Os Ateus e suas Novas Tolices

16
2056
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Valmir Nascimento Milomen

Como escrevi no artigo A Escola Dominical dos ateus (Ensinador Cristão, n.º 41, p. 18/20): “O ateísmo (pós) moderno difere-se em muito do ateísmo de um passado não muito distante. Se outrora eles não faziam questão de expor abertamente suas idéias, hoje estão a defendê-las de maneira ostensiva, baseados em uma visão de eminentemente secularizada”. Richard Dawkins, em seu livro Deus, um delírio, por exemplo, escreveu que “Deus é um delinqüente psicótico, inventado por pessoas loucas, iludidas”. Com os neoateístas temos, portanto, novas tolices. Com efeito, a onda do momento é se colocarem como perseguidos, reprimidos, atacados. Recentemente o ateu Daniel Dennet em entrevista à Folha de São Paulo disse que “… os ateus estão mais ou menos na mesma posição em que estavam os homossexuais nos anos 1950, ou seja, se você admitir que pertence a esse grupo, sua vida está arruinada”. Dennet somente esqueceu-se de explicar os motivos pelos quais os ateus têm tentado calar a boca daqueles que defendem o criacionismo, muito bem provado e comprovado no documentário Expelled, que mostra cientistas que foram despedidos ou expulsos simplesmente por mencionarem a teoria criacionista em artigos ou em aulas.
Ao discorrer sobre esse assunto, Solano Portela escreveu: “Coitadinho dos ateus… Em vez de perseguidores, viraram perseguidos. Devemos, agora, aflorar os nossos mais profundos sentimentos de piedade e comiseração, solidarizando-nos com a raça. Quem sabe algum parlamentar brilhante, da seara tupiniquim, não se levanta e inventa um projeto-lei semelhante ao heterofóbico 122/2006, proibindo que se fale contra os ateus – a nova minoria discriminada”. (Tempora Mores) Mas as novas tolices não param por aí. O que dizer do movimento encabeçado por Richard Dawkins no Reino Unido em que estampavam em dezenas de ônibus os dizeres: “Provavelmente Deus não existe; então, pare de se preocupar e aproveite sua vida”. Ou, pior ainda, a campanha que lançaram há pouco tempo na Universidade do Texas chamada “Smut for Smut” (algo como “Sujo por sujo”), na qual ofereciam material pornográfico para estudantes maiores de 18 anos que entregassem qualquer texto religioso. Enfim, é quase difícil de acreditar que pessoas da ciência, ditos intelectuais, se prestem a tais ações nababescas. Mas, por outro lado, temos como certo que independentemente da sua titulação “diz o tolo em seu coração: Deus não existe” (Sl. 14.1, NVI).
***
Valmir N. Milomen é colaborador do Púlpito Cristão

Assine o Blesss
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

16 COMENTÁRIOS

  1. Ah, Valmir. Esse eu tenho que comentar!

    Estes ateus coitadinhos sao criaturas extremamente crédulas, e depositam uma grande fé na ciência, na experança de que ela possa algum dia preencher incríveis lacunas do conhecimento, as quais somente podem ser preenchidas se aceitarmos a existência de Deus.

    Nao bastasse isso, nao sao poucos os absurdos que esta consmovisao promove. Veja por exemplo este trecho de uma matéria na UOL:

    "O Parlamento da Espanha aprovou recentemente uma resolução garantindo direitos legais aos macacos. A reação foi mista. Peter Singer, um professor de bioética na Universidade de Princeton e um ativista pela libertação dos animais, declarou que a decisão é de “importância histórica mundial”. […] Retirando a retórica mais ridícula dos ativistas pró-macacos, sua alegação tem sentido. Os grandes macacos são biologicamente muito próximos dos humanos; os chimpanzés e as pessoas compartilham cerca de 98% do DNA. Os macacos têm técnicas de comunicação complexas e laços emocionais fortes. Eles experimentam solidão e tristeza. Eles merecem respeito"

    Ok, ok… Será que ninguém percebe o absurdo contido nesta declaraçao? Direito dos macacos? Ora, francamente! =)

    Como diria o personagem do já falecido Milani: "Só tem tantam… Só tem tantam"

  2. Muito bom o documentário. Vi todo ele.
    Nunca engoli a história de evolucionismo. Sempre fui ótimo aluno de biologia nos tempos de escola. E sempre desafiava meu professor com questões q ele não podia responder. Lembro até hj a excelente nota que tirei numa prova sobre este assunto. Mas eu receber o resultado na porta da sala de aula, parei o professor e deixei claro: "Eu não acredito em nada disso. Sei que tudo isto é mentira. Mas respondi aquilo que me era exigido para passar na prova.".

    Lembro até hj a reação do professor: "Logo vc?! Um dos meus melhores alunos! Isso é um absurdo, não acredito nisso!"

    E eu disse: "Sou criacionista, tenho certeza q Deus criou tudo q existe."

    Vi q ele ficou mto decepcionado comigo. Tudo que havia ensinado jamais me sensibilizou. Minha fé sempre foi inabalável neste assunto!

  3. Rapaz,

    O que eu acho mais interessante da mente-ateia-ultramilitante-pós-moderna é essa cruzada antirreligiosa que alguns deles fazem, sabe? Se você não acredita que Deus existe, por que lutar, por exemplo, para tirar a palavra Deus do preâmbulo da Constituição Federal, ao invés de lutar pelo progresso da humanidade, ajudando quem tem fome ou fazendo algo de relevante?

    "Deus" é uma palavra que pode ser interpretada como "eu mesmo" para alguns, "a natureza" para outros, "deuses" para politeístas, "o único Deus" para monoteístas e ser interpretada como uma palavra inócua, vazia, para quem não crê na ideia de divino – portanto, não ofende ninguém, a não ser que se sinta muito aterrorizado por essa palavra… uma "teofobia" digna de mentes "cultas".

    Eu não acredito na existência de fadas, papai noel e gnomos, e não dedico meu tempo nem minha vida a lutar contra eles ou quem crê neles, ou contra os adeptos de wicca, como os ateus fazem com Deus e os crentes. Provavelmente seja a busca de uma razão para viver, tosca, mas uma razão para viver.

    Sei lá. Se eu fosse ateu, iria me divertir ou fazer algo útil com meu tempo livre, e não ficar perdendo tempo e dinheiro numa caça as bruxas contra um ser em cuja existência eu não cria, e que me renderia, no máximo, uma antipatia chata e gratuita para depois eu ter do que viver me queixando dos outros.

    Chatos sempre sofrerão, não importa se são crentes ou não. Com as atitudes narradas no texto por parte daqueles ateus, eles pretendem ganhar o que em troca da atitude ofensiva, louvor, prêmio Nobel, títulos de doutores honoris causa? Paciência!

    Conheço ateus gente fina, muito boa gente mesmo, pessoas respeitosas, respeitáveis e de ética, que podem servir de exemplo para muitos crentes em algumas áreas de relacionamento humano, mas quando eu vejo certos palhaços ofendendo e querendo respeito… 😛

  4. A religião de uma era é o entretenimento literário da seguinte. Ralph Waldo Emerson

    Uma coisa as religiões têm em comum: Todas afirmam que as outras estão erradas.

    Raciocine comigo:

    a) Na época e civilização em que se adorava Osíris, os ateus diriam que Ele não existiria. Eles estariam certos.
    b) Na época e civilização em que se adorava Zeus, os ateus diriam que Ele não existiria. Eles estariam certos.
    c) Na época e civilização em que se adorava Wotan, os ateus diriam que Ele não existiria. Eles estariam certos.
    d) Na época e civilização em que se adorava Krishna, os ateus diriam que Ele não existiria. Eles estariam certos.

    Porque só em NOSSA época e em NOSSA civilização eles estariam errados ?

    Resposta dos cristãos: Porque está na Bíblia.

    Pergunta-se: E porque a Bíblia está certa ?

    Resposta dos cristãos: Porque está escrito na Bíblia que a Bíblia sempre está certa.

    Reação da platéia: humhum

    J. Chase

  5. Leonardo:

    Já tinha visto o vídeo completo, todas as partes. Muito bom!

    Apenas para não dar margem para dúvidas: os macacos têm direitos quais seres vivos, os direitos dos animais. O erro é querer igualar os direitos dos animais aos direitos humanos.

    * * *

    jeffersonchase

    A confiança na Bíblia de forma alguma é arbitrária. Há muita evidência baseada em fatos comprovados e em princípios inegáveis de que a Bíblia e o Universo são produtos de uma Inteligência Suprema.

    * * *

    Anônimo:

    Por que você não chupa um parafuso até virar prego? Antigamente os TROLLs como você pelo menos tinham coragem de se identificar!

    (Calma, gente! Estou me adiantando e respondendo antes que ele fale!)

    * * *

  6. Emerson Luís,

    "Há muita evidência baseada em fatos comprovados e em princípios inegáveis de que a Bíblia e o Universo são produtos de uma Inteligência Suprema."

    Esses fatos dizem respeito ao mesmo tempo à Bíblia e ao Universo ?
    Quais são esses princípios "inegáveis" ?
    Deixo de ser ateu se você me mostrar quais são esses "fatos".

    Acho que se você disser que é simplesmente uma questão de fé, fica mais bonito, e desde já firmo que não existem esses princípios e esses fatos inegáveis. Todos os adeptos de qualquer religião exercem suas premissas por fé, por medo de ir para algum lugar ruim depois da morte, e com a esperança de ir para algum lugar bom após a morte.

    Continuo perguntando: Porque somente agora em nossa civilização e em nosso tempo os ateus estariam errados ?

    J. Chase

  7. LitrixLinuxer:

    Concordo de modo geral com você. Mas por favor separe em parágrafos o que escreve, pois fica difícil de entender!

    Quanto a afirmar que "os ateus dizem que o ser humano veio do macaco", vale lembrar que popularmente "macaco" é sinônimo de "símio" e até cientistas usam esse termo assim.

    Vários supostos antepassados do ser humano têm no seu nome o radical "pithecus", que em grego significa "macaco". Por exemplo, "aegyptopithecus" significa "macaco do Egito".

    Portanto, não é mentira afirmar que "os ateus dizem que o ser humano veio do macaco", pois muitos dizem exatamente isso. E mesmo no caso dos que não dizem, a afirmação não é mentira, apenas inexata.

    * * *

  8. chase4077

    O Universo possui seu conjunto de evidências de projeto e a Bíblia possui seu conjunto de evidências de inspiração divina. São vários pontos em cada lista e outro dia talvez eu apresente alguns.

    Você acredita mesmo que não existem princípios e fatos inegáveis? Então você não acredita na ciência moderna! A crença mais fundamental da ciência moderna é a de que o Universo é regido por leis naturais. Um genuíno pensador científico pode duvidar de tudo, menos deste e de outros axiomas. Se o fizer, torna-se um mero filósofo pós-moderno.

    Um simples questão de fé? Depende do que você entende por "fé". O ateísmo é um paradigma, uma cosmovisão, uma visão do mundo, um modelo mental como qualquer outro. Você acredita nele por seus motivos, outras pessoas pensam diferente por outros motivos. Você não pode pensar que seu modelo mental é o correto só porque é o seu. Está comentendo o mesmo erro que denuncia!

    Uma crença não é certa só porque é da nossa civilização e do nosso tempo. Aliás, diferentemente do que você apresenta, a crença dominante hoje é o pós-modernismo, o niilismo, o ateísmo na prática.

    Uma crença é correta se e somente se for alicerçada e alinhada em fatos e princípios, não importa quem, onde, quando e por quem ela seja alimentada. E a crença em uma Inteligência Suprema não é nova, ela sempre acompanhou a Humanidade em todas as épocas e lugares e foi apenas reforçada pela ciência moderna.

    Uma fé mística, cega, não é genuinamente cristã. A convicção científica baseada em fatos e em princípios (por exemplo, a convicção de que a água em condições normais ferve à 100cº) é uma reprodução da fé cristã autêntica. Hebreus 11:1, 6

    Entendo os seus pensamentos e sentimentos e talvez eu mesmo pudesse ser ateu hoje. Mas meus conhecimentos de cibernética e das demais ciências (e não a expectativa do pós-morte) me obrigam a acreditar na existência de uma Inteligência Suprema. Fora meus conhecimentos sobre a Bíblia. Não tenho fé suficiente para ser ateu.

    * * *

  9. Chase4077 diz:
    Emerson Luís, acredito que é ótimo você trazer nossa conversa para o campo das evidências. Vejamos:

    "…a Bíblia possui seu conjunto de evidências de inspiração divina."

    Se estamos falando de evidências, então tratemos logo de um ponto crucial da fé cristã. Paulo afirmou que "se Cristo não ressuscitou, então a nossa fé é vã…".

    Já que você afirma que há evidências da veracidade da Bíblia, você poderia apresentar três evidências da ressurreição de Cristo ? Não vale:

    a) "Ele ressuscitou porque a Bíblia fala que ressuscitou." Isso é uma forma de raciocínio circular;
    b) "Ele ressuscitou porque eu sinto". Isso não é evidência.

    Quais são as evidências de que Cristo ressuscitou ?

    J. Chase

  10. Delírio,sim,delírio sofrem esses coitados.Acredita
    rem numa teoria,não passa disso uma teoria inventa
    da por alguém num dia em que não estava lá muito bem.Trocar Verdade por teoria só pode ser coisa de alguém que está muito febril.Onde estava essa
    gente quando o Mundo inteiro foi criado?Aqui cabe
    bem o diálogo e repreensão de Deus a Jó.Esse povo
    não sabe nem explicar porque uma vaca preta ,comen
    do capim verde dá leite branco,como querem falar
    sobre o transcendental?

  11. Oi, tudo bem? Olha, pra ser sincero, eu não compreendo muito bem essa história de Evolucionismo X Criacismo, no sentido de como os dinossauros ficam nessa história? Uns falam que os 7 dias da criação eram 7 dias literais, outros falam em 7 períodos, uns falam que dinossauro não existiu, outros falam que existiu e não conviveu com ser humano, outros falam que existiu e conviveu com o ser humano, uns falam que morreram no dilúvio, outros falam que eles entraram na arca, enfim, gostaria de saber em que parte desse rolo todo se encaixam os dinossauros.

  12. Parabéns fanáticos religiosos pela defecação apresentada no "texto" e nos comentários. Lamentavelmente, cristãos (e religiosos em geral) são preconceituosos com relação aos ateus. Mas sim, pobres cristãos, os perseguidos são vocês, não é mesmo? Afinal, éramos nós ateus que saíamos por aí, com tochas queimando quem acreditsse em Deus, não é? Ah não. Eram vocês que queimavam ateus mesmo. Não se façam de coitados. Vocês apenas mostram como têm uma mente fechada e preconceituosa.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui