Haiti: Um terremoto em nossas consciências

22
459
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Leonardo Gonçalves

Assine o Blesss

[Veja também: Ajude as vítimas do terremoto no Haiti]

Os recentes cataclismos envolvendo Angra dos Reis e São Luís do Paraitinga, e o grande terremoto no Haiti, levaram a uma série de pronunciamentos sobre a questão da vulnerabilidade humana. Ações filantrópicas foram organizadas e fez-se um considerável esforço para minimizar o sofrimento das vítimas das tragédias. Famosos e anônimos, ricos e pobres, pretos, brancos e mulatos, abriram mão das diferenças e se uniram em prol do próximo, lembrando o exemplo do samaritano da parábola de Jesus.

Claro que houve aqueles que abriram a boca na hora errada e acabaram dizendo besteira, como no caso da cantora Sandy, que apesar de bem intencionada, acabou cometendo uma enorme gafe. Teve também aquele cônsul excêntrico, que culpou a “macumba” haitiana pela desgraça e fez um comentário racista sobre os de ascendência africana. E a última foi o quixotesco Julio Severo, endossando este circo de horrores e usando o episódio para defender suas ideologias políticas.

Em meio a este drama humano, alguns cristãos protestaram contra a letargia, outros criticaram-nos com fúria zelote, e finalmente, veio o clamor das pedras em forma de crônica de Arnaldo Jabor:

[vídeo: Arnaldo Jabor fala do terremoto em nossas consciências]

Um terremoto em nossas consciências! É disso que precisamos, e é isso que, em última instância, o terremoto do Haiti e as outras tragédias recentes acabaram por desencadear.

O filósofo cristão C.S. Lewis chama a dor de Megafone de Deus. Segundo ele, “Deus sussurra em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas brada em nosso sofrimento. A dor é o megafone de Deus para despertar um mundo surdo” [1].

Que triste é constatar que só após um acontecimento hediondo como este os homens puderam dar as mãos. Foi necessário um terremoto de gigantescas proporções para despertar o mundo do seu sono. Contudo, ao menos deram-se as mãos! E enquanto as destras se estenderem em solidariedade e amor ao próximo, restará alguma esperança para a humanidade.

***
Postou Leonardo Gonçalves, no Púlpito Cristão

Nota:

1. LEWIS, C.S. O Problema do Sofrimento, São Paulo: Editora Vida, pág. 106

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

22 COMENTÁRIOS

  1. Ueh.. Mais uma prova que Deus cumpre o que diz..

    + uma prova de que Deus permitiu tal acontecimento..

    muitas vezes so acordamos quando algo brutal acontece.. so assim amolecemos nossos coraçoes!

    ueh.. Deus é soberano e está acima de tudo e todos.. não importa onde ou quando.. o que acontece eh com a permissão de Deus.. afinal Ele que criou isso tudo.. criou eu e você, tem total poder sobre nossas vidas e pode fazer o que quiser..

    Todos destituidos estão da graça divina.. não á um justo nenhum se quer..
    por isso o nome ja diz Graça eh um bem imerecido.. você ganha sem merecer.. por isso Jesus morreu e ressucitou.. para vivermos na graça e aqueles que se voltarem se arrependerem e acreditarem no evangelho de Cristo estarão com o Senhor Jesus no dia do julgamento final.. enquanto os outros frios e egocentricos, soberbos cheios de poder odio e riquezas,, perecerão.

    que a graça do nosso bom Deus esteja com vocês..

    "mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir as sabias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes, e Deus escolheu as coisas vis deste mundo as despresiveis e as que não são para confundir as que são" 1 corintios 1,27

  2. Laiza,

    Deus é soberano e nada escapa ao seu conhecimento e controle. Contudo, dizer que Deus puniu os haitianos com terremoto por causa do tal "Vodu" é assumir a mesma postura burrificada dos habitantes de Jerusalém há 2 mil anos atrás (cf Lucas 13.1-5)

    Oremos para que, em sua eterna sabedoria, Deus redima todo este mal e que a tragédia culmine em algum bem futuro.

    Que isto nos sirva de consolação!

    Leonardo.

  3. Referindo-se aos bilhões que se gasta com pesquisas científicas o Jabor soltou essa maravilha:

    “Não é possível flutuarmos entre os anéis de Saturno e o genoma de ratinhos, enquanto a miséria brutal continua sendo ignorada pela ciência e pela política”

    Permitam-me parafrasear:

    Não é possível flutuarmos entre suntuosas mega-catedrais de mármore e jatinhos executivos, enquanto a miséria brutal continua sendo ignorada pela igreja e pelos pregadores da prosperidade.

    Em Cristo
    Ielton Isorro
    http://clamandonodeserto.blogspot.com/

  4. Ele é o Juiz se Ele usou o terromoto para punir.. ou para outro motivo só Ele sendo soberano sabe.. sei que Deus permitiu..
    e desculpa Leo mais você não é dono da verdade..
    eu discordo de você + o respeito.. só existe uma verdade é é a palavra de Deus.
    e eu sei que Ele pune quando quer ergue quem Ele quer.. faz o que Ele quer e eu não sou nada diante Dele e não sou ninguem pra saber quais foram os motivos disso.. so sei que Ele sabia e Ele permitiu..
    agora você fez um texto criticando o Julio pegando pequenos trechos e depois fez esse novo e agredindo mais uma vez o homem..
    não lhe reconheço mais nos seus textos.. o que é muito triste.. afinal o começo desse blog era pra mostrar as coisas escabrosas e erradas no mundo cristão e pelo que eu vejo agora mudou o contexto.. ate agredir verbalmente você tem feito.. velhos tempos do blog com poucas pessoas textos simples e educados, sem precisar ofender ninguem pra conseguir passar sua mensagem.. pois é criticaram tanto as pessoas que mudam com o tempo e com a dita fama e acabaram no mesmo…
    muito triste.. espero profundamente em nome do meu bom Senhor Jesus, que vocês voltem as essências e o primeiro amor que está acima disso tudo..

    7Adquiri servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e ovelhas, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém.
    8Amontoei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens; e de instrumentos de música de toda a espécie.
    9E fui engrandecido, e aumentei mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria.
    10E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho.
    11E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol.
    12 Então passei a contemplar a sabedoria, e a loucura e a estultícia. Pois que fará o homem que seguir ao rei? O mesmo que outros já fizeram…

    21 Porque há homem cujo trabalho é feito com sabedoria, conhecimento, e destreza; contudo deixará o seu trabalho como porção de quem nele não trabalhou; também isto é vaidade e grande mal.
    22Porque, que mais tem o homem de todo o seu trabalho, e da aflição do seu coração, em que ele anda trabalhando debaixo do sol?
    23Porque todos os seus dias são dores, e a sua ocupação é aflição; até de noite não descansa o seu coração; também isto é vaidade.
    24Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus.
    25Pois quem pode comer, ou quem pode gozar melhor do que eu?
    26Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante Deus. Também isto é vaidade e correr atras do vento.(Eclesiastes 2, 18 – 26)

    Deus lhe abençoe e lhe proteja orarei por você e sua familia.. com muito amor sua irmã Laiza

    no mais tudo é vaidade..

  5. Como diria o Capitão Nascimento, essa Laiza é uma fanfarrona mesmo…
    Eu fico espantado, abismado e frustrado em ver que pessoas acreditam num Deus tirano e cruel como essa moça, sabendo que ela não está sozinha nesse pensamento, que assim como ela, existem milhões de outros.
    Aposto então, que o Nazismo alemão em Auschwitz e tantos outros campos de concentração também foi a maneira encontrada por Deus de fazer com que os Judeus fossem beneficiados, afinal, depois da matança indiscriminada promovida pelos nazistas, depois da carnificina de Hitler, os judeus voltaram a Israel. Seguindo esse pensamento, Deus pensou da seguinte maneira: – Bom, deixa eu aniquilar de forma cruel e sanguinária alguns MILHÕES de judeus, e outras MILHÕES de pessoas de todas as nações para que meu plano de certo, assim os homens se compadecerão dos pobres judeus deixarão com que voltem e tenha novamente sua nação, é o velho ditado "há males que vem para o bem"
    Seguir essa "lógica" que Deus tem parte nessa tragédia do Haiti, e em tantas outras que já ocorreram no mundo (2004 – Tsunami Ásia 300 mil mortos, 1991 – Ciclone Bangladesh 138 mil mortos, 1970 Ciclone Paquistão Oriental (hoje Bangladesh) 300 mil mortos, 1556 Terremoto China, Xanxi 830 mil mortos, 1887 Cheias China, 1 milhão de mortos, Europa, Idade Média, Peste negra (peste bubônica) entre 25 e 75 milhões de mortos) é um tapa na cara de Jesus e tudo aquilo que Ele pregou, fez e continua fazendo.
    É o mesmo que dizer que quando os cegos, os leprosos, surdos e endemoninhados que vinham até ele pedindo ajuda ele virava as costas, pois aquela desgraça serviria a um "bem maior".
    Não consigo encontra esse pensamento no Deus que se fez homem, que chorou ao ver o túmulo de Lázaro, se compadeceu dos doentes, se fez amigo dos homens e os amou a ponto de dar a própria vida por eles. Eu simplesmente me recuso a crer que um Deus que num amor completamente inacreditável e inexplicável, dando seu próprio filho para ser surrado e morto (eu sou pai e jamais conseguiria imaginar isso para o meu pequeno Daniel) faria algo assim com quem já sofre tanto.
    As coisas estariam então completamente invertidas nesse caso pois, Deus que é bom, é amor, castiga e mata sem dó nem piedade pessoas que já sofreram tanto com outras catástrofes, já o homem que é mal, cruel e desprezível estende a mão aqueles que sofrem, tendo compaixão do doente. (Mateus 7:7-11 "Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem)
    É lamentável ver pessoas com esse tipo de pensamento em meio a dor de milhares e usar de desculpas estúpidas e sem sentido como "Deus está no controle de tudo. Se Ele permitiu isso é porque Ele mostrará algo maravilhoso depois" ou pior, dizer que isso é consequência dos pecados daquele povo, sendo assim, os orientais que também sofrem com terremotos, mas por terem alto poder econômico podendo construir edificação que suportam tais situações não poderão sofrer os CASTIGOS do Eterno, e agora?, quem sabe Deus não lança sobre Tóquio ou Pequim um cometa, assim eles vão aprender a lição e parar com esse budismo maldito!
    Nesses momentos o melhor a fazer é fechar a boca para essas baboseiras e abri-las apenas para pedir a Deus que Ele, na sua infinita bondade e misericórdia, estenda Sua Graça e seu amor sobre aquele povo.
    Soli Deo Gloria

  6. Com todo o respeito, uma opinião como a da Laiza me entristece muito.
    Deus é soberano, realmente. Ele é dono de tudo e tem poder sobre todo o universo. Ele é maior, Ele é o criador. Ele sacrificou um filho, o holocausto que substituiu todos os sacrifícios; por essa razão é que tenho o livre acesso de fechar meus olhos e conversar com ele, sem rodeios.
    Destarte, não creio neste tipo de juízo de Deus. Depois de Jesus Cristo, mesmo antes já estava estabelecido, o juízo tem hora marcada; Ele o sabe.
    Muitos acreditam que o terremoto foi juízo divino. Juízo Divino? Sobre uma nação em que tantos sequer ouviram falar de seu filho Jesus?Maioria esmagadora não é alfabetizada, não tem acesso à palavra escrita!
    O que dizer dos países de maioria cristã, então? Em que tantos ouviram a boa-nova e afirmam ser "crentes" e vivem sem um pingo de amor e compaixão em seus corações, mercenários, exploradores da boa-fé alheia, políticos cristãos envolvidos em falcatruas?
    É no mínimo curioso. Como posso pregar a mensagem do amor de Deus, na época da graça instituída pela morte e ressurreição de Cristo e afirmar que este mesmo Deus mata uma nação porque praticam religiões não cristãs?
    Bom, não adianta discutir.
    Mas é muito bom poder expressar nosso modo de pensar.
    E respeito é bom, sim.
    E não notei ofensa ou agressão alguma na crítica feita pelo escritor ao senhor que publicou o texto no outro site. Li os dois textos, e a extração de trechos para composição da crítica não ficaram fora do contexto apresentado pelo senhor Julio Severo.
    É normal que pessoas contrariadas sintam-se ofendidas.
    Mas é importante não misturar as coisas.
    Porque a crítica não constitui ofensa, a menos que inequívoco o propósito de injuriar.
    Não é o caso aqui.

  7. Falcon..Bom você falou falou e não me disse nada… lhe respeito como já disse no primeiro texto.. aqui se você tiver opniao diferente é totalmente ofendida. paciencia =)

    você está tirando a soberania de Deus meu amigo!
    me diz então você lê a Biblia?
    e o caso de jó? o problema é que vocês querem explicaçao nome e endereço da causa.. DEUS PERMITIU TAL ACONTECIMENTO quer você queira ler ou não.. se Deus não permitice não seria soberano.. tudo tudo que acontece é com permissão Divina..

    4E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer.
    5Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.
    6Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido diante de Deus.
    7E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.
    8E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.
    9Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. (lucas 12,4)

    E ao contrario do que você disse, acredito num Deus de amor, num Deus bondoso e misericordioso, mais acredito tbm num Deus de justiça.. Tenho certeza que Deus é maior do que tudo..E outra eu não tenho medo de morrer por Jesus afinal irei ve-lo e Ele fará justiça conforme Ele mesmo diz.
    a morte não acaba, a morte é a vida e acredite todas as pessoas que morrem e que tem Jesus como seu unico Salvador e se arrependem dos seus pecados vão para junto Dele..
    veja o caso de jó mesmo sendo totalmente honesto e bom e temente a Deus ele ainda sofreu mais Deus está no controle de tudo amigo.. se o haiti sofreu isso ou se acordamos indispostos ou se choramos ou rimos ou comemos ou perdemos algo TUDO EH PERMISSAO DE DEUS.
    e quanto ao texto de Mateus Deus também fala que quando não recebemos é porque pedimos errado pq pedimos da nossa carne e não do nosso espirito.
    agora você não acreditar que Deus está acima do passado presente e futuro, que linha do tempo não existe pra Deus é complicado. Deus diz que mil anos para Ele é como 1 dia para nós.. você tem noção do que significa isso?
    Deus diz também pra finalizar em Romanos 9,14~23

    14Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
    15Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
    16Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
    17Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
    18Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
    19Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
    20Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
    21Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
    22E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
    23Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou.

    Bom acho que não preciso dizer mais nada.. Deus diz tudo =) Ele é amor + também é justiça
    e Ele ama tanto que disciplina, amor não é elogios e passar a mão sobre tua cabeça.. amar é dizer onde está os seus erros e assim corrigir e buscar melhorar aos olhos do Pai..
    Deus lhe abençoe e por favor irmao não fale por mim.. não diga que fiz ou falei algo que você mudou o contexto.. A paz

  8. Laiza… querida… se Deus resolvesse punir a cada um de acordo com o que faz e com o que merece, eu e voce nao estariamos aqui trocando (?) ideias a respeito de uma catastrofe natural que alguns insistem em nao entender.
    Defender o Julio depois do que se ouviu e' no minimo estulticia!
    Pelo que entendi voce deve achar que nao aconteceu terremoto algum onde voce esta porque voce e' melhor do que os haitianos… nao e' isso?
    A linha entre a santidade e o farisaismo e' bem tenue, cuidado para nao se encontrar do lado de la'.

  9. João florentino.. lamentavel tal afirmação se tivesse lido todos os meus posts antigos veria que não defendi o Julio so achei chato todos criticarem um homem que tem sua caminhada cristã por causa de um post com ideias dele ueh..
    e por favor João nao conclua coisas que não disse não fale por mim.. fale por você, e eu não preciso mesmo lhe da justificativa porque Deus é maior que tudo e ele sonda meu coração e sabe o que eu disse..
    você disse joão:

    "Pelo que entendi voce deve achar que nao aconteceu terremoto algum onde voce esta porque voce e' melhor do que os haitianos… nao e' isso?
    A linha entre a santidade e o farisaismo e' bem tenue, cuidado para nao se encontrar do lado de la'."

    Que tristeza ler tais linhas.. meu irmão eu sou uma pecadora como todos, eu tenho minha vida e cada um sabe onde o calo aperta e onde a ferida ainda está aberta, cada um sabe o que te faz ficar acordada de madrugada chorando e orando e cada um sabe sua comunhão com Deus.. se depois de todas as coisas que escrevi você afirmou tal absurdo sobre mim.. eu não tenho o que discutir.. porque jamais em momento algum dos meus coemntarios pensei ou disse tal afirmativa.. isso veio de você
    a boca fala o que diz o coração..
    pior é o que sai da boca e não o que entra..
    se você pensa isso tudo de mim sem nem me conhecer.. só tenho a lamentar.. porque creio que não entendeu o que quis dizer ou então me expressei absurdamente mal.. em todo caso que o Senhor Jesus lhe abençoe e abençoe todos nós e que nos dê dicernimento de espirito para podermos sempre falar coisas que agradam o coração do nosso Jesus!
    grande beijo irmão paz do Senhor! 🙂

  10. Deuteronômio 32:39 "Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão." De fato Deus não foi pego de surpresa porque Ele é Soberano, e tudo coopera para a Glória dele. Deus não mata? A misericórdia de Deus é a causa de não sermos consumidos. Na questão do Haiti dizer que se fosse Deus punindo Ele também teria de nos punir por causa disso ou aquilo outro porque também pecamos, punição e castigo não existe mais para o crente, pois tudo isso Cristo sofreu por nós na Cruz pelos nossos pecados, podemos ser alvos da disciplina de Deus e ainda como um Pai que ama ao filho, ainda que Cristãos tenham sofrido neste terremoto nada os isenta de continuarem pelos meios que aprouver a Deus serem moldados por Deus mesmo a serem mais parecidos com Cristo. No caso do incrédulo sobre ele permanece a ira de Deus (Jo 3:36), sim Deus é amor…mas quem disse que Deus não possa punir do modo dele e quando ele quer o pecado? E quem disse que neste punir ao mesmo tempo pela sua divina providência ele esteja moldando os filhos Dele que lá residem? Porque termos um Deus à nossa imagem e à nossa semelhança? O fato é que ainda com "calamidades" os homens continuam não dando o reconhecimento que Deus merece, e o que acontece hoje é só uma amostra grátis do que acontecerá quando Deus houver de tratar com a rebeldia contra a Sua Verdade revelada em Cristo. Não se trata do que os homens fizeram ou não, se trata do que Deus faz para a Glória de Cristo. Se devemos ser transformados pela renovação da nossa mente como é dito é Romanos 12, base e meio pelo qual isso deve acontecer é o Evangelho, nossa cosmo visão deve estar sujeita a cosmo visão do Evangelho. E o Evangelho é que Cristo é Senhor que nada somos sem ele, de maneira que os que não estão nEle pela fé poderem perecer sim! Quando Deus quiser e da maneira que Deus quiser, e o cristão olha para tudo isso não como fatalidade, mas como uma providencia divina independente dos meios para a Sua própria glória. O fato é que nesse ocorrido todo não existe inocente, O Único Inocente acabou pagando o que não devia e por quem não merecia. Não há inocente embaixo do céu! Tudo que vem da mão de Deus é graça naquilo que favorece o ser humano e, em tudo o que poderia desfavorecer o homem e não acontece é misericórdia, na tristeza e dor que o homem recebe nada mais justo, receber o que merece por ser pecador. O amor de Deus não está preso a fazer aquilo que os homens pensam ser melhor para eles, mas O AMOR de Deus é manifestado de uma vez por todas (João 3:16, quem entende de grego estude o aoristo do verbo amar neste versículo) naquilo que Deus JULGA ser de suma importância o homem ter, e o homem deve ter a Cristo e nada mais, Deus não é obrigado a demonstrar amor fora da Cruz, ali está a mais perfeita expressão do amor de Deus de modo que quem rejeita tal amor sobre ele (a) permanece a ira de Deus. Nossa visão deve estar conformada ao Evangelho e não ao nosso coração que é enganoso e desesperadamente corrupto (Jr 17:9). Deus não tem férias como JUIZ. E nas Escrituras sua Justiça é mais declarada do que o seu amor.

  11. Pr João,

    Há extremos a ser evitados:

    O primeiro é a cosmogonia covarde dos advogados de Deus, que dizem que ele é inativo e inoperante no mundo, não sendo responsavel – sob nenhuma forma – pelo cataclismo no Haiti. Essa é a posição dos teólogos relacionais, e dos neo-arminianos (Teísmo Aberto).

    O segundo é a cosmovisão xiita daqueles que, a cada calamidade veem o dedo de Deus punindo o pecado INDIVIDUAL da humanidade. Ora, é certo que o caos do mundo é decorrente do pecado, mas daquele pecado GERAL, do qual todos somos culpados.

    Gosto da palavra PROVIDENCIA, usada por você em comentário. Porém, que raio de providencia cega é essa que alguns crentes veem, que só contempla a punição do pecado, mas é incapaz de ver nela a POSSIBILIDADE de servir aos haitianos, dando testemunho da nossa fé em Cristo?

    Deus, em sua divina PROVIDÊNCIA, está a dar-nos uma ótima oportunidade de rever nossa dogmática e levá-la ao campo da ortoprática.

    Sim, vejo na tragédia do Haiti o soberano Deus provendo aos seus filhos a OPORTUNIDADE de demonstar seu amor, e consequentemente o amor DELE, pois somos seus embaixadores no mundo.

    Sejamos, pois, os braços de Cristo para retirar nossos amigos haitianos dos escombros de concreto, e boca de Deus para pregar-lhes o profundo e contundente amor, capaz de remover os escombros dos rincões da alma!

    Fraternalmente,

    Leonardo.

  12. Muito me preocupa essa ótica distorcida da justiça de Deus.

    Se pouco entendemos do amor que nos beneficia RM 8:35 como podemos falar arbitrariamente de Justiça?
    A cruz é o paradoxo onde amor e justiça se abraçaram até o fim, onde o justo foi punido e o culpado absolvido,
    e queremos decifrar que padrão de justiça é esse?

    Más mesmos assim, a concepção que normalmente vemos da justiça de Deus entre os cristãos(?) normalmente é assim:

    "o fogo destruidor que demonstra o seu poder contra os infiéis, que não se encurvam diante dele e mostra a sua bondade para os fiéis, como que dando um recado para os demais"

    Agora a minha preocupaçao com essa "justiça":

    Não foi com um deus assim, que a igreja um dia se viu como instrumento da justiça dele e implantou as Cruzadas e as inquisições, para assassinar em nome da justiça desse deus?

    Grupos da kun klux klan não queimaram negros para purificar a América cristã, em nome da justiça desse deus?

    Os extremistas que se dizem muçulmanos, derrubaram as torres gêmeas e explodem pessoas mundo afora, também não agem em nome da justiça desse deus?

    O pior é que esse tipo de gente está por aí e alguns comemoram muito quando essas coisas acontecem, alguns por que receberam o "livramento", outros porque essa é uma maneira de seu deus demonstrar que não está dormindo, ou com a fé renovada podem afiar o seu discurso terrorista para falar aos não-crentes.

    A terra se encaminha para o colapso, más fomos nós que escolhemos esse caminho, não foi Deus. Nós "apertamos o botão" e assim iniciamos um irreversível processo de destruição em cadeia, quando viramos as costas para Ele. Todo sofrimento é resultado disso e não de ações de um Deus irado. Antes esse Deus verdadeiro deu-nos o Evangelho para reconciliar com Ele o homem que lhe virou as costas. Aos que foram infectados por essa idéia: Pensar outra coisa de Deus é pecado, porque

    Deus é amor (1Jo 4:8)
    E entregou o seu filho na cruz por isso.

    Deus é fogo consumidor (Hb 12:29)
    E consumiu o seu filho na cruz, por que é amor.

    No Amado

    Ielton Isorro

  13. Laiza, queridinha o melhor que você faz mesmo é escrever "só pra passar o tempo". Agora, aproveita melhor esse seu tempo pra pensar um pouquinho, na mesma proporção com que você escreve, antes de sair por ai dizendo qualquer bobagem.

    Agora sobre a soberania de Deus: já ouviu dizer que um dia os céus se relativizaram em preparação para a vinda daquele que abrindo mão de sua majestade veio viver e morrer entre os homens? (Filipenses 2)Pois bem, soberania melhor não há, pois somente esta é solidária. isto porque, como bem disse o Paulo, tudo um dia se desvanece,(inclusive a soberania) porém, só o Amor permanece, para sempre.

    Um abraço.
    www,hemorragiadesentidos.blogspot.com

  14. "A única coisa que os preserva a cada instante é a mera vontade absoluta e a descomprometida desobrigada paciência de um Deus furioso" Jonathan Edwards extraído do sermão "Pecadores nas Mãos de um Deus Irado". Concordo sim que não devemos cair no extremismo, e nem sermos insensiveis com a for alheia, de fato não há o que comemorar com tudo isso, mas não muda o fato que Deus não está distante e que Ele é bem presente na história do homem, em Sua infinita sabedoria Ele pode tanto causar como usar as consequências dos outros e permanecer Santo e Justo. Precisamos sim anunciar que Deus perdoa, e que Ele ama, quanto ao Ielton Issoro disse de fato Deus é Amor e Ele consumuiu seu Filho em nosso lugar na Cruz, mas o texto de Hebreus que foi escolhido meu irmão não tem nada a ver com a sua aplicação analise o contexto no qual ele está inserido e veja se é esta a verdade que ele está transmitindo de acordo com o contexto.

    Deus está sim ativo hoje, mesmo que tudo para Ele é como se ja fosse, mas tal plano completo é aplicado da forma que apraz a Ele tanto para sua glória, como para o bem dos seus filhos e sim por meio da dor chamar os rebeldes à sua demonstração de graça na Cruz. Pela graça de Deus não estaremos aqui quando o Apocalipse acontecer, a Igreja não foi destinada para Ira e por Cristo somos salvos da Ira vindoura. A calamidade serve sim como avise do que acontecerá mas em proporções eternas aquele que se mantem rebelde contra Deus. Deus providencia sim justiça com livramente para o que se arrepende, entretanto também providência o justo juizo para os que permanencem rebelde. Eu creio que Deus tem uma obra pré-salvitica em que por meio de certas circunstâncias e principalmente pelo meios mais inimagináveis Ele proporciona amor e graça e num cenário que não possa achar nada disso.

    Deus é Sábio.

    Deus vos abençoe.

  15. As bobagens eu deixo para ti.. Já não me incomodo com o que diz…
    voce me ofende me critica denigre minha imagem atacando meu blog pessoal.. + quando você fala de Deus você está certo.. quando você fala de Deus a sua maneira é a correta? que assim seja irmão..
    a minha opniao é essa, e não adiata vir com paus e pedras eu realmente não me importo, maior é o que está em mim..
    Deus é maior que tudo isso e ama todos nós igualmente.. =)
    e eu lhe amo porque você é meu irmão, não vou entrar no jogo não vim aqui pra jogar.. vim expressar meu ponto de vista como a maioria aqui faz..
    se você acha bobagem é um direito teu.. não poderia mesmo achar que agradaria a todos.. e não vivo para o mesmo..
    Desde que me converti a 1 ano atras a unica coisa que quero é que todos conheçam Jesus Cristo e vivam para Ele e por Ele..
    muito do que escrevi foram trechos biblicos espero que não tenha chamado isso de bobagens também..
    É facil julgar aparencias ou pessoas que não conhecemos… se você conhecesse a vida de algumas e suas historias e testemunhos certamente não falaria isso!
    + não jogarei mais perolas aos porcos como disse meu bom Deus.
    No mais orarei:

    Deus meu, Deus meu tu tens tudo em tuas mãos eu sei Senhor que es grandioso eh um tremendo privilegio conhecer e viver ao teu lado meu Pai.. me perdoa Senhor pelos meus pecados perdoa o pecado do seu povo Senhor, abra os nossos olhos meu Jesus e mostre só a tua pura e agradavel verdade.. sei que é o unico Deus existente e nos ama muito.. O Pai enxe nos com teu amor e que as escamas dos nossos olhos caiam e que possamos ver a tua face Pai.. que a morte seja vista como algo bom, a melhor das coisas pois sabemos que não morreremos, mais viveremos eternamente contigo meu Deus! Obrigada pela graça, Obrigada por meus olhos obrigada pelo ar que respiramos e pelo canto dos passarinhos, obrigada por cada gota de agua que alivia nossa sede e obrigada por poder ter o que vestir e o que comer.. obrigada Deus por nunca nos esquecer, e por saber que essas arvores que aqui balançam está também o Senhor.. Pai agradeço por essa oração, abençoe a todos os meus irmãos que frequentam este blog abençoe também suas familias e que eles sejam sempre abençoados e que o senhor possa inunda-los com teu amor.. abrace eles por mim Pai? por favor Senhor os abrace por mim meu Deus de amor, meu Deus maravilhoso,, te agradeço pelas lagrimas, te agradeço por andar, por falar, e agradeço Pai por todas as pessoas que me ensinam que cada vez mais tenho que diminuir para que tu creças em mim, que sou fraca, pecadora, e imerecedora de qualquer coisa.. que em nome do nosso perfeito Jesus sejamos benção aqui na terra até que possamos nos encontrar no céu! eu te amo Deus.. nós todos te amamos!
    em nome de Jesus eu oro agradecidamente por ter me dado essas palavras.. amém

    abraços..

  16. Prezado Pr João,

    Me desculpe, quanto ao Hebreus 12,29 apenas me antecipei, pois sempre que citamos que "Deus é amor" alguem, fora do contexto, cita "É, Mas cuidado, pois também é fogo consumidor" E é mesmo!

    Pena que nessa teologia simplista, que não é sua, más que o senhor defende, mostra Deus se vingando dos macumbeiros, feiticeiros e etc, não encontra explicações para 6 milhões de judeus (povo de Deus) terem sido exterminados. Isso também seria parte da vingança de Deus?
    Houve quem afirmasse que sim e teria feito isso pq eles crucificaram seu filho, inclusive um tal de Hitler, que também pensava desse jeito e fez uma parceria com esse deus, pra fazer o serviço

    Essa teologia também não explica como tantas pessoas alcançadas pelo Evangelho lá no Haiti, foram esmagadas junto com os demais. Teria sido por causa do vudu e das macumbas, que não praticavam mais? Pagaram pela maldição dos antepassados? Convenhamos! Que cristo fraco ou "ruim de mira" é esse que essa teologia apresenta? E que amor seria esse?

    Não "apraz" a Deus a morte de ninguém, pois não criou o homem para a morte, o homem é que escolheu a morte desde o Éden, no dia em que Eva aceitou a oferta da serprente, alí o homem escolheu o que hoje chama de "ira de Deus",
    agora é fácil transformar esse Deus em assassino e continuar dizendo que a culpa dessas desgraças é do Senhor, como quiseram também atribuir-lhe a culpa pela serpente estar no jardim..

    Em Tempo: Respeito o senhor e os demais irmãos, estamos indo para o Céu, pela Graça Redentora, lá moraremos. Más, não respeito em nada essa teologia e a considero pecado uma vez que é antagônica ao caráter de Deus, quando lhe imputa culpa pelo que aconteceu no Haiti e em outras desgraças.
    Admitamos a culpa é nossa, da humanidade, que desde sempre fez as escolhas erradas, chamemos o homem ao arrependimento, pois Deus o ama e quer salvá-lo antes que essas desgraças aconteçam, e para isso conta com a Igreja, sendo essa a que mais será cobrada nessa conta, pois a quem muito foi dado…

    No Amor do Amado

    Pr Ielton Isorro
    http://clamandonodeserto.blogspot.com

  17. Leonardo, o Falcon e o Hamilton são extremamente coerentes em seus posicionamentos, seguindo dentro de cada linha de pensamento.

    Concordo com eles e gosto deles.

    Enquanto a outra pessoa que está defendendo a opinião do Severo escreve com os mesmos vícios de um velho conhecido nosso…

  18. A Paz Do Senhor Irmãos

    Vejo em todos os comentários cada um puxando o barco para o seu lado segundo o seu conhecimento bíblico.
    A Laiza defendendo um Deus que pune, e outros, quase todos dando um pouco mais ênfase ao Deus amoroso que se fosse punir cada individuo segundo os pecados cometidos não existiria o planeta Terra.

    O pecado gera a morte física, e o que uma tragédia como essa no Haiti provoca? Muitas mortes, a tragédia pode ser pelo pecado? Pode sim, mas não tem como afirmar isso, porque nenhum sem humano conhece a intenção de Deus exclusivamente para essa tragédia.

    Deus pode ter feito isso para chamar nossa atenção para o Haiti, também porque não?

    Deus pode ter feito isso para provar o povo de Haiti?

    Sim também, mas é impossível determinar exatamente qual foi a causa dessa catástrofe.

    Eu estou aqui para defender um Deus soberano, que faz o que quiser de nós seres humanos, pois somos barro na mão do oleiro, e se passarmos nossas vidas toda buscando respostas para o que aconteceu no Haiti não iremos descobrir, pois o que aconteceu foi à vontade de Deus para aquele momento, independente de motivos.

    Se alguém tiver um contato com Deus tão intimo assim e souber sondar o pensamento de Deus e suas intenções me avisem, pois tenho muitas perguntas para fazer a essa pessoa!

    O que podemos é tentar ajudar aquele povo a se levantar e reconstruir aquele país, e tentar levar a verdadeira palavra de Deus até lá, para que a reconstrução do Haiti não seja só física, mas também espiritual, fundamentada e edificada em Jesus Cristo.

    Fiquem na Paz Do Senhor

    Higor

  19. Ueh.. concordo em tudo Igor.. e se você leu todos meus posts verá que não defendo um Deus que pune (mais se Ele punir Ele estará na razão Dele).. defendo um Deus que está acima de tudo e que sabe de tudo que acontece.. ou vocês não leram o que eu escrevi ou não entenderam nada dos meus textos.. paciencia.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui