Tchau Teologia! Vá com Deus…

13
1369
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Magno Paganelli

Assine o Blesss
Jesus respondeu: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!”

A história da Igreja ensina que as diferenças de opinião sobre modos de interpretação (abordagens) e doutrinas (posicionamentos) sempre ocorreram. A novidade nos últimos anos é que os cristãos não mais divergem sobre abordagens nem sobre posicionamentos, porque nada sabem sobre a Bíblia nem sobre teologia. A maioria dos cristãos não considera a teologia e suas doutrinas algo importante, relevante e nem de aplicação prática em suas vidas.

Nas igrejas (e reuniões informais dos “sem-igreja”), no entanto, todos querem acertar o alvo e se darem bem. Mas como isso acontecerá, se não conhecem a proposta bíblica? O clímax da afirmação acima, feita por Jesus, é que nós “erramos”, e ele dá o motivo: por falta de conhecimento. Vincent Cheung em sua obra diz que “não há propósito maior para o homem senão o de conhecer a Deus”, e, “visto que Deus se revelou através da Escritura, conhecer a Escritura é conhecê-lo, e isto significa estudar teologia”. Isso não significa, necessariamente, matricular-se numa escola de teologia.

Até para servir a Deus em nossas “igrejas de bairro” necessitamos, ao menos, de uma teologia “funcional”, formulações para que nosso serviço seja feito de acordo a Palavra de Deus. Nada pode ser realizado na vida espiritual cristã sem a mínima noção de teologia: não podemos crer, não podemos evangelizar, não podemos pregar, não podemos ensinar, não podemos nem orar sem conhecimento teológico!

Em Romanos 10.13-15a há, por exemplo, uma proposição teológica: “Porque ‘todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo’. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?” (NVI). Em outras palavras, é preciso aprender a verdade de Deus para pregá-la e levar outros a crer.

Alguém pode não gostar de teologia sistemática (Cristologia, Harmatiologia, Escatologia), mas precisa ao menos da teologia bíblica (do Antigo Testamento ou do Novo Testamento, ou a dos apóstolos – João, Lucas, Paulo, Pedro). A Teologia, portanto, é inevitável. A questão então se torna: Sua Teologia é correta?

A Teologia equivocada leva inevitavelmente ao desastre espiritual (e a outros desastres também!). Há grupos que, por não formularem corretamente uma teologia básica, chegam a negar a existência de Deus. Outros formulam conceitos errados sobre Jesus e sua divindade, e assim invalidam a sua obra eficaz. Também há formulações erradas sobre o Espírito Santo e sobre as Escrituras, como Jesus advertiu no versículo acima.

Há exemplos clássicos de erros por causa do desconhecimento das Escrituras e da Teologia:

– Jesus nunca disse: “De mil passarás, a dois mil não chegarás”, como alguns dizem
– A reencarnação não existe, mas sim a ressurreição
– Jesus também nunca disse: “Não cai uma folha de uma árvore sem que Deus não saiba”
– Jesus nunca disse aos perdidos: “Eis que estou à porta e bato…”. Ele disse isso à Igreja (a cristãos!).

Há uma lista que poderia ser relacionada aqui. Uma lista não, algumas boas páginas!

Diante da necessidade do estudo das Escrituras e visto que estudar as Escrituras é procurar conhecer a Deus para servi-lo melhor e sem erros, a Teologia é a maneira mais segura de preparar nossa vida espiritual para que seja uma vida de acertos constantes. Você pode programar-se para o estudo da Palavra de Deus se sentir em seu coração que ama o Senhor e quer melhorar o seu conhecimento a respeito dele e o seu relacionamento pessoal com o Senhor Jesus. Mas negar-se a conhecê-lo melhor e conhecer a Palavra que testifica a seu respeito é garantia de erros e afastamento. Quem dá adeus ao estudo das Escrituras não vai com Deus…

***
Fonte: Neoprotestante

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

13 COMENTÁRIOS

  1. Nem tanto ao céu nem tanto a terra,

    A teologia sistemática vira o deus de alguns e aio para outros.Quem não conhece um maniaco por teologia?
    Contudo concordo que quem crê, precisa pelo menos saber no que crê, mas antes de tudo precisa conhecer o Verbo que se fez carne, nele toda escritura faz sentido e se revela.
    O Verbo precede as escritura portanto o sujeito pode comer bíblia na refeições, se não encontrar e ser encontrado pela a perola de grande valor, virará mais um teorico da vida.

    abraços

  2. Paz.
    Caro irmão;
    Infelizmente há entre os cristãos alguns defensores da idéia que não precisamaos do estudo teológico e sim de "joelhologia", bem isso é uma absurdo. Precisamos sim estudar a Palavra de Deus, precisamos sim do estudo teológico, para que nos apresentemos diante de Deus aprovados e bons manuseadores de Sua santa palavra.
    Parabéns pelo texto.
    Um grande abraço.

    Pr. Elias Santana
    http://www.edificadonarocha.blogspot.com

  3. Graça e paz! Recordo que mais de duas décadas atrás, o Edir Macedo lançou o livro "A libertação da teologia", fazendo um jogo de palavras com a Teologia da Libertação. Recordo-me que a IURD não estimulava seus adeptos a lerem muito a Bíblia. Quer dizer que os cristãos não deveriam se aprofundar no estudo das Escrituras? Por que será? Mas a triste realidade é que não só nos anos 80 como muito mais hoje em dia, as pessoas andam lendo menos a Bíblia. Acredito que seja pelo excesso de mensagens televisivas presentes não só nas emissoras de televisão como aqui na internet através dos vídeos. Estamos deixando de ser o "povo do livro" conforme os muçulmanos chamam judeus e cristãos, para nos tornarmos um povo sem teologia e que talvez conhece cada vez menos a Deus, visto que muitos quase não se importam com este importante registro das revelações do Eterno. Erramos porque não conhecemos as Escrituras…

  4. De Facto, Para alguns à Teologia parece um bixo de sete cabeças. Nesta minha vida conheci alguns crentes que quando falava-se de estudar teologia, nem queriam saber, desprezavam os estudos da Palavra de Deus, achando-os sem importância. Comumente ouvimos das bocas dos crentes aquela 'famosa' frase que,"a letra mata, mas o Espírito vivifica",(que bela heresia). Mas ao nos aprofundar nos estudos da Palavra de Deus vemos que muitas coisas que nos foi ensinada, não tinha base nenhuma teológica, tampouco sustento. Em determinadas passagens,Seja elas exortação, contos, parábolas, etc… Normalmente era dirigida a uma sociedade vívida naquele contexto, com costumes e culturas bem diferente das nossas. Ou Seja precisemos entender conforme era no tempo passado, e para isto nos é de grande valor o estúdo da Hermenêutica (Grade usada na Teologia, de grade Importância).
    Que Deus nos Ajude à entender melhor e de maneira eficaz à sua Palavra.

  5. O próprio Jesus explicou a aversão da maioria das pessoas ao conhecimento bíblico, incluindo os auto-alegados servos de Deus:

    Agora, esta é a base para o julgamento: que a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais a escuridão do que a luz, porque as suas obras eram iníquas.

    Pois quem pratica coisas ruins odeia a luz e não se chega à luz, a fim de que as suas obras não sejam repreendidas.

    Mas, quem faz o que é verdadeiro se chega à luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas como tendo sido feitas em harmonia com Deus.”

    João 3:19-21

    * * *

  6. Olá Magno!
    Só discordo de uma coisa em seu texto. Eu não acredito que exista uma teologia correta. Na verdade acredito que tentar estudar Deus e a Sua Palavra são coisas arriscadas. Para explicar melhor vou colocar aqui uma frase que me veio a mente esses dias e postei em mue blog.
    "Quando eu leio a Bíblia e a minha alma tem uma revelação ou entendimento da pessoa de Jesus Cristo, eu estou me tornando um idólatra fazendo uma imagem carnal de Deus em minha mente. Só mesmo quando eu recebo uma revelação diretamente do próprio Jesus vivo em meu espírito, não na alma, é que posso dizer que conheci mais a Jesus lendo a Bíblia."
    http://chamadoparafora.wordpress.com/
    Abraço irmão, fica na paz!

  7. Há quem acredite, lendo a bíblia, que Jesus não é Deus, quem sabe seja o arcanjo miguel disfarçado.
    Há que justifique, lendo a bíblia, que a salvação é por obras, pela quantidade de bondade que vc é capaz de fazer ou na capacidade de vender revistas.

    Portanto, há teologia sadia sim, a teologia que tem a revelação de Jesus Cristo como salvador da humanidade através de seu sacrificio vicario, não há obras que possam no salvar,mas obras são o resultado deste processo de salvação.

    Estudar a bíblia tendo como tradutor a revelação de um profeta que negue que Jesus é Deus?

    Isto é um tipo de teologia sectária e demoniaca.

    Há quem estude 3 vezes por semana para defender tal tese…..

    Jesus é a chave hermeneutica pra compreender as escrituras.

    abraços

  8. Um belo texto sobre a podre realidade espiritual que vivemos.
    Gostaria aqui de ir um pouco mais além.
    É de suma importância saber sobre teologia, mas também é impressindível conhecer história, ciências, filosofia, antropologia e física para poder compreender algumas coisas a respeito de Deus.
    Poderia citar dezenas de versículos bíblicos agora, mas gostaria de expor pensamentos de outros verdadeiros homens que também foram luz do mundo e sal da terra.

    *A imaginação é mais importante que o conhecimento. Conhecimento auxilia por fora, mas só o amor socorre por dentro. Conhecimento vem, mas a sabedoria tarda.
    (Albert Einstein)

    *Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe.
    (Leonardo da Vinci)

    *Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias.
    (Lao-Tsé)

    *Um povo que não tem conhecimento, é facilmente enganado.
    (Che Guevara)

    *Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância.
    (John F. Kennedy)

    *O cansaço físico, mesmo que suportado forçosamente, não prejudica o corpo, enquanto o conhecimento imposto à força não pode permanecer na alma por muito tempo.
    (Platão)

    *Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los.
    (Isaac Asimov)

    *O mestre disse a um dos seus alunos: Yu, queres saber em que consiste o conhecimento? Consiste em ter consciência tanto de conhecer uma coisa quanto de não a conhecer. Este é o conhecimento.
    (Confúcio)

    *Conhecimento é poder.
    (Francis Bacon)

    *O conhecimento leva à unidade, assim como a ignorância à diversidade.
    (Shri Ramakrishna)

    Paz a todos.
    Pablo Maranho

  9. É muito complexa esta tal ideia de que a teologia é fundamental para o conhecimento de Deus, creio sem duvidas em meu coração que o Espirito Santo é o Unico poder teologico para aqueles que querem servir a Deus em espirito e em verdade. O restante é pura enganação, existem inumeros casos onde o homem se torna sabio para entenebresser a mente dos mais fracos e enganar os dormentes de espirito.
    Fico com a Palavra que diz: A verdadeira Sabedoria vem de Deus, e Verdadeiro vem através do Espirito Santo; assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espirito de Deus (1 Corintios 2:6 a 16. Sugiro sermos menos idolatras (bibliolatras) e falaciosos, usemo-nos do poder de Deus em nossas vidas.

  10. Sr Anônimo:

    Como não pode negar que pessoas a quem despreza dão muito mais bom exemplo que o senhor, vossa senhoria coloca em dúvida a motivação de tais. É fácil para quem está sentado na sombra ficar criticando quem está labutando duro sob o Sol, não é mesmo?

    Sua mente não consegue conceber que outras pessoas possam (1) acreditar que a salvação é somente pela fé e ao mesmo tempo (2) praticar boas obras, não para serem salvas, mas porque foram salvas.

    O senhor pode até professar acreditar nisso, conforme escreveu em seu comentário. Mas não consegue olhar para outras pessoas e reconhecer que estão fazendo isso. Elogiar outras pessoas lhe dói muito.

    No seu pensamento polarizado, (1) todo mundo que acredita na salvação pela fé é inativo e (2) todo mundo que é ativo acredita na salvação pelas obras, não existe terceira alternativa. É isso ou aquilo.

    O que uma pessoa fala dos outros revela mais a respeito dela mesma do que a respeito daqueles sobre quem fala. O senhor revelou muito sobre si, sua atitude e sua capacidade mental.

    * * *

  11. o mundo cristão esta louco!(não digo os que buscam a verdade e realmente são cristão)mas os templos estão caiados…mas vazios!!!!!!vazios de entendemento,vazios da verdade,e outras muitas coisas..como por exemplo,"e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"se é a verdade q liberta e aceitando a Cristo tudo se fez novo,pergunto: para que expulsar tanto demônio? será que a preguiça é um demônio? ou isso é retirar a responsabilidade que é pessoal? As pessoas querem combater o mal,mas por falta de conhecimento,afirmo,combatem o mal errado…pq eu passei por isso!hoje o q se vê são pessoas buscando a Deus para serem curadas,prosperas,protegidas…a graça nos basta,e isso aprendi pela palavra…o q mais queremos de Deus..Deus já nos deu aquilo que nos era impossível, a salvação!!!!!nosso maior valor. Deu o seu filho ou seja a sua palavra. Fez da sua palavra maldição,pq o nosso Senhor Jesus (por nós)se fez maldição,para que,mesmo por mais ricos que conseguissimos ser"nú saimos do ventre e nú voltamos à terra",tinhamos o inferno como verdadeira morada pelo pecado de Adão q é passado de geração em geração….o que mais queremos de Deus? A GRAÇA NOS BASTA nem todos que são curados estão salvos,ou que prospera esta o mesmo…mas azqueles que o Senhor disse: "vai,a tua fé te salvou" ou "estão perdoados os teus pecados".Não se aprende essa verdade com campanhas extensas,com coloque a mão na cabeça ou diz "SAI!SAI!TÁ AMARRADO!EU TE ORDENO E etc…isso vale? vale! quando se conhece a Deus e não há melhor ou outra maneira a não ser a palavra que infelizmente é pregada tão pouco. Poderia diz mais coisas que o meu coração sente mas…. ótimo artigo….abraços aos irmaos em Cristo.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui