SOCORRO, OS LEVITAS VOLTARAM!

15
376
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Por José Barbosa Júnior
Como tirados de folhas amareladas pelo tempo, eles surgem para atrapalhar a já atrapalhada igreja evangélica de nossos dias. São os “levitas”, os grandes homens e mulheres que ministram louvor em várias igrejas pelo país.

Um pouquinho só de conhecimento bíblico já nos faz ver que por trás disso tudo há um grande equívoco. Um movimento re-judaizante, com fortes tendências neo-pentecostais traz em seu bojo, figuras como essa, tema de nosso breve comentário.

Assine o Blesss

Há algum tempo, já vinha querendo escrever sobre isso, pois é uma área da vida da igreja com a qual trabalho há muito tempo (13 anos), e uma área que certamente precisa de um maior cuidado por parte dos líderes maiores (pastores), pois navega por mares nunca dantes navegados… e perigosos.

Quem se diz levita, não sabe o que está dizendo. Creio que o desejo de ser levita surge, antes de qualquer coisa, de uma vontade de possuir títulos nobres, o que é bem comum em nosso meio. Apóstolos, Bispas, Bispos, que assim se auto-denominam são comuns em nossos arraiais. Gente que carece de profundidade bíblica e de seriedade no modo de encarar a verdade revelada. Gente que fica buscando no Velho Testamento coisas que já foram abolidas há muito tempo, há pelo menos 2.000 anos.

Esse movimento de levitas é um caso clássico que vivenciamos em nosso tempo. Pessoas que mal chegam a estar na frente da igreja dirigindo cânticos, e já se sentindo “levitas”. Já tive problemas por causa disso… fui dizer que não éramos levitas… e foi terrível, e isso numa igreja histórica.

As pessoas precisam disso, afinal, ser levita é ser especial, ser diferente da simples massa mortal que assiste ao culto (isso mesmo! As pessoas não participam, assistem ao culto). Ser levita é fazer parte daquele grupo seleto, pessoas que surgiram lá no Antigo Testamento, ficaram omissos por 2.000 anos e agora ressurgem assustadoramente. Pra gente assim, sugiro uma leitura rápida (nem precisa ser muito profunda) do livro de Hebreus. Se restar alguma dúvida, leia novamente… se ainda tiver alguma dúvida, sugiro que procure a Sinagoga mais perto de sua casa! Creio que deve se sentir bem lá!

Nosso meio musical tem passado por momentos terríveis ultimamente… é uma enxurrada de coisas de baixa qualidade (que alguns insistem em chamar de música) que somos obrigados a ouvir tanto nas rádios que se dizem evangélicas, como nas igrejas. Há cânticos que não dizem absolutamente NADA! Cantamos porque o ritmo é gostoso, às vezes agitado, às vezes meloso, mas não dizem nada! Há cânticos até heréticos! A coisa é séria !

Que saudade de Sérgio Pimenta, Janires, Jairinho, etc… que pena nossa juventude não ouvir tanto Vencedores Por Cristo, Logos, etc. Gente comprometida não só com a qualidade da melodia, mas também com letras sadias, bíblicas, que nos fazem bem… E graças a Deus, surgem novos nomes comprometidos com esse trabalho sério: Gladir Cabral, Arlindo Lima… e outros continuam, como João Alexandre, Jorge Camargo, Guilherme Kerr, etc.

Engraçado é que nunca vi nenhum deles arrogando o título de “levitas”. Não precisam! São sérios, comprometidos… não vivem atrás de títulos, nomes, caras e bocas…

Tenho medo de onde podemos parar com essas esquisitices que a cada dia surgem em nosso meio. Tenho medo que aqueles que são comprometidos com algo de mais conteúdo fiquem esquecidos, sendo trocados pelos “levitas” cheios de si e vazios de conteúdo e de mensagem. E tenho mais medo ainda, que com esse movimento re-judaizante, daqui a alguns dias eu seja obrigado a sair de casa para o culto levando não só a Bíblia, mas também um carneirinho para ser sacrificado no altar dos holocaustos…

Que Deus tenha misericórdia.

***
Jonara Gonçalves achou no Crer e Pensar e postou no Púlpito Cristão (e o Leonardo achou a imagem no Vineyard Café e kibou na cara dura =)

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

15 COMENTÁRIOS

  1. É isso aí!
    Há alguns cânticos em minha igreja que eu já alertei ao nosso líder. Pertenço a uma igreja reformada e não cremos na teologia da prosperidade, mas os cânticos estão lá…
    Alguns eu me recuso a cantar. Se não creio no conteúdo da letra, vou mentir para Deus?

  2. Pena que o meio cristão é tão deturpado,hoje ja trouxeram de volta coisas como: Arca,tenda,vara de Moises,unção de objetos,levitas,sacerdotes,profetas,salvação pelo dizimo,vale do sal.
    Só não se prega a graça salvadora de Cristo ,que aboliu todos esses rituais que necessitam de objetos representativos.
    Eu acho que quando essa geração de pastores,bispos,apostolos "ungidos" morrerem seus seguidores tambem irão fazer imagens para seus "santos",ops ,perdão para seus lidres e assim eles intercederão a Deus pelos fracos na fé.

    IDALINO

  3. "E tenho mais medo ainda, que com esse movimento re-judaizante, daqui a alguns dias eu seja obrigado a sair de casa para o culto levando não só a Bíblia, mas também um carneirinho para ser sacrificado no altar dos holocaustos…"

    pois em muitas igrejas já fazem isso, só em vez do carneirinho, é só levar um envelope com dinheiro.
    triste realidade…

  4. Leia Filipenses 1: 15-18

    5 Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade;
    16 Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.
    17 Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho.
    18 Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.

    Gabriela BSB

  5. Gostaria de lembrar que os levitas do AT não só cantavam e tocavam, mas também se dedicavam a tarefas muito pesadas. Então, os levitas do nosso tempo deveriam estar alegremente disponíveis para varrer, lavar, carregar peso, levantar e desmontar estruturas entre outras tarefas, além de dedicar-se com comprometimento e primazia à obra: o rei Davi até mesmo aumentou o tempo de estudos e preparação dos levitas em seu reinado. Aquele que se diz levita e só quer ficar no bem bom é uma fraude! Se quer ser, seja-o com o bônus e o ônus.

  6. "…se ainda tiver alguma dúvida, sugiro que procure a Sinagoga mais perto de sua casa! Creio que deve se sentir bem lá!"

    Na frase acima quero discordar do autor da matéria.
    Numa Sinagoga essas pessoas nunca seriam aceitas.
    Primeiramente perguntariam se são judias ou então diriam que essas pessoas não estariam bem dos miolos.
    Portanto nunca se sentiriam bem porque as Sinagogas não se dispõem a esses malabarismos "gospel".
    Assim esses "levitas" só tem quem os ature as igrejas que não possuem um conhecimento melhor das escrituras e aí ele podem "levitar" com toda pompa.

  7. Como vc disse há muito cristão preocupado com títulos…
    Querem sentir-se especiais, diferente da maioria.
    Bem diferente do ensinamento que diz que todos somos um em Cristo e que "aquele que quiser ser o maior, deverá primeiro ser o menor" "se preocupar em servir ao próximo e não em ser servido".

  8. Graça e Paz Idalino primeiramente venho aqui dizer que nao estou julgando ninguem vim apenas expressar oq penso a respeito do que passou certo?? desculpe-me antes se causar alguma má impressao pois somos irmaos em Cristo…acho que a biblia nos deixa claro algo, " 1 NÃO julgueis, para que não sejais julgados. 2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. 3 E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho; estando uma trave no teu? 5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão" MATEUS 1 ao 5…e isso nos dis para nao julgarmos amado pq da mesma forma seremos julgados…nao concordo com o que voce disse…pois pessoas comprometidas com Deus e que sao levitas há em todas as igrejas…ou quase todas ne…nas igrejas onde se prega a verdade sim…mas e um louvor…para o nosso Deus amem??…entao somos levitas para adorara ao nosso Deus todo poderoso…ae indo por aqui mesmo GRAÇA E PAZ A TODOS!!! QUE JESUS OS ABENÇOE E TENHA MISERICORDIA DE TODOS NÓS…ABRAÇO E AMO TODOS VOCES…se quiserem me add no msn sei la no orkut… samuca.douglas@live.com –> msn…. samuel.gordin@hotmail.com –> orkut =D abraço e GRAÇA E PAZ!!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui