Neopentecostalismo: Uma fábrica de bebês chorões

13
417
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Carlos Novaes

Assine o Blesss
As igrejas hoje estão mais repletas de carentes do que de crentes.

Estou querendo dizer que, nesses dias de renascimento do cristianismo medieval e de recrudescimento das superstições evangélicas, há aqueles que se aproximam de Deus muito mais como crianças em busca de satisfação para seus caprichosos desejos infantis do que como pessoas de fé interessadas em amadurecer espiritualmente para melhor conhecer a vontade do Senhor e aplicá-la de maneira eficaz no viver diário.

Revelando uma colossal imaturidade, a multidão de carentes só se importa em testemunhar prodígios maravilhosos e milagres fantásticos, em conquistar prosperidade financeira ao estilo do capitalismo mais ganancioso e materialista, em obter curas imediatas tão somente para os males físicos enquanto os males do caráter permanecem intocáveis, em entorpecer-se com cânticos repetitivos de forte apelo emocional que mais se assemelham a mantras hipnóticos, em presenciar espetáculos deprimentes de supostos possessos sendo humilhados diante da congregação e da audiência televisiva, em ouvir animadores de auditório travestidos de pregadores com declarações fervorosas, e coisas do tipo.

Essa gente sobrecarregada de carências, frustrações, complexos e neuroses torna-se ainda mais neurótica, complexada, frustrada e carente quando cai nas garras de manipuladores eloquentes que bem sabem como explorar seus sentimentos e emoções, impondo rédeas sufocantes e conduzindo o rebanho manhoso aos pastos ressecados e às tranquilas margens do pântano.

São, na verdade, bebês chorões. São crianças birrentas com excesso de vontades e melindres. Nada que o amadurecimento da fé não resolva. Mas preferem continuar na infância espiritual, com chupetas e mamadeiras, fraldas e babadores, chocalhos e ursinhos de pelúcia. Em vez de autênticos pastores, querem babás. Em vez de comida sólida, querem leite e papinha. Em vez de aprender a andar, querem continuar engatinhando.

Isso é uma combinação explosiva: de um lado, liderados cheios de carência; de outro, líderes vazios de caráter.

Só podia dar no que se vê por aí: uma perfeita acomodação sado-masoquista entre igrejas que exploram e crentes explorados, ou entre pastores que manipulam e ovelhas manipuladas.
Num estudo sobre o neopentecostalismo, o sociólogo da religião Antônio Gouvêa Mendonça estabelece cinco marcas principais dessas comunidades de crescimento fenomenal entre evangélicos. Transcrevo-as:

1. Características empresariais de prestação de serviços ou de oferta de bens de religião mediante recompensa pecuniária, com modernos sistemas de administração e ‘marketing’ ;

2. Distanciamento da Bíblia, usada esporadicamente sem nenhum rigor hermenêutico ou exegético;

3. Inexistência de comunidade (seus frequentadores são clientes e a relação entre a empresa e o cliente é na base do do ut des);

4. Como não há comunidade de adoração e louvor, o culto tem características de ajuntamento de interessados na obtenção imediata dos favores sagrados;

5. Intenso ambiente de magia.

A rigor, não são igrejas identificadas com os ideais do reino de Deus. São creches que refletem o ideal de Peter Pan, onde ninguém cresce. Permanecem todos como meninos. Os meninos perdidos da Terra do Nunca.

***
Carlos Novaes é pastor da Igreja Batista de Barão da Taquara, em Jacarepaguá – Rio de Janeiro (RJ). Divulgação: Púlpito Cristão. (artigo enviado por e-mail). Título Original: Mais carentes do que crentes

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

13 COMENTÁRIOS

  1. Sabemos que é praticamente impossível haver igrejas perfeitas, nem mesmo Cristo admitiu tal hipótese, mesmo que remota. Uma vez, inclusive, que admitiu haver o joio no meio do trigo. E quando da "colheita"(Sua Vinda) haverá a separação entre "cabras" e "ovelhas".
    Assim, temos que a salvação é individual. Cada um prestará conta de si mesmo para Deus.
    Cabe saber o seguinte: O que o nobre Pr Carlos Novaes está fazendo ou tem feito para mudar esse quadro que descreveu, uma vez que apenas denúnciar por denunciar dificilmente resolverá o problema.
    Cada pastor dá o seu toque pessoal em sua igreja. Sei de pastores que contrariaram completamente a orientação e a doutrina imposta pela sede Central de sua igreja, não admitindo heresias e abusos na arrecadação financeira, instruindo seu rebanho sobre a VERDADE.
    Dizendo inclusive que se fosse punido por isso, ou transferido arbitrariamente, fundaria sua própria igreja, obviamente levando consigo seu rebanho, devidamente instruído e informado sobre a realidade fática.
    Afinal, é chegada a hora de dar um basta nesses absurdos heréticos e desmandos na dita "Obra de Deus", para não confundí-la com a "Obra das Trevas", uma vez que é impossível haver meio termo.

  2. Durante algum tempo fui seguidor e até propagador de doutrinas neopentecostais.

    É um ambiente tão conveniente e envolvente que mesmo quando você enxerga a verdade, é difícil se apartar daquilo que tão equivocada e apaixonadamente defendeu outrora.

    A sobreposição das nossas necessidades e vontades à palavra de Deus, é a causa da imaturidade dos crentes, e também ponto de partida das seitas pós-modernas.

    Douglas

  3. Nunca a Igreja de Corinto esteve tão presente em nossos dias. Os "frequentadores" são crianças, pensam como tal, agem com tal e não querem mudança. O "Fast" Gospel é uma rede que se expande rapidamente, com um cardápio ao gosto do freguês.

    Francisco
    parras@irmaos.com

  4. O Pr Carlos Novaes escreveu sobre uma das piores pragas que o pos-modernismo deixa como herança para a Igreja desse tempo: Crentes que se sentem como clientes, que precisam ser atendidos, por Deus e pela Igreja.

    Com essa demanda, surgem instituições dispostas a atender essas "necessidades", desde que paguem por isso com dinheiro e serviços.

    Quando essa turma sai dessas instituições e chegam na Igreja, vêm com as mesmas expectativas e a maioria não fica, porque:
    Querem massagens de ego e não ataque ao pecado; Querem discursos de auto-ajuda, para sairem "flutuando" dos cultos e não sermões que cobrem atitudes cristãs, que nos fazem sair incomodados de cada culto;
    Querem zona de conforto e Deus não têm esse perfil;
    Querem ser servidos e Deus quer que sirvam aos outros;

    Estreito, né? Prazer, para quem não conhece: Evangelho verdadeiro.

    Falar disso é só um bom começo. A sedução desse discurso é muito grande e vemos comunidades tradicionais caírem nessa armadilha. Temos que trabalhar em nossas comunidades e lutar para não cairem no lugar comum, já que pouco, ou nada, podemos fazer para mudar a realidade de outras comunidades que escolheram esse caminho.

    No Amado
    Ielton Isorro
    http://clamandonodeserto.blogspot.com/

  5. Aoa q estão realmente mudança,O q eu entendo de "casa de oração" pq a igreja somos nós,é um lugar onde os feridos encontram abrigo e ensino da palavra do SR ,COM TEMOR E TREMOR
    Será q estão preparados para receber ,as Lébicas,Homossexuais,Alcoolatras,Drogados, e todos q procuram ajuda?
    Quase não se ouve isso ,é só dinheiro campanha,mais visitar ,saber como a família está conhecer aqueles q não estão indo da família,o pq, ha não isso é dificil dá trabalho ,querem tudo mastigado e o salário no bolso,é o mesmo q qnd te perguntam ,tudo bem irmão a paz,vc tem que falar tudo bem ,pq se vc começar a falar seus problemas? vc logo vê q não era bem essa pergunta.
    A igreja está aberta para esse povo q o Sr Jesus veio , PQ Ele disse q veio para os doentes e não para os são ,pq é os doentes q precisam de médicos,E ONDE ESTÃO OS MÉDICOS? nós q já estamos limpos pela palavra ,precisamos urgentemente ajudar aqueles q precisam ser curados e ajudados
    para quem estiver interessados deixei aqui esses vers,mais seria bom ler Ez:cap 34

    16 A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo.
    17 E quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor Deus: Eis que eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes.
    18 Acaso não vos basta pastar os bons pastos, senão que pisais o resto de vossos pastos aos vossos pés? E não vos basta beber as águas claras, senão que sujais o resto com os vossos pés?
    19 E quanto as minhas ovelhas elas pastarão o que haveis pisado com os vossos pés, e beberão o que haveis sujado com os vossos pés.
    20 Por isso o Senhor Deus assim lhes diz

    q o Sr nos de sabedoria e discernimento

  6. O que há é o afastamento das verdades bíblicas e a aceitação de filosofias humanas. Uma delas é a democracia. Explico-me melhor.

    Deus é soberano e salva quem Ele quer, isso está perfeitamente claro no evangelho de João quando Jesus diz: Todo aquele que o Pai me dá virá a mim e de maneira nenhuma o lançarei fora. Já na democracia a pessoa se salva pela sua vontade, ou melhor, pelo seu livre arbítrio.

    E onde isso nos leva? Nos leva a falta de evidências de uma verdadeira conversão, qualquer um que democraticamente levantar a mão e aceitar a Jesus está automaticamente salvo. Mas onde estão as evidências do novo nascimento? Não há e nunca haverá, desde que vá a igreja aos domingos e pague dízimos e ofertas, tudo bem.

    O resultado é o que vemos hoje, igrejas cheias de pessoas não convertidas, para as quais o maná da palavra é uma comida sem sabor, e por isso anseiam pela comida do mundo. E como são numerosos acabam conseguindo pela pressão sobre os pastores, enquanto isso as verdadeiras ovelhas definham.

  7. Paz.
    Já participei de igreja que tinha o perfil empresarial. Diferente do que aborda o texto eu, pela misericórdia de Deus e pela minha vontade e determinação, busquei crescer espiritualmente, onde até hoje venho aprendendo e deixando de ser criança nesse aspecto. Quando estamos dentro dessas "organizações", realmente é muito difícil enxergar e até defendemos esse perfil. Mas como a palavra de Deus nos orienta, devemos examinar as escrituras e manuseá-la como obreiro aprovado, ou seja, dá trabalho, isso é evangelho, nosso descanso não é aqui, ou seja, se quizermos agir preguiçosamente, é mais fácil só escutar o que o pastor lá fala e depois fazer, pronto, tô salvo mesmo…
    …será? Agora, quando você busca de Deus, com certeza irá questionar uma par de situações, primeiro pra si, depois, talvez, dependendo do relacionamento, com o pastor, com o bispo, com o apóstolo, até sofrer pressões por agir assim ou ser convidado á ir pra outra igreja, pois lá é assim e pronto.
    Dá pra mudar isso? Talvez, mas a primeira e melhor mudança é a nossa, temos que buscar de Deus o entendimento real da sua palavra, isso sim fará diferença. Vida cristã não é fácil, mas é prática, é eficaz e nos torna dinâmicos, pois jamais nos deixará parados, pois a todo o instante temos que renovar nossa mente em Cristo.
    Paz.

  8. De boa, pra que tudo isso?Quer julgar a Doutrina?Blz faz bem, é necessário mesmo mostrar o Real sentido do evangelho, mas criticar deste modo as ovelhas, como se todo mundo tivesse a consciência/obrigação de estudar a Bíblia??
    Perai vão devagar, já escrevi isso daqui antes,mas creio que; quem ama não zomba seu irmão.
    Conheci esse blog a pouco tempo,achei bem interessante, concordo com vários posts, mas as vezes vocês exageram…ovelha é ovelha, independente do aprisco.
    Bom fica minha opinião, se descordarem, desde de já me perdoem.
    Fiquem na Paz do Senhor.

  9. Certíssimo, Carlos.

    Vale lembrar que os membros em geral não são pobres vítimas inocentes, mas pessoas que buscam deliberadamente essa conjuntura.

    Um fornecedor tem que proporcionar o produto e/ou serviço que o cliente deseja ou ele vai para o concorrente. Os senhores clientes querem emocionalismo vazio e é exatamente que recebem.

    Não é possível haver uma congregação perfeita, mas integridade é possível sim. E como diz a máxima: se nos empenharmos plenamente para fazer todo o possível, com o tempo poderemos atingir muitos resultados que pareciam impossíveis.

    Mas quantos realmente querem uma conjuntura 100% bíblica, mesmo dentre aqueles que criticam esses abusos? Esta levaria a mudanças profundíssimas, muitas crenças e práticas estimadas teriam que ser substituídas.

    atos17.blogspot.com

  10. Odservador,sabia q um texto fora do contexto é pretexto?
    64 Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar.
    64 Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar.
    65 E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.

    Ele falava com os Judeus,e sabia q Judas iria trai-lo
    tanto q Ele pergunta pro seus dicípulos tb,se eles não queria ir
    jesus não sabia quem eram seus dicípulos? e tudo q eles iriam passar por causa Dele?
    ora senão qual seria o sacrifício de Jesus naquela cruz? qnd derramou seu sangue até a última gota por nossos pecados?
    A diferença é q Deus não criou robô,mais sim criaturas livres,pq Ele diz assim qnd a Samaritana diz do Monte ,Ele fala q o Pai procura adoradores q O adorem em espírito e verdade,é esses q o Pai procura.
    Jo :3,16

  11. Vejo q o caro pastor, so reclama e escreve,agride, mas como esta a sua igreja pastor, talvez o senhor reclamasse de Jesus também, quando Ele curou os leprosos, quando ele multiplicou os pães e os peixes pra alimentar um grupo de carentes e chorões como o amigo citou acima, e talvez ele tenha sido sensacionalista como diz o senhor quando Ele conversou com os demonios em gadar. Por favor, evangelho sem curas, milagres, sinais e nesses sinais se inclui a prosperidade também, é o Evangelho q Jesus nos mandou ensinar. Ademais volte pra igreja catolica.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui