Entrevista com Walter McAlister: Bispo fala sobre os rumos da fé evangélica

21
187
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Durante muitos anos, a voz de sotaque inconfundível foi familiar aos crentes brasileiros: “Que Deus os abençoe rica e abundantamente”, dizia o fundador da Igreja Pentecostal de Nova Vida pelas ondas da Rádio Relógio Federal. O missionário canadense Robert McAlister, carinhosamente conhecido no Brasil como bispo Roberto, teve papel destacado na inserção do Evangelho entre as classes médias urbanas. A denominação que fundou ajudou a mudar o conceito da sociedade acerca dos evangélicos – e, passados dezesseis anos de sua morte, seu legado é incontestável. “Ele deixou um exemplo de seriedade e valorizou a vocação pastoral”, diz, com orgulho, seu filho e sucessor no ministério, Walter McAlister Jr.

Assine o Blesss

Mas os tempos e a Igreja Evangélica são outros. E Walter, mais do que ocupar o púlpito que um dia foi de Roberto, hoje é um analista do segmento no qual nasceu, cresceu e construiu sua carreira ministerial. Aos 53 anos, o bispo está lançando O fim de uma era (Anno Domini), livro no qual fala como observador e participante ativo do movimento evangélico nacional, com todas as suas facetas, crises e paradoxos. Mas a experiência própria não é a única credencial que ostenta – Walter, nascido nos Estados Unidos e naturalizado brasileiro, tem uma sólida formação acadêmica e teológica, que inclui os cursos de graduação e mestrado em disciplinas como psicologia e estudos bíblicos na América do Norte. Ordenado ministro do Evangelho em 1980, ele hoje é o bispo primaz e presidente do Colégio dos Bispos da Aliança das Igrejas Cristãs Nova Vida, entidade que agrega 140 congregações.

O quadro que emerge de seu livro não é animador. Walter prevê o fim da Igreja – não o corpo místico de Cristo, que segundo ele “nunca falirá”, mas o atual conceito de igreja no Brasil. “A Igreja Evangélica hoje não cresce, incha. A diferença é que um corpo, quando cresce, mostra saúde; já o inchaço é sintoma de alguma doença”, aponta. Como outros indícios desse mal, o bispo aponta a superficialidade, o mundanismo, a falta de ética e a corrupção. “Aliás, no que tange à corrupção do mundo secular, ela em pouco difere da que se alastra nos meios cristãos”, lamenta. Durante esta conversa com CRISTIANISMO HOJE, Walter McAlister admitiu que lhe dói o coração ver a situação da Igreja contemporânea: “Queria ser mais gentil. Mas há momentos em que se faz necessário e urgente dizer a verdade dura, mesmo que isso nos custe muito.”

CRISTIANISMO HOJE – Em O fim de uma era, o senhor analisa a Igreja contemporânea, e o quadro que traça não é nada animador. Trata-se de uma instituição falida?

WALTER MCALISTER – Não, a Igreja nunca falirá. Ela é o corpo de Cristo e consegue sempre atravessar os séculos, mesmo que seja por meio de um remanescente fiel. Mas O fim de uma era trata do conceito atual de igreja no Brasil, e este sim, está prestes a falir. Ela está à beira de uma série de mudanças que serão percebidas como o fim, se não da Igreja como um todo, certamente de um “sonho” ou de um ideal que hoje ocupa o imaginário cristão.

No livro, o senhor chega a falar até mesmo do fim do atual modelo de cristianismo ocidental. Caso esteja certo em seu prognóstico, o que virá depois dele?

Historicamente, o que geralmente se segue a épocas como a nossa é um período de perdas, perseguições e desencanto. Os que se preparam para tais épocas promovem reflexão, semeando para uma nova era de vigor e devoção. Em primeira instância, haverá muito choro, revolta e medo. Haverá quem vá perguntar o que deu errado e os que se calarão, pasmos pelas perdas. Muitos fugirão dos líderes desacreditados. As coisas podem piorar ainda mais. Mas há sempre a possibilidade de renovação em meio aos escombros. O remanescente fiel se voltará para Deus em oração. Haverá redutos de oração intercessória, contrição e comunhão.

Alguns demógrafos preveem que os crentes poderão ser metade da população nacional já por volta da década de 20 deste século. Poucas nações do mundo experimentaram avanço tão notável de um segmento religioso na história contemporânea, fato que é muito festejado por líderes evangélicos – e criticado por outros tantos, que não têm enxergado qualquer mudança significativa na sociedade a partir dessa maior presença evangélica. É um paradoxo?

A Igreja Evangélica no Brasil hoje não cresce, incha. A diferença é que um corpo, quando cresce, mostra saúde; já o inchaço é sintoma de alguma doença. A qualidade da nossa devoção coletiva caiu muito, embora os nossos números tenham crescido. Os que não veem mudança estão equivocados. Mudou muita coisa, sim. No livro, mostro que tanto a sociedade quanto a Igreja Evangélica visível se tornaram mais superficiais, mais fascinadas pelos meios, mais gananciosas – e ficaram menos éticas e menos sérias. Aliás, no que tange à corrupção do mundo secular, ela em pouco difere da corrupção que se alastra nos meios cristãos.

Cada vez mais pessoas famosas, como artistas e celebridades, têm frequentado igrejas, mas essa alegada conversão parece não interferir em seu comportamento. Qual o preço disso para a fé evangélica?

A fé foi banalizada e transformada numa filosofia vazia. Em grande parte, a Igreja perdeu a sua alma. O fato de celebridades afirmarem conversão sem o necessário fruto de arrependimento é o resultado direto, e mais visível, de uma distorção da mensagem cristã. Afirmar que uma profissão pública de fé é o suficiente para que alguém se considere salvo reduz o conceito da salvação a um momento de decisão apenas. Mas Tiago disse que fé sem obras é morta. Muitos chegarão a Cristo, no último dia, fazendo uma “profissão” de fé. Mas obterão uma resposta condenatória, por eles terem praticado o mal. Paulo disse que o justo viverá pela fé, mas também disse que haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça, conforme Romanos 2.7 e 8.

O senhor aponta os líderes evangélicos como grandes responsáveis pela crise da Igreja. Qual a sua avaliação sobre a liderança evangélica brasileira?

A liderança evangélica brasileira reúne de tudo um pouco. Ocupamos um espectro largo, que vai dos mais corruptos e hipócritas aos mais piedosos e angustiados com a situação atual. Há homens muito bons no Brasil que querem servir ao Senhor, mas são pressionados, qual Arão, a fabricar bezerros de ouro para agradar o povo e garantir, por exemplo, uma reeleição a seu posto. Mas também há lideres que vendem seus púlpitos a agendas políticas, ou pior, traem sua vocação sacerdotal se candidatando pessoalmente a cargos eletivos. Há mercantilistas que usam o Evangelho como desculpa para vender seus produtos na TV, enriquecer ou obter benesses de poderosos. Para eles, a Bíblia é um pretexto e não uma autoridade. São pessoas equivocadas ou corruptas, que criam igrejas vaidosas, vazias e superficiais. Por outro lado, há homens que se dedicam, de corpo e alma, ao serviço do povo de Deus. Não são famosos, mas estão dando sua vida em prol do rebanho do Senhor.

Por que a Igreja contemporânea tem abandonado temas antes considerados inegociáveis, como arrependimento, justificação pela fé, juízo de Deus, céu e inferno e segunda vinda de Cristo?

Porque essas não são mensagens populares. Elas incomodam aqueles que procuram na fé apenas um meio de alcançar bem estar. Somos uma civilização narcisista, uma sociedade que define o mundo a partir da sua própria vontade. Como já aconteceu inúmeras vezes ao longo da história da Igreja, a proclamação do Evangelho hoje rende-se muitas vezes às questões do dia a dia, da moda ou dos anseios da sua geração.

E quanto aos assuntos básicos da fé e da prática evangélica, como batismo, liturgia e pecado? Na sua opinião, as igrejas têm falhado no ensino?

A Igreja sofre, de modo geral, de um analfabetismo bíblico e teológico, bem como uma miopia histórica surpreendente. Pelo nível de ignorância bíblica que percebo na maioria dos cristãos, associado à ausência de piedade demonstrada pelo povo de Deus, eu diria que alguém está deixando a dever. Esse problema não acha sua fonte no rebanho, mas nos pastores. É bom lembrar que foram os líderes das sete igrejas do Apocalipse que foram cobrados pela condição dos rebanhos.

Evangélicos sempre criticaram católicos por suas concessões à religiosidade popular e às superstições religiosas. A Igreja Evangélica brasileira pratica hoje uma fé sincrética?

Sem dúvida! No que diz respeito à religiosidade popular, já ultrapassamos os católicos. Aliás, de uns tempos para cá, os católicos até estão copiando as nossas práticas populares.

É possível falar-se em unidade do Corpo de Cristo diante da infinidade de igrejas e denominações que existem hoje?

A unidade do Corpo de Cristo não é um projeto, é um fato. Ao mesmo tempo, Paulo disse que é necessário que haja divisões entre nós para que os aprovados sejam conhecidos, conforme I Coríntios 11. Logisticamente, a união institucional é impossível; sempre foi assim, desde a Igreja do primeiro século, com todas as suas divergências e ramificações. Todavia, há uma só Igreja. Quem a vislumbra como um todo vê algo estranhamente animador: há membros da Igreja invisível atuando em todos os arraiais. Há pessoas piedosas, devotadas a Cristo, com todos os seus defeitos, erros de doutrina e diferenças, que estão contribuindo para o crescimento do Reino de Deus.

Por que a evangelização clássica, aquela da visitação a lares e hospitais, dos cultos ao ar livre e do evangelismo pessoal, foi abandonada pelas igrejas?

Bem, não estou ciente de tal abandono. Há ainda muitas igrejas que visitam lares e realizam evangelismo em hospitais ou prisões. Acontece que a comunicação vem sofrendo uma revolução incrível. Talvez, no caso de cultos ao ar livre, eles tenham sido substituídos por novas formas de proclamação. Mas concordo que não há o mesmo zelo por almas perdidas que vi quando jovem. Talvez tenhamos nos tornados frios e sem compaixão pelos que estão se perdendo. É um fato triste e denuncia o esfriamento do nosso amor, inclusive pelo Senhor.

Pode-se dizer que o neopentecostalismo é um movimento de fé genuinamente evangélico?

Antes de tudo, é fundamental aqui definirmos bem os termos evangélico e neopentecostal. Primeiro: o termo neopentecostalismo não é para mim um conceito cronológico, no sentido de um movimento que evoluiu com o passar do tempo a partir do pentecostalismo e que, por isso, configuraria uma nova etapa do pentecostalismo. Nada disso. Quando falo de neopentecostalismo, refiro-me a algo que evoluiu a partir da invasão de valores neoliberais e materialistas na periferia do antigo pentecostalismo. O que resultou dessa mutação é uma espiritualidade formada em função de valores e anseios seculares, mundanos.

O que deu certo e o que deu errado no neopentecostalismo brasileiro?

O que deu errado é que eles acabaram formando valores anticristãos e levam pessoas a segui-los. Nesse caso, expandir esse tipo de fé não é nenhum mérito – na verdade, é um problema. O que deu certo – e eu não diria que “deu certo”, mas que funcionou – para o neopentecostalismo foi atender certos anseios das massas, no que se refere aos desejos dessa geração, e oferecer soluções fáceis, como qualquer profissional de marketing faria. O povo se sente explorado, impotente e vitimado. Assim, a oferta de uma certa ilusão de poder adquirido é tudo o que o povo quer. Por isso, os neopentecostais crescem numa velocidade impressionante.

A fé como produto de consumo, onde a bênção está diretamente ligada à atitude do devoto diante da organização religiosa, é a ênfase na mídia produzida pelos grupos evangélicos, particularmente na TV. É uma maneira legítima de divulgar a fé?

De forma alguma; é antibíblica, pois Deus fica em segundo plano, enquanto o cliente – o necessitado – fica em primeiro. Em vez de pregar submissão a Deus e confiança na sua vontade, que pode até se manifestar por meio de cura ou resposta a oração, vemos o benefício proclamado como o bem principal. Isso é idolatria. Além do que, a televisão em si é um meio comprometido e incapaz de formar conceitos cristãos. A presença de pastores na televisão é equívoco. Um equívoco bem-intencionado, mas ainda assim um equívoco.

A Igreja Cristã Nova Vida é neopentecostal?

Não a considero neopentecostal, como muitos a classificam, pois ela nem de longe compactua com esses valores e anseios. Somos “neo” por termos sido fundados há pouco tempo, em termos históricos, e somos “pentecostais” por crermos na continuidade dos dons manifestados no dia de Pentecostes. Mas não somos neopentecostais, pois rejeitamos essa espiritualidade mundana e todas as suas práticas. Na verdade, as origens da Igreja Cristã Nova Vida se reportam à Rua Azuza, em Los Angeles, em 1906. Meu tio-bisavô, R.E. McAlister, levou a mensagem pentecostal de lá para o Canadá, onde ajudou a fundar as Assembleias de Deus canadenses. Seu sobrinho, Walter – meu avô –, foi superintendente nacional durante os anos 50 e o filho dele, Robert, foi o nosso fundador. Fomos fundados, então, em cima dos firmes alicerces de Azuza e não de movimentos análogos posteriores. Assim, meu pai não “brotou” no Brasil com uma nova teologia inventada; ele deu continuidade à teologia clássica que vinha se desenvolvendo em seu país desde o avivamento de Azuza.

Seu pai, carinhosamente chamado pelos crentes brasileiros de bispo Roberto, teve participação direta na explosão do neopentecostalismo. Diversos líderes dessa corrente – Edir Macedo, fundador da Igreja Universal; Romildo Soares, que deu origem à Igreja da Graça; e Miguel Ângelo, da Cristo Vive – são oriundos da Igreja de Nova Vida e foram seguidores de Roberto. Olhando agora em perspectiva, como o senhor avalia este legado? Acha que o bispo McAlister cometeu equívocos em sua trajetória ministerial?

Todos cometem equívocos. Mas qualquer pessoa com um mínimo de informações não estereotipadas e superficiais sobre o bispo Roberto sabe que não se pode atribuir as práticas neopentecostais negativas aos equívocos do meu pai. Veja que muitos ex-católicos fundaram seminários evangélicos conceituados, mas ninguém aponta o papa como pai desses seminários. Ora, do mesmo modo, é um equívoco apontar meu pai como ligado diretamente a esses movimentos. O fato de a Nova Vida ter sido o lugar onde esses líderes começaram sua jornada cristã não faz de meu pai seu mentor. Basta ler seus livros, como O encontro real,Dinheiro – Um assunto altamente espiritual e Bem-vindo ao Reino de Deus, entre outros, para perceber que, mais de trinta anos atrás, ele já denunciava como negativas as práticas que depois se tornariam tão conhecidas e associadas ao mundo neopentecostal.

Por que a Nova Vida dividiu-se em duas correntes?

Porque houve quem não concordasse com a direção que dei à denominação após a morte de meu pai. Houve ainda quem vislumbrasse outro para sucedê-lo como primaz. Eles estavam no seu direito de achar isso.

Isso não foi resultado da descentralização administrativa, já que cada igreja local recebeu autonomia?

Bem, vamos considerar que ajuntamento de facções não constitui união. Ao darmos independência, cada um pôde escolher pertencer ou não. A união tornou-se muito mais legítima, uma vez que passou a ser uma questão do coração e não de um nome em comum apenas. A Igreja Cristã Nova Vida é uma associação voluntária de igrejas independentes, que afirmam o bispo primaz como o seu pastor. Mas cada pastor opta livremente por seguir minha liderança, que é pastoral em palavra e exemplo. Os líderes que não desejam continuar a andar conosco estão perfeitamente livres para sair, sem perder pensão ou plano de saúde, nem tampouco a sua igreja. A minha atuação, assim como a do Colégio de Bispos, funciona como numa igreja local – só que os nossos membros são ministros ordenados. Nós velamos pelo bem estar de cada pastor, pela ética, pela harmonia doutrinária e pela transparência e a responsabilidade fiscal. Os que desejam andar conosco empenham sua palavra de viver dentro desses parâmetros, afirmados anualmente na assinatura da Aliança das Igrejas Cristãs Nova Vida.

Uma reunificação das diferentes vertentes hoje faria sentido?

Isso não me parece plausível. Uma reunificação teria de passar pelas mesmas questões que nos separaram desde o início. Hoje existem muitas “Novas Vidas”, igrejas que saíram de nós e de algum modo mantêm o, digamos, sobrenome por se reportarem ao bispo Roberto como fundador. Não há planos para reunificá-las. Acho que seria como querer transformar o português, o espanhol e o francês novamente em latim. Muito tempo passou, doutrinas foram reavaliadas, posturas foram firmadas e cada linha de atuação acabou por se distanciar das outras. Embora tenhamos esse mesmo sobrenome, somos igrejas realmente diferentes.

As diferenças entre igrejas tradicionais e pentecostais já não têm a mesma diferença de outros tempos. É como se houvesse uma terceira via teológica, misturando as características dos dois grupos. O senhor acha isso bom ou ruim?

Para responder, é preciso analisar caso a caso. Há igrejas tradicionais que realizam cultos nos moldes neopentecostais. Não creio que isso seja benéfico. Pelo contrario, é um modus operandi esquizofrênico, pois nos cultos tradicionais essas pessoas abraçam as máximas da tradição, mas em determinados momentos abandonam essas máximas para desfrutar de métodos neopentecostais. Por outro lado, há pentecostais que estão se reavaliando. E, consequentemente, buscando trazer do passado práticas e noções bíblicas e benéficas que claramente foram perdidas durante a ruptura entre os tradicionais e os pentecostais, para não falar da ruptura que houve durante a Reforma Protestante. Concordo que houve uma mistura e creio que cada igreja seria muito bem servida pelos seus lideres se voltasse a valorizar suas próprias origens. Afinal, uma tradição não é uma prisão, e sim um lar.

O senhor diz em seu livro que se sente solitário no ministério. Quais os reflexos dessa solidão na vida de um ministro do Evangelho?

Essa solidão nos remete ao silêncio e a uma reavaliação constante de motivações. Ou vivemos perante a face de Deus intencionalmente ou buscamos nos outros a justificação de nosso ministério e nossa vida. O primeiro é um caminho difícil, mas necessário. O segundo é vaidade e correr atrás do vento.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

21 COMENTÁRIOS

  1. amei esta entrevista, eu tenho um blog cafescriba.blospot.com peço sua permição para publicar esta entrevista, sou um fã do pulpito cristão a um bom tempo, gostei muito da parte que diz que tem homens dando sua vida pelo rebanho do SENHOR e não são famosos, são anonimos, conheço alguns destes zéninguens que choram pelas almas perdidas.
    graça e paz

  2. Andei lendo seu blog e gostei muito, tem uma finalidade idêndita à do meu blog. Por isso, quero saber se você aceita Parceria, com troca de links. Se aceitar, entra lá no meu e coloca o código do meu banner aqui e me envia o código do seu, se não tiver banner, coloco o nome com link. Se aceitar, deixe a resposta no contato do meu blog, contento o endereço de seu blog. Um abraço.

    http://cristianismosemmaquiagem.blogspot.com/

  3. Muito bom. Se um não-evangélico disser 10% dessas verdades, seria acusado de caluniador e adjetivos semelhantes.

    Pena que Walter McAlister insiste no erro católico de utilizar o título de "bispo".

    Primeiro, "presbítero" e "episcopo" biblicamente são nomes diferentes para a mesma função, não dois degraus em uma hierarquia.

    Os cristãos autênticos podem e até devem ter hierarquia administrativa, mas jamais hierarquia espiritual como se houvessem níveis de espiritualidade.

    Segundo, o único título religioso aprovado por Jesus é "irmão".

    Tomara que um dia Walter McAlister declare que não quer ser chamado de "bispo", apenas de "irmão".

    Fora isso, ele faz muitas afirmações que os evangélicos em sua grande maioria deveriam ouvir se quiserem se tornar cristãos autênticos.

    atos17.blogspot.com

    * * *

  4. eu tive o privilégio de ter em mãos um livro do Bispo Roberto, alguns anos atrás, que analisava a possessão demoníaca: realmente, foi o melhor livro sobre o assunto que já li, e isso nos anos 70, criticando duramente os métodos e doutrinas que viriam a ser o mote da Casa da Benção, futura Igreja Universal e filiais
    Concordo com o Bispo Walter: o evangelho no Brasil "cresce" que nem pão, cheio de fermento bolorento: que Deus tenha piedade
    Abraços
    Armando Marcos ( Projeto Spurgeon)

  5. Paz, irmãos
    Gostei da análise lúcida e inteligente do Sr. Walter McAlister com relação aos rumos futuros da igreja evangélica no Brasil, e também creio que o "extraordinário" crescimento da igreja neopentecostal é uma síndrome virulenta, portanto uma doença e não um crescimento memorável. Este mal tem causado um inchaço crônico que pode levar a morte, digo, a extinção de muitas seitas.
    Temos que ser consciente de que Deus não necessita de dinheiro ou de bens materiais para o crescimento de sua obra, muito pelo contrário, necessita apenas de pessoas comprometidas que levem o evangelho corpo a corpo, boca a boca, não necessita sequer de prédios luxuosos ou tendas, mesmo porque ele não habita em "santuários" feitos por mãos humanas.
    Se lermos o Novo Testamento e o analisarmos e o entendermos, veremos que Cristo(Deus Encarnado) falando conosco, jamais disse que deveríamos nos preocupar com dinheiro ou coisas materiais para auxiliar na expansão do Seu Reino, portanto, nem a instituição necessita de dinheiro ou sequer prédio para um templo material, e nem mesmo que seus discípulos tenham carros luxuosos, mansões, aviões, redes de TV(s), gráficas, fazendas ou algo que o valha para fazer a Sua Obra.
    Que Deus nos abençoe.

  6. Usa o título de bispo, adotou a cruz celta (paganismo irlandês, de onde a família MacAllister tem suas raízes) como logo da igreja, usa calendário litúrgico (Quaresma, Advento,etc) e denominou a instrução primária da igreja de Catecismo. Não consigo mesmo entender porque tantas referências à práticas consagradas pela ICAR. Não precisava disso para marcar a diferença do neopentecostalismo. É uma pena mesmo, pois a denominação vem esvaziando e várias congregações saíram da Aliança por discordar dessas práticas.

  7. As questões levantadas pela comentarista Fátima não poderiam faltar nessa entrevista!

    Depois de esquentar o coração com essa entrevista recebi uma ducha fria com o pertinente comentário.

    Meu filho foi batizado em uma dessas igrejas que adotaram essas práticas. tem sido muito difícil para mim aceita-las.

  8. "A IGREJA NÃO CRESCE, INCHA"

    Lúcida, coerente, verdadeira. Tantos são os adjetivos que poderíamos dar a análise que o Bispo Walter dá ao atual estado da igreja evangélica no Brasil. Esta análise, podemos afirmar que se estende a todas as denominações, sejam elas tradicionais, petencostais ou neo-petencostais.

    Não podemos nos esquecer no entanto, que o principal motivo de a igreja apresentar tal anomalia, ou seja, o inchaço, é que os seus líderes deixaram de assumir o real papel para o qual foram escolhidos. Muitos passaram a buscar seus próprios interesses e não os do reino. Querem apenas fama, poder e dinheiro.

    Por outro lado, há um rebanho formado por ovelhas que não se preocupam em estudar a palavra, que se "alimentam" apenas quando o "pastor" manda, quando manda, abrirem suas bíblias, quando a levam. Muitas vezes, a palavra lida é distorcida e como a ovelha não conhece o que está sendo lido, "ingere uma comida envenenada".

    Os pastores não discipulam mais as ovelhas. É facilmente percebido que em todas as igrejas, pessoas se convertem, mas logo após a conversão, somem, desaparecem, tornam-se alvos fáceis do inimigo que as espera de braços abertos e louco para vingar a afronta cometida por terem"aceitado a Jesus".Onde está o discipulado hoje???

    Já ouvi pastores afirmarem que "não gostam de fazer gabinetes", "não querem gastar tempo com pessoas". Se a igreja não cresce, incha, de quem é a culpa? Onde está o êrro???

    Creio que o motivo de tudo isto está relatado abaixo, na exortação que o apóstolo Paulo faz a Timóteo:

    1 ¶ Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,
    2 pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,
    3 desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem,
    4 traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus,
    5 tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.
    6 Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões,
    7 que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade.
    8 E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé;
    9 eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles.(2ª Timóteo 3 1 a 9).

    Que nós não venhamos a inchar, mas ligados a videira verdadeir, possamo efetivamente "crescer". Triste é saber que naquele dia, muitos que tiveram ministérios "inchado", que operaram sinais e prodígios ouvirão: "AFASTEI-VOS DE MIM MALDITOS!NUNCA VOS CONHECI".

    SERÁ QUE VALE À PENA ARRISCAR?!?

  9. Não entendi porque que adotar o calendário cristão é um problema. O que há de errado em celebrar a páscoa e o natal de forma mais tradicional? O que há de "não-cristão" em se preparar devocionalmente para as duas datas mais importantes do ano? Seria mais correto apenas comprar ovos de páscoa e presentes ao invés de lembrar da morte e ressurreição e da vinda de Cristo?

    Um abraço,

    Andrew

  10. "A Cruz é o símbolo da nossa fé. Para os homens, uma ofensa. Para os fiéis, um motivo de gratidão e esperança. Um dia foi apenas um instrumento de execução romana. Hoje, é o símbolo da obra de Jesus Cristo que tomou sobre si as nossas dores e os nosso pecados e os derrotou, inclusive pela sua ressurreição no terceiro dia. A Cruz celta, que usamos na ICNV, inclui um círculo por trás, representando a presença do Pai. Isto enfatiza que a Cruz não foi um acidente de percurso, mas um plano divino firmado desde o início dos tempos." Tirado do site da ICNV – http://www.icnv.com.br

    A Cruz celta não é o símbolo absoluto do Cristianismo. Ao longo dos séculos, várias cruzes têm sido usadas para representar a mesma coisa. Cada uma tem um adorno, um enfeite, algo que seja uma estilização da mensagem central: a salvação de Cristo.

    A Cruz celta é uma Cruz estilizada, uma que a ICNV adotou pois concorda com a mensagem dela, assim como a Metodista adota a Cruz com uma chama ao lado…. é um símbolo. Antes, a Nova Vida usava uma chama, assim como a Renascer.

    Espero ter ajudado. Abraço!

    Andrew

  11. Na verdade, os bispos não queriam OUTRO Bispo Primaz, na época da separação; não queriam era bispo primaz algum, entendendo que isso equivalia a ter uma espécie de Papa.
    Se o Bispo Walter acredita nisso, está equivocado. A outra Igreja de Nova Vida (na verdade não há várias com esse nome, até onde sei) possui um colégio de bispos – e segundo aquele com quem mantenho amizade, não quer nem ouvir falar em bispo primaz.

  12. Gostei muito da entrevista. Não posso deixar de dizer que sinto muita saudade da programação da IPNV na Rádio Relógio Federal, inclusive do "Café Espiritual". Posso dizer que aprendi muito ouvindo as suas pregações, pois ele sempre analisa os assuntos de forma lúcida, clara e objetiva e tem a preocupação de ensinar o seu rebanho e promover a edificação da fé, o que é raro hoje. Confesso que discordo do bispo Walter em muitas coisas, assim como também discordo de muitas atitudes dos pastores da minha denominação, pois acredito que não devemos ser como ovelhas cegas que simplesmente "aceitam" o que os ministros falam. Devemos sim, respeitá-los e orar sempre pelo seu ministério, mas buscando em Deus e na sua palavra a orientação para as nossas vidas, examinando a nós mesmos, como aconselhou o apóstolo Paulo. Acredito que a falta dessa consciência individual é que contribui para o cenário caótico de muitas igrejas hoje. Gostaria de dizer também que sinto muitas saudades das músicas cantadas pelo bispo Walter durante a programação na Radio Relógio. Não sei se ainda hoje ele tem um programa de rádio, se alguém souber me avise. Um abraço a todos.

  13. Irmão, é fácil ficar atrás de uma mesa numa biblioteca ou escritório, reunindo pensamentos, estudos teológicos, estatísticas, escândalos e demais acontecimentos sobre o cristianismo brasileiro e até mundial e simplesmente escrever uma análise sobre isso. O difícil é sair em campo para defender o que se crê, para reforçar suas conficções, para pastorear as pessoas bem de perto (uma a uma). Até quando vamos nos alegrar com livros como esse que não mudam em nada nossa carreira cristã nem sua história?
    Sim, eles apontam o erro, e não fazem nada para melhorar!!! Se ele se considera bispo, ele é quem deveria ter determinação de conduzir seus liderados à uma possível reforma no cristianismo atual. Mas para isso, é necessário ter mais coragem do que simplesmente escrever um livro.

    Quando o homem quer ficar famoso…vale de tudo.
    Uma observação:
    Inclusive conversei com algumas pessoas desta denominação e a maioria delas nunca viu este "bispo" pessoalmente e outras nem sabiam que a igreja possuía um bispo, e a denominação não possui 140 outras, eles possuem uma "aliança", na qual os pastores a cada ano renovam ou não a assinatura com o bispo (seria tipo uma franquia) e podem sair a qualquer momento. Tanto é que cada igreja possui uma doutrina diferente (vai de pastor para pastor) Outra coisa, a igreja é neopentecostal sim, pois muitos me relataram que seus pastores vivem com uma qualidade de vida bem acima da membresia (carros sempre novos “alguns importados”, as compras pessoais são pagas pela igreja, escola dos filhos e planos de saúde), muitos deles tiram férias 2 vezes por ano e viajam com toda família às custas da igreja .

  14. Irmão, é fácil ficar atrás de uma mesa numa biblioteca ou escritório, reunindo pensamentos, estudos teológicos, estatísticas, escândalos e demais acontecimentos sobre o cristianismo brasileiro e até mundial e simplesmente escrever uma análise sobre isso. O difícil é sair em campo para defender o que se crê, para reforçar suas conficções, para pastorear as pessoas bem de perto (uma a uma). Até quando vamos nos alegrar com livros como esse que não mudam em nada nossa carreira cristã nem sua história?
    Sim, eles apontam o erro, e não fazem nada para melhorar!!! Se ele se considera bispo, ele é quem deveria ter determinação de conduzir seus liderados à uma possível reforma no cristianismo atual. Mas para isso, é necessário ter mais coragem do que simplesmente escrever um livro.

    Quando o homem quer ficar famoso…vale de tudo.
    Uma observação:
    Inclusive conversei com algumas pessoas desta denominação e a maioria delas nunca viu este "bispo" pessoalmente e outras nem sabiam que a igreja possuía um bispo, e a denominação não possui 140 outras, eles possuem uma "aliança", na qual os pastores a cada ano renovam ou não a assinatura com o bispo (seria tipo uma franquia) e podem sair a qualquer momento. Tanto é que cada igreja possui uma doutrina diferente (vai de pastor para pastor) Outra coisa, a igreja é neopentecostal sim, pois muitos me relataram que seus pastores vivem com uma qualidade de vida bem acima da membresia (carros sempre novos “alguns importados”, as compras pessoais são pagas pela igreja, escola dos filhos e planos de saúde), muitos deles tiram férias 2 vezes por ano e viajam com toda família às custas da igreja .

  15. Olá Anonimo, se você tem saudades das músicas e do Café Espiritual, acesse: mosaicocristao.com.br, esse é um programa da Igreja Cristã Nova Vida que vai ao ar aos sábados e domingos à noite pela rádio 93FM no Rio de Janeiro. Nesse programa tem o quadro Café Espiritual com o Bispo Walter, é uma benção.

  16. Anônimo, guarde seu coração em Cristo, não deixe que pessoas te seduzam ao erro, não se levante contra o ungido de Deus, pois o Senhor lhe pedirá contas de suas palavras, esse comentário é maldoso e isso é pecado, você está acreditando em conversas de terceiros, me desculpe a franqueza, mas estou falando isso porque o amo em Cristo Jesus. Leia: Romanos. 16: 19. Um grande abraço e que Deus o abençoe, rica e abundantemente!

  17. Olá, irmãos! Escrevi o 1º comentário anônimo, o de 15 de julho, porque estava com problemas na minha conta do google, mas voltei aqui para agradecer o comentário do David e dizer que já estou o ouvindo o Mosaico Cristão. Também consegui comprar o CD do Bispo Walter e gostei muito. Como disse anteriormente nem sempre concordo com as opiniões do Bispo, mas, apesar de congregar em outra denominação (congrego na Assembléia de Deus desde muito jovem), valorizo muito os ensinamentos dos pastores da ICNV, pois eles geralmente abordam temas que os demais pastores não se preocupam muito em explicar e nos ajudam a refletir sobre a nossa prática cristã e a nossa relação com a sociedade. O coração de cada um só Deus é quem conhece e é Ele quem vai retribuir a cada um segundo as suas obras. Eu prefiro não julgar nem condenar ninguém, apenas tento seguir o que Cristo ensinou: "pelos frutos conhecereis a árvore". Assim, mesmo sem conhecê-lo pessoalmente, considero o Bispo Walter como um professor com o qual aprendi muito. Que Deus abençõe a cada um com Graça e Paz!

  18. O que tem de errado no credo da ICNV abaixo

    Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso,
    Criador do céu e da terra;
    E em Jesus Cristo, seu único Filho,
    Nosso Senhor,
    O qual foi concebido por obra do Espirito Santo;
    Nasceu da virgem, Maria;
    Padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos;
    Foi cricificado, morto e sepultado;
    E ao terceiro dia, ressurgiu dos mortos;
    Subiu ao céu e está assentado à destra de Deus Pai,

    Todo-Poderoso, de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos;
    Creio no Espirito Santo;
    Na santa Igreja de Cristo;
    Na Comunhão dos santos;
    Na remissão dos pecados;
    Na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém

    CREDO APOSTÓLICO

  19. Credo Apostólico adotado pela ICNV

    Não vejo nada de a errado.

    Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso,
    Criador do céu e da terra;
    E em Jesus Cristo, seu único Filho,
    Nosso Senhor,
    O qual foi concebido por obra do Espirito Santo;
    Nasceu da virgem, Maria;
    Padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos;
    Foi cricificado, morto e sepultado;
    E ao terceiro dia, ressurgiu dos mortos;
    Subiu ao céu e está assentado à destra de Deus Pai,
    Todo-Poderoso, de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos;
    Creio no Espirito Santo;
    Na santa Igreja de Cristo;
    Na Comunhão dos santos;
    Na remissão dos pecados;
    Na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém

    e e nisto que eu creio

  20. Questionado sobre liderança, Bispo Walter diz:Há homens que se dedicam, estão dando sua vida em prol do rebanho do Senhor. Mas a Bíblia é clara em Ezequiel 34:7 " Os meus pastores não procuram as minhas ovelhas, pois apascentam a si mesmos e não apascentam as minhas ovelhas". Por experiência própria, a ICNV está doente espiritualmente. Com pastores doentes.Existem sim, homens que se dedicam ao rebanho do Senhor, mas infelizmente não se encontram mais nesta denominação.Infelizmente todo o legado deixado pelo Bispo Roberto, não tem sido muito aproveitado dentro da igreja. São poucos que ainda levam o verdadeiro evangelho de Cristo a sério. E desses poucos já não se encontram mais na Icnv. Espero que um dia Deus faça justiça a todas as pessoas que foram injustiçadas por esses pastores. Bispo Walter de que lado você está? Não faça comentários de outros pastores de outras denominações sem antes conhecer os seus. Tire primeiro a trave de seus olhos.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui