A palavra Shekinah está mesmo na Bíblia?

39
15648
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Marcelo de Oliveira

Assine o Blesss
É normal ouvirmos em nossos cultos, congressos, seminários, a palavra “Shekiná”. Desde adolescente ouço esta palavra na igreja. Pregadores a usam com freqüência. Os “ministros do louvor” têm o hábito de usá-la. Temos até um cântico muito conhecido: “Derrama a tua “shekiná” sobre nós.

Agora pergunto: De onde tiramos a palavra “shekiná”? O que significa esta palavra? Será “shekiná” uma expressão encontrada nas Escrituras?

Começando pela última pergunta, a palavra “shekiná” não é encontrada em nenhum lugar das Escrituras! Penso que você neste momento está perplexo. Esses dias atrás, pregando em uma grande igreja aqui em São Paulo, falei sobre isto no púlpito e imagine a reação do plenário, bem como dos obreiros. Após o término do culto, várias pessoas me pararam e diziam: “Pr Marcelo, já ouvi “pregadores de renome” falar isso! Faz tantos anos que ouço todos falarem desta palavra “shekiná”, será mesmo que o sr não está enganado?

Exatamente aqui reside nosso problema. Nós ouvimos os “grandes pregadores” falarem, e aceitamos tudo. Não procuramos pesquisar, averiguar, perscrutar. Tudo o que é novidade, e é falada por alguém de “peso”, nós aceitamos e logo começamos a falar. Falta em nosso meio, cristão bereanos, que analisam a cada dia as Escrituras, para verem se está correto ( At 17.11). Notemos que era Paulo que estava pregando! Homem de cultura invulgar, conhecedor de toda lei judaica, e acima de tudo, um dos maiores pregadores que o mundo conheceu. Ora, se Paulo teve que passar no crivo dos bereanos, o que dizer de nossos pregadores? Serão estes maiores que Paulo?

Mas voltando ao assunto da palavra “shekiná”, este vocábulo não aparece na Bíblia Judaica [ Tanakh] nem no N.T, sendo uma palavra derivada da raiz hebraica -נ -כ- ש (sh-k-n), cujo significado é “habitar”, “fazer morada”. Se perguntarmos a qualquer irmão, o que significa esta palavra, todos dirão: “a glória de Deus, presença de Deus”. Acontece que, “shekiná” não significa nada disso! O vocábulo “glória” no hebraico é “kavod” – o peso da glória de Deus.

A Shekiná, como uma idéia concreta, aparece só na literatura literatura rabínica, havendo somente “alusões” a esta presença divina, no meio do povo de Israel, na Torá, quando Deus disse ao seu povo :

וְעָשׂוּ לִי מִקְדָּשׁ וְשָׁכַנְתִּי בְּתֹוכָֽם׃: Ve Asu Li Mikdash Ve Shakhanti Betocham

– “e fareis um santuário para Mim, e habitarei no meio deles (dos israelitas)”[1];

“וְשָׁכַנְתִּי בְּתוֹךְ בְּנֵי יִשְׂרָאֵל, וְהָיִיתִי לָהֶם לֵאלֹהִים”

– “e habitarei no meio dos filhos de Israel, e serei-lhes por Deus”[2]; e

יְהוָה צְבָאֹות הַשֹּׁכֵן בְּהַר צִיֹּֽון׃

“o Eterno dos exércitos, aquele que habita em Sião”[3].

Conclusão

Vimos por meio deste singelo estudo que a palavra “shekiná” não está nas Sagradas Escrituras. Aprendemos também que “shekiná” não significa : glória, presença de Deus. Ela vem da raiz “shakhan” que significa – habitar, fazer morada. Esta idéia de “skekiná” aparece somente na literatura rabínica, onde os judeus cabalistas [4] começaram a usá-la a partir do séc XIII. Devemos estar sempre prontos a aprender e não ir além da Escritura. Foi o que Lutero disse para Erasmo: “A única diferença entre eu [ Lutero] e você [Erasmo] é que eu me coloco debaixo da autoridade das Escrituras, e você se coloca acima dela.

***
Marcelo de Olliveira é escritor, pastor, hebraísta e editor do blog Supremacia das Escrituras, um espaço dedicado à exposiçao das escrituras com ênase na exegese do texto hebraico

Notas:

[1] Exodo 25.8
[2] Exodo 29.45
[3] Isaías 8.18
[4] Cabala é um sistema religioso-filosófico que investiga a natureza divina. Kabbalah (הלבק QBLH) é uma palavra de origem hebraica que significa recepção. É a vertente mística do judaísmo.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

39 COMENTÁRIOS

  1. Muito bém pr. Marcelo! é isso mesmo. Mas porque será que ninguem quis comentar? Já sei! não é calunia ou comenários da vida ou ministério alheios. Parabens pelo comentário!

  2. Você está correto. A palavra skequiná não consta em nenhum lugar do AT nem Novo. Sempre que a palavra glória aparece é cabode!
    Pastor João A. de Souza filho

  3. Caros irmão em Cristo meu nome é Flavio, posso pedir um esclarecimento, pois vi postado (www.shekinah.org.br)uma outra tradução para a mesma palavra, como não tenho conhecimento do Hebraico, e fiquei preocupado, pois conheço irmãos que usam o termo, e tanto a forma como foi colocada pelo irmão é considerável como a do outro saite para quem não tem o menor conhecimento do hebraico e das tradições judaicas.

  4. Shalom!

    Prezado Pr Leonardo, quero agradecer a postagem do meu texto em seu prestigiado blog. Minha oração é que muitos tenham acesso à este singelo texto, e tornem-se verdadeiros cristãos bereanos (At 17.11).

    Um abraço, Pr Marcello Oliveira

  5. amado pastor estou muito confuso e muito difiçiu pra mim aceitar por favor eu preciso de um material com mais espricação pos existe varios ministerio com este nome eu pago o gasto eu so não aceito viver sem o verdadeiro conhecimento se o senhor puder me ajudar envie para meu e-mail maurobzs2010@hotmail.com

  6. Heloisa maria.
    O motivo de pesquisar o significado da palavra foi que visitei um site com nome Previna-se da marca, entre muitas informações há um sobre a palavra shekinah, fiquei estarrecida com que li, como os crentes
    de Beréia tratei de investigar, orar e buscar a orientação do Espirito Santo de Deus, para não errar por não conhecer e examinar as Escrituras.
    Se a palavra não existe no VT e no NT, e seu uso se deu após o século XIV, e só se encontra na Cabala judaica, isso é muito sério e particulamente para mim está na esféra do ocultismo.
    Grata pelas informações Deus os abençoem, em nome de JESUS.
    Sou membro de uma igreja Batista tradicional e o que importa é fazer a vontade de DEUS. AMÉM.

  7. É preciso esclarecer urgentemente porque boa parte dos evangélicos vêem pronunciando o nome “SHEKINÁH” em seus cultos e em suas orações, e, sem que o saibam, quando isso acontece, na verdade, não é a Deus que estão invocando, mas sim a uma “deusa”, uma entidade espiritual que identifica com todas “deusas” pagãs da fertilidade sexual! E como, nos países de língua portuguesa, são pouquíssimas as pessoas que sabem LER EM HEBRAICO, o resultado é que quase ninguém está sabendo disso.
    Na verdade o vocábulo “SHEKINÁH” se consiste uma palavra nova que foi criada pelos rabinos e introduzida muito tardiamente no judaísmo com um dos muitos nomes da famigerada demônia do misticismo judaico conhecida como LILITH. CUIDADO…Pesquisem mais sobre Schekinah,

  8. Na verdade o vocábulo “SHEKINÁH” se consiste uma palavra nova que foi criada pelos rabinos e introduzida muito tardiamente no judaísmo com um dos muitos nomes da famigerada demônia do misticismo judaico conhecida como LILITH.
    É UM TREMENDO ERRO USAR PALAVRAS DESCONHECIDAS, INEXISTENTES NA BÍBLIA, ACHANDO QUE É "MAMÃO COM AÇÚCAR" E QUE NA VERDADE PODE SER UMA INTRODUÇÃO APOSTATA E PAGÃ NAS IGREJAS. ESTUDEM MAIS!!!

  9. realmente eu estou em dúvida quanto o significado desta palavra.Eu também vi que shekiná é um nome de uma deusa mística,então como pode ser "habitar" ou "fazer morada"?

  10. Acho que palavras são palavras, e nada mais que palavras! Realmente, é chato saber que se está usando uma palavra, achando que a origem dela é uma, quando na verdade é outra. No entanto, para os cristãos que a estão usando aqui, no Brasil, nos tempos atuais, é isso que significa. Sagrado é Deus! Há algum tempo, por exemplo, muitas das palavras usadas por certos pastores, no púlpito, seriam consideradas uma afronta à santidade de Deus. No entanto, hoje, são palavras muito corriqueiras, já não causam mais as mesmas reações! E chamar Deus por "você", então? Nem pensar! O fato de uma palavra não constar na bíblia, não a torna pecaminosa e inutilizável.

  11. A Paz de Cristo, valeu pastor, precisamos estudar cada vez mais, Deus não tera ninguém por inocente, ´´e por isso que Ele manda examinar as Escrituras.

  12. Pr. Marcelo,

    Excelente matéria!

    Que tal fazer um outro estudo sobre a palavra Lúcifer (que, dizem, quer dizer anjo de luz) ?! …que também NÃO existe nem no AT nem no NT. Esse termo, Lúcifer, só existe na Vulgata Latina, que é uma versão traduzida dos textos originais para o Latim.

    Em Cristo,
    Octavio

  13. Acredito que tais discussões não acrescentam em nada ao Reino, além de criar polêmicas que trazem confusão e críticas entre irmãos e por parte de ímpios. A Bíblia nada fala sobre o crack ou cocaína, então seria errado pregar contra o uso dessas substâncias? Há uma grande obra a ser feita, grande o bastante para não se perder tempo com este tipo de discussão. Deus os abençoe!

  14. eu sonhei com uma frase em hebraico e no final tinha esta palavra … fui pesquisar e todos os significados foram positivamente extraordinarios…creio que o importante é em que sentido colocamos a palavra,alguns dizem que significa DEUSA, mas se for com o pensamento voltado a SUBLIME GORIA DE DEUS ele assim receberá!!! agradeço ao SENHOR pela glória dele à nós revelada.

  15. por favor pastor sou membro de uma igreja evangelica aqui de ribeirão preto -sp que se Chama Igreja Assembleia de Deus ministerio SHEKINAH, ao ver esses relatos fiquei muito preocupado e gostaria muito que o pastor me enviasse esse estudo para que eu levasse o assunto a diante com os membros da minha igreja, obrigado até aqui que Deus abençôe sua vida e da sua família

  16. Muitos pregadores só por estudarem um pouco de teologia se acham os donos da verdade,o que falta para os lideres brasileiros é pregar somente a palavra de Deus sem criar modismos e palavras que não existe, a Bíblia já foi traduzida e não precisa mas de nada,vamos pregar em nossa lingua,toda verdade ja estar escrita na palavra de DEUS.

  17. MUITO BOM, MAS OQUE VAMOS FAZER COM A PALAVRA "TRINDADE", ESSA PALAVRA TAMBÉM NÃO ESTÁ NA BÍBLIA E É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL NÃO FALARMOS ELA. E AGORA? A PAZ.

  18. Hoje msm estaria entoando um cântico q pronuncia várias vezes a palavra shekinah do Juliano Son e outra cantora…ficou linda as vozes porem antes desse momento queria me aprofundar na palavra da qual procuramos significado e a princípio encontramos habitação. …presença de Deus entre o povo….não satisfeita fui em busca de mais e foi assustador…obrigado….seu artigo me ajudou o seu e outros mais….

  19. o que tem aver e alem do q ta escrito com o pregar contra os vicios essa pessoa q dice q nao ta escrito sobre cocaina precisa descaraqterisar uma coisa da outra
    nao confandan as coisas emuito bom este estudo quero acertar e nao erra

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui