes que estão tentando manipular o voto dos fiéis, para um e para o outro candidato.

    Em Cristo,
    AGNALDO GOMES venha ver meu último post sobre.. Igreja Evangélica Católica Romana

  27. Gutierres,

    Qualquer que seja o posicionamento partidário do leitor, o post continua correto. Isso porque nenhuma entidade, comunidade, agremiaçao religiosa, enfim, ninguém tem autoridade para falar em nome dos evangélicos.

    O manifesto é, no máximo, um "manifesto dos evangélicos que votam em Dilma".

    Paz e bem.

  28. Amanda,

    Você nao tomou nenhum dos meus conselhos. Que bom seria se você acatasse ao menos um ou dois deles! 🙂

    Por nao se informar sobre a pessoa com quem você está dialogando, você insinuou que o filho de um operário braçal e ex-aluno de escola pública que ainda nao faz parte dos milhoes que "subiram de classe" no governo Lula, é um almofadinha cheio de dinheiro e que nao tem responsabilidade social. Paciência…

    Por ignorar o que se disse antes e tantas vezes, você insinua que a razao pela qual nao voto em Dilma sao seus comentários (verdadeiros, diga-se) à favor do aborto e da uniao civil homossexual. E por nao valorizar-se como pessoa e nao ter senso da própria dignidade, considera um favor o que Lula fez por ti e pelo Brasil, quando ele foi eleito democraticamente para isso mesmo, e nada mais fez do que sua obrigaçao, e em muitos assuntos esteve aquém de suas responsabilidades.

    Por ignorar o que venho dizendo sempre, você comete a enorme falácia de comparar os governos em temos de numeros, nao atentando para o fato de que ambos os governos enfrentaram realidades bem distintas. Esquece também que o governo FHC foi um período de transição, onde diversas reformas tiveram que ser realizadas, criando condições para um crescimento sustentável. A principal meta era o controle da inflação, um gigante que resistia às mudanças e derrotava os planos econômicos. E foi o Plano Real, herança dos temíveis tucanos-capitalistas-neoliberais que, finalmente, derrotou o temível monstro, inaugurando uma era de estabilidade econômica e crescimento nacional.

    Mas talvez a sua insistencia em números e açoes, ignorando por completo momentos e contextos sociais sejam mesmo coisa de advogada recém formada, disposta a ganhar a todo custo, mesmo que para isso tenha que ignorar ou passar por cima das evidencias.

    Quanto a mim, nao estou interessado em ganhar um debate. Nao tenho nenhuma ilusao messianica com respeito a este ou aquele candidato. os dois sao barro, e da pior qualidade. Assim, apenas escolho aquele que parece ser o mais apto para o cargo e convoco a todos a fazerem a mesma análise e votar de modo consciente.

    Portanto, vote em Dilma, em Serra ou no Tiririca. O voto é seu. Mas nao venha com conversinhas de que "Lula é o cara" porque "fez pra caramba", porque grande parte do que Lula é, ele deve a FHC e PSDB.

    Graça, paz e maracugina pra ti 🙂

    Leonardo.

  29. Desinformado é o minimo que se pode dizer de uma pessoa que acha que a properidade aparente da atualidade é responsabilidade do Lula.
    Vá estudar um pouco de economia, de mercados globais, vá ver o crescimento da India, da China e o aumento das importacoe sno Brasil, e o fechamento de setores inteiros devido a concorrencia com a China.
    E triste ver pessoas que se denominam cristãs, apoiarem um governo que tem minado a nossa sociedade, que tem exaltado o que o brasileiro tem de pior: o jeitinho e a impunidade.

    Levaremos decadas para desfazer o senso de impunidade que o governo PT deixou na sociedade.

    Nao voto na Dilma, nao porcause de qualquer pastor, mas pela minha consciencia com Cristo. Vá estudar os movimentos que apoiam o PT, os movimentos de base que agora na eleicao, ESTRATEGICAMENTE, estao calados. Movimento do MST, movimento gay, movimentos de esquerda….
    Isso está tudo documentado, e são a antitese do verdadeiro evangelho.

  30. Os comentários do pr João Ferreira sempre me fazem balançar a pança de tanto rir,e o pior é que as coisas que estão acontecendo no meio evangélico dá revolta mesmo. É muita cachorrada no meio.

  31. O Brasil, no período de FHC, resistiu as duas crises brabas: da Rússia e do México, por esta causa FHC fez tanto cortes nos gastos públicos. O Lula está colhendo os frutos do governo FHC.

  32. Ao ouvir certos comentários desabonadores contra o PT e a Dilma no púlpito de minha igreja, pelo próprio pastor titular, o qual tentava captar votos para um certo candidato a deputado estadual, pastor de Curitiba, que representa a nossa igreja, bem como um outro que foi candidato a deputado federal, ambos eleitos, não com o meu voto, por motivos obvios. Uma coisa me aguçou a curiosidade, vez que dizia que tanto a Dilma, e principalmente seu vice, Michel Temer, são satanistas.
    Sabemos que quando apontamos o dedo indicador para alguém, restam três voltados para nós.
    A Bíblia Sagrada nos ensina que com o mesmo rigor com que julgamos haveremos de ser julgados.
    Fiz uma pesquisa na internet e (eureka) descobri que o satanismo está infiltrado nas igrejas cristãs há séculos.
    Por exemplo, pastores que fazem do púlpito um show gospel, com grande estardalhaço e pirotecnia, para chamar a atenção, simulando atos miraculosos, prometendo bençãos e prosperidades infindas, fazendo de suas igrejas um comércio, certamente que não estão a serviço do Deus Verdadeiro, muito pelo contrário, estão a serviço de satanás, portanto, são satanistas. Aqueles que estão levando milhares de almas ao batismo sem lhes ensinar a sã doutrina, apenas convencidos de que ficarão ricos e desfrutarão todas as sortes de bençãos, estão a serviço de satanás.
    Sobre a política, já dei meu recado. Vamos orar e pedir a Deus que intervenha e que vença o melhor.
    Não há motivo para pânico ou desespero. Ambos os candidatos, assim como homem nenhum deste mundo poderá nos ameaçar ou nos fazer algum mal se estivermos contritos com Deus.
    Tudo o que acontecer servirá para o engrandecimento e glória do Deus Altíssimo que está no comando de tudo.
    Que Deus abençoe a todos.

  33. Achei péssima a interpretação do articulista ao "Manifesto".
    Um dos pontos defendidos pelo manifesto é justamente em desfavor da manipulação eleitoreira das igrejas e exploração da fé.
    Este "Manifesto" é contrário ao pastor-articulista que neste blog atacou determinada candidatura em um claro sinal de exploração da fé e manipulação eleitoral da igreja.

  34. DIANTE DESTE QUADRO, FICA EVIDENTE A EXISTÊNCIA DA FALIDA FUSÃO HIBRIDIZADA, ENTRE ESTADO E RELIGIÃO.
    EMBORA, TAL FUSÃO, NÃO SEJA COMO NO PASSADO. ELA AINDA EXISTE, MAQUIADA E ENVERNIZADA DENTRO DO CONTEXTO PÓS-MODERNO.

    O FATO, É QUE CRISTO, NÃO VEIO PREGAR A FUSÃO ENTRE IGREJA E ESTADO. ANTES, A DISSOCIOU, AO AFIRMAR, DIZENDO: "DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR, E A DEUS O QUE É DE DEUS".
    DE MANEIRA QUE, O REINO ESTABELECIDO PELO SENHOR JESUS, NÃO TEM CARÁTER POLÍTICO E IDEOLÓGICO, MAS, É ESTRITAMENTE ESPIRITUAL. POIS, NÃO SE MANIFESTA COM VISÍVEL APARÊNCIA, MAS NA INTANGIBILIDADE DO INTERIOR DO SER.

    CLARO, QUE SOU UM SER SOCIOLÓGICO. E, COMO TAL, LIVRE PARA SER PARTIDÁRIO OU APARTIDÁRIO, POLÍTICO OU APOLÍTICO; SEGUNDO MINHA CONSCIÊNCIA IDEOLÓGICA E CRISTÃ.
    PORTANTO, MANO, SOMOS LIVRES… LIVRES, PARA VOTARMOS EM QUEM DESEJARMOS.
    NESTE PERÍODO ELEITORAL, NÃO SEJA MANIPULADO PELOS CACIQUES E CORONÉIS ECLESIOLÓGICOS. MAS, EXERÇA SUA CIDADANIA, VOTANDO CONSCIENTE E ANALISANDO AS PROPOSTAS DE CADA CANDIDATO.

    CARLOS HERRERA
    http://cativosporcristo.blogspot.com/

  35. É bom lembrar também que o Pt foi o único partido contra a criação do real. Se fôsse continuar do jeito que o PT queria, estaríamos afundados na inflação. FHC, conseguiu driblar as crises. E a criação do bolsa família, vale gás e outras obras sociais, também foram criadas no governo FHC. Hoje elas apenas mudaram de nome. Uma ditadura da esquerda está sendo implantada aos poucos em nosso país. Eles mudaram de estratégia, eles vem cozinhando o galo com água morna.

  36. O problema maior do PT não é aborto, união civil entre homossexuais, etc. É o aparelhamento do estado, o uso da máquina pública como nunca se viu no país, o controle das instituições pelo Estado, o sindicalismo pelego nas abas do governo, o fins que justificam os meus errados, o controle da imprensa (veja no Ceará etc…), o marxismo moderno que descobriu que é melhor controlar o estado que brigar com ele….Cristão inteligente não vota no PT, assim como não cristão inteligente. O avanço social não justifica o que estamos vendo no país acontecendo aos poucos. E enquanto isso alguns pastores ignorantes se vendendo…Serra pode não ser a cura , mas Dilma pode ser a doença.

  37. E quanta ignorância de cristãos…alguns falando de Serra como neoliberal…kkkk….o governo do PT mantém todos os princípios do neoliberalismo: mercado aberto, valor do capital privado, cambio flutuante, lei de responsabilidade fiscal, empresas públicas com capital aberto..E tanto crente imbecil e superficial…
    comparar governos em momentos mundiais diferentes é muito fácil, enquanto isso, nosso déficit fiscal aumenta muito, aumentamos a dívida pública, armamos uma bomba para as gerações seguintes…depois, seremos como a Grécia , França, reino Unido, e aí, como somos bananas nao iremos as ruas…
    Escolham nesta eleição, o atraso que irá afundar o país no futuro ou um governo que fará medidas que mesmo impopulares podem nos deixar com um crescimento mais sustentado.
    No mais, o PT tem em sua origem um ideal marxista que é totalmente contrário a tudo o que o protestantismo defende. Mas, a escolha é de cada um e o autor do post não está defendendo ninguém.

  38. Ismael,
    qual o partido que ao subir no poder não aparelha o Estado?
    A não ser um partideco que por ser pequeno, não tem em seus quadros número suficiente de agentes públicos, daí precisaria emprestar dos outros partidos.

    Eu sempre pensei igual ao CARLOS HERRERA.
    Pastor tem que cuidar das ovelhas, não se meter em política.

  39. Carlos Fernandes – os seus conselhos por não conhecê-lo melhor eu dispenso, como já falei meu voto é Dilma, e mais estou conquistando muitos votos em militância diurna.

    Não é falácia não, o governo Lula fez mais poque foi mais competente, se não posso mostrar os números vou mostrar o que ?, os fatos falão por si só.

    Cadê a inclusão social do governo FHC ?

    Ao contrário da sua assertiva, eu não tive nenhum benefício do governo Lula, apenas observo os beneficios ao povo em geral, a questão não é individual, principio do neoliberalimso, mas coletivo esse sim principio social.

    Mas como crente só pensa em aborto e casamento gay – vide a "guerra" perpetrada por Silas Malacheia contra os mesmos, insuflando um mal estar e um constrangimento ao povo evangélico desnecessário.

    Vou votar em Dilma e espero um controle social, da mídia golpista, da direita evangélica e católica corruptora dos incautos, dos latinfundiários capitalistas, ladrões da pátria.

    Espero em eventual governo Dilma mais inclusão social, mais universidades, mas reforma agrária, mais saúde, mais habitação, ou seja, a continuidade do governo do maior presidente da história.

    Sou crente presbiteriana "rebelde" rsrsrsrs socialista com muito orgulho e consciência.

    Se você pensa diferente e daí, é a sua consciência.

    Eu sou da geração que tira o chapéu e bate continência para Caio Fábio – Ed Renê Kivitz – Ronaldo Lidório – Ricardo Gondim – Dom Robson Cavalcanti – Ziel Machado – e milhares de irmãozinhos meus vizinhos anônimos abençoados que não dobraram os joelhos perante Mamom, neoliberalismo, direita religiosa raivosa, deus barganha.

    Amanda, com temor e tremor na paz que excede todo entendimento.

  40. Ja tô cansado disso!!! É sempre o mesmo discurso infantil: "Crente verdadeiro não vota na Dilma !!"
    ou então: "o PT tem origem num ideal Marxista". Pára gente. Parem de usar o mínimo de influência que vocês têm pra tentar manipular os outros. O PT tem problemas? SIM, um monte. Falhou? Sim, muitas vezes. E o PSDB? PEsquisem Gente!!! Outra "conversa mole" é: " O PT surfou na onda que o FHC preparou" Fala Sério né…. Leiam isso:

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/10/25/fhc-e-um-fracasso-comparacao-com-o-lula-e-de-dar-pena/

    O FHC e o PSDB "deram" praticamente de graça várias empresas do Brasil para pagar as despesas que eles mesmos criaram !! Lembram da VALE? Lembram das companhias energéticas (Light, eletropaulo, coelba, escelsa, etc)? Lembram das companhias telefônicas ?
    Parem com isso… Isso é absurdo. Não tem como comparar.
    Aí o Leo diz que "o Lula não fez mais que a obrigação dele em implantar escolas tecnicas e universidades". Concordo. MAs era obrigação do FHC também. E sabe o que o governo dele fez? Criou uma lei PROIBINDO a criação de escolas técnicas federais !!!
    "Ah, mas o Serra é mais preparado!" "Criou os genéricos, o FAT e o Seg Desemprego". É MENTIRA !!! Quem criou os genéricos foi o JAMIL HADDAD no governo do ITAMAR FRANCO. O FAT e o Seguro Desemprego foram criados no governo do JOSÉ SARNEY !!!!
    O Serra não passa de um mentiroso. Mente sobre o Paulo Preto ( e passou vergonha por isso, pois disse que não o conhecia e depois teve que admitir). Mente sobre os genéricos, sobre o FAT, sobre o SEguro Desemprego. Sobre o caso do dossiê do Amaury (que foi elaborado a mando do governo de MG e não do PT). Mente sobre a Petrobrás (queriam privatizar sim, inclusive tinham criado o nome PETROBRAX). Mente sobre o aborto (ele criou as normas para o SUS praticar o aborto). Mente sobre a bolinha de papel. Mentiu sobre o cumprimento dos mandatos de prefeito e governador. Mente sobre ter sido o "melhor ministro da saúde do brasil". Agora tem mais um escândalo sobre a licitação para as obras do metrô em SP. Segundo as informações disponíveis na internet, a Folha de São Paulo já sabia quem seriam os ganhadores da licitação, qual lote cada um ganharia, e qual valor, com 6 MESES DE ANTECEDÊNCIA. Ou seja, carta marcada.

    Então, peraí né… Serra NEM PENSAR !!!!!

  41. Amanda,

    Que saudade do tempo em que os presbiterianos ainda admiravam Calvino, Spurgeon, Jonathan Edwards… E nao que no presente os reformados nao tenham suas vozes, como Piper nos EUA, Augustus Nicodemus…

    Sobre Lidório, creio que a citaçao dele é excelente se você estiver querendo estacar um irmao de carater e apaixonado por almas. Mas comparar Lidório com Gondim é como chamar Jesus de Genésio! Por favor, tire o Ronaldo Lidório deste saco! rsrs…

    Sobre comparar Lula com FHC, já te disse que é uma falácia. É como fazer exegese: "Se você nao analisar o contexto, pode fazer injustiça e adulterar o sentido das coisas". E repito: "Se Lula tivesse ganhado a eleiçao lá atrás, antes do FHC e do plano Real, o Brasil tinha virado uma Bolívia!"

    Sem ressentimentos 🙂

    Leonardo.

  42. CONCORDO PLENAMENTE COM O LEONARDO.
    NÃO SE PODE COMPARAR O GOVERNO LULA COM FHC.
    TEMPOS DISTINTOS E CONTEXTO DIFERENTES.

    CREIO QUE O GOVERNO LULA NO CONTEXTO ATUAL FOI UM BOM GOVERNO. CONTUDO, HÁ MUITO A SER FEITO..
    NO ENTANTO, FOI UM GOVERNO RECHEADO DE ESCÂNDALO E CORRUPÇÃO, FAZENDO DO PRESIDENTE NIXON; UM SANTO NO CASO WATERGATE( CASO QUE LEVOU A RENUNCIA DO MESMO).

    CARLOS HERRERA
    http://cativosporcristo.blogspot.com/

  43. Votar na Dilma e no PT, somente pensando em barriga cheia e bens materias, é agir como um ímpio !Todo mundo sabe que, A DILMA DO PT e seus companheiros: MST,HAMAS,CAMPERSINAS,HUGO CHAVES,FIDEL CASTRO,DITADORES DO ORIENTE MÉDIO E COMUNISTAS e tudo mais do que não presta,São inimigos declarados da nação de Israel, povo de Deus ! Zacarias 2:8b ,diz: Porquer aquele que tocar em vós, toca na menina do seu olho ! Misericordia!!!!!!!! Não quero ser cúmplice nisto ! Pb. Roberto Rocha

  44. Pb. Roberto Rocha

    Parece que o povo brasileiro em especial o evangélico tem memória curta, principalmente nesse tema por você levantado.
    Veja com honestidade os links abaixo, e veja quem começou essa política externa.
    Você não acha que há uma agenda a ser seguida independente que quem assuma o governo?

    https://www2.psdb.org.br/index.php/agencia-tucana/noticias/hauly-homenageia-dia-internacional-do-povo-palestino/

    https://www2.psdb.org.br/index.php/agencia-tucana/artigos-e-entrevistas/artigos/yasser-arafat/

    No link abaixo, leia o capítulo XXVI.

    http://www.planalto.gov.br/publi_04/colecao/polex6.htm

  45. tem gente citando o site do conversa afiada…é até engraçado, o PHA está a serviço da record/universal contra a globo….o cara faz até propaganda do templo da universal…para mim sem credibilidade nenhuma

  46. Ok anônimo. Pra início de conversa, eu pelo menos me identifico. Mas tudo bem. Independente de estar no blog do PHA. Está em outros blogs pela internet à fora. Basta pesquisar. E no mais, credibilidade por credibilidade, as organizações globo, editora abril, grupo civita (leia-se folha de são paulo, estadão, etc) tem realmente muita credibilidade !!! Jornalismo totalmente parcial, partidário e corrupto. E o povo brasileiro aplaude de pé. O caso da bolinha de papel é um belo exemplo. Forjaram imagens, arrumaram um "perito" (pra quem não sabe, o sr molina não é perito, muito menos em análise de imagens. Ele trabalhava na unicamp com análise sonora), pra analisar uma imagem de celular que não mostra nada. E o médico que diz ter atendido o serra ?? Cadê a radiografia? Cadê que as imagens seguintes não mostram absolutamente nenhuma marca na careca dele? E a globo fez uma matéria de 7 minutos (isso na tv é uma "eternidade")sobre o caso !!! Enquanto isso, record, sbt, band mostraram as mesmas imagens desmentindo a globo.
    Gente, usar religião para justificar voto é uma burrice sem tamanho!! Os dois candidatos não tem vínculo com religião / práticas cristãs, etc. O Serra recentemente estava até "orando", lendo e citando a Bíblia" num "culto" evangélico. kkkk E antes das eleições? Pára né.. me engana que eu gosto. E fraude por fraude, compare os governos PT x PSDB. A história está aí pra quem quiser pesquisar. Só pra lembrar algumas do FHC:
    1 – Ao assumir extinguiu a comissão de investigação de corrupção. Será por que?
    2 – Caso SIVAM. Pesquisem na net sobre ele.
    3 – A farra do PROER. Pesquisem também.
    4 – Caixa dois nas campanhas de 1994 e 1998. Sumiram R$ 5 milhões no primeiro e R$10 milhões no segundo. Pesquisem também.
    5 – Propina na privatização da Telebras e da VAle. Ricardo Sérgio de Oliveira e a propina dos fundos de pensão. Empresário Benjamin Steinbruch. Pesquisem.
    6 – Propina pela emenda da Reeleição. Deputados Ronivon Santiago e João Maia, do PFL do Acre. Pesquisem.
    7 – Grampos telefônicos do BNDES.Luiz Carlos Mendonça de Barros. Pesquisem.
    8 – Desvio de R$ 169 milhões na construção do TRT paulista. CPI do judiciário. Juiz "Lalau" Nicolau dos Santos Neto. Pesquisem.
    9 – Fraude no DNER. Precatórios.

    Continua….

  47. Continuação…
    10 – O caso MARKA / FONTE SINDAM. Chico Lopes, ex-presidente do BC, e Salvatore Cacciola, ex-dono do Banco Marka
    11 – Biopirataria. Pesquisem
    13 – Eduardo Jorge. ex-secretário-geral da Presidência. esquema de liberação de verbas para o TRT paulista e em superfaturamento no Serpro.
    14 – Foram apurados desvios de R$ 1,4 bilhão na SUDENE.
    15 – Calote no Fundef – O governo FHC desrespeita a lei que criou o Fundef.
    16 – Acidentes na Petrobras. Por problemas de gestão e falta de investimentos, a Petrobras protagonizou uma série de acidentes ambientais no governo FHC que viraram notícia no Brasil e no mundo.
    17 – Apoio a Fujimori. O presidente FHC apoiou o terceiro mandato consecutivo do corrupto ditador peruano Alberto Fujimori, um sujeito que nunca deu valor à democracia e que fugiu do País para não viver os restos de seus dias na cadeia. Não bastasse isso, concedeu a Fujimori a medalha da Ordem do Cruzeiro do Sul, o principal título honorário brasileiro.
    18 – Os computadores do FUST. A idéia de equipar todas as escolas públicas de ensino médio com 290 mil computadores se transformou numa grande negociata.
    19 – Arapongagem. O governo FHC montou uma verdadeira rede de espionagem para vasculhar a vida de seus adversários e monitorar os passos dos movimentos sociais.
    20 – O esquema do FAT – A Fundação Teotônio Vilela, presidida pelo ex-presidente do PSDB, senador alagoano Teotônio Vilela, e que tinha como conselheiro o presidente FHC, foi acusada de envolvimento em desvios de R$ 4,5 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Descobriu-se que boa parte do dinheiro, que deveria ser usado para treinamento de 54 mil trabalhadores do Distrito Federal, sumiu.

    Acho que já chega né ??? Se pesquisar tem muito mais. Aqui mesmo tem vários: http://www.consciencia.net/corrupcao/documentos/fhc-45escandalos.html
    continua…

  48. Continuação – Parte 3
    Só pra relembrar alguns casos bem mais recentes:
    1 – Caso PAULO PRETO. Desvio de R$ 4 milhões do dinheiro proveniente de CAIXA DOIS da campanha do José SERRA. O próprio PSDB havia denunciado o desvio e depois desmentiu.
    2 – Fraude na licitação da construção do metrô em SP. A folha de são paulo já sabia quem ganharia qual lote e por qual valor com 6 SEIS MESES de antecedência. Fraude.
    3 – Auditoria mostra que tucanos desviaram R$ 400 milhões do SUS em SP em 10 anos.

    Então essa conversa de que "como cristãos não podemos votar no PT porque é um partido corrupto" também não cola. A corrupção é geral.

    E se formos partir pra esse lado, então não podemos votar no serra tb pq ele é um grande mentiroso. Mentira é pecado.
    Veja:
    1 – Prometeu cumprir o mandato de prefeito até o fim. Não cumpriu. Mentiu.
    2 – Prometeu cumprir o mandato de governador até o fim. Inclusive registrou em cartório. Não cumpriu. Mentiu de novo.
    3 – Se auto-proclamou criador dos genéricos. Mentiu de novo. Quem criou os medicamentos genéricos foi o ex-ministro JAmil HAddad, no mandato do Itamar Franco.
    4 – Mentiu ao dizer que criou o FAT e o Seguro Desemprego. Ambos foram criados no governo do então presidente José Sarney. Basta pesquisar sobre as leis que criaram esses benefícios. No site do planalto tem essas leis. Vejam que assinou e quem propôs os benefícios. Não foi o Serra. Mentiu mais uma vez.

    Tem muito mais. É só pesquisar. Essas informações a globo, folha, veja, etc NÃO DIVULGARÃO NUNCA. São tendenciosos e partidários. Ficar na frente da tv assistindo novela todo dia não vai te fazer saber a verdade sobre os fatos.

    Alegar também que o que o governo Lula fez não foi mais do que a obrigação também não resolve. Era obrigação do governo fazer sim. Mas e o governo tucano, fez? Pelo menos a obrigação deles de fazer?

    Alegar que o povo tá vendendo voto por comida / esmola, com o bolsa família tb é conversa fiada. Visitem áreas carentes e verão que muitos não teriam o que comer se não fossem esses benefícios que o governo dá. E no governo FHC / PSDB / SERRA, o que foi feito pra resolver isso?

  49. Essa censura de comentários que os donos dos blogs têm feito desanima de comentar viu… credo… Posso estar enganado mas cheira a "parcialidade". Parece que é algo do tipo: comentários favoráveis ao texto são publicados. Comentários contrários são analisados e dificilmente publicados.
    Isso pra mim não é honestidade.

  50. É impressionante como uma grande parcela dos evanglicos caem no conto do vigário dos interesses da burguesia selvagem do mundo e apoe candidatos como o José Serra, que é neoliberal, atissocial e se preocupa em atender apenas o interesse da burguesia e jamais das classes C,D e E. Consierar tambem Calvino, Spurgeon, Jonathan Edwards como lider,´e falta de conhecimwento histórico! Seria ainda a religiao o ópio de uma parcela dos evangélicos?

  51. É irmãos, o povo é sábio! Com a vitória da Dilma esta página foi virada, não é mesmo?
    As raposas velhas do conservadorismo de direita vão ter que se reinventar, pois já ficou mais que comprovado que com as patéticas acusações de que são mais preparados e cultos, bem como infundir temores insanos nas pessoas não funcionou e nunca irá funcionar.
    Ainda bem que, como cristãos, devemos lutar mais para conquistar almas para o Reino Eterno. Afinal, estamos aqui de passagem. Não somos daqui. Almejamos reinar com Cristo em sua Glória Eterna. Aleluia!!!

  52. Lanudo,

    Dilma pode ter ganhado, mas pela primeira vez ficou claro a força do voto cristao e a importancia da agenda moral para as plataformas de governo. Eles certamente farao parte da pauta dos nossos candidatos de hoje em diante.

    E como democracia é o governo do povo, e como estado laico nao é sinonimo de estado ateísta, creio que apesar dos pesares, quem saiu vitoriosa foi mesmo a Democracia 🙂

    Paz e bem,

    Leonardo

  53. Leonardo

    "força do voto cristão" ou força do voto medieval – vocês fizeram a campanha mais suja dos últimos tempos contra Dilma.

    Vocês só pensam em "aborto" ou união homossexual, pessoas podem passar fome, não interessa inclusão social, democracia social em detrimento dessa elite podre preconceituosa.

    Causa espécie vocês não atentarem para o fato, que foram usados pela direita reacionária desse país com discurso moralista e medieval.

    Fizeram companhia ao opus dei, Silas malacheia, Renê terra Velha e cia.

    Quem saiu vitorioso foi a democracia do povo, não dos temas religiosos medievais.

    Mauro Silva – Presbiteriano do Rio de Janeiro

  54. Leonardo Gonçalves

    Você como não tem argumentos, pois tá com culpa na consciência por ter entrado nesse engodo eleitoral de propaganda medieval – prefere a verborragia em vez de argumemtos plusíveis.

    Seu jeito de falar é igual seu mentor Silas Malacheia, quer ganhar no grito.

    Acorda rapaz, você não é dono da verdade.

    Se fosse pra elogiar, eu não seria ignorante.

    Vocês não prezam a liberdade de expressão, tanto propalada no discurso eleitoral ?

    Fica tristezinho não, você apenas não é dono da verdade.

    Mauro Silva – Presbiteriano do Rio de Janeiro

    Vai publicar, quero ver se você é macho.

  55. Mauro,

    Você é um ignorante, porque fala de pessoas que você nao conhece. Você ignora a conduta que rege a vida daqueles que você critica. Você disse que eu ignoro "a condiçao de quem passa fome, não me interesso por inclusão social", e nada podia ser mais injusto.

    Para mim, quem fala em inclusao social e erradicaçao da fome, mas nao coloca a mao na massa, é hipocrita. E quem critica quem, por obra da graça e com a ajuda de Deus, luta para ver as pessoas viverem vidas mais dignas, chamando-os de elitistas, é desinformado (portanto, ignorante).

    Assim, você nao só é um ignorante, mas é bem possível que também seja um hipócrita.

    Reveja seus conceitos.

    E se quiser ter comentarios publicados aqui novamente, crie um perfil no blogger. Fakes e anônimos nao sao bem-vindos.

    Graça e Paz,

    Leonardo.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui