Medo da Liberdade

13
456
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Leonardo Gonçalves

Dia difícil! Não é fácil pregar um evangelho sem legalismos, onde Cristo é tudo em todos e a verdade não escraviza, mas liberta. É como a velha história do elefantinho amarrado com barbante, que mesmo depois de adulto, jamais conseguiu se desvencilhar do seu “cativeiro psicológico”. Muita gente tem medo da liberdade.

Assine o Blesss

É como disse o professor Abel García: “Nós falamos em liberdade, mas adoramos os Chávez, os Ortegas, os Fujimoris e os Pinochets […] Nós gostamos é de ser pisados com uma bota suja de lama!”. Na verdade, nós dizemos amar a cruz do Calvário, mas os ventos da alma sempre nos empurram de volta para o monte Sinai.

Dá tristeza na gente ver alguém que foi nutrido com o melhor da nova aliança, voltar a beber do poço lamacento do legalismo, saciando-se paliativamente de idiossincrasias humanas. Porém, o compromisso que tenho com a grei me impede de colocar cercas humanas e manter qualquer “ovelha” no aprisco contra sua vontade. Ninguém será livre de fato, a menos que seja livre também para errar, mesmo que depois seja necessário deixar as 99 no aprisco…

Um dia difícil que terminou satisfatoriamente. Um culto com assistência acima da média, e muitos não-crentes ouvindo o evangelho pela primeira vez. Momentos de comunhão maravilhosos. Que alegria poder abraçar aquelas pessoas e mostrar de alguma forma que elas não estão sozinhas! Nada é mais gostoso que misturar-se entre as ovelhas… Ser ovelha!

No final do culto, eu estava em lágrimas. O pior dia desde que o velho Eduardo morreu, se transformou no dia mais feliz que já tive aqui nessas terras do Inca. Esbocei um sorriso, e trêmulo de emoção, apenas agradeci. Disse: “Gracias, Jesús, porque tu sabes como alegrar el corazón del pastor”. E em algum recôndito da minha alma, senti o Cristo dizer: “Sim, eu sei… porque também sou pastor. E também fui ferido por aqueles que amei. Porém, amei até o fim. Ama tu também!”.

***
Postou Leonardo Gonçalves, descansando à sombra da cruz enquanto escreve no Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

13 COMENTÁRIOS

  1. Olá Léo,

    A paz do Senhor Jesus!

    Assim que publiquei meu texto "Vivam Como Pessoas Livres" http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/09/vivam-como-pessoas-livres.html dei um,a olhada no blogroll para ver as atualizações dos irmãos em Cristo. De cara vejo o seu blog.

    Você aí no Peru falando de liberdade e eu aqui no Brasil falando de liberdade.

    Assim é o nosso Deus, nos consola e nos nos dá força e entendimento em todas as partes do mundo e ao mesmo tempo.

    Deus te abençoe e te forças meu querido irmão. O ministério pastoral é uma dádiva maravilhosa, mas nos impõe muitas responsabilidades. Inclusive a de sofrer a dor da ovelha e não só suas as alegrias.

    Fica com deus! Deus te abençoe!

  2. Amar esse é o verbo que o cristão deve saber conjugar em todas as "pessoas" e "tempos".Em tempo e fora de tempo,a qualquer pessoa,cabe a nós amar com o amor que preenche nosso ser,pois derramado pelo Espírito.E aos pastores segue o que Pedro ouviu do Mestre:"Se me amas,apascenta as minhas ovelhas".

  3. Glória a Deus!

    "Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar" (Gálatas 3:2;11;13)

  4. Peço que meditem nesta passagem:

    "Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor." Gálatas 5:13

    Paz a todos!

  5. A inauguração foi um sonho que se tornou realidade, foi uma verdadeira festa. Tivemos mais de três mil pessoas presentes nessa reunião e precisamos colocar caixas de som nas escadas da igreja para que as pessoas que não puderam entrar, escutassem a Palavra de Deus e as orações do lado de fora. As pessoas choravam e agradeciam a Deus por essa grande vitória. Hoje, temos um lugar digno para o povo de Deus. É como o bispo Macedo tem nos ensinado: sem sacrifício, não se conquista nada nessa vida. Nunca podemos desistir dos nossos sonhos. As lutas virão sempre, mas com fé, sacrifício e perseverança alcançaremos nossas metas. A Catedral está localizada em Naucalpan, estado do México, e tem capacidade para cerca de 1600 pessoas, um amplo estacionamento, elevadores, escolas Bíblicas, berçários, ar condicionado. Um sonho que se tornou realidade. Deus seja louvado.(essa e a irud e as portas do inferno não pode prevalecer contra ela e ando ela chega arrebenta cura liberta salva,e engrandece o nome de JESUS)ENQUANTO os hipocritas seguen escrevendo testos para ganhar elogios do mundo a iurd segue glorificando o nome DE JESUS .ARREBENTA IURD POIS PRA ISSO VC FOI CHAMADA

  6. Que lindo Pr Leonardo!Precisamos entender que pastores são gente como a gente, mas que recebem o toque de amor, sustento, direção do pastor soberano.
    Estou no Brasil e vc aí no Peru, mas já o amo pois temos em comum o Crito vivo.
    Em Cristo
    Andréia

  7. É amigo… e irmão (não necessariamente nessa ordem)
    Eu também sei o que é isso…

    Me parece que é uma maldita herança cultural latina, que faz com que as pessoas tenham sempre a necessidade de um "não pode!" ou da palavra de uma "autoridade", desautorizando ou autorizando o que vestir, o que ouvir, com quem casar, em quem votar…
    Vocês lembram o "carinho" com que Jesus tratou esse tipo de "autoridade"? MT 23:13

    E como tem sempre gente disposta a fazer os dois papéis, junta-se o enjôo com a vontade de vomitar. Com isso as pessoas não crescem moralmente, viram robôs manipuláveis e sem coragem para enfrentar a vida de cabeça erguida, com os erros e acertos a que ela se propõe.

    Liberdade responsável é sinônimo de vida cristã madura. Os "cercadinhos" favorecem a hipocrisia e a vida dupla que muitos crentes têm, inclusive por parte dos que os constroem.

    Em Cristo, nossa Liberdade,
    Ielton Isorro
    http://clamandonodeserto.blogspot.com/

  8. Verdade que liberta… essa e' a tonica, essa e' a chave, esse e' o ensino, que depois de aprendido requer do discipulo, compromisso e responsabilidade com aquilo que aprendeu e consequentemente com o reino e o proximo… acontece, Leonardo, e voce sabe disso melhor do que eu, que as pessoas hoje nao querem nem uma coisa nem outro, nem compromisso, muito menos responsabilidade com o reino ou com quem quer que seja, deixa isso para o pastor que e' quem ganha pra fazer funcionar a "fe'" das pessoas. Oracao ? O pastor ora.
    Ler a Escritura? O pastor e' quem tem tempo pra isso?
    Jejum? O pastor faz.
    Bencaos? Vitorias? Milagres? Ah! todo mundo quer e de preferencia rapido!
    Nao e' so' o seu dia dificil… os dias tem sido dificeis, dificeis de se manter a fe', de tomatr a cruz, de negar-se a si mesmo, de amar o proximo, ate' porque poucos ainda se aventuram a ensinar isso.
    Deus te abencoe.

  9. O quê que posso escrever neste momento para o pr Leo – tudo o que li a respeito de missões e missionários fiquei sabendo, que mesmo eles não perdendo nenhum parente tiveram lá os seus momentos angustiosos. O irmão sabe que Deus é contigo, e que está se agradando do irmão, porque deixou tudo e foi atrás do chamado de Deus em sua vida. Estamos orando não só pelo irmão, sua família e Piura, como também por todos aqueles que estão á serviço do Rei em terras estranhas. Com amor de Cristo. Mariom.

  10. RECEBER O REINO DE DEUS COMO UMA CRIANÇA QUE NUNCA SACRIFICOU MAS RECEBE TUDO QUE LHE É CONCEDIDO COMO PRESENTE E DEPOIS ESSA MESMA CRIANÇA DISFRUTA DO PRESENTE SEM PRECISAR SACRIFICAR PARA CONTINUAR COM ELE POIS É DELE E PARA ELE. ESSA É A LIBERDADE QUE EU ACREDITO RECEBER BENÇÃOS DE DEUS SEM MÉRITOS HUMANOS OU PRETENÇOES QUE FAZEMOS ALGUMA COISA PARA RECEBE-LAS É UMA OFENÇA AO AMOR INCONDICIONAL DE DEUS.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui