Convivendo com a pressão do ministério pastoral

35
38
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Mário Freitas

Ontem, sábado de sol, dia lindo. Acordei cedo, tomei um banho, vesti-me adequadamente e saí para o Cemitério da Paz em Belo Horizonte. Às 9h eu participaria do culto fúnebre de Roger, jovem de 20 anos que morrera num acidente de moto algumas horas antes.

O ambiente era o pior possível: uma mãe desolada, um pai em estado de choque, e dezenas de jovens chorando como nunca. Roger morrera de madrugada, voltando de uma festa. Além de toda a dificuldade do luto, fica sempre difícil ter o que dizer numa hora dessas, visto que o jovem não caminhava com Deus. Nossas convicções soteriológicas não lhe outorgariam garantias positivas. Só o que fiz foi clamar pela misericórdia de Deus.

Nesse mesmo dia, a partir das 17h, recebi em casa dezenas de amigos com seus filhinhos para celebrar o aniversário de 4 anos de minha filha Pietra. Tinha pula-pula, piscina de bolinhas e muitos doces e salgadinhos. O ambiente era festivo. Mas minha cabeça não parava de funcionar.

Fiquei pensando como deveria ser quando Roger tinha quatro anos. Pensei nos aniversários dele, nos amiguinhos, nos pais. Vi-me chorando num canto da festa de minha própria filha. Saí do salão de festas, subi ao apartamento, tranquei-me no banheiro e deixei que viessem as lágrimas.

Curioso é que pela manhã eu não chorara no funeral. Agora, chorava desenfreadamente no aniversário de minha própria filha. Os sentimentos se misturaram. Comecei a questionar se, como pastor, sei mesmo me alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram (Rm.12:15).

A verdade é que a tragédia vai tomando proporções de normalidade, e nossa sensibilidade vai a pique. Chegamos quase ao ponto de felicitar em funerais e consolar em aniversários. Sim, embola tudo. Precisei da que a Graça do Senhor me socorresse.

E Ele socorreu. Que Deus tenha misericórdia. De mim. De Pietra. Da família de Roger. E de toda a Sua igreja. Amém!

***

Mário Freitas é pastor em BH. Foi missionário na China, e atualmente coordena projetos humanitários no Haiti através da organização M.A.I.S.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

35 COMENTÁRIOS

  1. Oi Pastor Mário! que Deus continue te fortalecendo cada dia mais e que ele possa plantar em nossos corações a sensibilidade que Jesus tinha para com todos. Tb sou de BH, vc é de qual igreja? Jesus abençõe. Abraços

  2. Sim que Ele tenha misericordia de nós e nos ensine todos os dias a termos um coração compassivo e generoso, porque realmente a vida, seu ritimo, tende a nos tornar menos sensiveis as necessidas alheias seja de compartilhar alegrias ou tristezas.

  3. O desafio é esse que foi citado: "Alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram". Como aguentar? Como esquecer um e se "ligar" no outro? Como conviver com dois sentimentos tão antagônicos?

  4. Ótimo depoimento! Como é que Jesus se sentia quando encontrava as mais diversas situações? É certo que ele ressuscitou Lázaro, a filçha do chefe da sinagoga de Cafarnaum e o filho da viúva de Naim, mas não pôde impedir o jovem rico de permanecer naquele estado que conduzia à morte espiritual, nem tão pouco poderia forçar os fariseus e sacerdotes a crerem no seu messiado para que fossem salvos. Com as ressurreições da Bíblia aprendemos que a morte física é algo passageiro (um breve sono) por mais que desperte saudades da pessoa que partiu antes de nós. Temos todo o direito de chorar por essas perdas, pois Jesus também chorou e acho que foi mesmo por causa da morte de Lázaro pois os Evangelhos não escondem sua humanidade. Contudo, temos o conforto de que algum dia iremos todos nos encontrar lá na glória. Nossa jornada nesta terra, caro irmão, é assim mesmo. Todos esses acontecimentos cooperam a nosso favor, sendo nós chamados para celebrarmos a vida. Agora alegre-se!

  5. Meu amado, não é fácil mesmo, só o fortalecimento do Espírito Santo para nos ajudar nestas situações!
    Além de tudo isso, somos criticados muitas vezes, não aceitam quando com firmeza pregamos a verdade, com o propósito de que as ovelhas permaneçam firmes no aprisco do Senhor Jesus.
    Pois muitos hoje querem só OBA-OBA, e na primeira tempestade são levados para longe, pois não querem se firmar na palavra de Deus!
    Que Jesus fortalece nossas vidas e que o Espírito nos use poderosamente, para ajudar estas famílias que necessitam do consolo espiritual!

  6. A PAZ DO SENHOR PASTOR MÁRIO!
    PASSEI UMA SITUAÇÃO SEMELHANTE ,QUANDO DENTRO DE UMA RESIDENCIA DE PESSOAS MUITO POBRES,ESTAVA OUVINDO OS PROBLEMAS DELAS PARA FAZER EM SEGUIDA UMA ORAÇÃO E UM COMENTARIO DE TEXTO BÍBLICO.
    QUANDO ACABEI DE OUVIR AS TRIBULAÇÕES DAQUELA FAMILIA QUE INFELIZMENTE AINDA NÃO ERA CRENTE MAS, ESTAVA SENDO EVANGELIZADA,EU NÃO SABIA O QUE PEDIR NA ORAÇÃO DE TANTAS AFLIÇÕES ELES ESTAVAM PASSANDO.
    REALMENTE NÃO SOMOS NADA E SEM JESUS NADA PODEMOS FAZER,SOMOS MUITO PEQUENOS.
    QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS.

    EM CRISTO,
    MARIO

  7. pastor com depressão como pode isso coitado do povo da sua igreja os domingos deve ser uma choradeira danada todo mundo opresso e meu caro vc não e o unico a um punhado de pastores purai com depressão tambem e isso que da querer fazer a obra de deus sem ter o Espirito santo(VC PRESISA DE ORAÇÃO FORTE )

  8. César,

    Por um instante pensei na hipótese de você ser o endemoninhado. Porém, pensei melhor e concluí que você é apenas um religioso hipócrita que nao conhece a Jesus e nao entendeu o evangelho.

    Converta-se, amigo.

    Abraço,

    Leonardo.

  9. Olá Cesar,vc por aqui outra vez? Que bom que vc gosta do blog, desse jeito, lendo os artigos, vc logo logo se converter mano.

    Ao querido irmão Mario, talvez o Cesar recomende a vc a video-aula de pastorado que o mestre dele tem deixado na net… uma verdadeira aula de como o pastor deve ser "FORTE", "CORAJOSO", um verdadeiro "SUPER-HEROI" do povo, e não ser "xôxo" conforme o próprio cita na video-aula completa.

    Ela está com ótima legenda.

    http://www.youtube.com/watch?v=v9-4_hOe9-0

  10. César,
    compadecer-se de alguém, ou de uma situação, seria por acso depressão? Qual sua reação quando vê uma porção de viciados em crack andando como zumbis pela rua? Não te causa tristeza e angústia? Aliás, por acaso vc é ou sabe o que é ser pastor?
    Por estas e outras, é que o mistério contido nas escrituras não é revelado a quem quer, mas a quem o Senhor Deus outorga por misecórdia. Ah, sim ! Esta é a chave : MISECÓRDIA.

  11. meus caros quando DAVI PERDEU TUDO POIS VOLTAVA DE UMA GUERRA (Também Davi se angustiou; pois o povo falava em apedrejá-lo, porquanto a alma de todo o povo estava amargurada por causa de seus filhos e de suas filhas. Mas Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus.)OS SEUS HOMENS AO VELO CHORAR QUERIAM APEDREJA-LO PORQUE?—–PORQUE NINGUÉM QUER SEGUIR DERROTADO—NINGUÉM QUER SEGUIR QUEM SE ENTREGA—-somente vcs mas isso porque vcs estão mais preocupado com religião por isso fica esse bando de crente querendo consolar—-DAVI homem de guerra disse- minha alma recusa ser consolada——NÃO SEI PORQUE TODO CRENTE GOSTA DISSO DAS PESSOAS FICAREM FALANDO PARA ELE (COITADINHO DELE )se vc conta que esta com depressão imagino o que vc não conta (vc deve ter ate desejo de suicídio) recomendo a vc ler o livro crestes possessos

  12. César!!!
    Conheci um amigo seu este final de semana!!! Ele estava amarrado, de joelhos e com as mãos para trás, e insultava-nos, chamando-nos de malditos, depois de quebrar uma casa inteira. Só não me lembro o nome dele, mas lembro o nome que o botou para correr: JESUS. É dele que voce precisa tambem, mas primeiro tem de tirar estas amarras que te prendem.

    PS. Também sou de BH, pastoreio um povo taxado de rebelde, e é por uns iguais ao César que não sou mais evangélico, sou CRISTÂO.

  13. César,

    Volte para a escola primeiro, César. Depois ore, jejue, amadureça sua fé e aí sim, venha comentar aqui.

    Pelo visto você é um subproduto das igrejas que promovem o "desencapetamento total" e outras aberrações.

    Brilhante reflexão e postura Mário. Somos feitos de barro e necessitamos da Graça. Só assim seremos transformados.

    Amém.

  14. Quanta gente imbecil nesse mundo, né?
    Pra uma pessoa dessas, essas que estão criticando o Pr. Mário: Vê se crescam.. vejam que um pastor não é um Super-Homem, se coloquem no lugar da família que perdeu um filho. E ainda mais… vcs estão servindo a pessoa errada! Sabem porque? JESUS CHOROU (João 11:35). E chorou por causa da morte de Lázaro. Com certeza, como um simples humano, esse pastor viu e/ou sentiu a perda de perto. E realmente não é fácil. Agora se vocês querem um Deus que não se compadece, não chora, não conhece o sentimento humano, tem um que gosta de se sobresair em tudo, ou pelo menos pensa que se sobressai: Diabo, é o nome dele.
    Que Deus tenha misericórdia da minha vida, da vida de todos seus filhos e que dê tempo para toda erva daninha enxergar que estão servindo de forma equivocada.

  15. Me dá uma mistura de pena e asco ao ver tantas pessoas como o César, escravos da CONFISSÃO POSITIVA.

    Gente que não conhece os tempos existenciais descritos por Salomão (Tempo de rir, tempo de chorar…)

    São parte de uma geração robotizada que vive numa euforia sem sentido, embalados por "glorias a Deus" e "Aleluias", e não terão a mínima maturidade para enfrentar o dia da dor ou o dia mal como a Bíblia ensina. Casas construídas na areia. Anestesiados, não sabem mais o que é dor, por isso não entendem a dor do outro. Até porque dor, sofrimento, derrota ou qualquer tipo de aflição não coadunam com o discurso proferido pelos seus líderes.

    Dá pra entender porque Jesus está à porta desse tipo de igreja e bate. Se bate na porta é porque está do lado de fora tentando entrar, más lá não precisam dEle. Eles já têm tudo que precisam nesse mundo e nele ficarão.

    "Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
    Bem aventurados os que choram, pois eles serão consolados" Palavra do Mestre em Mt 5:2-3

    Àqueles que ainda podem, quando for tempo de chorar, choremos então…

    Em Cristo

    Ielton Isorro

  16. AMADO VC NÃO TEM DEPRESSÃO, O QUE VC TEM SENTIDO SÃO "AS DORES DO PARTO" QUE CITA O APOSTOLO PAULO, POR VC SER UM HOMEM DE FÉ E SER UM HOMEM DIGNO E CÔNSCIO DE SEUS DEVERES, UM VARÃO VALOROSOVC ENTÃO SENTE A NECESIDADE DE INTERCEDER E ALIMENTAR AS ALMAS, ISSO QEU VC SENTE AMIGO É TRISTEZA E O SOM DO ESPIRITO SANTO EM GEMIDOS INEXPRIMÍVEIS, AMIGO VC É UM HOMEM DE DEUS NA AMPLITUDE DA SAU PALAVRA.

    AS PRESSÕES QEU NÓS SOFREMOS SÃO SOCIAIS E ESPIRITUAIS, ISTO É FATO, E NÃO RARO O NÍVEL DE PREOCUPAÇÕES QUE ARCAMOS SOBRE NOSSOS OMBROS É PROPORCIONAL A RESPONSABILIDADE QUE NOS FOI DELEGADA: SOMOS PASTORES!!!! MINSITROS DO EVANGELHO, E POR CONSEGUINTE RESPONSÁVEIS POR UM REBANHO.
    É NOSSO DEVER DE OFÍCIO TER UMA MENSAGEM BÍBLICA A OFERTAR E AINDA NOS DISPORMOS A ACONSELHAR AS OVELHAS QUE NOS APRESENTAREM SEUS PROBLEMAS, ASSIM COMO INTERCEDER PELO REBANHO E PELA CIDADE ETC.
    OCORRE PELO MENOS COMIGO, QUE AO ME SER APRESENTADA UMA PETIÇÃO DE UMA OVELHA, COLOCO EM INTERCESSÃO CONTÍNUA ATÉ QUE OBTENAH UAM RESPOSTA SATISFATÓRIA, OU SEJA O IRMÃO VIR A TÉ MIM E ME RESPONDER ACERCA DO ASSUNTO, E COMO A IGREJA É GRAND E SÃO INÚMEROS PROBLEMAS LOGICAMENTE QUE HA PREOCUPAÇÕES RELEVANTES E URGENTÍSSIMAS.
    COM ESTA SITUAÇÃO É EVIDENTE QUE HÁ UM ESTRESSE FÍSICO E OBVIAMENTE ESPIRITUAL, MAS SÃO OS "OSSOS' DO OFÍCIO E UM PASTOR.
    O QUE ESTÁ OCORRENDO QUE "CRIA" UM QUADROD E DEPRESSÃO NOS COLEGAS PASTORES SÃO AS NECESSIDADES DE AUMENTO DE ARRECADAÇÃO,DÍZIMO, OFERTA,AS DESPESAS PESSOAIS, O ENVOLVIEMNTO AN CARREIRA POLÍTICA, A AGENDA DE VIAGENS, OU SEJA COISAS E FATOS ALHEIOS AO UNIVERSO MINISTERIAL; ISSO QDO NÃO VEJO COLEGAS NUM QUADRO DEPRESSIVO INTENSO DECORRENTE DE ADULTÉRIO, FURTO DSO CAIXAS DA IGREJA ETC ETC.
    CONCLUINDO: O OFÍCIO E LABOR DO MINSITÉRIO NUNCA ME DEIXARAM TRISTE NEM DEPRESSIVO,, ÀS VEZES CANSADO OU INDIGNADO ISTO SIM;
    O QUE TRAZ DEPRESSÃO, ANGUSTIA E OPRESSÃO SÃO AÇOES PECAMINOSAS REALIZADAS PLEOS DIRIGENTES DAS IGREJAS EM CONFRONTOA PALAVRA DE DEUS E SUAS CONSCIENCIAS CAUTERIZADAS PELO PECADO PELO MEDO DA EXPOSIÇÃO E PERDA DE PRIVILÉGIOS
    PR CLAUDIO ACCONCI
    prclaudio-acconci@bol.com.br
    pastoracconci.blogspot.com
    12 9725 82 23
    12 3672 34 47

  17. Fala ae Cesar! Confessa… Vc é Judeu? Pois só fala de Torá e de sacrifícios e mais sacrifícios.

    Ou então vc é NEOPETENCOSTAL XIITA, clonado na IURD, daqueles que matam o irmão pela fé!

    Não esquece da FOQUEIRA SANTA que acabou de inciar lá, gaste toda sua $$energia$$ nela, afinal vc é corajoso e machão de Gizuiz!

    Aqui não existem clones insensíveis mano, aqui tem pessoas normais que CONFESSAM suas fraquezas e compartlham com os irmaõas… mas isso vc não conhece, vc é um robozinho que repete as abobrinhas que ouve.

    Aqui vc só vai ler o que o Evangelho tem a lhe dizer.

    Acorda mano… Fé sem AMOR de nada se aproveita!

  18. Pr Mário Freitas, o post me fez chorar. A obra de Deus tem que ser feita com os sentimentos de Deus. Nosso doce e amado Jesus, chorava pelo povo.
    Quanto algumas pessoas que postam certos comentários, vamos orar por eles, o consumo de muitas bostas os levam a perder o juízo. MV

  19. Sou leitor assiduo e tb propagador do pulpito cristão..tenho procurado respostas e hoje li e me comovi com o relato do pastor Mario…Peço a Deus esta unção especial a todos os pastores, pois com o dia a dia as vezes ficam endurecidos…chorm,chorem….e chorem.

  20. Obrigado irmãos! E, ao contrário do que pensa o César, eu não estou em depressão. Não seria pior que ninguém se estivesse, mas estou feliz por servir a Deus sem precisar abrir mão de ser humano.

  21. Como médico, não vi sequer um pequenino traço da suposta síndrome citada pelo aculturado verme de vulgo César (gente tem nome, bandido tem "VULGO") e digo vulgo porque é fato que a imbecilidade de covardes como esses (pertencentes a sinagoga de satanás) freqüentemente os levam a se esconder atrás de pseudônimos, uma vez que no seu caráter esta intrínseco a futilidade miserável de sua própria vida e, segundo o Dr. Sigmund Freud, a sua frustração pessoal , que advém da ausência total de personalidade, os leva a ridicularizar assuntos sérios aos quais não conseguem alcançar (ou seja todos!). Como servo humilde de Deus, faço meus os sentimentos do Pr. Mário expressados em tão lindo e sincero texto. Digno do homem que o escreveu!
    Prá você Mário, as palavras de Jesus:
    “Conheço as tuas obras! Eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar. Que tens pouca força, entretanto, guardou a minha palavra e não negou o meu nome.
    Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei.Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra”.
    Dr. Alayr

  22. agora a pouco li no blog do Mario um comentário e vi também que o senhor leonardo gonsalves também e depressivo,tem dores de cabeça constante,e agora eu entendi um pouco mais da sua revolta contra o bispo macedo pois não e para menos o trabalho que o bp faz e justamente contra os demônios que te oprimem logo não se pode esperar que vc goste dele ou o elogie (e senhor leonardo vc e mais um dos muitos crentes possesso que eu encontro por ai e eu volto a repetir depressão e demônio)

  23. o dr Alair QUE ADJETIVO BACANA SR ENCONTROU EM SEU DICIONÁRIO DE MEDICINA, MAS A MINHA OPINIÃO CONTINUA A MESMA POIS EU JA VI PESSOAS COM OS MESMOS SINTOMAS MANIFESTAREM COM OS MAIS TERRÍVEIS DEMÔNIOS TUDO COMEÇA ASSIM HOJE SE TRANCA NO BANHEIRO ,A MANHA SE TRANCA,NO QUARTO ,DEPOIS NÃO QUER NEM MAIS SAIR DE CASA E AI VEM AS DEPENDÊNCIA DE REMÉDIOS.ENQUANTO ISSO OS DEMÔNIOS VÃO DEITANDO E ROLANDO NA VIDA DA PESSOA(NÃO ADIANTA ME XINGAR DEPRESSÃO E DEMÔNIO E PRONTO)

  24. Querido pastor! Também tenho desses momentos, e vejo que simplesmente denomina-se:sensibilidade, identificação com o sentimento dos outros.Pessoas assim também tem muita facilidade pra sentir o que O Espírito sente! Simples assim.Jesus também chorou, e se angustiou como homem e como Deus!
    Continuemos assim, pois O Senhor Jesus nos advertiu que por se multiplicar a iniquidade muita gente se esfriaria no amor, ou seja, se tornaria insensível!

  25. CESAR, basta apenas um versiculo da biblia para que sua opinião (pastor = super heroi) seja desbancada segundo o que a BIBLIA diz: "JESUS CHOROU" João 11:35. Se Ele, que é Deus, chorou, que dirá nós, pobres pecadores carentes de Sua graça?! Fique na paz do Senhor. E deixe-se ser transformado pela palavra, assim como eu fiz, graças a este instrumento do Senhor que é este blog.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui