Eu acredito na Bíblia!

33
134
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Na contramão do movimento evangélico liberal, pesquisadores afirmam que o texto da bíblia é muito fiel ao original.

Por Leonardo Gonçalves

Em nosso tempo, os teólogos e “novos pensadores” do cristianismo têm arvorado diversas bandeiras diferentes. O cenário teológico está cada vez mais conturbado, e movimentos estranhos surgem com uma rapidez nunca vista. As linhas que regem as crenças do “nova espiritualidade” são as mais diferentes possíveis, podendo variar do marxismo teológico à espiritualidade medieval, ou mesmo do neoliberalismo ao teísmo aberto. Contudo, parece haver um ponto em que os novos pensadores estão de acordo: Todos eles, em maior ou menor proporção, duvidam que toda a bíblia seja a Palavra de Deus inspirada, e alegam que o texto original foi modificado. Ao que parece, a tendência é conservar o elemento místico do cristianismo, sem contudo submeter-se à autoridade da Bíblia como regra de fé.

Na contramão deste movimento está o filósofo, teólogo e fundador do Southern Evangelical Seminary, dr. Norman L. Geisler. Em seu livro “Não tenho fé suficiente para ser ateu” (Ed. Vida), ele afirma que 99,9% do conteúdo do NT é livre de real preocupação, e que nenhuma doutrina central do cristianismo repousa sobre um texto duvidoso. J. B. Payne em sua obra “Enciclopédia de profecias bíblicas” apresenta 191 profecias relacionadas ao esperado Messias e Salvador judeu, e mostra como todas foram cumpridas literalmente na vida, morte, ressurreição e ascensão de Jesus de Nazaré. Também Josh McDowell, um dos mais importantes apologistas contemporâneos, fala de mais de 300 referências ao Messias contidas no Antigo Testamento, as quais se cumpriram em Jesus. Todos estes fatos somados compõem um forte argumento em favor da autoridade e inspiração das Escrituras.

Assine o Blesss

Até mesmo o agnóstico e crítico do Novo Testamento, Barth Ehrman admite que “na verdade, a maioria das alterações encontradas no início de manuscritos cristãos nada tem a ver com teologia ou ideologia”. Segundo ele, tais alterações em muitos casos não passam de “erros ortográficos e acidentais”. Considerando que o NT possui cerca de 5.700 manuscritos, conclui-se que é possível reconstruir o texto à partir da comparação das cópias existentes, de modo a afirmar que o texto atual é bastante fiel ao que foi o texto original, descartando a hipótese de que o texto foi gravemente modificado para servir aos interesses da religião, teoria que quando avaliada à luz de argumentos sólidos mais se assemelha àquelas esdrúxulas teorias conspiratórias que circulam na internet.

Estas e tantas outras evidências que são apresentadas em favor do cristianismo são suficientes para dizer que o texto da bíblia conserva todas as idéias originais do cristianismo, sendo totalmente digno da nossa apreciação e crença. O argumento dos neoliberais brasileiros, no entanto, carece de confirmação e está baseado em falácias óbvias que já foram amplamente desmascaradas ao longo da história.

Por isso, e por muitos outros fatos que não caberiam neste breve artigo, afirmo sem nenhum receio minha crença na Bíblia. Não crer em tantas evidências seria o mesmo que pecar contra minha própria consciência.

***
Leonardo Gonçalves é blogueiro, missionário em Piura – Peru e idealizador deste blog apologético chamado Púlpito Cristão

(*) Para quem deseja aperfeiçoar seus argumentos em favor da ortodoxia bíblica, recomendamos:

GEISLER, Norman L. Não tenho fé suficiente para ser ateu. – São Paulo: Editora Vida, 2006.
MCDOWELL, Josh. Evidência que exige um veredito: evidências históricas da fé cristã. – 2 ed. – São Paulo: Editora Candeia, 1996.
Revista Apologética Cristã, da editora M.A.S., uma das melhores revistas do gênero no Brasil.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

33 COMENTÁRIOS

  1. O que a bíblia diz é verdade. E ela é digna de total confiança.

    Agora…. Dizer que a bíblia é a Palavra de Deus (como muitos dizem por aí) dicordo plenamente e, a cada dia que a estudo, descubro que ela não é.

    Quanto mais leio a bíblia, mas ela me ensina que A Palavra de Deus é Jesus Cristo e mais ninguém.

    A bíblia apenas CONTÉM a Palavra de Deus.

  2. O que a bíblia diz é verdade. E ela é digna de total confiança.

    Agora…. Dizer que a bíblia é a Palavra de Deus dicordo plenamente e, a cada dia que a estudo, descubro que ela não é.

    Quanto mais leio a bíblia, mas ela me ensina que A Palavra de Deus é Jesus Cristo e mais ninguém.

  3. Muito bom o trabalho realizado pelo Púlpito Cristão em promover a importância do estudo da Bíblia.
    Infelizmente, vemos muitos excessos relacionados à veracidade bíblica.
    Mas o que precisamos realmente é estudar de forma livre, desvencilhando de qualquer preconceito e experimentar a perfeita vontade de Deus, através de Sua Palavra.

  4. Todos sabemos que a Bíblia não é "UM" livro, ela é a junção de vários livros de estilos literários distintos, temos fatos que realmente aconteceram e foram escritos pelos próprios protagonistas, temos histórias contadas oralmente de geração a geração, que já faziam parte da cultura popular, textos de sabedoria, letras de músicas, e testemunhos pessoais, enfim, muitos textos escritos por várias pessoas em diferentes épocas.
    O problema não é acreditar naquilo que está escrito na Bíblia, o problema é aquilo que ficou de fora, que não passou no crivo dos doutores da lei, que por motivos aparentes os rejeitaram, esses mesmos senhores perseguiram, torturam e mataram quem possuissem tais textos, isso por volta de 100 a 200 anos depois da morte e ressurreição de nosso Mestre, esses, conhecidos como ortodoxos judeus, julgaram, sentenciaram e executaram muitos dos primeiros cristão, sem falar da destruição cultural e ideológica causada por Constantino depois de 350 d.C, quando se tornou "cristão" e em nome da "fé" aniquilou milhares de pessoas.
    O problema é o que sobrou para a Bíblia, João já sabia que alguns senhores já estavam distorcendo e adulterando alguns dos escritos de seus companheiros e ao escrever o livro do Apocalipse deixou um grande recado, bem no finalzinho, alguem se lembra?

    AP-22:18
    Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;

    E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

    João não estava falando da Bíblia inteira, ele fala do livro que acabara de escrever.

    E hoje, se quisermos realmente conhecer o cristianismo primitivo devemos catar os cacos e montar esse enorme quebra-cabeça.

    Amo a todos vocês.

    Pablo Maranho

  5. Léo,
    temo de pense que estou querendo aparecer mais do que os outros ao colocar “às vezes” poemas, o que é um dom que Deus me deu,
    Mas acredite não quero ser melhor do ninguém.
    Mas sim tornar-me o melhor, principalmente para aqueles que tem a mesma fé que eu trago.

    Existem tantos infelizes que fazem romances, poesias, e se gabam de serem ateus, ou mesmo espíritas!…

    Quando eu li a crítica de Ariano Suassuna, pensei em um milhão de argumentos para responder, já que se tratava de uma crítica velada subjugando as sagradas escrituras…

    Mas depois eu pensei comigo mesmo…
    Bobagem…
    Nem todos tem esta graça de Deus.

    ( SAGRADAS ESCRITURAS )

    Palavras que falam

    em silencio revelam
    e me dão equilíbrio
    norteando a minha vida
    trazendo-me a idoneidade
    expondo-me a verdade
    me fazendo ser gente
    pautando os meus ideais.

    Quantas vidas viveram
    homens mortos renasceram
    reverberaram o espírito
    aplacaram o conflito
    tão somente por que creram.
    São apenas palavras
    que em silêncio me falam
    e desvendam o segredo
    tão maior do que eu mesmo,
    somos tão pequenos tão frágeis
    e a vida é tão ínfima
    mas através da palavra
    minha vida transcende
    a chama eterna me ascende
    e me conduz
    pela paz.

    Esta paz que a gente
    só percebe só sente
    quando ignora o ego
    pra deixar de ser cego
    e com os olhos da alma
    deslumbrar o que é ser.

    Ela não precisa provar
    que é a palavra verdadeira
    pois ela é o que é
    e ainda que queiram
    tão em vão dirimi-la
    ela é sempiterna
    tão paradoxal
    a essência da vida
    o inicio,
    o meio,
    e o fim.
    Ela e feita pra mim
    ignora o incrédulo
    é a palavra de Deus
    as sagradas escrituras
    e maior do que a criatura
    tão efêmera e estúpida
    que faz do seu exíguo espaço
    anacrônico compasso
    que perdeu-se no espaço
    e seu ego irrisório
    tão medíocre pra Deus
    nada mais do que pó
    uma coisa que fala
    dentro de outra coisa que morre.
    Ela confunde todo aquele
    o que se julga tão sábio
    mas enaltece o humilde
    tira o homem da escuridão
    simplesmente é a luz
    e a voz que conduz
    para a salvação.

    Ps.
    O próprio sussuna , juntamente com o falecido José Saramago
    Arvoravam a bandeira do ateísmo, deixa eu usar este espaço para glorificar o nosso Deus, e se baixar em mim um espírito ateísta, ou o que é pior um espírito de Mamom, será um a mais para o Púlpito Cristão descer o cajado.
    Que Deus me livre disto, prefiro morrer como porteiro a vender meus ideais por tão pouca merda, perdoe-me a expressão chula…

  6. Existem muitas achados arqueológicos que comprovam a veracidade bíblica, e temos que crer sim em sua totalidade, pois cair neste erro de colocar alguns textos em segundo plano e não dando o crédito total que a Palavra de Deus merece. Muito bom o texto mano!
    Mesmo não concordando com alguns pensamentos, estou gostando muito dos artigos, alguns um pouco extremistas, porém, sempre trazendo algo de importante!

    Fica na paz!

    Blog Emunah: http://falandoemunah.blogspot.com/

  7. apz, Leo,

    parabéns pela defesa em favor do texto sagrado, eqto muitos estão fazendo contrato de leasing com o banco inferno s/a, emprestando a boca pro cão, temos q usar nossos dons e talentos para glorificar ao Senhor que nos remiu das mãos do inimigo.

    abs,

    wally, do blog

    Desafiando Limites

  8. Onde assino, hehehe
    concoooooooordo totalmente

    EU CREINO TOTALMENTE NA TOTALIDADE DA BIBLIA (redundância mais que valida nesse caso)

    O que o povo faz é encontrar maneiras de moldar a Bíblia a seu próprio gosto.

    Ahhh colega, tmbm to no aguardo para ver se terá tantos comentários quanto…

    Abraços Leo.

  9. Leonardo,

    As tentativas para corromper o texto sagrado são tantas, mas no fim das contas, não tem feito muita diferença no meio dito "evangélico"… Haja visto que boa parte das "igrejas" têm preferido adotar a Bíblia como um mero adereço, isto quando não a abandonaram de vez.

    Gostaria de ver aqui no Púlpito Cristão comentarios a respeito do Texto Crítico (texto grego do NT) o qual têm ganhado cada vez mais espaço em contraposição ao Textus Receptus (texto tradicional do NT).

    Abraços e fiquem na Paz do Espírito Santo.

    Leandro Sousa
    Assembléia de Deus/São Luís – MA

  10. Leandro Souza,

    Nao sei se caberia aqui uma discussao deste nível. Particularmente, nao tenho pé atrás com o texto crítico nao, até porque nenhuma doutrina central das Escrituras é comprometida por ele.

    Em meus estudos pessoais, uso o texto crítico e nao o receptus, e nem por isso sou liberal. Acho que o pessoal que faz camapanha contra a NVI, TC e códice sinaítico sao alarmistas demais.

    Porém, como disse, esta é uma discussao que talvez nao caberia neste blog. Vou pensar em algo e postar no Apologia do Cristianismo, ok?

    Abraço,

    Leonardo.

  11. Hey Leo, e onde pois ficariam os rolos encontrados nas cavernas de Qunran e que nao tiveram chance de estar na mesma "reuniao" que selecionou e canonizou os livros existentes no znovo Testamento, mais do que confirmados como contemporaneos a estes?

  12. Daniel Clós,

    Vou cair no "desfiladeiro" se confessar que Jesus Cristo é A Palavra de Deus?!

    Parece que você ainda não entendeu o evangelho e lê a bíblia com tanta formalidade que passou por cima do testemunho que a própria bíblia dá acerca da Palavra de Deus em João 1.1:

    "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus,e a Palavra era Deus."

    *** Não foi guttenberg que deu palavras a Deus, amigo.

    Daniel, abra os seus olhos!

  13. É impressionante que ainda haja dúvidas entre pessoas instruídas à respeito da fidelidade bíblica aos textos originais, que é mais do que comprovada. Essa discussão apenas demonstra o baixíssimo nível de conhecimento e sabedoria.

    * * *

  14. Leonardo,

    Eu aqui novamente.

    Sim, a Bíblia judaico-cristã na língua portuguesa é fielmente traduzida da ingleza, que por sua vez foi da Alemã que havia sido da grega (não exatamente assim).
    Por exemplo, o novo testamento é fielmente cópia do manuscrito original que foi escrito entre 70 e 100 anos após o suposto evento da crucificação/ressurreição, com certeza, após os 70 anos os escritores (copistas) estavam reproduzindo realmente o que aconteceu não é?

    Evaldo Wolkers.

  15. Meu amigo,

    cheguei hoje no seu blog e já adicionei no meu leitor digital do google. Seu blog tem conteúdo e suas palavras revelam-se laboriosas em edificar a moral cristã.

    Quero deixar claro que não sou protestante. Sou cristão sim, um irmão de mesma fé, porém, de crença diferente. Sou Espírita, não confunda com kardecista, do mesmo modo que protetantes não são Lutaranistas, Calvinistas, … rs

    Acredito que a bíblia resguarda sim a moral cristã. Porém, também acredito que tenha acontecido alguns equívocos de tradução que podem ter alterado o significado das palavras do Mestre Jesus.

    Não pretendo me alongar neste comentário sobre este assunto. Mas deixo aqui um convite para que você analise, leia e pondere (não precisa seguir rigorosamente esta ordem, rs) sobre o livro "Analisando as traduções bíblicas – refletindo a essência da mensagem bíblica" do Dr. Severino Celestino da Silva.

    Eventualmente deixo o link dos vídeos de uma entrevista do referido autor ao programa Terceira Revelação (FEB), postadas em sequência no meu blog:

    http://brasileirototal.blogspot.com/2010/02/analisando-as-traducoes-biblicas.html

    Ou se preferir pode acessar direto no YouTube
    a primeira das 3 partes da entrevista:

    http://www.youtube.com/watch?v=KnmNr8_HulU&feature=player_embedded

  16. Unix

    Não escrevi o que você afirma que escrevi. Você deliberadamente distorceu o que eu escrevi.

    Escrevi que se você considerar que a Bíblia "contém" a Palavra de Deus e não ser ela a Palavra de Deus.

    Em nenhum momento neguei Cristo não ser a Palavra de Deus.

    Leia novamente o que eu escrevi. Dessa vez de olhos abertos.

  17. Alex Ruzenhack,

    Agradeço o carinho que você tem por mim, até mesmo me chamando de irmao. Porém, devo ser sincero e dizer que, ao contrário do que você diz, nao temos a mesma fé:

    Eu creio em ressurreiçao; você crê em reencarnaçao.

    Eu creio em céu e inferno; você crê em ciclos sucessivos de purificaçao.

    Eu creio na bíblia; você à lê com as lentes de Hyppolyte L. Denizard Rivail.

    Quanto aos comentários do "Dr. Severino Celestino da Silva", agradeço seu interesse em ajudar-me. Porém, se você quiser realmente conhecer sobre o tema, te recomendo consultar artigos do Dr. Bruce Metzger, ou as elucidaçoes sobre o NT de FF Bruce. Para conhecer melhor a questao das "divergencias" entre manuscritos, pode até pesquisar o livro do Josh McDowell que foi indicado uma e outra vez no texto e também pelos comentaristas.

    Por último, se deseja realmente assistir a uma boa análise que cubra a questao documental, nao deixe de assistir o documentário "Em Defesa De Cristo", o qual pode ser acessado atrávés do link abaixo:

    >>> Em Defesa de Cristo <<<

    Um grande abraço,

    Leonardo.

  18. Amém! meus irmãos do púlpito cristão também creio nas sagradas escrituras Deus nos de graça para vivenciarmos a pura e santa Vontade do Senhor o qual deixou para nós. Possamos dizer como o Salmista o quanto amo a tua lei!
    Grande abraço a todos e fiquem na Paz!

    Sola Scriptura Para aqueles que querem desmerecer A Palavra do SENHOR!

  19. Caro Daniel Clós,

    Parece que não estamos falando a mesma lingua.
    Você falou que eu afirmando que a bíblia CONTÉM a Palavra de Deus estou a um passo do absimo.

    Deus tem DUas Palavras?

    Sobre o Guttemberg…

    Tá vendo? Se vc não consegue nem contextualizar o eu(que sou contemporaneo seu, de mesmo idioma e nacionalidade) digo, que dirá a bíblia?!

    Amigo, o que eu disse sobre "Não foi Guttemberg que deu palavras a Deus" estava dizendo que não foi a partir da invenção da gráfica que Deus começou a falar por Sua Palavra.

    Agora, medite você: Antes de haver milhares de impressões da bíblia… Quando a esmagadora maioria dos cristãos eram analfabetos, quando não existia papel….. O QUE ERA A PALAVRA DE DEUS nessa época?

    Quem era a Palavra de Deus que existia e existe desde a eternidade? A bíblia?!!

  20. Eu creio totalmente na bíblia independente da sua tradução? Esta mesma bíblia tem transformado homens e mulheres ímpios, em verdadeiros adoradores.Pois,toda escritura é divinamente inspirada e apta para;ensinar ,corrigir,redarguir,instruir em justiça afim de que o homem de DEUS SEJA PREPARADO E PERFEITAMENTE PRONTO PARA TODA BOA OBRA.

  21. Meu amigo,

    quero que saiba que tenho o profundo desejo de um dia me comunicar com os seres e não ter problema em expressar minhas idéias. Porque bem sabemos ter as palavras vários significados, tornando-se por vezes confusa a identificação da idéia exprimida. Hoje já existe um idioma que se aproxima muito deste meu ideal utópico: o Esperanto.

    Quando disse fé, quis falar da devoção a Deus. Além disto, também me referia à crença ao amor cristão.

    Mas sob o teu ponto de vista concordo que nossa fé não é a mesma, quando fé, neste caso, quer dizer a ideologia que professamos. Certamente nisto somos diferenças, porém, não necessáriamente antagônicos:

    "Eu creio em ressurreiçao; você crê em reencarnaçao." – Sim, acreditamos então que a alma não finda com a morte.

    "Eu creio em céu e inferno; você crê em ciclos sucessivos de purificaçao." – Sim, acreditamos acima de tudo na justiça de Deus.

    "Eu creio na bíblia" – Sim, eu também!

    "você à lê com as lentes de Hyppolyte L. Denizard Rivail." – Não, eu leio com fé baseada no crivo da razão. Tomo por emprestada a grande lente das consciências que vivem a nos auxiliar de seus postos na erraticidade.

    Quanto a questão bíblica é sempre bom diversificar-mos nosso conhecimento.

    Um forte abraço,

    Irmão.

  22. Como tet certeza? a versão antiga era "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. 1 João 5:18" e agora é "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. 1 João 5:18" se na nossa geração ja "atualizaram" imaginem nas gerações passadas. hehhheahehhaealllllkkkkk

  23. "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação." Hb 9.27

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui