Sobre igrejados e desigrejados: Uma opinião franca

39
1206
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Leonardo Gonçalves
Eu acredito na igreja. Não em uma instituição com estatutos e regimentos, nem em grandes catedrais erigidas de concreto e aço, mas na assembléia de caráter universal.

Assine o Blesss

Eu acredito na Comunhão dos Santos. Não naquela que só se obtém mediante a prévia aceitação no rol de associados, mas no partir do pão, na amizade e afeto de quem reflete o amor de Deus.

Eu acredito na doutrina dos apóstolos. Não nesses apóstolos fraudulentos que andam por aí decretando bênçãos, mas naqueles que foram escolhidos por Jesus para portar seu evangelho, bem como no trabalho dos missionários que levam Cristo às diferentes nações.

Eu acredito nas contribuições. Não naquelas que pesam como exigência na alma do crente, mas nas que são movidas pelo desejo voluntário de expandir o reino do Abba, fruto de um coração grato, generoso, sem jamais sentir-se coagido.

Eu acredito em unções. Não naquelas que elitizam servos, mas naquela que todos os santos possuem, que nos faz humildes e submissos a Deus, e que também reveste os crentes capacitando-os para prestar um relevante serviço no mundo.

Eu acredito em profecias. Não nas que decretam coisas absurdas com fins egoístas, mas naquelas que estão respaldadas pelo arbítrio divino e foram trazidas pelos verdadeiros profetas de Deus, algumas das quais se cumprem perfeitamente em Cristo, e outras ainda, de cunho escatológico.

Eu acredito em dom pastoral. Não naquele que é usado como álibi para servir-se de todos, mas na comissão para todos servir, honrar e conduzi-los pelo caminho, sem oprimir a quem quer que seja, e sem apoderar-se do rebanho do Senhor.

Eu acredito em igreja local. Fomos feitos para viver em comunidade, e desde os tempos remotos os cristãos tinham lugares específicos para congregar (Não necessariamente templos, mas muitas vezes, casas que abriam suas portas para receber os irmãos).

Eu acredito em disciplina eclesiástica. Não naquela que visa matar espiritualmente, mas na repreensão honesta que, embora dura ao princípio, redunda na restauração do caído.

Eu acredito em Deus. Não no Deus que é prisioneiro das idiossincrasias dos seus detentores, mas naquele que a tudo transcende, e que por isso não pode ser manipulado ou regido por paradigmas humanos, nem abre mão da sua soberania.

Enfim, eu creio no cristianismo. Não na versão catolicisada que carece de um urgente exorcismo institucional, mas naquele caminhar respaldado por Deus, priorizando o próximo, socorrendo os necessitados, orientando-se pelas Escrituras e amando a Deus mais que a si mesmo.

“Com CNPJ ou não, em denominações históricas ou em lares, precisamos nos reunir para estudar a bíblia, orar e comungar. Nenhum homem é uma ilha; o crente menos ainda”.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

39 COMENTÁRIOS

  1. Alguma coisa mudou no quintal do Leonardo.

    Por que a um tempo atrás eu não esperaria um texto assim dele.

    Creio que encontramos o equilibrio, por que eu redescobri minha fé na igreja vísivel, mas ao mesmo tempo sou mais adpeto do que nunca da igreja invisível.

    Quando a igreja é um ponto de partida isso é ótimo, mas quando ela é um ancoradouro isso é péssimo.

    Abraço!

  2. Assino em baixo Leo… essa semana a nossa denominaçao (icpb) esta em crise, por causa de dois presibiteros que nao conformaram com a sujeira e se desligaram e estao se reunindo nos montes, abalou a igreja td, eu como amiga deles nao tinha muito a falar, mas vou usar seu texto pra conforta-los, um abraço…CarolBrr

  3. Amado Leonardo,

    É um alívio ler esta sua confissão de fé e entendimento bíblico. As postagens e os seus comentários anteriores, sobre este assunto, deixaram uma impressão diferente desta.

    Que a Paz do Senhor Jesus continue com você!

  4. Gosto muito da maneira de pensar do Leonaro, porisso sou leitor diário do Púlpito Cristão.
    Deus te abençõe irmão.

    Pablo Maranho
    Um desigrejado convicto
    buscando conhecer a verdadeira mensagem de Jesus.

  5. Viu que tava se queimando e fez um postzinho paga pau, né? Esse devia ter sido seu primeiro post, mas acho que quis polemizar um cadim, né fiote? Ficou, ou pareceu, um pouco contraditório aos outros posts, você tá se fazendo muito de santinho agora… Os outros posts deram a entender que igreja pra você é templo, de ferro e concreto. Não vou citar as provavéis contradições pq to com preguiça de abrir os 4 posts le-los e verifica-lás, mas que tem, tem! Você quis sim, alfinetar aqueles que se reunem em casas e que não tem uma instituição (com CNPJ). Com certeza viu, nos comentários, que: O que você estava tanto defendendo não tinha argumentação bíblica… Abraço!

  6. Joao Mls,

    Os textos anteriores sao de autoria do amigo Renato Vargens, e refletem um outro lado desta verdade: A daqueles que saem das igrejas institucionais porque nao suportam submeter suas vidas ao evangelho, e assim optam por criar um grupo próprio, onde suas doutrinas (e nao as de Deus) prevaleçam.

    Se quisermos ser sinceros, precisamos ver os dois lados da coisa. Mas você, ao menos ao que parece, é o tipo do crente pirata, que usa tapa-olho e enxerga com um olho só.

    Neste caso, paciência…

    Sa Doutrina,

    Outra forma de expor este silogismo seria: "ninguém que seja desigrejado tem fé no Senhor Jesus", isso porque os verdadeiros cristaos sempre buscarao andar juntos, orar juntos, ler la biblia juntos para depois se espalharem semeando o amor pelo caminho.

    Paz e bem.

    Marco de Alcântara,

    Vejo que eu e você estamos caminhando para o equilibrio. Quando nos conhecemos, estavamos em polos opostos e ambos incompletos. Creio que nestes dois anos ambos aprendemos bastante do Salvador Jesus.

    Graça e paz. (e um xero no bebê)

  7. Concordo plenamente com tudo que foi escrito neste post e tb com praticamente tudo que li neste blog (digo praticamente, mas não me lembro de nada que eu tenha discordado, por isso sou leitor assíduo do púlpito cristão…Que o Leonardo tenha mudado de opinião ou apenas reformulado o que ele pensa, e daí, isso é no mínimo uma prova de que ele ainda é um odre moldável e, graças a Deus, tem a capacidade de se reciclar. Tenho certeza que todos estes posts, assim como todo o pulpitocristao.com tem o desejo de pregar a sã doutrina de Cristo e denunciar os que estão enganando as pessoas com ventos de doutrinas e heresias. Glória a Deus pela vida deste cristão que é nosso irmão, erra e acerta como todos nós. Em Cristo, O Hagareno.

  8. Leonardo-san:

    Somos assim mesmo: seres humanos, falhos e mudamos e PODEMOS mudar!
    Há convicções nossas que, muitas vezes, são/estão erradas e/ou erradas. Acontece. Pedro era assim, e foi mudado.

    Somos humanos.

    A questão é termos humildade, "ouvir duas vezes" como disse John Stott, analisarmos na Bíblia se essas coisas são assim e, ou voltarmos atrás e reconhecermos os nossos erros e visões equivocadas, ou continuarmos em frente, se estivermos BIBLICAMENTE corretos.

    Acontece.

    Salam.

  9. Caro amigo Leonardo, já está mais que na hora da Igreja (falo da igreja mundial em suas múltiplas representações), abrirem os olhos para a realidade do Evangelho. Não sou de todo contra a igreja visível, mas tendo a pensar que o mais importante na vida espiritual de um crente é o seu relacionamento pessoal com Deus. Não precisamos de quatro paredes, instituições e regras sem fim para nos aproximarmos de Deus.

    É preciso que o mundo entenda que a Igreja de Cristo não se restringe a quatro paredes, púlpitos e bancos – ela está em todos os lugares e em todos àqueles que dela querem fazer parte. Há uma igreja em cada um de nós e, ao mesmo tempo, somos uma igreja onde Deus faz morada. A Igreja não é uma instituição com hierarquias, ministérios ou divisões – ela abrange pessoas de todas as raças, povos e línguas. Sem distinção, sem preconceito. Quando a instituição física começar a perceber isso então teremos um novo renascimento, um novo despertar para Deus. Às vezes é preciso sair para fora para ter um encontro com Deus.

    Caso possa publicar o nosso artigo "Uma resposta aos igrejados", acredito que poderá ajudar outros a refletirem sobre o assunto. Pretendo escrever um livro sobre o assunto em breve.

    Um abraço fraternal

  10. Rafael e Hagareno,

    Já mudei de opiniao muitas vezes e em diversas coisas, mas este nao é o caso. Esta declaraçao de fé expressa perfeitamente a minha crença, e se vocês forem sinceros intérpretes (E eu sei que sao), verao que meu texto nao exclui a necessidade da igreja local; apenas aceita o fato de que esta nao está restrita a um templo levantado para este fim.

    Abraço fraterno,

    Leonardo.

  11. Irmão Leonardo:

    Eu não sou 100% contra a igreja, mas devemos ver se podemos arcar com esse "padrão de adoração" norte-americano/europeu pois, eu penso que ao invés de pagarmos contas de luz, água et cetera, poderíamos estar investindo em PESSOAS: contas de irmãos a pagar, ajudas a algum casamento, comprar uma casa para algum casal que precisa por aí vai. Mas isso depende de cada realidade, local e época. Mas eu acho que o dinheiro poderia ser bem melhor gasto numa casa do que num prédio à parte.
    Maas… tudo bem. Só nesse aspecto que eu sou um pouco contra a Igreja estar em prédios.

    Salam.

  12. Gostei muito do texto até porque acredito que ficou ainda mais completo que os anteriores.
    Caros colegas que falaram sobre o post, desde o começo vi que os post´s anteriores não eram do Leo se vc´s não viram nem isso me pego pensando se prestaram atenção nos post´s completamente,
    Segundo falamos tanto sobre os prédios e as instituições, mas é só alguém dar uma opinião como a do Leo que vc´s ficam falando, ora, pois, até o pensamento vc´s querem encaixotar, sistematizar, tem que ter quem diga NÃO as igrejas sem prédios e os que digam ABAIXO as igrejas com prédios, isto não me parece muito coerente, ora pelo amor de Deus, muitos de nós acredita na igreja e sabe que o problema não são prédios, grupos ou outras coisas são as pessoas.

    Por fim gostei muito do texto Leo!

  13. Maravilha de confissao… a minha tambem e' assim, apenas no finalzinho coloca uma palavrinha a mais que nao altera absolutamente nada no texto mas que, pra mim, faz muuuuito sentido quendo diz:
    "Enfim, eu creio no cristianismo. Não na versão catolicisada (e evangelicizada) que carece de um urgente exorcismo institucional, mas naquele caminhar respaldado por Deus…
    So' isso… no mais, Glorias 'a Ele… o Eterno.

  14. Cara, foi mal, nem vi que os posts era de pessoas diferentes, sou novo aqui no blog. Mas sinceramente, nem de crente gosto de ser chamado… Nada de crente pirata, interessante essas frases prontas, mas não colam comigo. Não tenho religião, Jesus era Judeu e o judaísmo, de hoje, é praticamente uma blasfêmia! Sem contar os messiânicos, que não consigo entender a diferença entre eles e os evangélicos. Além de desigrejado sou "desreligionado" (putz..). Tenho arrepios só de passar em frente a uma igreja, tenho agoninha de papinho de evangélico cego, tenho ódio ao ver tanto filho da %$#@ na TV. Não é trauma nem ódio gratuito. Cresci em um lar cristão, sou cristão (não em religião, mas no coração). Meu pai tem resposta pra tudo na Bíblia (é impressionante), passei alguns anos na igreja e só aprendi a como não ser igreja. Discuto e debato muito com meu pai.. Tiro muitas dúvidas, já o vi calando a boca de um pastor poderosinho aqui de brasília (o que não é difícil, pois bandido sabe que é bandido), mas não o tenho como pastor, o tenho como amigo, companheiro, conselheiro etc. Esse bando de título que tem por ai, pra trazer uma hierarquia ou simplesmente poder. Colega, penso como você sobre igreja. Pra mim o que vale é a essência, mas não confio na intenção de ninguém, tá tudo muito poluído! Posso ser "pirata", mas não sou crente (lê-se evangélico)… Não gosto de ser confundido com o que se tem por ai…

  15. Paz seja com todos

    Acompanho o pulpito cristão e tenho convicção de que a oposição aqui é contra a igreja visível que deixou de lado as caracteristicas do cristão legitimo e da santidade ao senhor e que portanto se tornou um monte de ferro e aço sem valor e sem vida.

    Logo a igreja invisivel de Cristo que esta espalhada por toda a terra seja com ou sem uma placa denominacional é santa, pura, imaculada, sem rugas e sem condenação.

    Louvo a Deus por tal texto que traduz muitas convicções de cristãos legítimos.

    Vamos sim protestar contra a igreja que tem como maior identidade o CNPJ, mas vamos lutar para que as igrejas sejam todas com a identidade de INRI . Glória a Deus por nossos Senhor Jesus Cristo.

  16. Amém!
    Eu acredito no Evangelho. Não no evangelho que é manipulado e interpretado conforme o andar das coisas. Não em leituras fantasiosas e tendenciosas que buscam satisfazer e justificar, desejos e doutrinas de homens.

  17. Joao Mls

    Ok. Tudo está explicado. Quero também te pedir desculpas por ter sido tao precipitado quanto você em julgar =)

    Quanto aos demais textos, conforme já disse, eles refletem o outro lado desta mesma verdade:

    "Existem milhares de pessoas que abandonam suas denominaçoes por que nao podem suportar o evangelho, e criam grupos cismáticos onde podem propagar uma doutrina leviana que sequer se assemelha ao evangelho de Cristo"

    Estes, ainda que se congreguem (em casas, em templos ou numa garagem alugada), sempre serao tratados por mim como "desigrejados", pois igreja é muito mais que um grupo reunido; ela é uma reuniao em torno de Cristo e do seu evangelho.

    Lamento que você tenha se ressentido tanto (e com razao), e oro para que encontre uma igreja que reflita a essência do evangelho, e que embora imperfeita e terrenal, saiba orientar e dar atençao, e possua pastores verdadeiros, nao de títulos apenas, mas homens segundo o coraçao de Deus.

    Abraço fraterno,

    Leonardo.

  18. POXA!!!! QUE LINDO MANO!!!ENTAO VC CRE NO MESMO Q NOS CREMOS, POREM AINDA N ENTENDI Q ESSE MODELO IMPEDE Q TDO Q VC RELATA COMO O QUE QUER, SEJA PRATICO E REAL, MAS O SENHOR DA GREI ESTA NO CONTROLE!!!!!MTOM BOM!!!!

  19. O que mais me impressionou não foi o seu texto tão bem escrito e fundamentado.
    O que mais ressalta é o fato constatado nos comentários, de que as pessoas só gostam de ouvir o que lhes agrada, mesmo que precisem distorcer as palavras e interpretá-las a seu modo para conseguirem isso.
    Definitivamente Jesus irá decepcionar a muitos.
    Ele precisava ser batizado? Mas disse:"..assim nos convém cumprir toda a justiça."(Mat 3:15);
    "não penseis que vim destruir a lei ou os profetas;não vim para destruí-los, mas para cumpri-los"(Mat 5:17);
    "Os escribas e fariseus estão assentados na cadeira de Moisés.Portanto observai tudo o que vos disserem.Mas não procedais de conformidade com as suas obras, pois dizem e não fazem"…
    Fica aí a reflexão.

  20. Caro Leonardo,
    Gostei do texto. Muito sóbrio, realista. Eu acredito que todos aqui estão querendo acertar, achar um equilíbrio. Muitos saíram da instituição porque quiseram. Outros, decepcionados com pessoas e líderes. Outros por não aguentarem mais tanta heresia e falsas promessas da prosperidade. Enfim, não devemos jamais nos decepcionar com Jesus e nem com "Sua Igreja" que Ele comprou com seu próprio sangue.Igreja mística, invisível, corpo.No entanto, de acordo com o contexto de Hebreus, não deixarmos de congregar(agregar juntos) para nos estimularmos ao amor, às boas obras…
    Abraços.

  21. O que muitos não entendem é que a própria bíblia nos mostra esta realidade no evangelho…
    Jesus escolheu 12 apóstolos, e no meio de APENAS 12,um o traiu, outro só creu quando viu(e foi exortado a ser crente, não incrédulo)e o outro o negou(e o próprio Cristo já o tinha alertado antes)
    Vale nos lembrar que, o próprio Cristo MORREU pela igreja…

    João Carlos-SP

  22. ALGUMAS caracteristicas dos manos q não mais se reunem em templos: amam estar juntos e ter tdo em comum.
    suas ofertas não sao medidas por 10%, mas de acordo com a necessidade do proximo.
    se reunem com alegria , mas sem a pressão, motivados pelo amor. estão sempre disponiveis para servir e veem a evangelização como estilo pratico de vida do REINO. isso é o meu testemunho. SO PARA ESCLARECER P AQUELES Q NÃO SABEM O QUE ESTAO FALANDO, PARA Q NÃO JULGUEM ESSA PARTE DO CORPO.MUITOS SE PREOCUPAM MTO COM O CONGREGAR, COMO SE IR A UMA REUNIAO FOSSE ISSO, MAS CONGREGAR É MUITO MAIS INTENSO Q IR A REUNIOES, MAIS TEM MUITO HAVER COM ENVOLVIMENTO E RELACIONAMENTONOS. A PRATICA DO CONGREGAR É CONSTANTE NA IGREJA FORA DOS TEMPLOS, AS VZS QUASE TDO DIA, COMO A IGREJA EM ATOS: TDOS OS DIAS… ABRAÇO!

  23. Cara, já eu oro pra nunca mais entrar em uma! Eu sou a igreja de Cristo! E assim me sinto.. Brother, não existe altruísmo! Sou tão desencanado com essa parada de igreja que com 10 anos de idade eu disse ao meu pai que quando fizesse 18, pularia fora daquele barco. Fiz amigos ali, tenho amigos de lá até hoje. Os melhores amigos de minha família pertecem à "igreja" e vivem reclamando…rs Claro que tem igrejas boas por ai, mas como eu disse: "tenho alguém pra me ensinar", alguém inclusive que já teve o título de pastor e tentou fazer diferente (não novidade, mas diferente da bagaceira que tem por ai), mas quando viu que seu companheiro já estava pensando na lã que ia arrancar das pobres ovelhas, ele também saltou do barco, mesmo com a situação aqui de casa não muito boa na época! Tenho orgulho de ter alguém como ele para me exortar..rs… Alguém que não perde a oportunidade de pregar o evangélho! Sou extremamente intolerante, sei disso, mas é insuportável o que se tem por ai. Eu acredito em igreja de garagem, de salas, acredito até nessa sua, via web..rs … pois "onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles"… Já nego batento em quem gosta de um chopp e ser quase que preso por fazer "terapias espirituais" com a mulher dos outros, já vi nego bater em quem curte músicas "mundanas" e ser agressivo com a esposa. O problema de hoje em dia é que na "igreja" pecado é sexo antes do casamento, ser fiel é dizimar, ofertar e dar uns tostões pra missões, construções etc.. ões… e honrar é babar ovo de pastor. Esses são os três argumentos mais presentes: sexo, fidelidade e honra! Pastor não tem que ser honrado, tem que honrar, tem que ralar, tem que meter as caras pra proteger suas ovelhas, sem tem chamado meu brodi, cái pra dentro sem dó.. voadeira nos peito! Que se %&#* o dinheiro! Sái de sandalinha e vai pregar pro seu vizinho. Vários colegas meus já me perguntaram como é possível ganhar almas sem a "igreja" a pergunta que fiz foi: "já pregou pro seu vizinho?" Mas com certeza já teva alguma discussão ou já reclamou, mesmo que com educação, de algum problema.. seja com cachorro, crianças, barulho etc. Um cara que me atende numa loja que compro ração sucidou! Na hora me deu um peso… Putz.. não falei de Jesus pro cara!! Me senti um hipócrita, como aqueles filhos que choram nos velórios de suas mães dizendo que estão arrependidos, ou que poderiam ter sido melhores filhos… e até pedem perdão pro corpo! Será que foi minha culpa ele ter suicidado? Se eu tivesse falado de Jesus uma semana antes será que o teria feito? Na verdade meu caro, não me importa sobre o que você entende sobre igreja, seja com ou sem argumentação bíblica, mas sim que o evangelho de verdade seja pregado! Se você precisa de uma igreja pra isso.. vai em frente, senão sempre haverá um profeta no deserto… Obrigado pelas orações, mas gaste sua saliva pra evitar suicídios e pra pregar o evangelho verdadeiro (sei que o faz). Preciso de oração (e como!), mas tem nego mais necessitado por ai… puta merda.. tem gente se matando e nóis aqui perdendo tempo… Abraços cara…

  24. muito bom…
    só penso que comparações, como a parte que se fala em versão catolicizada, não é tão conveniente. se partirmos do respeito, ganhamos confiança…
    penso que a igreja "evangélica" hoje precisa também de uma reforma…
    reforma regenerativa…!!!
    e se pegarmos a história, veremos que no princípio não era assim…
    os homens corromperam, estragaram tudo…
    e eu vejo isso com a dita reforma de Lutero…
    se esses homens de Deus do passado, e devo dizer, vários deles padres, soubessem o que se passa, e o que fizeram com o que eles iniciaram, pondo em risco suas vidas, e muitas vezes a perdeno…acho que esses caras saltariam no túmulo e gritariam: NÃÃÃÃOOOO!!!!…onde vocês estão com a cabeça…o que vocês estão fazendo???
    agora…eu acredito sim em renovação,e me alio a todos que assim acreditam também….
    ORAÇÃO…ISSO FAZ A DIFERENÇA…!!!

  25. Fato. Caiu como uma luva na situação que vivo atualmente, principalmente a pauta:

    Eu acredito nas contribuições. Não naquelas que pesam como exigência na alma do crente, mas nas que são movidas pelo desejo voluntário de expandir o reino do Abba, fruto de um coração grato, generoso, sem jamais sentir-se coagido.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui