Mandinga gospel

9
5
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Lourenço Stelio Rega
Tenho observado que muito do evangelho pregado e vivido hoje tem sido sincrético, seja com a ideologia contemporânea do individualismo, seja com religiões que não se fundam nos ideais do cristianismo, mas no fundo vão parar na mesma vala comum de secularismo e obscurantismo.

O indivíduo é o grande deus neste século. O que vale é a sua vontade, seus sentimentos, suas intuições, sua interpretação da realidade, seu desejo e seu projeto de vida. Se alguma coisa não estiver dando certo em sua vida e seu projeto histórico, algo necessita ser feito e vale tudo, começando, por exemplo, pela múltipla pertença, em que a pessoa deixa de ser fiel exclusivo de um determinado “deus”, igreja ou denominação e passa a buscar “recursos” em outras crenças e religiões – o importante aqui não é a sua convicção teológica ou fidelidade a uma “etiqueta” religiosa, mas se funciona ou não. É um tipo de religiosidade narcisista voltada somente para o indivíduo e seus interesses pessoais – Deus não conta, a não ser se ele pode dar um “jeitinho” no seu projeto pessoal.

Um exemplo muito comum é que desde cedo aprendemos que devemos orar a Deus e agradecer quando a nossa oração for atendida, isto é, quando conseguimos “dobrar” vontade de Deus e ele nos respondeu atendendo à nossa vontade. Se ele não respondeu, talvez seja porque você ainda não conseguiu atingir o elevado patamar das exigências divinas e deve continuar insistindo na negociação com ele. Onde encontrar base bíblica para esse tipo de religiosidade mercantilista e narcisista? Não existe. O que existe é o ensino de Paulo (Fp 4.6,7) indicando que não devemos ficar ansiosos por nada, mas em tudo nossas orações devem ser conhecidas por Deus por meio de súplica, isto é, um recurso que se deve utilizar quando não existe mais saída, acompanhada de ações de graças, isto é, suplicar e agradecer em seguida. Mas, e se Deus não responder conforme a minha vontade? É sinal que a minha vontade não é coincidente com a de Deus e ponto final.

Em vez disso é possível observar diversas “estratégias” para conquistar o transcendente e dobrar a sua benevolência em favor da pessoa. Entre alguns exemplos temos o vale do sal, arruda santa (talvez tenha sido “benzida” com óleo sagrado), copo d´água em cima da televisão, perfume para “encantar” o amor perdido ou o ainda não encontrado, que é entregue no culto que promove uma espécie de terapia do amor ou até mesmo livreto que vai trazer prosperidade se você seguir os rituais que ali estão alistados. Tem havido até “procissão” evangélica marchando para Jesus.

O altar de Deus onde depositaremos nossa vontade incondicionalmente é substituído pela vontade humana que deve ser seguida a qualquer custo. A graça de Cristo é substituída pela transformação do evangelho em mercadoria e bem simbólico de consumo que deve ser negociado com Deus por meio de despachantes-pastores que conhecem bem como fazer mandinga para dobrar a vontade lá do alto.

***
Lourenço S. Rega é teólogo, educador e escritor. Divulgação: Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

9 COMENTÁRIOS

  1. isso porque você não vio o nível dos "profetas" que andam em Belém do Pará, na semana passada, no culto de segunda a tarde o tal "profeta-revelador-milagreiro-orientador-incentivador-da-fé-através-de-boas-ofertas" disse que iria "ungir", os irmão que trouxessem uma "semente", com o óleo que ele tinha deixado no meio da mata! (Belém ainda tem regiões de mata fechada) achei estranho, pois já tinha ouvido algo em uma aula sobre cultura e religiosidade africana, ou seja, não sei se fui a uma reunião de oração ou na reunião do "pai profeta"!!!
    valha-me DEUS! (hehehe)
    que o SENHOR nos livre desses "ungidos"!
    um abraço e parabéns pelo blog!!!

  2. Jó 35:5-7

    Olha para o céu e vê,
    E repara nas nuvens, [que] elas são deveras mais altas do que tu.

    Se realmente pecares, que conseguirás contra ele?
    E [se] as tuas revoltas realmente aumentarem, que lhe fazes?

    Se realmente tens razão, o que lhe dás,
    Ou o que recebe ele da tua própria mão?

    Provérbios 9:12

    Se te tornaste sábio, tornaste-te sábio em teu próprio benefício; e se tiveres zombado, tu, somente tu, [o] suportarás.

    * * *

  3. realmente eu não sei em que mundo voce esta!
    ifelismente os super santos dão tudo para o diabo ex:ja ouvi muitos dizerem. o sal grosso e do diabo , a arruda e do diabo, a guitarra e do diabo, a bateria e do diabo, o dinheiro e do diabo, a prosperidade e coisa do diabo, oleo que algumas igrejas distribuem e do diabo , o lenço e do diabo,outros dizem a rosa e do diabo,enfim muitos que se acham super santificados falam que tudo e do diabo , a muitos que deixam ate de manter relações sexuais com a esposa ou o marido dizendo ser coisas da carne e diabólicas,LEMBREM-SE TUDO FOI CRIADO POR DEUS, O DIABO NUNCA CRIOU NADA , ELE APENAS ROUBOU E VEM ROUBANDO ATE OS DIAS DE HOJE,(esta escrito -todas as coisas são puras para os puros,todavia para os impuros e descrentes,nada e puro,porque tanto a mente como a conciência deles estão corrompidas)—( e ainda esta escrito -TUDO QUE DEUS CRIOU E BOM,E RECEBIDO COM AÇÕES DE GRAÇAS,NADA E RECUSAVEL. PORQUE PELA PALAVRA DE DEUS E PELA ORAÇÃO TUDO E SANTIFICADO) —JESUS VEIO AO MUNDO, MORREU NUMA CRUZ PARA NOS DAR DIREITO A SALVAÇÃO ETERNA, DESPOJOU O DIABO NA CRUZ, TOMOU TUDO DE VOLTA, E NOS DEU O DIREITO DE NOVAMENTE DESFRUTAR DE TUDO QUE E BOM. E AI VEM VOCES COM O MESMO ESPIRITO DE ADÃO E QUEREM DAR TUDO DE VOLTA PRO DIABO/ AI FICA COMPLICADO!

  4. É verdade, tudo é puro para os puros, não é mesmo amigo "MENSAGEIRO", até mesmo tentar manipular a Deus com algumas "$emente$".

    E realmente nada é recusável recebido com ações de graças, então faz o seguinte puxa um cigarro de maconha ou cheira uma carreira de pó.

    Não esqueça, tudo lhe é lícito, mas nem tudo lhe convêm.

    Se somos libertos de fato pela morte de Cristo, porque me prender a amuletos? Porque depender do poder de Fulano ou de Beltrano?

    Cresça, leia a Bíblia.

    Ah! Estudar português também não custa nada.

  5. esta escrito -todas as coisas são puras para os puros,todavia para os impuros e descrentes,nada e puro,porque tanto a mente como a conciência deles estão corrompidas…
    Eu achei este texto muito preconceituoso. Eu também sou avessa a algumas práticas do meio evangélico que me espantam, mas daí a dizer que qualquer coisa que se faça de forma simbólica é malígna, já é pura arrogância e ignorância. A gente deve saber e conhecer realmente do que se está falando para não sair por aí soltando "pérolas".
    Acho que a marcha pra Jesus tem sido um meio de proclamar e exaltar Ao Senhor Jesus!
    Porque não se revoltar contra a abominação que é Parada Gay?! Vc se incomoda com isso? Quando milhares de gays e simpatizantes saem pelas ruas demonstrando o orgulho que eles tem pelas suas abominações!

  6. O SENHORA ANÔNIMA– O GRANDE PROBLEMA QUE JESUS ENFRENTOU EM SUA ÉPOCA,ERAM OS RELIGIOSOS SABE TUDO!.ERAM OS QUE SE ACHAVAM SUPER SANTOS,OS HIPÓCRITAS,PESSOAS QUE SE IMPORTAVAM MAIS EM SEGUIR RITUAIS RELIGIOSOS,DO QUE SERVIR A DEUS E AMAR O PRÓXIMO.PESSOAS CAPAS DE DE LANÇAR O PRÓPRIO IRMÃO NO INFERNO POR ELE TER QUEBRADO UM RITUAL RELIGIOSO.PRA RESUMIR PESSOAS COMO VOCÊ!JESUS CHEGOU AO PONTO DE DIZER,QUE ELES FICAVAM NA PORTA DO REINO DE DEUS NÃO ENTRAVAM E NÃO DEIXAVAM OS OUTROS ENTRAR.VEJA O FATO QUE ACONTECEU EM JOÃO-9(1 E passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
    2 Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
    3 Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus.
    4 Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar.
    5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
    6 Dito isto, cuspiu no chão e com a saliva fez lodo, e untou com lodo os olhos do cego,
    7 e disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa Enviado). E ele foi, lavou-se, e voltou vendo. ) JESUS NÃO PRECISAVA DE CUSPIR NO CHÃO E FAZER BARRO PASSAR NOS OLHOS DO CEGO PARA O CURA-LO.ELE JA TINHA CURADO OUTRO CEGO DE UMA OUTRA MANEIRA —-O FATO E QUE JESUS FEZ ISSO PARA DEIXAR BEM CLARO PARA OS DISCÍPULOS O SEGUINTE: A OBRA DE DEUS TEM QUE SER REALIZADA ENQUANTO A TEMPO, E SE FOR PRECISO DE USAR LAMA PARA ABRIR OS OLHOS DOS CEGOS EU VOU FAZE-LO E VOCES TOMBEM TEM AUTORIDADE PARA ISSO FAÇAM DE TUDO PARA ABRIR OS OLHOS DOS CEGOS PARA SALVA-LOS.DEIXA DE SER CEGO O ANÔNIMA , SE JESUS TIVESSE DE USAR O SAL ELE IA USAR, SE ELE TIVESSE DE USAR A ARRUDA, ELE IA USAR ,SE ELE TIVESSE DE USAR A ROSA ELE IA USAR, ELE IRIA USAR O QUE TIVESSE A SUA DISPOSIÇÃO PARA ABRIR OS OLHOS DAQUELE CEGO PARA PODER SALVA-LO PODE TER CERTEZA DISSO.—– AGORA CEGOS COMO VOCÊ QUE NÃO QUEREM ENXERGAR,AI FICA REALMENTE COMPLICADO.POIS QUEM CRER VERÁ A GLÓRIA DE DEUS,QUEM NÃO CRER VAI FICAR CHUPANDO O DEDO!

  7. Q tristeza tem assolado nossa nação brasileira….quem tem se importado com as almas perdidas?Com as crianças q sofrem violencia sexual?Com os jovens q a cada dia tem se entregado a droga e ao sexo sem compromisso?Estamos vivendo dias da apostasia da fé…o amor de muitos esfriariam…assim diz o senhor!O q tem sido verdadeiramente importante para nos cristãos hj?
    O discurso da maioria é o mesmo:Irmãaa…vc quer q seu filha se converta,faça um sacrificio!!!!Ta precisando de cura ou de vitoria financeira,semeie….Ahhh,me poupe neh,teremos agora q barganhar a coisas de Deus?Deus eu te dou isso e tu me dá aquilo outro!E agora ate p convidar alguem pra ir p igreja a palavra de comando é milagreeeee!Eu creio num Deus de milagres sim,mas q vê meu coração e n de q valor e minha semente,um Deus q me cura independente do meu sacrifico…Antigamente ensinavamos as pessoas a amar a Deus por aquilo q Ele é,hj atraismos as pessoas p encher a igreja por aquilo q ele pode dar…com tem se entristecido o Espirito Santo do Senhor!Amados,vitoria financeira é bom,dinheiro,casa,carro…eu mesma almejo td isso na minha vida e sei q vou chegar lá…mas nada e mais importante na minha vida do q presença do Senhor…q o Senhor tenha misericordia desse povo!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui