Resposta ao Bispo Edir Macedo referente ao seu posicionamento favorável ao aborto

36
1112
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Por Renato Vargens

Prezado Bispo,

Na ultima semana de agosto, milhares de pessoas em todo Brasil, manifestaram o seu desagravo quanto a forma com que o senhor e sua igreja encaram o aborto. Recentemente escrevi um pequeno texto onde de forma prática e objetiva expus minha perplexidade em saber que o senhor é favorável a este tipo de prática e comportamento.

Assine o Blesss

Hoje, quatro de setembro, acabo de ler em seu blog a sua contra-resposta, bem como as justificativas do porque defende a prática de um crime tão hediondo.

Caro Bispo, de todos os argumentos fornecidos pelo senhor, o que mais me preocupou foi o fato ter defendido sua tese usando um verso isolado das Escrituras. Ora, como o Senhor deve saber, a interpretação equivocada de versos bíblicos pode fazer um enorme estrago na vida das pessoas, daí a necessidade de aplicar nos textos que lemos regras básicas de hermeneutica.

Bom, a expressão Hermenêutica provém da palavra grega “hermeneutike” que, por sua vez, se deriva do verbo hermeneuo, significando: a arte de interpretar os livros sagrados e os textos antigos. Segundo a história Platão, foi o primeiro a utilizar essa palavra. A hermenêutica forma parte da Teologia exegética, ou seja, a que trata especificamente da interpretação das Escrituras.

À luz desta afirmação gostaria de levá-lo a refletir comigo sobre os principios hermeneuticos usados por Calvino:

1º – Calvino Renunciou a alegorias entendendo serem elas armas de deturpação do sentido das Escrituras.
2º Calvino costumava enfatizar o sentido literal do texto.
3º Ele acreditava que o ministro deveria ser inteiramente dependente da operação do Espírito Santo para a correta interpretação da Bíblia.
4º Ele valorizava o estudo das línguas originais para melhor compreensão do ensino sagrado.
5º Ele cria numa tipologia equilibrada, evitando impor a textos veterotestamentários simbolismos que eles não suportam.
6. E por fim ele acreditava que a melhor forma de se interpretar a Bíblia é a própria Bíblia.

Prezado Bispo, lamento lhe informar mais a sua interpretação do texto de Jesus é extremamente equivocada, senão vejamos:

“O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!” Mateus 26-24

Segundo o senhor mesmo afirmou em seu blog, no seu entendimento a última frase poderia ser interpretada da sequinte maneira: “seria melhor que Judas tivesse sido abortado. Melhor do que o futuro de sua alma.”

Bom, vejamos os equivocos desta afirmação:

1º- Teologia não pode ser fundamentada naquilo que achamos ou pensamos sobre determinado assunto. Teologia se fundamenta nas verdades indiscutíveis das Escrituras.

2º- Nossas percepções pessoais devem se submeter ao que a Bíblia diz, e não ao contrário.

3º- Lembre-se que a Bíblia explica a Biblia e que não podemos em hipotese alguma estabelecer pressupostos doutrinários em versos isolados. A Palavra de Deus contrapõem-se a sua afirmação inúmeras vezes declarando que aqueles que cometem assassinatos pecam contra o Eterno. (Ex 20:13; Os 4:2-3; Mt 19:18; Lc 18:20; Rm 13:09; Tg 2:1. Portanto, os que matam os seus semelhantes afrontam deliberadamente a santidade do Senhor.

Vale a pena ressaltar que à luz da ciência e da Bíblia, uma criança não nascida é um ser completamente formado, no sentido que toda a informação genética já foi recebida no momento da concepção. Uma criança não nascida é uma pessoa completamente distinta da sua mãe. O bebê desenvolve todas as suas características humanas quando está no ventre. Os cromossomos de uma criança não nascida são únicos. Toda pessoa é uma criação singular de Deus. Jamais voltará a vida de uma criança não nascida tirada por um aborto, isto posto, abortar a vida de uma criança é desobedecer descaradamente o 6º mandamento.

Encerro esta réplica afirmando sem titubeios que o aborto é um crime hediondo. Abortar é tirar a vida de um ser humano, visto que a Bíblia ensina que a vida começa na concepção. Deus nos forma quando estamos ainda no ventre da nossa mãe (“Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe.” Sl 139.13). O profeta Jeremias e o apóstolo Paulo foram chamados por Deus antes deles terem nascido (“Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações.” (Jr 1.5); “Porém Deus, na sua graça, me escolheu antes mesmo de eu nascer e me chamou para servi-lo.” Gl 1.15).

Naquele que vive e reina,

Pr. Renato Vargens

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

36 COMENTÁRIOS

  1. Acredito que não tem mais o que ser dito a respeito deste assunto. E que os juizos de DEUS sejam sobre este homem que deturpa as sagradas escrituras para justificar um posicionamento vil de um pecador condenado.

    Obs: Tenho certeza de que vai aparecer fiéis seguidores da doutrina falsa pregada por este homem para denegrir e difamar tudo que vai de encontro a seus preceitos firmados em areia.

  2. Graça e paz Pr. Renato

    Não estranharia se mesmo com estas palavras escritas de forma imparcial e clara o senhor Edir Macedo, ou alguns de seus seguidores, simplesmente descartar ao menos refletir neste sentido.

    Pois há muito em jogo, a posição, a fama, o orgulho, a vaidade, e o poder. Tão somente reconhecer ter publicamente "pregado" tal heresia, o que ao meu ver traria, isto sim, certa credibilidade às intenções deste senhor, poderia abalar as estruturas de sua posição dentro de sua lucrativa denominação, o que certamente o pessoal do marketing não permitiria.

    Lamentável!

    edinelson lopes
    SIGA O MESTRE

  3. Pr. Renato,materia excelente!! Muitos estão interpretando a Biblia por aquilo que elas acham ou sentem, e o pior lançam suas interpretações para outros que acreditam que os tais detem a verdade. Quero destacar aqui o que o senhor falou no 1º dos equivocos da afirmação " Teologia não pode ser fundamentada naquilo que achamos ou pensamos sobre determinado assunto. Teologia se fundamenta nas verdades indiscutíveis das Escrituras".

  4. Pr. Renato. Admiro a sua paciência em tentar enxertar algumas verdades bíblicas na mente do B. Macedo. Penso apenas que ele vai descartá-las, pois é o que vem fazendo há tempos, conscientemente. Mas, se lhe vale de incentivo, serviu bastante para mim, acrescentou informações valiosas e alicerçou ainda mais minhas convicções.
    Fica na paz.

  5. Renato (nao o Vargens),

    A unica razao porque Silas Malafaia se posiciona contra o aborto e o gayzismo é seu interesse em receber aprovaçao dos evangélicos de direita.

    Quem comercializa o evangelho e prega o Cristo "toma-lá-dá-cá" demonstra nao possuir escrupulos nem caráter. Para mim que Silas vive de falsos pudores, mas… Isso eu ainda nao posso provar.

    Abraçao,

    Leonardo.

  6. Renato,

    Ingênuo porque? Vc por acaso leu o blog do Bispo?
    Vc tem noção quantos pessoas tem sido iludidas por suas doutrinas espúrias? Ora, vamos combinar uma coisa? Não dá para ficar calado, nem tampouco quieto diante das estarrecedoras doutrinas pró-aborto. Se escrever contrariamente ao aborto é igênuidade, prefiro ser ingênuo.

    Pr. Renato VArgens

  7. pastor, é a primeira vez que estou aqui no seu blog, quero logo elogiar por dedicar teu tempo para analisar o mundo a partir das escrituras. Queria só tirar uma dúvida sobre os casos de aborto, como má formação do feto, risco de morte para mãe e o mais forte que é por decorrencia de estupro, peço seu posicionamento, apenas para esclarecer, pois nessa resposta ao Edir, fica claro que o você tem repúdio as palavras dele por conta dele aceitar qualquer justificativa para o aborto.
    Aguardo!!

  8. o interessante renato e vc achar que o pb macedo vai perder tempo dele lendo os seus comentários.outra coisa ele assume as opiniões dele ate mesmo no seu próprio blog,e isso que faz dele um grande lider se vc acha que ele e de DEUS ou não isso não vai mudar nada as pessoas não vão sair da iurd por causa da sua opinião,as pessoas que hoje estão na iurd são pessoas que foram rejeitadas,pela sociedade, familias,e rejeitadas te mesmo por por muitos evangelicos muitos eram mendigos, escoria da sociedade.e hoje estão na iurd com a vidas transformadas.lembre vc que a iurd começou em um coreto no rio e hoje esta em mais de 172 paises e vc aonde estão as suas obras para que eu adere as suas opiniões vc vai simplismente citando versículos bíblicos lembre que a biblia e uma espada de dois gumes.DEUS E CONTRA O DIVORCIO E MESMO ASSIM MOISES DEU CARTA DO DIVORCIO E DEUS NÃO O CONDENOU POR ISSO JESUS ATE O DEFENDEU DIZENDO( MOISÉS DEU CARTA DE DIVORCIO POR CAUSA DA DUREZA DO VOSSO CORAÇÃO)MEU AMIGO PEGUE O EXEMPLO DO BISPO E FAÇA O SEU TRABALHO POEQUE ELE NÃO FICA SE PREOCUPANDO COM O TRABALHO DOS OUTROS

  9. Pr Renato, obrigado por sua postura em relação ao assunto em questão, para nós que lemos o blog, é maravilhoso; porém, se sua intenção foi realmente escrever achando que o Macedo está se lichando pra isso, foi muita ingenuidade de sua parte.
    Todavia, lavou nossas almas a sua resposta. Obrigado!

  10. Maciel,

    Se aquilo que dezenas de blogueiros escreveram na semana passada refutando essa prática hedionda do aborto não tivesse incomodado o bispo da IURD, ele não teria escrito novamente sobre o assunto.

    Como bem afirmouo Martin Luther King, O que me preocupa não é o grito dos maus e sim o silêncio dos bons.

    Nós não calaremos!

    Pr. Renato Vargens

  11. Olá!
    É a primeira vez q posto aqui no blog, mas sou uma leitora asídua.

    Ver alguém que se diz cristão pegar o aborto como forma de planejamento familiar é um absurdo. Realmente é de ter nojo disso tudo!

    Fui ao blog do Macedo hj e achei a situação muito pior, pois além dele defender o aborto, os leitores concordam com tudo que ele disse. De 35 comentário sque li, apenas 03 eram contrários, os demais concordavam com esta barbárie toda.

    Que Deus tenha misericórdia destes.

    Fiquem na paz, irmãos!
    Talita

  12. Bom, não há estranheza alguma em que o sr. Macedo traga um conceito distorcido do verdadeiro evangelho. Ele parece querer confrontar os cristãos, aloprando, deturpando e extrapolando os textos sagrados.
    Mas, queridos, não nos calemos!! Façam ampla e contraditória exposição desse fato.
    Contudo, cientes, que foi assim que o Senhor quis que o trigo e o joio andassem juntos….Paz!!

  13. Irmãos amados,
    como sempre faço diariamente, li as matérias do púlpito cristão. Confesso que me satisfaço em ler palavras bem postadas como esta. Como pudemos observar que a sua não foi diferente; o que concordo totalmente. Mas, sou obrigado também a admitir que este senhor iurd, não teme a Deus, e muito menos ensina a sua doutrina. A iurd é um misto de espiritismo com qualquer outra coisa, menos Deus. Entre eles:
    – descarrego
    – rosa ungida
    – vale do sal, e por aí vai.
    Cito também a vocação deste senhor, o qual deveria ser convidado para assumir o ministério da fazenda do próximo governo. Nunca o país arrecadaria tanto. Considerando que aumenta o caixa do homem, mas ainda não sentiu a graça de aumentar o Reino dos Céus com almas salvas.

  14. Pr. Renado,quando li a sua materia com o titulo a resposta ao Bispo Edi Macedo, não conseguir ver nem um pouco de ingenuidade de sua parte. Pelo contrario vi uma palavra corajosa e firme naquilo que o senhor acredita. Lhe digo que fui muito abençaoda com as suas refutaçoes ao tema discutido, sou mulher e nao apoio ao ABORTO!!

  15. É… realmente…

    O Macedo não vai perder o tempo dele lendo este blog, porque este blog edifica, ensina a Palavra de Deus, mostra o caminho da salvação, expõe a verdade que liberta, que cura, que redime, que salva.

    Ele (o bispo) está muito ocupado isolando versículos da Bíblia, inventando falsos ensinamentos e divulgando suas heresias para os 172 países onde a IURD já está presente.

    Mas só um detalhe: de qualquer lugar do mundo este blog também pode ser acessado e, portanto, está presente nos quatro cantos do planeta. Se uma única pessoa conhecer a Verdade aqui ensinada e a Jesus se converter desse mau caminho que está sendo ensinado por Macedo, já valerá todo o esforço concentrado neste blog para denunciar hediondezas como essa campanha em prol do aborto.

    De fato, enquanto os verdadeiros missionários do Senhor Jesus estão ocupados em tribos, em obras sociais, em trabalhos evangelísticos expondo as Boas-Novas da salvação às pessoas que querem receber o perdão de Deus e ir para o Céu, as obras suntuosas do senhor Macedo vão mesmo aparecer o tempo inteiro para os homens apreciarem, porque sua preocupação não é modificar caráteres e ensinar o caminho do Céu, mas sim construir impérios aqui na terra, a começar pelas mansões milionárias e catedrais de luxo extremo orindas dos seus projetos terrenos e carnais.

    Contudo, melhor ser ingênuo e continuar do lado de Cristo e da Sua Verdade do que se tornar um inescrupuloso negociante da fé e desviar multidões em busca de prestígio e aprovação dos homens. "…Eles já receberam a sua recompensa." (Mt 6.2) Já mesmo! Receberam o aplauso dos homens. De Deus mesmo não receberam nada!

    Em tempo, disse Jesus: "Não é toda pessoa que Me chama de 'Senhor, Senhor' que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do Meu Pai, que está no Céu. Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão Me dizer: 'Senhor, Senhor, pelo poder do Seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo Seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!' Então Eu direi claramente a essas pessoas: 'Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de Mim, vocês que só fazem o mal!' " (Mt 7.21-23)

    Nem tudo o que reluz é ouro. Não é porque o sr. Macedo tem nome e fama no mundo inteiro que é está no centro da vontade de Deus. Aliás, sua teologia da prosperidade tem mostrado que ele está precisando se converter ao Evangelho da Cruz, porque este foi o único que Jesus Cristo nos deixou. E a sua visão em favor do aborto aponta para que a necessidade de conversão desse senhor é mesmo urgente!

    Glória a Deus por tua vida, Pr. Renato! "Pois nossa exortação não tem origem no erro nem em motivos impuros, nem temos intenção de enganá-los; ao contrário, como homens aprovados por Deus para nos confiar o evangelho, não falamos para agradar pessoas, mas a Deus, que prova o nosso coração. Vocês bem sabem que a nossa Palavra nunca foi de bajulação nem de pretexto para ganância; Deus é testemunha. Nem buscamos conhecimento humano, quer de vocês quer deoutros." (1Tes 2.3-6)

    No amor do Eterno Pai Celeste.

    Elaine Cândida

  16. Interessante o que o Cesar diz. baseado nas informações prestadas por ele, podemos concluir que o Edir macedo decretou a extinção da IURD, considerando que não haverá mais excluidos, mendigos e escórias da sociedade porque simplesmente ao se deparar com essa possibilidade as futuras mães abortarão seu futuros filhos e como consequencia…será o fim da IURD por falta de membros, já que será mais fácil abortar um futuro problema do que mudá-lo com o poder de Jesus.
    César, quanta burrice !!!

  17. Que locura é essa? Esses irmãos que estão falando q o Pr. Renato foi ingenuo.
    Vocês estão loucos? vocês podes ter certeza que o senhorzinho da IURD é incomodado sim, e outra coisa, um texto desse aqui não é só para refutar o ensiamente demoniaco do Edir. Mas tb para pessoas que não tem conhecimento do assunto e pessoas que estão querendo entender do assunto.

    Paz.

  18. Usando da dialética na interpretação aberrante e tosca desse "bispo" sobre o texto em questão:
    "O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido! (MT 26-24) – seria melhor que Judas tivesse sido abortado. Melhor do que o futuro de sua alma."

    Concluimos o seguinte:

    a) – se houve por parte de Cristo, um permissivo para a prática do aborto, tal seria excepcional e casuístico apenas para o caso de Judas Iscariotes, o traidor do Rei do Universo, encerrando essa permissão, portanto, com a nascimento de Judas;

    b) – Como o plano de salvação já completado, não havendo mais cristos, nem crucificações ou novos Judas, ao aplicar esse texto para justificar o abordo "Pós-Iscariotiano" estaríamos pecando mesmo assim por fazermos uso de uma permissão espiritual já revogada;

    c) – E, por fim, logicamente que estou confabulando com arrimo na interpretação anedótica desse "pastor", porque qualquer um pode entender que Cristo está dizendo é que "se Judas PUDESSE OPTAR entre sofrer a ira divina pelo ato de perfídia que cometera contra Cristo ou nunca ter nascido, de certo, preferiria nunca ter nascido.
    Isto é bem diferente de uma apologia ao aborto.

  19. Aleluia Pr Renato, pela sua ousadia em respponder a esta terrivel reportagem.Continui, naô se cale, pq Deus te honrara.Eu estou com o Sr nesta causa, lutar pela verdade e irrestrita.´Fique na paz, um abraço em Cristo.

  20. Pr. Renato, mais uma vez sua coragem me encanta, estou orando bastante pela sua vida, pela do Leonardo e de todos os outros colaboradores desse belo blog, que me edifica e a outros a cada dia. Espero q um dia o povo de Deus possa enxergar a Cristo e não perder tempo dando ouvidos a falsos profetas q distorcem sua palavra para pregar doutrinas de demônios como é o caso do senhor PEdir MaIScedo, que tanto explora a fé de várias pessoas, levando-as a crer num "evangelho" pobre e sem a Vida Real de Cristo, que exige santidade e intimidade real com Deus acima de tudo.

    Fiquem na paz!

  21. Irmãos, estou convencido de que o César é algum adolescente carente de atenção, fazendo uma brincadeira de mal gosto em blogs cristãos. Não pode ser nada diferente disso. Nem na IURD esse indivíduo seria considerado normal.

  22. Depois da confissão que o Macedo fez ao Caio Fábio que pesca as almas com bosta, já vimos tudo. Nada mais me surpreende. Dêem uma olhada no vídeo do Caio, no qual se fala a respeito disto.

  23. Pr Obrigado por sua sanidade mental em relação as escrituras estamos em tempos difíceis mas que o senhor continue a ajuda lo a ter essa postura sempre crendo que as escrituras são infaliveis. E que é a nossa unica regra de fé e prática.

  24. Já é a segunda vez que comento no blog do "bispo" sobre esse assunto e meu comentário novamente não foi publicado… No meu último comentário, salientei: Jesus deveria ser abortado? Afinal, a mãe era pobre, jovem e solteira, correndo inclusive o risco de apedrejamento! Mas, mesmo assim Deus a escolheu para gerá-lo.
    Oremos, porque os tempos são maus.

  25. selva.disse e repito os srs.Valdemiro,RR e Macedo NÃO são pregadores do Evangelho são comerciantes.Estes srs. usam a mesma metodologia que é usar de forma desonesta e com um fundo falso,palavras de efeito como" desafiar a deus"determinar"sacrificar"oração forte e ai vem água ungida,martelinho mágico,sabonete de unção,rosa do descarrego,sal da benção,óleo de israel, e se eu continuar mencionando aja paciência pra tanta mentira e enganação e crendices por parte destes parlapatões.Quanto ao sr.Cesar ae "amigo" quer seguir o "bispo macedo vai firme pra onde ele vai tem lugar pra mais alguns.O que o irmão Renato escreveu no texto acima está correto o sr. Edir o que é natural de si pegou um texto isoladamente, nem pra interpretar a Bíblia de forma correta este Edir tem tino e o que é pior o mesmo se diz "doutor em divindade".Hoje pela manhã zapeando vi o tal de Valdemiro dizer que quando as coisas acontecem de forma que isto ocorra para que ele fique zangado,ai é que os milagres acontecem.É impressionante ou melhor porque não dizer catastrófico a que nível alguns pseudos pregadores se arvoram,se intitulam e se acham .É tanta empáfia e arrogância que tenho minhas dúvidas quem é mais pretencioso se o tal de RR com sua voz de enganação e sorriso sarcástico e hipócrita,se o sr. Macedo a própria imagem do erro e da mentira em detrimento de muitos ou se o tal do Valdemiro com seus coices e truculência sem fim.eta Triocalafrio.Selva

  26. Incrível como essas doutrinas da barganha tem defensores. A IURD é uma multinacional, exemplo perfeito do capitalismo selvagem que, não mede esforços para atingir seus objetivos. Tenho muita pena de pessoas ingenuas que ouvem este senhor e seus executivos bem treinados. Já outra grande parte de seus fiéis seguidores são como estes próprios, pois aceitam estas doutrinas única e simplesmente pela troca da benção, pela barganha e muitos nem creem que Deus está naquilo. Muitos moradores de rua, presos, etc, mudam de vida ali? Amém, Deus é maravilhoso mesmo, que Ele continue ransformando vidas e os guardando seja onde for! Existem doutrinas, religiões que fazem coisas boas. Muitas em seus rituais evocam os mortos para faze-lo. Mas a Palavra é bem clara em relação aos que assim o fazem. Então, minha oração para os seguidores desse senhor Macedo, como para ele também, é que abram os olhos e que Deus tenha misericórdia deles!

  27. Creio que o posicionamento pró aborto do Macedo tenha mexido com muita gente – eu, por exemplo – por se tratar de uma das formas mais covardes de assassinato. Porém, vindo de quem vem, não poderia esperar menos do que isso. Fundador dessa seita que vem ceifando milhões de almas com grandes possiblidades de irem para o inferno, sua posição pró aborto só ratifica a sua missão demoníaca.

    Demoníaca pois suplantou até a ICAR, que é contra o aborto em qualquer circunstância!

  28. pr.renato,que a graça e a paz do Senhor seja contigo. que se levante nos nossos dias muitos, como joao batista.
    acredito que enqunto a vida a esperança de se dar meia volta;mas por enquanto este pobre homem tem distocido a palavra do mestre,inventando madamentos,como diz 2 pedro 2.1-3 com heresias e comercio.oremos para que o Senhor jesus tire os dele de lá.

  29. Então ele deu uma baita "sorte" e todos os seus irmãos um baita "azar"?? Então é questão de sorte e de azar? Ou sera que o povão da IURD é que deram um baita azar por serem seduzidos por promessas de prosperidade e vida facil.

  30. O Edir Macedo é um nojento e quem o segue é cúmplice de suas atrocidades.Quem o segue é também indesculpável ,irresponsável e não tem justificativazinha de nada.Depois do cara pregar aborto ,não tem mais o q falar para defender.
    Eu como mãe me arrepio só de pensar em uma criança sendo arrancada do ventre para ser morta.E vem um nojento,aberração grotesca desse falar como se fosse normal.Me dá nojo,asco,repugnância.Covardes!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui