G12, encontros e técnicas de lavagem cerebral

42
1895
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Leonardo Gonçalves

Assine o Blesss
Uma das caracteristicas mais comuns das seitas é o proselitismo, ou seja, estão sempre à espreita de uma nova vítima, e para conseguir seus “convertidos” elas precisam trabalhar duro para modificar pensamentos e atitudes em um curto espaço de tempo – geralmente um dia ou um fim de semana. O que apresentamos neste artigo são algumas das técnicas mais comuns usadas pelos manipuladores de mente:

Isolamento

O primeiro indicador que mostra que estão utilizando técnicas de conversão é o isolamento. As reuniões ou cursos de capacitação geralmente ocorrem em um lugar onde os participantes estão isolados do mundo exterior, podendo ser a reclusão em uma casa, um sítio ou fazenda, onde os participantes devem permanecer todo o tempo, tendo acesso apenas ao banheiro, e ainda assim este acesso é bastante restrito.

Horário maçante

O segundo fator que denuncia a utilização de técnicas de conversão é uma carga horária maçante, que produz cansaço físico e mental. Durante essa fase a pessoa, vencida pelo cansaço, passa a assimilar tudo o que lhe é a´presentado sem questionar, pois perde a capacidade de discernir.

Insegurança

O terceiro indicador é a insegurança. Poderiamos escrever várias linhas sobre as técnicas utilizadas para aumentar a tensão e gerar incerteza. Enfatiza-se muito a culpa, e os participantes são incitados a relatar seus mais intimos acontecimentos e todos são forçados a revelar os segredos da sua vida privada. Um dos seminários de auto-ajuda de mais exito força os participantes a subir em um palco diante de um auditório enquanto são atacados verbalmente pelos mentores. Ora, uma pesquisa realizada há anos atrás revela que a situação mais constrangedora para a maioria das pessoas é falar diante de um auditório. Agora, imagine a tensão que essa situação causa na pobre vítima dos manipuladores de mente! Alguns chegam a desmaiar e outros buscam fugir mentalmente da situação, entando em um tipo de transe hipinótico, o que os torna ainda mais sugestionáveis.

Introdução de novas “gírias”

Outro fato que indica a utilização de técnicas de conversão é a introdução de “gírias” que possuem sentido apenas para os “iniciados”. Utiliza-se esta forma de linguagem durante todo o tempo, e quase não há espaço para descontração ou gracejo, pelo menos até que os participantes tenham se “convertido”. Depois dessa fase, exagera-se no bom humor e os risos surgem como símbolo da nova felicidade que os participantes supostamente encontraram.

As reuniões das seitas são ambientes ideais para observar aquilo que tecnicamente conhecemos como “síndrome de Estocolmo”. Esta é uma situação em que as pessoas que são intimidadas ou humilhadas, passam a sentir admiração e as vezes até desejar sexualmente os seus controladores.

Aqueles que pensam que são capazes de assistir um “treinamento” desse tipo sem ser afetados devem rever seus conceitos. Um exemplo disso é a história de uma mulher que foi até o Haiti junto com um grupo de estudantes para examinar o culto local desde uma perspectiva antropológica. Ela escreve em seu relatório que a música a conduziu a alguns movimentos corporais involuntários e a um estado alterado de consciência. Ainda que ela entendia o procedimento e acreditava estar acima daquelas crenças bárbaras, ela começou a sentir-se vulnerável a música. Ela diz que tentou resistir, mas após algum tempo não suportou mais e acabou “baixando à guarda”. O enfado assegurou a “conversão” e quando ela se deu conta já estava dançando em transe em meio à reunião.

Diante desse quadro é possivel entender porque algumas pessoas “renascidas” e aparentemente esclarecidas, que já aceitaram a Cristo e que são membros de igrejas sérias há anos, após participarem de uma reunião misteriosa em um lugar isolado, após muita “ministração”, havendo cumprido uma rotina fadigante durante 3 dias, ainda que tenham ido apenas como críticos, curiosos ou expectadores, regressam de lá dizendo: “nunca na vida havia tido uma experiência tão fascinante!”; “há anos eu pensava que estava servindo a Deus, mas só agora eu pude conhecer a verdade”. E quando você pergunta o que foi que ocasionou tal mudança, eles simplesmente respondem: “Só posso te dizer que É TREMENDO!”.

***
Postou Leonardo Gonçalves, no Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

42 COMENTÁRIOS

  1. Minha igreja tem um retiro chamado final de semana de vida vitoriosa que preenche todas estas características supracitadas. Eu não queria ir de jeito nenhum até o pastor decretar q este seria obrigatório para todos os membros da igreja. A partir daí eu quis ir menos ainda. Mas finalmente eu fui qdo um dos pastores auxiliares da igreja pagou pra mim (detalhe: é PAGO e não é barato!). Perdi uma excursão da minha banda para outro estado para isso. Mas tudo bem…. Bom… o q eu posso dizer é q tudo isso é verdade… e q eu não me senti mto bem lá… eu não tenho nada contra se fazer um retiro espiritual na igreja. Mas q a ida a este retiro seja opcional e não forçada!

    Além disso, eu discordo de mtas práticas lá. De fato, mtos discursos são altamente questionáveis… Eu anotei tudo para manter a minha mente sóbria, talvez isso tenha me "salvado".

    Também não posso deixar de sublinhar, que apesar dos vários problemas que enxergo, também acredito q Deus possa atuar, afinal, Deus não pode esperar nos tornarmos plenamente perfeitos em tudo para agir através de nós… caso assim fosse, acho q Ele não agiria mais através de seres humanos. Depois de tudo, ainda creio que as pessoas ali são filhos de Deus, homens e mulheres de Deus mas que carecem aprenderem mais de Deus especialmente em certas áreas. Como, naturalmente eu também preciso de tratamente de Deus em mtas outras áreas.
    E assim vamos…

  2. Rapaz… Identico aos "Encontros" da Sara Nossa Terra. Depois que li sobre lavagem cerebral, percebi que esses retiros preenchem todos os requisitos para isso. Já tinha ouvido que a Sara fazia lavagem, mas na época que eu era de lá não entendia como se dava a lavagem cerebral (portanto não acreditava). Eu escrevi sobre isso baseado na primeira versão dessa postagem do púlpito (somada a matéria em uma revista superinteressante). http://casadetome.blogspot.com/2009/07/reforma-de-pensamento.html

  3. Ridículo este pensamento preconceituoso de vossa parte, lamentável,pastor…
    Um blog que tem por meta a não religiosidade, criticar aquilo que vossa mercê desconhce. As arvores, se conhecem pelos frutos, deixe que as coisas acontecçam, se não for de Deus, não vai vingar. Até mesmo Edir Macedo, com todas as acusações que fazem sobre ele, as vidas que a Universal conquistou para o reino, estão ai.
    Deus não tem compromisso com homens, e sim com a sua obra. Invista em fazer críticas àqueles se opoem ao Reino de Deus; Enquanto você está ai criticando os econtros, as pessoas estão sendo cheias do Espírito Santo de Deus.
    Fique na Paz do Rei Jesus !

  4. Toda seita tem seu retiro para lavagem cerebral. Cada uma à sua maneira. A minha ex-igreja fazia uma versão light (sem regressões, nem nada forçado), mas que também tem um poder de moldar a mente das pessoas.

    Tanto é que, hoje, ao ver os vídeos das aulas dadas lá (gentilmente vazados por ex-membros), dá vontade de chorar, de tanta heresia e bobeira (aquele tipo de ensinamento que não edifica em nada, e só serve para impressionar incautos: significado das tranças de Sansão, numerologia, quem-é-tipo-de-quem no VT), além de asceticismo, hierarquias (ensinando o povo que Pastor é o mediador entre eles e Deus, e que não se questiona nada que venha do sinédrio, ops, da comissão central).

    Mas o retiro tem esse poder de alienar as pessoas de tal forma, que elas absorvem qualquer coisa.

  5. é moçada já faz muito tempo que ouço falar dos tais encontros e já deu pra ver que esse negocio é meio ou todo expurio, um amigo meu foi lá e voltou meio esquisitão e dizendo que não podia contar como foi lá, eu tou fora mané.

  6. Descordo dos pensamentos citados.
    Faço parte de uma igreja com visão dos 12 e NADA disso procede.
    Não nos isolamos,VAMOS A IGREJA,contamos a todos o que acontece por aqui,nossas células duram 2h no máximo,e MUITAS vidas são transformadas e consolidadas através dessa ferramenta que Deus tem dado ao homem.
    Irmão,sinceramente,se você nunca frequentou ou ao menos visitou uma igreja com visão celular dos 12,você não está nem um pouco certo ao dizer isso.
    Saber dar a opinião é uma coisa,criticar e só criticar ,ai é totalmente diferente.

  7. As obras estranhas ao cristianismo autêntico, puro e simples precisam ser denunciadas.

    A única ressalva é que dizer que "uma das características das seitas é o proselitismo" é uma afirmação ambígua que precisa ser melhor fraseada.

    Jesus comissionou os cristãos a divulgar o evangelho e a fazerem discípulos. Isso fez deles uma "seita"? Claro que não! Existem diferenças enormes entre granjear adeptos de forma ética e fazê-lo de forma manipulativa.

    O perigo é usarmos dois pesos e duas medidas: quando nosso grupo faz adeptos é evangelização, quando outro grupo faze adeptos é "proselitismo".

    atos17.blogspot.com

    * * *

  8. 1) Emerson, voce está errado o cristianismo é uma seita do judaismo, tanto que a igreja era combatida pelos judeus e conhecida como seita do "caminho". só pra informação teológica.
    2) Considerando o fato de que certas atrocidades aconteceram durantes várias reuniões de encontro que aconteceram posso afirmar que muitas reuniões são verdadeiras heresias e atrocidades cristãs, mas meu eu me converti indo a um encontro com Deus realizado pela igreja assembleia de Deus, hoje estou me formando em teologia, tenho professores pentecostais, batistas, metodistas, presbiterianos e luteranos, em vista de como foi e o que foi pregado nesse encontro de 3 dias discordo de todos os itens citados pelo leonardo gonsalvez que por sua vez crítica algo que nunca participou (que feio falar do que nao viveu), e dá ate a entender em suas parafrases que tem "medo" de participar pra tambem quem sabe voltar de lá e dizer como é mesmo? ha é , dizer "foi tremendo".

    Onde há palavra de Dsus devidamente pregada, e bem ensinada há conversão,agora a vida de um prosélito é uma página em branco que vai ser escrita de acordo com a doutrina de cada igreja… e por ae vai…

    Mas o que cada faz com a palavra de DEus ou o que cada igreja prega ou vive isso diz respeito a cada instituição, como falei no encontro que participei de todas as criticas de leonardo nenhuma delas é válida no meu ponto de vista.

    abraço leornado em muitos posts eu lhe apoio mas nesse voce foi infeliz =)

    e não sou G12.

  9. Bruno,

    Se você participou de um "encontro" sem nenhum dos itens acima, entao o evento que vc participou é uma exceçao.

    Se isso te conforta, eu já participei de vários eventos com essas características, todos promovidos por igrejas do movimento G12.

    Nao tenho medo de ir nestes encontros. Tenho medo de gente "miolo mole" como você ir nestes lugares! O risco de você voltar "convertido" como a antropóloga é muito grande.

    Aliás, será que essa tua bronca toda nao é apenas sintoma de conversao?

    Hum… saquei! 😉

  10. Bruno:

    Eu devia ter esclarecido que não estava defendendo o G12. Nunca fui a um evento semelhante ao G12 e considero desnecessário.

    O cristianismo de fato era chamado de "seita" pelos judeus que não o aceitaram. Mas biblicamente o cristianismo foi a progressão lógica do judaísmo: a Lei Mosaica foi dada para que eles aguardassem o Messias; depois que ele viesse o coerente seria segui-lo.

    Mas os judeus rejeitaram Jesus (1) porque ele não era como esperavam que o Messias fosse e (2) porque fizeram da Lei Mosaica um fim em si mesmo. Mas a rejeição de Jesus e chamarem os cristãos de "seita" não provava nada, não alterou as Escrituras nem mudou os Propósitos de Deus.

    Muitos hoje acreditam que o simples fato de discordarem das crenças de algum grupo e utilizarem palavras pejorativas para se referirem a eles (como "seita" e "proselitismo") prova que este grupo está errado.

    Essa crença leva a usarem dois pesos e duas medidas: quando nosso grupo faz adeptos é evangelização, quando outro grupo faz adeptos é "proselitismo". É falacioso e injusto.

    Nosso padrão de doutrinas e práticas tem que ser a Bíblia. E temos que tratar os outros como queremos ser tratados: com bondade e ética. É isso que quero dizer. Não defendo o G12 nem nada parecido.

    Atos 24:14 – "Mas, eu admito o seguinte a ti, que, segundo o caminho que eles chamam de ‘seita’, desta maneira eu presto serviço sagrado ao Deus dos meus antepassados, crendo em todas as coisas expostas na Lei e escritas nos Profetas"

    * * *

  11. Acho lamentável que um blog tão bom e conceituado como o Púlpito Cristão se prese ao papel de criticar algo que não conhecem.

    Pela forma como foi posta no texto, tenho certeza que o responsável pela publicação nunca participou de um Encontro com Deus (o nome do encontro, não de um "encontro com Deus" no sentilo literal da palavra).

    Não sou do G12, mas participei do encontro e, aí sim, tenho opinião para falar. Deus opera tremendamente nestes encontros.

    Gostaria que você participasse de um e, então, volte aqui.
    QUEM TEM MENTE INTELIGENTE NÃO SOFRE LAVAGEM CEREBRAL, e eu tenho certeza que você – que postou este texto – é inteligente.

    Por favor, se proponha a criticar o que NÃO é de Deus, pois de uma fonte não pode jorrar agua doce e agua salgada, e Deus trabalha imensamente a vida de centenas e milhares de pessoas no Encontro com Deus.

  12. Kadu,

    Participei de "encontros" (plural) para ter opiniao formada acerca dos rituais do G12. Assim como já visitei pessoalmente igrejas neopentecostais e outros movimentos estranhos. Portanto, nao estou "teorizando", estou apenas descrevendo.

    Contudo, nao descarto que haja exceçoes. Mas, o que sao as exceçoes, senao a confirmaçao de uma regra?

    Fraternalmente,

    Leonardo.

  13. Luiz Alexandre diz:
    Essa matéria sobre o G12 é apenas uma de muitas que se tem lido por ai e a galera fica debatendo se é certo ou não ir aos encontros.
    No meu caso, eu nunca fui ao encontro, mas conheço muitos que foram, e sinceramente, graças a Deus que eu não fui, os meus amigos e conhecidos me relataram algumas coisas que não tem nada a ver como tremendo de Deus, o autor do texto está certíssimo em tudo que colocou,quem defende algo que parece ser de Deus tem que olhar pra dentro de si mesmo e fazer uma pergunta, sera que isso é de Deus???
    Com certeza, esses encontros do G12,são puramente algo pernicioso e satanicos, falo isso respaldado pela Bíblia que é a PALAVRA DE DEUS, que papai do céu tenha misericódia de todos nós.

  14. Olá para todos…

    Pessoal, eu me converti em uma igreja do G12, participei de todos os encontros, e cheguei a ser um 12.
    Vi os diversos comentários a favor e contra o G12. Criticaram o autor do Blog dizendo que ele não pode falar de algo que el não conhece… etc e tal.

    O que acontece é o que está no inicio do artigo. Eles pegam prosélitos… recém convertidos e levam para esses encontros. Acontece que um recem convertido é bebe e não conhece nada da bíblia. então ele fica maravilhado com tudo o que vê lá… Como não conhece a biblia, não pode julgar e ai acha tudo uma maravilha…

    é uma besteirada, SÓ MEXE COM O EMOCIONAL DA PESSOA, e 75% do encontro são as cartas da familia e amigos etc.. que recebe no final..

    Antes de ir já ficam incutindo na cabeça das pessoas (lavagem cerebral ) É TREMENDO… depois voce é proibido de falar o que aconteceu no encontro… então o que voce vai dizer??? É TREMENDO….

    é uma grande pilantragem… graças a Deus eu sai dessa porcaria… a igreja que eu frequentava estava sobre a "cobertura espiritual" do Rene Terra Nova… para os intimos "NabucoTerranova".

    Ouçam o que digo… saim fora disso…

  15. Pelo amor de Deus!!! Primeira matéria que leio no "Púlpito Cristão" e leio essa "calhordisse sem pé nem cabeça", meu, vc não sabe nada sobre visão celular e muito menos de Encontro com Deus. Mas principalmente, vc não sabe nada de reino de Deus e da Sua justiça, pois se soubesse não perdia minutos ou horas tão preciosas de tua tão curta vida para destruir o que Deus está construindo com muito amor. Pense nisso!!!! A igreja é do Senhor Jesus!!!!

  16. Para Kadu

    Meu irmão, eu também participei desses encontros.. deixa eu te falar uma coisa com amor de Cristo…

    Como pode ser um encontro com Deus, se o ápice, o ponto forte do encontro são as cartas que o participante recebe de sua familia, seus amigos, dos líderes etc…

    Se quiseres saber mais alguma coisa sobre isso… entre em meu blog

    http://osfalsosprofetas.blogspot.com/ e entre em contato comigo que te passarei muita coisa… Fica com Deus..

  17. Eu fico é impressionada como as pessoas são movidas a buscar coisas, "novidades" sabe? a Bibia está ai para nos animar, nos consolar, nos corrigir e nos alertar. POrque as pessoas vão a encontros e reencontros, pós encontros em busca de que? só pode ser em busca do que não vem de Deus né? pois é!!! é o que penso as pessoas ingenuas, vão em busca de novidades e acabam gostando de ser enganadas e manipuladas só pode ser.

  18. ALEX__Já partcicipei de uma espécie de ritual para se quebrar as maldições.vc confessa o que vc fez de errado, até sua vida íntima e depois repete algumas orações para que Deus te perdoe ou como disse a pessoa que ministrava: "eu induzo a pessoa a uma oração de arrependimento". Como diria Januário de Oliveiras que narrava jogos do campeonato carioca na tv bandeirantes a muito tempo ,"sinistro muito sinistro".
    Que Deus, aquele que não nos induz a nada mas nos chama das trevas para sua maravilhosa luz tenha misericórdia de nós.

  19. ja participei do encontro,e ninguem fez lavagem cerebral em mim,eu voltei revestida do poder de Deus,e pronta pra enfrentar todas as armadilhas do diabo, e Deus tem me usado muito,e por isso eu digo pra todos ouvirem E TREMENDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  20. Lamento por este senhor dono deste blog, falar sobre algo que pelo visto não conhece nem uma vírgula. Cai na gargalhada quando li sobre o fato das pessoas agredirem outras verbalmente nos retiros, isso pra mim foi o fim de toda a credibilidade que este site poderia ter.
    Bem, já participei destes retiros várias e várias e várias vezes, e em nenhum momento ninguém é agredido verbalmente, quiçá fisicamente. Pelo contrário, o que há nestes retiros é o ensino da palavra, a comunhão, adoração e por aí vai. Então, não me venha falar besteiras meu senhor. Invista o tempo que gasta aqui com sua religiosidade, em pregar o evangelho e ganhar vidas para Jesus, que estão aí pelo mundo sedentas de palavras de amor e conforto.

  21. FAÇO MINHAS A PALAVRAS DE ELIFAZ
    Ridículo este pensamento preconceituoso de vossa parte, lamentável,pastor…
    Um blog que tem por meta a não religiosidade, criticar aquilo que vossa mercê desconhce. As arvores, se conhecem pelos frutos, deixe que as coisas acontecçam, se não for de Deus, não vai vingar. Até mesmo Edir Macedo, com todas as acusações que fazem sobre ele, as vidas que a Universal conquistou para o reino, estão ai.
    Deus não tem compromisso com homens, e sim com a sua obra. Invista em fazer críticas àqueles se opoem ao Reino de Deus; Enquanto você está ai criticando os econtros, as pessoas estão sendo cheias do Espírito Santo de Deus.
    Fique na Paz do Rei Jesus !
    PARTICIPEI E EM NENHUM MOMENTO VI LAVAGENS CELEBRAIS SENDO FEITAS
    APENAS HIPÓCRITAS TENTANDO MENOS PREZAR UM MOMENTO SEU COM DEUS…SEJA LÁ ONDE FOR

  22. Já participei de um "encontro com deus" desses que foi citado pela postagem acima, e posso dizer, com absoluta certeza, que identifiquei algumas das técnicas de lavagem cerebral, uma delas, da qual me causou estranheza, foi um desafio a que preenchessemos um questionário muito bem elaborado, contendo centenas de perguntas de profunda intimidade, desde quantas relações sexuais você mantém por semana, se costuma masturbar-se, se você já manteve relacionamento homossexual ou com animais, se vc já frequentou o espiritismo, candomblé, maçonaria, participou de magia negra, se teve experiências transcendentais… e por ai vai..
    Veja bem, eu não somente não respondi tal questionário, como também não me identifiquei, mas quase todos seguiram à risca, respondendo tal questionário. Daí eu me pergunto, para que serve esse questionário? E o que é pior, uma pessoa de posse desse material, com informações privilegiadas sobre toda a sua intimidade, poderia manipulá-lo a seu bel prazer, não é mesmo?
    Eu não acho que alguma pessoa precise participar de um desses encontros para encontrar-se com Deus, o qual é onipresente, e está em toda a parte e em qualquer lugar, desde que o invoquemos em espírito e em verdade.
    Concordo plenamente com o Leonardo, excelente sua matéria.

  23. ai galera eu concordo com o leonardo, eu como bruno carvalho disse tbm participei de um ED "encontro com deus" la vc é obrigado a falar em linguas, a tirar demonios de todos os tipos, e sao todos de caracteristicas semelhantes e quer saber hj sofro muito por causa desta "g12quinha" que nao ensina nada, enche de lideres de multidoes e nao ensina a humildade. e quer saber mais curtas palavras A IGREJA ESTA SUMINDO! NAO FICARA PEDRA SOBRE PEDRA.

  24. Eu concordo com você Leonardo em partes! Porem quero deixar claro que o resultado é relativo. eu fui ao encontro em 2001, depois de muito relutar, na época fazia parte da Batista Nacional e aceitei o "desafio" de ir. Eu gosto de desafios e sei perfeitamente em quem tenho crido, e falei isso para o meu pastor na época; que me disse: na volta você pensará diferente. Fui e não ví nada de mais que pudesse me deslunbrar a ponto de dizer: So agora conheço a Cristo! A minha frase continua sendo: Eu sei em quem tenho crido!Porem conhecí depois uma pessoa que teve depressão profunda.Existe casos e caso!

  25. ah, quanto a técnica de lavagem cerebral citada pelo Borrego, teve no meu encontro. So que não tive problema com isso, fiz tudo que eles mandaram e em nada fui afetada. Um detalhe sr. Borrego! eles não fícam com a relação feita pelos participantes, todas sao queimadas.Embora eu não concorde com a visão(g12) nada me tiraram assim como nada me acrecentaram. Eu sei em quem tenho crido, e isso me basta!

  26. Thamires,

    Concordo contigo neste sentido. Eu também fui ao encontro para conhecer, e nao fui afetado. A "lavagem cerebral" nao funcionou comigo. Porém, penso que isso aconteceu porque fui com uma disposiçao crítica, e nao aceitei a priori tudo que diziam; todas as doutrinas ensinadas eram analisadas por mim à luz da Bíblia.

    Estas experiencias "malucas" sao tecnicas de sugestionabilidade, e só funcionam quando o ouvinte é passivo. Por isso é que nao devemos estar abertos à toda e qualquer doutrina, mas sempre analisar as coisas como os bereianos da Bíblia.

    Abraço, e que Deus te abençoe,

    Leonardo.

  27. Para a Thamires e o Leonardo.

    Concordo com o que voces dois falaram…

    Mas tem um porém… não esqueçam, que o G12 corre atráz é do novo convertido. E como o Leonardo disse que todas as doutrinas ensinadas eram avaliadas a luz da bíblia… novo convertido não tem como fazer isso.

    O novo convertido tá apaixonado pelo pastor, por seu líder… mesmo que a bíblia diga diferente ele vai atráz do que o pastor, e o líder dele diz.

    Quando ele tem aquelas emoções no encontro, pensa que é de Deus. e vem bombado para casa, para sua igreja…

    Não esqueçam isso… o G12 tá atráz de recém convertido, de quem não questiona, de quem não pergunta, de quem baixa a cabeça para tudo.

    Na Batista que eu frequentava, era pregado OBEDIÊNCIA, OBEDIÊNCIA, OBEDIÊNCIA… NÃO TOQUEI NOS UNGIDOS DO SENHOR…

    Durante os cultos era muito comum o pastor dizer… "a obediência tráz a …….." e todos respondiam… '"benção"

    È DOUTRINA DE DEMÔNIO… e tenho autoridade para falar isso, porque eu era um 12 de primeira geração do pastor…

    Quem está nessa visão é um nicolaíta, aquele que o Senhor Jesus diz em apocalipse 2.6 – e quem quer ver um nicolaíta na bíblia, leia 3 João 9,10 o Líder Diótrefes.

    Quem quiser saber mais fale comigo em:

    http://osfalsosprofetas.blogspot.com/

  28. MISERICORDIA.
    SE EU FOSSE VOCÊ EU TERIA VERGONHA E TEMOR E TREMOR DIANTE DE DEUS MILHARES DE PESSOAS SAO LIBERTAS DOS VÍCIOS DA MACONHA DO CIGARRO DAS BEBIDAS ALCOOLICAS NO ENCONTRO INCLUSIVE EU.A MINHA VIDA MUDOU.SE O ENCONTRO É DE DEUS SIM POIS O PROPOSITO É GLORIFICAR O NOME DELE.MEU CARO ESCRITOR E LEITORES,TANTA COISA DE ERRADA NO MUNDO E ATE MESMO COM VOCÊS MESMOS.NAO PERCAM TEMPO FALANDO DA OBRA DE DEUS.PENSEM:VOCÊS NAO ESTÃO SERVINDO E SENDO USADOS POR DEUS.
    DEUS OS ABENÇOE E PERDOE.

  29. Faço parte de uma igreja que esta no g12.
    Ja fui a uns 15 encontros, pre enconros e pos encontros.
    Realmente, é uma coisa terrivel o que acontece!É obra puramente de satanas!
    Vidas que antes estavm nas drogas, hoje estão libertas dando seus testemunhos inclusive em encontros, coisa terrivel essa.Vidas antes cegas, hoje podem enchergar que jesus é o unico caminho, a unica vida, que obra de satanas essa…Homens, mulhers e crianças que antes jogavam fora seu tempo estragando sua vida, hoje estão apaixonadas por Jesus, pregando a palavra de Deus e sendo sal da terra e luz do mundo.
    Que obra de satanas essa não?
    Leonardo, você parece ser uma pessoa traumatizada com o g12, não te julgo, pois existem igrejas que fazem do g12 uma seita, e entendem tudo errado.Ja vi igrejas que fazem lavagem cerebral nos seus encontros, porem isso não é culpa do encontro e nem do g12 e sim dos lideres dessas igrejas que não conhecem verdadeiramente a palavra de Deus.
    O g12 é apenas um modelo, uma forma da igreja se organizar, para conseguir ensinar a palavra de Deus para todos os membros, independente se a igreja possui 100 membros ou 1000 membros.
    Eu realmente lamento se você foi em algum encontro de alguma igreja onde fizeram uma lavagem cerebral nas pessoas.
    Nos encontros não é pregado culpa, mas sim o amor de Deus que te livra de toda culpa e todo o pecado, de forma alguma a pessoa tem que revelar seus assuntos mais intimos e de forma alguma as pessoas la presente são atacadas verbalmente.
    Você não gosta do g12? nem de seus encontros?
    Irmão, tudo bem, o importante é nós pregarmos o evangelho e tirar-mos vidas da mão de satanas, independente da denominação da igreja ou do tipo de modelo que ela segue.
    Deus abençoe…

  30. e em relação a não falar sobre o que aconteceu no encontro, não tem nada a ver.
    Nós queremos mais que a pessoa conte o que aconteceu no encontro, para desmistificar e dar testemunho sobre o encontro que ela teve com Deus.

  31. tenho 50 anos de idade ,sou cristão evangélico a mais de 15 anos, fiz o encontro a mais ou menos 10 anos atrás, e agora nos dias 13,14,15 de agosto fis um novo encotro,e tenho uma bomba pr revelar a todos vcs fui ministrado com a veredade que é a palavra de DEUS e mais uma vez sai de lá totalmente renovado pelo poder de DEUS. e quero dizer uma coisa a todos incredulos e ignorantes se vc nunca foi a um encontri desses não fale nada ,pois não podemos julgar e nem criticar aquilo que desconhecemos,se vc esta seguindo por um caminho que vc 'acha' que está certo e não quer mundaça ,porque esta sendo favoravel ao teu ego…td bem opção sua.pois o que nos temos ali e um confronto cara ,cara com nosso Deus,se vc teme a este confronto,com medo de ficar exposto com a verdade, a dura verdade real do seu dia dia,esqueça pois DEUS nunca vai expor vc…..POIS TEMBEM TENHO A ACRESCENTAR QUE ENCONTRO É TREMEEENNNNNNNNNNNNDO.PAULO MAGALGAES DO DF

  32. Gente entrei aqui para entender o que era g12 e ao inves disso só estou vendo pessoas que se dizem evangélicos se agredindo verbalmente; Quero lembrar-lhes que a nossa luta não é contra carne e nem contra o sangue mais contra toda potestade do mal. Sou professora de escola dominical e após se questionada sobre G 12 resolvi pesquisar e pra minha surpresa encontrei um monte de crentes se atacando, imagina um impio lendo tudo isso ? se alguém quiser conversar sobre isso comigo ..rc.santosdacosta@hotmail.com

  33. não concordo com o que dizen dos encontro peniel se eo diabo que esta la com a igreja esta cresendo e muitas vidas estão se convetendo a cristo que e vós para condenar a obra do espirito santo

  34. ''Nem todo que me diz : Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor… não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demonios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então eu lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade."

  35. Fico pensando aqui, como julgar ou questionar uma coisa que não se conheçe. É triste e deprimente. Ninguém mais honra Pastor, cada um faz o que quer, se o Pastor obrigou alguém a ir, é porque viu a carnalidade da pessoa e sabe que o Encontro com Deus tem a finalidade de nos ajudar a vencer a carne. Este tópico é carnal, seus idealizadores idem…Sejam espirituais e não meninos…lamentável

  36. A Visão dos 12 traz restauração, santidade, é um retorno aos princípios da Palavra. Quem nega isso ou não conheçe ou está na carne ou caiu na tradição dos homens. Desculpem amados, olhem os frutos e não ouçam os rebeldes…

  37. Irmãos
    Olha a palavra de Deus diz que conheceremos os seus pelos seus frutos, creto?
    então, é só olhar se a igreja esta realmente dando frutos ou não…ai sim ,pelo que eu sei, sim a G12 é uma das igrejas que mais ganha almas pro senhor então…Quem somos nós neh.
    A PAZ.
    ANA FRANCO

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui