Creciendo en Gracia

15
1563
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Uma análise completa das principais doutrinas
da estranha seita do anticristo portorriquenho

Por Leonardo Gonçalves

Assine o Blesss
Em 1988, o grupo “Creciendo em Gracia” foi fundado na cidade de Miami, Flórida, EUA., pelo portorriquenho José Luis de Jesús Miranda.

Em 1993, em Porto Rico, durante a terceira convenção anual, José Luis de Jesús foi proclamado “Apóstolo” por seus seguidores. Anos depois, ele mesmo se declararia “Jesús” em carne e adotaria como símbolo do seu ministério o número 666 [1].

Creciendo em Gracia é uma organização que se caracteriza por negar a existência do pecado e, por conseguinte, do inferno. O grupo instiga seus seguidores a tatuarem o número 666 porque, de acordo com sua fé, não é um número satânico, mas de sabedoria. Também tatuam no corpo as iniciais da frase “Salvo, Sempre Salvo” (SSS) [2] como sinal de que, ainda que cometam erros, não são pecadores, mas sempre serão abençoados, pois Cristo levou seus pecados na Cruz. Deste modo, pregam que o seguidor da seita pode viver uma vida totalmente entregue ao pecado, o qual para eles não é real.

PRINCIPAIS DOUTRINAS

À seguir, esboçaremos as principais doutrinas do grupo:

a) Preexistencia da alma

Os seguidores da seita ensinam que os seres humanos existiam como seres espirituais antes de nascerem: “Antes de ser formados em carne no ventre materno, fomos criados em espírito antes da fundação do mundo”[3], dizem, e usam Hebreus 12.9, onde a Bíblia diz que “Deus é o Pai dos espíritos” para justificar suas crenças. Apóiam igualmente em Jeremias 1.5, que diz “Antes que te formasse no ventre, te conheci”, interpretando o texto da seguinte maneira: “O que Deus conheceu foi seu espírito (…) Deus criou muitos espíritos antes da fundação do mundo.

Posteriormente, estes anjos foram tomando corpos enquanto passavam pelo ventre”[4], fazendo uma grande confusão ao confundir anjos com espíritos, transmitindo a falsa idéia de que a humanidade está composta de anjos encarnados.

b) O evangelho da Salvação pregado no Céu

O grupo não apenas ensina que existíamos como espíritos ou anjos antes da nossa existência na terra, mas também afirma que durante nosso período como anjos no céu, Deus mesmo nos pregou “o evangelho da nossa salvação”[5]. Difícil, no entanto, é entender a razão dessa pregação, pois uma vez que no céu não existe pecado, do que deveríamos ser salvos? Além disso, a Bíblia ensina que o evangelho da salvação é a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus (1Co 15.1-4), portanto, isso não aconteceu antes da vinda de Jesus à terra para pagar nossos pecados.

c) Adão e Satanás são a mesma pessoa

Segundo o ministério “Creciendo em Gracia”, Adão é a serpente, o diabo e satanás. Dizem que no princípio “um anjo se exaltou, e Deus o lançou à terra. No trajeto, ele chegou à terra como um homem”[6], e foi posto no jardim do Éden.

Eládio Ramos, um dos pastores importantes do “ministério”, afirma que na tentação, Eva não teve um diálogo com uma simples serpente, mas “estava falando com o próprio Adão, e foi ele quem lhe disse: No dia que comeres, seus olhos serão abertos e serás como Deus”, e conclui: “Era ele [Adão], a serpente antiga que se chama Diabo e Satanás”[7].

d) O apostolado

Antes de ser aclamado como “Jesus Cristo Homem”, José Luis Miranda se apresentou ao grupo como sendo “apóstolo” em 1993, sendo ele a versão portorriquenha de Paulo, o missionário dos gentios. Seus seguidores foram persuadidos a crer que ele era o “outro” mencionado em 1Coríntios 3.10, que segundo a interpretação particular da seita, se levantaria e “edificaria sobre o fundamento deixado pelo apóstolo Paulo”.

Obviamente, trata-se de uma distorção do texto bíblico, uma vez que a palavra “outro” no versículo 10 não se refere a uma pessoa específica que chegaria no futuro e edificaria sobre o fundamento de Paulo. Observe que a frase “outro edifica” está no tempo presente e não no futuro, e se refere ao ministério de Apolo (v.6) e a outros ministros em geral, como nos versículos 12 a 15. A maneira como o grupo tenta explicar 1Coríntios 3.10 é um caso clássico de como alguém pode torcer o significado das Escrituras para sua própria perdição.

e) A Trindade

Assim como muitas outras seitas, este grupo rejeita a doutrina bíblica da Trindade e adotam o mesmo conceito modalista que dos Unicistas ao afirmar que “Deus é um, mas tem diferentes manifestações. O filho é o Padre, mas quando nasceu foi chamado Filho”[8].

f) Dois Cristos: Um Encarnado e outro Ressuscitado

O ministério “Creciendo en Gracia” tem uma perspectiva muito particular sobre Jesus Cristo. O grupo faz distinção entre o Cristo encarnado e o Cristo Ressuscitado e acrescentam que somente o Cristo Ressuscitado é digno de ser imitado. Segundo eles, o Cristo encarnado que viveu 33 anos na terra não é o Cristo a quem devemos imitar ou seguir, pois suas palavras, recolhidas nos evangelhos, não eram dignas nem verdadeiras. “Cristo viveu conforme a lei e não conforme a graça”, dizem. Foi um Cristo legalista que se submeteu aos preceitos da lei para levar os pecados. O Cristo digno de imitar é aquele que ressuscitou dos mortos, que posteriormente seria identificado pela seita como o próprio José Luis Miranda.

Para refutar esta mentira do grupo não é necessário muita reflexão. Falando sobre o Cristo encarnado, Joao disse: “E vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade” (Jo 1.14). Ao contrário do que a seita diz, Cristo estava cheio de graça e verdade, não de “legalismo”. Um pouco adiante no mesmo capitulo, lemos: “Pois a lei veio por meio de Moisés, mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (Jo 1.17).

g) Confissão Positiva

Influenciados pelo que ficou conhecido como Movimento de Fé, eles, do mesmo modo que as seitas metafísicas tais como Ciência Crista e Nova Era, acreditam que o crente pode criar sua própria realidade através do pensamento positivo ou, como se popularizou no meio evangélico, uma confissão positiva. Quando os fieis estão passando por problemas econômicos ou enfermidades físicas. Seus mestres recomendam que falem ao “Senhor” e também ao problema da seguinte forma: “Senhor, eu não recebo isso, recebo e creio que isso vai se arrumar e declaro que esta situação mudará agora mesmo. Diga à tua carne que adora ficar doente e pegar resfriados (…) diga: ‘Olha, fique curada porque não tenho tempo para isso, eu te declaro curada’ (…) Fale com poder, pois você tem a vida na sua boca” [9].

Esta idéia errada somente pode ser uma concepção de como o “deus” que eles dizem seguir promete operar. Deus, em tempos de necessidade, opera na vida do crente de maneiras diferentes. Além disso, falar positivamente com o problema deixa de ser uma fé em Deus e se transforma em confiança nas nossas próprias palavras, uma fé na fé. Nosso entendimento da oração deve estar baseado em tudo que a Bíblia diz, e tudo quanto pedimos deve estar submetido à vontade de Deus (1Jo 5.14).

h) José Luis de Jesús Miranda: “Jesus Cristo Homem”

Sem nenhuma dúvida esta é a mais controversa de todas as doutrinas da seita. Como se tanta mentira não fosse suficiente, e insatisfeito com o título de “Outro Apóstolo”, o líder da seita se nomeou Jesus Cristo e a última autoridade sobre o evangelho. O fato aconteceu no ano de 2004, e nessa ocasião muitas pessoas abandonaram o grupo. Nem mesmo o filho do líder da seita, chamado José Luis Júnior, que anteriormente havia liderado uma de suas igrejas na Colômbia e também desempenhava atividades na sede central, permaneceu junto ao pai.

Inspiração demoníaca ou vaidade, o que levou o líder da seita a se proclamar Jesus Cristo? Provavelmente, ambas coisas. Acerca da vaidade do pai, José Luís Jr disse: “Uma vez que meu pai começou a apresentar-se como Deus, já não havia espaço para interpretações diferentes. Ele perdeu toda a responsabilidade com a congregação e com a família, e se transformou no José Luis Estrela” (grifo nosso).

Acerca desta grande mentira, o Senhor Jesus Cristo – o verdadeiro – já nos havia advertido que no futuro se levantariam falsos profetas e falsos Cristos, e que estes enganariam a muitos e se fosse possível, enganaria até mesmo os escolhidos (Mateus 24.4,5,11-13,23, 24 / Marcos 13.5,6,21,22), de tal maneira que ao se comparar ao Santo, o líder do grupo definitivamente tirou a mascara e demonstrou a todos o quanto é profano e demoníaco. Apesar disso, o grupo continua crescendo e atualmente conta com igrejas em 13 países da América Latina; Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, El Salvador, Costa Rica, Honduras, Nicarágua, Guatemala, Cuba e Brasil, além da sua sede nos Estados Unidos [10]. O grupo diz ter milhares de seguidores no sul, centro e norte da América, mas os números ainda não foram confirmados.

***
Publicado em Português no site Apologia do Cristianismo e no Púlpito Cristão

Notas:

1. Ministério Creciendo em Gracia: “Creciendo em Gracia – Historial del Ministerio, vídeo, setembro de 1997 e informações adquiridas na página de notícias do ministério.
2. Não confundir com a doutrina calvinista da perseverança dos santos, a qual apesar não ser unanimidade entre evangélicos, possui base bíblica e diferente da seita de Miranda, não prega libertinagem nem promove o pecado, antes afirma que o verdadeiro crente é perseverante, e tendo entrado em um processo irresistível de santificação, está seguro e não perderá sua salvação.
3. “Preexistencia”, http://GraciApostolado.org/miceg/Cpp026.html [o site foi deletado pelo grupo, mas os dados podem ser conseguidos no banco de dados do Centro de Información Religiosa, ministério apologético na Bolívia], e Eládio Ramos: “Nuestra Preexistencia” – Áudio.
4. Ibid.
5. Eladio Ramos: “Las Tres Etapas de la Salvación”.
6. Ramos: “¿Quién fue Adán?”.
7. Ibid., lado B.8. Ministerio Creciendo en Gracia: “Creciendo en Gracia—Historial del Ministerio”, video, septiembre, 1997 / Eladio Ramos: “Angeles primero y después hombre”.
8. Ministerio Creciendo en Gracia: “Creciendo en Gracia—Historial del Ministerio”, video, septiembre, 1997 / Eladio Ramos: “Angeles primero y después hombre” (Ministerio Creciendo en Gracia), cassette, lado B.
9. Eladio Ramos: “Los Tres Mundos” (Ministerio Creciendo en Gracia).
10. Os dados aprensentados neste último parágrafo sao antigos. Estou buscando dados recentes para atualizar o artigo.

(*) Também foi de grande ajuda os estudos publicados por René Pereira, Johnny B. Torralbo e Ricardo Bezerra, bem como as informações obtidas através de ministérios apologéticos no México e na Bolívia.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original, mencione a fonte com o link do site e não o utilize para fins comerciais.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

15 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo artigo. Mostra os erros de José Luiz de Jesus Miranda com objetivo e provas documentais.

    Recentemente participei de um debate na rádio Tropical AM de Curitiba com os representantes da seita no Brasil. Mostramos os erros e as contradições desse anticristo portoriquenho.

    Um dos pontos que abordamos foi as contradições de identidade, uma vez em 1968 Miranda se revelou como o Cristo reencarnardo e, em 1998, voltou atrás e disse ser a reencarnação do apóstolo Paulo e, finalmente, em 2005, voltou atrás e disse ser a reencarnação de Jesus.

    Outro fato que chama a atenção – e que nós abordamos no debate na rádio – é que José Miranda foi viciado em heroína, por quase 10 anos ficou preso em um presídio de Porto Rico por causa de um furto, foi pego dirigindo embriagado nos EUA e, para piorar um pouco mais a situação, ele foi casado por duas vezes e paga pensão – embora, por duas ocasiões, teve de comparecer aos tribunais dos EUA por atraso no pagamento de uma das pensões.

    Também deve ser digno de nota o fato que ele recebe 150 mil dólares da igreja em Miami, anda de BMW e Luxus e possui uma coleção de relógios rolex, além de morar em uma mansão no valor de um milhão de dólares, em Miami. O jornal Miami Herald também ventilou para a imprensa internacional a suspeita de que Miranda possui diversos imóveis na Colômbia, Guatemala e Porto Rico no nome de laranjas.

    Dificilmente poderíamos ver essa figura como a pessoa santa e imaculada de Jesus.

    Para quem quiser escutar o nosso debate com o Pedro Kely da sede nacional do RJ, acesse – http://www.4shared.com/audio/1GU8fxCT/Abril_16-2010_-_Jos_Luiz_De_Je.html

    Leo, com a sua permissão irei publicar o seu artigo no INPR Brasil. Um grande abraço e continue nessa batalha

  2. Este é um anticristo, de fato.
    porém "O Anticristo" será muito, mas muito, mas muito poderoso mesmo fará sinais e prodígios. Imaginem num cenário de uma guerra mundial, onde muita gente, mas muita gente mesmo morrerá (de acordo com o livro apocalipse na abertura de um selo a quarta parte da terra morre com guerras fome, pestes e feras da terra) imaginem só o desespero… ai chega um indivíduo com mansidão e traz paz, e diz ser o cristo, e todo mundo começa a adora-lo…

    Estamos vivendo um grande momento mundial onde estamos perto do cumprimento de diversas profecias dos quais os profetas vem anunciando há muito tempo. Eu estou atonito para isso, isso vai se cumprir, e como Jesus disse "Eis que cedo venho" eu digo ora vem Senhor Jesus.

  3. Sobre o símbolo “SSS” que a referida seita sempre disse ser abreviação de “Salvo Sempre Salvo”, diziam antes os propagadores da mesma que, acerca do símbolo mencionado, havia um “grande mistério” que seria revelado no futuro no tocante à real identidade de seu líder. Tais declarações da seita Cresciendo en Gracia, proferidas pelo seu líder José Luís de Jesus Miranda, já demostravam então, desde a gênese desta igreja herética, o seu verdadeiro objetivo – equiparar o mesmo a Deus. E a loucura não para por ai: Ele se diz Deus, Jesus e, pasmem, o anticristo ao mesmo tempo, dentro de uma mesma personalidade. Por isso ele manda que os seus seguidores usem o número 666 do anticristo (cuja forma anterior velada era o SSS) e o chamam diretamente de “deus” com direito a adoração e louvor e tudo mais que satanás os inspirem em afronta ao verdadeiro e único Senhor Deus. Ademais, falsos profetas sempre existiram e existirão até o retorno de Jesus Cristo, conforme ele mesmo disse: “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. “ Mateus 24:24 , e quanto a isso ele ainda nos exorta: “Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa, não acrediteis. “ Mateus 24:26. A paz de Cristo à sua Igreja

    De vosso irmão em Cristo,
    Laerte

  4. Alan, Jao e Laerte;

    Realmente este anticristo é muito contraditório. Porém, ao menos aqui no Peru onde a seita está chegando, poucos sabem ao certo o que é o ministério "Creciendo en Gracia", e também desconhecem as aformaçoes bizarras do pseudocristo.

    Paz!

    Ah, "Jao"… Vou assistir o programa!

    Johnny,

    Pode postar! Estou pensando em escrever um segundo artigo para complementar este, no qual mencionarian alguns fatos como os que você mencionou. Só que precisarei novamente de provas. Se tiver algo que possa me ajudar, manda para o meu e-mail.

    Abraço.

  5. Mano, estamos à disposição. Outra coisa, acabo de receber alguns exemplares da revista Apologética Cristã e o seu nome já consta como um dos correspondentes da revista. Só faltou um artigo seu.

    Acredito que o tema em questão (o anticristo portoriquenho) seria uma opção para ser explorada por vc e publicação na revista.

    Vamos seguir nessa luta.

    Um grande abraço desde o Brasil

  6. Aonde vende aqui no Rio de Janeiro a revista APOLOGÉTICA CRISTÃ? Quero comprar.
    Eu vi um vídeo, não me lembro mais o título, onde aparecia o interior da casa do INRI CRISTO. Eu o vi sentado em um trono, e em cima do trono havia um símbolo com aquele olhão da pirâmide maçônica. No programa do Jô, ele sendo entrevistado disse que nunca se declarou Deus, porque o Filho de Deus não é Deus. Irmãos, aí entendi que INRI não é apenas uma piada, uma comédia. Tanto Inri como José Miranda são obreiros do mal.

  7. Johnny, meu mano!

    Jamierson ficou de mandar uma pra cá, mas ainda nao chegou.

    Vou continuar pesquisando o assunto do anticristo de Porto Rico. Estou batalhando uns áudios deles, mas está muito difícil conseguir. A seita teve problemas no Equador e parece que estao colocando as unhas aqui em Piura.

    Só Jesus!

    Abraçao,

    Leonardo.

  8. Leo, o Jamierson me informou que aconteceu um pequeno problema nos correios e, devido a isso, o envio da revista atrasou. Acredito que até no máximo o dia 05 a revista chega em Piúra – isso, é claro, dependendo da agilidade dos correios do Peru.

    Quanto ao Ministério Cresciendo en Gracia, recebi há três dias atrás um DVD da sede no Rio de Janeiro. O negócio é sério. Depois dos EUA, a Colômbia é um dos países com maior número de seguidores do Anticristo. Vamos orar e preparar os peruanos para que rejeitem essa religião do demônio.

    Tenho alguns dados interessantes sobre a vida do José Miranda que o ligaria a algumas meninas do Brasil e de outros países latinos. Também descobri uma "ótima" biografia dele em espanhol que conta com detalhes a sua juventude, vicio em heroína e ligação com a "igreja Batista do Sul" (EUA) – Igreja essa que ele frequentou nos primeiros anos em que chegou aos EUA.

    Outra coisa, ore por nós porque recebemos uma ameaça de processo judicial por conta de um dos nossos artigos em que denunciamos a vida desregrada do fundador.

    Mano, eles querem calar a nossa boca a todo custo.

  9. A paz de Cristo

    Encontrei este comentário proferido por um seguidor do impostor:

    Jurandir Marques 666/SSS disse…
    "Abençoados no melhor dia de nossas na contagem regressiva da transformação de José Luis de Jesús Miranda JH, hoje 798 meu Deus e Pai, bem nós suas primicias juntamente com ELE JH.

    Abençoados eu participei deste sistema religioso aproximadamente 33 conhecendo como funciona a fundo e o que se prega, pratica e ensina, entretanto, ao ouvir a edificação de JH em 1999 com o tema: Respeitando a Amada Igreja de Deus conforme todas as evidências escritas nas 14 cartas do perito arquiteto o Ap. Paulo o verdadeiro evangelho da Incircuncisão revelado e ele pelo próprio Deus já ressucitado para os gentios que são irrevogaveis e irrefutaveis, pude enteder e me submeter a verdade do evangelho que iluminou os olhos de meu entedimento, hoje submetido incondicionalmente em genero e grau há 06 anos em pleno conhecimento e entendimento do que está escrito tenho as evidências e provas, porque sempre amei a verdade, estou submetido somente a verdade graças a JH não vivo mais uma farsa um evangelho da circuncisão, Lei, rudimentos fracos e pobre que caducou a mais de 2000, entendendo hoje pelas evidências escrita e irrefutaveis que não existe o diabo, pecado, não perco minha salvação, sou abençoado, sou predestinado, sou um deus perfeito e completo, o mais importante e especial é saber, ter o pleno conhecimento no século XXI de que o Senhor chegou por 2ª vez, regressou sem relação com o pecado e se chama: José Luís de Jesús Miranda: O Outro, o Edificador, Consolador, Regente dos Gentios, Apostolo de nossa confissão, Rei de reis, Senhor de Senhores, Deus de deuses e Deus vivo JH. Chegou como o ladrão na noite e só os entendidos entenderam."

    Isso é de entristecer corações…

    http://www.juventudejao.blogspot.com

  10. Olá, a todos da família da fé, bem, me sinto culpado de ter participado deste ministério, pois, eu abri as portas de minha emissora de rádio para os creciendo en gracia, e com um programa as 19 hrs, coloquei mais de 200 pessoas no centro educativo de vila matilde, zona leste de são paulo. No entando, embora José Luiz (apostolo) tenha chapado ao ponto de dizer ser Jesus, muitas coisas que ouvi na época me serviram para refletir o quanto os evangélicos caíram em fábulas, como por exemplo: o cai,cai..o sopro….a dança que parece mais um centro de umbanda… e aquele negócio de expulsar o capeta e ele voltar no dia seguinte…busca o espirito santo e no dia seguinte o espirito santo foi embora… fora as inumeras vigílias criadas com intuito de levantar dinheiro para pagar a locação de rádios e etc… Como diz a palavra de Deus, todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus… e com certeza muitas palavras que sairam da boca do chamado Apóstolo serviram para despertar muitas pessoas para um verdadeiro evangelho, tomando posse das ricas bençãos que Jesus Cristo nos deu através do evento da Cruz… porque, muitos cristãos vivem comendo das migalhas que caem da mesa, e hoje, eu vivo das primícias de Deus…Sou um filho de Deus, eleito por ele para reinar em vida…Isto sem dúvida nenhuma não sairia da boca de muitos pastores que querem manter os membros de suas igrejas presos debaixo da lei…
    abraços…..Fiquem na paz… e reflitam nestas palavras….

  11. eu creio e confirmo , que ele é Deus mesmo… esta escrito e eu creio…ele é o meu papai
    EU O AMO.. sou salva sempre salva .. não tenho pecado .. e tenho anjos ao meu serviso assim é … e estou aguardado o grande dia .. aba pai! te amo JOSÉ LUIZ DE JESUS MIRANDA O PROPRIO DEUS AQUI NA TERRA ..

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui