José Saramago encontrou com Deus

26
825
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Ricardo Mamedes

Assine o Blesss
Morre José Saramago. Chegou ao fim a saga do escritor lusitano em sua “cruzada” ateia contra Deus. Ao que tudo indica, a morte se deu calmamente em sua residência nas Ilhas Canárias, aos 87 anos de idade.

Há algum tempo, mais especificamente no dia 22 de outubro de 2009, escrevi um post neste mesmo blog comentando sobre o lançamento da sua última obra, “Caim”, em que mais uma vez o escritor faz apologia ao ateismo colocando em dúvida não somente a existência de Deus, como também, elevando Caim, o irmão homicida, à condição de herói. Seja nessa obra, ou na sua mais famosa, “O evangelho segundo Jesus Cristo”, Saramago sempre usou de uma ironia ferina , um sarcasmo ácido contra a fé cristã.

Lembro-me que no post acima citado, terminei com uma frase: “uma coisa é certa, o “acerto” de José Saramago com Deus ainda não é definitivo”.

Embora sabendo que se tratava de um homem incrédulo, um ímpio que levou a vida a imprecar contra Deus, ainda assim sinto uma tremenda pena do grande escritor. Qual não terá sido a surpresa ao descobrir que a sua luta era completamente sem sentido. E, em um momento de solidão, medo e desespero, todas as certezas nutridas nesta vida se tornam em nada, e eis que surge Deus em toda a sua glória para julgar o homem.

Tudo isso prova a grande longanimidade de Deus com os vasos de ira. A vida humana, já disse o salmista, é apenas um sopro. E Deus tira o sopro de vida quando lhe convém.

José Saramago travava uma luta contra a morte, demonstrando medo, incerteza do que viria após a cessação da vida, mesmo afirmando a não-existência de Deus. O mesmo terror, o mesmo desespero que sempre acometeu os existencialistas com a sua eterna incerteza a respeito do Criador.

No entanto, aquele que crê verdadeiramente em Cristo tem a vida eterna, o que não crê, porém, “já está condenado”.

Ao fim deste curto texto quero finalizar com uma frase, diferente daquela com a qual finalizei o outro post: “uma coisa é certa, o acerto de José Saramago com Deus agora é definitivo”.

Bendito seja o nome do SENHOR em toda a sua glória.

***
Fonte: Ricardo Mamedes

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

26 COMENTÁRIOS

  1. Paz seja com todos

    O senhor saramago apesar de seu ateísmo e evidentemente estar errado, acertou em alguns pontos importantes….

    muitos que se dizem crentes são do turma de caim e servem a um deus falso que é mau, da mesma extirpe dos seus seguidores.

    Se saramamgo não conheceu a Deus, certamente conheceu ao deus das religiões, fascista, barganhador, mal, interesseiro em oferendas, amante da violência, que inspira a humanidade ao mal.

    Saramago não sabia que este deus se chama Satanás, o anjo caído. Ele confudiu satanás com Deus.

    Erro fatal….

  2. Eepito: O único escritor português a ser laureado com o prêmio Nobel de literatura. Autor que denunciou a cegueira humana, também admitiu a sua própria, ao negar a Deus, o direito de existir. Deus existe!

  3. Não sei se cometo uma sacrilégio, um hereneutícidio "termo inventado por mim"
    Quando falo hereneutícidio deve-se a minha ignorância teológica já que sou
    apenas um leigo apreciador das sagradas escrituras…
    Mas!…
    Ainda que pedante posso expor aqui as minhas ideias que não seriam
    tão heterodoxas como a de certas doutrinas que vivem ludibriando extorquindo
    a fé do povo, o que torna Saramago uma inocente vítima de pessoas que
    ofuscam as verdades bíblicas…
    O mesmo se deu com Gandhi…
    Quando abordo a respeito do HERMENEUTÍCIDIO é porque coloco uma
    pitada de Calvinismo em minha tese de anônimo ZÉ da quarta fila do banco
    da igreja…
    Simplesmente acho que Saramago, Gandhi, Antony Levai não eram escolhidos…
    Como o caso de John Wesley, Spurgeon e tantos outros que em vez de
    negarem a fé a Cristo, negaram a doutrina espúria, mas honraram a Deus.

  4. Já dizia o velho e sábio ditado Sioux: "não é bom falar dos mortos".
    Reconheço o argumento do comentário, mas insisto que não é nada bom fazer comentários acerca do juizo final do escritor. O homem morreu. Acho que por aqui os caros amigos ainda não entenderam o quão séria é a questão da morte. A morte diz respeito ao juizo final e diz respeito a céu e inferno. Então, meus caros, a partir desse momento não cabe a ninguém julgar as ações e sugerir o destino do homem que já se foi – o destino dele só Deus sabe. Não sabemos como foi seu final, não estavamos lá para saber se ele teve um ultimo momento de reflexão, à levá-lo a decisão de crer em Deus, abrir o coração para Cristo como nosso salvador – as verdades que ele tanto relutava em crer. Pois tudo parte duma decisão. Então sejamos razoáveis – não estamos falando de um "ateu" pura e simplesmente, mas dum ser humano. E ja que creio na imensurável sabedoria e misericordia de Deus, acredito que poderemos encontrar o senhor Saramago lá no céu – e isso, justamente porque Deus sabe de tudo.
    Este site tem sido muito útil para o esclarecimento das pessoas, uma ferramenta muito pertinente – e isso é maravilhoso. Mas creio que é preciso ter moderação em tudo, sempre. Do mesmo modo acredito que é bom tomar cuidado nos assuntos polêmicos de sempre – divulgando o que for necessário e sempre mantendo a moderação e o discernimento. Abraços!

  5. Rony,

    Em nenhum dos textos postados neste blog existe a afirmaçao de que Saramago foi ao inferno, ainda que, se morreu em sua incredulidade, certamente o foi.

    A questao é que, sendo a bíblia verdadeira, Saramago compareceu ante a presença daquele que negou durante toda sua existência.

  6. Rony, este tipo de pensamento segue o padrão de pessoas que não tem certeza alguma de a quem servem… ou ainda, daqueles que tem pessoas mui amadas caminhando a passos generozamente largos para o inferno.

    Não vi ninguém julgar o sr. Saramago, todos aqui descreveram simplesmente o que Saramago defendeu a vida inteira: "Deus não existe".

    Se você crê que alguém que não creu no Evangelho, no sacrifício da CRuz e na Soberania de Deus pode "encontrar" com você nesse seu suposto céu… você não crê que a Bíblia seja a Palavra de Deus… sinto muito, mas você cortou o galho onde estava sentado fazendo tal afirmação.

    Não sei como foram os últimos momentos de Saramago, mas se ele morreu naquilo que efendeu severamente toda sua vida… tenebrosa visão ele está tendo.

  7. Sou eu de novo!
    Eu não mando ninguém nem para o inferno ou para o céu!
    Mas louco seria eu se de repente por uma razão desconhecida
    começasse a arvorar a bandeira ateísta negando a deidade
    de Cristo isto é blafemina contra o Espírito santo…
    Bom.
    A menos que Jesus estivesse mentido a cerca da blasfemia contra
    o Espírito Santo…
    Acredito que não difere muito entre um Judeu ou um atéu
    que renuncie a Cristo, ainda que este atéu seja cego…
    Deus não leva em conta o tempo da ignoracia,
    mas acredito que leva em conta todo àquele que nela morre…

  8. De fato ele compareceu diante do seu criador.

    Agora, respondendo ao Daniel e suas palavras a respeito do que disse Rony:

    Na boa, meu irmão, você confunde as coisas e opta por julgar o Sr. Rony como sendo um incrédulo da Verdade da Palavra de nosso Senhor por sua pura e simples convicção de querer determinar qual seja a opinião correta?

    Creio que isso não é razoável.

    Assim como não vi maldade no texto escrito pelo Ricardo a respeito do passamento de Saramago, não vi em momento algum resquícios de incredulidade por parte de Rony a respeito da Santa Palavra de Deus e de suas verdades absolutas e vívidas para nós Cristãos.

    Você sugestionar a alguém que não fale dos mortos no âmbito da salvação – se salvo ou não -, não é o mesmo que preconizar pensamentos errôneos sobre o plano de Salvação.

    Em momento algum o Sr. Rony disse que a pessoa que vive em morte espiritual durante toda a vida, até mesmo negando a existência do Pai Celestial, irá para o 'Céu'.

    Do mesmo modo seria errado se falássemos que em um último segundo de vida, e se essa pessoa buscasse, em verdade, ao Deus que até então não acreditava/conhecia, ELE, nosso Deus de justiça e amor, não o acolheria.

    Então peço-lhes, a todos, que pensem antes de julgar o colega/irmão acima.
    Leiam atentamente a proposta de cada comentário antes de atacar gratuitamente qualquer pessoa.

    Ataques gratuitos do tipo são típicos de pessoas que buscam mostrar um perfil de intelecto ou de sobriedade que na verdade não possui, e sei que não é o caso nosso, Meus Irmãos.

    Por fim, concordando com o Daniel em sua explanação final, realmente se Saramago tiver falecido optando por não reconhecer a existência do Todo Poderoso Deus e a Jesus Cristo como Salvador, a probabilidade de perdição é objetivamente real.

    Digo "probabilidade" por pura didatica analítica, porque realmente o Plano de Salvação é pautado pela Graça do Pai, e somente a Ele pertence.

    Grande abraço, e a Paz do Senhor.

  9. Peço desculpas aos amigos dos site, caso tenha interpretado mal algum ponto da matéria. Ainda continuarei visitando-os, hehehe.

    E Daniel, sinto que o caro amigo não compreendeu minha colocação. Então vale recapitular:
    "Não sabemos como foi seu final, não estavamos lá para saber se ele teve um ultimo momento de reflexão, à levá-lo a decisão de crer em Deus, abrir o coração para Cristo como nosso salvador – as verdades que ele tanto relutava em crer."
    Ou seja, até poderemos encontrar o senhor Saramago no céu, caso ele tenha decidido abandonar sua cegueira e abrir o coração para Jesus, antes do fim – acho que deixei isso bem claro. E eu realmente desejo muito que ele tenha se salvado – e no mais, à essa altura, só Deus sabe. E, claro, eu sei muito bem a quem eu sirvo, graças à Deus!

    Abraços!

  10. Todos que negam à Deus e a Cristo, COMPARECERÂO…
    Pois Cristo mesmo disse que, quem o negasse diante dos homens, Ele o negaria diante de Deus… e o tal vai queimar no inferno.

    Conclusão…

    Tenho dito

  11. Concordo plenamente com o rony.Muitos adoram tomar o lugar de Deus e julgar as pessoas por seus atos.Afinal ,aos olhos de Deus todos nós estamos no mesmo barco e precisamos todos os dias pedir perdão à Deus por nossas atitudes e pecados que cometemos diariamente,todos os dias.Quem podem apontar para alguém e dizer que aquela pessoa vai para o inferno ou para o céu.Se a pessoa que fez muitas coisas erradas em vida e à beira da morte pedir perdão à Deus e reconhecer Jesus como salvador,concerteza seu pecado será perdoado e irá para o céu com a benção do dono da salvação que nos foi dada de graça pelo senhor Jeusus Cristo.Quando ele morreu no nosso lugar ele tinha conhecimento de todos os nossos pecados.Nessa cruz que levava os nossos pecados tinha até pecado de blasfêmia ,incredulidade,etc… De tudo isso o senhor Jesus nos perdoou.Pecado é permanecer no erro e deixar o mal criar raízes,mas se a pessoa se arrepender de fato Deus pode perdoar .A miseicórdia de Deus é muito grande,não existe limites.Quem pode garantir que à beira da morte esse homem se arrependeu e pediu perdão a Deus.Nós não estávamos lar para ficar fazendo comentários e tirando as nossas próprias conclusões.Daniel não pense que você é santinho ,não.Aquele que está de pé cuide-se para que não caia.Pois muitas vezes no nosso coração achamamos que merecemos a salvação porque somos bonzinhos.Na verdade nenhum ser humano merece a salvação.Todos nós estamos no mesmo barco.Se não vigiarmos surgem pedras no nosso caminho que podem acabar com a gente.Por isso não vale a pena ficar criticando ninguém ,seja cristão ,seja ateu,ímpio… Jesus não nos chamou para isto!

  12. O que se nota em Saramago é o desespero, acometido pela infermidade, racional que era, fundamentava sua bandeira pela inexistência de Deus, apenas na articulação de seus pensamentos.
    O que se nota que Deus não mudou por sua causa, tudo continua no mesmo ritmo os pássaros continuam cantando, o sol está no mesmo lugar, mas Saramago passou como todos nos iremos.
    O mundo não vai ficar mais pobre e nem menos burro como afirmou o cineasta, infelizmente é outro que vê o todo resumido em um só ser, Saramago , não mudou o cotidiano de milhares de seres no mundo

  13. Ovelha de Cristo disse: Pecado é permanecer no erro e deixar o mal criar raízes,
    Mas pelo que sei este homem negou a vida toda a existência de Deus e aí?? como fica?

  14. Creio que vocês cristãos deveriam respeitar as crenças (ou, como no caso de Saramago, as não crenças) de outras pessoas.

    Dizer que Saramago estava desesperado e etc…. bom… vocês conheceram o escritor? Como podem afirmar tal coisa?

    Eu, por exemplo, tenho 76 anos, não creio em Deus (mas nem por isso acho que seja bobagem ter uma fé, SEJA QUAL FOR ELA… Deus, Alá, Buda, etc) e não estou nem um pouco desesperado…

  15. Querida irmã Rô,

    Eu acho que você, minha irmã ,não entendeu ainda a graça de Deus.O que eu queria dizer é que Deus ele quer salvar o ser humano por pior que ele seja.Aos olhos do senhor todos nós pecamos e destituídos fomos da sua glória,mas Deus que é tão misericordioso nos deu seu filho para nos lavar e limpar do pecado.Quem somos nós para questionarmos a grandeza do pecado de uma pessoa se nós mesmos temos um argueirão nos nossos olhos.Eu acredito que se na última hora a pessoa se arrepender Deus o perdoará.Pois foi para isso que o senhor Jesus morreu por nós na cruz ,para perdoar todas as nossas ofensas contra Deus.O problema é que nós que temos Jesus achamos que somos melhores que aquela pessoa que está no mundo.Não somos melhores que ninguém e nem temos o direito de estipular se uma pessoa foi para o inferno ou para o céu,isso pertence somente à Deus.O irmão disse que ele não questionou isso se esse homem foi para o inferno ou não.Um post desse já se tornou um julgamento.Muitos cristãos precisam praticar mais o amor e a misericórdia,para não ficar dando lugar a carne julgando as pessoas sem conhecer os fatos.A bíblia diz claramente que se a pessoa crer em Jesu será salvo ,mas se não crer já está condenado.Isso é uma verdade e ninguém pode fugir disso!Mas Jesus nos deu seu Espírito Santo para nos convencer dos nossos pecados.Quem sabe esse homem não se rendeu a verdade do senhor nos últimos momentos dele.É por isso que eu não acho certo esse post,pois nós não estávamos lá para ver o que aconteceu.Em boca fechada não entra mosca!Eu só tenho visto vocês metendo malha nas pessoas.E muitas vezes palavras de deboches.Muitos se acham muito sabidos.São sabidos à seus próprios olhos!Jesus não nos chamou para julgar as pessoas ele disse para a gente amar o próximo como à nós mesmos.Essa é a segunda lei que ele nos deixou.A primeira é amar a Deus acima de tudo!A pessoa que ama à Deus ela jamais vai julgar o seu próximo ,pois nem Jesus nos julgou quando veio cumprir seu ministério aqui na terra.Quem somos nós para julgar uma pessoa se nós todos pecamos diante do pai.Uma coisa é você se levantar em defesa da verdade,por amor ao evangelho.Outra coisa é você usar a verdade para criticar o seu próximo.Usando de deboches ,palavras vãs,se apoiando no intelecto ,como se isso fosse fazer alguma diferença para Deus.Acabamos virando uns tolos!Lutam pela verdade ,sim!Mas lutem, com a direção de Deus e submissão a sua lei que é o amor.Paz !

  16. irmãos quero deixar para vocês um site muito bom que tem me esclarecido muitas coisa sobre o evngelho de cristo.Eu tenho sentido tanta fome da palavra que Deus me direcionou a procurar na internet sobre palavra genuína de Deus.É o verdadeiro evangelho dos apóstolos que se baseia no amor,perdão ,arrependimento e salvação.Não esse evangelho de hoje ,que só se prega sobre bem-estar material,prosperidade,unção disso ,unção daquilo e outras coisas que eu não quero nem mencionar.Deus tem falado muito ao meu coração ,através desse site e tenho certeza que ele falará com todos vocês ,meu irmãos.

    O site é: http://www.ojovemcristao.com

    Que Deus os abençoe!

  17. Juliano siqueira,
    Meu amado,Deus te ama muito apesar de você não acreditar nele.Foi ele quem te fez .Ele te conhece desde o ventre da sua mãe.O ser humano usado pelo mal,apesar do esforço de propagar que o universo foi feito através de um acidente chamado big-bang ,que Deus não existe… nenhum pensamento humanista mudará a verdade revelada através do senhor Jesus.Sai deste pensamento ,meu amado,pois muitos têm ido atrás de fábulas inventadas por homens que para começo de conversa ,não tiveram o amor de Deus revelado em seus corações,pois o reino de Deus é revelado a quem ele quer.Como você pode ter tanta certeza que Deus não existe se ele nos deixou provas de sua existência,através da natureza,dos homens,dos animais.Em todas essas coisas existe a mão de algum ser supremo criador de tudo,você não acha?Amado o próprio Darwin,que inventou essa palhaçada toda descobriu que essa teoria dele estava totalmente errada.Ninguém fala disso ,mas aconteceu.Ele se arrependeu de ter inventado tudo isso.Amado ,peça perdão à Deus ,em nome de Jesus,pois só no nome de Jesus alcançamos perdão de Deus.Deus não leva em consideração o dia da nossa ignorância.Foi para isso que o senhor Jesus morreu na cruz para perdoar todos os nossos pecados.Querido,se você não consegue entender o amor de Deus por você,peça para Deus te revelar,te mostrar o quanto ele o ama.Deus só quer nos salvar.Existem muitas coisas neste mundo que nos levam a descrermos de Deus.Principalmente a corrupção dos homens.Mas não olhe para essas coisas pois Deus contempla à todos e dará o pagamento de seus pecados ocultos e não ocultos.

    Visite esse blog que fala da farsa da teoria da evolução:

    "estudos.gospelmais.com.br/a-verdade-sobre-o-evolucionismo.html"

  18. Me diz da onde você tirou que ele tava só, e tinha medo da morte? =/ *retardado*

    Parece que ateus precisam ser imortais, o fato do cara ter vivido muito, ter sido reconhecido no que fez, e ter milhares de fãs, não faz cair em você a ficha de que o deus não influência em nada? Ele não existe e pronto, não é porque um livro retardado diz que ele existe que ele vai existir ¬¬'

  19. Saramago não negou a existência de Deus em seus livros, ele simplesmente criticou os homens que usam o nome do Senhor para explorar as pessoas, ganhar dinheiro e obter poder. E, nesse ponto, estou plenamente de acordo com o escritor.

    Além disso, Deus, na sua infinita bondade e amor, sabe entender que os homens são pequenos e nem se incomoda com nossos erros, nunca condenará alguém por acreditar em algo e tentar mostrar às pessoas que as religiões não são a própria palavra de Deus, mas são manipuladas pelos homens.

  20. Elizia
    Se Deus não se importasse com os nossos erros ,então não seria preciso ele enviar seu filho para morrer no nosso lugar .A bíblia diz que os nossos pecados causam divisão entre nós e o nosso Deus.Deus ama o pecador ,mas aborrece o pecado que está no pecador.Minha querida medite mais na palavra de Deus,para aprender como serví-lo.A bíblia é apta para ensinar e exortar qualquer pessoa ,pois lá se encontra a verdade de Deus.Quanto ao fato dos mercenários que se enriquecem as custas da palavra de Deus,isso é uma coisa que acontece em todas as áreas da sociedade.Em tudo existe o joio e o trigo,mas Deus sabe quem é quem.Cabe a você olhar para a sua vida e seguir a Jesus e deixa aqueles que estão sujos se sujarem ,mais ainda.Pois o galardão deles já está preparado.Jesus não nos ensinou a falar mal dos outros ,mas a observarmos os frutos daqueles que se dizem de Deus.O que devemos fazer é orar para que essas pessoas se voltem novamente para Deus.Procure uma igreja onde se fale a verdade,pois ainda existem pessoas que realmente servem a Deus.Este o teu dever é de buscar pela tua salvação ,pois o céu é tomado à força.Naquele dia cada um dará conta de si mesmo.Fique na paz!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui