Medo da liberdade

18
784
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Leonardo Gonçalves

Dia difícil! Não é fácil pregar um evangelho sem legalismos, onde Cristo é tudo em todos e a verdade não escraviza, mas liberta. É como a velha história do elefantinho amarrado com barbante, que mesmo depois de adulto, jamais conseguiu se desvencilhar do seu “cativeiro psicológico”. Muita gente tem medo da liberdade.

Assine o Blesss

É como disse o professor Abel García: “Nós falamos em liberdade, mas adoramos os Chávez, os Ortegas, os Fujimoris e os Pinochets […] Nós gostamos é de ser pisados com uma bota suja de lama!”. Na verdade, nós dizemos amar a cruz do Calvário, mas os ventos da alma sempre nos empurram de volta para o monte Sinai.

Dá tristeza na gente ver alguém que foi nutrido com o melhor da nova aliança, voltar a beber do poço lamacento do legalismo, saciando-se paliativamente de idiossincrasias humanas. Porém, o compromisso que tenho com a grei me impede de colocar cercas humanas e manter qualquer “ovelha” no aprisco contra sua vontade. Ninguém será livre de fato, a menos que seja livre também para errar, mesmo que depois seja necessário deixar as 99 no aprisco…

Um dia difícil que terminou satisfatoriamente. Um culto com assistência acima da média, e muitos não-crentes ouvindo o evangelho pela primeira vez. Momentos de comunhão maravilhosos. Que alegria poder abraçar aquelas pessoas e mostrar de alguma forma que elas não estão sozinhas! Nada é mais gostoso que misturar-se entre as ovelhas… Ser ovelha!

No final do culto, eu estava em lágrimas. O pior dia desde que o velho Eduardo morreu, se transformou no dia mais feliz que já tive aqui nessas terras do Inca. Esbocei um sorriso, e trêmulo de emoção, apenas agradeci. Disse: “Gracias, Jesús, porque tu sabes como alegrar el corazón del pastor”. E em algum recôndito da minha alma, senti o Cristo dizer: “Sim, eu sei… porque também sou pastor. E também fui ferido por aqueles que amei. Porém, amei até o fim. Ama tu também!”.

***
Postou Leonardo Gonçalves, descansando à sombra da cruz enquanto escreve no Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

18 COMENTÁRIOS

  1. Irmão,

    deixa eu e ir me ajeitando aqui embaixo da mesma sombra que vc, enquanto vou me lembrando (para desespero de muitos) que lá no céu não seremos mais pastores, lá já tem!
    Enquanto isso vamos abraçando as outras ovelhas e trazendo-as, também, para debaixo da sombra da cruz, onde nem elas nem nós merecíamos estar. Veja o que a Graça fez conosco!

    No Amor do Amado

    Ielton Isorro
    http://clamandonodeserto.blogspot.com/

  2. Lembrei agora de um dos primeiros artigos que você escreveu no início do PC! Estava desanimado e um tanto revoltado com as coisas, mas o mesmo aconteceu. Jesus te levantou, limpou sua poeira, curou as feridas e aqui estamos de novo…
    Deus te abençoe.

  3. Concordo plenamente com o Leornardo. A questão do legalismo é barreira que temos que romper no dia a dia em nosso ministério de evangelismo e informação religiosa. Nós do INPR Brasil enfrentamos a mesma situação, e tentamos a todo custo evitar os erros do fariseaeismo.

    Um forte abraço na paz de Cristo

  4. Depois de descer do Sinai so nos resta a sombra da cruz para tirar um pouco de descanso… depois do Renato nao tem muito o que a gente escrever… deixa eu me sentar por aqui um pouquinho tambem.
    So' para edificar, hoje ouvi de um armenio, que esta de passagem por aqui,dentre outras hsitorias, uma a respeito de uma carona que ele deu, muito contra a sua vontade, mas algo dentro dele o impelia a parar o carro(la na Armenia) ha uns dois 4 anos atraz, para duas mulheres que estavam na estrada por onde passava.
    Elas aceitaram a carona, em seguida ofereceram sexo, ele rejeitou, elas estranharam e perguntaram porque e ele explicou que era um servo de Deus e que nao deveria aceitar a oferta de sexo, e elas perguntaram qual era o problema, qual era a diferenca e ele disse que aceitaria um convite para ir 'a casa delas explicar qual era essa diferenca se elas o convidassem e convidassem tambem os vizinhos e amigos.
    Elas toparam o desafio, e a casa se encheu de gente rapidinho, ele entao falou do amor de Deus e da salvacao providenciada atraves de Jesus… resultado, hoje existe uma reuniao na casa, com cerca de 150 pessoas alcancadas pela mensagem dele, sem cercas, sem legalismos, sem apelativos baratos.
    Glorias ao Pai por gente que ainda cre no evangelho sem "perfumaria" e sem "patuas".
    Glorias eternas 'a Ele.

  5. O post me fez lembrar de uma música antiga daquela Banda Resgate (independente de quem gosta ou não da banda) que tem uma letra bastante interessante:

    "Quem conhece a liberdade
    A quem o próprio Deus chamou
    Não aceitará se submeter
    A nenhuma escravidão

    Mas lá vem eles pra nos "ensinar"
    O que se pode e não se pode fazer
    Tem a honra nos seus lábios
    Mas distante o coração

    Os doutores da lei
    Permanecem inertes
    Sob as tábuas da lei
    Criadas pelas próprias mãos

    Alguém sabe, eu sei
    Misericórdia quero, e não holocaustos
    É preciso aprender
    Misericórdia quero, e não holocaustos."

  6. E as vezes as lagrimas vem e tudo parece estar de cabeça pra baixo, a gente tenta acertar e muitas vezes erra e o contrario acontece também erramos mais esses erros servem pra gente crescer..
    E no meio de toda as trevas existe um feixe de luz saindo de algum lugar, e podemos sim respirar e saber que tudo vai dar certo, sofrer e saber que Deus está conosco é o maior conforto dos coraçoes as vezes tristes, as vezes machucados, as vezes abandonado, olhar para os lados e não encontrar ninguem para um abraço ou que te faça um carinho ou simplesmente dizer ei amigo tudo vai ficar bem!
    mais é assim mesmo os dias vem e vão, dores vem e vão e o nosso Deus permanece para sempre, para sempre, no mais agradeço por aprender até quando acho que não aprenderia, ler isto mostra que somos humanos somos falhos e pecadores e sofremos e que fazemos tudo tentando acertar, fazemos tudo achando que é a melhor maneira e o melhor jeito. e ai Deus nos surpeende e nos mostra que só Ele pode ser assim. soberano e presente em todos os momentos é o unico que nunca nos deixará sozinhos e sempre vai nos confortar não importa onde, não importa quando.

  7. Caro Leonardo,

    Bonito, porque verdadeiro. Importa, porém, mais que seja verdadeiro. Porque sendo-o, fatalmente será bonito.

    É que a estética pura, dissociada do sentimento, não invoca o belo, senão apenas um lampejo de beleza, algo fugaz.

    Em Cristo,

    Ricardo

  8. Paz amigos!

    Lucidez, sensatez, equilíbrio, verdade, profundidade e sutileza. Tudo isto junto ao mesmo tempo!

    Não há liberdade sem limites, assim como não padrões sem liberdade! Fé irracional não edifica, da mesma forma que a lógica não pode explicar a fé.

    Vivamos a liberdade em Cristo sem a escravidão dos dogmas!

    No mais… Paz!

  9. ola, a paz

    Que post abençoado!!
    que Deus continue te usando cada dia mais
    Fique firme sabendo que no Senhor nosso trabalo nao é em vao

    te mais
    luiza bleme

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui