Julio Severo e suas ridículas declarações sobre o terremoto no Haiti

112
60
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Leonardo Gonçalves

O recente terremoto no Haiti atingiu a terça parte do território haitiano e conseguiu agravar em um nível infinitesimal a situação já precária do país mais pobre da América, elevando-o à situação de nação mais miserável em todo planeta.

Conforme havia previsto em artigo recente, onde critiquei a letargia cristã em relação às tragédias mundiais, não demorou para aparecerem as explicações estapafúrdias para a catástrofe insular. O cônsul do Haiti, em uma total falta de ética e respeito pelo seu povo, fez uma declaração burlesca sobre a condição do país que representa:

[No vídeo: Cônsul do Haiti faz declaração polêmica sobre tragédia insular]

O pastor Pat Robinson também vinculou a tragédia haitiana à religião do país. Bem ao estilo dos pregadores da prosperidade, o ícone evangélico culpou o “Vodu” pela pobreza e recente terremoto que assolou a nação.

Porém, a gota d’água que motivou esta publicação foi a recente declaração do ativista Julio Severo em seu blog pessoal, onde além de endossar a declaração medíocre (e anti-bíblica) do cônsul, chega a sugerir, já no título do artigo, que se as religiões afro se propagarem no Brasil, um terremoto de iguais proporções pode abalar nossa nação.

Do auge do seu bairrismo e escondido no seu refúgio secreto, Julio continua a destilar ódio xiita a todo aquele que não reze segundo a sua agenda “cristã”, e chega a afirmar que toda miséria e violência experimentada pelas nações africanas é culpa da religião afro, e que o progresso e a riqueza vieram com o advento do cristianismo e com a colonização européia:

“Essa condição miserável é uma herança espiritual que antecede à colonização européia […] Antes da colonização européia, a África vivia uma cultura de guerras entre tribos, escravização dos membros das tribos vencidas, sacrifícios rituais de seres humanos — e o elemento comum dessa “cultura”, que estava impedindo o progresso e a paz da África, era a própria religião”.

Esquece-se o “Severo” Julio que foi o europeu piedoso que levou da África 8 milhões de negros para trabalharem como escravos, e matou outros 40 milhões neste processo. Ignorando fatos históricos recentes, o blogueiro sequer menciona o drama da áfrica do Sul, nem o Apartheid promovido pelo caucasiano-europeu, que levou à morte outros milhares de africanos. Também não menciona o triste massacre promovido pelas Cruzadas, as quais em nome da fé e de um “cristianismo” perseguidor e intolerante (bem nos moldes do senhor “Severo”) deu morte a um sem número de pessoas, tudo em nome de uma “moral cristã”.

Considero extremamente dispensável um comentário grosseiro e mal articulado, cheio de pretensões políticas como este do Julio. Num momento como esse, quando 1,5 milhões de pessoas estão desabrigadas e outras milhares permanecem debaixo dos escombros, tudo que não precisamos é de um profeta de internet destituído de bom senso, endossando a declaração medíocre de um cônsul hipócrita e trapalhão.

Termino este breve ensaio com uma citação do evangelho de Lucas, onde Jesus oferece resposta cabal a todos aqueles que, por “piedosos” que são, querem associar tragédias contingentes ao pecado dos homens:

“E, naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?

Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis.

E aqueles dezoito sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?

Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis”.

Lucas 13.1-5

***
Postou Leonardo Gonçalves, no Púlpito Cristão, em resposta ao texto publicado no blog do Julio Severo

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

112 COMENTÁRIOS

  1. Não há outra palavra para tal explicação de Júlio Severo, RIDÍCULO.
    Se for usar um profeta, prefiro o do profeta Oséias, misericórdia quero e não sua multidões de sacrifícios.
    Se ele ler bem os profetas e a Jesus, verá que as catástrofes daquela época, estava muito mais relacionada com a falta de ética e integridade para com o oprimido, do que necessariamente por seguir corrente religiosa A ou B.
    Total falta de compreensão da realidade e falta completa de solidariedade para com o sofrimento dos nossos irmãos haitianos.
    São por visões como essas, que o mundo se esquadrinha para mais violência e intolerância.

    Paz e bem Leozão.

  2. Eu sinceramente estou cansada de gente assim. Estou cansada de ficar ouvindo essa estupidez da prosperidade (porque não ouso chamar de teologia algo que propague tudo, menos Deus).
    E estou cansada de gente orgulhosa que acha que é melhor que outras pessoas.
    Somos todos pecadores de igual forma, portanto, se o que aconteceu no Haiti é culpa do pecado da nação, então todos nós deveríamos passar por "Terremotos" todos os dias.

    Isso me deu ideia pra continuar e desenvolver um texto pra postar no meu blog =D

  3. às vezes, acho q os comentários aqui deixam de divorciar a pessoa do pensamento, colocando tudo num balaio só…

    cada vez mais penso q as mensagens do irmão Leonardo Gonçalves se encaixam na carta de Apocalipse ao anjo da igreja de Éfeso: desmascara os falsos apóstolos, mas já tinha abandonado o primeiro amor.

    fraternalmente,

    wally.

    http://wallysou.wordpress.com/

    [n conseg logar… de novo]

  4. Agora sim!

    Aplausos, muitos aplausos!

    Parabens ao Leonardo que teve o bom senso de criticar aquele que antes ele já elogiou. Parabéns mesmo!

    Há muito o Julio tem provado ser apenas um fanfarrão fundamentalista, direitista, maxista e perseguidor de homossexuais (alguém aqui acredita que o Julio "ama os homossexuais e condena apenas o ato"?).

    Não perco meu tempo lendo-o há alguns meses.

    Abraço ao blog!

    Eliel
    http://www.elielvieira.org

  5. Opa!! Eu já tinha "profetizado" que essas asneiras iam acontecer… confira:

    http://clamandonodeserto.blogspot.com/2010/01/o-haiti-nao-e-aqui.html

    Também, convenhamos, nem precisa ser profeta, esse povo é tão previsível quanto o deus decifravel deles.

    E vem muito mais por aí. Ainda não chegaram as versões dos neopentecas e do pessoal da "Batalha Espiritual". Preparem o estômago.

    Leo, valeu o esforço, más, duvido que algum legalista entenda o maravilhoso Lc 13:1-5 postado acima.

    Más não fica triste não, com certeza servirá de alimento para os que procuram o Deus da Graça revelado por Jesus, nessa fala.

    No Amado,

    Ielton Isorro
    http://clamandonodeserto.blogspot.com/

  6. Era só o que faltava: "Santa inquisição evangélica"!!
    Além de desconhecer a graça de Deus pessoas com esse pensamento desconhecem história e geografia e saem disparando pensamentos próprios e usando o velho testamento pra corroborar suas afirmações em interpretações levianas e cheias de intolerância.
    É muito triste ver o grande número de crentes evangélicos que pensam dessa forma, crêem que Deus, na época da graça, manda terremoto pra matar as pessoas que não seguem a religião cristã.
    Terremotos sempre existiram no planeta, são responsáveis pela formação de cordilheiras e de toda a cadeia montanhosa no fundo do mar; o Haiti está em um local de encontro de placas; o Brasil e a África encontram-se em um lugar privilegiado nesse sentido, por isso que aqui só é sentida a "marolinha" no Norte do país; poderíamos estranhar e também questionar um castigo divino na eventual ocorrência de um terremoto em proporções desastrosas (como no Haiti ou Japão) aqui na cidade de São Paulo. Se isso acontecesse nós deveríamos rever esse papo. Mas…
    Os terremotos sempre aconteceram e continuarão a acontecer nessas áreas de risco; o homem interveio na natureza, habitando lgares antes inóspitos (como o Haiti) e construindo estruturas ruins (veja que o Japão é um lugar, hoje, preparado por seus engenheiros)que fatidicamente ruirão sobre a cabeça do povo, matando milhares de pessoas.
    Sobre o colonialismo africano então, o texto do Julio Severo chega a fazer qualquer historiador morto rolar no caixão de tanta agonia.
    Enfim, é muito triste ver o "monte de crente" desavisado, que não busca informar-se do básico e perde a oportunidade de calar-se.
    Uma pena.
    Mas em um país democrático, a livre opinião é garantida constitucionalmente.

  7. Olá autor desta postagem, nossa, eu não sabia que Júlio Severo não é um verdadeiro cristão. Eu não sabia que Júlio Severo é racista. Como você soube que Júlio é racista e não é cristão? Conte-me!

    Eu vou cancelar a inscrição do blog dele e removerei o blog dele que adicionei à lista de blogs favoritos e de blogs que estou seguindo.

  8. Meu Deus, simplesmente ridiculo o texto do Julio.

    Atribuir uma tragedia natural como a do Haiti a castigo divino, e' muita falta de bom senso e de amor ao próximo.

    Se os haitianos foram dignos de castigo por suas praticas religiosas, alguns "cristãos" merecem ser extirpados da terra por nao conhecerem o amor de Cristo.

    Lendo agora os comentários no blog dele, me deparei com algo que me chocou ainda mais que o próprio texto. Em resposta a um comentário o Julio disse o seguinte:

    " É um milagre que o Haiti tenha sofrido apenas um terremoto. Se não fosse pelos cristãos verdadeiros ali, esses desastres seriam rotina no Haiti. Você simplesmente não entende, ou até subestima, o poder da magia negra. Leia a Bíblia, especialmente o livro do Apocalipse."

    Sinceramente, quem precisa ler a Biblia e' o Julio.

    Nao consigo chamar uma pessoa dessa de cristão.

  9. Caro Leo

    Estava com saudades de seus veementes artigos, como foi esse.

    Fica aqui o meu repúdio, e também, creio o da blogosfera cristã não XIÍTA.

    A imensa pixotada de Severo, merece o SEVERO repúdio de toda a imprensa mundial.

    Vamos orar por esse rapaz para que Deus lhe dê o bom senso para que ele jamais possa fazer comentários devastadores, como esse que você acabou de denunciar. Acredito que 99,9% da blogosfera cristã fará um nota pedindo desculpas aos nossos irmãos haitianos.

    CHEGA DESSA RELIGIOSIDADE DOENTIA E SELVAGEM IGNORÂNCIA, DE VER DIABO EM CATÁSTROFES COMO ESSA.

    Ora bolas, querem voltar a idade média???

    Profundamente indignado, aqui fica,

    Levi B. Santos

  10. Os Estados Unidos da América são uma nação protestante, certo?
    Entre 1911 a 1940, os Estados americanos foram sacudidos por cerca de 15 terremotos que deixaram milhares de feridos, mortos e desabrigados.
    Em setembro de 2005, a cidade de New Orleans foi totalmente destruída com o Furacão Catrina, deixando uma herança de mortes e desolação.
    Em 11 de setembro de 2.001, as torres gemeas sofreram um ato terrorista.
    Gostaria de saber qual seria a explicação lógica do Severo para esses fatos, afinal, não estamos falando de uma nação cuja religião oficial seja as afro-amerindias.
    Sem duvida, a interpretação do Julio para os fatos, foi a pior e mais deformada tradução do amor e da graça de Cristo, ou seja, ao inves de avangeliza-los, Deus, que deu a vida por nós, simplesmente os mata!

  11. Seguindo a lógica do Severo, como se explicaria o fato do chamado Cinturão Bíblico ser ano após ano atingindo pelo maior número de tornados, ceifando inúmeras vidas e deixando um rastro de destruição?

    * Cinturão Bíblico (Bible Belt) é a região dos EUA em que se concentra a maioria das igrejas ligadas ao movimento da direita cristã fundamentalista.

  12. Poxa… considero muita coisa que Severo escreve no seu blog. Mas agora ele pisou feio na bola! Essa antropologia tupiniquim dele sobre a África ele com certeza não aprendeu de nenhuma obra acadêmica séria, a não ser de um tipo de fator desconhecido (racismo?) dele que, sinceramente, acabou levando-o a parder pontos ante os seus leitores mais um pouco apurados. Não estou entre estes, mas pelo meu bom senso, e pelo o pouco que minha vida acadêmica nas Humanidades me instruiu, ele foi muito infeliz nestes ditos.

    O Haiti e nós todos, dos países em desenvolvimento, estamos em miséria por causa da condição totalmente depravada do Homem (inclusive daqueles que habitam os países mais ricos atualmente), que não atenta para o Criador e para Seus mandamentos, se encaminhando em veredas de seu próprio coração corrupto e egoísta! E isso não tem cultura que resolva ou que seja mais purificadora, a não ser a atuação do Espírito em nosso interior, que está além de paganismo, animismo, judaísmo, cristianismo, islamismo e tantos "ismos" de nossas culturas depravadas!

    Soli Deo Gloria

  13. Julio Severo está mostrando a cara! Trata-se de um bufão que segue um deus chamado jeová cerol que é impiedoso. Confunde alhos com bugalhos. Santidade sim, mas perceba que cristianismo é um exercicio na vertical – amai o Pai sobre todas as coisas – e na horizontal e a seu irmão como a ti mesmo.

    Não há cristianismo sem o OUTRO. Os frutos do Espirito são para o OUTRO, pois é no (pelo, através, etc.) OUTRO que o Amor de Deus nos atinge.

    Este teologia dele é de fundo de quintal!

  14. Se não for o diabo que está destruindo o povo haitiano, quem será então? Quem veio roubar, matar e destruir? Ou será que o diabo não existe?

    Não existem pessoas, nações… que façam pacto com o inferno e depois não seja cobrada… E tem mais: o Brasil sim está sujeito a catástrofes por ser o pais mais idólatra do mundo e um dos mais feitceiros. O que segurava a ira de DEUS contra esta nação, sempre foram os fiés a CRISTO JESUS…, mas agora com toda esta apostasia nas igreja evangélicas; que DEUS tenha misericórdia.

    Graça e paz !

    Aloísio

  15. Confesso que deve ter quase dois anos que eu não lia nada referente sobre o Julio Severo. Por isso, nesse tempo todo guardei uma imagem boa a respeito dele, como uma pessoa comprometida com o cristianismo e bla bla bla.

    Mas agora sou surpreendido com essa declaração extremamente infeliz e fora de hora (desde qdo tem hora pra declaração infeliz? rsr)..

    Realmente estou decepcionado com isso, mas não tem como viver em mentira. As máscaras sempre caem, não tem jeito.

    Não vou aqui atirar pedras, mas sim alertar os irmãos qto ao que ele prega, orar pra que ele se arrependa.. no mais é só isso mesmo..

  16. Nossa.. e devagar se vai ao longe.. e ai todos se voltam pro Julio.. não conseguem dividir pensamentos com pessoal?
    vcs leram o artigo todo do Julio antes de critica-lo e achar que aki está toda verdade? eu não estou defendendo ninguem.. Mais acho que falta amor nas suas paalvras..
    sinto sarcasmos e ironia ofensas e mais ofensas.. ao falar de outra pessoa devia ter cuidado para separar as coisas…
    fico triste de ver que vcs so criticam e ofendem..
    quem criou a natureza?
    quem fez todas as coisas?
    tudo acontece de causas naturais? o que é natural pra você?
    você acha que não tem permissão de Deus nisso?
    se Deus não quizesse nao teria deixado!
    como assim não tem a ver com Deus? tudo que existe tem a ver com Deus! desde nosso ar e ainda estarmos vivos pela misericordia Dele, quanto terremotos, ondas gigantes,
    se não foi ele que permitiu isso foi quem? "mãe terra?" pff!!
    e desculpa + esse trecho de Lucas não tem a ver.. Jesus quer dizer ai que nós somos pecadores iguais a todos aqueles que sofrem com tragedias.. + não diz que Ele não permite tais tragedias!
    e outra.. o mundo jas no maligno ou vocês esqueceram disso? pessoas com coraçoes gelados sem amor de Deus e sem nenhum resquicio a querer se voltar para Ele!
    vocês esqueceram que TUDO ISSO AQUI É POR ELE E PARA ELE? NOSSO SENHOR JESUS?
    então ao inves de ficar julgando pessoas que tentam prega a palavra de Deus vocês deviam antes de criar suas proprias conclusoes, ver toda a historia do Julio.. eu não o conheço, nunca vi seu blog + ainda assim ele é meu irmão como todos vocês.. já basta de tanta desunião!
    ja basta de tanto confronto e de quem ta certo aki quem ta certo acolá e acaba todos caindo no mesmo erro! julgando, zombando, criticando, humilhando, ofendendo, denegrindo a imagem das pessoas que TBM SÃO AMADAS POR DEUS.
    parem e pensem nisso!
    eu realmente não acho que Deus esteja feliz com esse post lamentavel.
    Deus tenha misericordia de nossas vidas.. e que possamos deixar toda soberba, orgulho, prepotencia, e nos ajoelhar e pedir perdão a Deus por todos nossos pecados..
    Deus que o Senhor tenha piedade de nós todos!
    amém..

  17. trecho tirado do blog do Julio:
    fui laler esse tal artigo escabroso que fala no texto..colar um trecho solto de qualquer jeito..

    aki vai outro "Não é difícil decifrar as palavras do cônsul, ainda que ditas de forma impensada. Onde há muitos descendentes de africanos, há muito vodu e candomblé. E onde há muito vodu e candomblé, há muitos descendentes de africanos. E onde há muito vodu e candomblé, há muita maldição. Pelo menos, essa é a pura realidade do Brasil e do Haiti.
    Contudo, é preciso deixar claro que as maldições sobre eles não são por serem negros, mas por causa de predominantes práticas religiosas. Quando essas práticas de maldição são renunciadas, há mudança real. De acordo com a Bíblia, quem está em Cristo é nova criatura, seja branco, negro, amarelo ou azul. Onde há negros salvos, libertos e transformados pelo sangue de Jesus, não há as maldições costumeiras do vodu e o candomblé. Essa é uma realidade diferente e bela, que o Haiti e seu cônsul de São Paulo desconhecem. O que eles conhecem é a realidade de destruição do vodu."

    "A noção que se quer ensinar ao público é simples: se os descendentes dos escravos africanos são vítimas, então sua religião também é vítima. Toda a situação de desgraça milenar deles é então usada para culpar exclusivamente o colonialismo europeu e por extensão o Cristianismo — deixando o vodu e o candomblé totalmente isentos e inocentes de todas as tragédias, catástrofes, pobreza, criminalidade e outros males.
    Tente sugerir minimamente que pode haver mal no vodu e candomblé, e a mídia esquerdista providencia prontamente uma pesada torrente de críticas e condenações, como se toda denúncia contra essas religiões fosse um ataque racista direto contra os negros, colocando-as num pedestal privilegiado onde criticá-las se torna “sacrilégio”. Mas essa mesma mídia dá tratamento totalmente inverso quando quem está sob crítica é o Cristianismo. "

    esse é um outro trecho do blog do Julio severo.
    so jogar no google que encontram..
    ou seja.. é a visão dele! como vc tem a sua e não precisaria critica-lo dessa maneira para obter credito do seu texto..
    eu lhe respeito muito Leo.. acompanho o blog a muitos meses.. não tinha nem 300 pessoas ainda.. mais não gostei do que você fez.
    abraços!

  18. + um pra finalizar tirado do texto que o Julio fez.. e que vim colar não por defende-lo +para mostrar que exageram no texto acima so colando um pequeno pedaço e nãoa materia toda nem vejo o link da materia já que ele citou um blog deveria ter o link..

    "“E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos.” (Apocalipse 9:21 ACF)
    Isto é, mesmo depois de grandes terremotos e pragas:
    A geração moderna não se arrependerá de seus homicídios: assassinato de bebês em gestação por meio do aborto, eutanásia, sacrifício ritual de seres humanos em rituais de bruxaria, macabras experiências científicas com embriões, etc.
    A geração moderna não se arrependerá de suas feitiçarias (invocação de demônios e seus poderes sob diversas formas, inclusive macumba, candomblé, vodu e muitas outras) e de promovê-las como “cultura” nas escolas, TV e outros meios educativos, inundando toda a sociedade com sua infernal malignidade e protegendo-as de críticas.
    A geração moderna não se arrependerá de sua prostituição (adultério, sexo fora do casamento, práticas homossexuais, pornografia, educação sexual pornográfica nas escolas, etc.).
    A geração moderna não se arrependerá de seus roubos, numa cultura onde muitos querem tirar vantagem do próximo na primeira oportunidade, especialmente por meio de cargos governamentais.
    Por seus pecados e falta de arrependimento, eles continuarão sofrendo juízos."

    abraços.. Deus abençoe! leiam e vejam que não é bem assim.. o julio falou e falou bem!

  19. Ok!! Finalmente alguem tem coragem de abertamente questionar este cidadão que ,como muitos outros por este mundo afora,por conta de algumas opiniões bíblicas acertadas começam a extrapolar e se encher de arrogância misturando biblia com puro ideologísmo politico ou de outras naturezas.Tenho acompanhado alguns fatos a tempos e não sei quantos já se aperceberam que há um certo movimento evangélico politico ideológico de direita tentando conduzir a igreja para "outro lado" supondo livrar a igreja e o mundo contemporâneo de um levante de "comunistas comedores de crianças". Quero deixar claro que abomino a extrema esquerda,acho uma piada suas idéias,impráticáveis e geradores de conflitos inúteis …No entanto,essa turma (os direitistas crentes) sob pretexto de alertar a igreja para as tramóias "deste mundo tenebroso" estão requentando um prato nada indigesto e que já causou muito mau estar no passado e prejuízos a sociedade : O embate político-ideológico ,ESQUERDA X DIREITA.
    Não creio que a Igreja tenha que tomar este tipo de partido e Jùlio Severo tem sido o cavalo de batalha destes interesses.Uma coisa é ser fiel aos princípios da bíblia,outra é virar um militante de idéias politicas que satisfazem a interesses ,sejam na esquerda ,sejam na direita.Mas, felizmente, Júlio Severo não é a igreja!!!!Em nome de defender os interesses cristãos essa turma faz sua guerrinha ideológia que só revela idéias e intenções politicas.

    O grande problema é que a Igreja não está sabendo lidar com a pós-modernidade e suas nuances: o politicamente correto, direitos humanos e de minorias, a revisão histórica sob outro angulo que não o da história contada e manipulada,a evolução científica. Alguns (os tais crentes direitistas) preferem radicalizar e a moda americana simpatizar com um pensamento conservador, moralista, reacionário invernizado de moral bíblica. Adotam a agenda inversa a da esquerda e tá feita a guerra!!!!Por exemplo: Os esquerdistas apoiam movimentos populares X Eles preferem defender as elites em nome da ordem e da moral (foi assim no apoio a ditadura),nessa guerrinha ambos os lados tem razões em alguns pontos e várias causas justas e também cometem muitos equívocos.

  20. Como cristão ,sinto vergonha destas palavras. Essa é a grande herança cultural de um “evangelho” fajuto centrado na mentaidade européia ,tendencioso e carregado de preconceitos. Essa maneira de pensar permeia o inconsciênte popular a anos trazendo incontáveis prejuízos e conflitos na sociedade .Na falta de explicações para o inexplicável ,”crentes ” fanfarrões,santarrões e que precisam se sentir melhor e mais justos que os outros saem com essas pérolas. O verdadeiro evangelho é de amor e é pra todos,por outro lado, todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus. Todos. As culturas pagãs existiram e existem em todos os povos e não é “previlégio” deste ou d’aquele.O que a Europa “cristã” fez com os africanos é imperdoável e até hoje vivemos reflexos do passado. É lamentável que a esta altura ainda se pense como a séculos atrás .Quero saber quantos tiveram coragem ou se quer pensaram em evangelizar e dar apoio social ao povo do haití,fazendo cumprir o verdadeiro evangelho.É mais fácil ficar em seus templos suntuosos apontando o dedo e dando poder ao diabo até pra fazer terremoto.Podem ter certeza que morreram muitos crentes também e pessoas de todo mundo.O que há é o maldito preconceito de cor e muita ignorãncia histórica e sociológica. Ano passado teve terremoto na Italia e ninguem falou que era por causa do catolicismo,nem generalizou que o povo italiano é corrupto e mafioso. Estou solidário com os que sofrem,orfãos e viúvas,cansados e sobrecarregados.Isto é que é o evangelho!!!!!

  21. Na verdade acho que isso é um prazer para sádicos carregados de preconceitos e falta de amor travestidos de cristianismo!!!!!Devem estar sentido um prazer especial em ver pesssoas da cor e da religião “errada” morrerem(leia-se com ironia…Obviamente). Pois é assim que a chamada cristandade se comportou durante toda a história. O tempo passa e o ser humano por maldade ,burrice e falta de leitura se torna cada vez mais ignorante. Eu só lamento que a igreja dê sempre uma mãozona pra aumentar a ignorância do povo.O Brasil evangélico tá bem encaminhado com suas doutrinas tortas que só valorizam quem é rico e vê maldição em tudo .Se fosse em Salvador logo um falso profeta diria que é por causa do povo macumbeiro. Tufões e alagamentos no sul são fatalidades que sobrevêem sobre o “nobre” ,”belo” e “cristão ” povo sulista, ninguem diz que dfoi maldição. A alemanha "protestante"(?) fez um pacto com quem ao acatar com orgulho as satânicas idéias nazista? Depois foi reconstruída de maneira gloriosa…FOI DEUS OU FORAM MIL E UM CONCHAVOS ,TRAMAS POLITICAS E JOGOS DE INTERESSES? O que existe por traz destes comentários é uma tendência ancestral a discriminar povos de descendência africana baseando-se em mitos. Não sei não …Quanto mais os tempos do fim chegam ,mais eu amo O Cristo e abomino isso que chamam de cristandade.Um sistema religiosos de inspiração humana que só serve a interesses!!!!FORÇA POVO DO HAITI!!!!

  22. OREMOS PELO POVO DO HAITI ,AJUDEM O QUANTO PODEREM,DOAÇÕES,TRABALHO MANUAL,VALE TUDO, AGORA E A LONGO PRAZO…EVANGELHO PRÁTICO É ISSO NÃO É SÓ FICAR CHORANDO E SE EMOCIONANDO ,REBOLANDO AO SOM DE MÚSICA GOSPEL E DANDO DINHEIRO A IGREJA NUM VELADO SENTIMENTO EGOÍSTA DE QUE “QUANTO MAIS EU DOU MAIS TEREI”.BUSQUEMOS …EU E VCS FAZERMOS ALGO DO QUAL POSSAMOS PRESTAR CONTAS POSITIVAS E RECEBERMOS OS BRAÇOS ABERTO DO SENHO NO GRANDE DIA. ESSA É A HORA DE SERMOS OUSADOS,E FAZERMOS A DIFERENÇA!!!!

  23. Deus estava no controle do terremoto do Haiti?
    Sim, nada escapa de seu controle (nem a morte de pardais, nem a queda de fios de cabelos – Mateus 10:29-30), Ele promove a paz e causa a desgraça (Isaías 45:7) e em tudo isso, todas as coisas Lhe servem (Salmo 119:91)

    Deus matou aquelas aproximadas 200 mil pessoas (estimativa) no Haiti?
    Sim, e Ele tira a vida de aproximadamente 150 mil pessoas por dia (estimativa atual). “O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.” (1 Samuel 2:6)

    O fato de Deus estar por trás de uma catástrofe como essa reflete sua vingança contra um povo que pratica idolatria?
    Pode até ser, mas não nos cabe julgar isso, porque como disse Jesus no texto supracitado, eles não são mais pecadores e merecedores da condenação divina que qualquer outro. E digo mais, que qualquer outro cristão! Somos salvos pela misericórdia de Deus. Não temos nada em nós para nos gloriar.
    Aqueles que buscam condená-los são como Tiago e João querendo mandar fogo dos céus a uma cidade: Não sabem de que espírito são, porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. (Lucas 9:54-56)

    Devemos nos alegrar com a catástrofe?
    Não. “O que se alegra na calamidade, não ficará impune” (Provérbios 17:5) Devemos chorar com os que choram (Romanos 12:15)

    Qual deve ser nosso sentimento e atitude?
    1) Conforme o texto de Lucas 13:1-9, reconhecer nossos próprios pecados e arrepender-nos, sabendo que só estamos vivos pela graça.

    2) "Compadecer-nos e ajudar na prática, pois se o Senhor tem nos poupado, como a figueira da parábola, é pra que venhamos a dar frutos (v. 6-9)." (extraído do artigo do Solano Portela)

    Blog voltemos ao evangelho.

    acho que isso traduz o que eu penso.

  24. O Cristo e a revelação da sua salvação não é um patrimônio e PRIVILÉGIO de um povo ou cultura. Em todos os povos e culturas manifestam-se uma visão de divindades diversas e de relações com a natureza de maneira divinizada ,que nós cristãos costumamos chamar de idolatria, ou seja, o culto a qualquer coisa que não seja o único Deus verdadeiro revelado na pessoa do Nosso Senhor Jesus . Nos povos europeus a Wica(bruxaria nórdica), Strigueria (bruxaria italiana),as idolatrias católicas populares,o pensamento místico ocultista e todas tradições religiosas pré-cristãs lá estão ,vivícimas!!!!! As tradições ameríndias que cultuam a natureza estão aí com suas tribos ,muitas delas distantes do homem urbano e por isso mesmo civilizadas (ou seria hamonizadas) a sua maneira. Os japoneses ,em toda sua “potência” ,nunca deixaram de cultuar os espíritos de seus mortos segundo suas tradiçãos religiosas ,e assim por diante…O que quero dizer com isso!!! Idolatrias e iniquidades,todos os povos praticam .Se Deus fosse destruir a humanidade por isso destruiria a todos.Catástrofes podem vir sobre bons e maus .Aliás ,se certos povos ainda são tão idolatras é porquê nós não levamos as boas novas a essas nações.Eles são mais inocentes que eu e você ,pois como ouvirão se não há quem pregue????Eu e você sabemos do Cristo muitos deles não e talvez sofram tantas pressões de todo tipo que querem no mínimo comer ,nem sei se param pra pensar no pós-morte. Diversas crianças e adultos que morreram não optaram por nascer no Haití, um pais que já surgiu em consequência da maldade de homens que se acharam no direito de usar e abusar de outros e tratá-los como esterco sem lhes dar o direito de lutar pela vida ou por dignidade. Tenhamos mais cuidado ao falar certas coisas .Por preguiça de ler um bom livro de história,burrice ou falta de misericórdia ,alguns (muitos) preferem simplificar e dar uma explicação ignorante e mística como esta para fatos inexplicavéis.Antes de falarmos besteira …Vamos ler um pouco de história.A história de Israel eu sei que vcs já sabem! Que tal ler um pouco sobre o Haití. Lembremos também de uma palavrinha que só lembramos quando usada em nosso favor: MISERICÓRDIA.

  25. Graça e Paz!

    Amado Leonardo,

    Parabéns pelo excelente texto e por sua visão crítica baseada no Evangelho!

    Nunca gostei do blog do sr. Julio Severo. É uma arena virtual cheia de ódio contra gays e outros da lista de "infiéis". A linguagem dele é beligerante e em nada se parece com Jesus dos Evangelhos. Agora, com esta declaração lamentável, aí que não sigo o blog dele mesmo!!

    Um abração!!

  26. Ele deve ser da corrente de que a marca de caim é a pela negra, logo, todos os negros são descendentes de caim. Só pode. Pois com um texto que mostra sua total intolerância para com outras religiões, não é de se espantar que ele seja preconceituoso para com os negros, no belo estilo batista Ku Klux Klan. Lamentável.

  27. Talvez a próxima de júlio Tirano….OPS!!!!Severo! Seja uma cruzada a Bahia pra derrubar terreiros de candomblé, queimando senhoras negras baianas no pelourinho !!!Aliás irônicamente a população de descendência africana é enorme e só cresce na igreja evangélica e as religiões afro crescem entre brancos de classe média e ficam populares até na europa .Isso mostra o perigo de generalizarmos e ligarmos uma crença ou qualquer outro traço cultural a um grupo racial em dias globalizados. Imaginem se começassemos a ver todo alemão como nazistas,arrogantes e racistas,todo italiano como mafiosos ou coniventes com o crime e corruptos,todo iraniano como radicais anti-ocidente e terroristas.Tudo isso é obviamente loucura …Existe gente de todo tipo em todo lugar que pensa de várias formas ,mesmo dentro de um mesmo país.Este é certament o caso do Haití. Generalizar é mais fácil "né" Júlio .Dar explicações bíblicas é tecnicamente indiscutível (…não aquí no pulpito cristão) e sempre funcionou. Cuidado cara ,senão assim como seus pares americanos ,crentes puritanos racistas e nacionalistas ,você pode estimular uma versão brasileira da Ku Klux Klan (maldita seja eternamente e que o Senhor seja louvado nos livrando deste mal) .Vejam o exemplo de Paulo quando usou uma estátua dedicada ao deus desconhecido da Grécia ,para de maneira, inteligente ,perspicaz e amorosa trazer o conhecimento da salvação por meio de Cristo Jesus. Essas crenças pagãs são absolutamente frágeis diante do poder da pregação do evangelho .As pessoas apenas estão buscando no lugar errado o que certamente encontrarão em jesus…Pregue-se Jesus!!!Não é fazendo guerra santa e estimulando comflitos sociais que chegaremos a lugar nenhum…A não ser que o que o Júlio queira seja isso mesmo. Eu tô achando que é!!!!

  28. Penso como a Laiza Galvão, faço as palavras dela as minhas.

    Gostaria de lembra-los que todos somos pecadores, mas que por Cristo Jesus somos salvos pela graça Dele.

    Acho que Júlio Severo faz um bom combate a favor da família, sendo contra o aborto e contra o homossexualismo (abominação ao Senhor).

    Vejo, como disse a Laiza, muita ironia e ofensa nos comentários, lamentável isso no meio do povo de Deus.

    Vamos aprender a respeitar a opinião do outros, e a discutir idéias e não pessoas. Devemos separar.

    Leio o blog dele como leio este e graças a Deus não concordo com tudo aqui e lá escrito. Agora nem por isso vou sair ai dizendo que o Leornado é isso ou aquilo, ou que o Júlio é isso ou aquilo.

    Júlio Severo tem o Senhor Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador, sendo assim é um filho de Deus, nosso irmão em Cristo, e acho que não preciso dizer o quanto é triste para um pai ver seus irmãos brigando . . .

  29. DEUS permitir acontecer uma situação é uma coisa, mas daí dizer que ele matou é outra. É muito engraçado parte dos que dizem que vivem na graça de DEUS e não na lei, dezerem qdo acontece uma maldição como esta no Haiti, foi DEUS quem matou; e lá vem vs do velho pacto para tentar justificar… O q aconteceu no Haiti roubou, matou e destruiu? claro ! então veio do ladrão (diabo). Não confundir: DEUS permitiu com DEUS fez.

    Que DEUS quarde nossa nação…!

    Graça e paz!

    Aloísio

  30. Parabéns Léo pelo texto e por levantar a bandeira do evangelho coerente! Mas atenção, hein… Muitos vão ler o artigo do Severo e dizer: "É verdade… tá vendo! Graças a Deus sou evangélico!" – Digo isso porque ouvimos essa baboseira recentemente numa igreja. E sabe o que o povo disse? "Aleluuuuia"

    É triste ver como a graça não faz o menor sentido para algumas pessoas… Lamentável!

  31. Às vezes me pergunto se o Júlio Severo, diretamente de seu trono de Severidades, consegue sorrir, falar de poesia, dizer "eu te amo", brincar com as crianças e discutir bobeiras (como de comidas típicas preferidas, filmes, futebol e contar piada).

    Certamente ele faz alguma dessas coisas, mas a personagem que ele sustenta na internet é a do fundamentalista anti-intelectual, não-razoável, cristão ao melhor estilo Ku Klux Klan (talvez nem tanto rsrs), que nada tem de bom para ressaltar na vida.

    É tipo de cara que, quando saia de férias escolares, certamente ficava trancado no quarto sem poder sair. Não podia comer sobremesa nem tomar sorvete à tarde com os amigos (raízes desse comportamento vingativo?).

    Conjecturas, meras conjecturas minhas acerca de um cara que está na blogosfera apenas para ressaltar o mal (que às vezes nem há)nas pessoas.

    Queria um dia poder encontrá-lo pessoalmente, pra ver se ele é mesmo essa água feroz que aparenta ser (na net), ou se na vida real dos encontros entre adultos ele na verdade é uma pobre pombinha indefesa.

    Espero que ele um dia nos dê essa oportunidade. E mais, se alguém vier a dizer que não o amamos porque o criticamos. Respondo: queremos muito amá-lo.

    Sim, Jesus, ajuda-nos a amar esse pobre homem retribuindo a severidade com afeto.

    Vale dizer também, quem ama corrige!

    Se alguém ama esse cara de verdade e tem contato direto com ele, por favor: terapia faz bem e eu indico. Levem-no para uma consulta já!!!

    Abraços fraternos a todos os manos que passam por aqui.

  32. Vou avisar somente essa vez:
    DEUS CASTIGOU O HAITI, E EM BREVE CASTIGARÁ O BRASIL!
    Segundo a escala de pecados que recebi ontem, fui informada de que o pecado número dois é a CORRUPÇÃO, e como essa praga já tomou conta até de várias igrejas brasileiras, (lembre o exemplos da oração da propina, a venda de objetos untados, etc), o Brasil está na mira do deus da ira.
    Mas não é só isso: o pecado número três é o CARNAVAL.
    Brasil não resistirá para ver o desfecho final em 2012.

  33. Quero aqui fazer o meu protesto, pela primeira vez, contra tanta opiniaõ criticando o irmão Julio Severo. Vejo pessoas que se dizem cristãs falando de um forma tão chula e raivosa. Porque tanto ódio de uma opinião que faz sentido, para aqueles que pelo menos estudarem um pouco a história desse pais chamado Haiti.
    Fico abismado que quando alguém, sem ser politicamente correto expõe sua opinião, grande parte daqueles que conhecem, ou acham que conhecem a palavra, ficam tão iracundo.
    Procrem ler sobre o Pacto que foi feito no dia 14/08/1791, por individuo chamado Bohman,numa fazenda do Haiti,onde um porco preto foi sacrificado, para que os revoltosos,vencessem a guerra contra os franceses. O Espaço não permite, mas muitos de voces irão acordar para a realidade do mundo espiritual.Só lembrando que esse pacto foi renovado no ano de 1991.
    Espero que antes de ficarem cuspindo farpas contra alguém que está furando o bloqueio do patrulhamento ideológico, onde falar verdades que afetam o estabilishment,se tornam pessoas non grata. Reafirmo a minha opinião em relação ao irmão Julio e que Deus, abra os vossos olhos par que enxerguem, além de suas ideologias ecumênicas e esquerdistas.
    O evangelho não aceita outra visão senão a de Cristo. A verdade é dura e naõ traz simpatia, mas é o preço que se paga por andar na contramão da sociedade.
    Pesquisem e descubram a verdade sobre o vodu e outras práticas de feitiçarias.
    SOLA SCRIPTURA

  34. O anonimo sò reflete o pensamento de boa parcela dos cristaos.

    Ele se referiu a religiao-afro mas na verdade o que é largamente disseminado nas igrejas evangelicas é que os negros sao amaldiçoados por Deus no episodio que Cào, onde o filho de Noé o expoe aos irmaos. Ensinam que os negros sao descendentes de Cào.

    Lamentavel, pra dizer o minimo.

  35. Eu não gosto de me meter em brigas alheias sem ter plena certeza do que vou falar e, na verdade, antes de vocês (Júlio e Leo) se manifestarem, acho que tive a oportunidade de apresentar uma visão bíblica sobre o assunto em:

    http://blog.teophilo.info/2010/01/angra-haiti-natal-e-balanco-geral-deus.html

    Desculpem a sinceridade, mas não seria essa declaração "desastrada" do embaixador parte de um plano maior para destacar a nível mundial algo que já está sendo classificado como "preconceito religioso"?

    Lembrem-se sempre do plano de seis etapas…

    Não gosto de interceder ou aliviar a "barra" de ninguém, principalmente porque querer vincular religião a julgamento ainda nesta terra não tem respaldo bíblico… mas não foi só o Júlio que embarcou nessa visão. Também houveram manifestações semelhantes de gente que considero forte como, por exemplo, Mary Schultze.

    Amados… discordar faz parte do crescimento, mas eu, que não ligo muito para as traquinagens de vocês, achei o termo "ridículo" bem pesado. Não teriam estas pessoas o direito de estar erradas?

    Julio Severo é um bom combatente e milita bravamente na frente de resistência ao avanço do movimento homossexual: ele saiu de sua área, citou Deuteronômio e errou… mas isso é motivo para que seja execrado como se toda a sua obra fosse "ridicula"? Não estaria ele passível de reavaliar sua posição? Não seria melhor exortar que escrachar?

    Vocês são meus amigos, não estão errados em sua visão sobre o assunto… mas acho que esse adjetivo "ridículo" poderia ter sido evitado.

    O Senhor seja com cada um de nós, porque somos TODOS passíveis de erro.

  36. Olá Pastor!
    Que sua caminhada seja abeçoada e frutifera.
    Esse Severo é contra tudo e contra todos. Onde está este homem? Qual cristianismo
    ele propaga? Que possa refletir seus comentários e desculpar-se.

    Francisco Parras
    parras@irmaos.com

  37. Téo,

    Admiro sua sinceridade. O "ridículo" se refere ao comentário sobre o Haiti, e não a toda obra do Julio Severo. E creia: Ridículo é um "eufemismo" perto do que esse comentário merece.

    Julio crê que o homossexualismo é pecado. Eu também, pois a bíblia assim ensina. Porém, ele peca ao confundir homossexualismo com movimento gay organizado. Nem todo gay odeia cristãos e deseja dominar o mundo.

    Grande abraço,

    Leonardo.

  38. No blog Teologia Pentecostal:

    "Por que o Haiti é tão pobre? Simplesmente porque durante dezenas de anos faltou democracia, liberdade de mercados, investimentos privados, educação e uma cultura empreendedora. A miséria do Haiti deriva de governos autoritários, faltas de instituições sólidas, corrupção, violência e alto analfabetismo. O Japão não era assim, nem a Coréia do Sul, também budista. E o que dizer da mulçumana Arábia Saudita? Ou ainda da futurista Dubai dos islâmicos?"

    Parece que

  39. Leo, bom dia… ha tambem o fato historico, a acrescentar a' pobreza extrema do Haiti, de que quando da sua libertacao das garras do governo frances, de quem eram escravos, foram feitos acordos estapafurdios pelos primeiros lideres, acordos que os deixaram tao acorrentados quanto eram antes, ou pior ainda. Entao por muitos anos eles foram saqueados em tudo o que produziam, em tudo o que rendiam. Os responsaveis pela miseria no pais, nao sao os espiritos do vodu, nem a mao de Deus pesando sobre a nacao, (que diga-se de passagem tem poucos, mas muitos bons crentes, conheco alguns)
    mas sim uma outra nacao, "branca", escravista, extorcionista, criminosa,e que provavelmente se auto proclamava misericordiosa, clemente e boa por estar "concedendo" a liberdade ao bando de "pretos escravos".
    Portanto… vejamos que pobres mesmo, somos nos, que nada sabemos alem de julgar, pratica veementemente condenada por Jesus, e nos orgulhar de sermos melhores do que eles, outra pratica tambem condenada pelo Mestre.
    Trave nos olhos e que deve ser tirada antes de abrir-mos a boca tao escancaradamente, como alguns anonimos cegos e ou severos estupidos…
    Misericordia meu Deus!

  40. Júlio Severo está certo em alguns pontos mas não pode deixar subir a cabeça e virar um inquisitor cheio de sí e acima do bem e do mal.Cansei de ver "ministérios" começarem bem e trocarem os pés pelas mãos fazendo bobagem dá própria cabeça como o rei Saul quando o Espírito saiu dele mas o tal rei não queria perder a pompa fazendo coisas de sua própria cabeça.Ninguem está dizendo que no Haití não se faz bruxaria ou que não tem nada de mais.É pecado.Ponto!A questão é: Diante de uma tragédia gravíssima em um país com mil e uma razões sociais e históricas para estar na situação em que está o sujeito ser leviano e simplificar tudo dando uma razão mística (e questionável) para todos os males,generalizando e sendo injusto. Tô falando isso antes que venham dizer que agente tá sendo simpático a outras religiões. Não podemos é ser imbecís ,isso sim.Segundo: Vindo da parte de Júlio Severo tudo fica questionável pois seu discurso é mais político ideológico do quê cristão missionário. A gravidade está sobretudo no fato de ele ter ,sem pestanejar, dado total razão ao tal pastor norte-americano (um assassino biblicamente falando ,pois desejou que matassem Hugo Chavez, sem contar outras controvésias que o cercam) e endossado o que o incompetente do consul haitiano falou (para um político sempre foi conveniente culpar o próprio povo por sua desgraça).
    – O pior de tudo foi requentar a maldita idéia herética ,perversa e mentirosa da predestinação dos povos.De que existem povos predispostos a serem malditos e outros mais agraciados.Talvez ele não tenha dito isso diretamente mas indiretamente reacendeu o mito perverso e anti-cristão que só trouxe prejuízo a humanidade e sujou a história da igreja. Anti-cristã ,pois essa idéia vai de encontro a graça divina que é dada a todos de maneira indistinta após a vinda do Senhor Jesus .Todos.Na visão de Júlio e de alguns crentes metidos a sociológos bíblicos de fundo de quintal é mais fácil fazer ilações que explicam o sucesso de uns povos e a desgraça de outros com explicações religiosas ,desconsiderando as questõs humanas,sociais,históricas ,geográficas ,etc…Total falta de misericórdia!!!
    Pessoalmente o que acho mais grave e questionável é que nele está vivíssima a idéia tendenciosa que pra mim,não sei pra vcs,é erradíssima.A idéia de vincular o cristianismo e seu sucesso ao sucesso da europa, de sua cultura e de sua hegemonia mundial. Fazer isso é uma malandragem perigosíssima. A igreja quer dar glória a Deus pegando uma carona em glórias humanas.Só vinculam o cristianismo as coisas positivas da europa como se a construção da europa fosse só flores e não existisse um rastro de sangue e sugeiras,inflência de ideológias não cristãs, tramas e golpes diabólicos na construção de seu sucesso.Ou a igreja compactua com isso?Pode ter compactuado no passado mas Cristo não compactuol e a igreja atual não tem obrigação de compactuar. A igreja é uma embaixada do Reino de Deus na terra, ela não pode estar vinculada a estados nações culturas ou etnias/raças. Em todos os povos a igreja tem que estar presente ,influêciando individuos mas quando a coisa começa a querer virar politica de estado sempre dá errado. Claro que o Cristo (não o sistema chamado cristianismo) influênciou vidas que influênciaram na construção cultural da europa, mas não se pode generalizar criando exatamente o contrário da idéia dos "povos malditos" segundo o Júlio, dando (como já se deu) carta branca para certos povos dominarem deitarem e rolarem mundo afora pois eles são "os ungidos do senhor". Isso sempre foi fato!!! Mais uma vez digo: O discurso de Júlio é apenas politico-idéológico, vinculando a igreja e o Cristianismo as idéias de direita e demonizando as esquerda e no caso do Brasil ,uma guerrinha contra o Lula .Nem um dos dois lados está de todo certo nem errado é um debate particularmente humano e mundano.É só maniqueísmo. A igreja está acima disso!!!

  41. Caramba! Os editores aqui desse blog estão piores que o Faustão. Tudo para vocês é no extremo; ou "é cem ou é oitenta"!
    Tudo bem que houve toda a exploração européia na África e nos países latinos e tudo mais. Tudo bem que não se pode obter respaldo bíblico para um possível castigo de Deus à esse povo impenitente. Mas daí ridicularizar pessoas sérias, com um histórico de luta pela no meio cristão por serem sinceras no que defendem é demais. Vamos discordar, mas tenhamos respeito pelo próximo.
    O nível da "chacota" por aqui, sim, está beirando o rídiculo!

  42. Não "Lex" não é nada pessoal , é que cobra se mata desde pequena. A cobra em questão são determinadas idéias do Júlio.Não é pessoal. Imagine se pelo contrário Júlio ganha um monte de sinpatizantes e no meio destes vários radicais extremos que coomeçam a fazer besteira cheios de "respaldo bíblico" …De quem seria a culpa? E sem essa de dizer amém pra tudo. Discordar é um direito.Não sei se minha opinião vai mudar a dele mas aquí no P. Cristão , graças a Deus e ao irmão Léo que decide publicar, posso dar minha opinião.Já engolí muito sapo sentado em banco de Igreja ouvindo pessoas diserem absurdos preconceituosos,discriminatórios ,sem piedade sob pretexto de defender idéias cristãs.Parece absurdo mas é verdade!

  43. De fato não tem base bíblica dizer que o terremoto no Haiti foi causado sobrenaturalmente por Deus ou pelo Diabo e que não teria ocorrido se mais haitianos fossem "cristãos".

    Primeiro, se Deus fosse causar esse terremoto, Ele muito antes enviaria profetas para dar plena oportunidade para as pessoas se arrependerem (como no Livro de Jonas). Segundo, Deus não utiliza atualmente esse método porque estamos na Era Cristã. Terceiro, quando Deus trouxer uma punição, será sobre o planeta inteiro.

    Deus permite catástrofes e elas podem atingir quaisquer pessoas indiscriminadamente. Eclesiastes 9:11-12. Mas muito sofrimento seria evitado se houvesse mais sabedoria e ética.

    Falando em termos estritamente práticos, os princípios fundamentais da ciência moderna, da democracia moderna e da ética moderna vieram do cristianismo, muito mais do que da filosofia grega e de outras fontes.

    Mesmo os desenvolvidos povos budistas e até mesmo aqueles que defendem uma ética humanista secular atéia, embora não aceitem Jesus, estão conscientemente ou não defendendo princípios cristãos, que são leis naturais. Romanos 2:14-16

    Assim, em termos pragmáticos é correto dizer que o povo haitiano seria beneficiado se uma maior parcela dentre eles aderisse aos princípios cristãos. Isso os tornaria mais democráticos, científicos e éticos. Aliás, o mesmo vale todas as nações, inclusive para o Brasil. Já pensou se um dia todos acordassem determinados a aplicar Mateus 7:12?

    Leonardo, até o século 19 todos os europeus eram obrigados a se identificarem como "cristãos" por mais que não o fossem. Foram os falsos cristãos que participaram do comércio escravista e outras barbaridades.

    E os europeus só chegavam até a costa africana e compravam os escravos capturados e vendidos pelos próprios irmãos negros.

    Nenhum grupo étnico é responsável por todo o mal causado pela Humanidade e nenhum grupo é uma pobre vítima inocente. Existiram e existem pessoas que escolhem ser boas ou más em todos os grupos étnicos. Temos que erradicar o mito do "homem branco mau".

    atos17.blogspot.com

  44. Acho que há uma "tendência" na igreja de ser n"politicamente correta" em todas as áreas da sua vida. Aonde fica a Palavra do Senhor que não podemos servir a dois senhores ainda que a tragédia no Haiti tenha custado muitas vidas isso não minimiza os pecados de uma nação contra Deus. A Bíblia nosfala em amar as pessoas como indivíduos, mas não os seus pecados.(Rm 6.23)

  45. Ridiculo eh voce, pois o Julio Severo esta servindo a Deus, mas quem voce esta servindo? Pelo que eu saiba, Jesus Cristo garante que nao eh possivel servir a dois senhores, e pede pra nos saimos do mundo pra servir a Deus. Se o terremoto nao foi aviso de Deus, o que foi entao? O acaso!? Eh isso que os ateus acham que aconteceu com o universo, que tudo foi por acaso! Deus mesmo na Biblia garante que nada acontece sem a juridicao dele, entao como voce pode achar que o terremoto no Haiti foi por acaso? Se voce acha que foi o acaso, entao voce nao eh cristao. "Conhecereis a verdade, e a verdade os libertara". Fique com Deus!

  46. "Docil 43",

    Uma coisa é a crença de que todas as coisas provém de Deus e que nada lhe escapa ao conhecimento, outra coisa é dizer que Deus estava lá ativamente maquinando sua trama divina para punir o Haiti. Ele não apertou botão nenhum.

    Todo o Universo flui dele, e segue uma série de leis. Mas não há ligação entre a Moral, o Culto e o Pensamento, e o movimento das placas tectônicas. Não existe a "teoria do caos espiritual": Não importa o que eu pense sobre Deus, isso não vai fazer um vulcão entrar em erupção.

    Como ensinam Eclesiastes e Jó, o mal sobrevêm sobre justos e injustos.

  47. Cara Docil 43

    O nosso maior inimigo não está lá fora no HAITI, ou em cada negro desse país, horrendamente explorado pelos "cristãos" Europeus e Americanos.

    Eles (os marginalizados haitianos) são os desvalidos do "sermão da Montanha" que clamam por justiça diante dos "$ANGUE$$UGAS cristãos" insensíveis.

    O nosso maior inmigo reside dentro de nós.

    Lembre-se que o velho Adão não morreu, ele está lá dentro de nós, e adora se soltar em horas como essas para julgar o próximo, para dizer: a culpa é do VODU!

    Tenha piedade de nós Senhor, se é esse o cristianismo que está sendo exportado para a Africa.

    Tenha piedade de nós Senhor, pois o Teu Evangelho não tem nada a ver com as ameaças e terrorismo realizados vergonhosamente em Teu nome.

    Quão miséráveis somos Senhor! Ao invés de ver em cada haitiano um Cristo que sofre e pede socorro, vemos numa hora pungente como essa, o diabo encarnado em cada habitante faminto e doente que chora as sua perdas humanas.

    Senhor nos perdoa, por Te chocar ao usar em momentos como esses, o Teu nome em vão, dizendo que somos "filhos de Deus".

  48. triste, muito triste!!
    é claro que ha varios equivocos nos escritos do irmão Julio, coitados de nos que somos africanos e quão abençoados sãos os europeus que nos dizimaram durante secúlos,roubaram as nossas riquezas e atrazaram a nosso continente,sem contar com os milhares que foram arrastados para locais como o propio Haiti.
    apesar de achar um sarcasmo o texto de Julio Severo, devemos sempre chamar atenção a ele como irmão.
    POR FAVOR IRMÃOS SEJEMOS MODERADOS NO FALAR…SABENDO QUE ESTAMOS FALANDO SOBRE UM IRMÃO E COMPANHEIRO NA BLOGOSFERA CRISTÃ(gL6:1).
    MANSIDÃO POR FAVOR!!
    Manuel Dilandamoko,direitamente de africa(continente amaldiçoado???e berçp verdadeiro do povo irmão do Haiti).

  49. Oi Leo,

    A Paz.

    Sobre o Haiti e o Vodu.

    Li um pouco da História do Haiti. Sua pobreza, pelo que li, teve razões políticas. Foi e ainda está sendo dominado pelos EUA. Parece com a panela da Mãe Joana, onde todo mundo mete a colher de pau.

    Qualquer País que estiver localizado nas proximidades de bordas de placas tectônicas, está sujeito a grandes terremotos. Inclusive EUA, Japão e Oriente Médio. A Bíblia fala de um grande terremoto em Israel nos dias do Rei Josias.

    Quem sabe agora com os olhos do mundo voltados para o Haiti, possamos ver acontecer ali vários bons projetos de Missões.

    No momento fica difícil falar alguma coisa, pois há muita gente tentando aparecer às custas das desgraças dos haitianos.

    Para terminar: Já pensou se Deus de repente resolvesse cobrar as dívidas antigas dos Países que lucraram os tubos trazendo escravos para vender na América? O Filme Amistad com Antony Hopkins é uma boa pedida para limpar a memória de meus irmãos blogueiros que deram uma opinião rasa sobre a desgraça do Haiti. Aquela parte onde uma fieira de escravos eram jogados no mar com uma pedra na ponta da corta para afundar rápido era de uma crueldade indizível. Isso acontecia quando os suprimentos do navio eram mal planejados ou para escapar da fúria dos Capitães de Navios ingleses.

    É isso

    Abraço.

    João Batista Cruzué

  50. Ihh…depois da sua fala acima apoiando o movimento gay organizado…começo a entender o teor áspero dos textos que você escreve contra os evangélicos.
    Sim, porque você definitivamente não é CONVERTIDO!!!!

  51. Discorrer sobre o terremoto do Haiti baseado na Bíblia é saudável e deve ser encorajado, como fez o Júlio Severo e como voces também o fizeram aqui em outros posts. Mas voces perdem a razão quando ficam atacando o Júlio desse jeito. O embasamento dele também é bíblico. Ao meu ver, é como um calvinista atacar um irmão por ser arminiano…a Bíblia nos dá motivos para pensarmos das duas maneiras e não dá um desfecho definitivo sobre os assuntos, daí as 2 linhas de pensamento tão fortemente defendidas há anos. Vamos defender nossas idéias baseando-nos na Palavra e não atacando as pessoas, principalmente irmãos em Cristo. Já tem muito mal testemunho no nosso meio. Afinal, como disse Jesus: "todo reino dividido entre si, não subsistirá" (Mt12:25)

  52. Quais dos ídolos que criamos são menos falsos AQUI que os criados ALI no HAITI?

    Chego a sentir nojo ao ler alguns textos em blogs na internet. Não é nojo de algo melado, gosmento e pegajoso, mas de uma sutil postura de consciência aliada à descarada postura da incosciência – nunca é ingenuidade o falar e agir das crianças. Sinto nojo dos religiosos. Escrevi ‘RE-ligiosos’ e não religião. Isso porque a religião já não liga desde sempre. O nojo é do conjunto de posturas e pensamentos do religioso. A pessoa em si é amável, ou melhor, inimigo suficiente para fazer parte do grupo ao qual devemos amar assim mesmo.

    A trajédia no Haiti faz revelar-se uma despreocupação com o próximo no mesmo nível e profundidade da habilidade em acharmos “culpados”. Assisti um Cônsul fazer uma declaração polêmica sobre tragédia atribuindo-a aos muitos rituais religiosos haitianos. Alguém em um blog escreve alertando o presidente Lula por sua avidez em promover as religiões afro-brasileiras supondo com isso uma ligação entre a tragédia no Haiti e os males daqui; algo cheirando a profeta tupiniquim preanunciando os “terremotos” e desastres “angra-dos-reidianos”. Vi, li e escutei muito dessa religião “caça-culpados”, no entanto, vi, de fato, pouco ser feitos aos samaritanos soterrados.

    Reconheço que os males que nos sobrevêem são fruto de uma escolha de vida sem Deus que tomamos ainda em Adão. Sei que se não nos arrependermos, todos igualmente pereceremos. Mas dizer e pensar: “Por seus pecados e falta de arrependimento, ELES continuarão sofrendo juízos” parece-me nojento. A quem se refere esse “ELES”? Viram como o religioso encontra solução no outro? O inferno é o outro, dizia o filósofo francês Jean-Paul Sartre. A trave no olho é grande. Pergunto: Em que nossa religião é superior? Quais dos ídolos que criamos são menos falsos AQUI que os criados ALI no HAITI? Os caídos pelo caminhos são muitos, mas quem vai curar ou mesmo dizer: “Cuidem e depois pago a conta?”

    http://www.danielluiz.net

  53. Agora pronto, Ester, só vai para o céu quem apóia o Julio Severo, o ajuda na cruzada contra os gays, apoia a extrema direita como ele e (principalmente) não discorda do que ele pensa?

    Até então, pensávamos que era pela Graça que nos alcançou na cruz…

    Ielton Isorro

  54. Parabens Pastor João Cruzue!

    Seu comentário é de extrema relevãncia e lucidez e só nos faz glorificar ao Senhor Deus por seus servos fieis que não esquecem a misericórdia do Pai e e seu chamado e exercermos a mesma coisa no OUTRO.

    Compreender a Soberania do Altissimo é indiscutivel, buscar a santidade também…

    Busquemos a santidade e plena liberdade em Cristo sobre Vontade de Deus, mas não é preciso ser reacionário consigo e com outros, pois sem Amor…

    Danilo

  55. Oi Leonardo Gonçalves,vamos juntos ler Provérbios 26:2 que diz o seguinte: " Como o pássaro que foge,como a andorinha no seu vôo,assim a maldição sem causa não se cumpre".As respostas as orações registradas em Apocalipse 6:10 e cap.8 para vc são heréticas? As respostas é terremotos,relâmpagos e vozes.Os nossos irmãos no céu estão errados? São canalhas? Ignorantes? A nação Haitiana está sob o juízo sim.O Consul não é besta,Pat Robertson não é nenhum anti-cristo,e eu e vc somos farinha do mesmo saco – igreja corpo de Cristo.Não ignoro que nossos antepassados cristãos europeus temos culpa de escravizar os negros e trazê-los para serem escravos e vieram e com eles suas religiões e práticas de feitiçaria,e eles são maldição para todos.Há um livro editado em inglês que conta a história da guerra no Vietnam.Que soldados americanos ouviam os vietnamitas rezando a mantra,e o que diziam: Amaldiçoando os soldados americanos e a Nação como um todo,e o que aconteceu no final da guerra, os soldados voltaram doentes,houve muitas migrações,e a maioria do soldados aposentados com sequelas mentais, sem paz.A oração-mantra fincou pé.Acredite se quiser.Escrito por americano.Então,a maldição pega ou não pega ?
    Para mim pega,e muito . O Haiti tem a sua religião oficial o Catolicismo Frances,e sua religião nacional o Vodu,que é exportável para o mundo todo apesar da miséria que vivem.O Collor fez uso do Vodu para se proteger na ocasião do despejo do Poder,e usou para matar o seu irmão que o denunciou, todo mundo sabe disso vc não ? Sarney é outro bruxo praticante do Vodu,um feiticeiro de Codó-MA bateu tambor noite e dia para matar Tancredo,e Tancredo morreu e Sarney assumiu.Ele disse isso em entrevista a Marilia Gabriela na Band,e eu assistí,e foi aí que resolví ir a Codó-Ma junto com outros pastores e ministrar na cidade virando a mesa do feiticeiro, estou errado? A maldição está rondando e está em Brasília, Sarney é presidente do Senado,tem poder e é raposa velha,bruxo praticante,o que fazer então?
    Como igreja cheio de poder,e profeta eu clamo pelo juízo de Amós 5:24 – " Venha o juízo como as aguas e a justiça como ribeiro perene".
    E vamos livrar o nosso Brasil de maldição,invocando o juízo sentença escrita(Salmo 149) sobre a maior obra do Diabo em território brasileiro – o Carnaval que é culto a deusa da sensualidade,e a conta débito vem sobre o Rio ,São Paulo,Minas,Amazonas, com chuvas tipo tromba d'água ,matando e destruindo,e nós vamos discutir teologia enquanto o Diabo faz a festa.
    A ordem é destuir as obras do Diabo.As obras do Diabo é manchete todo o dia,vc notou? Então?
    Na sua igreja vc levantou um clamor pelos sobreviventes do Haiti?
    tito from brasília.

  56. Não se trata de ser reacionário.
    A Palavra tem severas advertências e uma delas está em Romanos 11:22, é só ler,engolir e deixar o Espírito fazer a digestão,vejamos:
    Para o: HAITI,BRASIL,EUA,JAPÃO,FRANÇA,ITÁLIA,INDONESIA,
    FILIPINAS E ATÉ PARA ISRAEL E DEMAIS NAÇÕES //
    " CONSIDERAI POIS, A BONDADE E A SEVERIDADE DE DEUS…" ROMANOS 11:22.Bondade é misericórdia,e severidade é juízo – vamos considerar ou não ?
    tito from brasília.

  57. Pessoal,

    Gostaria de agradecer pela postura verdadeiramente cristã que demonstraram. Ou seja:

    – Defender a Bíblia é praticar amor ao próximo

    – Fazer campanha de ódio contra negros, homossexuais, islâmicos, etc… NÃO É CRISTIANISMO!!

    Vocês me salvaram de abandonar o cristianismo de uma vez por todas, porque nasci homossexual contra a minha vontade, e estava em crise existencial por um longo período.

    Obrigado!!

  58. Apesar de discordar dos argumentos que o amado irmão Julio utilizou neste texto ainda assim admiro este homem de Deus. Que tem sido uma voz de sanidade em meio ao liberalismo e a imoralidade.
    Espero que Deus o abençoe.

  59. Oi Danilo,que encrenca vc se meteu.O Severo tem seus erros é claro.Mas nesse comentário sobre o terremoto no Haiti,ele fez citação das Escrituras e até vc citando Lucas 13,e no final daquela conversa com Jesus está escrito: "se vcs não se arrependerem igualmente perecerão",ora o Haiti vem sendo visitado por evangelistas e se eles não deram ouvidos a mensagem? Escolheram servir o deus do Vodu? Ora,até as contestações ao email de Severo as Escrituras não são citadas,é só xingamento e malhação,expressando uma falsa "misericórdia" e desprezando a Palavra de Deus que diz que devemos considerar a bondade a severidade De Deus,onde? Em Romanos 11:22.

  60. Oi Leonardo boa tarde.O assunto terremoto no Haiti está rendendo caldo e na panela fervente dos "teologos de plantão". O Júlio SEVERO fez uma colocação e citou as Escrituras,sua citação está em Apocalipse,conforme ele citou e nós conferimos.Não é mentira,o texto fala de que eles os que sofreram o terremoto não se arrpenderam dos suas feitiçarias,e por outro os que responderam a JULIO fizeram sem citar um texto das Escrituras que não ignora terremotos.Eu fou citar somente um,em Apocalipse 8,tem as orações da igreja recebidas em altar de ouro,cuja resposta provoca: vozes,relâmpagos,e terremtos na terra,não diz qual a Nação,diz na terra.Fico com as Escrituras e com o SEVERO enquanto ele ficar com as Escrituras. Ser bereano não é uma opção,é obrigação de todos nós.Sei tb que não vou convencer Leonardo e seus simpatizantes,mas decido ficar com as Escrituras,que serve para ensino,repreensão,correção e educação na justiça,2 Timoteo 3:16;
    Tito- from brasília.

  61. A questão é uma só, nem Julio Severo e nem ninguém tem o direito, nem mesmo a pretexto de se utilizar das Escrituras Sagradas para julgar quem quer que seja, esses "cristãos" falam de boca cheia sobre salvação e Jesus Cristo e não sei o que,mas se esquecem totalmente dos ensinamentos deixados pelo Educador Celeste, por exemplo quando ele disse que o que contamina o homem não é o que entra por sua boca e sim o que sai dela, e pelo visto esse tal de Julio Severo bem como tantos outros que se dizem cristãos mas não praticam o Cristianismo do Cristo passam quase todo seu tempo se dedicando a tentar provar que os outros estão errados, que irão para o inferno e a ira de Deus e ai daquele que discorda, este esta sendo induzido pelo diabo, aliás para essas pessoas esse ai tem mais espaço do que Deus, porque para eles tudo é o diabo, não me conformo que mesmo passados dois mil anos a ignorância ainda é a mesma. Jesus olhava sempre as qualidades de todos se não fosse assim não teria chamado cobradores de impostos e pescadores para seus apostolos. A pessoa diz que deus falou para fazer tal coisa, como no caso desse Julio, que diz que deus disse para ele fazer algo contra os homossexuais, só na cabeça desses pisicopatas fanáticos é que deus fala esse tipo de coisa, mas o Deus que eu acredito, esse como definiu João, esse é amor e misericórdia, não manda matar, não tem essa história de íra como esse pessoal maluco diz por ai, não vejo dessa forma, o que vejo são pessoas que se intitulam como emissarios divinos e propagam o ódio a discordia e a separação de pessoas em nome de um deus antropomórfico. Você só será salvo se estiver numa igreja evangélica!, o dia em que eu tiver de acreditar nisso deixarei de acreditar em Deus. Anderson Silva

  62. Se tem alguém aqui que concorda com a insanidade do senhor Julio Severo e mora no Rio Grande do Sul é melhor mudar de estado, pois segundo dados do Censo 2000 revelam que o Rio Grande do Sul é o estado que proporcionalmente concentra o maior número de adeptos da umbanda e do candomblé no país. Então creio eu que lá será o local onde haverá um terremoto sem precedentes no Brasil, alias, o Brasil é o pais onde se concentram o maior número de espíritas no mundo, então é melhor todos nós cristãos mudarmos para outro pais, só não sei qual, porque se uma pessoa lá no Haiti fez um pacto com porco e toda a nação foi castigada, devemos ir então pra algum pais muçulmano, assim não teremos nenhum macumbeiro que nos colocará em risco não é mesmo? Ou então vamos todos irmãos, morar no Pólo Norte, lá só o Papai Noel poderá fazer algo que aborreça Deus e nos coloque em perigo. Quanta estupidez teremos que ouvir e ler ainda de pseudo-pregadores que só tem ódio e só sabe desgraçar a vida das pessoas.

  63. Eu não entendi…
    O BLOG diz que respeita opniões divergentes, mas TODOS os 77 coments, coincidentemente (Vejam só,que coisa!) não "divergiram". Todo mundo descendo a lenha no Júlio Severo "DIVERGENTEMENTE"… Não é uma beleza??!! Com cristãos tão polidos, pacíficos, caridosos, que não se deixam manipular e "DIVERGENTES", o Brasil já está salvo.
    Um BLOG HIPÓCRITA CRISTÃO eu ainda não tinha conhecido ainda. Vou tomar o meu ENGOV.
    Não sei, do "PÚLPITO" deve ser mais fácil ser cristão.

  64. É lamentável ver o que se encontra nos comentários acima, independentemente de quem se trata, uma vergonha e tanto. Creio que as pessoas que os escreveram deviam se converter porque estando certo ou errado o escritor Júlio Severo é um irmão em cristo, se alguém discorda dele que dê sua opinião embasado na palavra de Deus para que possamos debater e esclarecer o assunto com a base bíblica não de achismos. Mais feio do que expor um olhar sobre fatos e mostrar a desunião e a falta de respeito por alguém. Jesus disse que seu povo verdadeiro é conhecido como seus discípulos pelo AMOR e não pela calúnia e desrrespeito. CARLOS.

  65. Ridículos os comentários parcos deste blog infeliz.

    O artigo é triste e falta real base histórica nas impugnações por ele consignadas.

    Vão estudar antes de palpitar!

  66. Comentário deve ser aprovado?!?!? o.O

    Deus do céu…

    Só passam os comentários que vc, Admim, quer fazer passar, com esse seu "Poder Moderador", e, para se dizer isento, deve autorizar poucos comentários contrários ao seu interesse.

    Quero ver vc postar isso!!!

    Pode arguir em sua defesa, mas poste.

    Att.

    Junior

    Poste isto, a isso se

  67. Esse Julio cada vez me surpreende mais, com toda falta de discernimento, ignorância do Evangelho genuíno, e conhecimento básico sobre as escrituras, é triste cara, mas quero que seja motivos das minhas orações, para que se arrependa de suas patéticas postagens e pensamentos vãos, se converta ao Evangelho da Graça do Senhor, não seja inimigo do conhecimento. No mais não merece nem o ibope aqui recebido.

  68. Julio Severo é um tremendo de um irresponsável.

    Fica fazendo esta guerrinha virtual dele contra todos os que não são loiros de olhos azuis, fundamentalistas de extrema direita.

    Parece que ele odeia a humanidade. Que porcaria de cristão é este?

    Não passa de um terrorista, um klu klux klan neurótico.

  69. Julio Severo não passa de mais um fariseu, um fingido hipócrita, interessado mais no Ibope que adquire com sua campanha facista do que com pregar o evangelho.

    Aliás, não vi uma única frase bíblica em seu blog. Para mim, é campanha neonazista disfarçada de cristã…

    É o velho lobisomem em pele de ovelha.

  70. Amigo, forneça o link para o artigo original do Sr. Júlio, pois eu não acreditaria em um trecho isolado. Quero o ler na íntegra. E quanto ao tema escravatura e racismo, leia um pouco mais, pois você esta desinformado, não acredite em estudos tendenciosos e faláceas generalizadas de intelectuais anti-cristãos. Saiba que estudos podem ser empurrados goela abaixo de todos sem que saibamos da verdade (Vide o evolucionismo x criacionismo, aquecimento global, etc). Quanto ao artigo, não sei se o sr Júlio foi muito incisivo, mas saiba de uma coisa, existe sempre um tempo para o julgamento físico de Deus sobre os pecadores, e tudo indica que foi isso que ocorreu com o Haiti, O estado do Espirito Santo (espequeceram?) e agora o Rio de Janeiro recentemente (para os que acham que não podem ser julgados por Deus). Nós também o seremos aqui no Ceará o Brazil em geral já está de alguma forma sendo. Espero que não logo, para o nosso bem. Mas saiba que o tempo de Deus não é o nosso. Leia Ezequiel, pois ele relata bem esse aspecto do Deus todo poderoso. Os Israelitas achavam que nunca seriam julgados (tinham até um ditado quanto a isso) mas o foram severamente, e Deus começou a su justa matança pelo seu santuário, ou seja, pelos falsos mestres e profetas. Meu conselho a você é que, leia um pouco mais a Bíblia, no lugar de propagar a agenda da Nova Era. Leia Apocalipse 18:4. Quem tiver ouvidos para ouvir, Ouça! OBS: Espero que poste o comentário!

  71. Não quero tomar a defesa de ninguém, mas gostaria de fazer as seguintes ponderações, e gostaria que os doutores da lei deste blog me respondessem:
    1)Julio Severo em seu blog fala abertamente contra o homossexualismo e o aborto; tais praticas são contrárias à palavra de Deus? Sim ou não?
    2) Se são contrárias à palavra de Deus, não é então nosso dever alertar a todos sobre tão maléficas práticas?
    3) É amor, ver alguem no erro e não repreende-lo, para não deixa-lo contrariado, deprimido?
    4)Deus esta no controle de tudo?
    5) Se a resposta for sim, como fica o terremoto no haiti? Estava sob o controle de Deus ou não?
    6) Se a resposta for não, como fica então a onipotencia, onipresença e oniciencia de Deus?
    7) O terremoto que libertou Paulo e Silas da prisão foi um evento realizado por Deus ou foi um evento geologico natural?
    8) Sodoma e Gomorra, nações que viviam em clara afronta aos designios de Deus foram destruidas por evento vindo de Deus ou de forças da natureza?
    9) E as muralhas de Jericó?
    10) e a abertura do mar vermelho?

    É dificil contemporanizarmos tais eventos biblicos com eventos atuais
    não? Mas uma coisa eu tenho por certo em meu coração: A opção espiritual de qualquer pessoa é sim responsável pela miséria material, moral ou psicologica que ela vive.
    Para finalizar, gostaria de lembrar a parabola dos talentos. Jesus nos disse que o Reino dos Céus é semelhante com um homem, que partindo para uma terradistantes, chamou seus servos, econfiou-lhe seus bens. A um , cinco talentos, a outro dois, e a outro um. Os que receberam cinco e dois talentos, trabalharam e dobraram os talentos recebidos, mas que o recebera um, temendo seu Senhor, que segundo ele era homem duro, rigido, e injusto, escondeu o talento, temendo claro, nos negocios, perder o talento que seu Senhor confiara, apresentando na prestação de contas somente o mesmo um talento que recera. A sentença de todos eles nós já conhecemos decor. O servo de um só talento é aquela pessoa que nada faz em prol do Reino, que não ganha ninguém para Jesus, porque fica preso a fomralismos rigorosos, pensando que se ele cometer algum erro teologico, seu Senhor irá puni-lo. Pensem nisso.

  72. Mas se entende o impulso que fabrica a mentira: os arautos mais inescrupulosos das políticas de raça atribuem à “raça branca” a responsabilidade pela escravidão.

    Num passado recente, ainda se narrava essa história sem embrulhá-la na imaginação racial. Dizia-se o seguinte: o tráfico atlântico articulou os interesses de traficantes europeus e americanos aos dos reinos negreiros africanos. Isso não era segredo ou novidade antes da deflagração do empreendimento de uma revisão racial da história humana com a finalidade bem atual de sustentar leis de divisão das pessoas em grupos raciais oficiais.

    O jornalismo que abomina os fatos precisa de ajuda. O instituto da escravidão existia na África (como em tantos outros lugares) bem antes do início do tráfico atlântico. Inimigos derrotados, pessoas endividadas e condenados por crimes diversos eram escravizados. A inexistência de um interdito moral à escravidão propiciou a aliança entre reinos africanos e os traficantes que faziam a rota do Atlântico. Os empórios do tráfico, implantados no litoral da África, eram fortalezas de propriedade dos reinos africanos, alugadas aos traficantes.
    Os grandes reinos negreiros africanos controlavam redes escravistas extensas, capilarizadas, que se ramificavam para o interior do continente e abrangiam parceiros comerciais estatais e mercadores autônomos. No mais das vezes, a captura e a escravização dos infelizes que passaram pelas fortalezas litorâneas eram realizadas por africanos.

  73. Olá! Sou agnóstico, mas gostei muito do que li. Seu texto é muito bom, especialmente porque atinge oportunistas desumanos que usam de vossa Sagrada Escritura para denegrir ou provocar escânda-los. São cristãos como vocês que tornam o cristianismo atrativo e humano. Parabéns!

  74. Caros Irmãos,

    Estou lendo este artigo tardiamente (06/2010), e vendo os comentários na sequência, resolvi colocar aos irmãos a seguinte poderação:

    Como deveria ser de praxe para nós cristãos, antes de tomar partido em qualquer assunto, e mais, antes de nos manifestar em público, deveríamos nos basear na Palavra de Deus.

    Ela diz claramente desde o seu início que o não devemos julgar para não sermos julgados, o que fez o irmão Júlio severo, generalizando aquela nação como praticantes de Vodú e por por tal se tornando merecedores de tamanho "castigo".

    Mas, por outro lado, devemos analisar o que diz a Palavra:

    "E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.
    E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos."
    Apocalipse 9 – De 20 a 21.

    "Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
    Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira."
    Apocalipse 22 – De 14 a 15.

    Infelizmente a esmagadora maioria dos nossos irmãos haitianos são adeptos de coisas abomináveis aos olhos de Deus.

    Fica então a sugestão para que pesem em seus corações, tendo como fiel da balança a vontade soberana de Deus: será que Julio Servero está totalmente errado? Será que vocês estão totalmente certos?

    A paz de Cristo esteja com todos.

    Manoel Coelho
    mc.coelho@gmail.com

  75. Gostaria que me dissesse o que aconteceu em sodoma e Gomorra.

    Porque Deus pode descer fogo contra duas cidades e não pode mandar terremotos contra o haiti?

    Acredita na história de Sodoma e Gomorra?

    DEus castigou Sodoma e Gomorra e com certeza castigou o haiti.

    Ou estou errado? Então prove que estou errado.Mas me prove na Biblia.

    Mas lembre-se das Historias do Antigo Testamento.Deus castigando Sodoma e Gomorra. A Historia da cidade de Jerico.

    As familias sendo mortas. O Dilúvio,etc,etc,etc.

  76. Todo mundo pode errar em palavras e ações, é necessário amor para corrigir e não agressões mesmo que sejam por escrito. Admiro o Julio Severo e mesmo não concordando com o assunto em questão não vejo por que criticá-lo.
    Precisamos de pessoas como o julio Severo, realista e sincero em suas conotações e não um farçante querendo tirar proveito das situações.
    Se a cituaçao do hayti é por causa religiosa , isso eu não sei dizer, mas temo por nossa nação brasileira com esse governo audacioso e ant-cristão que ao dar às costa para Deus criando leis que estão acima da lei de Deus leva a nação "inteira" a uma tendenciosa vida de pecados.
    BEM AVENTURADA A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR!

  77. A Paz do Senhor, amados irmãos!!!
    Há algum tempo leio artigos de blogs cristãos, concordando com alguns, discordando de outros, independente de quem os escreveu. Minha única preocupação é saber se tem respaldo biblico. Eu não vou discutir aqui o artigo acima, mas quero clamar a todos: unam-se em prol da Palavra de Deus. Sei que muitos estão trazendo escândalo, mas ai destes. Irmãos, vamos nos unir. Não permitamos que o fato de termos opniões diferentes causem divisão em nosso meio. Acho que podemos através da diversidade de opniões desenvolver boas idéias para impactar este mundo. Sozinhos não chegamos muito longe, mas onde há união Deus ordena bênção e se nos unirmos o Senhor nos levará além, pregando a Sua Palavra e ganhando almas. Não falo além no sentido de fama, mas no sentido de não temermos, de termos ousadia, intrepidez e de atendermos ao chamado do Senhor e ganhar almas. Enquanto brigamos, vidas estão se perdendo. Tanto neste blog, quanto no Genizah, quanto no blog do Julio Severo e outros mais encontro temas interessantes, bem debatidos, com respaldo bíblico, mas também vejo muita opinião particular e cabe a mim respeitar ainda que eu não concorde. A Paz esteja com todos e vamos nos unir e ganhar almas para Jesus, este é o nosso chamado. Édina Bonfá.

  78. Discordo totalmente do autor do artigo acima, e também dos comentários "RÍDICULOS" dos pseudos-falsos-cristaos, que querem seguir à Cristo levando a vida na "imoralidade", corrupçao, inveja, bebedeiras e outras perversoes . Aí é bom demais, vai para o culto, com a biblinha na mao, depois volta pra casa, vai assistir novela (onde só prega adultério, fornicaçao, traiçoes, mentiras…)ou vai assistir um filminho pornô, ou tomar umas "geladas" no barzinho, aí é fácil ser "cristao", seguindo a moda do mundo, achando que Deus é bobo, e por ser misericordioso, acha que Deus perdoa tudo, que o que importa é ser feliz, nao é mesmo? Diz assim – Deus nao é cerol, Ele nao está com um chicote na mao, Deus nos ama, tá, com certeza Ele nos ama muito, e por nos amar tanto assim, nao "arrebenta com tudo" porque existe ainda pessoas santas e fieis a Ele aqui no Brasil, mas se for para depender desses "EVANGÉLICOS VIDA LOKA" que comentaram nesse blog, o Brasil se lascaria. Pelo que vejo, os irmaozinhos acima, sao à favor do homossexualismo, do aborto, da liberaçao da maconha. Bando de hipócritas! saiam das trevas, pois nao há comunhao entre trevas e luz, e aquele que ama o mundo nao ama a Deus. E lavem a boca antes de falar mal do Júlio Severo, que pelo que vejo está bem acima de voces, bando de fariseus!!!

  79. Uma pequena correção, sobre o teu trecho: "Esquece-se o “Severo” Julio que foi o europeu piedoso que levou da África 8 milhões de negros para trabalharem como escravos, e matou outros 40 milhões neste processo. "

    O europeu comprava, mas não era o europeu que adentrava território africano à caça de escravos.

    É bom lembrar, que negros caçavam e comercializam os negros.

    Tem vasta literatura sobre isso.

    E eu tbm endosso, o que o Júlio Severo falou. É triste a tragédia, mas tem embasamento na palavra.

    Deus é amor, mas é justiça, também – nunca se esqueça disso.

  80. Esqueçam Nínive , Jericó, Sodoma e Gomorra ,esqueçam as pragas do Egito, esquecam a India a Africa o Brasil.
    Esqueçam a bíblia pois se Deus não demonstrou sua indignação com esses lugares, esqueçam Deus não existe.

  81. Podemos dizer que existe uma maldição sobre a africa desde os tempos de noé. Os descendentes de Câo (Que zombou de Noé, pois o mesmo se embreagou e ficou nu) povoaram uma parte da asia e africa. Salmo 105:23,27; 106,22

    Julio Severo não estã tão errado assim… Existe sim uma maldição sobre está terra, assim como sofremos pelo pecado do edem… Enquanto este povo não se render aos pés de Cristo, coisas deste tipo podem continuar acorrendo.

  82. Bem… respeito e admiro tanto você Leonardo quanto o Júlio. Ambos tem a fé cristã como base de vida.

    Mas o que nem todos sabem é que o Severo teve que fugir do país. FUGIR. Com 2 filhos e esposa grávida. Por quê? O crime de pensar diferente dessa massa esquerdista gayzista que quer amordaçar a todos.

    Júlio é um irmão sofredor. Não entro no mérito dos argumentos dele. Mas acho que todos deveriam antes de comentar LER o post e ver os dois pontos. Texto fora de contexto pode virar pretexto.

    Peço a todos os irmãos que orem por ele. Eu nunca experimentei uma perseguição de fato. Poucos aqui talvez sentiram algo.

    Reflitam no texto de Mateus 5

    10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

    11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

    12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

  83. Bom dia aos autores desde blog e aos honoráveis leitores, embora nem todos mereçam a minha simpatia. Não tenho problema nenhum em dizer que os mais raivosos me assustam. Firmeza de opinião é uma coisa, fanatismo religioso/político é outra muito diferente.

    Bem, não sei se minha participação aqui é pertinente, isto focará a critério do responsável pelos comentários. Ocorre que não sou cristão — sou na verdade um ateu, mas gosto de me entreter com religiosos, quando isto é possível, por uma questão de cultura. Parece-me que estamos vivendo uma nova era de obscurantismo no mundo, pela direita e pela esquerda, pelos progressistas e pelos conservadores, e isto é preocupante. De um lado, vemos a defesa do lamentável Severo, ou antes de suas lamentáveis posições, com termos como "gaysismo", "Gaystapo", como se existisse alguma organização paramilitar ou parapolicial de homossexuais, ou um partido político só deles, o que obviamente não procede. De outro lado, vemos a atual esquerda política no Brasil, tão empobrecida quanto ao pensamento e à linguagem, referindo-se a um certo "PIG", "Partido da Imprensa Golpista", que também não existe, apenas porque não há nenhum golpe de estado no horizonte; gravíssimo seria se houvesse. Por outro lado ainda, vemos proliferarem as mais loucas explicações pseudocientíficas ou esotéricas aos fatos da vida e a suas curiosidades, envolvendo conspirações entre governos e OVNIs, fantasmas, paranormalidade, satanismo, Triângulo das Bermudas, essas baboseiras. E de outro lado, vemos ressurgir uma religiosidade raivosa, cheia de ódio, racista, territorialista, intolerante, ensurdecida. Este contexto é um prato cheio não apenas para o charlatanismo e para a mistificação, mais também para o fascismo mais tosco e mais perigoso, que é justamente aquele que não se assume como tal. Julio Severo NÃO foi expulso no país, e isto está muito claro para ele próprio. Ele poderia, sujeito esperto que é, recorrer ao direito internacional em seu benefício, em caso de haver sido sumariamente banido, e estaria estabelecida uma crise diplomática de proporções intercontinentais a favor dele. Por que não o fez?

    E, Leonardo, gostei desta publicação e da maioria dos comentários, voltarei.

    Abraços.

  84. Sim, Deus está no controle de absolutamente tudo!
    Admiro o irmão Julio Severo, seu blog é interessante para aquêles que verdadeiramente são convertidos!
    Que a Graça e Paz de Jesus Cristo seja abundante em suas vidas.

  85. O Julio Severo está CERTÍSSIMO, pelo simples fato de não ter medo de dizer o que acredita!!
    Errado estão os "cristãos" politicamente corretos que se calam ante ao pecado! E mais triste é ver que os "fundamentalistas gays" e ativistas da "esquerda" (?, rsrs) estão ameaçando de MORTE tanto o Julio como outros, e ainda recebem apoio dos caras-de-pau!!!
    Disse Jesus: "… antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis”.
    CRISTÃOS, ACORDEM!

  86. Quanta ignorância!!!
    Vocês estão precisando ler mais a Bíblia.
    Criticar irmãos em Cristo é fácil, fazer a bra de Deus que é difícil.
    Vamos malhar o Julio Severo….cristãos de pouca fé.

  87. Deixando de lado, por um momento, a questão religiosa, o que percebemos no Sr. Júlio Severo é uma manifestação inequívoca de um perfil psicológico que Freud definia como um dos mecanismos de defesa dos neuróricos, chamada "projeção". Uma violenta pressão dos instintos homossexuais reprimidos que se transforma em ódio contra a figura externalizada do homossexual. Um ódio contra todos os que tem coragem de enfrentar a sociedade e manifestar suas tendências. O Sr. Júlio Severo deve sofrer de cruéis e torturantes conflitos internos. Mas, mais dia menos dias (por isso ele já foi para os EUA e não por outro motivo), ele desaparece de cena e surge travestido em um lugar, anônimo, livre e bichona, que é o que ele realmente é e não tem coragem de assumir.

  88. Bando de baba-ovo… Que tal confiarem única e exclusivamente na Palavra de Deus?

    "Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o SENHOR sustém os justos." (Salmos 37:17)

    "Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios." (Salmos 91:7-8)

    "Os ímpios serão transtornados e não subsistirão, mas a casa dos justos permanecerá." (Provérbios 12:7)

    "Abominação é, para os justos, o homem iníquo; mas abominação é para o iníquo o de retos caminhos." (Provérbios 29:27)

    "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" (Jeremias 17:5)

    "Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade." (Mateus 23:28)

    "E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação." (Lucas 16:15)

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui