Dilma, Serra e o voto de Minerva

25
674
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Daniel Clós Cesar

Recentemente o ator Kevin Costner protagonizou o filme Swing Vote (Voto de Minerva/tradução livre), que no Brasil foi chamado de Promessas de um cara de pau. Na película estadunidense o personagem de Costner, um pai divorciado que vive em um trailer e sobrevive de um sub-emprego, torna-se o eleitor responsável pelo desempate entre dois candidatos a presidência dos Estados Unidos.

Assine o Blesss

A disputa travada entre os dois candidatos no filme é tão real quanto a que pode ser vista neste segundo turno da eleição a presidência no Brasil. Dois candidatos dispostos a negar tudo o que são ou defendem para ganhar o seu voto.

Se no filme de Costner os candidatos brigavam pelo voto de um homem pouco inteligente. Nossos candidatos agora lutam pelo voto da Marina (dos que votaram nela). Não os 6 ou 7% (ou ainda menos) de votos que Marina teria naturalmente, mas aos outros 12% que foram resultados diretamente da fé professada pela candidata verde.

Não foi a proteção ao meio ambiente e o uso de fontes renováveis de energia que ganharam esses votos. Mas o fato de Marina ser cristã e isso significar, de alguma forma para os que crêem no cristianismo, um governo justo.

O que sobrou?

PT e PSDB sempre foram opostos. O primeiro, que alguma vez num passado muito distante já representou a esquerda, hoje é menos vermelho e mais cor-de-rosa, mantém muitos de seus ideais apenas como ideais, na prática, adapta seu discurso às massas ou aos grupos que podem pesar a balança. O segundo, fiel representante da direita pró-ocidente não faz e nem fará nada diferente. Manterá seu discurso de gente “caucasiana-monoteísta-machista-ocidental” buscando na burocrática e hipócrita sociedade seus votos.

Nessa busca hipócrita por votos e poder, Serra e Dilma constróem suas próprias torres babélicas. Buscando em grupos que não conversam na mesma língua, os dois tem como único propósito chegar ao poder.

Você já pode ver Serra abraçando um homossexual ou a Dilma visitando uma casa lar para jovens mães sem condições financeiras. Podemos escutar o Serra afirmar ser contra o aborto e a Dilma afirmar ser cristã.

Se Dilma e Serra apenas fizessem o de sempre para ganhar, isto é, mentir e manipular, tudo bem… vamos dizer que faz parte do jogo de politicagem barata das eleições. Mas entrar no templo e sacrificar porcos (estou usando , para quem não entendeu, uma figura de linguagem conhecida por metáfora)… aí, já é demais.

Os dois candidatos que restaram não representam e nem podem representar a Igreja de Cristo, pois eles sequer, fazem parte do corpo. Confiar em suas promessas é estupidez. Acreditar no que eles dizem é ingenuidade.

Não estou fazendo defesa do voto branco ou nulo. Não mesmo. Estou apenas alertando. Não defendam essas pessoas e suas propostas. Quem hoje defende a Dilma vai se arrepender muito durante os próximos 4 anos. O mesmo para os que defendem o Serra se ele for o vitorioso. São duas pessoas que não temem a Deus. O temor deles é apenas e tão somente o de perder o poder.

Quando for votar, apenas lembre-se do que escreveu o profeta Jeremias: “Maldito é o homem que confia no homem”.

***
Daniel Clós Cesar, politicalizando o ambiente virtual no Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

25 COMENTÁRIOS

  1. Inclusive quem confia na Marina, apesar de eu ter votado nela no primeiro turno .. fiquei triste pelo endeusamento feito a ela pelos "evangélicos".

    Sendo Serra, Dilma, Marina, Nulos e Brancos agradeceremos a Deus pela liberdade de poder votar ou não, viva o livre arbítrio !!! tanto pq daqui a 4 anos teremos mais uma guerra de interesses (aqui se lê Eleicões)

    @DanielBrianese

  2. Daniel,
    eu me sinto invadida por esses dois candidatos. Para mim, Serra e Dilma fariam acordo com Deus e com o diabo para ganhar a eleição. Todos dois estão longe de serem confiáveis ou, até mesmo, verossímeis.

    Fiquei com nojo da investida do Serra, distribuindo "santinhos" com a frase "Jesus é a verdade e a Justiça" (José Serra). Além de tudo, ele (pasmem!) assina!!!

    Sobre a Dilma, não consigo entender como alguém cujo programa de governo mantém propostas acerca de casamento homossexual e legalização do aborto passa a abrir o programa eleitoral com frases como "graças a Deus eu cheguei ao 2o turno", "eu sou a favor da vida" etc.

    No meu blog, estou listando algumas perguntas aos candidatos, como, por exemplo: "qual a diferença entre casamento e união civil?" ou "quem será o primeiro presidenciável a se declarar afro-descendente?"

    Os dois já disseram que tiveram infâncias humildes e lutaram contra a ditadura…

    Já faz tempo que eu acho que a melhor opção é fazer como os ministros do STJ: não decidir.

    Mais no meu blog: http://ericabispo.blogspot.com

  3. È verdade Daniel. O povo brasileiro nesta eleição está simplesmente tendo que escolher entre o capeta e o coisa ruim. Que Deus nos acuda.

    De vosso irmão em Cristo,
    Laerte

  4. Mas o que esperar da classe política brasileira?
    Toda eleição é essa bizarrice, tagarelice em cima de temas idiotas para enganar o povo e e assim continua tudo como está…Não se discutem os reais problemas sociais, ficam se degladiando e envolvendo Deus nesse embrólio. E tambem sejamos sinceros, desde quando algum candidato evangelico vai mudar o poder diabolicco desse país. Sejamos mais sensatos, achar que algum candidato evangelico vai santiticar essa podridão – esse jogo pesado de interesses das classes dominantes. Amado não sejamo meninos no entendimento. Alguns falam até de um governo Teocrático….O que mais será que vamos ouvir. Marina Silva pode ter toda uma vida regrada pela ética, pelo pudor, pela moral. Agora cada um no seu lugar.Não se iludam com essa idéia de irmão no poder que as coisas vão melhorar.Todos sabem que é o poder nesse país ou em qualquer lugar do mundo. Creiam e leiam as escrituras que está reservado para esse mundo.

  5. Caro Daniel você foi extremamente feliz no seu comentário,ate nem sei se acho isso pelo fato de ser um resumo dos meus pensamentos, si bem que acusações contra a Dilma acabam sendo mais abundante do que contra o serra, mais no fundo todos 2 não passam de tremendos oportunistas.

  6. Estas igrejas evangélicas q superl-lotam,são nada mais doque um retrato da força imperial do ocultismo.O $erra enfiou mais de $1.000.000,00 nas a$$embléias do homem,Camburiú e mais recentemente no $ila$ advogasdo de Deus,Jbe$ jegue manso e outros discípulos de Geazi,o comprovado pai na fé destes vAMPIROS COMO mANOEL fERREIRA E ESTA CORJA DE MERCNÁRIOS IDOLOATRADOS.aqUANDO SE FOR ELEITO O $ERRA VAI ACABAR SENDO O PRESIDENTE DA CONVENÇÃO GERAL,PORQUE ALGUÉM TERÁ QUE DEVOLVER AS MALDITAS E DESGRAÇADAS OFERTAS E TÃO DESEJADAS PELOS VAMPIROS DA RAINHA VELHA-BLÉIA-lAUDICÉIA.a dILMA PROVOU QUE OS PASTORES QIE APARECEM NA MIDIA SÃO DESCENDENTES DE eLIAS MORREM DE MEDO DA gEZABEL,TUDO UM BANDO DE MARICAS QUE NUNCA CRERAM EM dEUS COISA ALGUMA.aGORA RESTA ESTES BUNDÕES GOSPEL DESCEREM NA PORRADA QUE VÃO LEVAR PELA PRÓPRIA PALAVRA QUE JESUS DISSE:dAI A dEUS O Q É DE dEUS,E A cESAR O Q É DE cESA..

  7. gostei muito de sua postagem, por que, muitos cristãos evangélicos estão bem envaidecidos pela disputa por seu voto. Achando que esse ou aquele candidato vai fazer uma grande diferença na nossa nação, serão justos, aprovarão apenas leis de acordo c a bíblia e blá blá blá. Crentes, católicos e demais correntes religiosas estão apenas sendo usados para que eles consigam chegar ao poder. Não defendo o voto nulo ou branco, mas a clareza do processo. A religião entrou na disputa política e não foi pra acrescentar, mas para empobrecer o debate!

  8. Anônimo escreve,anônimo disse,anônimo falou.Não tem nome? Ou se acovarda atras do 'anônimo'.Coisa esquisita demais tratar com um anônimo.Que falar o que quer,e não quer ouvir o não quer,é isso senhores anônimos? Idiotas…
    O burro do profeta Balaão,tinha nome:chama-se Mula/Burro e falou e assumiu o que falou,tá? Então tá.
    tito from brasília.

  9. Eleições : Cuidado para não escolher o espinheiro.Tô lembrando a parábola de Jotão,no livro de Juízes,tá? então tá.Se nenhum dos dois não dão sinais de honrar a Deus (Lucas 18,juíz iníquo)então não são os candidatos d'Ele,é nosso.
    + Quatro anos o povo vai agonizar e morrer nos hospitais que estão falidos – a escolha foi nossa,ainda que oramos a oração da propina abençoando os fichas sujas.
    tito from brasília.

  10. Daniel Brianese,
    concordo com você, foi feito endeusamento (por alguns) de Marina Silva, inclusive pelo próprio PV que usava a pesquisa de uma ONG que afirmava ser Marina uma das 50 pessoas que podiam salvar o mundo (ela infelizmente não pode, mas é claro que eu entendo o que essa ong entende por salvar)

    _______________

    RATM
    O texto não é contra Dilma… mas se um texto é o suficiente para fazer você mudar de voto, você não tem nenhuma convicção.

    _______________

    Não sou partidário nem da Dilma nem do Serra. Não concordo e não sou favorável a nenhum dos planos de governo. Aquele que eu aprovava, ou pelo menos, mais simpatizava, não foi para o Segundo Turno.

    Não voto no menos pior. É uma opção minha. Por este mesmo motivo não faço defesa do voto branco ou nulo, mas não condeno quem o faz.

    Tudo é uma questão de convicção política e religiosa, sim, religiosa também.

  11. Essa elite paulista sedenta por poder, passou o governo Lula caladinha pois não tinha motivo nem soube ser oposição, agora de maneira golpista usa a fé e a desinformação das pessoas para manipulação dos votos.Espero que em nome da justiça dívina a igreja comprometida com a verdade e qa justiça se manifeste e oriente seu povo!

  12. A Dilma não teve uma infância humilde, muito pelo contrário, a sua família era classe média alta. Quanto ao Serra, ele veio de uma família bem humilde. O pai e ele trabalharam na feira.

  13. Daniel

    "O texto não é contra Dilma… mas se um texto é o suficiente para fazer você mudar de voto, você não tem nenhuma convicção."

    ……….

    Ao ver percebi que não era somente contra Dilma, o que foi um alívio para mim.

    Um texto somente não é suficiente, mas pode ser o último sopro que estoura o balão. Poucas coisas são piores que dois pesos e duas medidas em um púlpito cristão e esse artigo foi o único que tratou ambos os candidatos igualitariamente.

  14. Eu tenho pavor da Dilma e do Serra é tipo assim "hã"? Não dá pra confiar em nenhum! Estes aí prometem a Deus e ao diabo. Os dois não tem convicções e não estão mostrando suas reais intenções! Ai, Meu Jesus, Volta Logo!

  15. Pelo menos o Buddy(personagem de Costner)se interessa em pesquisar sobre os candidatos no final,e tinha uma filha muito mais inteligente do que ele para auxilia-lo.

    O Brasil parece não fazer questão de pesquisar sobre os candidatos,ou seja um país que não têm ajuda de seus filhos.

    Não acho que o Serra seja um homem ruim,mas temo que o seu governo seja elitista,e com pouca representatividade no congresso,pode ser um governo "morto".

    Grandes embates e desputas por interesse acabam sendo "fogo contra fogo",lembrando que os personagens de Swing Vote não eram necessariamente ruins,em um relativo ponto de vista,claro.

  16. Nestas eleições voto no Serra sem ilusões e sem grandes entusiasmos. Apoio sua candidatura apenas porque quero preservar a democracia brasileira e evitar que o PT lentamente implante um regime chavista no país, assim como não me agrada ver o Brasil dando apoio a ditaduras como as do Irã e de Cuba (o governo deu mais de 1 bi pra ilha de Fidel). Compartilhei esta semana por email com um ex-candidato a senador pelo meu estado que, em 03/10, o eleitorado brasileiro confirmou sua face conservadora quando apoiou Marina (a maioria dos votos dela realmente não vieram dos militantes da causa ambientalista). Indo de encontro ao meu posicionamento, César Maia, no seu informativo eletrônico de hoje, escreveu que "Nos valores cristãos, a vida/rejeição ao aborto é um dos pontos mais visíveis do discurso conservador. Aqui e alhures (…) é indicação que os valores conservadores ganham destaque na conjuntura e mobilizam grande parte da população e, portanto, do eleitorado. E não só os valores cristãos". É certo que é a economia que de fato induz o voto nas eleições, mas, sem dúvida, o aspecto cultural influencia bastante.

  17. Ai que saudade que eu tenho da aurora da igreja evangélica; da paixão pelas almas perdidas, que os anos não trazem mais!
    Que amor, que palavras, que louvores, naquelas reuniões memoráveis…
    Será que nunca mais?

  18. Que vergonha e vexatório: Papas da AD e outras denominações apoiando Serra ou Dilma nessa campanha suja que estamos vendo!! Independente de ser Serra, a questão que o correto é ficar neutro e fora disso.Desde quando nos relatos bíblicos e nas cartas de Paulo encontramos algum registro que Paulo participou, apoiou, fez proselitismo político, usou de sofisma para ludibriar as igrejas da época em detrimento do poder secular. Nunca, simplesmente sofreu, combateu o bom combate e realmente trabalhou para o engradecimento da palavra de Deus até o último suspiro,defendeu o Reino de Deus e a eternidade da vida daqueles que abraçaram a causa do evangelho. Agora vemos homens que se entitulam de bispos, apostolos, doutores e outros cognomes mas todos falsos profetas dos ultimos tempo que vem se sujando cada vez mais e ofuscando o brilho do evangelho. Chegaaaa!!! Nós crentes comprometidos com a verdade (Cristo) e com a salvação não suportamos mais essa sujeira. Tudo isso está cheirando mal. Esse senhores "maria vai com as outras" e estão sempre no time que tá ganhando, deveriam sair de campo e deixar o evangelho em paz. Voces não representam mais nada, se venderam ao deus mamon, trocaram a benção por um prato de lentinha. Estão atrapalhando o Reino, saiam de campo, vão vender suas mercadorias em outro planeta… Mas deixam a Terra em paz,pois já existe um que já faz esse papel, a saber o maligno, pois esse mundo jaz, padece nele. Nao precisamos de vocês. Vocês estão querendo competir com o inimigo e o anjos caidos, pois só sabem mentir, enganar e também matam. Matam as almas dos cegos que seguem voces para o abismo com suas indulgências, com suas heresias, com suas falcatruas, com seus engodos, pactuando com mundo das trevas dando ouvido a doutrina de demonios. Enganam com esse envagelho falso cheio de quinquilharias e feitiçaria. Não pregam o verdadeiro evangelho do arrependimento, da santificação, do amor e submissão à Deus, da tolerãncia, da humildade, do respeito ás autoridades. Ó Filha de Babilonia até quando inquirirá contra os agrilhões de Cristo??? Arrependam do mal que estão causando. Será que vai valer a pena, quando chegar o tempo prestar conta de todos vossos atos. Lembrem-se que quem mais foi dado mais será cobrado.Povo de Deus, acordem enquanto é tempo!!!Fujam desses tais, assim recomenda a Palavra de DEUS. Seguem a Cristo pela fé, pois já é tempo em que o justo viverá da fé e trinfurá na Vitória da volta do Rei.

  19. Aplicar "Maldito o homem que confia no homem" às escolhas dos nossos representantes implicaria que o crente NUNCA votaria, pq nem o crente mais certo é isento de pecado.

    Não é questão de confiar que ele (a) seja perfeito, mas confiar que cumpra o projeto de governo, abençoado por Deus.

    Falando nisso, acho que a ideia de fazer um blog cristão tentar conduzir a uma opinião política algo que não edifica em nada. São boatos por todos os lados. E sabemos as consequencias para o cristão que se passa a essas coisas.

    Vivamos para Deus, cuidemos dos nossos irmãos, da igreja, do nosso coração. Votemos antes de tudo com consciência e oremos para que o futuro governante faça um governo para todos os brasileiros.

  20. Marcos

    Não fiz uso equivocado do texto não meu caro. Tenho demasiado cuidado no uso da Palavra de Deus.

    Não é um apelo a não votar. Mas sim, não lançar sobre homens sua confiança.

    Você distorceu o que escrevi, espero que não deliberadamente, mas por equivoco na interpretação.

    Eu não tenho confiança total em ninguém, nem em meu pastor, nem em meus pais, nem em mim mesmo… pis todos somos homens e falhos. Minha confiança está em Deus, que independente do que posso acontecer, permanece fiel.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui