Resenha histórica da blogosfera apologética: Aos hereges, com carinho!

34
772
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Leonardo Gonçalves

Assine o Blesss
Houve um tempo, num passado não muito distante, em que falar de teologia na internet era coisa de nerd. Descobri que apesar de existirem bons sites sobre o tema, a maioria das pessoas não se interessava. Em parte, essa rejeição ocorria por causa da linguagem, que era cheia de termos técnicos que só eram acessíveis aos teólogos profissionais. Foi assim que decidi criar um blog onde eu pudesse falar de teologia como se estivesse na cozinha de casa, ou no dizer de alguns “zangadinhos virtuais”, no buteco da esquina. E assim, rasgando o verbo e soltando os cachorros de vez em quando, o Púlpito Cristão conseguiu chamar a atenção de um monte de gente para uma realidade até então esquecida.

Nesse devaneio teológico, encontrei muita gente bacana que acabou ganhando o apelido de herege por não rezar na cartilha de mamom. Essa gente também optou por falar de teologia com uma linguagem descolada, formando uma união de blogs apologéticos, sem que a gente ao menos se desse conta: tudo espontâneo!

E foi assim, meio que da noite pro dia, que o Danilo tirou da sua Genizah uns textos maneiros e tratou logo de formar sua quadrilha. Nani sofreu uma metamorfose verde, e começou a espremer o limão nos olhos dos vendilhões. Ruy Marinho continuava dando uns toques maneiros, e sua experiência ajudou um monte de bereianos a criar os seus blogs. Logo, apareceu também uma penca de gente, parceiros… amigos, coligados, e começaram a fazer eco à nossa voz, reproduzindo artigos, botando banners uns dos outros, espalhando links pela rede, enfim, fazendo uma revolução virtual.

O Zé Luís, cada vez menos confuso, tirou fumaça de muitas cacholas, o Ielton, que pensou que estava como João Batista a clamar no deserto, logo descobriu um oásis no meio do árido. O Amaral se amarrou na idéia e agora não sai do PC, e o meu mano Levi trocou o consultório pelo notebook e nos comoveu profundamente com seus Ensaios & Prosas. O fato é que assim meio sem querer querendo, blogueiros apologéticos tiveram a ousadia de transpor os limites da cultura igrejeira e tiraram a teologia da torre de marfim. E o que parecia impossível, aconteceu: Hoje os blogs cristãos mais acessados da rede são os blogs de teologia! O povo finalmente está acordando para verdades dormentes e aprendendo a avaliar sua fé. A prova disso são as centenas de testemunhos de manos que foram vítimas dos vendilhões do templo, mas que caíram na real e foram em busca de uma comunidade seria para congregar e de uma teologia viva para se viver.

Mas também tem gente que não gosta desse movimento, como o Sério Ciborgue, que sempre joga umas indiretas pra gente. Na verdade, a chatice dele as vezes cansa, e chego a pensar que este é um Erro que ele Deve Evitar! Particularmente, prefiro passar uma Manhã com a Bíblia, e de tarde fazer um Happy Hour lá no Point Rhema, onde infelizmente os fakes sempre aparecem para atormentar (eu disse fake, Sério Ciborgue, e não DAKE! risos).

Mas gente, vou logo avisando que não vou parar. Estou decidido, e quero entrar de sola (ou melhor, de Cinco Solas) na heresia, pois meu tempo é curto e meu Olhar Cristão me impede de fazer vistas grossas enquanto uma alcatéia faminta destrói o legado dos nossos irmãos do passado. É preciso Voltar ao Evangelho, pois só ele pode salvar a gente desse engodo letal. Sola Scriptura! E Soli Deo Glória! Para isso, conto com a ajuda dos meus manos de sempre: Renato, Márcio, Beto, Daniel, Avelar, Vinny, Márcia, Vera e Jonara (as meninas super poderosas!).

E pra finalizar essa bagaça, quero mandar um abraço muito apertado a toda a galera que não se conforma com esse evangeliquêz universal, e que está conosco nessa militância virtual. Fiquem com Deus, boa tarde, e…

#Beijometwitta! =)

***
Postou Leonardo Gonçalves, no encalço dos picaretólogos, no Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

34 COMENTÁRIOS

  1. Quero muito agradecer por citar meu nome nesta resenha. Considero isso uma grande honra e glorifico a Deus pelo trabalho de todos.

    São homens e mulheres que amam verdadeiramente a palavra de Deus e não tem medo da "fornalha ardente" e não se dobram diante de Mamom.

    Que Deus continue te abençoando e iluminando sua vida, sua familia, seu ministério e seu trabalho!

    Toda honra e toda glória pertence ao Senhor que fez o céu e a terra e reina eternamente! Amém!

  2. Fala Léo!!!

    Brigadão pela lembrança. São pessoas como você que nos inspiram a continuar no bom combate…
    Parabéns pelo texto e pelo respeito que você conquistou, além do carinho dos amigos, claro!

    Para finalizar: I´ll be back!!!!

    Beijão!

  3. bom gente, eu nao tenho blog… nao sei escrever bem… mas gosto muito de ler o que vcs colocam ai…Leo e cia ltda… conte com nos leitores!!! abraço… CarolBarroso

  4. Show, maneiro.
    Mandou ver na homenagem á galera que tá junto, lado a lado, tipo os apóstolos na época de Jesus, o famoso "tamo junto".
    Tô começando agora a ver os artigos, tenho dedicado o pouco tempo livre á ler os excelentes textos desses blogs e a expôr minha opinião tambem.
    Que Deus lhes abençoem sempre.
    Firmeza na Rocha.
    Abração.

  5. Mano Leo

    Obrigado por lembrar do velho aqui. Na verdade, fui de certa forma estimulado a blogar, lendo o teu "Púlpito Cristão".

    Exerceu em mim um certo fascínio, o teu modo objetivo, lúcido e cheio de humor em trazer para a blogosfera, verdades que incomodam demais os profetas do "evangeliquês universal". (rsrsrs)

    Foi justamente aqui, nesse cantinho cedido pelo Google, que livre dos limitados espaços de um casarão obscuro chamado “doutrina cristã”, pude enfim exercer a liberdade de dizer o que penso, em forma de prosa, versos, crônicas, ensaios, reflexões e paródias, sem medo da censura eclesiástica reacionária.

    Do teu amigo (o herege de sempre),

    Levi B.Santos

  6. Graça e Paz!

    Gostei muito do texto e louvo a Deus pela existência do Púlpito Cristão e todos os demais blogs que não se conformam com tanta perversão do Evangelho!

    Que Deus abençoe ricamente a todos vocês!

    Um abração!

  7. Leonardo,

    Mais uma vez, um texto legal! Gostei mesmo.

    Gostei mais ainda do 'Sério Ziborgue'. Ri demais meu amigo! Só não concordo com o "sério", pois ultimamente, depois do episódio "Dake", ele está mais pra "chorão", que vive lacrimoso com a blogosfera "em parte cristã" (argh! Que falta de inventibilidade).

    Grande abraço!

    Ricardo

  8. Olá Boa gente de Deus, como diz o Pastor Caio.
    Léo, outro dia perguntei a você da Nani, e olha ela aí comentando. Nani seu blog é o primeiro que abro todos os dias, e dai por diante acesso os outros.
    Parabéns a todos!

    Francisco Parras
    parras@irmaos.com

  9. To rindo alto aqui com o Serio Ziborgue.

    Mas Leo,louvo a Deus por esse bando de "hereges" que surgiu na internet. Louvo a Deus pela sua vida mano, foi aqui no seu Púlpito, que pude aprender muita coisa que deveria ser ensinada em todo Púlpito Cristão. Foram essa "quadrilha" de revoltados que abriram meus olhos para os absurdos gospel, graca a esses críticos recalcados, que perdi o medo de tocar nos ungidos do Sinhô. Sao vocês, turma de abençoados, que nao se envergonharam de descer ao nosso nível, e nos ensinar coisas profundas numa linguagem acessível a todos, os grandes culpados de fazer homens como Malacraia, inFeliciano, Pedir Mais Cedo, Erro Erro e seus companheiros ficarem com a pulga atraz da orelha, ao verem suas artimanhas serem esmiuçadas por textos de pessoas ate então desconhecidos pela massa evangélica.

    Ate conhecer vocês, eu pensava que os Heróis da Fé ja nao existissem mais, e com o tempo , fui descobrindo um grupo de verdadeiros heróis sendo martirizados dia após dia pelos fanáticos seguidores do império evangélico. Somente heróis conseguem continuar de cabeça erguida numa guerra como essa, onde muitos "inimigos" alem de ter a disposicao artilharia pesada, disparam golpes baixos a todo momento.

    Deus esteja com vocês nos próximos dias que serão piores que os dias atuais.

    nEle

    Marcos Vasconcelos.

  10. Ô Leo, o pior (ou melhor) é que quando pensei no Clamando no Deserto achei mesmo que estaria sozinho nessa desertosfera e aí fui encontrando um monte de gente boa, me sinto como Elias em relação aos 7 mil que ele não conhecia… Más, como Elias é tipo de João Batista… Tô em casa.

    A blogosfera configura um novo tempo fora dos templos onde os grilhões, manipulações e mordaças teológicas colocados no povo pelos vendilhões não têm efeito. Vamos blogar gente!!

    No Amado

    Ielton Isorro
    http://clamandonodeserto.blogspot.com/

  11. Ai léo, vc é um "herege" maneiro…ahahahahaha!!
    pedra no sapato, espinho no dedo…rsssss de muitos vendilhões!!
    Gosto demais do Pulpito mano…espalhei para uma galera boa.
    Ótimo texto e parabéns!
    valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!

  12. Caro Léo e companheiros da apologética virtual:

    Que bom que o despertar de consciências que a confrontação com o erro faz, está se multiplicando na blogosfera com outros blogs e sites dedicados a desmarcarar as falácias do diabo no meio da igreja.

    Não me atrevo a fazer de meu blog um blog apologético, pois não tenho a bagagem dos irmãos. Me resumo a escrever e passar um pouco daquilo que o evangelho tem feito em minha vida. Ajudar um pouco aqueles que optaram pelo caminho com Jesus Cristo com minhas percepções. Acredito piamente que o evangelho, o verdadeiro, nos conduz em direção ao outro.

    Minha esperança é que esse esforço de convencimento todo vire ação concreta: espaços se abrindo para acolher espiritualmente os que saem da "Matrix" religiosa; gente experiente na fé com coragem de se colocar como líderes dessas novas comunidades, tutelando o crescimento espiritual desse povo; comunidades da fé que transformaram a Palavra que liberta em impulso para servir o próximo; crentes de verdade espalhados na sociedade salgando sem religiosidade o ambiente em que vivem; vermos a cada dia o Reino de Deus implantado e crescendo nos corações, transformando a mente de cada um pela intimidade com Deus na Palavra e na oração; que o evangelismo não seja mais uma atividade com métodos e técnicas somente, mas antes de tudo o ardente desejo de compartilhar das boas-novas com o mundo.

    Meu mano, se isso não acontecer, a "revolução" dos blogs apologéticos não vai passar de mais um modismo evangélico virtual. Não vamos correr esse risco, vamos avante alcançar e ajudar o povo que precisa experimentar o evangelho em sua plenitude. Heresia da grossa será não vivermos o que pregamos.

    Paz!

  13. Prezado leonardo louvo a Deus por vc existir, pois o pulpito cristao virou febre em minhas leituras, oro a Deus para que Ele te sustente nesta missão de falar a verdade, tens e terás obstaculos porém os valentos do Senhor irão avante ruma a vitoria, Deus te abençoe irmao. RUBENS DE SOUZA.

  14. Nossa!
    Fui incluído!
    Cheguei banguelo e já tô mordendo…

    No mais, é uma honra imerecida ser citado no hall acima.

    Como comentei com certo "carioca confuso", notei que as coisas começam a mudar,e gostem ou não, essa série de denuncias e comentários mostrou que existe um temido "moderador", que essa ala cristã de bloggueiros esta sendo lida, por gente com coragem para criticar e até ridicularizar o que foi instituído (não pessoas, mais idéias e ações).

    Legal poder fazer parte desse processo.
    Tô por aí.

    Em tempo:
    #Beijometwitta! ??? #rimuito

  15. Olá irmão amado, a paz!

    Existe uma “classe de teólogos” que querem inferiorizar a apologia de vocês, isto porque (a meu ver) gostariam que os cultos fossem realizados em latim!

    Aquela coisa de querer serem vistos como “os detentores do saber”. É tanta distinção entre “EU” conheço e “VOCÊ” não conhece, que os leitores quase pedem licença (quer que eu tire as sandálias??), para entrar no blog e fazer algum comentário.

    Sabe Leonardo, acho que é isso mesmo, se você tem conhecimento, e já mostrou que tem, passa pra frente irmão!!! Faz o povo pensar!! Eu mesmo já me peguei várias vezes refletindo sobre assuntos mencionados aqui. Avaliando minha própria conduta.
    Sinto-me muito a vontade, como se estivesse na cozinha mesmo! Quase comendo um pedaço de bolo de côco da Jonara (rsrs)!

    Penso que teologia bíblica tem que ser entendível! Ou pelo menos clarificada! Profunda, mas também aplicável!
    Se teologia não for pratica serve para que? Ficar somente no campo do intelecto??? Teologia(+)intelecto(-)pratica= Inferno

    Os “teólogos” precisam ficar “expertos” com Jesus!

    “ Disse-lhe, então, um dos doutores da lei: Mestre, quando dizes isso, também nos afrontas a nós.
    Ele, porém, respondeu: Ai de vós também, doutores da lei! porque carregais os homens com fardos difíceis de suportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais nesses fardos”. (Luc 11.45-46)

    No mais parabéns aos blogs que vc citou, vários já tenho lido, os que não conheço com certeza vou investigar!

    E eu não vou ser comida de bicho não viu!? Conheço a Bíblia tá!
    Fica no amor do Eterno! Aquele que é Digno!

  16. Ô Léo,

    Dá uma licença para eu agradecer ao Francisco Parras aqui no seu blog…

    Francisco,
    Muito obrigada pelo seu carinho. Sei que estou em dívida com meus leitores… Muita gente tem me estimulado a continuar na blogosfera e resolvi atender a esses pedidos sinceros, apesar das lutas que acabam por nos machucar muitas vezes.
    Comentários como o seu me deixam muito honrada e com vontade de fazer o melhor.
    Depois do carnaval, estarei de volta ao blog.

    Grande abraço para você!

    Valeu, Léo, por possibilitar esse bate-papo…

  17. Paz, irmãos!
    Leo,conheci seu blog por acaso, gostei e passei a dar meus pitacos. Minha cultura jurídica(Escrivão aposentado e advogado) me faz analisar questões concretas, para párar as ações dessa casta de demônios que grassa no meio evangélico, onde objetivam somente o enriquecimento, em detrimento das pessoas simples e crédulas que são enganadas e espoliadas de seus parcos recursos materiais, e, principalmente, do Evangelho que é distorcido, aviltando as "cinco solas". Espero continuar dar minha modesta contribuição e estar auxiliando para o esclarecimento da VERDADE em seu blog e em outros que costumo visitar. Não tenho a veleidade de estar sendo simpático e querido por muita gente através dos meus comentários ácidos. Tudo o que faço é antevendo a glória que desfrutaremos junto com Cristo. Se o amamos, também temos que participar de seu sofrimento. Que Deus abençoe a todos.

  18. Hahaha!

    Esse texto eu deixei passar batido. Só li agora!

    Valeu pela menção. Fico grato, feliz e lisonjeado.

    E vamos que vamos contra o mal, irmãos!

    Abração a todos que fazem da net um espaço cristão para o crescimento da igreja e a glória de Cristo.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui