Pão, Circo e (in)culto!

11
22
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por João Rodrigo Weronka

Tenho acompanhado através de sites e blogs cristãos na internet a crescente preocupação com o volume absurdo de invencionices, modismos e heresias que afloram nas igrejas ditas evangélicas. Seria hilário – se não fosse trágico – a capacidade de criação de tamanhos absurdos.

E o pior: existe uma legião de crentes idólatras que defendem com unhas e dentes os criadores de tamanhas bizarrices, muitos por ignorância, outros por vontade.

A cada dia, percebe-se que a igreja evangélica institucional se afasta do Evangelho e é levada “em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente” (Efésios 4.14). O rebanho, magro e desnutrido biblicamente, é facilmente ludibriado por tais líderes.

Pão e Circo

Assim como na Roma antiga – no que diz respeito ao social – alguns líderes evangélicos praticam com o povo a política “panem et circenses” (política do pão e circo) – no aspecto espiritual. Nos dias da Roma antiga, devido a fatores socioeconômicos, houve um considerável êxodo dos moradores das regiões rurais em direção a Roma. Sem emprego e sem ter o que comer, a multidão se tornava um perigo crescente para ordem social, levando o império a tomar uma decisão que entorpeceria o povo, fazendo-os esquecer da realidade.

Tudo muito simples: de modo constante ocorriam lutas envolvendo gladiadores nos estádios, sendo o Coliseu o mais conhecido de todos. Durante as lutas o povo era “gentilmente” alimentado. Enquanto se divertiam com o show de horrores e se alimentavam, a multidão ficava “domada”, tranqüilizando os dominadores sociais.

E hoje em dia, o que temos visto em locais que, hipoteticamente, deveriam se concentrar na exposição das Escrituras? A pregação bíblica, doutrinariamente correta, que acordaria o povo brasileiro foi substituída por pão e circo. Rápidos em domesticar seus discípulos, alguns lideres evangélicos criam uma parafernália tão grande de remendos que assusta e nos faz perguntar: qual o limite disso tudo? Onde isso vai parar?

Os mais nervosos da ala que advoga por seus líderes costumam dizer: “Peraí, eles estão pregando o Evangelho e ganhando almas, e vocês, críticos?”. Argumento tão superficial e raso como uma poça d’água. E se estão de fato pregando o Evangelho, sempre fica a pergunta: Que Evangelho é esse? Que Jesus é esse? Ganhando almas e suprimindo cérebros?

A igreja evangélica tem inflado – e não crescido – com um contingente que não ousa pensar, não ousa raciocinar, não ousa sequer consultar nas Escrituras a veracidade do que seus dominadores (vide bispos, apóstolos, levitas, profetas) anunciam. Voltemos ao exemplo da igreja primitiva de Beréia (Atos 17.11), pelo amor que devemos ter ao Reino de Deus!

***

João Rodrigo Weronka é apologista, pesquidor no campo de apologética cristã e religiões comparadas desde 2002. Edita o site NAPEC e colabora com artigos no Púlpito Cristão
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

11 COMENTÁRIOS

  1. O pior de tudo é a legiao de crentes que quer defender os hereges, abafar os escandalos e passar a mao na cabeca dos anátemas.

    Essas pessoas devem achar que as pessoas do mundo são burras, devem imaginar que elas já não perceberam o que acontece na maior parte da igreja brasileira, ou da igreja "mainstream".

    Será que alguem ainda liga a TV de sábado de manhã e diz – "UAU! Que benção! Sai edificado com essa estória de biblia de R$900,00!"

    Esse é o mesmo mal que vitima a politica brasileira. Um sindicato quando descobre que um político é corrupto, deveria cortar qualquer tipo de suporte e mudar o seu apoio para um político honesto, assim logo os corruptos pensariam duas vezes antes de fazer algo errado. Porém parece que aqui quanto mais coisa errada um político faz, mais seguidores ele arruma.

    E isso é reflexo do que acontece na igreja brasileira. Imaginem se Jesus fosse agir como alguns "abafadores" aqui desse forum. Ele ao invez de condenar Caifáz, ele iria chama-lo para uma reunião e dizer – "Olha seu Caifáz, isso que você esta fazendo não é muito legal…", e os mercadores do templo?? Jesus escondeu? – "Olha seu mercador, não vende mais aqui não porque senão você vai escandalizar os romanos, imagina o que eles vão falar da gente!"

    NEWSFLASH para vocês – Os romanos já estão falando, vocês acham que eles são apedeutas e só eles não perceberam a jogatina que nos pulpitos brasileiros?

    Demos que fazer como Jesus, botar pra quebrar! Desmascarar os lobos em pele de cordeiro, denunciar aqules no nosso meio que estão fazendo negocios escusos; aí sim quem está de fora vai ver que ainda existe um remanescente fiel a Deus, aí sim o perdido vai ver que ainda existe uma oportunidade de salvação!

  2. Apoveito este topico para mostra tambem a religiosidade e falta de Reino de Deus desta denominação.
    estou postando aquo por que não tenho outro lugar.

    o site da igreja do aPostolo tErranova tem uma noticia defendende as atitudes de isral sobre o acontecido faz uns dias atras.

    link da notcia:
    http://www.mir12.com.br/br/index2.php?pg=bm90aWNpYXM=&id= 393

    pra o meu ponto de vista acho uma falta do Reino de Deus por que não devemos estar do lado de ninguem mais sim do Lado de Jesus Cristo.

    defender israel é uma atitude IDolatra por que é um pais com pessoas iguais a todos.

    o que muda é a Historia que contem aquele pais aonde Deus se manifestou.

  3. paz seja com todos

    a questão é mesmo séria.

    eu chamo este evangelho de

    "EVANGELHO FRANKSTEIN"

    chega a ser monstruoso mesmo as distorções e heresias pregadas em nome do aumento de público.

  4. SINCERAMENTE…..
    ACHO Q O PULPITO CRISTÃO JA ESTA CHOVENDO NO MOLHADO COM ESSE TIPO DE ASSUNTO………MEW, NUM ADIANTA….A COISA NUM VAI MUDAR….ISSO JA FAZ PARTE DO DNA DAS IGREJAS CONTEMPORANEAS….EH FATO!!!
    SABE AKELA HISTORIA DE FALSOS MESTRES, O AMOR DE MTS ESFRIARIA…ENTAUM ESTAMOS VIVENDO ISSO….NÃO ERA PRA SER ESPANTO PRA NINGUEM….EH LEGAL ALERTARMOS KEM PUDERMOS, MAS….JA TA VIRANDO PEROLA AOS PORCOS E COMIDA AOS CÃES….
    OPNIÃO FRANCA

    ABRAÇO

  5. Esse é um outro evangelho,por isso é anátema.O que falta a muitos é o temor ao Senhor.Ovelhas tosquiadas,pastores ricos.Dão marradas e dei-
    xam as pobres coitadas famintas,esqueléticas,pis só lhes é oferecido
    palha seca.

  6. Sobre o comentário da Fernanda

    Mesmo que as denuncias e alertas não vão mudar o cenário atual e muitos vão abraçar o erro e mergulhar na lama a braçadas, temos de pregar a verdade acerca dos fatos.

    Ser testemunha, ser luz no mundo, ser sal na terra, não significa que todos vão mudar, mas que se alguns forem salvos destes pecados mediante a revelação de Cristo através das sagradas Escrituras ja terá valido o esforço.

    Recomendo que leia sobre o profeta Jeremias que por mais de 20 anos pregou de manhã e de tarde e mesmo assim o povo não se arrependeu, mas o testemunho dele acerca de Deus nos mostra que Deus é Santo e é Justo também.

    Preguemos em tempo e fora de tempo.

    atalaiadocastelo.blogspot.com

  7. A paz esteja convosco irmãos
    Já que esse assunto é bastante surrado e as críticas não surtem efeitos práticos, mesmo porque enquanto houverem os incautos, os espertalhões vão se dar bem e encherem as burras de ganhar dinheiro, vamos ao que interessa: Está tramitando no Congresso Nacional um Projeto de Lei polêmico, não sei de quem é a autoria, mas se for aprovado, colocado em prática e surtirem os efeitos desejados, não haverá mais ninguém sofrendo estresse, descontentamentos, baixo astral, depressões, nervosismos, motivos que causam a maior parte das doenças e paranóias da nossa agitada vida moderna. Nesse Projeto de Lei o político determina que "todos os cidadãos brasileiros sejam felizes". Confesso que parti o bico e me escangalhei de rir ao ver essa reportagem na TV Globo há dias atrás, e gostaria de vê-la nesse blog, para que a gente pudesse comentar essa "pérola" do nosso famigerado Congresso Nacional.
    Eu de antemão já tomei posse da minha felicidade.
    Que Deus abençoe a todos.

  8. Amado,aqui onde moro,em joao neiva es,até o pessoal do Black Sabbath,ficaria escandalizado,só se fala em dinheiro na maior cara de pau,candidatos são ungidos a presbpiteros não p pregação da palavra,mas,p entrarem nos cultos e falar da tão idolatrada e desgraçada campanha q deixa Lúcifer alegre e satisfeito com tanta cretiníce,a maçonaria e os agiótas é qem descidem tudo e até o destino espiritual dos pastores q por sua vez,esticam o cabelo p ficar parecido com Marco Feliciano,é o circo das trevas,regado a baile funk,mulher de pastor rebolando e dando mole p/galera,e quem prega o evangelho c/dignidade e temor é amaldiçoado e perseguido por esta facção extremista de devotos dos (illuminati).Graça e paz,pr.joao ferreira…

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui