John Piper faz crítica dura à Igreja Emergente

10
611
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Em uma igreja afro-americana em Los Angeles, CA John Piper critica o diálogo emergente. Não pude adicionar legendas ao vídeo, mas transcrevi o discurso na íntegra.

Acredito que a Igreja Emergente está desaparecendo. Penso que já teve seus melhores dias. Sua liderança está em ruinas, e poderia dar-lhes exemplos horríveis de pessoas que conheço e cujos testemunhos ainda não são publicos. O que não é nenhuma surpresa, haja visto a visão depreciativa que eles têm de verdade e doutrina.

Assine o Blesss

Então, para vocês que não a conhecem, Igreja Emergente é um termo genérico para designar uma constelação de pessoas, igrejas e movimentos que estão resistindo e se rebelando contra os excessos das mega-igrejas e contra sua maneira artificial, plástical e impessoal de ser. Eles querem ter relacionamento acima de tudo, e por isso desprezam a doutrina, porque “a doutrina separa as pessoas e os relacionamentos as une.” Eles têm diversas formas experimentais de se fazer igreja e de espiritualidade…

Não li o livro mais recente de Brian McLaren, o maior guru deles, mas todas aquelas pessoas em quem confio que leram o livro disseram que é uma catástrofe. Scott McNight, um dos defensores mais cautelosos da Igreja Emergente, jogou a toalha depois desta última obra de Brian McLaren. Ele disse “é o fim, ele não é ortodoxo. Ele foi tão longe que é difícil até mesmo continuar chamando-o de cristão.”

Seu livro está vendendo como “água no deserto” na Amazon.com, poucas semanas depois de seu lançamento. Se ele representa os rumos que a Igreja Emergente tem tomado, e eu diria que sim, então o movimento está caminhando rumo a heresia, abandonando o Evangelho e a Bíblia. Isso é o que acontece quando se prioriza relacionamentos em detrimento da verdade. Quando a verdade é priorizada, os relacionamentos se tornam parte dela. Quando os relacionamentos são priorizados e a verdade é deixada de lado, então ela se perde. Como consequencia, os relacionamentos se arruinam, e é a isso que me refiro quando digo que a liderança (da IE) está em ruinas. A imoralidade se alastra.

Portanto, penso que vocês sequer ouvirão o termo “Igreja Emergente” daqui há 10 anos. Em dez anos, o movimento estará liquidado. Espero que vocês (as igrejas afro-americanas) não tenham se enredado nisso. Não penso que tenha sido um fenômeno na comunidade afro-americana. Acho que vocês são estáveis o suficiente para isso. Trata-se de um abandono da ortodoxia entre a burguesia anglo-saxã.

***
Tradução: Hugo, do blog Pão e Vinho. Divulgação: Púlpito Cristão

Comentário de Leonardo Gonçalves:

Embora John Piper não diga isso em seu discurso, o fato de mencionar Brian Mclaren como “guru” do movimento e de afirmar que as mesmas desprezam a doutrina para pririzar relacionamentos oferece argumento suficiente para crer que ele está falando das igrejas emergentes de tendência liberal, as quais nao perfazem todo o movimento.

Realmente, excetuando Mark Driscoll e alguns outros cujos nomes não são assim tão populares, o movimento é um misto de liberalismo com adoração medieval. O próprio Mark Driscoll, considerado por muitos como representante do “lado bom” da igreja emergente, disse que o movimento, em suas expressoes extremas, é “a última versão do liberalismo” [DRISCOLL, Mark. Confissões de um pastor da Reformissão. Niterói: Ed. Tempo de Colheita, p. 23].

Há dezenas de razoes porque a igreja deve fazer uma analise da sua missiologia e rever estratégias de evangelismo de modo a levar o evangelho no contexto de uma sociedade pós-moderna, mas isso jamais pode acontecer à expensas da doutrina cristã.

A igreja emergente, em sua ala liberal, está tão preocupada em ser agradável a uma sociedade hostil que, no desejo de criar uma comunidade “palatável”, acabam negociando os valores inegociáveis do evangelho. Em nome da forma, comprometem o conteúdo.

Sem mais.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

10 COMENTÁRIOS

  1. Olá Leonardo!

    Obrigada por comentar lá no blog…comecei mês passado nessa vida de blogueira…rs

    Fecho com John Piper e contigo

    ———————–

    Há dezenas de razoes porque a igreja deve fazer uma analise da sua missiologia e rever estratégias de evangelismo de modo a levar o evangelho no contexto de uma sociedade pós-moderna, mas isso jamais pode acontecer à expensas da doutrina cristã.

    A igreja emergente, em sua ala liberal, está tão preocupada em ser agradável a uma sociedade hostil que, no desejo de criar uma comunidade "palatável", que acabam negociando os valores inegociáveis do evangelho. Em nome da forma, comprometem o conteúdo.
    ———————–

    Subscrevo!

    Abraços!

    Paz

  2. A Paz esteja com todos
    Ufá… demorou para que caíssem na real de que esses movimentos denominados Igrejas Emergentes está fadado ao insucesso, mesmo porque seus principais dirigentes não passam de um bando de espertalhões enganando quem querem se deixar enganar por heresias e doutrinas demoníacas. Ainda bem que existem pregadores honestos e comprometidos com a Verdade, como John Piper.
    Ah… também gostaria de parabenizar o Leo por colaborar para a divulgação da Sã Doutrina.
    Deus abençoe a todos.

  3. Oi Roberta,

    O movimento emergente tem razoes sinceras e uma meta linda, que é comunicar o evangelho para a geraçao pós-moderna (emergente). Mas quando estes caras deixam de levar o evangelho, sobra pouca coisa de bom no movimento, e ele perde sua razao de ser.

    Vi seu blog, e gostei demais do que li. Com certeza você estña indo no caminho certo.

    Té +!

    Léo.

  4. É… mas acho que Macedo >> Cerulo >> Hernandes >> Murdock >> Malafaia esses caras não vão cair não, heim! 137 bilhões no mundo, é muita grana!

  5. Tá certo Silvano esses vendilhões só caem se o capitalismo cair, como o capitalismo só se moderniza, eles também. Mano, os caras conseguiram atrelar muito bem o cerne da religião(fé)ao sistema financeiro mais bem sucedido. O Silas, teólogo sifista, (antes existia os filósofos sofistas), com o clube um milhão, adaptou o Network à eclesia brasileira, fonte inexgotável de grana, meu!

  6. HERESIA(TEOLOGIA DA PROSPERIDADE); LITURGIA IMUTÁVEL(RELIGIOSIDADE);LIBERDADE INSANA(IGREJA EMERGENTE).ESSE AO MEU VER SÃO OS 3 PERFIS DA IGREJA HOJE, CRITICAMOS A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE,CRITICAMOS A IGREJA EMERGENTE MAIS AINDA TAMBEM ASSIM COMO ESSAS ESTAMOS BEM LONGE DE SER A IGREJA PARECIDA COM JESUS.

  7. Creio que o fato de os vendilhões do tempo serem um fato relativamente recente no meio protestante e bastante recente no meio protestante brasileiro, indica que suas causas devem ser também recentes.

    Creio que é possivel associar o fenomeno a certas doutrinas popularizadas pelo neo-pentecostalismo. Diria até que, implantadas tais doutrinas na mente do povo, o fenomeno é quase inevitavel.

  8. Brian Maclaren, Charles Stanley, Andy Stanley, Rick Warren, Chuck Swindoll, Bill Hybels, Max Lucado, e outros pastores americanos são promotores da espiritualidade contemplativa(prática novaerina).

    (Nikita)

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui