Santo Daime: Que religião é essa?

16
1611
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Natanael Rinaldi
São bem oportunas as palavras bíblicas de Romanos 1.22: “Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos”, quando nos propomos a falar sobre o grupo religioso SANTO DAIME. Dizemos isso porque, nesse grupo religioso, aparentemente desconhecido, existem celebridades da TV que já se pronunciaram publicamente como membros dele. E não é só isso. Até o famoso pastor Neemias Marien já fez parte de reuniões religiosas onde o chá foi bebido.

Assine o Blesss

Conta ele: “Concentrado no culto, cantei, com o mais vivo entusiasmo, todas as canções de louvor, mas sempre muito atento às mínimas ocorrências envolvendo os circunstantes. Vi nocauteada a resistência de muitos que se entregavam relaxados nos colchonetes e poltronas espalhados pela sala. Vi outros se transfigurarem, em êxtase, os olhos vítreos esbugalhados. Um jovem tomou-me a mão, como um náufrago perdido no mar e, literalmente, urrava como leão. Muitos vomitavam, enquanto outros corriam ao banheiro. Um outro virou uma estátua vibrante, o tempo todo em obediência a seus chakras, segundo disse. Então, após o segundo cálice, comecei a sentir as mãos frouxas e uma ligeira cãibra nas pernas, dando-me a impressão de desmaio, embora em momento algum me sentisse tenso. Procurei cantar com mais entusiasmo, mas logo percebi ser melhor procurar o sofá, no qual o meu corpo caiu pesado. Foi nesse instante que, relaxado, rendi-me ao DAIME, sem alucinações, mas com a consciência da purificação espiritual centrada em Jesus.”(…) “Creio que, também, pelo Santo Daime, pode-se contemplar a luz divina e alcançar a purificação do espírito e a cura interior.”(JESUS, A Luz da Nova Era, pp.120/21).

Pode haver maior apostasia do que essa, de se ler um pastor afirmar que “contemplou a luz divina” e alcançou a “purificação do espírito e cura interior” depois que tomou o chá ??? A luz divina, como sabemos pela Bíblia, é Jesus Cristo: “Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo o homem que vem ao mundo” (Jo 1.9). Purificação do espírito se faz pelo sangue de Jesus e não por tomar-se um chá – “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (Jo 1.29). E cura interior alcançamos quando atendemos ao convite de Jesus, em Mt 11.28,29: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”

O NOME

DAIME – dizem – vem do verbo dar, no imperativo. “‘Daime’ paz, ‘Daime’ saúde, ‘Daime’ felicidade!” – é a aspiração dos membros da entidade. É um tipo de seita eclética, uma mistura de espiritismo, cultos afro-brasileiros e catolicismo romano, resultantes de três culturas (a branca, a negra e a indígena). O livro sagrado que adotam é o seu hinário. As letras dos hinos constituem a diretriz para os seguidores. Todos os ensinamentos são ministrados por hinos naquele estado alterado de consciência proporcionado pelo Daime, encontrando-se neles suas crenças básicas. A principal característica do Santo Daime é o canto. São conhecidos também como “Povo de Juramidam”, expressão composta de Jura (pai) e Midam (filho). Tal é o nome que o iniciador da seita diz ter recebido das entidades divinas. Juramidam representa a segunda volta de Jesus à terra, sendo assim o povo de Juramidam o povo de Jesus Cristo. Impossível para um leitor da Bíblia ler sobre um tipo de culto envolvido com práticas mediúnicas, idolatria e feitiçaria, admitir que seja “povo de Jesus”. O próprio Jesus declara ser a luz do mundo e que aquele que o segue não andará em trevas (Jo 8.12). Em nenhuma passagem bíblica se encontra qualquer ensino de Cristo que se assemelhe a um ensino que envolva espiritismo, feitiçaria e idolatria.

O FUNDADOR

O fundador, Raimundo Irineu Serra, nasceu em 1892, no Maranhão, e faleceu em 1971. Aos 20 anos de idade, integrou um movimento migratório de nordestinos para trabalhar na extração de látex. Na floresta amazônica Irineu e seus companheiros foram misturando a sua cultura com a dos índios e aprenderam a preparar a bebida, que lhe provocava “visões”. Numa dessas “visões” apareceu-lhe uma mulher chamada Clara, que se dizia Nossa Senhora da Conceição, a Rainha da floresta. Ela falou-lhe: “Quem é que tu acha que eu sou? Ele olhou e disse: Para mim a senhora é uma Deusa Universal. Tu tem coragem de me chamar de Satanás, isso ou aquilo outro? Não, a senhora é uma Deusa Universal. Tu achas que o que tu está vendo agora, alguém já viu? O mestre Irineu refletiu e achou que alguém já podia ter visto, tantos que faziam a bebida que ele podia estar vendo o resto. A senhora então disse: O que você está vendo agora ninguém jamais viu, só tu. E eu vou te entregar esse mundo para tu governar. Agora tu vai se preparar, porque eu não vou te entregar agora. Vai ter uma preparação para ver se você tem merecer verdadeiramente: você vai passar oito dias comendo só macaxeira (mandioca) cozida, com água e mais nada.”

Relatou Irineu que foi ela quem deu o nome de Santo Daime à bebida e ditou normas para a realização do ritual. Ele adquiriu poderes extra-sensoriais e aí passou a ter vidência e a comunicar-se com os mortos. Nas reuniões evocam Jesus Cristo e os santos católicos como Nossa Senhora da Conceição, São João Batista, São José. Paralelamente evocam entidades indígenas como Tuperci, Ripi Iaiá, Currupipipiraguá, Equior, Tucum, Barum, Marum Papai Paxá, B. G., Rei Titango, Rei Agarrube, Rei Tintuma, Princesa Soloína, Princesa Janaína e Marachimbé.

EFEITOS DO CHÁ

A bebida é preparada com o cozimento de dois vegetais da floresta amazônica: o cipó jagube (Banisteriopsis caspi) e a folha chacrona (Psychotria veridis). É conhecida como ayahuasca ou, abreviadamente, OASCA. É ingerida para proporcionar vidências, comunicação com espíritos, alívio físico e psíquico, curas, etc. É uma porta aberta para os estados alterados de consciência. Produz um desarranjo intestinal tão violento que a pessoa que o bebe sente necessidade de ter ao seu lado um vomitório móvel porque não há tempo de ir ao banheiro comum.

UM CULTO ABSURDO

É tão absurdo esse culto do Santo Daime que se declara: “Há quem vomite e quem seja cometido de desarranjos intestinais, ou as duas coisas juntas. E com que objetivo? Ocorrendo a ânsia de vômitos e a diarréia depois que se toma o chá é que a pessoa está passando por uma espécie de ‘limpeza espiritual’. Ou seja, de alguma maneira está se livrando de tudo aquilo que a impede de estar em comunhão com Deus” É esse um culto racional? Paulo recomenda que apresentemos os nossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional (Rm 12.2).

***
Artigo de Natanael Rinaldi, na revista Defesa da Fé.

Para ler o artigo completo e conhecer a refutaçao bíblica da heresia do Santo Daime, acesse o site Apologia do Cristianismo
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

16 COMENTÁRIOS

  1. Pastor Peão: "Eu não preciso de chá para começar a girar"

    Cantora Gospel: "Eu não preciso de chá para andar de quatro imitando um leão que nem aquele cara do U2 que me imitou"

    Marcola: "Eu não preciso de chá para ficar sobre um pé só, com as pernas em ângulo reto e gritar "eita!" "

    * * *

  2. Primeiramente ao adentrar nesta página reconheço seu valor e a importância de seu autor para a nobre causa do Senhor Jesus Cristo.
    Dito isso, quero convidar você que está lendo estas minhas palavras, a prestar um pouco mais de atenção as revelações do Espírito Santo Verdadeiro em nossos dias.
    Por se tratar de um assunto de interesse universal, pediria sua amável atenção, em uma breve, mais com certeza, produtiva visita ao nosso blog, onde estão depositadas Revelações do Senhor Jesus Cristo, para as quais peço encarecidamente que nos ajude a divulgar. Pois estamos vivenciando um memento muito sensível da palavra profética. Desde já suplico as bênçãos do Pai, do Filho e do Espírito Santo Verdadeiro sobre todo aquele que atender esse nosso chamado em nome do Senhor Jesus Cristo. Clique em martins111 – João Joaquim Martins. OU http://joaorevela.blogspot.com/

  3. Amigo ; pelo amor de Deus chamar isso ai de religiao? De cristianismo? Vai ler a biblia , e raciocina reflete na palavra de Deus , ele te fez com neurônios pra isso irmão!!!!!!! E SE CONVERTE!!!!!!!! É INACREDITÁVEL…..
    TÔ BEEEEEEEEEEEEEGE….. "DEUS ABENÇOE À TODOS"

  4. Numa postagem anterior sobre dança afro seguidas de manifestações esquisitas numa igreja, lembro-me de haver comentado que não há nenhuma possibilidade, por mais remota que seja, de adaptação dos usos e costumes religiosos pagãos, tanto afro como indígena, em cultos evangélicos, citei inclusive o "santo daime" como exemplo da insensatez de certas seitas religiosas. A Luz jamais vai se misturar com as trevas. Pensem nisto.

  5. Ultimamente tenho visto cada comentarista aparecer por aqui, Estou só esperando algum “inteligente” vir querer defender esse tal Daime, citando a própria bíblia.

    Fico me perguntando Será que a Luz Jamais se mistura com as trevas?
    Eu vejo uns meios luz meio trevas, que não enxergam a verdade, mesmo colocando o mesma na frente de cada um.

    E a cada dia mais vou tendo que acreditar na Predestinação e Esses tais são mesmo vasos de desonra.

  6. Eu aposto 1 real que em alguns anos a IURD e similares vão inventar coisas parecidas e apelarão abertamente para a indução fisiológica da fé já que já lançam mão da psicologia e do hipnotismo a muito tempo!!!!

  7. Não existe esse verbo no imperativo. Isso é coisa de analfa. O verbo dar no imperativo é DÁ-ME. Será que existe na lingua portuguesa ME DAI?
    DAI (a outro) está sozinho, ou na forma DÁ-ME (para mim), jamais DAI-ME.
    Conclusão: Essa “santa” com certeza é analfabeta, ou quem teve a dita visagem (já turbinado pelo chá de macaco).

  8. Caro Higor, quando disse que a luz não se mistura com as trevas, quis dizer que não há possibilidade de haver um meio termo, como por exemplo, adorar a Deus e a mamon. Adorar a Deus e as coisas materiais, ou adorar a Deus e imagens de esculturas. A bíblia é repleta de exemplos neste sentido. Agora, obviamente que nenhuma igreja é perfeita, sempre haverá o joio no meio do trigo, ou as cabras no meio das ovelhas. Somente saberemos verdadeiramente quem é quem no dia do julgamento final.
    Achei um certo cunho de arrogância em seu comentário que não condiz com a humildade que deve permear as atitudes de um verdadeiro cristão, oxalá que eu esteja errado em meu raciocínio.

  9. Aprendi com a igreja evangélica o significado da relação pessoal com DEUS orientada pela leitura da palavra e da oração. Uma relação íntima com DEUS produz num cristão o desejo pelo bem, pela tolerância, respeito, propagação da boa nova que Jesus promove nas nossas vidas quando o aceitamos.Vejo desrespeito, intolerência e ignorância em muitos comentários nesse blog. De fato cabe a DEUS o julgamento das formas/rituais/saberes que os humanos encontram e recriam para se ligarem a ele.Certamente não cabe a nós setenciar essas formas. Antes de existir civilização com seus cultos racionais,Deus já existia e certamente os humanos se ligavam a ele.O desconhecimento quanto a culto é o que promove o absurdo.Falar em línguas,vigílias de oração e ge´gegun…quantos o consideram absurdos? Esse alteram sim a consciencia e isso nos dar forças e ensinamentos.O Extase do chá é semelhante. Seria ótimo se tivéssemos ambiente para dialogar sobre isso.O Anõnimo é uma forma de se resguardar do respeito.Paz a todos(as).

  10. Hã?Não entendi para que serve uma religião que causa mal físico as pessoas,vômito?diarréia?,pode causar desidatração e levar a morte…e ao inferno.
    O que Jesus,puro,santo,simples (por que o evangélio de Jesus é simples) tem haver com isso?Nada.

  11. Meus irmãos não repitam o apedrejamento…Porque em vez de tanta cólera para com os daimistas vcs não gastam o tempo para bendizer as coisas de Deus? Desculpem minha sinceridade …Mas o que o Rei Jesus nos ensinou é harmonia, verdade e perdão…ou seja, AMOR ! Vc pode decorar a bíblia, mas se não amar do que adianta? Não é verdade? Fé sem trabalho e sacrificio é inútil! Além do mais meus irmãos, me sinto muito triste em ver tanta desavença pelas diferenças impostas pelo mundo que matou Jesus…Saibam que o respeito é a base para se aprender a amar sem nada esperar…Bebemos o daime sim! Mas ele não é o nosso foco principal, nosso intento é nos tornarmos mais sinceros e verdadeiros conosco, com o semelhante e principalmente com Deus, que conhece seus filhinhos pelo que eles possuem dentro da mente do coração e no espírito. Obrigado por esse espaço para eu poder defender meus princípios…Desejo de todo o meu coração que Deus abençõe a todos!

  12. Com certeza o irmão que postou o comentário acima está com a razão, o Senhor Jesus nos deixou a verdade, a compreensão, a harmonia… O julgamento não cabe a nós humanos, cada um segue o caminho que quiser!O daime me curou, graças a Deus!

  13. o santo daime é um primor que poucos coneguirão enteder.se nao compreendes uma coisa tente entende-la e após estudar o daime, ai sim tire suas conclusoes.

    é mais facil criticar oque nao conheçemos do que buscar exclarecimento.
    obrigado a todos

    viva o santo daime

  14. creio que só existe um deus que e nosso senhor e ele deixou seu filho para morrer na cruz por mim e por voçê para que todo aquele que nele crer nao pereça mas tenha vida eterna então irmão pense e venha logo pra cristo. Jesus te ama!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui