Respostas aos sem Igreja

74
1815
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
A Revista Igreja publicou uma matéria afirmando que grupos independentes de cristãos se multiplicam por todo país. Segundo estes é possível servir a Cristo e cultuá-lo longe das quatro paredes dos templos evangélicos. O Censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou para o fato de que quase 1,1 milhão de brasileiros que se declararam evangélicos não possuem vínculo institucional.

Lamentavelmente boa parte desse contingente que se declara desiludida com as instituições religiosas, resolveu formar um grupo de cristãos que realizam reuniões nos lares, sem vínculos com igrejas. Talvez o número de escandâlos financeiros e sexuais ocorrentes nas comunidades ditas cristãs, o surgimento e a multiplicação de heresias escabrosas, o coronelismo e a ditatura “ex-cátedra” dos apóstolos do século XXI, além do relativismo de um tempo pós-moderno, tenha contribuido para o aparecimento desta “nova classe” de evangélicos.

Assine o Blesss

Em virtude disto, existe um grupo cada vez maior de cristãos que devido as frustrações eclesiásticas abandonaram a margem da existência o barco da koinonia. Alguns destes, movidos por uma espiritualidade capenga até fazem reuniões em casa, no entanto, já não vêem referências de cristianismo nas igrejas em geral.

Isto posto, gostaria de contra-argumentar aos que pensam que podem desenvolver uma fé longe da Igreja, afirmando que a Igreja de Cristo é uma instituição de origem divina. Ela não foi criada por homens inescupulosos, ou por religiosos despósticos cujo interesse fundamental era a satisfação pessoal. Muito pelo contrário, a Igreja foi criada por Cristo e para Cristo, o que nos leva entender que ela possui papel primordial na propagação dos valores do Reino. (Mt 16.15-19). Além disso, a igreja é a “communion Sanctos” , lugar de comunhão e relacionamento com Deus e com os homens cuja característica principal é o amor.

Junta-se a isso o fato de que a igreja é também um local de compromisso com Deus e com os eleitos de Deus, o que faz dela uma estrutura imprescindível ao crescimento cristão onde a Palavra é pregada como também os Sacramentos são ministrados.

Caro leitor, alguém já disse que Igreja é como a Arca de Noé, lá dentro o cheiro pode até ser insuportável, no entanto, é bem melhor estar dentro dela do que fora.

Sem a menor sombra de dúvidas a igreja é imperfeita e continuará assim até a volta de Cristo. Como bem disse o teólogo reformado Augustus Nicodemus, “a teologia Reformada não deixa dúvidas quanto ao estado de imperfeição, corrupção, falibilidade e miséria em que a igreja militante se encontra no presente. Ao mesmo tempo, ensina que não podemos ser cristãos sem ela. Que apesar de tudo, precisamos uns dos outros, precisamos da pregação da Palavra, da disciplina e dos sacramentos, da comunhão de irmãos e dos cultos regulares.”

Pense nisso!

***
Postou Renato Vargens, lutando pela igreja de Cristo, no Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

74 COMENTÁRIOS

  1. mas meu amigo, o que é a igreja? é a organização batista? e a organização presbiteriana? eu penso que são pessoas reunidades em nome de cristo e penso também que não importa se tem nome, se tem teto, local fixo, pq somos a igreja de cristo…

  2. "Lamentavelmente boa parte desse contingente que se declara desiludida com as instituições religiosas, resolveu formar um grupo de cristãos que realizam reuniões nos lares, sem vínculos com igrejas".

    Uai, cristãos não são igreja? Igreja só as oficiais? Corpo de cristo não são todos os cristãos? "Lamentavelmente" cristãos decidiram se reunir em casas, ora bolas, mas não era assim no começo?

    Isso me parece mais é choro por não ter mais argumentos para as pessoas continuarem no ritual religioso, pois perceberam como é futil tudo isso.

  3. Graça e Paz queridos Irmãos, faço parte deste grupo de cristãos que não se conforma com este mundo e com os abusos que a Igreja de cristo esta sofrendo hoje, e por isto sai da denominação e não da Igreja com é falado(aos sem Igreja) e junto com milhares de Irmãos descobrimos que é possível voltar a simplicidade da Igreja de Cristo.
    Segundo a semântica da palavra, Igreja vem de Eclesia, palavra grega que significa: Assembléia dos chamados para fora. Segundo a PAlavra de Deus, a Igreja compõe-se de todos aqueles que foram redimidos e regenerados pelo Espírito Santo , e pelo sangue de Jesus atravez do crer e receber Jesus como seu Senhor e Salvador, do passado, presente e futuro. Se formos ver pelo princípio da palavra, realmente ser Igreja é ser chamado para fora do mundo, separado, raça eleita, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus. A Igreja é o Corpo de Cristo, é a continuidade do que o Senhor Jesus fez aqui na terra, é o Sonho de Deus. Na Igreja existe a realidade do Reino de Deus aqui na Terra, é aonde o Senhor age, fala, se move, abençoa, pois Ele mesmo é o cabeça do Corpo, ou seja a Igreja é a continuidade do próprio Cristo. A Igreja não é uma organização, ou um templo físico, uma instituição, a Igreja é um organismo vivo, é o noiva do Cordeiro, que é Cristo, e um dia será arrebatada na segunda vinda de Cristo. Eu estarei lá e vc?

  4. Grande Renato,

    O grande incentivador do êxodo institucional não está exatamente relacionado ao problema de convívio social como muitos contra-argumentam.

    O grande incentivador é a descoberta da Verdade relacionada à Deus.

    Quando descobre-se que o personagem principal da trama cristã não está presente e se tornou apenas um coadjuvante, as pessoas irão procurá-lo no lugar de onde eles nunca deveriam ter "saído", ou seja, dentro de nós mesmos.

    Socialmente, o fato de inadequação ambiental ocorre em qualquer grupo que possamos fazer parte, seja na escola, seja em um transporte coletivo, seja em uma boate, ou seja, onde estivermos devemos agir em respeito ao próximo, respeitando seus defeitos e qualidades.

    Muita gente acha que a escola social é a igreja, isto nunca foi verdade.

    A argumentação de que existe falhas, todos erramos, vamos viver neste grupinho é equivocada em si mesma.

    No mais, eu sou um que faz parte deste Êxodo.

    Evaldo Wolkers.
    Blog do Evaldo Wolkers: http://evaldocristao.blogspot.com

  5. Em minha opinião o imprescindível ao crescimento de um cristão, é cada vez mais amar a Deus acima de qualquer coisa ,e ao próximo com a si mesmo.
    Se fugir disso, seja dentro dos templos feitos pelas mãos do homens, ou fora destes [em minha opinão] não deve ter muito valor.
    Fiquem na PAZ do Senhor

  6. O fato é que a estrutura que muitos chamam de engessada e institucionalizada nada mais é que um modelo biblico. Quer eu goste ou nao goste, a igreja possui sim uma estrutura de governo e esta inclui pastores, corpo de diáconos e membros. Esse é o modelo biblico.

    Organizar-se informalmente em um grupo de estudo nos lares é bom, mas quando abandonamos a estrutura convencional de igreja (com seus ministros e ministérios) para um modelo informal nos lares, estamos transformando a igreja em algo que ela nao é.

    Entendo o descontentamento dos irmaos que se congregam nos lares, e compartilho suas dores. O que os vendilhoes têm feito com a igreja é algo aviltante! Porém, abandonar o modelo tradicional de igreja por causa da corrupçao e jogar quase 2 mil anos de história e liturgia eclesiástica no lixo só por causa dos cafetoes modernos é um grande exagero.

    Ao meu ver, é como a mae que, depois de banhar o filho, joga fora a água suja, o bebê e a banheira.

    Paz a todos, e grande abraço.

    Léo.

  7. Prezados,

    Essa é a primeira parte de uma série de reflexões sobre os desigrejados. Todas elas serão publicadas no púlpito cristão.

    Quanto ao texto, concordo plenamente com o comentário do Leonardo: "Quer eu goste ou nao goste, a igreja possui sim uma estrutura de governo e esta inclui pastores, corpo de diáconos e membros. Esse é o modelo biblico."

    O fato da Igreja de Jesus sofrer as influências funestas e negativas dos vendilhões do templo, não a desqualifica como Igreja de Cristo. Ela continua sendo Coluna e baluarte da verdade.

    Soli Deo Gloria,

    Renato Vargens

  8. @Leonardo

    para isso deve-se manter uma renda de dízimos e ofertas e compras desordenadas para nosso bem estar, envolver também gastos desnecessários(inevitavelmente, por melhor que seja o administrador)…
    Acho que por ter culto em casa não impedem de ter ministérios, ministros e tals…

  9. Sinceramente não creio que a igreja como estrutura institucional seja um modelo bíblico, pois sendo assim, vamos cair no erro de Pedro ser o primeiro papa.

    A igreja de Cristo se estabelece quando irmãos se importam uns com os outros e passam a definir suas vidas de forma comum, como vemos isso em Atos, quando este Espírito Santo que os inunda faz vislumbrar uma união que não se define pelo que se crê, mas pelo que se torna a ser, ou seja, amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo, para isso, não há modelo, por mais que se tente e olha que já se tentou muito isso, toda a estrutura de organização é pautada em relações de poder, por mais perfeito que seja.
    Pensar num reino dos céus cheio de hierarquias faz com que em vez de nos aproximarmos do Pai, nos afastará mais dEle.

    Creio que maior parte do descontentamento dos sem-igreja, não seja só por causa dos vendilhões da verdade, mas também por achar que há tantas verdades para se defender, que não se sabe mais em que acreditar, portanto, ficam com Deus e a salvação que Cristo manifestou, independente de onde estejam e igreja não se faz somente com santos, mas com todos, basta lembrar do grande banquete na parábola de Jesus, onde este convida a todos nas ruas e não apenas aqueles a quem gosta.
    Creio que essa visão defendida por Renato é o outro lado da moeda do Eclesia nula Salum e nessa, estou fora.

    Paz e bem

  10. Sugiro a leitura dos seguintes livros:

    "Reconsiderando o Odre", "Cristianismo Pagão" e "Você realmente quer começar uma igreja em sua casa?", de Frank Viola.

    Pode enriquecer ainda mais o post.

    Paz!

  11. Leonardo, eu percebi que vc trata essas pessoas que fazem da igreja um comercio apenas como vendilhões do templo…
    Eu acho que vc deveria ver de outra forma isso e dá para associar com fim dos tempos. O que a propósito não ví até hoje nada sobre isso aqui no blog. Se o espírito do anticristo estava na terra desde da época de joão, e em quase todas as cartas do novo testamento fala sobre o fim dos tempos, acho que isso é no mínimo importante.

  12. "Caro leitor, alguém já disse que Igreja é como a Arca de Noé, lá dentro o cheiro pode até ser insuportável, no entanto, é bem melhor estar dentro dela do que fora."

    Se você encontrasse hoje a Arca de Nóe e tivesse condições de pô-la em alto mar, você teria coragem de chamar uma tripulação, usá-la e navegar com ela só por ser modelo (o que não é o caso da instituição) preparado por Deus? Iria reformar em cima de uma madeira podre e comida por fungos?
    Reformar em cima do quê? Navegar com o quê?
    Onde tá na bíblia que o sal tem que ficar dentro do saleiro e consumido de lá mesmo? Tente engolir 300 gramas de sal pra ver se você consegue. Jogue o sal na terra para ver quem vai ter coragem de pegar de volta e colocar na boca.
    O sal é para ser espalhado. Tirado para fora e não recolhido para dentro. Num clubinho de superpotentes e autosuficientes.
    A igreja que Jesus instituiu é o evangelho dentro de cada um de nós e era isso o que ele queria reconciliando assim com Deus, a si mesmo e o mundo todo.
    O meu campo, o seu campo, o ministério é o mundo.

  13. Aproveite e leia a crítica do Mark Driscoll http://www.theresurgence.com/pagan-christianity e o review do Ben Witherington ( http://benwitherington.blogspot.com/2008/06/pagan-christianty-by-george-barna-and.html )ou em português o que Mario Persona disse: http://www.respondi.com.br/2009/12/voce-segue-os-ensinos-de-frank-viola-e.html

    Se a igreja fosse somente invisível os cristãos estariam congregando em lugares abertos como os hippies faziam, não em casas… eles também eram chamados de casa de Deus lembram?

    Eu era muito a favor do livro, mas não sou radical a ponto de como você disse, jogar 2000 anos de cristianismo no lixo para apenas fazer mudanças superficiais.

  14. Amigos,

    Para aprofundar um pouco mais o debate, recomendo que assistam este vídeo do Ariovaldo Ramos, onde ele fala da crise religiosa evangélica

    [Link para o vídeo, aqui]

    Este vídeo expressa minha opinao sobre a "desinstitucionalizaçao", que do meu humilde ponto de vista, nada mais é do que a criaçao de novos modelos institucionais.

    Paz e bem.

  15. Acho q a Igreja Evangélica bateu com a cabeça e isso fez com que ela perdesse a noção do que é ser igreja. Há exceções é obvio. E mesmo com seus defeitos ela continua sendo o corpo de Cristo na Terra.
    Congregar em uma igreja é ótimo para desenvolver algumas qualidade como amar o próximo e desenvolver a paz -> com todos.
    O que me mantem ainda na minha igreja é sempre lembrar que o problema está em mim.

  16. Argumentação fraquinhaaaaaaaaa.. mas tudo bem concordo na parte de que sozinhos não somos nada .. porem nunca vi Jesus mandar um bando de pedreiro construir um templo e dizer ficai ai dentro ate que eu volte ¬¬ … Agora se for pra ficar fora falando mau de quem tah dentro (ah vão tomar banho tb) Se for pra vivenciar o evangelho pleno (num eskenta por que desse modo vai envolver pessoas e comunhao)

    Ou seja tem que haver comunhão no evangelho pleno… então deixa de ser besta (assim como eu) e vamos achar um lugarzin pra ficar porem num vem divinar um lugar feito por mãos humanas por favor …

  17. Concordo com o Alan, acho que pouco importa onde e como, mas a motivação e o desejo do coração de cada um. Eu não frequento mais um Igreja (tempo) aqui na minha cidade por vários motivos, mas cresço dia a dia com estudo na Palavra, oração e grupo caseiro. O que interessa é a motivação, você frequenta por que motivo? Não acho errado quem frequenta e não condeno quem não frequenta. Mania de criar confusão entre os Cristãos, em vez de nos unirmos, nos afastamos cada vez mais…

  18. Cara… que discusão interesante ! Parabens mais uma vez por este blog

    Concordo com muita coisa dita nos comentários, igreja somos todos nós, as denominações são chamadas de igreja visivel, porém, nós como eleitos de Deus, fazemos parte da igreja invisivel, ou seja, povo de Deus. O que acontece no brasil é que a igreja visivel foi completamente distorcida, tranformando-se em segmentos de mercado, isso é lamentável. Sou membro de igreja, respeito minha lideramça, meus pastores, acho importante congregar.

  19. Amado Renato,

    Percebi que você considera "igreja" e "Igreja" a mesma coisa. Certamente, este é o motivo por você ter descrito tão corretamente a "Igreja", nesta postagem, e, ao mesmo tempo, ser contrário às reuniões em nome de Jesus Cristo nas casas. Esses grupos fazem parte da Igreja, apesar de não participarem de alguma igreja.

    Você, muito melhor do que eu, sabe que a Igreja não era institucionalizada até Constantino, que deu um golpe de mestre para perpetuar o império romano (igreja de Roma). E, a verdadeira Igreja, continuou sem se institucionalizar, após ele. Talvez se levante o argumento de que a Reforma trouxe a verdade para a institucionalização da Igreja, mas ela (a Reforma) foi apenas uma ramificação da instituição já existente. O que houve foi uma modificação de nomes a serem seguidos: ao invés de continuar seguindo ao Papa, passou-se a seguir a Lutero, a Zwinglio, a Calvino, a Armínio, e a outros. E, como diz Paulo, quem são estes (fora o Papa), senão pessoas através das quais temos crido? O que importa, realmente, é o nome de Cristo, é o viver em Cristo, é o ser discípulo de Cristo, coisas que não carecem de uma instituição, para serem exercitadas.

    E outro detalhe importante é que essa Igreja que se manifesta nas casas, sendo orientada pelo Espírito Santo, o mesmo que inspirou as Escrituras, certamente, também obedecerá à Palavra, respeitando os ministérios bíblicos e suas hierarquias, pois estes são a manifestação dos dons de Deus na Noiva de Cristo, não títulos concedidos ou conquistados por homens.

    Coloque este assunto em oração, buscando um entendimento perfeito do Senhor Jesus, antes de dar seqüência à série de postagens que você mencionou, a fim de evitar conversações fúteis que possam perverter aos ouvintes (leitores).

    É no amor de Cristo que escrevo.

    Que a Paz do Senhor Jesus continue com você, sua família e seus leitores!

  20. Gente, que confusão é essa?

    Desde quando estar fora da Igreja Institucionalizada é o mesmo que estar fora da Igreja de Cristo?… Que doidera é essa?!!!

    Me dá até preguiça de comentar…

    E mais: a Igreja tem uma estrutura, sim! E ela é fundada nos dons derramados pelo Espírito Santo. Na prática, ela deveria se manifestar como uma família, uma verdadeira comunidade da família da fé.

    Embora pense que as instituições religiosas não passem de meros instrumentos utilizados pela Igreja para se manifestar no mundo e realizar determinadas obras, também penso que estes instrumentos não são necessariamente imprescindíveis.

    O grande problema não é estar debaixo da instituição, mas sim defendê-lo como se aqueles que estivessem fora dela não fizessem parte do Reino de Deus.

    Davi Miranda diz que Deus o convocou pra fundar a denominação Deus é amor. A maioria aqui não acredita que Deus chame alguém pra fundar uma denominação especificamente. Nunca foi esta a proposta do Evangelho. Mas se encararmos o texto como correto, estaremos dizendo o mesmo.

    Deus criou a Presbiteriana, a Batista, a Assembléia, a Congregacional e essa divisão toda é obra dele… rsrsrs

    Será?… penso que não… mas cada um pensa o que quer, neh?

    Abraços a todos.
    No mais,

  21. Como cristão, sei que Deus não habita em templos;
    sei que a igreja somos nós, que somos membros do corpo de Cristo, do qual Ele é o cabeça;
    sei que não precisamos de uma organização instituída chamada igreja para professar a nossa fé, mas com todo o respeito, reunião só nos lares, tô fora!
    Conheço grupos que começaram com esse ideal revolucionário há algumas décadas e descambaram para os absurdos gospel.Um deles iniciou com um discurso de simplicidade e de retorno às práticas de Atos dos apóstolos, onde tinham tudo em comum.Compraram um terreno em jacarepaguá, no RJ, onde cada família construiria seu chalé, e onde todos viveriam felizes para sempre até a volta de Cristo.
    O problema é que onde está o homem está o pecado e o engano.Começaram a levar versículos ao pé da letra.Confessar os pecados uns aos outros era feito nas reuniões.Era um tal de hoje eu me masturbei,hoje eu cobicei a mulher do próximo ,etc.Mães ficavam constrangidas, ouvindo confissões cabeludas dos filhos.
    Quem não aceitava as "viagens" estava fora da visão, e por isso casais se separaram, filhos renegaram seus pais.
    A coisa degringolou e implodiu.E só não foi pior porque o líder chegou a cair possesso, abreviando o tempo, o que fez a maioria debandar.O saldo foi de muita gente machucada e ferida em nome de Deus.
    E por que tudo isso?
    Não foi porque a igreja da qual faziam parte pregava heresias.Foi porque criticavam tudo; queriam os balancetes; queriam mandar um pouquinho também.
    Não afirmo que será assim com todo grupo, mas a vaidade do homem, que talvez seja o seu maior inimigo, costuma aflorar em lugares assim, onde a terra é de cegos e quem tem olho é rei.Se o nosso eu não for crucificado com Cristo todo dia, abre-se uma porta à egolatria.É assim que se estabelecem os Davi Silva da vida, tentando testemunhar uma mentira, enquanto se desvia do anjo.
    Tive todos os motivos possíveis para nunca mais pisar numa igreja.Gente dissimulada, pastores que não vivem o que pregam, caloteiros, falsas profecias, enfim, o apocalipse now.Mas dou graças a Deus por não ter me guiado apenas pelas circustâncias.Foi numa igreja que conheci a Cristo, sei de onde Ele me tirou, sei o valor de tudo vivido aprendido e visto ali.
    Continuo pensando que vale a pena congregar.Há ministros do evangelho sérios.Pessoas que pregam a Palavra da verdade, que liberta os cativos e que consola os que choram.Ministérios que dão suporte aos missionários, que apóiam e cuidam das ovelhas.
    Jesus, desde pequeno ia com seus pais à sinagoga.Referiu-se à casa dele como chamada casa de oração, e disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra Sua igreja.
    Prefiro ficar com o exemplo dele, ainda que dê mais trabalho.

  22. Fiz uma viagem sobre este assunto recentemente: fui do radicalismo do Viola (Reimaginando a Igreja), passando pela moderação do Neil Cole (igreja Orgânica), chegando à defesa do status-quo emergente em Reformissão, do Mark Driscoll. Fiz isto de propósito para poder ter uma medida "média" desse caos instalado na Igreja de Cristo pela igreja dos homens.
    Então vamos lá: admiro muito o Pr. Renato, vez em quando vou lá no seu blog e leio tudo dele aqui no púlpito. Sou membro de igreja institucionalizada ainda (a minha tem até federação), mas desculpe pastor, a frase "ingelizmente… se reúnem nos lares", foi infeliz como argumento. E o Leo despachou uma afirmação contundente de que o oficialato cristão é o modelo bíblico de igreja.
    Sem querer ser Viola demais, nem Driscoll de menos, desde os tempos de Juan Carlos Ortiz sabemos que "oficiais de igreja" não refletem o espíirto do Novo Testamento. Eles serviam ao orpo, à Noiva.
    A defesa divinizadora da igreja institucional não é o melhor caminho. Talvez (e confesso minha ignorância e busca) o caminho seja a coragem de sanear o que existe hoje (mais evangelho, menos organização); considerar como irmãos os decepcionados e lhes permitir a busca; trilhar a vereda juntos (quem sabe, será possível?); separar em sabedoria os decepcionados dos simplesmente revoltados; e ter coragem de atacar algumas pragas do igrejismo, tais como: centralidade do templo, hiper-hierarquização das relações, morte da singularidade dos dons (parece que voltamos ao tempo do latim…).
    Precisamos buscar caminhos de cura, e não simplesmente detonar quem quer que seja que não concorda que a instituição seja a Igreja. Pois não é.

    Graça e paz, sempre.
    MArcus Vinicius
    http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/

  23. Somos a igreja de Jesus.

    Nós não somos perfeitos,
    Mas somos os únicos
    Eu sei que parece presunção
    Vangloria de cristão

    Mas nós somos os únicos.

    Que adora em Espírito e em verdade
    Que traz o coração Cristocentrico
    E não se mescla com outra entidade
    Reconhecemos nossas falhas
    Mas trazemos a dignidade
    De humilhamos a um só Deus
    E clamarmos por piedade.

    É a ele que adoramos
    Perante a ele nós choramos
    Seu amor nos enlouquece
    Somente a ele é nossa prece.

    Somos o cerne da igreja
    Somos cristãos evangélicos
    Suspiramos pela volta de Jesus
    Um povo que a cima de tudo
    Prioriza a sua luz
    Sei que existem os que são falhos
    O joio no meio do trigo
    Mesmo assim ELE é tão bom
    Que não os nega o abrigo.

    Não somos perfeitos
    mas somos os únicos
    que confia só na bíblia
    ela a base de nossa fé
    e Cristo o nosso único mediador
    somente ele é o nosso Senhor.

    Não blasfemos contra o Espírito
    Negando o que ela faz
    disto não somos capaz!

    Não fazemos de nossas obras
    O indulto de nossa salvação
    Nem prostramos perante as imagens
    Em louvor e adoração.

    Nós não odiamos Maria
    Ela foi uma santa mulher
    Temos por ela todo respeito
    Mas não a dedicamos a nossa fé.

    Nem inventamos outros santos
    Tirando-os do rio ou do mar
    Nós temos o Deus de Israel!
    A quem mais precisamos amar?!

    Ele invade nossas entranhas
    E nos deixa alucinados
    Ele vive e vive em nós
    Ele é o nosso Deus amado.

    Somente nele há salvação
    Ele é o dono do nosso perdão
    Retirou-nos da imundícia
    Deu-nos um novo coração.

    Nós não somos perfeitos
    Mas somos os únicos
    Isto não é presunção
    Somos a igreja de Jesus
    Buscamos apenas sua luz…

    Isto não nos torna melhores
    Nem tão pouco maiores
    Não somos melhores do que os outros
    Queremos sim através da nossa fé
    Tornar o melhor para os outros.

  24. "Organizar-se informalmente em um grupo de estudo nos lares é bom, mas quando abandonamos a estrutura convencional de igreja (com seus ministros e ministérios) para um modelo informal nos lares, estamos transformando a igreja em algo que ela nao é."

    Estrutura convencional da igreja???? O que você está querendo dizer com isso?

    Me desculpe mas isso se chama religiosidade!

    "estamos transformando a igreja em algo que ela nao é" ????

    E o que é a igreja? Uma instituição com CNPJ? Com lider e convenção nacional?

    Vai falar isso para alguem da igreja no Egito ou na China pra ver se tem algum sentido.

    Infelizmente a Igreja de Cristo foi tomada pela religiosidade como esta. A liturgia, os usos e costumes, o cuidado com o templo, são mais importantes do que Jesus e os seus mandamentos.

    Essa é a igreja do fim dos tempos….

  25. Até latim eu li neste artigo. É irônico que alguns reformados, 500 anos depois da Reforma, soem tão católicos:

    "Fora da Santa Madre Igreja (presbiteriana, batista, etc)não há Igreja …"

    Realmente, comprova-se que a história não muda, somente se recicla.

    Este artigo é somente um exemplo daquilo a que nos referimos quando falamos a respeito dos estragos que a institucionalização pode causar na mente das pessoas: confudem a Noiva de Cristo com seus vestidos e elevam os andaimes (estruturas religiosas) ao mesmo nível do Edifício de Deus, a ponto de na falta de algum destes elementos cosméticos já não conseguirem enxergar a Ekklesia. Lamentável. Um caso óbvio de MIOPIA ECLESIOLÓGICA.

    O governo da Igreja na pessoa dos presbíteros e diáconos, a oração, a leitura Biblica, a comunhão dos santos, etc, são elementos que podem ser nutridos fora das capelinhas e fora das instituições religiosas. O autor deste artigo e alguns comentaristas aqui falam a respeito de algo que desconhecem totalmente. Se pelo menos tivessem lido o artigo para o qual aponta o link postado logo no início do seu artigo, talvez poderia discordar com mais imparcialidade e de forma menos preconceituosa. Até mesmo a espiritualidade daqueles que se reunem nos lares foi questionada.

    Parece que o espírito medieval da "Santa Madre Igreja" anda solto.

  26. Caro Renato,
    Nós vamos ter que definir o significado do que é ser igreja segundo o Novo Testamento. O que foi dito dá a impressão de que: "fora da igreja não há salvação"! Pelo que a escritura diz é: "fora de Jesus é que não há salvação"! Será que devemos nos submeter à hermenêutica dos sentidos neopentecostal? Ou às teologias do Norte das igrejas históricas e tradicionais? Reconheço que não podemos desprezar a história, mas o que isso tem a ver com o evangelho simples de Jesus? Culto só acontece em um lugar específico? Nesta época pós-moderna em que há desprezo pela religião institucionalizada, precisamos muito mais do que uma religião ou denominação. Precisamos de Jesus. Precisamos estar juntos de pessoas que o adorem em espírito e em verdade. Não precisamos de tendas de Moisés ou tendas de Elias. Precisamos de Jesus e não sacralizar um lugar religioso.
    Igreja é a comunhão dos santos em torno da Pessoa de Jesus; Dependendo da “igreja” onde você “congregava”, o status era maior! Lembro-me de que pertencer à uma igreja Batista ou Presbiteriana era sinal de pessoa “fria”, “meio-crente” “intelectualizada” e etc. Se essa pessoa mudasse para a Assembléia de Deus ou alguma outra igreja pentecostal, mais “avivado”, “quente”, “menos letra e mais espírito” você supostamente seria ou teria! Nada mais enganoso, preconceituoso isso foi e é. Igreja não é prédio, denominação, CNPJ. Não vejo Jesus e os apóstolos fundando uma denominação evangélica com placa e tudo. Vejo Jesus como a Pedra de Esquina e nós como pedras vivas:"…Vós também, como pedras vivas sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios agradáveis a Deus por Jesus Cristo…"I Pe.4-6
    Jesus é maior que o Templo. Ele mesmo é o templo! Não acredito na existência dos "desigrejados"! Quem está conectado à videira verdadeira que é Cristo, não pode deixar de ser igreja! Ou você é igreja ou não é!!! O congregar é agregar juntos, não necessariamente em um LUGAR, para nos estimularmos ao amor, às boas obras, ser estimulado para a amizade, compromisso, cumplicidade e espontaneidade onde o culto acontece em todos os segmentos da nossa vida.

  27. Caros amigos,
    É possível sim, viver fora de 4 paredes da igreja instituição podendo desfrutar de koinonia e ser CORPO.
    É possível sim, ter salvação fora da instituição igreja fazendo parte apenas e suficientemente da Igreja Corpo de Cristo, reuna-se ela onde quiser.
    O que é isso irmãos??
    Vamos agora discriminar aqueles que não desejam sentir o 'fedor da arca'? (como mencionou o ir. na matéria).
    Vamos discriminar aqueles que fizeram a escolha de ter koinonia com os seus dentro de lares/salas ou onde quiserem??
    Vamos discriminá-los só porque não estão numa igreja institucional e não tem um pastor que possa dar a famosa "cobertura espiritual"??
    Vamos discriminá-lo porque eles não levam o dízimo e oferta a casa do Senhor, mas sim distribuem generosamente entre aqueles que necessitam?
    Olha, não é apenas o "número de escandâlos financeiros e sexuais ocorrentes nas comunidades ditas cristãs, o surgimento e a multiplicação de heresias escabrosas, o coronelismo e a ditatura "ex-cátedra" dos apóstolos do século XXI, além do relativismo de um tempo pós-moderno" que tem espantado gente boa de dentro das igrejas, mas sim a falta da vivência do evangelho dentro de tais instituições.
    Infeliz e inverídica a citação do autor: "igreja – estrutura imprescindível ao crescimento cristão onde a Palavra é pregada como também os Sacramentos são ministrados". Falta agora apenas defini-la como imprescindível a salvação…
    Imprescindível é viver o evangelho;
    Imprescindível é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo;
    Imprescindível é ter comunhão (dentro ou fora da igreja);
    Aprecio os artigos que voces tem escrito. Utilizamos, inclusive, vários em nosso blog (theopimenta1.blogspot.com), mas não espera ouvir que a igreja assim como ela é é o modelo bíblico???? que modelo é esse? que bíblia é essa?
    Desculpem irmãos, mas senti uma certa 'forçada' da parte de vcs para a institucionalização.
    Onde Jesus realizou seu ministério?? FORA…
    Independente disso tudo, manos, entendo que cada um tem a liberdade de seguir Jesus da forma como quiserem, apenas observando o Evangelho.
    Lamento pela posição discriminatória do artigo.
    Se você, leitor, quer viver sua vida DENTRO da igreja instituição e percebe que isso faz bem a você? Ótimo… permaneça lá e seja abençoado e feliz…
    Se você, leitor, quer viver sua vida FORA da igreja instituição e percebe que isso faz bem a você? Ótimo… permaneça assim e seja abençoado e feliz.
    No entanto, lembrem-se: DEVEMOS FAZER PARTE DA IGREJA CORPO DE CRISTO e faremos isso seguindo a SUA Palavra.
    No mais irmãos, vamos nos preocupar em viver o evangelho e alcançar as pessoas através do Amor de Jesus.
    Amo vcs, igrejados ou não igrejados
    Théo Pimenta
    http://theopimenta1.blogspot.com

  28. Nunca vi na História da Igreja Primitiva a palavra templo como sinônimo de igreja, nenhuma foi erguida por pedreiros ou artífices do ramo da construção civil. A linguagem usada: "Vos sois pedra viva, edificados sobre o fundamento dos apóstolos do qual Cristo é a principal Pedra de Esquina". Apesar de parecer com construção civil, a linguagem é toda metafórica e indica PESSOAS e não COISAS. Jesus não está interessado em carimbos, CNPJs, endereços físicos, telefones fixos e coisas semelhantes. Ele se preocupa com pessoas que lhe prestem culto racional, com entendimento. Foi mencionado no texto a questão dos ritos e outras coisas " …precisamos uns dos outros, precisamos da pregação da Palavra, da disciplina e dos sacramentos, da comunhão de irmãos e dos cultos regulares." Ora, em uma comunidade (que se reuna em lares por exemplo) não haveria ajuda de uns para com os outros? Penso que até em maior grau do que em uma denominação com cnpj. Não haveria pregação da palavra? Seria sem disciplina, uma bagunça? Excluo ambas as hipóteses. Não poderiamos ter os chamados "sacramentos"? Porque não? A ceia do Senhor não poderia ser ministrada? O batismo em águas para os que creêm em Cristo? Porque? Não haveria pão e vinho, comunhão, fé em Cristo habitando (não em templos de pedra) em nós? E no caso do batismo, não haveria lugar (batistério) ou água? Não haveria comunhão? Como não poderia haver? E os cultos regulares? Não podem ser feitos em lares, escolas, praças? O lugar importa? E o texto do Ev. de Joao 4?
    Precisamos de templo (em Jerusalem) ou montes (em Samaria)?
    Mais uma vez voltamos ao ponto inicial, para haver adoração, serviço, culto, são necessários adoradores e não lugares de adoração.

  29. A PAZ IRMAOS,vejo neste modelo(g-12),(g-7) ou qualquer G,mais uma artimanha do inimigo.Ninguem reclama de ficar em casa vendo futebol(eu nao reclamo, sou flamenguista,menos em dia de culto),nem de ver novela,big brother etc….(cultura inutil).
    Agora falou-se em frequentar os cultos no templo(pois a igreja somos nos)arrumam logo desculapas.Jesus expulsou os vendilhoes do templo,porem deixou sua igreja aqui na terra,deu ensinamentos aos apostolos,ao apostolo Paulo…Seria bobagens o que esta escrito nas cartas paulinas,entre outras do novo testamento????????????????????????Bispo,presbiteros,diaconos descritos nas cartas seriam pra que ???????????????????????

    No inicio das igrejas(denominacoes)nao comecou assim?Apos teve-se que providenciar um lugar maior para as reunioes,veja as historias de muitas denominacoes.Por que esta bobagem agora??????Sei que existe muita pilantragem no nosso meio(sempre havera)e creio que em pequenas reunioes, os pilantras tambem estarao la!!!!!!!

    O NEGOCIO E QUE O POVO QUER FOGO,PODER,BENCAOS,CULTOS SHOWS,PROSPERIDADE,CURAS,CURAS E MAIS CURAS,ADIVINHOES EVANGELICOS,OUVIR PROFETAS DANDO PROFETADAS,NINGUEM QUER METER A MAO NO ARADO,CARREGAR A CRUZ,SUAR O SANGUE.

    OS MARTIRES CRISTAOS SE PUDESSEM OUVIR ESSAS HERESIAS QUE APARECEM TODO O DIA, FICARIAM DESAPONTADOS DE TER DADO AS SUAS PROPRIAS VIDAS
    PELA CAUSA DO EVANGELHO !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    SOU BATISTA E SEMPRE SEREI BATISTA !!!!!!!!SEMPRE NO TEMPLO E FORA DELE !!!!!!!!!!!!!!

    DEUS NOS ACUDA DAS HERESIAS E APOSTASIAS !!!!!!!!!!!!!!!

  30. Graça e paz, MArcus Vinicius.
    Parabéns pelo comentário.
    Estou assinando embaixo. E, preocupado com o velho púlpito que sempre foi bom de visão, mas que agora pisou na bola. Mas felizmente ele tem crédito.
    Shalon
    Luiz Clédio

  31. Geovane: observei muitas críticas, porem muitas pessoas saem das igrejas porque não querem se submeter a uma liderança, outros porque sofreram abusos de liderança. Acredito que a melhor opção seria procurar uma igreja séria, mas procurar mesmo, não entrar na 1° e já ficar deve-se observar, após observar assumir um compromisso com a IGREJA, mas lembre-se procure uma IGREJA séria.Um abraço Geovane B. A.

  32. Com todo o respeito, mas esse é um texto indigno da capacidade do Renato Vargens. Senão, vejamos.

    O autor, para defender as igrejas institucionais diz que "a Igreja de Cristo é uma instituição de origem divina". Sim, de fato a Igreja é uma instituição superior aos homens, mas as igrejas são sem sombra de dúvidas instituições humanas. O autor mistura os conceitos de "Igreja" (corpo místico do Cristo) com o de "as igrejas", fazendo estas últimas passarem-se erroneamente pela primeira. Uma falácia, um pensamento viciado.

    Ele prossegue afirmando que "além disso, a igreja é a 'communion Sanctos', lugar de comunhão e relacionamento com Deus e com os homens cuja característica principal é o amor". Lindo na teoria, mas totalmente falso na cansativa e decepcionante prática da convivência entre os ditos "irmãos".

    "A igreja é também um local de compromisso com Deus e com os eleitos de Deus, o que faz dela uma estrutura imprescindível ao crescimento cristão onde a Palavra é pregada como também os Sacramentos são ministrados". O compromisso com Deus, bem como a salvação, é individual, pessoal, e não pode depender da estrutura de uma denominação para acontecer e se manter.

    Na minha opinião, a pior parte do texto foi subscrever o velho jargão de crente: "Igreja é como a Arca de Noé, lá dentro o cheiro pode até ser insuportável, no entanto, é bem melhor estar dentro dela do que fora. Para os covardes, os fracos e os acomodados, provavelmente sim. Mas, para aqueles que preferem desenvolvar e cultivar uma espiritualidade sadia, adulta e "fora da gaiola", é bem melhor sair do "fedor santo" da "arca" e enfrentar o mundo lá fora, com seus "fedores" nada santos, mas também bem menos hipócritas…

    Abraços, Léo e Renato Vargens.

  33. Havia esquecido de citar essa passagem, mas para agradar aos ouvidos, aos olhos e às mentes religiosas de alguns, cito o Evangelho de Cristo na abordagem de Marcos 9:38-40, onde diz:

    "38. E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue.
    39. Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim.
    40. Porque quem não é contra nós, é por nós".

    A passagem acima é autoexplicativa, mas vou apenas dizer algumas palavras. Trazendo para os nosso dias seria algo como: "Senhor, vimos uns caras que se reunem em suas casas, dizem que te seguem, cantam louvores e tudo mais, só que não fazem parte de nenhuma denominação evangélica. Faz com que eles parem de fazer isso, pois não frequentam nenhuma igreja de cimento e tijolos"… Ao que Jesus lhes diria: "Deixa eles, porque eles fazem parte da verdadeira Igreja, aquela composta por todos quantos aceitam o meu sacrifício e carregam cada um a sua cruz, seguindo os meus passos…"

    Abraços.

  34. Cara, você é meio fraquinho… vai ler um pouquinho mais os livros de Paulo. "O que é, é".. Não tem conversa… Você é como uns amigos meus… Ahh.. a IURD rouba, mas tá nos presídios… resgatando vidas…aff.. os espíritas fazem isso e eu os admiro por isso.. Mas eles o fazem para não nascerem cachorros na próxima vida, assim como a IURD faz pra se promover. Sério mesmo é de uma tremenda ignorância achar que é melhor com ela do que sem ela… Deus usou uma mula… Se pelo menos o evangelho fosse pregado, mas não é! Conheci o blog por agora, mas o melhor do blog são os comentários.. você tem ótimos leitores, mas , pelo que vi até agora, você é fraquinho demais… Essa foi triste! Jesus entrou no templo pra sair dando voadeira dupla naquele bando de fariseus! Que pra falar a verdade são santos perto do que temos hoje por ai… A Igreja somos nós! Vou continuar leitor por causa dos comentários… Os caras são muito bons.. (essa da arca de noé foi fraquinha) Deus te abençõe, mil abraços irmão, já dei uma rodada por aqui e vi que tem posts excelentes, mas nada que se compare aos leitores.. Igreja nas casas é igreja.. Onde há o verdadeiro evangelho há a igreja! PS: Tem muita gente boa nas "igrejas" mas que não tem coragem de sair ou estão acomodadas.. ouvem uma pregaçãzinha meia boa, comem uma pizza depois do culto e vão pra casa… Meros espectadores de vendilhões ou de homens que até podem ter alguma caráter, mas tem zero de coragem.. Seja um profeta no deserto meu amigo e não compactue com isso que vemos por ai (em todos os lugares). Se uma igreja desvia o caminha 1cm do verdadeiro evangelho, já se torna fétida, mas não o cheiro da arca, mas um cheiro que satanás adora e vai adorar abraçar certos pregadores..

  35. Pastor Jaime Alves

    Depois de ler seus versos
    Não resisti em pegar
    Minha viola empoeirada
    P'ra num cordel bem popular
    Falar em prosa rimada
    Sobre a arte de igrejar.

    Na igreja é proibido
    De certos temas falar
    Mas aqui é permitido
    Tudo pode-se perguntar
    Num modo bem divertido
    Do que se assiste por lá.

    Só se fala de pecado
    Na igreja e seu espaço
    Mas o Deus humanizado
    Está aqui no cyberespaço
    Por todos muito estudado
    Sem cai-cai, e estardalhaço.

    Mentira, aqui se desfaz
    Trapaças que todo tempo
    São pregadas em Catedrais.
    Que tristeza ver um templo
    Virar chão de Satanás
    No seu maior passatempo.

    Crente aqui não tem cartão
    Pra ser membro virtual
    Comenta com o coração
    De uma maneira natural
    Sem ter medo de pressão
    De igreja e o seu curral.

    Deus aqui humanizado
    Faz-se irar o legalista
    Que em tudo vê pecado.
    Quem é esse moralista
    De um Jesus falsificado
    Que tem pose de artista?

    Carregando o seu andor
    E bradando o seu bordão
    Esse artista com ardor
    Quer matar o seu irmão
    Maltratando o pecador
    Por não querer sua unção.

    Vi aqui na blogosfera
    Debate muito inflamado
    Fera engolindo fera
    Por causa de um pecado
    Um de muitos, amigo era
    Foi por fim crucificado.

    Vi pastor pedir vingança
    Com arrogância, sem amor
    Vi outros com pujança
    Defendendo o pecador
    Que por ser uma criança
    Briga e brinca sem rancor.

    Vi maldade e aberração
    Em nome de Jesus Cristo
    Vi reteté e vi unção
    Como nunca tinha visto
    Pastor caindo no chão
    Gritando: “poder é isto!”

    Dentro do “cristianismo”
    Vi tanta macumbaria
    Vi circo e vi cinismo
    Vi foi muita zombaria
    Que até o ateísmo
    Dele se envergonharia.

    Se tu dizes que és crente
    E queres a volta da Lei
    Deixa essa fala indecente
    Que só tem Teologês
    Recebe a graça urgente
    Sem medo e com lucidez.

    Na blogosfera a Pandora
    Deu saída aos seus bobos
    Que de forma impostora
    Difamaram com arroubo
    O defensor da pecadora:
    A “ovelha em pele de lobo”.

    Na blogosfera tem gente
    Que quer trazer a censura
    Numa febre efervescente
    Pela tal da ditadura
    Não é crente, é descrente
    Viciado em linha dura.

  36. Paz, irmãos
    Este assunto é polêmico e não poderia me furtar em comentar sobre ele.
    Sabemos que o ser homano é falho, imperfeito, falível, ridículo e limitado, isto também inclui os pastores e dirigentes evangélicos.
    O joio grassa no meio do trigo, assim como as cabras e os bodes no meio das ovelhas. Somente no dia do juízo é que serão apartados e feito a filtragem, daí saberemos quem é quem.
    Como diz a bíblia, haveremos de ficar surpresos quando muitos "santos" forem reprovados naquele dia memorável.
    Não creio que a denominação em si, ou a placa de alguma igreja seja suficiente para salvar alguém do fogo do inferno.
    Se analisarmos melhor a verdadeira Igreja somos nós mesmos, e somos também o Templo do Espírito Santo.
    Nem por isso devemos abandonar os templos materiais, por culpa da imperfeição de alguns de seus líderes.
    Precisamos ter um referencial, pois se não estivermos ligados a algum ministério terreno, também não estaremos ligados nos céus com Cristo, no plano espiritual.
    O que temos que fazer é sermos radicais no tocante a sã doutrina, discutindo e confrontando as heresias com o evangelho, aceitando somente aquilo que for verdadeiro, santo e puro.
    Que Deus abençoe a todos.

  37. Marcus Vinícius,

    Quando eu disse que o modelo de igreja, composta por pastores, diáconos e membros era o modelo biblico de igreja, eu nao quis dizer que esta é a única característica de uma igreja biblica.

    Como escrevi em um comentário anterior, "desistir da liturgia e do modelo tradicional de igreja por causa de alguns pastores corruptos é o mesmo que jogar fora a água da banheira com o bebê junto".

    O problema da igreja contemporânea nao está na estrutura, mas no coraçao dos homens.

  38. Gabriel,

    Se você lesse menos Frank Viola e mais a bíblia, nao falaria uma bobagem dessas. Contudo, impossível negar que há aqui um embate de pressupostos: O meu é a biblia sagrada; o teu é teu proprio arbítrio.

    Neste caso, paciência…

  39. Chamar quatro paredes de "Igreja" é uma coisa totalmente estranha a palavra de Deus.

    Cada um daquele que creu em Jesus, é parte da Igreja de Jesus e Ele é o cabeça.

    Quando Jesus disse em Mt 18:20 "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles". Ai está claramente uma Igreja (Assembléia) reunida.

    Vejam que Jesus não diz onde devia ser a reunião, se era entre quatro paredes ou ao ar livre.

    Quem inventou igreja de paredes foi o homem. Aliás, não inventou, copiou do judaísmo. Só mudaram o nome de templo para igreja. Os católicos foram os primeiros a fazerem isso e os protestantes, evangélicos copiaram dos católicos.

    Jesus disse "IDE", Ele não disse "VINDE".

    Hoje em dia, muitas pessoas que se dizem pastores (tem gente séria, não confundam) são pastores "ungidos" por homens e não por Deus. Esquecem que pastor é um dom recebido do Senhor Jesus.

    Então esses "pastores" abrem um "igreja de quatro paredes", arrumam uns "corretores de Deus" e mudam o "IDE" para o "VINDE PARA A IGREJA".

    Já imaginaram qual seria a resposta do apóstolo Paulo ou Pedro, se alguém perguntasse para eles a qual igreja/denominação eles pertenciam??? Internariam a pessoa com certeza.

    Para se ter idéia do absurdo que é chamar quatro paredes de igreja, pense o seguinte:

    É a mesma coisa quando você passar em frente a um "Estádio de Futebol", apontar para ele e dizer: Isso (o estádio) é um time de futebol. Não esqueça que ele pode estar lotado ou vazio, ele é estádio (parede, construção ). O Time são os jogadores. E se for de madrugada isso, tem parte do time que está em uma apartamento dormindo, outro está numa festa, outro está em um bar, outro está no hospital. O time nem no estádio está.

    A mesma coisa é dizer que uma construção ou uma denominação é a igreja de Jesus.

    Quem tiver dificuldade em entender isso nunca leu o novo testamento.

    Outra coisa. Sabe quem defende a denominação como igreja? Os Nicolaítas, que são, as pessoas que dominam o povo através da religião. Vejam Apocalipse 2, que inclusive o Senhor Jesus os odeia.

    Ah! Ia esquecendo, quer ver um NICOLAÍTA na bíblia? Veja o que fazia Diótrefes em 3 João 1.9,10

    Eu tenho um livro muito bom que explica muita coisa sobre isso. (tenho em PDF e no WORD) e quem quiser me envie um email solicitando que é de graça. Rsrsrsrs

    sadoutrinaja@gmail.com

  40. Olha eu compreendo que algumas pessoas realmente não conseguem conviver com algumas coisas já corriqueiras da igreja, porém concordo com o Leo, e ao contrário do que alguns falaram a Bíblia tem SIM modelos de igreja, é só ler a Bíblia que vai se ver que ha sim modelos com todas as coisas que se compõem uma igreja, portanto é mais que claro que é importante congregar, alem do mais ninguém é uma ilha espiritual e que pode só compreender e praticar tudo da Bíblia, devemos compartilhar e receber dos outros.
    Além do mais algumas pessoas pegam textos isolados e acabam por criar coisas que justifiquem outras, no sermão aonde Jesus fala aos fariseus, ele claramente condena seu modo de vida, mas esclarece que as coisas que eles falam deveriam continuar sendo praticadas(Mateus 23.3 Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;), portanto a igreja pode sim ter tomado rumos não muito bons mas isso não nos credencia a afirmar que ela é má.

  41. O VERDADEIRA IGREJA
    DEFININDO O QUE É IGREJA
    A.O SIGNIFICADO DE EKKLESIA
    1."EKKLESIA" É A PALAVRA GREGA QUE SE TRADUZ "IGREJA".NO NOVO TESTAMENTO.

    (EK= PARA FORA/KLESIA= CHAMAMENTO OU CHAMADO).A IDEIA QUE CONTÉM A PALAVRA , EM SUA CONSTRUÇÃO ,É UM GRUPO CHAMADO PARA FORA.
    O USO DA PALAVRA EKKLESIA NO NOVO TESTEMENTO :
    UMA CONGREGAÇÃO LOCAL
    NO N.T.ISSO QUERIA DIZER UMA REUNIÃO EM CASA PORQUE NÃO HAVIA TEMPLOS AINDA.
    A IGREJA UNIVERSAL
    A IGREJA MISTICA
    A IDEIA BIBLICA DE IGreja
    " A IGREJA É UMA COMPANHIA DE CRENTES CHAMADOS DO MUNDO E HABITADOS PELO ESPIRITO SANTO DE DEUS ,CUJO PRINCIPAL MINISTÉRIO PARA COM DEUS É A ORAÇÃO E,PARA COM OS SEUS COMEMBROS (IRMÃOS),É A EXORTAÇÃO E A CONSOLAÇÃO"
    O FUNDAMENTOS DAS IGREJAS CRISTÃS É O MESMO

  42. Graça e Paz!

    "Caro leitor, alguém já disse que Igreja é como a Arca de Noé, lá dentro o cheiro pode até ser insuportável, no entanto, é bem melhor estar dentro dela do que fora."

    Depois de uma afirmação dessa, prefiro ser budista…

    A Igreja de Cristo tem um cheiro insurportável?!?!

    Percebe-se claramente a confusão do autor do texto na sua argumentação, ao não diferenciar Igreja fundada por Jesus e essa "igreja" institucional, que em nada lembra Jesus e o Evangelho.

    Uma grande pisada na bola, este artigo, mas o "Púlpito Cristão" tem crédito…

    Um abração!

  43. Leo, eu não leio Frank Viola. Comecei a ler um livro dele, mas nunca terminei. O modelo Paulino/Romano eu tirei dos livros de História mesmo. Ao contrário de você, eu não tenho pressupostos absolutos (A "Bíblia Sagrada"), pois sei que ela contém o arbítrio de outras pessoas. Interpreto a história de acordo com o contexto, e ela me diz que Paulo imitou o modelo romano, inclusive citando ditados e leis da época como verdades de Deus.

    Mas já que você adora a "bíblia sagrada", então fica difícil conversar mesmo, pois para você não há interpretação, apenas enfiação guela abaixo de suas "verdades absolutas".

  44. Gabriel,

    Como disse anteriormente, há aqui um embate de pressupostos, e você acaba de deixar isso ainda mais claro:

    – Eu uso a bíblia; você se vale do seu próprio arbítrio.
    – Eu me deixo guiar pelas escrituras; para ti, vale o axioma "tua cabeça é teu guia".

    Neste caso, só me resta ter paciência…

    Abraço fraterno,

    Leonardo.

  45. Izabel,

    Muito bem! É incrível como algumas criaturas sao tao teimosas em admitir algo tao simples, como um modelo biblico de igreja, um corpo que se congrega em limites geográficos e possui um grupo de oficiais chamados por Deus para promover ensino, unidade e edificaçao.

    Se um grupo se congrega em casas, em células ou em templos… onde seja! – mas nao se permite guiar por este modelo, entao este grupo caminhará inevitavelmente para a anarquia. Isso é inevitável.

    Amplexos.

    Léo.

  46. Leo, o problema são estes axiomas seus: "Grupo de oficiais". Ora, aí já há uma falha com relação ao sacerdócio universal, pois se há alguém que é oficialmente responsável espiritualmente por um grupo, então ele é um sacerdote ao menos superior aos demais, o quê se configura como uma reafirmação do modelo antigo que foi abolido por Jesus. Essa é a base da instituição "igreja", e que eu rejeito abertamente. Foi isso que aprendi com Jesus.

    Se há um "modelo" a ser seguido, é o de Mestre-discípulo, no qual o discípulo aprende com seu mestre, como no caso de Paulo e Timóteo, mas o discípulo logo toma seu próprio caminho, e não vive eternamente sendo alimentado por seu sacerdote, que é o modelo de igreja atual (Gente que fica a vida toda na mesma igreja, todo dia, recebendo "alimento" do seu pastor, mas nunca sai, nunca vira sal na terra).

    Mas eu sei, largar o osso é difícil…

  47. Alguns dizem pra encontrar uma igreja séria… Estou cansada de pregações superficiais e adocicadas, cheia de psicologias. Estou cansada de tantas distrações na igreja. Não aguento mais ouvir a lista intermiavel dos aniversariantes da semana. Não aguento mais piadinhas no meio da pregação que nos distrai da reflexão. Não aguento mais tantos comentários sobre futebol no meio da pregação. Não aguento mais tantos cultos temáticos: Dia do amigo, dia do trabalho, dia das mães, dia disso e daquilo. Não aguento mais tantos "eventos" na igreja. Não aguento mais pregações superficiais, onde o homem é o centro e pouco se prega sobre arrependimento, pecado e prática da palavra. Estou cansada… Tenho sede e fome da palavra de Deus e saio do culto do mesmo jeito que entrei. Sedenta pela palavra… Comunhão dos santos ??????????? As pessoas mal se olham, não sabem acolher os que chegam, muitas vezes feridos e decepcionados. É cada um por si. Igreja não pode ter um fim em si mesma. Eu sonho com uma igreja onde as pessoas realmente se importam com o outro e desejam mudar a realidade fora da igreja.

    IGREJA NÃO PODE SER SOMENTE ENTRETERIMENTO DOMINICAL.

    Patrícia

  48. Engraçado que comentam sobre igreja etc… MAS NINGUÉM DIZ QUE JESUS ESTÁ FORA DA IGREJA BATENDO NA PORTA DA IGREJA QUE ESTÁ FECHADA PARA JESUS.

    Vejam que antes ele andava no meio das igrejas:

    Ap 2:1 Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que ANDA NO MEIO DOS SETE CASTIÇAIS DE OURO.

    Os castiçais são as igrejas. Veja em Ap. 1.20

    E na última carta a Sétima Igreja (O SÉTIMO ESTÁGIO QUE A IGREJA IRIA PASSAR, A DE LAODICÉIA) e que é o atual momento da igreja cristã olha o que Ele diz:

    Ap 3:20 EIS QUE ESTOU À PORTA, E BATO; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

    Engana-se quem pensa que Jesus está dentro desses sistemas religiosos. Dessa BABILÔNIA de DENOMINAÇÕES.

    Quando Paulo escreveu para os Hebreus que eram judeus convertidos (NÃO ERAM GENTIOS), mas continuavam dentro do sistema religioso judaico. Olha o que o apóstolo manda em Hebreus 13.12,13

    Hb 13:12 E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta.
    Hb 13:13 Saiamos, pois, a ele fora do ARRAIAL, levando o seu vitupério.

    Ele manda sair fora do arraial religioso, sair para Cristo.

    Me digam… porque Jesus está fora da igreja betendo na porta????????????????????????????????

    Se quiserem saber mais enviem um email:

    sadoutrinaja@gmail.com

  49. Gabriel,

    Você está confundindo "sacerdócio universal" com "ofício ministerial". Todos os crentes sao sacerdotes, mas nem todos sao pastores, ou evangelistas, ou mestres:

    "E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?" – (1 Co 12.28-30)

    Nao confunda sacerdócio universal com carisma e ministério. O fato que todos sejam sacerdotes (1Pe 2.8) nao confere a todos o mesmo "charisma" (dons), nem o mesmo ofício (ministério/diakonia). Infelizmente, falta-te doutrina e bom senso para manter este diálogo em bom nível. Faltam também argumentos para sustentar suas posiçoes, as quais infelizmente (até aqui, ao menos) nao passam de falácias.

    Quanto à referência a "largar o osso", penso que você nao poderia ter sido mais babaca. Nao vou mencionar quantas oportunidades deixei para abraçar o ministério em tempo integral, porque além de ser uma va glória, isso nao é da sua conta. Me limitarei a fazer um convite a você, moleque mimado, a vir aqui onde estou e "roer o meu osso" pra ver se você aguenta. Talvez assim, após voltar acovardado e com o rabo entre as pernas, você entenda a verdade evidente que estou tratando de te ensinar: "Nem todos temos o mesmo ministério, nem os mesmos dons".

    Amplexos.

    Léo.

  50. Uma pergunta bem simples para refletirem sobre a denominaç~~ao que estão.

    1ª Situação:

    Se todos os fiéis da denominação pararem de dar o dízimo e as ofertas, não ter mais dinheiro. O que acontece? A igreja fecha ou não?

    2ª Situação:

    Se continuarem os dízimos e as ofertas, porém o Espirito Santo "sair da denominação", a denominação fecha ou não?

    Se a primeira pergunta a resposta for FECHA, e na segunda for NÃO FECHA…

    Acorde que você está em um CLUBE, E NÃO NA IGREJA DO SENHOR

  51. A igreja atual viro uma loja, ou melhor um comércio,ou quem sabe ate um banco, menos igreja, la o DEUS que eles cultuam pede que se de alguma coisa a esse Deus, para que se possa recebe alguma coisa em troca, se esta criando uma turma de segui-dores interesseiros em coisas materiais, igrejas que tenho serias duvidas se realmente são cristã, ate porque de cristianismo pouca coisa seguem, ficam mais ligadas em ensinamentos, judaicos la do velho testamento, so usam novo testamento, quando alguma coisa convém,tipo para falar em cura, prosperidade e coisas do materialismo religioso, pouquíssimas são as igrejas que realmente estudam a bíblia,como por ex as epístolas de Paulo, enfim estamos, isso não vem de hoje, vivendo um falso cristianismo, uma tremenda salada de frutas, que so esta cada vez mais enriquecendo, isso que chamam de igreja, que não passa de uma tremenda empresa de fraudulentos.
    BOM, claro que nem tudo esta perdido, vamos torce para que essas pessoas que estão servindo a deus em espírito e em verdade, ainda que no lar, consigam formar uma igreja, ou ao menos se integrar a uma igreja que mesmo que com as suas imperfeições sirvam a Deus com sinceridade.

  52. Gabriel,

    Cometeu um grande erro ao contestar o ofício e o ministério do Léo. Nenhum de nós aqui tem hoje "bagagem" pra falar do trabalho do Léo Com o PEPE no Peru. Em meio a ameaças de guerrilhas, desertos, comidas estranhas, gente de cultura diferente e com pouco sustento realizando uma grandiosa obra. "Largar o osso" é grosseiro, porque assim vc trata a pessoa como um cão. Verdade seja dita, nessa você vacilou feio.

  53. A igreja não salva e nunca salvou a ninguém. Quem é o Salvador dos homens é o Senhor Jesus Crsito. Cabe a igreja ensinar o caminho da salvação. O que, infeslizmente, a maioria está fazendo muito mal e porcamente. Que me perdoem os pastores, que tanto se esforçam na obra, porque sei que vocês graças a Deus existem! Mas a maioria está distorcendo tudo, e me parece que intencionalmente.

  54. Com tantas Bíblias disponíveis, com tantos pastores com imensos rebanhos, e o que podemos constatar é que as ovelhas, estão andando prá lá e prá cá, sem saberem aonde ficar, porque grande é fome delas. Grande é a fome da Palavra de Deus, apesar de tudo. Ovelhas precisam de capim fresco. Ovelhas não comem bosta.

  55. Concordo com o irmão Gilson. A igreja pode ser bem organizada nos lares – com ministros, ceia, batismo. Só que cada lar deve ter um número limitado de pessoas. Daria até para sustentar aqueles que pregam verdadeiramente o evangelho – sem mansões e limusines, é claro! Sendo as contribuições segundo o coração de cada um. Sabe de uma coisa, esta é uma boa maneira de ver os lobos darem no pé. O pr Merlin Carothers, por um período, organizou a igreja nos lares, quando o templo foi roubado por outro pastor. Ele disse que foi uma bênção!

  56. Leo, em momento nenhum eu tirei seus méritos pelo seu trabalho, e sei que você o faz com o coração. Quando disse "Largar o osso", eu estava pensando ba igreja institucional que crê ter a resposta e o domínio sobre as almas das pessoas, principalmente quando diz que fora dela é impossível o homem ter uma espiritualidade sadia. Isso foi uma característica marcante da igreja católica (e ainda o é), e eu me espanto em ver protestantes afirmando o mesmo.

    Quanto aos agrumentos, você continua citando Paulo para sustentar a questão das hierarquias, e eu tenho um pé atrás com ele. Talvez um dia eu consiga entender, quem sabe, mas por enquanto para mim Paulo estava apenas repetindo o modelo que conhecia.

  57. Prezado Leonardo,

    Achei interessante sua colocação quando diz: "Venha ver o que eu faço.". É uma justificativa interessante.

    Quando o Gabriel disse sobre "não largar o osso" ele está se referindo aos "pastores" que criticam todo sistema "cristão invangélico", como vejo no Púlpito Cristão, porém, não passam de cópias destes criticados.

    Sei que você pegará textos como "O obreiro é digno do teu salário", que "Paulo ganhava uma grana pra pregar", etc. e tal, porém, saiba que os cristãos SEM IGREJA tanto criticados TAMBÉM DEDICAM sua vida INTEGRALMENTE ao EVANGELHO e não ganham salário, muito menos justificam dizendo: "GABRIEL, CARAMBA, VOCÊ NÃO FAZ IDÉIA DO MEU TRABALHO E MEU MINISTÉRIO, EU TRABALHO PACAS VÉI".

    Esse é o problema, o não largar o osso é isso, você faria o que faz sem receber?

    Aí você me dirá: "Mas eu tenho que viver", mas você trabalharia para JESUS em troca somente de alimentos? Pois ele disse que não faltaria o suficiente para o sustente, mas não, não sei como é teu caso, mas, muitos não largam a "igreja" (seria osso?) porque não tem profissão, ou se dedicaram A VIDA TODA à ELA, à "igreja".

    Sinceramente, Se analisar um pouquinho mais tua BIBLIA, verás que PAULO, fugiu BASTANTE dos princípios apresentados por JESUS.

    Os discípulos já erraram com a instituição dos diáconos, daí pra frente a MERDA começou.

    Continue SEU TRABALHO, viva do seu digno salário, mas não venha dizer que EU ESTOU ERRADO POR NÃO VIVER ENCLAUSURADO.

    Um grande abraço em nome de CRISTO,

    Aquele que nos chamou para VIVERMOS FORA DO TEMPLO,

    Evaldo Wolkers.

  58. Acreditem ou não conheço missionários que poderiam estar com empresas ganhando em torno de R$ 30 mil por mes liquidos e estão em campo evangelizando e as vezes passando necessidades de papel higienico e pasta dental, pois mesmo se tivessem dinheiro lá não teriam onde comprar.

  59. Tambem estou no momento sem igreja(denominação), e concordo que o que se vê na maioria das instituições está longe de ser satisfatório, mas é inegável que mesmo com todas as falhas, Nesses locais pessoas são salvas, libertas, curadas e são instruidas, pelo menos nos princípios rudimentares, do evangelho.
    Penso que cada um individualmente deve orar pedindo direção ao Espírito Santo sobre o lugar, ou a forma, de se exercitar sua vida espiritual; quem estiver sendo sincero, (não apenas um revoltado, ressentido, que procura ver defeitos, e só defeitos, em tudo e em todos),a esses, os sinceros, Deus mostrará o caminho.
    Exercitar a vida espiritual é primordial, e a isso muitas vezes as instituições se colocam como empecilhos. Se um grupo de crentes ( me refiro a pessoas preparadas pra isso),se reúne pra orar ou evangelizar fora das reuniões oficiais da igreja, principalmente se tiver participação de pessoas de outra denominação, isso é mal visto pelos líderes; alguns até concordam, desde que não prejudique a frequencia nas atividades de rotina…, convenhamos, uma alma salva vale muito mais do que a presença de um crente(liberto e livre de enfermidades) a mais num culto onde se enfatiza a libertação e a cura, ou num culto cujo sermão pregado terá quase nenhuma aplicabilidade prática na sua vida
    Vemos igrejas, principalmente as mais tradicionais, cheias de crentes vazios espiritualmente, voltadas para o seu ego e seus anseios materialistas, embora conheçam a bíblia tanto que já se acostumaram com ela, A palavra não faz mais efeito na sua vida, não desperta a fé ou o amor que é o grande mandamento para o cristão.
    No momento estou sem vínculo denominacional, visito igrejas quando sinto necessidade, participo de ceia nas que tenho oportunidade, mas, principalmente, toda semana realizo cultos evangelísticos e de oração em algum lar, e algumas pessoas estão se convertendo e se firmando na palavra através desse trabalho, que ainda estamos reunindo em grupo muito pequeno – pode vir a crescer, Deus o sabe -; mas o que importa é estar obedecendo a vontade de Deus, não fugindo dos princípios bíblicos. Posso vir a realizar esse trabalho vinculado a alguma denominação, ou pode Deus vir,através desse trabalho, a estabelecer um grupo independente, mas não desunido dos demais cristãos; grupo sobre o qual eu não teria domínio como "dono fundador", e nem tenho nenhuma pretensão de obter salário.
    Mas, não pretendo ser exemplo para os demais "sem igreja", cada um busque a direção de Deus para a sua própria vida; mas, ser "crente em casa", inativo na obra de Deus e no exercício de sua vida espiritual, não vai
    resolver nada; Além do mais, há muitas igrejas (não perfeitas), em que podemos viver uma vida cristã saldável, mesmo porque isso depende muito mais de nós mesmos do que da igreja.

  60. Na verdade é que os cristãos que estão recebendo de DEUS a revelação do que realmente devemos buscar e seguir, de maneira nenhuma continuará dentro das igrejas filhas da grande inimiga de DEUS, a igreja católica romana e suas dissidentes, as protestantes e evangélicas.
    Pois todas seguem doutrinas de homens como de Constantino e outros.
    Só peço a DEUS que as novas gerações aprendam à ler a Palavra e pesquisar sobre os assuntos sem pré-julgamentos, sem tomar partidos de denominações ou correntes teológicas. Mas que vejam a revelação divina e simples da VERDADEIRA PALAVRA DE DEUS.
    Pois muita coisa que existe hoje nas igrejas são abominações aos olhos do PAI.
    Paz no amor de CRISTO.

  61. Renato, Igreja são todos os discípulos de Jesus com ou sem denominação, o local não importa e sim em qual fundamento se reunem.

    Seus argumentos foram:
    " a igreja é a "communion Sanctos" , lugar de comunhão e relacionamento com Deus e com os homens cuja característica principal é o amor.

    Junta-se a isso o fato de que a igreja é também um local de compromisso com Deus e com os eleitos de Deus, o que faz dela uma estrutura imprescindível ao crescimento cristão onde a Palavra é pregada como também os Sacramentos são ministrados."

    Onde você aprendeu que estas coisas precisam de uma placa de igreja, por acaso você não vive estas coisas fora do prédio da sua igreja?

    Porque a comunhão e o batismo não podem ser feitos fora das igrejas de tijolo institucionalizadas?

    Para manter o rebanho num arraial onde apenas lá seja tirada a sua lã?

    Errar é humano, permanecer não. Francamente, você tem a humildade para me responder?

  62. A PAZ AOS REMIDOS EM CRISTO JESUS.PARECE QUE ALGUMA COISA SAIÚ ERRADA COM OS AUTORES DESTE BLOGER "PÚLPITO CRISTÃO" E SEUS BLOQUEIROS APOLOGÉTICOS ESTÃO VOLTANDO ATRÁS DO DIZIAM SOBRE SER CONTRA O DÍZIMO-SOBRE A IGREJA INSTITUCIONALIZADA ETC,ETC…QUE ESTÁ HAVENDO COM ESTES QUE QUERIAM COLOCAR SUAS TEOLOGIAS E AGORA VOLTAM ATRÁS?…ESTÃO ERRADOS OU SE ARREPENDERAM EM NÃO SABER EXPLICAR EM COMO DAR RESPOSTAS A QUESTÕES TÃO COMPLEXAS OU QUER DESCOBRIR;QUEM TEM AUTORIDADE PARA DIZER QUEM É OU NÃO UM CRENTE INSTITUCIONALIZADO ,OU que;SOMOS TODOS CRENTES EM CRISTO EM UM SÓ CORPO?(1 COR 12:12),..SEI que BUSCO VIVER PELO ESPÍRITO SANTO que me ensina TUDO (João14:26) e ,NO QUAL JESUS DISSE E ENSINA QUE…A minha doutrina não é minha, mas DAQUELE que me enviou.(joão 7:17-17)…ao nos reunir-mos como igreja(ekkésia=separados)usemos a Palavra de Deus -a Bíblia,e se tiver em conformidade;a pessoa pode ter Comunhão Plena com aqueles irmãos tanto na "igreja institucionalizada" como com grupos cristão que buscam viver em Obediência a Palavra de Deus.Comunhão é uma questão de conhecimento e busca viver orientado pelo Espírito Santo através de: Fé+Paz+Amor+submissão a Palavra de Deus que leva a ter: Harmonia-alegria-felicidade-saúde fisica e espiritual – prosperidade em todas as áreas,e que mostra e reconhece os verdadeiros Chamados/Escolhidos(Judas 1e2) e que reconhece pelo mesmo Espírito; os ministérios(em grego é = Tarefa)as são "igrejas institucinalizadas" no nome de Deus."Atenta para o ministério que recebestes no Senhor para que cumpras.(Coloss 4:17)Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.(Rom 11:29)Deus não é homem,para que minta;nem filho do homem,para que se arrependa:porventura diria ELE,e não o faria? ou falaria,e não o confirmaria?(Núm 23:19)Deus confirmou a vinda do Espírito Santo ao dar seu filho para morrer na cruz por nossos pecados e nos dando um novo Testamento;o ministério da reconciliação(2 Cor 5:17-18)por isso devemos ter cuidado pois o espírito mundano causa dissenções nas igrejas:…somos cooperadores de Deus:vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.-JESUS é a pedra da esquina,que cada um que puser um fundamento veja como edifica sobre ELE.Porque ninguém pode pôr outro fundamento,além do que já está posto,o qual é Jesus Cristo.A obra que alguém edificou (ouro ,prata,pedras preciosas,madeira,feno,palha)nessa permanecer ,esse receberá galadão.Se a obra de alguém se queimar,sofrerá detrenimento;mas esse tal será salvo,todavia como pelo fogo.Não sabeis que vós sois templo de Deus,e que o Espírito Santo de Deus habita em vós?A nossa maior Missão é ser Os Pacificadores porque srão chamados Filhos de Deus. """VAMOS PACIFICAR E NÃO SEPARAR !-AMÉM!

  63. Bom nesse caso, os irmãos que não fazem parte de uma denominação estão corretos, uma vez que eles se reunam unica e exclusivamente no nome de Jesus!
    A igreja de Jesus Cristo não é uma denominação, antes é composta de todos os irmaos em Cristo Jesus, espalhados em todo o mundo, e podem se reunir em qualquer lugar no nome de Jesus, e ainda que sejam dois ou tres reunidos no nome de Jesus, ali Ele ser fará presente.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui