O Patriarca apostólico e a Gaiola das Vaidades

21
862
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Daniel Clos Cesar

Assine o Blesss
Recentemente o sr. Renê, líder de uma igreja no estado do Amazonas (que obviamente não tem culpa), recebeu uma tal de “unção patriarcal”. Pouco antes disso, o agora apóstolo e patriarca, ordenou mais de duzentos homens e mulheres ao posto de apóstolo, dando uma clara indicação de que “apóstolo”, não é mais o topo da carreira eclesiástica na igreja brasileira.

Apesar de “criado” na igreja, conheci o Evangelho apenas em meados da década de 1990. Nesse período, todo tipo de ensandice surgia no seio da igreja evangélica brasileira. Os antigos cantores evangélicos atendiam agora por levitas, passado um tempo, os líderes desses levitas deixariam de ser apenas levitas para se tornarem ministros. Não muito tempo depois, alguns ministros tornaram-se no próprio ministério, e o que antes era uma prerrogativa da igreja como instituição, passou a ser do indivíduo.

Se em uma esfera hierárquica inferior aconteceu tantas mudanças em função tão somente de vaidade (e muito pouca espiritualidade), na esfera superior a loucura foi e é ainda maior. Pastor, bispo, presbítero e reverendo eram os títulos (ou cargos) atribuídos a tanto tempo quanto o próprio protestantismo (ou mesmo o cristianismo, excetuando-se a igreja romana com seus cardeais, pardais e andorinhas), uma que outra igreja criava alguma distinção no seu quadro, mas muito mais de cunho administrativo que “espiritual”. No entanto, embalados pelo mover “espirituoso” pós-moderno das últimas duas décadas, novos “cargos espirituais” foram revelados à igreja e iniciou-se uma frenética guerra de vaidades entre diferentes denominações, ministérios e visões.

Em uma entrevista anos atrás, um outro líder religioso de nome Miguel, a quem se atribuiu o título de apóstolo-primaz, e que alega ser o primeiro no Brasil com tal “unção”, revelou que assim que se “consagrou” apóstolo tornou-se motivo de piada entre os outros líderes evangélicos, até então simples pastores, e que muitos desses que o ridicularizaram no passado agora respondiam por este mesmo “ministério”.

Acredito que o mesmo acontece agora com este senhor natural de Serrinha. Neste momento, provavelmente algum Paulo ou Silas está rindo do “amigo”: – Como ele se atreve? Patriarca? Não obstante, patriarca parece despontar em um futuro bem próximo como o novo rosa da moda gospel. Pois, se apóstolo já tinha virado lugar comum, que dirá agora que apenas uma igreja ordenou mais de duzentos? E se ele é patriarca de uma visão… quantas visões não pedirão seu próprio papa?

Mas infelizmente, são estes líderes os doutores do cristianismo contemporâneo.

Algum tempo atrás, enquanto assistia a um documentário da Missões Portas Abertas junto com alguns irmãos, descobri que nenhum deles fazia a menor idéia de quem era o irmão André ou o Portas Abertas. Nunca haviam lido nada a respeito dele ou de seu trabalho missionário atrás da Cortina de Ferro nos anos da Guerra Fria. É certo também, que poucos ou ninguém dentro desses movimentos “neopentecolescos” sabe quem foi James Hudson Taylor, Charles Thomas Studd ou mesmo o português João Ferreira de Almeida, que não apenas traduziu a versão da Bíblia mais lida no Brasil, mas também foi perseguido e condenado à morte pela inquisição por se opor energicamente ao catolicismo romano nas colônias ibéricas da Ásia.

A igreja brasileira e não a Igreja de Cristo (pela qual Cristo morreu), está podre por dentro e cheirosa por fora. Seus templos são sofisticados, seus apresentadores usam terno italiano (com exceção de alguns que gostam de usar coisas douradas ou prateadas que mais parecem fantasia do Cirque du Soleil) e andam em carros importados. Suas doutrinas no entanto são vazias, antropocêntricas e perecíveis, mas que atendem os desejos da massa mundana que enchem estes espaços de endeusamento de homens.

É lamentável… mas inevitável.

“Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.” (2 Tm 4.3-4)

***

Daniel Clós Cesar é do tempo em que ministério era coisa séria e honrada e que a igreja ainda era pastoreada por pastores.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

21 COMENTÁRIOS

  1. Lamentável é pouco meu caro Daniel, na verdade é TRÁGICO.
    De Lúcifer foi dito: "Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti." (Ez 28.15). Lúcifer quis para si o posto de divindade, eis a sua iniquidade. Não é o mesmo que vem acontecendo com certos líderes evangélicos?. Pela posição ocupada se envaidecem postulando para si títulos que correspondem melhor ao tamanho de seu próprio ego. Somente um pode dizer: EGO EIMI, EU SOU! Deus o Senhor, o Supremo Ser do Universo, o Todo-Poderoso!!! A Ele seja a honra, a glória e todo o louvor, AMÉM!

  2. Na verdade, para o cristão, de pouco ou nada serve o título eclesiástico de que seja denominado, vez que todos devem se pautar pela humildade, despindo-se de todo o orgulho, mortificando-se a cada dia de suas paixões terrenas, pois somente quem deve se sobressair é Jesus Cristo, porque o maior, em sua sã doutrina, é aquele que é colocado na posição de servo. Se o cristão está consciente de seus dons espirituais, e for sabedor de sua missão para a qual foi chamado por Deus, e não desviar-se dela, jamais estará desamparado, porque Deus estará consigo, aconteça o que acontecer, haja o que houver. Digo mais, Deus não está nem um pouco preocupado com as nomenclaturas dos líderes de seitas, mesmo porque os mesmos não têm parte com Ele.

  3. Concordo em genero e numero, mais quem tem a unção de Deus e a ponhe em pratica .esta em paz e transmite paz….se cada um fizer o que Deus pede, não estariamoa aqui…Fica na paz

  4. No último parágrafo do texto,acho q é comentário do púlpito,diz que o autor é do tempo que igreja era pastoreada por pastor.
    Senti uma saudade… Converti-me em 1996,em uma pequena igreja batista tradicional de bairro.O pastor era pastor mesmo,havia estudo bíblico uma vez por semana ,a gente usava a bíblia de verdade e a clase de doutrina além de ensinar o básico : como orar,o que é ser salvo,o sacrifício de Jesus na cruz,como consultar e pesqquisar a bíblia,ainda ensinava questóes disciplinares e de reverência tais como evitar roupas curtas e justas,evitar entrar e sair da igreja passando pelos bancos e incomodando quem estava orando,ou seja,os irmãos ainda eram membros (e não sócios) e os pastores ainda eram pastores (e não presidente de clube).Não havia medo de perder clientes se não agradasse,pois os membros ainda eram irmãos.Cantávamos no cantor cristão:"irmãos abram o cantor cristão no hino de número…"
    Os louvores eram cristocêntricos,não existiam estrelas gospel,ouvíamos no templo(e fora dele) belos louvores do Novo Som,Carlinhos félix,João Alexandre,J.Camargo,Marcos Góes,Sérgio Lopes,Grupo Logos,Vencedores por Cristo,Sérgio Pimenta.
    Orávamos pela igreja,ministérios, missões(mas missões e missionários de verdade ,que vão para lugares inóspitos ou altamente carentes e fechados ao evangelho e não esses "cruzadeiros" de hoje que só viajam para grandes capitais em grandes cruzadas,hotéis caros ,carrões e aviões para pedir-extorquir grana e pescar em aquário).
    As pregações eram ainda bíblicas,ninguém botava Deus " na parede " e nem exigia determinava e ordenava nada para Deus.Também era pedido no culto dízimos e ofertas e o pastor humildemente dizia: "aos visitantes não fiquem constrangidos essa é uma prática comum em nossa igreja."Ninguém lesava,chantageava,amedrontava,extorquia nem ameaçava membro nenhum por dinheiro e nem amaldiçoava quem não desse.
    Com muita tristeza eu me pergunto e pergunto a vocês: Em que curva do caminho,em que ponto,qual foi o momento em que se deu a mudança,o transtorno que resultou no lamaçal que vemos hoje…e termino lembrando um louvor que marcou minha adolescência,não sei se vcs conhecem:
    "Vem e sopra sobre nós teu sopro,
    reunidos neste ajuntamento,
    honra e santifica esse momento,
    com a tua igreja que é teu povo.
    Faz teu rio de paz correr no meio,
    destes que por fé vêm bendizer-te
    e a uma voz oferecer-te seus desejos súplicas e anseios.
    Tu és o Senhor de toda glória,
    hoje e sempre como foste outrora,
    No mover da História,revelando teu amor.
    Deus bendito Rei e Salvador.
    Deus bendito rei e salvador."

    Em Cristo,
    Aracy.

  5. Dizia-se, em algum tempo, talvez pela década de noventa, principalmente no meio pentecostal chavões tal como: o Brasil é o celeiro de missionários do mundo ou O Brasil é um gigante adormecido. Hoje vejo um Brasil emergente. Tanto no aspecto financeiro como no quantitativo de evangélicos. Creio, no entanto, que falta aquela visão de missões que se tinha naquela época. Estamos precisando de um reavivamento para os nossos dias em nossa nação. A oração de Habacuque é a necessidade de nossos dias. Será que algum verdadeiro profeta está disposto a ser levantado por Deus para esta geração? Saiba que terá um preço de sofrimento a pagar. O sistema está formado e embargará muito a voz desse profeta.

    Graça e Paz

  6. Aracy, esse louvor é do meu tempo.
    Ajuntamento de Jorge Camargo. Dele também podemos lembrar: "De todas as tribos, povos e raças, muitos virão te louvar…" Saudades, muitas saudades destes tempos. A nossa alegria é saber que um dia veremos o nosso Salvador face a face e que entoaremos canticos espirituais na lingua dos anjos, louvores estes que jamais foram compostos por ninguém nesta terra.
    E respondendo o seu questionamento. O momento que se deu a mudança, foi no momento proposto por Deus para que servisse como sinal para os que creem na volta de Jesus que está muito próxima, mais próxima do que podemos pensar. Se nada disso acontecesse a palavra não se cumpriria.

    "Assim, também, vós, quando virdes sucederem estas coisas, sabei que já está perto, às portas.
    Na verdade, vos digo que não passará esta geração, sem que todas estas coisas aconteçam.
    Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão."
    Marcos 13:29-31

  7. A PAZ DO SENHOR,

    Infelizmente é uma verdade que tem acontecido em nosso meio, as pessoas estão buscando somente cargos, o "egocentrismo" tem tomado conta das pessoas. É muita gente querendo sair do anonimato, muita profetada que "Deus vai te exaltar", "Deus vai humilhar aqueles que não acreditam em ti", só a misericórdia.
    As pessoas tem que entender, que qnto maior o cargo eclesiástico, menor ela será, pq terá que servir muito mais a igreja e a responsabilidade diante de Deus é maior.
    Oremos para que Deus levante realmente homens de Deus que preguem a palavra genuína de transformação e vida. Que levante profetas verdadeiros, que preguem contra o pecado e a hipocrisia, e que nós não venhamos parar de pregar a verdade, sem julgamento e sem chocarrice, mas com seriedade, para que a igreja do Brasil seja curada, e para que a próxima geração venha com o propósito de servir a Deus e adorá-lo de todo coração!

    Anderson da Paola.

  8. Com lágrima nos olhos leio os comentários da Raíssa, Aracy…..pois a noiva de Cristo se prostituiu, sua lâmpada está sem azeite e não tem a menor vontade de ir compra ou renovar seu azeite. Ora vem Senhor Jesus

  9. Está estabelecida a torre de babel desses tempos, só que a confusão não é de linguas é de cargos.

    Alguém aí sabe se o cargo de vice-deus já foi instituído?
    Lembrando aos desavisados que o cargo de super-deus já foi pleiteado antes e o postulante foi um tal de Lucifer que quebrou a cara, más pelo visto a fila atrás do cara é grande.

    Em Cristo,

    Ielton Isorro
    http://clamandonodeserto.blogspot.com/

  10. Amados: li os comentarios sobre "patriarca". Lamentael é a falta de conhecimento biblico. os leigos estabelecem hierarquias e querem se ver nelas prefigurados. Um pouco de estudo teologico faria a grande diferença. O que é um bispo? Um patriarca? bom, responder com o AT na mão dá no que acabei de ler? Hoje somos tudo isso, ou acaso os "comentarista" não leram: 1Co 3:16 em paralelo com Mc 4:11 ? ou mesmo At 20:28 ????????
    Não estamos na Lei. estamos no coração da lei. lamentpavel é existir tantas igrejas com pastores sem sequer ter o basico em teologia, e, esses, sim clamam que tudo o espirito Santo lhes revela.

  11. PARTE 2:
    Lamentavel são as danças virtuosas, as emoçoes, os gritos no pulpito e o povo (algum) se alegra. lamentável é se aoelhar perante um pontifice que adora a imagens. isso a Biblia reclama como pura idolatria. lamentavel é o povo falar com imagens e lhes pedir coisas e milagres. Idolatria é se afastar, ofender a Deus gratuitamente e conscientemente. Isso, sim, é lamentavel. Agora, um Patriarca, é alguem que estou( em nivel superior) a Palavra, e, esse servo de cristo abraça o povo levando a mensagem de cristo. A torre de babel não foi confusão de linguas. è preciso entender o pq da torre de babel. Comece por ler genisis. Aí aparece a Torre de babel. (espero que o amado tenha formação para o entendimento)Deus levanta homenes a santos, mas, logo o irmaozinho diz: não! esse aí? deus se enganou.O sofrimento a pagar é o mesmo que jesus pagou por seus irmãos que riram dele e, por isso, na cruz ele confiou em sua mae. Amadao, se antigamente havia pregação da Palavra, então é só voc~e estudar, se formar e fazer a obra de deus. porque vc aceita um pastor assim? Ninguem, nem a biblia obriga a seguir um pastor ou permanecer em uma igreja onde o pastor não tem formação teologica e, por conseguinte, fará as coisas de seu jeito.
    por isso, parabenizo sim, que a igreja evangelica enha mais Bispos, apostolos e patriarcas, pessoas que estudam a palavra em nivel de doutores, pesquisadores e que honram ao Senhor e conduzirão seu povo. um Patriarca, bispo, vem para libertar o povo do jugo emocional em que a igreja vive. lamentável é se ver cantores de forro se converter somente para gravar um Cd e dvd (existem as conversoes serias), mas, a maioria viu que não dava certo. lamentavel é dizer-se cristão, criticar a hierarquia e sair bebendo, fumando, traindo e depois, no domingo vai a igreja, se apresenta diante da cruz com a maior cara de pau. isso, sim, é lamentavel. será que vc é desses comentaristas?
    Lamentavel é comentar um versiculo isolad: Ez 28.15). Lúcifer quis para si o posto de divindade," Amado, não existem postos de divindade. precisa aprender isso. precisa entender o que é divindade. O maior pecado está em querer ser igual a Deus.
    Amado, certamente aCristo não morreu pelos santos. Sabia: Cristo m orreu pelos pecadores. Simples pastores: o que significa: simples? todo mundo quer ser pastor: é facil: o amigo ordena o amigo, o pai ordena o filho; o pastor ordena o tesoureiro pastor para seguir desviando dinheiro. è uma confusão de pastores. felizmente; os cargos de Bispo e superiores são Oficiais eclesiasticos superiores. todos tem curso superior e verdadeiro compromisso com a Palavra. Não digno existir uma hierarquia na igreja que defina plenamente quem é quem? Não se trata de cargos. trata-se de hierarquias. acaso em sua empresa todos são Ofice-boy? vc chamaria ao diretor geral da fazenda: ofice-boy? ele estudou, então tem honras ao merito. vcs precisam entender isso.
    Antigamente o cargo de pastor era de respeito. Hoje, qualquer um pode ser pastor, mas, bispo e… isso não. felizmente existe um projeto no senado exigindo o minimo de Bacharel para pastorear uma igreja. E, um Bispo tera de mestrado para cima. amados, bispos e seguintes tem doutorados, ph.d etc….. essa é a diferença.
    Os "comentaristas" precisam conhecer um pouco mais de teologia e de hierarquias e , sobretudo ler muitos, muios comentarios ao AT para que entendam a palavra PATRIARCA. Se não ler vão ficar comentando coisa …

  12. Para o Luiz…

    Tudo o que você falou sobre teologia, estudos etc… é BOSTA, MERDA mesmo olhe:

    Fp 3:8 E, na verdade, tenho também por perda todas as {coisas,} pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como ESTERCO, para que possa ganhar a Cristo

    Deixo mais uns versículos para você QUE PARECE BEM COM AQUELAS PESSOAS QUE PAULO FALOU EM 2 Tm 4.4

    2Tm 4:1 Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
    2Tm 4:2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
    2Tm 4:3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
    2Tm 4:4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

    1Co 8:1 Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência {conhecimento}. A ciência incha, mas o amor edifica.
    1Co 8:2 E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.

    1Co 1:26 Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.

    1Co 2:1 E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.
    1Co 2:2 Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.
    1Co 2:4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
    1Co 2:5 Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
    1Co 2:6 Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
    1Co 2:7 Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
    1Co 2:8 A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
    1Co 2:9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
    1Co 2:10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
    1Co 2:11 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
    1Co 2:12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
    1Co 2:13 As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
    1Co 2:14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
    1Co 2:15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
    1Co 2:16 Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
    O ESPÍRITO MUNDANO CAUSA DISSENÇÕES NA IGREJA 1Co 3.1
    1Co 3:1 E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.

    Luiz, vc tem que entender… que Dom não vem por imposição de mãos nem por estudos… É MUITO BOM ESTUDAR PARA CONHECER, mas achar que a pessoa que estuda está apta???? é uma tolice…

    As coisas de Deus não são assim meu querido…

    Renê Terra Nova é uma arma do Satanás… corra enquanto é tempo… Apo 3.18… unjas teus olhos para ver isso meu irmão…

    Ap 3:18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui