Saiu na Folha: Evangélicos fazem protesto contra igrejas capitalistas

29
360
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Reportagem na Folha:

Assine o Blesss
Com bandeiras e camisetas que diziam “Marcha pela ética evangélica brasileira. O $HOW tem que parar”, cerca de 20 pessoas realizaram um protesto contra lideranças evangélicas durante a Marcha para Jesus.

O alvo dos manifestantes era a teologia da prosperidade, professada por algumas das principais lideranças evangélicas do país, dentre elas a Renascer em Cristo.

“O que estamos vendo é a proclamação de um evangelho monetário. E a Bíblia não é um veículo de lucro”, disse Paulo Siqueira, idealizador do protesto.

Teólogo e membro da Igreja do Evangelho Quadrangular, ele afirma que a maior parte das igrejas evangélicas no Brasil virou capitalista.

“Não há lugares para os pobres dentro da igreja. A igreja se tornou um veículo de elitização. Falam de prosperidade, de troca monetária. Se você é pobre, oferte, dizime, e, enquanto isso, muitos pobres padecem no país”, diz ele.

***
Divulgação: Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

29 COMENTÁRIOS

  1. Vou, levantar uma pequena questão e essa eu quero acompanhar.
    O que os amados irmãos que são contra a teologia da prosperidade, entendem com a repercursão da mídia secular sobre este movimento?

    Positiva. Afinal vai chamar a atenção para esta vergonhosa realidade e assim voltaremos ao evangelho.

    Negativa. Pois vai criar mais uma facção, e pública, dentro da, já manchada imagem evangelica no país.

    Mais adiante eu publicarei meu voto!

    Obs. Sou cristão, pentecosta, e também sou contra a "teologia" da prosperidade e seus derivados.

  2. A paz do Senhor!

    Em meio a tantas notícias ruins que vemos no meio gospel, essa serviu de alento para mim. Que Deus abençõe a todos pela iniciativa.

  3. Cria-se aqui uma situação estranha!
    De um lado a imagem da igreja evangelica sendo atacada por escândalos e mais escândalos, do outro, a mídia secular alardiando o movimento paralelo dentro da própria "Marcha para Jesus".

    Não acaba-se expondo ainda mais a igreja evangélica diante desta situação? Será que o resultado desta coisa toda fara o $how parar ou criará outro espetáculo?

    A idéia não é moralizar a igreja evangélica? Será que este é o caminho? Será que para alcançar um derteminado objetivo é necessário colocar tantas almas em risco?

    Sou fatidicamente contra a teologia da prosperidade e suas variáveis, mas penso que devemos agir com cautela, agir, mas com cautela. Não pelo nosso interesse que é relevante e importante, mas por amor aqueles que ainda não conhecem o VERDADEIRO EVANGELHO e estão em meio ao fogo cruzado.

    Muito cuidado! No desejo de acabarmos com o mal, podemos nos afeiçoar a ele.

  4. INFELIZMENTE O VERDADEIRO EVANGELHO ESTÁ SE PERDENDO POR CONTA DESSAS IGREJAS Q VISAM MUITO MAIS A PRÓSPERIDADE FINANCEIRA Q A PROSPERIDADE ESPIRITUAL,SINTO FALTA DO VERDADEIRO EVANGELHO Q MUDA VIDAS DE VERDADE E Ñ SUPERFICIALMENTE,AFINAL ONDE ESTÁ O NEGUE-SE A SI MESMO,OU Ñ AMBICIONEIS AS COISAS GRANDES,MS VOS ACOMODEIS AS PEQUENAS,E QUANDO AQUELE JOVEM RICO SE APROXIMA DE CRISTO E CRISTO O MANDA PEGAR TODA A SUA RIQUEZA E DIVIDIR COM OS POBRES,E ELE SE RECUSA,E O SENHOR FALA Q É MAIS FÁCIL UM CAMELO PASSAR PELO FUNDO DE UMA AGULHA Q UM RICO ENTRAR NO REINO DOS CÉUS???????ESTÁ NA HORA DE MUDAR DE BUSCAR A VERDADE EM CRISTO ,VAMOS LER MAIS A BÍBLIA,LÁ TEM TODAS AS RESPOSTAS,AFINAL O SENHOR JESUS DISSE Q AQUELE Q CRESSE NELE Ñ SERIA CONFUNDIDO.

  5. Ei sei que o evangelho , de cristo é muito puro.mas quem tem levado esse evangelho as pessoas . é que são impuros , profanos , expúrios…esses sim merecem nosso répúdio..

  6. Entendo a preocupação do Edinelson e como já citei em outra parte, faço aqui a repetição do comentário do Hugo, do Paoevinho.org:
    As igrejas denominacionais podem até diminuir, mas não vão acabar. Entre as que não vão acabar, certamente se incluem as igrejas que "pregam" e "defendem" a "teologia da prosperidade".

    Mas vamos aos fatos:
    – muitas pessoas estão lá porque no fundo querem se sentir bem, felizes, com sucesso, com dinheiro, com poder, etc. Sempre haverá gente para alimentar este ciclo.
    – a mídia é esperta – já vi muitas matérias apoiando a teologia da prosperidade na mídia. Agora ela tá noticiando a contra-marcha porque precisa vender (sabemos que mídia impressa só declina).
    – não creio que isto expõe as entranhas da igreja de forma pior que certos poderosos evangélicos já a expuseram
    – por último, acho que vai dar empate na sua enquete. Mas na verdade o que gostaria de ver é o povo entendo mordomia cristã mais do que busca pelo lucro.

    Graça e paz, sempre.
    Marcus Vinicius

  7. Paz seja com todos

    Infelizmente temos uma realidade que é biblica.

    Muitos vão esfriar na fé… muitos deixarão seu amor se esfriar (QUASE TODOS).

    A questão é:

    Vamos ver as pessoas irem rumo a destruição eterna e ficar calados?

    NUNCA

    Vamos conseguir salvar a todos estes?

    NÃO

    Mas sou persuadido a lutar por todos, uma vez que não tenho uma cópia do "LIVRO DA VIDA" e não sei quem está lá. Mas ainda assim o livro esta aberto e muitos nomes infelizmente podem de lá sair endo riscado, mas outros podem ser escritos e acrescido ao reino de Deus.

    Que persevemos em pregar em hora e fora de tempo….

    atalaiadocastelo.blogspot.com

  8. Juro que não entendi nada. O "idealizador" do protesto é da Quadrangular, mas a dita cuja, pelo menos aqui em Belzonte, vende de tudo um pouco. Até um tal de "saquitel de mirra da rainha Ester", que faz qualquer mulher ficar "maravilhosa" (a Avon que se cuide). Os programas na TV (é, eles também estão lá!)deixam qualquer conhecedor, por mínimo que seja, da bíblia estarrecido. Sopro profético é fichinha perto do que eles fazem. É macumba gospel da brava. O Paulo Siqueira que me perdoe. Ou eles, da Folha, erraram o nome da igreja ou há duas, ou mais, correntes da Quadrangular.

  9. Leonardo, o título da matéria da Folha, reproduzido aqui no post é tendencioso. "Igrejas capitalistas"?!

    Não faz sentido algum utilizar o termo "capitalista" para se referir a uma igreja. O que se pode fazer é criticá-la por usar a Bíblia para ganhar dinheiro de forma não-ética. Teologia é uma coisa; sistema econômico é outra.

    Ademais, qual era o foco do protesto? O Capitalismo? O Neoliberalismo? Ou a Teologia da Prosperidade?…

  10. Erabézio Alves de Almeida disse… 8 de junho de 2010 12:49
    Juro que não entendi nada. O "idealizador" do protesto é da Quadrangular, mas a dita cuja, pelo menos aqui em Belzonte, vende de tudo um pouco. Até um tal de "saquitel de mirra da rainha Ester", que faz qualquer mulher ficar "maravilhosa" (a Avon que se cuide). Os programas na TV (é, eles também estão lá!)deixam qualquer conhecedor, por mínimo que seja, da bíblia estarrecido. Sopro profético é fichinha perto do que eles fazem. É macumba gospel da brava. O Paulo Siqueira que me perdoe. Ou eles, da Folha, erraram o nome da igreja ou há duas, ou mais, correntes da Quadrangular.kkkkkkkkkkkkkkk aí jesuiz eu morro de ri aqui kkkk

    Mas então faço a memsa pergunta do Isaias
    Ademais, qual era o foco do protesto? O Capitalismo? O Neoliberalismo? Ou a Teologia da Prosperidade?…
    Ou querem um espaço para mais uma marcha? acho isso uma confusão que só!

  11. Eu sou contra o comércio de bençãos, contra está pregação de pro$peridade. Se fosse assim, Jesus teria pregado e nos Evangelhos estaria relatada, tal temática. Teria inclusive, um destaque para o tema prosperidade. Isto, pelo menos na minha Bíblia, não é o que acontece. Como ficam as pessoas pobres? E quem adoece, está amaldiçoado? Quem não cre$ce, está em pecado? Mas Jesus não nos perdoa? Ele já, não verteu o Seu sangue por nós? Essa teologia, é o mesmo que dizer para muitos irmãos que eles não são abençoados. É um discurso, que não combina em nada com a Palavra do Senhor. Não tem amor nessa pregação!!!

  12. Ai ai Ai meu Deus eu estou chorando de tanto ri aqui, do Erabézio Alves de Almeida, quando se referiu ao idealizador da segunda marcha rsrsrs ai meu Deus eu estou chorando aqui, eu tenho que parar dE vir aqui se não eu vou acabar ficando doente de tanto ri!!

  13. A Paz esteja convosco, irmãos
    É uma lástima que somente 20 gatos pingados tenham participado desse importantíssimo protestos. Este número é pífio e insignificante perante os milhares de participantes do evento. Não aderi porque estou há mais de mil quilômetros do local onde se deu a marcha. Gostaria de fazer uma ressalva importante: tem muita gente que critica apenas, mas não toma partido e não vai à luta, ao corpo a corpo, quando necessário, por comodismo, por covardia, ou por temer em aparecer perante os amigos, colegas, irmãos, dirigentes e etc…
    Assim sendo, somente tenho a parabenizar essas vinte pessoas que tiveram a coragem e a ousadia de aparecer perante as câmeras e espocar de fotografias e mostrarem suas identidades e seus rostos.
    Que Deus abençoe a todos.

  14. Agora quanto a questão do dizimo sempre houve pregações em todas elas e até com ameaças e chatagens. Todas as igrejas que assisti culto que não são poucas, pregam a mesma coisa que Deus não pode abençoar se a pessoa é infiel no dizimo. Ofertas, quando eu era adolescente morei perto de uma igreja pentecostal tradicional,onde o pastor e seus subordinados pregavam que quem não é dizimista vai pro inferno. E ai??? Todas AMAM dinheiro. Ah! Diziam tambem que se não dessem os dizimos e ofertas o anticristo iria se apoderar do dinheiro delas e outras barbaridades que se eu contar voces não irão acreditar. Isso que eu mencionei aconteceu antes do modismo das igrejas capitalistas.

  15. Sobre a questão das "duas Quadrangulares", realmente há algumas controvérsias dentro da denominação, e isso vem de longe. Qdo me batizei, há 8 anos, havia quadrangas G12 e fora do G12. A igreja do interior que enviou meu marido como missionário para São Paulo é totalmente fora do G12, fora dos modismos, fora dos "produtos Avon gospel", etc. Mas tem igrejas quadrangas, infelizmente, ligadas inclusive à teologia da prosperidade (quem nunca viu um tal de Pr. Flamarion, companheiro do Malafaia, que deu até tristemunho no programa televisivo dizendo que a igreja dele prosperou depois que eles deram os R$ 900,00 do Cerullão?). Enfim, isso não acontece só na IEQ, há AD com pastores compromissados com a Palavra, e outros compromissados com os favores desse mundo. Infelizmente, isso não é motivo para riso de alguns, mas sim para choro, pois graças a ensinos enganosos de pastores, que usam o nome de denominações conhecidas, é que muitas e muitas ovelhas tomarão o caminho largo.

  16. Primeiro, temos que diferenciar (1) "sistema de mercado livre" ou "livre empreendimento" de (2) capitalismo. O primeiro é um sistema sócio-econômico em que as pessoas possuem liberdade responsável de fazer negócios. O segundo é uma mentalidade materialista predatória.

    A teologia da prosperidade é uma perversão do Evangelho, o modo de pensar capitalista com o rótulo de "cristianismo".

    O curioso é que, enquanto a maioria dos evangélicos era muito pobre e aparelhos de TV e outros itens eram novidades proibitivamente, os líderes evangélicos pregavam que era pecado tê-los (embora muitos deles próprios tivessem a proverbial televisão no guarda-roupa).

    Mas depois que a situação econômica de grande parte dos evangélicos melhorou e esses itens se tornaram acessíveis para mais e mais pessoas, possuir não apenas um aparelho de TV, mas um luxuoso aparelho de TV, passou a ser prova da bênção divina.

    Se eles não têm condições de ter, dizem que é pecado para ninguém ter. Mas se eles têm condições de ter e a maioria não, dizem que é bênção de deus porque eles são supersantos e os outros não!

    Conveniente, não?

    * * *

  17. Há alguns anos atrás um jovem utilizou esse mesmo jargão para alertar os irmãos sobre a "monetarização" do evangelho de Cristo.
    Danilo Gentili, hoje em dia ele não mas caminha entre nós, mas vemos que o problema não é de agora.
    Milhares têm se desviado, e em alguns momentos sequer conhecem á Jesus, devido à deturpação do evangelho da graça por um evangelho capitalista.
    Oremos , para que os que se afastaram retornem à casa do Pai, e que os que não conhecem o verdadeiro evangelho do Reino venha a ser conhecido por eles.

    Paz

  18. O SILAS mALAFAIA PEDE DINHEIRO ATÉ PRA QUEM ESTÁ NA MISÉRIA, ELE TENTA ENGANAR AS PESSOAS SE APROVEITANDO DE SUAS FRAGILIDADES.
    BUSQUEM NO YOUTUBE POR: BENÇÃO EM OFERTA APROVEITEM !!

  19. SOU MEMBRO DA QUADRANGULAR EM MINAS, E VEJO O QUANTO A IGREJA SE DECLINOU ESPIRITUALMENTE E, TUDO POR AMOR AO DINHEIRO E PODER POLITICO,QUE PENA! TEVE UM EXELENTE COMEÇO, MAS O FINAL ESTA
    SENDO TRISTE.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui