Ainda sobre Música Secular e a doutrina da Graça Comum

71
1199
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Leonardo Gonçalves

Assine o Blesss

Um texto do amigo Renato Vargens sobre música secular e a graça comum suscitou um debate intenso esta semana. Ao que vemos, quando o assunto é a música secular, as opiniões evangélicas estão bastante divididas. Ao meu ver, há três grupos de crentes debatendo:

1. Os que não ouvem qualquer tipo de música secular e atribuem qualquer manifestação musical nao-evangélica ao demônio;

2. Os que ouvem todo tipo de música secular, mesmo aquelas letras que são ofensivas à fé crista.

3. Por último, aqueles que são seletivos quanto ao que ouvem, e que não vêem a música secular como arte profana, fazendo separação entre boa música e música ruim.

Particularmente, fico com a terceira opção. Ouço boa música brasileira, curto alguns sucessos internacionais, admiro os ritmos regionais e amo o folclore e a cultura popular. Também ouço boa música composta por cristãos, e reconheço que há muita gente inspirada também no âmbito evangélico. Detesto aquilo que desonra a Deus, mas enxergo a mão de Deus nas linhas dos poetas seculares, porquanto entendo que Deus deu ao homem uma medida de “graça comum”, mediante a qual a criatura – embora caída – é capaz de dedicar-se à belas artes e inspirar bons sentimentos.

Em suma, nem tudo que é secular, é profano. Do mesmo modo, nem tudo que tem o selo “gospel”, é santo.

Lembremos que a matemática é uma ciência secular, mas isso não põe em dúvida as verdades aritméticas.

Para ilustrar a questão, desejo postar duas músicas da banda Legião Urbana, muito criticada no tópico do Renato por ser uma banda de letras ofensivas à fé. Não nego que haja letras da Legião que afrontem o cristianismo, mas nem por isso deixo de reconhecer as boas e inspirativas letras destes compositores seculares.

Assista e tire suas próprias conclusões:

[Monte Castelo: Versos inspirados em 1 Coríntios 13 e em Camoes, poeta Português]
[Perfeiçao: Uma música cheia de ironias fortes, verdades e sentimentos sintetizados em poesia]

***

Postou Leonardo Gonçalves, emocionado pela enésima vez com a música Perfeição, certo de que a igreja é o instrumento regulador de toda injustiça social e manifestação do Reino no mundo.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

71 COMENTÁRIOS

  1. IRMÃO PASSA PRO MEU E-MAIL A LISTA DAS MÚSICAS SECULARES QUE AGRADAM A DEUS, QUE LOUVAM A SUA CRIAÇÃO, QUE FALA DA FAMILIA, QUE EDIFICAM AS PESSOAS QUE À OUVEM, POIS PRECISO PASSA-LA PARA OS MEUS FILHOS, PARA OS MEUS NETOS, PARA ALGUNS IRMÃOS QUE NÃO TEM CERTO DISCERNIMENTO DO QUE OUVIR. APROVEITO E PEÇO QUE AVISEM AOS CANTORES DE MUSICA SECULAR QUE GRAVEM CD'S SÓ COM MUSICAS DE LETRAS QUE NÃO OFENDEM NOSSA FÉ E CONVICÇÃO, POIS A FONTE DELES É DIFERENTE DO QUE HÁ NA BIBLIA POIS ESTA DE AGORA JORRA AGUA DOCE E AGUA SALGADA. TALVEZ EU PRECISE DO PURIFICADOR QUE VOCE TEM, ME DIZ A MARCA E ONDE COMPRA.

    UM ABRAÇO

    JESUS TE AMO, VOCE NAO VAI DEIXAR DE SER FILHO DE DEUS POR OUVIR MUSICA SECULAR, MAS E O SEU FILHO VAI SABER ESCOLHER AS MUSICAS, E OS CRISTÃO QUE SÃO ORIENTADOS POR "PASTOR" QUE OUVI MUSICA SECULAR VAI SABER ESCOLHER AS MUSICAS CERTAS?????
    EU SEMPRE ACHEI QUE AS COISAS DE DEUS NÃO TRAZEM DUVIDA…

    EM FIM…

    PAZ!!!

  2. SÓ UMA CANÇÃO PARA TODOS NÓS:

    Amáveis são os Teus caminhos, ó Senhor
    Alegro-me em confiar no Teu amor
    Cada novo dia incerto é pra mim
    De Tua direção preciso, oh Deus
    Não sei viver sem Tua força
    Preciso só de Ti, do Teu poder
    Vem me ajudar, cada momento
    Só contigo poderei vencer
    És o sol da minha vida
    És o pão que me alimenta
    És o ar que eu respiro
    És a mão que me sustenta
    Amparado em Tua graça
    Nada pode me deter
    Mesmo que o mal me cerque
    Sei que vais me proteger
    Confio só em Ti, meu Deus eterno
    Quero em Teusbraços descansar
    Quero habitar em Tua casa
    E ali pra sempre eu Te louvarei
    Vou cantar do Teu grande amor
    Proclamar com todo o fervor
    Que és um Deus infinito em poder
    Ainda assim me vês e cuidado tens por mim
    Amáveis são os Teus caminhos, ó Senhor
    Alegro-me em confiar no Teu amor

    MUSICA: SALMO
    INTERPRETE: LEONARDO GONÇALVES
    ALBUM: VIVER E CANTAR

  3. Olá irmão Leonardo e outros do blog Genizah!

    Boa tarde!
    Paz e graça do Senhor Jesus Cristo!
    Quanto tempo nem visiteu seu blog e nem li certas postagens. Eu morro de saudade de ler as suas postagensFiquei suspreso com a sua nova aparência do blog. Você é muito inteligente por pôr imagens com essas letras exóticas no comentário, hein? Não sei colocar uma imagem de letras no comentário, só sei colocar imagem do título da postagem. Eu conheço muito bem essa fonte que você está usando. Pode ser Neo Tech Alternate, Uni Sans, e outras fontes Sans futurísticas cujos nomes de que não me lembro. Você comprou essa fonte do site MyFonts, certo? Se for Neo Sans, oh, não! Neo Sans é a minha fonte favorita! Parabenizo-lhe por ter posto uma postagem tão bela e pela nova aparência e pela boa escolha de uma fonte do seu blog. Você tem muita razão. Leio umas músicas seculares, como as de Maysa Monjardim, de que gosto, que não prejudicam minha fé cristã.

    Você já visitou meu blog alguma vez e leu alguma postagem? Desculpe-me por fazer esta pergunta! ^^

    Deus te abençoe!
    Boa tarde!
    Bom fim de semana!

    Gustavo

  4. “Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.” (Gandhi).

    Esse provérbio é secular e responde muita coisa (inclusive sobre as gotas de veneno da legião urbana).

  5. A paz do Senhor Jesus.

    "Termos uma coleção de músicas seculares,não profanas seria muito bom…,pois em um aniversário,casamento e outros eventos, teríamos uma oportunidade para entreter os convidados,além da boa música evangélica. Além dessas,poderíamos adcionar as dos cantores católicos,obviamente filtranto…

    Nós precisamos de um ecumenismo musical,onde o secular,não profano entraria,pois faz parte da graça comum."

    " Examinai tudo. Retende o bem" ( 1Ts 5.21 ).

    Em

    Cristo

  6. legal todos sabemos que Jesus para sermos perfeito como ele é e paulo disse para sermos seus imitadores como ele é de cristo.

    ok apologista… mostre pra vc mesmo e nos que cristo curtiu algo parecido com djavan ou com legiao ? alias qualque um servo na biblia toda como vc defende sua tese igual aos caras do texto isolado graça comum? ahan… vc poderia ter ficado livre dessa… porem duvido ate q poste este comentario ou que tente responder do jeito que vc responde o feliciano ou o mala… sem parabolas idiotas ou achismo (ismo) refere a doença

  7. Interessante como continuam postando uma coisa desta aqui no blog que, critica servos de Deus, mas exaltam e admiram ímpios que não tem compromisso nenhum com o evangelho…
    Copiei e colei um comentário feito por um irmão chamado Anderson no primeiro post desta tal "graça comum e música mundana".Leiam e tirem suas conclusões:

    Meu nome é Anderson, tenho 32 anos,sirvo a Cristo desde meus 17 anos,mas em 2001 passei com minha família a maior prova até hoje.Meu irmão também estava na igreja mas tinha uma grande admiração por bandas seculares. Não passou muito tempo para Deus usar irmãos para alertá-lo para ele deixar dessas práticas, mas não dando ouvidos continuava.Foi quando depois de muita conversa, ele foi perguntar pro líder de mocidade se tinha alguma coisa a ver, e ele respondeu que não, que até gostava também de um som pesado. Os problemas aumentaram quando ele passou a ouvir outras bandas,um tal de Gorgoroth, e Tristânia, Evanescence e Guns and roses, irmãos parece que algo terrível passou a fazer parte da vida dele, com o tempo não queria ir mais a igreja e passou a usar drogas, até o dia em que minha mãe encontrou ele no quarto todo inchado e roxo pois deu uma overdose nele, e ele estava morto. Hoje minha mãe toma muito medicamento para dormir pois não consegue esquecer a cena trágica que levou meu irmão Rogério com 21 anos de idade para a cova.Minha mãe se chama Hilda Ramos, orem por ela, pois é grande o seu sofrimento, verdadeiramente um abismo chama outro abismo.Ah o ex lider de mocidade fiquei sabendo que ele vai no show do Guns no brasil…
    Esse é o problema de hoje em dia, muito BBB brasil, muita novela,músicas com mensagens que não provém de Deus, mas pouco compromisso com Cristo.quando o diabo possuia meu irmão, alguns crentes vinham expulsar, e uns eram acusados de coisas que faziam às escondidas, a luta era grande, falo isso com muita tristeza pois não me alegro em ver pessoas que servem a Deus serem envergonhadas, mas a verdade é que, temos que ter compromisso sério com Deus porque Deus não é bricadeira.Somos servos inúteis mas temos pelo menos que prestar para aquilo que fomos chamados.Irmãos orem por nós.
    Anderson Ramos

    Viram o resultado!É tempo de orarmos e levarmos mais a sério nosso compromisso com Deus cada dia mais, pois como já foi dito Deus não é Deus de brincadeira!É realmente lamentável um comentário infeliz deste sobre este assunto feito por uma pessoa que se diz compromissada com Deus, e ainda é pastor…

    João Carlos

  8. Eu opto pela quarta alternativa: não escuto nenhum tipo de música evangélica e atribuo qualquer manifestação de música gospel mercantilizada ao Demônio.

    Os cantores gospel (Valadão, Aline Barros, Cassiane, Diante do Altar, Em Cima do Trono, Mara Maravilha, Mara Lima, Robson, Jamile, Tatiane e Rachel Malafaia, Regis Danese, fora os mercenários da IURD, Igreja da Graça, Central Gospel, Assembléia de Deus, Quadrangular, etc.) são todos FALSOS PROFETAS e aqueles que compram seus CDS e/ou ouvem suas músicas desagradam profundamente a Deus e arriscam-se a escutar um reverberante "nunca vos conheci" de Jesus.

    Isso para não falar dos fanáticos que superlotam os shows desses cantores e grupos com olhos vidrados com o pretexto de "adorar" a Deus. Pensam que enganam Jesus, mas só enganam a si mesmos. Só querem se divertir, nada querem com o cristianismo autêntico que exige transformações. Esses evangélicos são idólatras que não têm moral nenhuma para criticar o uso de imagens religiosas dos católicos que peregrinam para Aparecida e outros santuários marianos.

    Toda essa devoção devia ser para Jesus e para Deus, não para ídolos que tem boca, mas, diferentemente das imagens católicas, não param de falar tolices e heresias. E todo esse dinheiro devia ser encaminhado para distribuição de Bíblias e para obras de caridade, como ajudar os nordestinos e os haitianos.

    A verdade é exatamente o oposto do que os evangélicos dogmáticos pensam. As músicas seculares podem ser boas ou ruins. As músicas gospels é que são irremediavelmente inaceitáveis para os verdadeiros cristãos, tanto pelas letras antibíblicas quanto pela indústria e idolatria construídas em torno dela.

    O Diabo usa a música gospel para afastar as pessoas cada vez mais do cristianismo autêntico. Aqueles que as ouvem arriscam-se a perder a salvação eterna. Arrependam-se enquanto é tempo!

    * * *

  9. Porque que a maioria dos cristãos do século XXI, tendem a enaltecer a cultura secular,mesmo que esta contrariem os princípios de fé pregados pelo cristianismo? acho que a maioria dos cristãs precisam saber, de fato, o que é cristianismo e qual é a base dele. Cristianismo não é Arianismo, nem budismo, nem hinduísmo, nem tampouco positivismo, como o que vemos na maioria das letras de musicas seculares e até gospel( que Deus nos guarde)!

    abraço!

    http://www.marizandicarvalho.blogspot.com

  10. leonardo vc. tá que nem a globo, quando queria emplacar o primeiro beijo gay em cena. Foi tendando… tentando… até que conseguiu, sem que houvesse revolta por parte da sociedade ! Continua batendo nesta tecla de musicas mundanas,uma sugestão: passa o mês todinho só blogando sobre músicas mundanas quem sabe um dia… o povo cai nesta armadilha ! Dar pena a sua situação ! Ma a bíblia já falava de crentes com a mente cauterizada, onde mas nada os acusam ! Pb. Roberto Rcha

  11. Essa Musica Monte Castelo pode até ser adaptada como Louvor…..rsrs

    Serio mesmo, Se a Batista da Lagoinha gravar os fãs nem vão perceber que é do Renato Russo….rsrsrs

    Eu me emocionei com essa Musica, me deu pena da maneira que o Renato Russo morreu, E pena de ver tantas pessoas morrendo e nós perdemos a oportunidade de evangelizá-las

  12. Eu acho que tudo eh de Deus. O mundo eh de Deus, a musica eh de Deus, tudo eh dele. O que muda mesmo eh o que a nossa consciencia nos diz. Se voce acha que lhe convem escutar, escute. Se nao, nao escute, mas tambem nao julgue quem escuta. Nos fomos tao acostumados a dizer que "musica santa" eh a musica que tem um nome Jesus no meio e se nao tiver, nao presta. Sinceramente, isso eh pensamento de gente de mente fechada. Eu, por exemplo, sou musicista e compositora e a minha ultima opcao seria escutar musica evangelica para compor. Por que sera, hein? Voces jah viram as letras de agora dos cantores famosos cristaos? Gente, eh muito ruim! Soh falam em poder, em anjo, em vitoria, ou senao, aqueles mantras ridiculos que repetem a mesma palavra para alienar mente idiotada. Ninguem fala mais sobre o amor de Deus, sobre o dia a dia, sobre coisas comuns. Eh por isso que eu AMO Joao Alexandre, Vencedores por Cristo, Sergio Pimenta, Grupo Logos, porque esse povo PENSA antes de compor e tudo que eles compoe tem a ver com o que eles passam com Deus, nao para animar a galera.

    Ai vem o classico argumento que "nos temos que ver a procedencia", isto eh, se eh macumbeiro nao escute. Muita gente nao eh macumbeiro, mas tambem mente muito. Macumba, mentira, adulterio, eh tudo pecado. Se eu for selecionar a musica que eu escuto pela vida do compositor/artista, eu nao vou escutar ninguem, porque todos sao pecadores. Eu nao vou escutar nem a minha propria musica.

    Finalmente, gostaria de dizer que eu sou da turma da terceira opcao. Amo Tom Jobim, Vinicius, Gal Costa, Djavan, Lenine, esse povo bom de musica popular brasileira (porque tambem existe o tal de Lobo Mau da Ivete que sinceramente, neh? Usem o bom senso!). Para quem tem uma mente fechada nao porque quis mas porque foi criado assim, recomendo Paciencia (Lenine) e Todos estao Surdos (Roberto Carlos). Essas duas musicas falam das verdades de Cristo e do ser humano como nenhum outro cantor evangelico de agora jah falou. Vou colar o link the Roberto Carlos aqui, porque vale a pena.

    http://www.youtube.com/watch?v=0RzLVWosIfE

    Ta bom, jah falei demais. Leo, rapaz, esse assunto eh polemico, mas eu AMO. Como musicista crista, acho que eh muito importante debater esse tipo de assunto, porque isso ajuda as pessoas a abrirem a mente para algo melhor.

    Valeu, gente!

  13. Eu nem comento mais este tipo de assunto, eu particularmente não ouço musica secular, acredito no que a palavra diz uma fonte não da dois tipos de agua, já ouvi muita musica secular quando era DJ, mas como cada um quer justificar seus atos ficam tentando santificar coisas profanas se eu posso ouvir Legião tb posso ouvir Raul Seixas que tb tem umas letras bem interessante. Pra mim a musica tem três origens:

    Do Espirito Santo
    Da carne
    E por ultimo satânica

    Então prefiro não ouvi-los pois para mim nenhum serve de exemplo.

  14. Leonardo ,o problema (já discutido e bem explicado por mim em outro post lá atrás, é bom "linka-lo" a este!) é que nem todo mundo tem maturidade pra ver as coisas desta forma. Sempre fiz a seguinte analogia : O povo hebreu deu a humanidade um grande legado, o maior deles certamente, a Bíblia e seu legado cultural que influência positivamente o campo do direito,da sociologia e por aí vai…Mas é só!!! É muito ,mas é só. Façam uma revisão histórica e grandes descobertas,conquistas e invenções vieram por meio de outros povos que não tinham "a revelação".Os egipcios e outras nações africanas antigas,persas,babilônios,gregos,sumerios,vários povos orientais, todos tem a sua gloria e sua contribuição para a humanidade e nisso vejo essa graça comum a qual você se refere.Há coisas maravilhosas neste mundo e por elas devemos dar glória a Deus e Deus nos presenteia a todos e por meio de todos, crentes ou não.Não consigo entender como se pode gostar de literatura (suponho que vcs lêem nem que seja pra um concurso) e não se pode entender a musica sob o ponto de vista artistico/técnico/lúdico/entretenimento.Falam como se toda musica tivesse uma mensagem diabólica ou uma magica que altomaticamente dominasse as mentes sem direito a resistencia lancando a pessoa direto ao inferno. Isso é mentira, crendice e imaturidade.

    Não creio nestes santarrões radicais que só escultam "louvores ao senhor" quando os tais louvores (muitos deles, não todos) atualmente não passam de um pretexto pra artistas que querem levar a mesma vida de popstar, aos quais eles tanto invejam e admiram mas em público criticam.Qualquer um que conhece o começo do tal movimento gospel de musica evangélica no Brasil sabe que todos os musicos ,sem excessão, admiram ,aprenderam acordes e tecnicas e se inspiraram em referências musicais da musica popular. Inventam até uma balela teologica de que temos que recuperar "para o Senhor" o que o diabo roubou, a boa musica e blá,blá….Tudo hipócrisia. O que os pastores temem é crentes maduros que sabem o que querem eles precisam pregar medinhos no povo, não toque nisso, não escute aquilo ou temem os questionamentos que podem surgir.Existem sim boas composições de bom nível artístico e de boas letras tanto que os cristão invejam e copiam. Ponto.

  15. Se a toda música secular é de origem satânica e não pode auferir nada em que as escuta, o que dizer então das músicas go$pel que trazem heresias em seu conteúdo, contrariando descaradamente a Bíblia?

    Devemos mesmo entender que o samaritano, o centurião e a mulher cananeia jamais poderão me ensinar aquilo que já deveria saber, já que sou detentor-de-toda-a-verdade?

    Ou podemos admitir que encontramos coisas boas e ruins tanto no âmbito secular como no evangélico?

    Paulo não era conhecedor da poesia secular de seu tempo? Não foi ferramenta utilizada em seu discurso no Areópago como diz Atos 17:28?

    Não devemos criar estigmas e rótulos cheio de "não toques nem manuseies", pois a forma pela qual a verdade foi apresentada aos judeus não foi aceita por estes, que a reputaram por blasfêmia.

    É o que tenho a dizer.
    Meu ouvido não é pinico, nem secular nem gospel.

  16. Vaidade no comprimento da saia, no cumprimento da lei
    Vaidade exigindo prosperidade por ser o filho do Rei
    Vaidade se achando a igreja da história
    Vaidade pentecostal
    Vivendo e correndo atrás do vento, tudo é vaidade
    Vaidade juntando a fé e a vergonha Chamando todos de irmãos
    Vaidade de quem esconde a verdade Por ter o povo nas mãos
    Vaidade buscando Deus em si mesmo Querendo fugir da cruz
    Não crendo e sofrendo, perdendo tempo Tudo é vaidade
    Falsos chamados apostulados do lado oposto da fé
    Dinheiro, saúde, felicidade aquele que tem contra aquele que é
    Rádios, tvs, auditórios lotados ouvindo o evangelho da marcha ré
    A morte se esconde atrás dos templos Tudo é vaidade
    AONDE ESTÁ A HONRA DOS ORGULHOSOS A SABEDORIA MORA COM GENTE HUMILDE
    LIBERDADE LIBERDADE

    TUDO É VAIDADE
    JOÃO ALEXANDRE

  17. Léo!!!

    Eu não sei se vc gosta, mas tem um cara que é um ICONE musical pra mim, e embora nãao tenha o "selo gospel", é um dos caras que escreveu as melhores letras cristãs e as melhores musica q eu ja ouvi!
    Procure por Neal Morse. Ele toca rock progressivo. Existem tres albuns muito bons:
    Sola Scriptura – Fala da história de Lutero.
    "?" (Question Mark) -Fala da graça de Deus para todas as pessoas, do tempo em que a entrada no templo de Deus era restrita e de que hoje nós somos o templo do Deus vivo.
    Testimoy – Fala do testemunho do Neal Morse. Ele era musico de uma banda secular de rock progressivo tambem.

    Acho que vale dar uma olhada.
    Além de ótimas letras, Neal Morse fez ótimas composiçoes melódicas. Eu, como músico amador, gosto pra caramba hehe

    Flws

  18. JASON, AI VAI UMA MUSICA " NÃO GOSPEL " MELHOR QUE MUITA "GOSPEL";
    COMPOSITORES: ZE RAMALHO E LUIS RAMALHO
    INTERPRETAÇÃO: AMELINHA:

    "Foi Deus que fez o céu, o rancho das estrelas
    Fez também o seresteiro para conversar com elas
    Fez a lua que prateia minha estrada de sorrisos
    E a serpente que expulsou mais de um milhão do paraíso
    Foi Deus quem fez você
    Foi Deus que fez o amor
    Fez nascer a eternidade num momento de carinho
    Fez até o anonimato dos afetos escondidos
    E a saudade dos amores que já foram destruídos
    Foi Deus
    Foi Deus que fez o vento
    Que sopra os teus cabelos
    Foi Deus quem fez o orvalho
    Que molha o teu olhar, teu olhar
    Foi Deus que fez as noites
    E o violão planjente
    Foi Deus que fez a gente
    Somente para amar, só para amar

    OLHA, SE POSSO INUNDAR SEU E MAIL COM VÁRIAS MUSICAS EDIFICANTES, NÃO ROTULADAS PELA PECHA DO GOSPEL.

    MAS POSSO TAMBÉM TE MANDAR UMAS MUSIQUINHAS GOSPEL, DO TIPO QUE O CAPETA "GOSTIA":

  19. Quem vê obra do capeta em tudo quanto é lugar, não foi totalmente levado e remido no sangue de Jesus. Fica enxergando até debaixo da cama. Jesus convivia com pessoas de má fama ou reputação reprovável (Mateus 9 : 20-12,Marcos 2:13-17), e jamais teve o mesmo comportamento que estes. A questão é não se contaminar. Quando o mundo está ocupando espaço na sua vida maior que Jesus, joga fora o mundo!

    A bíblia manda examinarmos e retermos o que é bom, se não é bom lance fora ! Seja secular, gospel ou qualquer outra coisa que tenha sonoridade, letra, imagem,etc.

    Gostar de banda, cantor, cantora não é pecado. É sim idolatra-los, se vestir igual, imitar gestos, atitudes, palavras. O mesmo que os católicos fazem quando os padres pop's ( Pe. Marcelo Rossis e Fábio de Melo )se apresentam.

    Sou bastante eclético no geral, principalmente em questão de música. Sou rockeiro e não acredito que o rock é " do diabo ". Raul Seixas cantou " Ói, olhe o céu, já não é o mesmo céu que você conheceu, não é mais
    Vê, ói que céu, é um céu carregado e rajado, suspenso no ar

    Vê, é o sinal, é o sinal das trombetas, dos anjos e dos guardiões
    Ói, lá vem Deus, deslizando no céu entre brumas de mil megatons
    "

    Para ser anti-cristã não diria isto, diria ?

    Discernimento é a chave de tudo ma vida, até para escolher a igreja que freqüêntar.

    O que for anti-Cristão, anti-bíblico, anti-Deus, joga fora ! Não ouça, não veja, não leia, não compre !

    Deus te deu cérebro,use-o !

  20. Não sou evangélico, não sigo nenhuma religião, mas acompanho o seu blog diariamente e gosto de seus artigos.São muitos claros e sem preconceitos religiosos. Parabéns.

    Renato Russo foi um grande poeta e fez lindas canções. Sou fã do Legião e do Renato.

    Há, saiu uma reportagem interessante sobre a Igreja Mundial na revista Época.

    Milagres e milhões

    Com promessas de cura e até de ressurreição, o apóstolo Valdemiro Santiago transformou sua Igreja Mundial num novo império evangélico

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI129355-15223-3,00-MILAGRES+E+MILHOES.html

  21. Perfeição do Renato Russo, Burguesia do Cazuza, entre outras canções como O que será que será do Chico são gritos contra a hipocrisia e o descaso dessa sociedade.
    Um grito que há muito tempo se calou na Igreja e aí AS PEDRAS CLAMAM sem covardia!

    O gospel água com açucar, mecanizado, razo e repetitivo, cujos bastidores são tão ou mais podres que o da música secular, vai falando sempre mais do mesmo que a platéia, cuja maioria é imbecilizada, quer ouvir. Enquanto isso algumas pedras vão denunciando a injustiça e a incapacidade de amar do ser humano. Alguns "Ciros" continuam sendo levantados para fazer o que o "povo de Deus" não faz. E os "Ciros" nem precisam se converter…

    E ainda aparece aqui quem defenda essa gente… Haja paciência.

    Vou abrir uma exceção ao hip-hop gospel. Ouço alguns que mandam bem. E o pessoal da antiga já citados, mais alguns como Gerson Borges, que são vozes que clamam no deserto juntamente com as pedras.

    Em tempo: Será que era gospel a música que tocava nas bodas de Caná da Galiéia? Pois Jesus estava lá. E aí se a música fosse mundana será que ele mandava parar tudo e ordenava que tocassem um "hino espiritual"?

    Ielton Isorro
    http://clamandonodeserto.blogspot.com/

  22. Para aqueles que defendem a graça comum, gostaria de fazer umas perguntas e gostaria de ouvir respostas sinceras.

    Quando vocês estão ouvindo Tim Maia, Renato Russo, Titãs e outros, vocês só ouvem as músicas que dizem ser boa, com letra sem heresias ou acabam ouvindo aquelas que gostam, seja pelo ritmo ou pela emoção que estão sentindo na hora?

    Quando ouvem essas músicas, vocês acreditam estar glorificando a Deus?

    Vocês conseguem imaginar essas músicas sendo tocadas na igreja durante o culto?

    Imaginem o Pr. dizendo: agora vamos adorar a Deus ouvindo uma música do Queen, e aí entra o Fred e manda We are the champions usando aquela cuequinha e se contorcendo.

    Ou então, vamos agora ouvir o nosso "irmão comum" Renato Russo dando um testemunho sobre a inspiração de suas músicas. Enquanto ele fala, atrás tem um telão mostrando suas performances tendo as drogas como combustível. Seria emocionante, e só.

    Renato Russo foi um cara fora de série. 14 anos após sua morte, os seguidores do 'Religião Urbana' continuam aumentando.

    Em relação a outro post, com a música da Maria Rita, pelo amor de Deus, o que é aquilo? Depois de ouvir 30s desliguei pois estava ficando depressivo. rsrs A letra é boa, mas ela cantando é muito triste.

    Irmão Leonardo e Pr. Renato Vargens, tenho observado que um dos sintomas da falta de comunhão com Deus que o crente demonstra é começar a ouvir mais músicas seculares, porque essas falam de coisas comuns e do ser humano agradando o ego daqueles que as ouvem, enquanto que a música cristã verdadeira fala de Deus e do Seu Amor.

    Entendo que quando o Apóstolo Paulo fala da liberdade que temos em Cristo é porque fomos alcançados pela Graça Salvadora e por isso buscamos as coisas que são do alto, e devemos entender que, apesar de nos ser lícito, nem tudo nos convém.

    Ouvir músicas desses caras, nunca mais.

  23. A grande questão em se escutar música secular nos dias hodiernos, é um reflexo de que a música dita gospel, evangélica ou qualquer nome que se dê, não atrai seus ouvintes pela essência bíblica de boa letra e música.
    Sinceramente, não julgo quem escuta a música secular. Eu mesma, não costumo escutar. Se porvertura, estiver na casa de uma pessoa que gosta, ouço sem problemas e posso até fazer alguns comentários pela bela obra do autor.
    Há músicas seculares belíssimas, cheias de poesia, harmoniosas e com melodia adimiráveis. Tenho grande admiração pelas músicas do Elvis Presley e das antigas cantoras do rádio brasileiro.
    Porém,prefiro escutar algumas canções chamadas antigas e outras atuais (que hoje são raridades) que tenha conteúdo eficaz bíblico, do que escutar música secular. O que será que mais nos edifica? Para mim o que mais me edifica é louvar a Deus!

  24. Primeiro que o conceito da graça comum é altamente discutível. Vide artigo:
    http://www.monergismo.com/textos/eleicao/graca-comum_angus-stewart.pdf

    Segundo, usar essa doutrina para justificar suas paixões torna-se, no mínimo, uma tentativa medíocre. Ainda mais em um texto totalmente carente de fundamentos bíblicos.

    César Pires.

    Graça Comum
    Rev. Angus Stewart

    Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto1

    Rejeitamos a graça comum sobre a base da Palavra de Deus. A graça comum ensina que Deus ama o réprobo, mas as Escrituras proclamam que “o Senhor aborrece” “ao avarento” (Sl. 10:4). O Salmista declara de Deus: “odeias a todos os que praticam a maldade” (Sl. 5:5). É mentira que Deus odeia o pecado, mas ama ao pecador! Além do mais, “o SENHOR prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua [de Deus] alma” (Sl. 11:5). Aqui está a intensidade da aversão de Deus ao réprobo: sua própria alma – tudo o que Ele é – detesta-o. Assim, Jeová “sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre e vento tempestuoso” (v. 6).

    Retirado do site: http://www.monergismo.com
    Leia na íntegra: http://www.monergismo.com/textos/eleicao/graca-comum_angus-stewart.pdf

    Para quem não sabe o que é monergismo.

    http://www.comunidademetodista.com.br/blogs/blog/?id=614

    Abaixo, alguns Cristãos na história da Igreja que defenderam a doutrina bíblica do monergismo:

    Jonathan Edwards, Charles Spurgeon, Martinho Lutero (que considerava esta doutrina o coração da Reforma), João Calvino, John Knox, John Owen, os Puritanos do século XVII, John Bunyan, Agostinho, George Whitefield, John Gill, Arthur W. Pink e alguns pastores e teólogos contemporâneos tais como Martyn Lloyd-Jones, John Piper, Wayne Grudem, R.C. Sproul, Michael Horton, J.I. Packer, James Montgomery Boice, Johyn MacArthur, etc.

  25. Não atribuo qualquer música não cristã criada por satanás ou para ele… só sempre que penso nisso lembro de Tiago 3:11 "Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?"
    Como que eu posso me edificar com um cara (banda) que ao mesmo tempo que canta uma música bonita ou "com valores cristãos" mas nega a Cristo mais a frente, ou ofende valores cristãos no seu proceder.
    Se for por falar palavras cristãs, ou bonitas, Satanás recitou a Palavra para Jesus no deserto, e dae, vamos ouvir as "boas canções" de mentira, infidelidade e etc, que ele lança em nossos ouvidos todos os dias?

  26. Lamentável algumas atitudes deste blog ultimamente!

    Ganha o que este blog falando de música mundana?
    Exaltando compositores homossexuais?

    Se é bom pro EGO do autor do post, que fique guardado em seu "forte" interior, e aproveite o espaço do blog concedido por Deus para edificar a Igreja coerentemente.

    É edificante usar este espaço para "apontar" o dedo até para quem não quer ouvir música secular? Cada um escolhe o conteúdo do seu "vaso"… espero que os leitores escolhem manter o vaso em santificação. E que escolham ainda ser frios ou quentes, pq esse negócio de falar de um e outro e depois vir fazer propaganda de homossexual vítima mortal de seus pecados sexuais é coisa de MORNO.

    Use suas armas para a Glória de Deus, e não para exaltar emocionalismo egocentrico igual aos que este blog combate nas igreja neopentecostais, e afins.

    Deus lhe abençoe.

  27. Concordo plenamente com a mensagem do Anônimo em 28 de março de 2010, às 00:52.
    A Palavra de Deus nos diz que nascemos para o louvor da glória de Deus, por isso penso que músicas seculares não agradam a Deus, pois não são para o louvor de Sua Glória.
    Outra coisa que pergunto ao Pr. Renato Vargens e aos defensores da música secular: será que na Glória, junto ao Pai Celestial, entoaremos louvores que não sejam para glorificar o Seu Santo Nome?? Vocês se imaginam na eternidade cantando músicas de Renato Russo, Tim Maia, dentre outros??
    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm.

  28. Romanos 14
    21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem FAZER OUTRAS COISAS em que teu irmão tropece, ou se ESCANDALIZE, ou se enfraqueça.
    22 Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.

    Procuro ficar mesmo nas músicas Cristãs, como curtia Rock antes, ouço bastante Rodolfo Abrantes agora, mas também não me condeno quando lembro de alguma música (com letras decente) e pesquiso no Youtube e ouço, seja Legião, Charlie Brown, Rappa, etc, etc…
    Mas não me vejo comprando algum CD destes, se for, antes comprar de algum rótulo Gospel

    1 Coríntios 10
    23 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
    24 Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.

    Filipenses 2
    4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.

    Creio que quem ouve deve respeitar quem não ouve, da mesma forma quem não ouve, não deve julgar quem ouve.

    Agora vocês podem me citar títulos de algumas rotuladas como Gospel, que vocês dizem que são antibiblicas??
    Fiquem na Paz do Senhor

  29. Leonardo, acrescentaria algumas outras obras-primas da musica:

    – I Still Havent Found What Im Looking For (Legendado) (U2):

    http://www.youtube.com/watch?v=ShLPtUydh7k

    – Where The Streets Have No Name (Legendado) (U2):

    http://www.youtube.com/watch?v=_dpQjCf-NL8&feature=related

    – "40" (Legendado) (U2):

    http://www.youtube.com/watch?v=z3qY5jIuWh8

    – Gloria (Legendado) (U2):

    http://www.youtube.com/watch?v=wtsEJEZqPJI

    – If God Will Send His Angels (Legendado) (U2):

    http://www.youtube.com/watch?v=e2aapJugbq0

    – Beautiful Day (Legendado) (U2):

    http://www.youtube.com/watch?v=h1rtXw2d29g

    – Bandeira do Divino (Ivan Lins):

    http://www.youtube.com/watch?v=LxByBbuNai8

    – Começar De Novo (Participação especial do grande baixista – cristão protestante – Abrahan Laboriel) (Ivan Lins):

    http://www.youtube.com/watch?v=H1PVRqYEveA

    – Daquilo que Eu Sei (Ivan Lins):

    http://www.youtube.com/watch?v=EMlL4LURjW4

    – Clube da Esquina 2 (Interpretação de Flávio Venturini) (Milton Nascimento e Lô Borges):

    http://www.youtube.com/watch?v=4RWMzcRgYsc

    – Depois dos Temporais (Ivan Lins):

    http://www.youtube.com/watch?v=GuXByKrhwAI&feature=related

    Deleitem-se!!

    Dentre muitas outras.

    Existe uma música do Michel Colombier e do Murilo Antunes, que foi interpretada pelo Flávio Venturini e pelo Milton Nascimento, chamada Emmanuel. A letra é belíssima, porém, não tem vídeo no YouTube da música, infelizmete!

    Pois bem, to aberto a receber as pedradas, ops, os contra-argumentos dos religiosos que não enxergam um palmo a frente daquilo que arroga ser certo faz fazer aquilo que falta muito nos tempos de uma igreja que sem mostra mais herética do que nunca: Discernimento e bom senso!

    Depois escrevo mais a respeito disso!

  30. Leonardo, acrescentaria algumas outras obras-primas da musica:

    – I Still Havent Found What Im Looking For (Legendado) (U2):

    http://www.youtube.com/watch?v=ShLPtUydh7k

    – Where The Streets Have No Name (Legendado) (U2):

    http://www.youtube.com/watch?v=_dpQjCf-NL8&feature=related

    – "40" (Legendado) (U2):

    http://www.youtube.com/watch?v=z3qY5jIuWh8

    – Gloria (Legendado) (U2):

    http://www.youtube.com/watch?v=wtsEJEZqPJI

    – If God Will Send His Angels (Legendado) (U2):

    http://www.youtube.com/watch?v=e2aapJugbq0

    – Beautiful Day (Legendado) (U2):

    http://www.youtube.com/watch?v=h1rtXw2d29g

    – Bandeira do Divino (Ivan Lins):

    http://www.youtube.com/watch?v=LxByBbuNai8

    – Começar De Novo (Participação especial do grande baixista – cristão protestante – Abrahan Laboriel) (Ivan Lins):

    http://www.youtube.com/watch?v=H1PVRqYEveA

    – Daquilo que Eu Sei (Ivan Lins):

    http://www.youtube.com/watch?v=EMlL4LURjW4

    – Clube da Esquina 2 (Interpretação de Flávio Venturini) (Milton Nascimento e Lô Borges):

    http://www.youtube.com/watch?v=4RWMzcRgYsc

    – Depois dos Temporais (Ivan Lins):

    http://www.youtube.com/watch?v=GuXByKrhwAI&feature=related

    Deleitem-se!!

    Dentre muitas outras.

    Existe uma música do Michel Colombier e do Murilo Antunes, que foi interpretada pelo Flávio Venturini e pelo Milton Nascimento, chamada Emmanuel. A letra é belíssima, porém, não tem vídeo no YouTube da música, infelizmete!

    Pois bem, to aberto a receber as pedradas, ops, os contra-argumentos dos religiosos que não enxergam um palmo a frente daquilo que arroga ser certo faz fazer aquilo que falta muito nos tempos de uma igreja que sem mostra mais herética do que nunca: Discernimento e bom senso!

    Depois escrevo mais a respeito disso!

    Daniel Leal Souza

    PS.1: Leo, desconsidera o post anterior, era o mesmo, so q coloquei com uma conta diferente, nao posta, vlw!

  31. Continuando…

    Alguns pontos importantes e resposta a algumas perguntas:

    – Deixemos a nossa arrogância, e o nosso legalismo de axar que uma música com rótulo de gospel é música de adoração a Deus (Que convenhamos, a maioria ta muito longe disso). Patético!

    – "Como que eu posso me edificar com um cara (banda) que ao mesmo tempo que canta uma música bonita ou "com valores cristãos" mas nega a Cristo mais a frente, ou ofende valores cristãos no seu proceder?".

    Resposta: Vc se edifica com um cara ou com a mensagem que é passada, pq se for pela pessoa, não escute mais NINGUÉM. No meio Gospel então, ferrou-se, haja hipocrisia!!

    – "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm": E vo mais afundo [1 Ts. 5:21 “julgai todas as coisas, retende o que é bom”]

    – "Quando vocês estão ouvindo Tim Maia, Renato Russo, Titãs e outros, vocês só ouvem as músicas que dizem ser boa, com letra sem heresias ou acabam ouvindo aquelas que gostam, seja pelo ritmo ou pela emoção que estão sentindo na hora?"

    Resposta: No meu caso depende, não confirmo e aprovo as heresias dos camaradas, se é que elas aparecem com frequência, e digo isso analisando as letras, porém, se o ritmo for de qualidade, se for um estilo que eu goste vale dar uma escutada, no caso de letras de qualidade, ai a coisa fica bem melhor (Escute U2). Como sou músico, não posso me prender nesses formalismos inúteis e sem sentido, preciso aprender outros ritmos e ouvir mais do instrumental.

    – "Vocês conseguem imaginar essas músicas sendo tocadas na igreja durante o culto?"

    Resposta: Bem, se na sua opinião vida cristã é SÓ na Igreja, partindo da sua linha de pensamento não. Mas vida cristão MUITO mais do que isso, e quando vc para pra analisar letras como a Monte Castelo do Renato Russo e I Still Havent Found What Im Looking For, se tiver a mente um pouco aberta, pq não toca-las, não são heresias. Se for pensar dessa forma, no quesito heresias e excesso de hipocrisia, vamos para de tocar na igreja Diante do Trono, André Valadão, Aline Barros, e por ai vai!

    – "Imaginem o Pr. dizendo: agora vamos adorar a Deus ouvindo uma música do Queen, e aí entra o Fred e manda We are the champions usando aquela cuequinha e se contorcendo."

    Resposta: Não sejamos levianos, nem tampouco ignorantes. Claro que não seria conveniente numa igreja "tradicional" colocar indivíduos que fazem esse tipo de coisa, não pq fere princípios cristãos, mas pela falta de bom senso do camarada de entender que esse tipo de atitude não cola em um lugar dessas, ai vai do respeito.

    We Are The Champions eu NÃO acho que seria legal numa igreja letra muito boa, mas não acho que seria a melhor, porém, a música Jesus do primeiro album do Queen, essa sim, é fantástica!

    Ta na hora de acordar pessoal: Música é um meio, não um fim. Muitas vezes, temos que admitir, chegam a fazer aquilo que cantam, e isso vale pra gospel, isso é problema do ser humano, não da música. Inspiração musical é dom de Deus, o que é feito pelos proprietários a respeito disso, e outra história. Então, vamos ouvir as músicas, nutrir a mensagem que elas passam e reter o que é bom. Se ela falo no seu coração e lhe edificou, pronto, fim da história, chega de dicotomizar a música, se for pra fazer isso, faça assim: Música boa e ruim, só!!

    Quanto a mim, vo continuar seguindo, crendo no Senhor Jesus, aprendendo do Seu amor. QUnto as músicas, continuarei a me inspirar musicalmente e me edificar ouvindo João Alexandre, Stenio Marcius, U2, Nelson Bomiclar, Ivan Lins, Boca Livre, etc!

    Pronto, podem jogar as pedras!

    Daniel Leal Souza

  32. Aos religiosos de plantão:

    Discernimento que é bom, quase nada!

    Com todo respeito, mas por favor, deixemos de ser "gado de pasto" e vamos aprender a discernir, pelo amor de Deus!

    Gente, até quando vamos continuar nesse pensamento vazio de que só o que é produzido no nosso meio "cristão" é o correto. Se vcs não gostam de poesias, belezas nas letras de grandes poetas, paciência, mas jogar no lixo tudo o que é produzido pelos poetas, negar a Graça comum e falar besteiras dizendo uns que isso faz parte do EGO de quem escuta, só tenho que lamentar.

    Daniel leal Souza

  33. Depois de maria rita, do renato vargens. renato russo e legião do leonardo. Amelinha do anônimo. cazuza e chico do ielton e da imensa listagem do daniel leal. O pulpito cristão, tá parecendo o antigo programa, globo de ouro da globo ! E isto pq é um blog apologético… e se não fosse ? Viu como tem não crentes admirando este blog ? fala de salvação, arrependimento,renúncia,a volta de Jesus… prá ver qual seria a atitude deles. Lembro-me agora do testemunho de um cristão,que no ambiente de trabalho ele comemtava com os companheiros de futebol,piadas,formula 1,cantores mundanos, filme, e etc… um dia um desses seua amigos falou pra ele: cara eu gosto muito de vc,pq vc é diferente daqueles crentes que só vive falando de Jesus, salvação,vida eterna, aqueles assuntos chatos que eu não suporto ! Vc é moderno, sua linguagem é igual a nossa… Terminou o expediente, o irmão foi pra casa pensando em tudo aquilo que o impio havia falado acerca dele. Foi a igreja e a mensagem da noite foi : então vereis outra vez a diferença entre o justo e o impio; entre o que serve a Deus e o que não serve. Ml 3:18. Deus falou poderosamente aquela vida e a sua maneira de vida foi mudada radicalmente e já não era mas aquela luz apagada em seu ambiente de trabalho e passou a ser diferente dos amigos ! O cristão não é melhor e nem pior do que ninguém, ele é simplesmente diferente. E qd isso não acontece, ele não é um cristão, é tão somente um religioso ! É bom cair na graça do povo falando de Jesus, salvação e arrependimento ! E não de cantores mundanos ! Pb. Roberto Rocha. E como nunca gostei de globo de ouro…fuiiiiiiiiiiiiiiiii !

  34. Não entendo o por quê de tanta denominação…
    Tantos nomes só fazem aumentar nossa divisão.
    Muitos títulos, muitas leis, tantas regras banais,
    Dificultando a vida ainda mais…
    Existe algum valor em tanta discussão?
    Por que se afogar nesse mar de confusão?
    O que é mais importante? Quem sai ganhando afinal?
    Eu não posso esquecer o essencial!

    Será que sabemos qual é a nossa missão?
    Uma única família, uma única visão!
    Talvez um dia a gente entenda
    O que é, na verdade, ser cristão…
    Praticar nesse mundo nossa pregação.
    Como posso pensar e dizer que amo a Deus
    Se não consigo viver em amor com meu irmão?
    A quem estamos enganando? Não adianta disfarçar!
    O que a gente faz fala muito mais do que só falar!

    Amar ao meu irmão, assim como Jesus me amou!
    Amar ao meu irmão como Jesus me ensinou!
    Amar ao meu irmão, assim como Jesus me amou!
    Amar ao meu irmão…

    Isso resume, sim,
    Nossa história aqui:
    O novo mandamento que devemos seguir!
    "A ninguém devais coisa alguma
    A não ser o amor,
    Porque quem ama cumpriu a lei.
    Não adulterarás, não matarás,
    Não furtarás,não darás falso testemunho,
    Não cobiçarás! E se há algum outro mandamento
    Tudo neste se resume:
    Amarás ao teu próximo como a ti mesmo!"
    Amar ao meu irmão…
    Isso resume, sim,
    Nossa história aqui:
    O novo mandamento que devemos seguir

  35. AO AMIGO ANÔNIMO QUE ME RECOMENDOU ZE RAMALHO LEIA A BIOGRAFA DO MESMO:
    http://www.facom.ufba.br/pexsites/musicanordestina/zeramal1.htm

    NÃO ESTOU AQUI DIZENDO SE A MÚSICA SECULAR É DO DIABO OU NÃO…

    EU APENAS NÃO OUÇO! DE UMA COISA EU TENHO CERTEZA EU NÃO ESTOU PERDENDO NADA EM NÃO OUVIR!

    COMO DIZ A BIBBLIA "BUSCAI AS COISAS DO ALTO"

    TAMBÉM NÃO QUERO DIZER QUE A MUSICA "GOSPEL" É A MUSICA SANTA OU ALGO DO TIPO.

    SÓ UM TRECHO QUE FALA DA INSPIRAÇÃO DA MUSICA DE ZE RAMALHO:

    Devido a ter se destacado no show de Alçeu – onde cantava sozinho alguns repentes – é contratado pela CBS. Seu primeiro LP, "Zé Ramalho", lançado no início de 78, faz sucesso imediato em todo o país e o canção de coloração psicodélica Vila do Sossego que retrata toda aflição existencial do artista é sucesso de ponta-a-ponta do país. Uma homenagem ao pai e ao avô, ele fez na cantiga Avôhai sob efeito de chá de cogumelo alucinógino. A música é uma homenagem ao seu pai e avô e afirma que uma voz assoprou no ouvido dele a letra da canção.

    Texto extraido da biografia de Ze Ramalho.

    TENHO CERTEZA QUE NÃO FOI DEUS OU O ESPÍRITO SANTO QUE FALOU NO OUVIDO DELE!

    HÁ SÓ PARA ESCLARECER ELE É UM CARA MUITO MÍSTICO ATÉ DEMAIS PRO MEU GOSTO!

    PAZ DE CRISTO!!

  36. CONTINUA…..

    EU SOU DO NORDESTE E SEU O QUANTO O POVO DAQUI É ESCRAVIZADO PELOS COSTUMES OU PELA "CULTURA" COMO VOCES DIZEM.

    VAMOS FAZER APOLOGIA A "CULTURA" (QUE NESTE CASO É DO DIABO MESMO)

    NÃO É PORQUE SE USA NOMENCLATURA (ARTE, CULTURA OU SEJA O QUE FOR) QUE DEVEMOS FALAR QUE ISSO É DE INSPIRAÇÃO DE DIVINA PELA SUA "GRAÇA COMUM"

  37. SEGUE ABAIXO UM PEQUENO TRECHO QUE RELATA SOBRE A HISTORIA DO CARA ( ZE RAMALHO ) QUE COMPÕE, TOCA E CANTA MUSICAS "EDIFICANTES" INDICADA PELO AMIGO: Anônimo disse… 27 de março de 2010 18:45

    Cocaína, Decadência e Ostracismo

    No ano seguinte, lança o álbum "Pra não dizer que eu não falei de rock ou…por aquelas que foram bem amadas ou…" que já reflete um refluxo criativo do cantor e compositor, tendo ele se perdido em canções de formato pop rock sem maior expressão. As mulheres servem de tema como Mulheres, parceria com o cantor e compositor carioca Jards Macalé, que conta com as participações de Wabderléia e Zezé Mota. Ele aproveita para gravar Jacarepaguá Blues e outras canções mais ligados à essência rock, como em Made in PB, Frágil e Bejo do Cruz. Ele ainda fraz uma versão da música dos The Beatles, Fool on the hill com a presença de Erasmo Carlos dividindo os vocais.

    A crise criativa refletia o fim do casamento com Amelhinha e a volta para o Rio de Janeiro, depois de ter abandonado, em 84, Fortaleza. Ele começa, no ano seguinte, um novo relacionamento a economista Roberta Fontenele , 15 anos mais nova. Em 85, ele lança o LP "De gosto de água e de amigos". faixa-título, uma balada com letra do parceiro de velhos tempos, O pernambucano Lula Cortes, enfatiza a busca de Zé Ramalho por um novo "porto seguro"existencial: Na da tem o gosto/ do que numca acaba/ é como beber água/ na casa de amigos/ é como se abrigar/ dos ventos/ e dos perigos/ é…como se sentir/ no chão/e bem guardado…".

    Em 96, puxado pela cantiga Mere-Mere mar, Zé Ramalho lança, em 96, LP "Opus Visionário" que já reflete a crise criativa causada, em parte, por conta do abuso do uso de cocaína que o artista usou nos anos 80. Em 87, Zé Ramalho lança "Décimas de um cantador" e refaz seu viés poético com versos de repentes e emboladores típicos do Nordeste. Terminado o contrato com a multinacional CBS é dispensado pela baixa vendagesn dos seus últimos três álbuns.

    Depois de iniciar um tratamento caseiro com ajuda da esposa para se livrar do vício da cocaína, Zé Ramalho é chamado pela Sony Music para gravar, inicialmente, um álbum com composições de domínio público e de cantadores tadicionais do sertão nordestino.
    No mesmo ano, em 92, ainda pela Sony Music, o álbum "Frevoador" que retoma um formato que indica uma retomada de seu trabalho mais fincado na mais pura tradição nordestina.

    DESSA FONTE EU NUNCA VOU BEBER!!!

    PAZ COM TODOS!!

  38. Daniel:

    Chará, de antibíblico, te digo que a maioria da música gospel, é feita pras massas evangélicas que sem perceberem, consomem lixo cultural e que de nada traz de edificante na prática. Na maioria das vezes, é igrejice, triunfalismo religioso, teologia da prosperidade e pro ai vai, sem falar da péssima qualidade da música.

    Esse esquema de música com refrões de mantras e coisas do tipo, vc ve muito em músicas de massa como o pagodão, forró atual, brega, etc.

    Exemplos:

    – André Valadão com o seu triufalismo e estreilismo herdados da Escola Rhema (Escola "bíblica" do Kenneth Hagin, base do movimento neopentecostal);

    – Diante do Trono: O "Pop Group" gospel mais esquizofrênico que eu já vi (quem tem um pouco de conhecimento bíblico e viu a cena da Ana Paula andando que nem leãozinho, sabe do que eu to falando);

    Esquecam pelo amor de Deus esa historia de que crente só tem que ouvir gospel, e se a sua consciencia diz que vc tem q evitar aquilo que intitutlam de secular, lembre-se que o que é gospel, também é ruim, e as vezes, pior do que o secular!

    A palavra chave pra tudo isso é: DISCERNIMENTO!

    Não coloquem no mesmo saco, grupos como U2 no saco de funk carioca, ou Milton Nascimento com os caras que cantam o tal do Rebolation! Cada um no seu quadrado! eheheheh

    é isso, Paz!

    Daniel Leal Souza!

  39. JASON,
    NÃO VOU ME CASAR COM O ZE RAMALHO, POR ISSO NÃO ME INTERESSA A BIOGRAFIA DO MESMO!
    ESTAMOS FALENDO DE MUSICA!
    ALIAS, SE FOR PRA LER BIOGRAFIAS, PRINCIPALMENTE DE PASTORES E IRMÃOS DE IGREJA, JAMAIS ENTRARIA NUM TEMPLO.

  40. ESSA DISCUSSÃO ( MUSICA MUNDANA X MUSICA GOSPEL) NÃO TEM SENTIDO ALGUM.
    A MUSICA GOSPEL E TAMBÉM MUNDADA.
    É FEITAS POR HOMENS PARA VENDER PARA HOMENS, COMPRADA COM DINHEIRO DE HOMENS, REGISTRADA E DISTRIBUIDA NO MERCADO DOS HOMENS, PELAS GRAVADORAS E INTERMEDIÁRIOS (HOMENS) TEM PUBLICO CONSUMIDOR OS HOMENS, COBRAM INGRESSO NOS SHOWS, ENTÃO, A MUSICA GOSPEL ESTÁ NO MUNDO, COMO AS DEMAIS MUSICAS CONVENCIONAIS. CONCLUSÃO: A MUSICA GOSPEL É DO MUNDO! DIRIGIDA A UM SEGMENTO SOCIAL, (IGREJAS) NEM POR ISSO DEIXOU DE SER DO MUNDO!
    OU QUANDO FORMOS PARA CRISTO, LEVAREMOS OS CDS DA ALINE BARROS, DO DIANTE DO TRONO, PARA CANTARMOS NO PARAISO COM OS ANJOS?
    E PARA FULMINAR ESSA IDEIA DE QUE SO PODEMOS OUVIR MUSICA GOSPEL PORQUE OS CANTORES DESSE EIXO SÃO "EXEMPLOS" DE VIDA, O QUE NÃO OCORRERIA COM O POBRE ZÉ RAMALHO, LEMBREMOS DO QUE PAULO DISSE!

    1 COR 5 -9 Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; PORQUE ENTÃO VOS SERIA NECESSÁRIO SAIR DO MUNDO.
    11 Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, DIZENDO-SE IRMÃO, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais."

    AMIGO JASON,
    VOCE É NORDESTINO, VISITE A OBRA DE ELOMAR FIGUEIRA DE MELO, JACSON DO PANDEIRO, EDNARDO, QUINTETO VIOLADO, BANDA DE CORDA E PAUS, E GERALDO AZEVEDO.
    ARTE E INSPIRAÇÕE SÃO TALENTOS ESPECIAIS DE DEUS PARA O HOMEM, QUE PODE USA-LO DE MODO CONVENCIENTE OU NÃO. OS EXEMPLOS QUE CITEI, QUE VIERAM DO NORTESTE, TRATAM ESSE TALENTO DIVINO COM DIGNIDADE E CONVENIENCIA.
    POBRE DO HOMEM QUE SO ENXERGA DEUS DENTRO DAS PAREDES DOS TEMPLOS!
    A CULTURA É PARTE DO DESENVOLVIMENTO RACIONAL.
    DO CONTRÁRIO, SUGIRO ALGUMAS COISAS:
    VAMOS QUEIMAR, IGUAL DA IDADE MEDIA, OS COMPENDIOS (LIVROS) DE MEDICINA, DE ASTRONOMIA, DE CIENCIAS, DE ARTES, PORQUE AFINAL, JESUS DISSE QUE SÓ DEVERIAMOS LER A BIBLIA, NÃO É?
    VAMOS DESTRIIR AS ESCULTURAS DE MICHELANGELO, ALEIJADINHO, AS PINTURES DE DALI, RANBHRAM, FELLIPO LIPPI, PACASSO…ETC
    VAMOS FAZER PINTURAS E ESCULTURAS "GOSPEL".

  41. Continuaçao: ….

    Não há como o U2 ser inspirado por DEUS pra compor uma música "linda" e pouco depois, ou antes, ser inspirado pelo diabo pra compor músicas com temática ocultista, com itens de cultos pagãos como celtas e druídas, ou então temas ligados à Nova Era.

    Não há como Renato Russo, Raul Seixas, Tim Maia, Maria Rita, Titãs e todos os outros serem inspirados por DEUS pra compor "músicas belíssimas" e serem também inspirados pelo diabo pra compor músicas explícitamente vinculadas ao espiritismo, à drogas, à práticas de ocultimo. Além das práticas dos mesmos no dia a dia. Envolvimento com espiritismo, homossexualismo, drogas, etc..

    Já citei em outro post, algumas das práticas desses cantores.
    – Raul Seixas com, entre outras coisas, envolvimento com Teosofia e os ensinamentos de Aleister Crowley. Se não conhecem pesquisem no google mesmo.
    – Maria Rita e sua música espírita: "Encontros e Despedidas";
    – U2 e suas diversas práticas pagãs;
    – Tim Maia e o álcool, drogas, prostituição e espiritismo;
    – Titãs e diversas músicas com temática espírita;
    – Renato Russo e o homossexualismo, drogas, álcool;
    – Zé Ramalho e os alucinógenos e ouvindo "vozes" pra compor.

    E por aí vai, a lista é imensa!! Basta somente pesquisar. As informações estão disponíveis aos montes, na internet mesmo.

    Graça comum é um conceito que não existe na Bíblia, em lugar algum. É um conceito criado por homens, para justificar suas atitudes com a "desculpa" de que DEUS abençoa, capacita e inspira a todos, independente de qualquer coisa.
    O detalhe importante é que não têm isso na Bíblia!!!

    Caso eu esteja errado, peço o favor de citarem trechos bíblicos que respaldem tal teoria. Só vale a Bíblia. Não me venham com escritores, filósofos, pensadores e etc.. Sola Scriptura!!!! Quem usa de tradição pra respaldar conceitos não bíblicos é o catolicismo.

    Deixo mais um texto bíblico para reflexão:

    2Coríntios 6:3-8: Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado;Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, Nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido,Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda. Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores, e sendo verdadeiros;

    Abçs..

    Eduardo

  42. Se vocês querem ouvir músicas seculares, ok, que ouçam.

    Mas não tentem justificar isso com a Bíblia, criando, a exemplo do catolicismo, teorias supostamente bíblicas, para justificar tais práticas. E nem apontar os erros evangélicos para justificá-las. O erro de um não justifica o erro do outro.

    Gente, isso sim é legalismo!! Isso sim é falsidade e hipocrisia!!!

    Vejam o absurdo que vocês estão afirmando:

    " Se o Renato Russo, Titãs, U2, Zé Ramalho, Maria Rita, sei-la-mais-quem faz uma música com uma letra "melhorzinha", com um ritmo mais apurado, é porque foi inspirado por DEUS!!! É a "graça comum"!! "

    E aí eu bato na mesma tecla de antes: Tg 3:11-12: Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmäos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce..

    Ou esse: 2Coríntios 6:14-17 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;

    E aí eu pergunto: Sendo DEUS santo, sendo que a BÍBLIA DIZ que NÃO HÁ COMUNHÃO entre a luz e as trevas, que a BÍBLIA DIZ que uma mesma fonte NÃO PODE jorrar água doce e amarga, como é que esses cantores seculares estariam cantando, compondo, com "inspiração divina"?
    Isso não é contraditório com ao que a Bíblia diz?

    Alguém já citou num dos comentários, não sei se nesse artigo ou nos outros do mesmo teor, que as igrejas deveriam ensinar, além da bíblia, raciocínio lógico. Concordo plenamente !!!

    Se vocês gostam de ouvir músicas seculares, que ouçam. Se vocês se acham "maduros espiritualmente" o suficiente para ouvir e não se contaminarem, ótimo. Se vocês não veêm problemas nessa prática, ok. Mas só não tentem justificar isso com a Bíblia, criando teorias que não são encontradas em lugar nenhum dela.

    Afirmar que Deus inspirou um cantor que dá diversos sinais de que não busca santidade de vida, não é cristão, pelo contrário, tem práticas mundanas e pecaminosas, vícios, drogas, libertinagem, promiscuidade, envolvimento com ocultismo, é ser muito arrogante!!
    É quase a mesma história da "infalibidade papal". Daqui há pouco vocês vão criar uma variante dessa teoria também, pra justificar suas atitudes!!!
    Continua….
    Eduardo

  43. Assino em baixo o comentario de "music maker".

    Minha opiniao: somos nós que selecionamos o que nosso ouvidos devem ouvir. Talvez vc não ouça uma musica secular porque isso segundo sua crença interna lhe diz que nao convém, mesmo que a musica seja boa e que fale de amor. Mas talvez pvc prefira de vez em quando "DAR OUVIDOS" a fofocas de companheiros de trabalho falando do próximo!!!

    pensem nisso!!!!!

  44. Para Eduardo:
    do seu comentario vc diz que uma pessoa nao pode ser ambigua, ou seja fazer uma letra boa pra "Deus" e outra ruim, !! pois bem..entao, lancem fora, queimem, todos os CDs de Regis Danese, Nelson Nedes, Mara Maravilha, e outra centenas de cantores "goshhhspel" !! Certo? Afinal , ha bem pouco tempo eles tinham outro "tipo" de musica!
    Caro Eduardo… temos dias bons, e dias ruins! Fazemos coisas boas e coisas ruins, o tempo todo ,,..a vida inteira!
    A musica do Raul por ex: Tente outra vez, vc sabia que um empresario ia se matar com um tiro, mas qdo ia cometer tal imbecilidade começou a tocar no radio essa canção…o cara desistiu! Isso é verídico!!
    Nao quero com isso dizer que todas as musicas do Raul eram boas..a maioria é uma bosta! tem muito lixo!! Cabe a vc , a mim , a todos , ver o que é bom pro seu ouvido, e se isso te "edifica" ou não!
    Eduardo:
    Fale-me entao do: Cantico dos canticos "..representa, em hebraico, uma fórmula de superlativo; significa o mais belo dos cânticos ou o cântico maior" (wikipedia). E ta na biblia!! Se tivesse sido composta por um cantor do "mundao" vc odiaria, nao???
    A mim tudo me é permitido, mas nem tudo me convém…Entao, caro amigo , eu diferencio bem o que presta e o que nao presta!!
    Não é por gostar de uma ou 2 musicas do Legiao Urbana, que eu compactuo com o estilo de vida do falecido Renato Russo!
    Paz e bem.

  45. Caro Jatubela,

    Deixei bem claro que o erro de uma pessoa não justifica o erro do outro.Se o Regis Danese e todos os outros "crentes" são falsos, adoram ao dinheiro (Mamon) ou não, não é justificativa seu gosto musical pessoal ser secular!!! Isso é parecido com aquele ditado da "maria vai com as outras".

    Além do mais, você quer comparar um cantor, que aparentemente levava uma vida torpe e se converteu, com raul seixas e companhia. Totalmente fora de propósito esse comparação. Houve mudança de vida (pelo menos aparente, quem sou eu pra julgar se alguem se converteu mesmo ou não!!). O Raul Seixas, Maria Rita, Renato Russo, Titãs, e etc não falam (falaram), não professam, e nem demonstram que se converteram e nem deram sinais disso. Não mudaram de vida. Não houve encontro com Jesus.

    Um pecador condenado pode sim mudar de vida, pode passar a "jorrar água doce", desde que tenha um encontro com Jesus e o receba como Senhor e "beba da água da fonte da vida". (São palavras de Jesus, está na Bíblia – Jo 7:38).

    Os cantores "crentes" que você citou, professam que se converteram. O Raul Seixas, ao contrário, fez muita apologia ao satanismo até a morte. Teve muita influência nas suas obras dos ensinamentos do Aliester Crowley. Pesquise sobre ele na net!!!

    E não só o Raul Seixas, todos os cantores "idolatrados" nos comentários aqui tem um ou outro ponto questionável, envolvimento com espiritismo, homossexualismo, drogas, alcool, adultério, etc… De acordo com a Bíblia, pelos frutos conheceremos a árvore. Mt 7:16-20.

    E no mais, meu comentário deixa bem claro que não acho certo usarem a Bíblia como desculpa pra ouvir música secular. Criar uma TEORIA (Graça Comum), que não tem respaldo bíblico, segundo a qual, os artistas seculares compõem determinadas músicas por inspiração e capacitação divina. Isso é errado.

    Você diz: "temos dias bons, e dias ruins! Fazemos coisas boas e coisas ruins, o tempo todo…",

    Duvido muito que compor uma música com temática espírita e depois outra mais "light" se enquadre nesse seu exemplo. De acordo com a Bíblia, da mesma fonte não jorra água doce e amarga. Fala também que não se pode servir a dois senhores. Você deve saber disso. Não fui eu quem disse. Foi a BÍBLIA. Questione isso à ela. Tg 3:11-12.

    E como é que o Raul Seixas e cia compõem inspirados no satanismo e podem também compor inspirados por DEUS? Esse é o questionamento!!

    E outra coisa, eu não disse que por gostar da música do renato russo vc compactua com os erros dele não. Disse é que não se pode usar a Bíblia pra justificar isso.

    A Bíblia, pelo contrário, diz que devemos buscar a santidade (Sedes santos como eu sou Santo, diz o Senhor – Lv 20:7, Cl 1:12, 1Pe 1:15, 1Pe 1:16; ).

    Ouvir renato russo e cia não é buscar santidade. Fazemos isso pra nosso proveito pessoal, pra satisfazer nossos gostos e desejos pessoais.

    A Bíblia diz que devemos EXAMINAR tudo e reter o bem, e Não curtir tudo que eu quiser que estará tudo bem. 1Te 5:21

    Fica a indicação de mais alguns textos bíblicos para reflexão:

    – 2 Timóteo 4:3: Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

    – Tito 1:9 Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.

    – Hebreus 6:1 Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,

    – Hebreus 13:9 Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.

    – 2 João 1:9 Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.

    Abraços

    Eduardo

  46. Luiz Alexandre diz:

    Nós cristãos deveríamos apenas ouvir músicas que exaltem ao nosso Deus. Mas exaltação a Deus não é apenas só musica, mas a nossa própria vida deveria ser de total exaltação a Deus. Essa discursão sobre o que pode e não pode ouvir, não nos leva a lugar nenhum, pois em vez de debartermos para ganharmos conhecimento, o que tenho lido é que todo mundo escreve o que acha, o que pensa e o que sabe, e que Deus não se agrada disso ou aquilo. Sinceramente, eu ouço de tudo e retenho o que é bom pra mim, detesto muitas músicas do seguimento evangélico, por terem letras horrorosas e muitas no mínimo sem uma boa base bíblica, não gosto da maioria das músicas seculares. Queria que esses debates fossem para ganharmos conhecimento e não para esculacharmos nossos irmãos. Discernimento é o que devemos ter, tanto para ouvir, quanto ao falar.Leia abaixo:
    Colossenses 02:
    20 Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
    21 Não toques, não proves, não manuseies?
    22 As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
    23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.
    Vamos exaltar o nosso Deus com nossas vidas e não só com músicas, pois música serve para várias coisase não só para louvarmos o nosso Deus.

    Deus nos abençoe

  47. esse negócio de que se tem que ouvir musicas gospel (eka! ops, desculpa) pra buscar santidade…. é caricato, surreal, uma abstração puramente subjetiva, porque a santidade não está em fatores externos episcopais, mas no seu relacionamento intimo com Deus. Daí, se consequgue ver mais além e entender que Deus não habita só nos templo, nem em cds. Afinal, a palavra diz que Ele é onipresente, e não podemos invalidar sua palavra.
    Comer hamburguer, pizza e tomar coca cola, também não são exemplos de buscar santidade.São?
    Há uma unica fonte pra se buscar santidade, em Cristo, e só! Portanto, a busca da santidade não está nos cds evangelicos. Afirmar isso é caminhar para um cristianosmo esquizofrênico.
    Há pessoas nascias que não entendem arte, como não entendem ciencia, literatura, epistemologia, psicologia, …. paciência, isso não é pra todo mundo mesmo. Mas não dêem "pitaco" e não queiram colocar como doutrina, algo que é de gosto exclusivamente particular como ouvir cds gospel.
    Afinal, não gosto de feijão, mas outros gostam, e ninguem tem nada com isso, e não se pode fazer do uso do feijão, uma doutrina sagrada, porque afinal, as predileções pessoais são exclusivistas, e tem sua genese na personalidade, a particularidade e o contexto cultural de cada pessoa vive.
    No mais, o pra quem goste, ouvir cds gospol, pra quem não gosta, ouçam musica convencional, mas sempre, prefiram as que são feitas com boa qualidade!

  48. Um traço do insensato é opinar sobre coisas das quais é totalmente ignorante.
    Grande partes das pessoas que defendem arduamente a "musica gospel" como sendo a unica valvula condutora de espiritualidade cristão, é completamente analfabeta e não conhece a musicalidade brasileira legítima em sua essência, mas apenas os lixos que tocam nas rádios, e aí, acham que a musica secular (detesto essas difurcações idiotas – secular/gospel) se resume na Tati Quebra Barraco e no Calcinha Preta.
    Desconhecem por completo a belíssima obra de Egberto Gismonti; Baden Pawel; Carlos Lira; ACjobim; Ednardo; Hermeto Pascoal, Renato Borgheti, Geraldo Vandre; Geraldo Azevedo, Paulinho Pedra Azul, Paulinho da Viola, enfim, como também desconhecem as obras literárias de Marcos Palmério, Machado de Assis, as poesias de Castro Alves, Cora Coralina, Drumont, Ferreira Goular e por ai vai…
    O brasileiro é um povo sem memoria, obesso sobre sua própria identidade cultural, que alias, é refinadíssima. E olha que nem vou falar em Carlos Gomes; Heitor Villa Lobos, Radamés Ignatelli, Jaques Morelembaum, Renato Teixeira, Elomar Figueira de Melo, e tantos outros. Fora do pais, o que dizer de Noturno9, de Chopin, da Quinta Sonfonia de Bethoven, as 4 Estações de Vivaldo, Boleros de Ravel, e a sonada em Mi B. MOl…etc
    Ai vem os ignorantes musicais, dando opinião sobre musicalidade, como se a musica produzida fora do circuito "gospel" se resumisse na banda Babado Novo e no MC Creu. ( com todo respeito a quem aprecia essas bandas)
    Lixo fonográfico e poesia chinfrim há também na musica dita "gospel".
    De meu lado, prefiro a musica cristã, seja ela produzida por Milton Nascimento e Fernando Brant ( Comunhão – CD Imã ) quer seja ela produzida por um irmão em fé ( João Alexandre – CD É Proibido Pensar), dentre outros. Alias, os hinários são lindíssimos, pena que perderam espaço nas igrejas para essas musicas pasteurizada, inventada pelo mercado "gospel" apenas para vender.
    Lamentavelmente, nem todo brasileiro tem condições intelectuais de apreciar uma boa poesia, uma boa musica, uma boa literatura ou uma boa obra de arte, por isto não lhes foi ensinado nas escolas.
    Me preocupa esses pensamentos idiotizantes de que, " musica que não é de igreja, é do capeta" pra usar um portugues bem brejeiro e vulgar. A ARTE É UM PRESENTE PRECIOSO DE DEUS. E a música um maravilhoso talento dado por DEUS AO HOMEM, como forma de expressão de sentimentos e emoções.
    Burrices gospel a parte, Pastor Renato, seu artigo é elucidativo, e desmistifica essa ideia de "santidade" das musicas evangelicas e a "demonização" das obras de arte que não estejam perfilhadas no conceito sectário dos novos fariseus.
    Bom, agora, vou ouvir uma musica com Almir Sather – Trem do Pantanal, uma maravilhosa guarânia ( será que esse povo sabe o que é isso), falando das belezas do pantanal matogrossense, que DEUS CRIOU.
    Pro resto que discordo do pastor renato, ofereço a musica do Roberto Carlos… Quero que voce me aqueça nesse inverno, e que tudo mais…."
    NANDO GOMES
    Tchau!

  49. O direito e a teologia tem em comum um princípio basilar, qual seja, que adotar uma interpretação restritiva, limitada ou contida, a um texto que fora concebido numa interpretação aberta, é quase sempre um equívoco.
    Aplicando esse princípio axiologico à Biblia, temos que quando Deus manifestou-se abominando condutas como homossexualismo, a corrupção, a idolatria, o adulterio, a feitura de marcas no corpo em honra aos morte, Ele o fez mediante versículo bíblico claros, temáticos eespecifícos, na abordagem desses temas.
    Agora em indago:
    Do gênese ao apocalipse, qual o versiculo biblico especifico, focado, circunscrito e clarividente, aonde Deus se expressa vedando as manifestação artistica (especialmente as musicais) quando não sejam para fins liturgicos, ainda que essas manifestações não atentem contra os princípios cristão?
    Todas as citações biblicas que vi até agora são texto biblicos que não se referem especificamente a manifestação musical, mas são textos abertos que geram interpretação de igrejas e religiosos usando-os para justificar suas opiniões pessoais envoltas em restrições proselitiscas, ou seja, renegam tudo que não se coaduna com a doutrina de sua igreja ou seus conceitos particulares, o que é um erro crasso de interpretação de texto.
    Tipo (ex): O mundo jaz no maligno… ( interpretação : então, toda musica que não é pra igreja ou pra louvor, também jaz no maligno e apenas por isso não agrada a Deus )
    Pegando gancho nisto, teriamos então que adotar os seguintes posisionamentos:
    a) – não estudar em escolar ou faculdades que não sejam cristãs, porque jaz mo maligno, e portanto, não agrada a Deus;
    2) – não fazer refeições em restaurantes não cristão, porque ele jaz no maligno, e portanto, não agrada ao Senhor;
    3 – não usar roupas que não sejam fabricação de crentes, porque elas também jazem no maligno;
    4 – não podemos usar a internet, porque não foi criada como um instrumento cibernetico de louvor, então, a internet jaz no maligno, e portanto, utilizá-la não agrada a Deus.
    E por ai vai, compreenderam?
    Então vamos lá
    EU DESAFIO A ALGUEM ME CITAR UM VERSICULO BIBLICO ESPECIFICO, CLARO, QUE NÃO COMPORTE VÁRIAS INTERPRETAÇÕES, NEM SEJA LACUNOSO OU ADMITA INTERPRETAÇÃO INTEGRATIVA-SISTEMICA COM OUTROS TEXTOS, AONDE DEUS EXPRESSA NITIDAMENTE SUA ABOMINAÇÃO POR MUSICAS QUE NÃO SEJA LITURGICAS.
    AGUARDO RESPOSTAS PARA DEBATES.

  50. Bom, usando meu direito de resposta, deixo claro ao "sr. Nando Gomes" que quem é ele pra dizer se conheço música ou não? Você por acaso me conhece ou convive comigo? Então não venha tentar me dar uma lição de moral sem nem saber nada de mim.

    É muita arrogância da sua parte dirigir-se a alguém que você nem conhece com expressões como "Burrices gospel ", " é completamente analfabeta e não conhece a musicalidade brasileira legítima em sua essência", etc.

    Não vou discutir sobre música ou cultura com o Sr porque pelo nível de seus comentários, percebe-se o nível cultural e "músical" que o sr tem. Seria perda do meu precioso tempo.

    Ouça seus "lixos musicais" (parafraseando o sr mesmo) à vontade. Não me interessa o que você faz ou pensa sobre música ou sobre qualquer outra coisa.

    Quanto ao comentário do:"Anônimo disse… 29 de março de 2010 21:06", refaço o mesmo desafio: Cite um, somente um, versículo bíblico que não seja tirado do seu contexto para subsidiar tal prática, ou então a tal "graça comum" tão "idolatrada" aqui.

  51. Senhor anonimo,
    nem te conheço, não escrevi nada pro senhor,
    mas se a carapuça serviu, paciência,
    quando ao desafio, a regra é o seguinte: O que não é proibido, é permitido. Assim, quem invoca a proibição, tem que provar o seu fundamento.
    Porque do contrário, me cite um versículo biblico então que autoriza ou fazer exercícios físicos, porque senão na visão dos legalistas, isso também não agrada a Deus.
    Quando as burrices qud falei existirem no mundo gospel, quem reafirma não sou eu, mas comentários como o seu.
    No mais, o desafip está ainda de pé.
    Outra coisa, discutir com racionalidade e intelectualidde não é arrogância.
    Nando

  52. NÃO QUERO DAR CONTINUIDADE A ESTA DISCUSSÃO SÓ ESTAREI FINALIZANDO COM MEU PONTO DE VISTA.

    1º É CONVENIENTE QUE NÓS COMO CRISTÃOS (DIZENDO-SE CONHECEDOR DA PALAVRA) "PERDER-MOS TEMPO" OUVINDO UMA MUSICA QUE SEGUNDO O PRÓPRIO AUTOR DIZ QUE: "uma voz assoprou no ouvido a letra da canção" QUANDO O MESMO ESTA SOB EFEITO DE CHÁ DE COGUMELO ALUCINÓGICO OU SEJA MUSICA INSPIRADA POR MEIOS DE DROGAS??

    2º EU QUERO RESPONDER AO AMIGO QUE DISSE QUE NÃO PRECISA LER A BIOGRAFIA DO CANTOR PORQUE ELE NAO IRIA SE CASAR COM O MESMO. QUE IGNORÂNCIA EU NEM PRECISA TE RESPONDER AQUI, MAS PRA NÃO SER TÃO MAL EDUCADO QUANTO… SÓ QUERO DIZER QUE COLOQUEI UNS TRECHOS DA BIOGRAFIA PARA QUE AS PESSOAS VISSEM DE ONDE VEM AS INSPIRAÇÕES DAS MUSICAS, POIS ESTE É O ASSUNTO AQUI DEBATIDO, E NÃO LEIA BIOGRAFIA DE CANTORES NÃO DERREPENTE VOCE PODE QUERER SE CASAR COM ALGUM!

    3º AOS AMIGOS QUE ESTAO FAZENDO COMPARAÇÕES COM MUSICAS CRISTÃS/GOSPEL SEJA LÁ COMO FOR, ESTAMOS FALANDO DE MUSICA SECULAR, PORQUE EU ENTENDO QUE MUSICA CRISTÃ É AQUELA QUE ENGRANDECE A DEUS, SUA CRIAÇÃO, QUE RELATA EXPERIÊNCIAS COM DEUS (EX: DAVI), E O MAIS IMPORTANTE MUSICAS QUE NÃO FEREM PALAVRA DE DEUS E SEUS PRINCIPIOS. SEI E RECONHEÇO QUE NO MEIO DAS MUSICAS CRISTÃ HÁ MUSICAS QUE SÃO TÃO DESPREZÍVEIS QUANTO AS MUSICAS SECULARES/MUNDANAS DISTO NÃO HÁ DUVIDA.

    4º AO AMIGO QUE ME RECOMENDOU QUE VISITASSE AS OBRAS DE ELOMAR FIGUEIRA DE MELO, JACSON DO PANDEIRO, EDNARDO, QUINTETO VIOLADO, BANDA DE CORDA E PAUS, E GERALDO AZEVEDO EU TE DIGO: NÃO OBRIGADO! ESTE MUNDO É PASSAGEIRO, EU PREFIRO ME INTERESSAR PELAS COISAS DO ALTO, TIPO É MELHOR GANHAR MEU TEMPO PREGANDO A PALAVRA PARA ALGUEM, AJUDAR UM IRMÃO QUE NECESSITA DE PÃO OU PALAVRA, PORQUE ISSO AQUI MEU QUERIDO VAI ACABAR, ACHO QUE ESTAMOS AMANDO DEMAIS O QUE LOGO ACABARÁ. ESPERO QUE ESTES CITADOS POR VOCE TENHAM SE CONVERTIDO E ACEITADO A CRISTO, PORQUE NO INFERNO ESTÁ CHEITO DE CANTOR QUE FAZ MUSICA BONITA E ETC. AMIGO EU QUERO VER É MUITA GENTE ACEITANDO A CRISTO, DEIXANDO O PECADO, NAO QUERO SABER SE O CARA É PINTOR, É MUSICO FAMOSO, SE É ESCULTOR OU SEI LÁ O QUE. A PALAVRA DIZ: "DE QUE ADIANTA GANHAR TODO MUNDO E PERDER MINHA ALMA (SALVAÇÃO) ????" TAMBÉM QUERO DIZER AO QUERIDO QUE NÃO ENXERGO DEUS SÓ DENTRO DO TEMPLO, POIS A BIBLIA DIZ QUE NÓS (OS QUE ACEITAMOS A CRISTO) SOMOS TEMPLO DO ESPIRITO SANTO, OU SEJA ONDE EU ESTIVER ALÍ ESTARÁ A IGREJA DE CRISTO REPRESENTADA POR MIM, HABITADA PELO ESPIRITO SANTO DE DEUS PARA DAR TESTEMUNDO AS NAÇÕES.

    POR FIM É COMO MUITOS DIZEM POR AI E ARGUMENTAM PARA ENCHER A CARA DE BEBIDA: "NA BIBLIA NAO DIZ QUE NÃO SE DEVE BEBER" ATÉ SITAM O MILAGRE DE JESUS QUE TRANSFORMOU A AGUA EM VINHO, MAS A BIBLIA DIZ QUE AO INVEZ DE BEBER VINHO DEVEMOS NOS ENCHER DO ESPIRITO SANTO. É ENGRAÇADO COMO NÓS QUE NÃO ACEITAMOS ESTA PRATICA TEMOS QUE ACEITAR TAL OPINIÃO E OS IRMÃOS QUE OUVEM MUSICA SECULAR/MUNDANA AINDA TEM A ARROGANCIA DE USAR A PALAVRA DE DEUS PRA JUSTIFICAR SEU PONTO DE VISTA PESSOAL QUE APENAS PREENCHE SEU EGO PARA SUSTENTAR UMA PRATICA QUE NÃO CONDIZ COM A BIBLIA.

    NÃO ESTOU DIZENDO QUE OUVIR MUSICA SECULAR SEJE PECADO, OU QUE AGUEM VÁ PRO INFERNO POR ISSO, MAS NÃO TENTEM USAR A SANTA PALAVRA DE DEUS PARA JUSTIFICAR SEUS ATOS. DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER.

    PAZ

    E PONTO FINAL.

  53. Pois é gente, como não se tem argumento biblico que indique que Deus proiba musicas que não sejam as usadas para a liturgia dos cultos (que não ofendam, logicamente, aos princípios cristãos, frise-se bem), agora, já se cogitar que não é pecado ouvir a musica dita "secular".
    O fato é unico.
    As proibições espirituais, como regra excepcional de lei divina e de restrição humana, sempre foram listadas de modo claro na biblia. Assim é com o homossexualismo, adulterio, idolatria, poligamia e outras, e quem invoca alguma proibição espiritual, e diz que há previsão biblica, tem que prová-las a luz das escrituras, senão, não estará balizando seu ponto de vista na palavra de Deus, mas sim em doutrina exclusviamente denominacionais.
    Viva a boa arte!
    Finalizo aqui também, a não ser que:
    ALGUÉM ME CITE UM VERSICULO BIBLICO ESPECIFICO, CLARO, E QUE NÃO COMPORTE VÁRIAS INTERPRETAÇÕES, NEM SEJA LACUNOSO OU ADMITA INTERPRETAÇÃO INTEGRATIVA-SISTÊMICA COM OUTROS TEXTOS, AONDE DEUS EXPRESSA NITIDAMENTE SUA ABOMINAÇÃO POR MUSICAS QUE NÃO SEJA FEITAS PARA AS LITURGIAS.
    No mais, sem rusgas, afinal, é o calor dos debates. As divergências são positivas por nos ilustram com novos horizontes, porquanto, somos nos, os protestantes, fruto das divergência.
    Fiquem todos com Jesus,( quem gosta e quem não gosta de musica "dita secular"

  54. QUANTO A ESSE COMENTARIO:

    "AO AMIGO QUE ME RECOMENDOU QUE VISITASSE AS OBRAS DE ELOMAR FIGUEIRA DE MELO, JACSON DO PANDEIRO, EDNARDO, QUINTETO VIOLADO, BANDA DE CORDA E PAUS, E GERALDO AZEVEDO EU TE DIGO: NÃO OBRIGADO! ESTE MUNDO É PASSAGEIRO, EU PREFIRO ME INTERESSAR PELAS COISAS DO ALTO, TIPO É MELHOR GANHAR MEU TEMPO PREGANDO A PALAVRA PARA ALGUEM, AJUDAR UM IRMÃO QUE NECESSITA DE PÃO OU PALAVRA, PORQUE ISSO AQUI MEU QUERIDO VAI ACABAR, ACHO QUE ESTAMOS AMANDO DEMAIS O QUE LOGO ACABARÁ"

    DE FATO, DEVERIAMOS PARAR DE IR ATRAS DE "DIANTES DO TRONO" OUVIR CDS E ASSISTIR SHOWS GOSPEL, PARA NOS INTERESSARMOS PELAS COISAS DO ALTO, COMO POR EXEMPLO, FAZER TRABALHOS MISSIONÁRIOS, E NÃO FICAR CORRENDO ATRAS E IDOLATRANDO CANTORES GOSPEL E CANTORES GOSPEL.

    OUTRA COISA,CASO NÃO SE SAIBA,A EMBRIAGUES É EXPRESSAMENTE CONDENADA NA BIBLIA – 1 sAMUEL 1-14 E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho."

  55. Eu sei que a opinião de um não cristão não conta aqui, ainda mais para os legalistas. Como disse em outro post sou agnóstico.
    Eu vejo uma coisa um pouco complicada. O preconceito.
    Contra Drogados, Homossexuais, místicos, consumidores de álcool.
    Eu, na minha enorme ignorancia pergunto. Se vcs querem converter o mundo, pregar a palavra. Como vcs querem converter quem vcs tem preconceito? Como vc pode desprezar o que uma pessoa viveu só pq não viveu o princípio cristão?
    Como desprezar uma música, uma demonstração artística, uma expressão de dentro do seu ser?
    Me perdoem, mas vcs não tem o direito de medir a arte de uma pessoa apenas por questões religiosas. Tem-se o direito de não consumir mas não o direito de dizer se isto ou aquilo é "bosta".
    Eu consumo música Cristã: Resgate, Jason Upton e algumas bandas de metal de cunho cristão. Acho o máximo! Acho as letras muito boas.
    Não desmereçamos a arte alheia.

  56. E muita besteira falado or metro quadrado!!

    U2 e suas práticas pagãs, essa sem dúvida foi a pior, veja só o que a falta de informação e a completa falta de bom senso fazem com o cidadão:

    As músicas dos caras são tão pagãs que me sinto amaldiçoado (É brincadeira viu!)

    – I Still Havent Found What Im Looking For (Legendado) (U2):

    http://www.youtube.com/watch?v=ShLPtUydh7k

    – Where The Streets Have No Name (Legendado) (U2):

    http://www.youtube.com/watch?v=_dpQjCf-NL8&feature=related

    – "40" (Legendado) (U2):

    http://www.youtube.com/watch?v=z3qY5jIuWh8

    – Gloria (Legendado) (U2):

    http://www.youtube.com/watch?v=wtsEJEZqPJI

    – If God Will Send His Angels (Legendado) (U2):

    http://www.youtube.com/watch?v=e2aapJugbq0

    – Beautiful Day (Legendado) (U2):

    http://www.youtube.com/watch?v=h1rtXw2d29g

    P.S.: Não so fanboy (Fã) da banda, admiro o trabalho dos caras e a maturidade cristã do Bono, mesmo com alguns problemas.

  57. Parabéns Nando Gomes pelo seu bom senso e bom gosto musical. Sua primeira postagem é uma verdadeira aula de arte, sabe o que gosta e o que quer. Sou poetiza e nas minhas poesias não falo só de Deus, falo de tudo natureza, amor, carinho, tristeza, paixão, coisas da vida.E também tenho muitas que exaltam a Ele, meu Deus Amado e Maravilhoso. Soberano Senhor da minha vida e de tudo que faço, penso e gosto. E gostaria muito que a música gospel que toca nas rádios exaltasse ao nome Dele, que pudéssemos todos ser edificados quando ouvimos as músicas gospel que se canta por aí, inclusive nas nossas igrejas, mas isto está longe de acontecer, é uma utopia. Eles os cantores gospel exaltam a si mesmo, tem letras medíocres que em sua maioria falam de vitórias, de prosperidade e se repetem como se para fazer uma lavagem cerebral em todos que as ouvem, todas falam das mesmas coisas, as que estão na moda: chuva, poder, unção e por aí vão, cada dia piores… para mim são detestáveis, não consigo, e olhe que já tentei, ouví-las. Existem muitas poesias lindas em músicas seculares, letras bem trabalhadas, suaves, autênticas, cheias de talento e arte, que ninguém, que tem um mínimo de discernimento pode negar sua beleza e qualidade.Isso pra falar só de arte. O que também vejo em muitos irmãos nossos, que não se deixaram contaminar pela ambição e pela mídia, aliás esses nunca estão na mídia, como João Alexandre, Guilherme Kerr, Asaph Borba, Grupo Logos, e outros do passado tão belo, acho que estou meio saudosista, como VPC, Millad, Som Maior,Sérgio Pimenta. A arte bela, seja em poesias, escultura, pintura, música, dança, teatro, cinema seja onde for é reflexo da bondade de Deus para com o ser humano. E renegar isso é coisa de quem se deixa levar pelo que os outros pensam, eu sou guiada pelo meu próprio pensamento e pela beleza que toca o meu coração e neles a primasia é e sempre será do meu Senhor!!
    Abraço a todos.
    Dete Reis

  58. Bons tempos eram aqueles em que os jovens deixavam seus sentimentos falarem atravez da musica, que ouviam musica de verdade eu adoroe sta aqui, pais e filhos!

    esta musica foi cantada na formatura de minah filha, e ela chorava muito, pois fala muito de jovens, de crises, de medo do futuro, medo de errar e de encarar que tem um futuro

    pela frente, que precisam cortar o cordão umbilical e de que tem que amar as pessoas como se o futuro fosse hoje e não amanhã!

    eu considero uma das musicas mais bonitas do Brasil, se bobear A MELHOR!

    http://www.youtube.com/watch?v=ER38QP9NfIQ&feature=related

  59. não se pode analisar musica pelo que a pessoa é, não é porque a pessoa é lesbica , gay, ou viciado que eles não sabem compor musica boa, eu gosto de Renato Russo, de Ana Carolina, Djavan independente do que eles fazem da vida deles, analiso a musica e não a pessoa! se a musica for boa eu canto e compro os cds, assim eu faço com os gospel tbm!

  60. por isso gosto de Rento Russo ele era um poeta, e os bons morrem cedo rsrs , monte Castelo e linda demais, e pais e filhos uma lição para jovens e pais, muitos jovens na época foram tratados com esta musica, tinha muitos casais se separando e muitos filhos foram tratados, ele não queria que todos ouvisse o que acontecia em sua casa, mas ele gritava para todos, e muitos jovens passaram a entender melhor seus pais e encarar um futuro aprendendo amar vivendo o hoje sem pensar no amanhã. Muito linda as musicas dele, desculpem me estender muito! não resisti rsrs

  61. é muito confuso! Então todos nós pecamos na escola por cursar literatura como disciplina! Afinal, qual é a diferença entre Tom Jobin, dentre outros, e a literatura?
    Será que ser professor de Literatura também é pecado? Vamos pensar também, é pecado fazer faculdade de música? Afinal é impossivel cursar uma faculdade de música sem conhecer a boa música! Concordo que Renato Russo e Cazuza não foram exemplos para a juventude. Outra coisa, seguindo a mesma linha, por que cantamos o hino nacional e o mesmo está nos hinários cristãos? Afinal o hino diz: ó patria amada, IDOLATRADA. Não devemos adorar a só a Deus? Não ouvimos músicas seculares, mas cantamos o hino nacional, que é secular!

  62. Dete Reis, valeu pela força!
    Olha, qualquer dia transcreve aqui algumas de suas poesias, terei imensa satisfação em lê-las.
    A proposito, no topido sobre maria rita ( sobre todas as coisas) deste site, escrevi uma definição sobre poesias, que os poetas e poetizas, acredito, gostarão.
    Com Deus

  63. ROSA:
    MUSICA E LETRA: PIXINGUINHA.

    Tu és, divina e graciosa
    Estátua majestosa do amor
    Por Deus esculturada
    E formada com ardor
    Da alma da mais linda flor
    De mais ativo olor
    Que na vida é preferida pelo beija-flor
    Se Deus me fora tão clemente
    Aqui nesse ambiente de luz
    Formada numa tela deslumbrante e bela
    Teu coração junto ao meu lanceado
    Pregado e crucificado sobre a rósea cruz
    Do arfante peito seu
    Tu és a forma ideal
    Estátua magistral oh alma perenal
    Do meu primeiro amor, sublime amor
    Tu és de Deus a soberana flor
    Tu és de Deus a criação
    Que em todo coração sepultas um amor
    O riso, a fé, a dor
    Em sândalos olentes cheios de sabor
    Em vozes tão dolentes como um sonho em flor
    És láctea estrela
    És mãe da realeza
    És tudo enfim que tem de belo
    Em todo resplendor da santa natureza
    Perdão, se ouso confessar-te
    Eu hei de sempre amar-te
    Oh flor meu peito não resiste
    Oh meu Deus o quanto é triste
    A incerteza de um amor
    Que mais me faz penar em esperar
    Em conduzir-te um dia
    Ao pé do altar
    Jurar, aos pés do onipotente
    Em preces comoventes de dor
    E receber a unção da tua gratidão
    Depois de remir meus desejos
    Em nuvens de beijos
    Hei de envolver-te até meu padecer
    De todo fenecer

  64. Eu gosto de certas músicas da Legião Urbana, principalmente aquelas que mostram as injusticas sociais que ocorrem no Brasil, Nós cristão precisamos participar da sociedade , ficar entre quatro paredes não é o que nosso Senhor fez. Ele caminhou mais de 400 km pregando evangelho aos oprimidos. Não a intolerância, não ao separatismo.Nunca enganei ninguem , nunca roubei dizimo, nunca comprei carro de luxo , mansão ,nem helicoptero com dinheiro de dizimo.,nunca puxei saco de politico corrupto e pago meus impostos em dia(dai a Cesar o que é de Cesar) Minha familia é ótima, tive pastores de coração aquecido que me encaminharam para viver no meio da sociedade. E Deus usa quem ele quer. Muitos artistas foram mais profetas do que certos pastores.Amo o ser humano."Quero cantar um blues com um pastor e um bumbu na praça".Não gosto de "funk" carioca , breganejo e axé. É simples assim.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui