Juntos somos melhores? Depende…

11
17
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Ilton Gonçalves

Há por aí uma nova onda, um ajuntamento que me parece estranho, dizendo que “juntos somos melhores”. O romanismo chama isso de ecumenismo, e eu pergunto: Juntos em torno de quê? Juntos em torno de quem? Juntos para fazer o quê?

Quero deixar claro que não me misturo.

O Evangelho não se mistura, cristianismo e mundanismo são como água e óleo.

Juntos somos melhores? Juntos com esse “evangelho” bíblicamente mesquinho?

Foram juntos que o povo rejeitou a Noé, foram juntos que começaram a construir Babel, foram juntos que venderam José, construíram o bezerro de ouro e que gritaram soltem Barrabás…

Me lembro de um a mistura registrada em Números 11:4 “E o populacho que estava no meio deles veio a ter grande desejo das comidas dos egípcios; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar e também disseram: Quem nos dará carne a comer?”

Esse populacho está aí, pedindo para se juntarem a nós ou que nos juntemos a eles, com um evangelho anunciado por anjos, arcanjos, querubins, apóstolos(as), bispos(as), pastores(as), profetas/cantores. Eu? Não me misturo.

Quem não se lembra do amigo do Chaves? Sim, o Kiko? “Gentalha, gentalha, gentalha!”. O Evangelho é exclusivo, Cristo é ímpar, a Bíblia é a Palavra de Deus.

Juntos somos melhores? Está bem. Pode até ser… mas em torno de quê?

Juntos para um “louvorzão” onde o barulho é ensurdecedor e quando se identifica alguma coisa é: “Tira o pé do chãããoooo”, luzes de todas as cores e apóstolos para todo o lado gritando: “Eu profetizo, profetiza também….”, “hoje é o dia da restituição”… Juntos? Eu?

Juntos para um reteté, aliás a moda agora é o “pregador/profeta” sai no meio do povo colocando a mão em todas as pessoas e fazendo um som pra lá de estranho com a boca ( shiiiiiii, rrrrroooo, hiiiiiiii), juntos? Eu?

Junto com quem não acredita no Arrebatamento da Igreja, não crê que a Bíblia é a suficiente Palavra de Deus, e não tolera uma pregação genuinamente bíblica? Junto com aqueles que vivem a poder de descarrego, pisando o sal grosso e a Palavra também? Junto com essa gentalha que está sempre atrás de uma nova unção?

Não! Mil vezes NÃO.

Jesus amou, mas não se misturou nem abriu mão de sua missão; seus ensinos são inegociáveis. “Somos uma comunidade de poucos que não rezam pela cartilha do fanatismo moderno. Os iguais se atraem” (Pr Serafim Isidoro)

Termino aqui deixando algumas pérolas que tenho guardado em um caderninho antigo, já que alguns versículos bíblicos afastariam alguns leitores adeptos desse ecumenismo gospel:

“Nunca confie cegamente pois os vigaristas sobrevivem graças aos tolos”.

“O grito é a manifestação cabal de quem não tem argumento”.

“O barco foi feito para estar sobre a água, mas a água não deve entrar no barco”

“Muitos que freqüentam nosso templos não são seguidores de Cristo, mas fregueses; quando abrem uma nova porta vendendo a preços mais baixos, correm para lá”.

“Quanto mais a verdade se misturar com o erro, mais atraente e perigosa é para suas vítimas”.

“Quem não raciocina é um fanático; quem não pode raciocinar é um escravo; quem não se atreve a raciocinar é um tolo”.

Populacho, não contem comigo! O joio é semeado entre o trigo, mas é joio. Reconheço que existem muitos que se juntam para destruição da Palavra, mas também sei que ainda há “7 mil” dos que não se dobraram, nem se dobram a essa onda de “juntos somos melhores”.

***
Fonte: Bereiano

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

11 COMENTÁRIOS

  1. Imagine o seguinte:

    Alguém com pouco conhecimento bíblico (nem digo teológico), que teve um encontro genuíno com Jesus em uma destas igrejas erradas entra e lê esta matéria. Embora este tenha fé suficiente para crêr, imaginará que: o que teve foi uma catarse, uma ilusão, ou que os autores destes escritos são o símbolo do mal que desejam roubar-lhe algo divinamente precioso, como se estivesse chutando uma santa de gesso.

    É bem comum acontecer encontros com o "Deus Certo" em lugares errados. É mais comum ainda que o início deste cristianismo surja de uma fonte que fale bobagens misturadas a preciosidades.

    Meu receio é pregar essa divisão entre "irmãos" e "irmãos". Não vejo isso com bons olhos. Já sou suficientemente discriminado por ser de uma denominação "errada".

    Mesmo porque o texto acima não informa qual a Igreja certa -digo: Placa -que qualquer um pode sentar e ouvir a Palavra tranquilamente. Ele atira em praticamente tudo que se mexe nestes cultos, mas não diz no que realmente não atirou.

    É muito fácil dividir o povo de Deus. Certa vez, postei o Eu não Gosto de Cassiane para exemplificar o caso. Houve gente que nem leu, e já emendou uma crítica, outros, e-mails mal-educados.

    De repente, senti-me gentalha, e junto a mim, muitos amigos. Taí outra coisa que Cristo nunca fez. Nem quando era bem claro o que era gentalha: Samaritanos e gentios.

    Não seria este post discriminatório? Dividir o povo que frequenta igreja entre classes de quem é habilitado nas escrituras ou não, não é exatamente o que estes apóstolos fazem, só que de maneira mística?

    Não sei se me faço entender…

  2. Tão prejudicial quanto esse "ecumenismo gospel" é o ajuntamento no espaço físico onde funciona apenas a fé coletiva em uma mesma "igreja ungida" na qual os fiéis, em comoção grupal, julgam estar "no Espírito" e aí no final… Saem (individualmente) para suas casas e afazeres cotidianos deixando lá esse mesmo "espírito tremendo" que se manifesta superficialmente ao som de um coro emocionalmente gritante…

  3. "Junta-junta" nunca foi nem será unidade. O corpo de Cristo é guiado pela Cabeça, que é Ele mesmo. Fora disso é fora do corpo. Alguns dizem estar no corpo de Cristo, mas não permanecem em Sua Palavra. Ele disse: "Se vós estiverdes em mim e as minhas palavras estiverem em vós pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito" (Jo 15.7). Pedir a unidade da igreja, sem estar no corpo de Cristo é pedir contra Sua Palavra. Será que Ele responde? 1João 5.14 diz que não.

  4. Embarcou nesta de 'apologética' e perdeu a noção mesmo, hein?…"Juntos somos melhores" é só o tema deste ano(mas creio que você saiba disso) de 2010 da Primeira Igreja Batista,que frequento, mesmo sendo congregado em outra denominação (com dias de culto diferentes, o que me permite, usufruir do benefício da companhia destes irmãos também) e baseia-se bem no que a segunda resposta aqui citou "todos os que CRIAM estavam juntos"…como estava lá, pessoalmente, na igreja, nos cultos de lançamento do tema, ao invés de atrás de um micro, julgando o mundo, sei que ao que se referiam é tão somente que todos os membros das congregações conheçam-se efetivamente, principalmente através dos grupos de comunhão nos lares, onde se pode rir como os que riem e chorar com os que choram, onde se pode efetivamente estender a mão e tocar o irmão(sem malícia, pelo Amor de Deus, é possível?)oferecer o ombro, ao invés de limitar-se a reunirem-se no domingo, etc, cultuando, louvando e depois cada um pro seu lado sem sequer saber ou conhecer melhor o IRMÃO ao seu lado.
    Ô, "terror dos vendilhões do templo…"
    não se 'preocupe'…"As portas do inferno não prevalecerão contra a minha igreja".Ponto. O resto é distorção por perda de noção ou simplesmente por marketerismo óbvio de quem alimenta acesso a blog, da mesma ou pior maneira que algumas redes de televisão o fazem, com escândalos…e na falta deles, vem a fabricação ou tentativa de criar polêmicas. Pense bem antes de responder, se for fazer…ou melhor, ore antes!E, principalmente de sair por aí falando logo que ouvir algo(precoce…rss), espalhando boatos, pois isso aí acima é uma distorção descabida, lastimávelmente "aumentada"…ou melhor diminuída, pois se trata de algo simples, mas fundamental…união entre os irmãos.Não tem nada a ver com essa viagem na "maionese" aí acima. Mas, se vc chega a citar, Kiko…gentalha?"Não, mil vezes, não!"mesmo. Julgas e és julgado na mesma medida…Te cuida, vivente…ou melhor, te converte…"Isso, isso, isso!"(Kiko tb:D )

    P.s; Se bem que se isso crescer e juntarmos-nos todos, denominações, enfim, os que CREEM em Jesus Cristo, podemos realizar coisas boas, muito boas…extraordinárias.

    Conferiram lá:
    http://www.pibsjcampos.org.br/40dias/apresentacao.html
    "porque agora trabalharemos juntos. Juntos nos Pequenos Grupos (PGs), Juntos nos

    Ministérios, Juntos como Igreja, sejam crianças, juniores, adolescentes, jovens,

    adultos, 3ª. idade, solteiros e casados. JUNTOS SOMOS MELHORES!"

    ou aqui:

    http://www.pibrecreio.org.br/
    “ JUNTOS SOMOS MELHORES”
    Este é o tema de 2010 para a vida de nossa igreja.
    A idéia central da frase é a unidade.É uma frase linda,provocativa e desafiadora

    para este novo ano.
    Como povo de Deus fomos chamados para vivermos juntos em Cristo,termos relações permeadas pelo amor fraternal e demonstrarmos ao mundo que este amor vem de Deus.
    (clica em Ministério pastoral e lê na integra)

    Ah, não tem a mínima importância se vc não publicar este cometário, cortar, alterar, etc…você leu, é pra você mesmo, "Jovem precoce, etc". (Gálatas 6:3)

  5. Zé Luis,

    Gentalha é uma palavra forte, realmente. O texto fala sobre ecumenismo, e a analogia pode ser aplicada às "marchas" que há por aí.

    Contudo, entendo seu comentário. Você está certo: não cabem generalizações. Não foi essa a intenção… Me desculpe.

    Abraço,

    Leonardo.

  6. Mas provou do próprio "remédio"? Ou ignorância enorme e "pedras" é só quando dirige-se a você?…Taxar os outros de gentalha é…Uh, uma "palavra forte" apenas!…

    P.s, Correção: erros meus na postagem anterior: 1)quem diz "isso, isso, isso"…é o Chaves!
    2)ter postado aqui.

  7. Não podemos generalizar.

    "Juntos somos melhores" é apenas um tema para direcionar os trabalhos de uma denomonaçaõ. É um tema que visa Sistematizar trabalhos evangelísticos,de visitação em pequenos grupos .
    Acredito sim que juntos somos melhores na evangelização. Juntos somos melhores para ajudar outros. Juntos somos melhores na adoração. Juntos somos melhores na oração.
    Somos seres sociais.
    Isolados morreremos ,secamos…
    Infelizmente tem muita gente equivocada!!!!! Jeovania Carmo

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui