Esquisitices da música gospel: shu profético

40
1459
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Renato Vargens

Assine o Blesss
Existem comportamentos evangélicos extremamente esquisitos. Um deles é o tal do Shu! Bom, antes de qualquer coisa deixe-me explicar: segundo alguns adeptos do neopentecostalismo Shu é um clamor profético, uma Palavra profética lançada nas regiões celestiais, à semelhança de um ato profético, feito para extirpar a presença do pecado e convidar a vinda do Senhor Jesus com Sua Santidade!

Em algumas igrejas, no período de louvor com música, é comum entre uma canção e outra ouvirmos dos cantores a expressão em questão. É Shu para lá, Shu para cá, Shu em louvores alegres, em canções tristes, Shu em todo tempo e todo momento.

Pois é, o que me chama a atenção é que em nenhuma parte das Escrituras Sagradas vemos o Senhor ou os apóstolos orientando a Igreja de Cristo a pronunciar SHU enquanto canta. Ora, creio veementemente que boa parte dos nossos problemas eclesiásticos se devem ao fato de termos abandonado a Palavra de Deus. Aliais, vamos combinar uma coisa: que capacidade impressionante esse pessoal tem de inventar novas doutrinas.

Caro leitor, como já afirmei inúmeras vezes, não tenho a menor dúvida de que somente a Bíblia Sagrada é a suprema autoridade em matéria de vida e doutrina; e que somente ela é o árbitro de todas as controvérsias, como também a norma para todas as decisões de fé e vida. Isto posto, afirmo que qualquer comportamento, ensino, ou prática que não se adéqüe as Sagradas Escrituras deve ser rechaçado pelo povo de Deus.

Diante disto minha oração é que o Senhor nos reconduza a simplicidade da adoração levando-nos a viver um Cristianismo descomplicado onde a Graça de Deus se manifesta de modo abundante e abençoador.

Pense nisso!

***
Renato Vargens é teólogo reformado, escritor, articulista de vários blogs e sites, entre eles o Púlpito Cristão

Comentário de Leonardo Gonçalves:

Pra quem desconhece o grau de loucura dessa galera e acha que estamos inventando essa parada de “Shu”, vai aqui o print da comunidade deles no orkut:

[clique para ampliar]
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

40 COMENTÁRIOS

  1. Vai ver que o "shu" é mais uma invenção do Pastor Goku que ficou famoso no you tube. O "shu" é o "chi" do "Gospel Ball Z" neopentecostal.
    Laerte

  2. Cara, nunca ouvi falar nisso: SHU!. Rsrs, realmente soa muito estranho essa palavra. O Pr tem algum vídeo ou alguma música em que eu possa escutar?

    Deus abençoe.
    João Santana

  3. Vai me dizer que isso é pior do que ouvir musica secular?dizer shu é pior do que ouvir legião urbana?huahuahu cada louco com sua loucura meu filho gostaria muito que a equipe pelo menos chegasse aos pes de leonard ravenhill ou de A w tozer david wikerson para que ´pudesse falar algumas coisa.. mas vão ai nos seus bbbs cerveginhas e curtindo blak sabath e legião e quem sabe um pouco de caetano macumbeiro veloso ? huahuahuh é pra rir não.. diante disso se o tal significado do tal shu for esse mesmo eu prefiro então shuuuuuuuuuuuuuu do que as poesias nada edificante que fizeram um cara morrer aos poucos diantes das drogas e pecado.. mas vcs claro são apoloeticos huahuahuhah não sei se vão publicar isso mas é o que penso … (alguns não foram) … Ja sei que somos idiotas o que tenho que decidir e quem é mais rsrsr eu ou quem le ou quem comenta ou quem escreve…

    Qualque coisa… Faça pelo exemplo… mas que n seja um exemplo que leve alguem a ser fã de legião por favor…

    Ainda n consigo imaginar jeusus ouvindo legião e outros.. mas ele diz que temos que ser imitadores dele.. (apologetica) ??? tb n vejo shu n na lignua portuguesa mas tb n vejo Shalom mas sei que tah lah na lungua original… então ao invez de me fazer desacreditar no Shu acabei foi gostando huahuahuah

  4. graça e paz à todos!!!!!!!!

    não sei a origem desse digamos expressão profética, mas se fosse no Japão essa palavra significa SENHOR, embora possa haver outra conotação ou intenção para aqueles que estão lançando essa maneira de expressar!!!!!!!!

  5. Parem de inventar coisas que não existem. Começem a ler a Bíblia!
    A Palavra diz que as pessoas erram porque não conhecem (alguns nem querem conhecer)as Escrituras. Somente as Escrituras! Nada Mais!

  6. Cara! Não acredito!!!!
    Alguém aí já assistiu aquele DVD do Pr Antônio Cirillo, "Adorãção como arma de defesa"?

    Bicho!!!
    O Antônio Cirillo diz "SHU" o tempo todo!! Nas músicas, na pregação.
    Não Acredito que o Cirillão é adepto desse negócio!! Será que foi ele quem inventou?

    Quem duvida assista ao DVD. Ele diz SHU o tempo todo!

    Ai meu Deus… meu Deus…

    —–O Pastor, Inconformado…——

  7. IMAGINEM O IRMÃO PAULO (O APÓSTOLO) PREGANDO PARA A IGREJA ATUAL AFFF
    SERIA MUITA "CAJADADA" RSRS

    GENTE A BIBLIA É A LUZ PARA NOSSOS CAMINHOS, CHEGA DE TANTA INVENÇÃO O QUE DEUS TINHA PRA FALAR E REVELAR A NÓS ESTÁ NA PESSOA DE JESUS CRISTO, BASTA OBEDECER E SEGUI-LO OU VISE-VERSA.

    PORQUE MAIS TANTAS COISAS PRA CONFUNDIR A CABEÇA DESSE POVO (OS CRISTÃOS) QUE JÁ LUTAM CONTRA O MUNDO E O PECADO.

    SÓ A GRAÇA DE DEUS MESMOS E SUA PACIENCIA.

    MAS COMO DIZ A PALAVRA ONDE ABUNDA O PECADO SUPERABUNDA A GRAÇA!!

    PAZ!!! SHALOM

    Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,

    Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.

    Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

    E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

    Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

    Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.

    Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

    II Timóteo 4:1-7

  8. As generalizações são odiosas, porque nivelam todos a um mesmo patamar, sem acepção de suas particularidades.
    Colocar num mesmo saco a Tati Quebra Barraco com o Tom Jobim, Wagner, Chopin e Vivaldi, é uma verdadeira heresia musical.
    Se toda musica convencional é suja, ma visão dos generalizadores, então, todo envangélico é ladrão e explorador da fé alheia, porque generalizando, posso considerar todos no mesmo patamar do Edir Macedo e os Bi$po$ da Renascer, que foram condenado por evasão fiscal nos EUA.
    Logicamente que isso não procede. Por isso, toda generalização é odiosa e deplorável.

  9. Mais um SHUcesso gospi !!! hehehehehehe
    E a moda vai pegando …
    Estou aqui, bem no interior do estado do Espírito Santo e espero que esta moda não chegue por essas bandas …

    Monica

  10. RESPOSTA PARA O SUEDE: Comentariozinho infeliz o teu, 'irmão'… Concordo com você que existe muito lixo na música secular – como também, infelizmente, na música gospel.

    Agora, a pretexto do "SHU" ter nascido em meio dito evangélico, ele é válido? É, tampouco, Bíblico?

    Devemos sim ser imitadores do Cristo (isso você sabe); e Cristo nunca se calou ante as heresias de seu tempo (isso você não sabe ou parece não saber)

    Teu comentário mostra que você parece se deixar levar por toda onda de doutrina, se estas nascerem em meios gospel. Mesmo que tais práticas NÃO tenham fundamento bíblico. Teu comentário nos leva a crer, entre outras coisas, que você pensa algo como "Não faz mal se tem fundamento bíblico ou se vai contra a Bíblia… nasceu em igreja evangélica? É gospel? Então vale!" (!!!)

    Na boa, SUEDE, pelo teu comentário, posso crer que você gritaria até "SATAN" em meio a um louvor, se este modismo surgisse em meio dos louvores evangélicos.

  11. Senhor, volta logo!

    Meu Deus, quando eu acho que já ouvi ventos de doutrina estranha o suficiente, vai e me aparece outra mais fora do comum ainda.

    Alguém comentou que SHU é SENHOR em japonês. Será que alguém viu dizerem shu num culto em uma igreja japonesa, achou legal e resolveu trazer para cá? Como disse Alex em um comentário anterior, onde falta Bíblia, sobra criatividade.

    Que Deus tenha misericórdia da Sua igreja.

    Paz!

  12. Shu!!??? Shu!!??? Shuuuuuuuuu!!!!??? Meu Deus… Isso realmente asSHUsta quem possuí bom senso. Já não bastavam os populistas atos proféticos durante as interminávies ministrações de louvor, agora resolveram evocar mantras evangélicos pra extirpar o pecado de todo mundo. Arrependimento, coração quebrantado, sangue de Jesus? Que nada, tudo isso é coisa do passado, nada melhor pra "arrancar" pecado do povo do que o tal do "SHU". Certeza que esse é mais um produto das Organizações Tabajara…

  13. Só tinha em ingles mas com esta tradução do google tradutar da pra entender alguma coisa…
    Na mitologia egípcia , Shu (secura significado e quem sobe) é um dos primordiais deuses , uma personificação do ar , uma das Enéada de Heliópolis . He was created by Atum , his father and Iusaaset, his mother in the city of Heliopolis. Ele foi criado por Atum , seu pai e Iusaaset, sua mãe na cidade de Heliópolis. With his sister, Tefnut (moisture), he was the father of Nut and Geb . Com sua irmã, Tefnut (umidade), ele era o pai de Nut e Geb . His daughter, Nut, was the sky goddess whom he held over the Earth (Geb), separating the two. Sua filha, Nut, era o céu a deusa que ele realizou ao longo do Terra (Geb), separando os dois.

    As the air, Shu was considered to be cooling, and thus calming, influence, and pacifier. Como o ar, Shu foi considerado frio e, assim, acalmar, influência e chupeta. Due to the association with air, calm, and thus Ma'at ( truth , justice and order), Shu was portrayed in art as wearing an ostrich feather . Devido à associação com o ar calmo e, portanto, Ma'at ( verdade , justiça e ordem), Shu foi retratado na arte como vestindo uma avestruz pena . Shu was seen with 1-4 feathers. Shu foi visto com 1-4 penas.
    Shu Shu
    in hieroglyphs em hieróglifos
    H6 G43 A40

    In a much later myth, representing the terrible weather disaster at the end of the Old Kingdom , it was said that Tefnut and Shu once argued, and Tefnut (moisture) left Egypt for Nubia (which was always more temperate). Em um mito muito mais tarde, o que representa o terrível clima de desastre no final do Império Antigo , foi dito que Shu e Tefnut afirmou certa vez, e Tefnut a umidade () deixou o Egito para a Núbia (que sempre foi mais temperado). It was said that Shuquickly decided that he missed her, but she changed into a cat that destroyed any man or god that approached. Thoth , disguised, eventually succeeded in convincing her to return. Foi dito que Shu rapidamente decidiu que ele perdeu, mas ela transformou em um gato que destruiu qualquer homem ou deus que se aproximava. Thoth , disfarçado, finalmente conseguiu convencê-la a voltar.

    Cada dia que passa tenho mais convicção q os lideres evangelicos tao ficando doidos!!!

  14. Esse Suede é mesmo um fanfarrão.
    Lendo os comentário dele chego a pensar que se verdadeiro nome é Sérgio Malandro e no final ele vai escrever "Pegadinha do malandro"
    Que cara bizarro, tão bizarro quanto o SHUUUUUUU.

  15. Genteeee… ninguem ta pedido pra vcs aderirem a isso.
    Fariseu não entende mesmo…

    pq vcs pedem para que essas pessoas leam mais a biblia que não vão encontrar essa palavra lá? Isso quer dizer que eles não obedecem a biblia?
    En~tao vcs tbm não… a biblia pede pra não julgar… entao leiam mais a biblia q vcs entenderão q pra certas coisas existem o sobrenatural de Deus… e nessas coisas não se palpitam…

    Sim, o Shu veio do Pr. Cirilo… é apenas uma forma de expressão a Deus. Poxa no mundo se cria tantos palavrões, tantos chavões mundandos e sujos… ql o problema de direcionar a Deus um simples expressão que tenha um significado apenas em meu coração?

    Não é pra lançar moda… não é pra vcs aprovarem ou não… é apenas uma comunidade… eu sou membro de la… e entendi a postura do dono/moderador… nada demais…

    Acho q vcs deveriam se preocupar com as vidas perdidas la fora… com a postura de vcs dia a dia… do que com uma simples exressão que gera perda de tempo em suas buscas teologicas para descobrir o significado.
    è sobrenatural… não se explica, quem conhece ou expressa, entende para si proprio e para Deus. Não para aos homens.

    Eu peço para vcs aderirem ao amor, ao arrependimento, à luta, ao evangelho… e não aderirem ao shu… isso é apenas uma comunidade! E nada mais.

    Graça e PAz.

  16. OH Paulo!
    Voce se expressou tão mal, de modo tão confuso em suas opiniões e pensamentos, que não da pra entender que voce tá de acordo ou não com todo esse SHUSHU!
    Mas na dúvida, shu pra voce…

  17. FIQUEI MUITO SURPRESA COM ESTA MALUQUICE DO TAL "SHU PROFÉTICO" E

    FUI PESQUISAR NA INTERNET EM MITOLOGIA, DEUS, SHU E DESCOBRI COM

    RAPIDEZ, QUE NA MITOLOGIA EGÍPCIA, SHU ERA O DEUS DOS ARES.

    QUEM ESTE PASTOR ESTÁ INVOCANDO? DEMONIOS QUE ERAM INVOCADOS NO

    ANTIGO EGITO! QUANTA MALDIÇÃO ESTÁ TRAZENDO PARA OS QUE ASSISTEM SUAS

    PREGAÇÕES
    CUIDADO GENTE! PAZ DO SENHOR!
    DIANE LIZ

  18. já que eles inventaram o Shu,vamos inventar o Shiiiiiiu!!!!!!(pronuncia-se com o indicador em cima dos lábios fechados)pra ver se fecha a boca deste povo que não tem nem vergonha de inventar uma besteira como esta!Shu:Vê se pode?Tô indignada!é bem característico de gente que não ora e nem lê a Bíblia!

  19. E eu pensando que era uma sigla S.H.U.. De onde essa gente tira essas coisas. E a saudação "Graça, Paz e Fogo". As saudações conhecidas já não tem mais graça(apelo). Deve ser este o motivo de tanta criatividade!!!

  20. Esse pessoal que não se firma na palavra de Deus inventa cada coisa… o pior é que as ovelhas de Jesus acabam seguindo essas "doideiras"…
    Gente, vamos ler, estudar e meditar na palavra do Senhor dia e noite para não cair em ciladas do maligno; é por essas e outras que muitos de nós volta e meia caímos e nos distanciamos das coisas de Deus e do seu Reino. Sem o aliçerce da palavra em nossas vidas fica difícil permanecer no Senhor!
    O "SHU PROFÉTICO" foi ensinado por Jesus ou por algum apóstolo? Está na bíblia? Senão, rechaçamos essa heresia! SAI PRA LÁ! Não vem com esse negócio pra cá NÃO!!!

    Roberto Avelar, pastor

  21. QUERIDOS, SOU PASTOR E JÁ TIVE OPORTUNIDADE DE SER MINISTRADO PELO PR. CIRILO. DIGO-LHES QUE SUAS MINISTRAÇÕES SÃO EDIFICANTES E QUE OS AMADOS NÃO DEVERIAM SAIR JULGANDO ALGUÉM POR UM "CHAVÃO" APENAS.
    ANTES DE SAIR FALANDO ASNEIRAS, OS AMADOS DEVERIAM PEGAR ALGUMAS DE SUAS MINISTRAÇÕES, ANALISÁ-LAS E SEREM EDIFICADOS PELAS MESMAS.
    E, TEM OUTRA:
    TUDO O QUE OS AMADOS FALAM ESTÁ NA BÍBLIA?
    EM CRISTO.

  22. Shu deve ser mais um mantra gospel, os gospels andam fazendo muito mantra de uns tempos pra cá… ¬¬

    E pesar q na época de Jesus o chamado "profético" era "IDE, PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA, QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO E QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO!" Esse era o grande chamado "profético", não essas aberrações q hj se vêem na igreja institucionalizada.

  23. Graça e Paz
    Infelizmente o povo não procura saber o que significa o que estão vendo e ouvindo, simplesmente entram na onda sem saber a realidade.
    O Shu e um deus egípcio, a sua funçao e sustentar o céu longe da terra, e isso que o povo esta recebendo, misericordia, e só acessar o google e pesquizar, e encontrara todas as informações sobre esse demonio

  24. TODOS ATACANDO UNS AOS OUTROS.
    A VERDADE É……………..
    JOÃO 8:32.então,liberta realmente de todos estes ensinos,costumes,tradições e falsidades.
    POIS TANTO EVANGÉLICOS PROTESTANTES E CATÓLICOS CARISMÁTICOS OU ROMANOS.
    ENSINAM AS MESMAS MENTIRAS
    EX: inferno de fogo,onde os maus vão sofrer eternamente.
    imortalidade da alma
    divina trindade,do qual estes mesmos,nem sabem dar uma convincente explicação.
    pois a Bíblia diz (deuteronomio 6:4,5) e (joão 14:28). então,conforme ensina no livro de JOÃO 17:3
    TODOS OS LÍDERES CATÓLICOS E EVANGÉLICOS E SEUS SEGUIDORES,ESTÃO EM PROFUNDA ESCURIDÃO ESPIRITUAL, SE EXISTE ALGUMA FONTE DE RACIOCÍNIO EM TODOS VOCÊS,LEEM MAIS A BÍBLIA E SE APROFUNDEM EM CONHECIMENTO.
    POIS JESUS DISSE (mateus 7:21 )

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui