As heresias da Biblia DAKE

17
1777
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Paulo Romeiro

Muitas pessoas nos perguntam, freqüentemente, sobre uma Bíblia controvertida chamada Bíblia Dake, publicada em 2009 pela CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus), em parceria com a Editora Atos. Assim, creio que as informações mais confiáveis, em português, sobre essa Bíblia de Estudos e Referências podem ser encontradas num livro publicado pela própria CPAD: Hank Hanegraaff. Cristianismo em Crise. Rio de Janeiro. CPAD. 2006.

As citações a seguir sobre a Bíblia Dake foram retiradas deste livro conforme indicam as páginas onde elas aparecem.

Página 128:

“Devemos observar, nessa conjuntura, que o livro de Gênesis nunca retrata o homem como alguma espécie de soberano autônomo, e, sim, como um mordomo encarregado de cuidar da criação de Deus. A delegação, tal como a entendemos em nossa cultura, deixa inequivocamente claro que apesar de Deus ter conferido à humanidade um domínio relativo sobre a criação terrestre (cf. Gn 1.26.28), os seres humanos continuam sendo meros mortais, responsáveis pelo cuidado de tudo quanto Deus lhes confiou.

Assine o Blesss

Mas os mestres da Fé substituem o ponto de vista bíblico do domínio, onde o homem assume a posição de autoridade delegada, pelo conceito antibíblico de deificação. Benny Hinn torna-se particularmente absurdo nesse aspecto, chegando a assumir ares de especialista quanto ao sentido hebraico da palavra domínio. De acordo com Hinn:

Adão era um superser quando Deus o criou. Não sei se as pessoas sabem, mas ele foi o primeiro super-homem que realmente viveu. Em primeiro lugar, as Escrituras declaram nitidamente que ele deveria ter domínio sobre as aves do ar, sobre os peixes do mar – o que significa que costumava voar. Naturalmente, como poderia ter domínio sobre as aves, sem ser capaz de fazer o que elas fazem? A palavra “domínio”, no hebraico, declara nitidamente que se você tem domínio sobre um sujeito, pode fazer tudo que ele faz. Em outras palavras, se esse sujeito fizer algo que você não pode fazer, então você não terá domínio sobre ele. E estenderei essa prova ainda mais além. Adão não somente voava, mas alcançava o espaço. Bastava-lhe um pensamento para chegar à lua.

Página 278:

Finis Dake, que exerceu profunda influência sobre muitos curandeiros da Fé, chegou mesmo a dizer:

Germes patogênicos, que são rigorosamente aliados da obra dos demônios… são, na realidade, agentes materiais de Satanás, que corrompem os corpos de suas vítimas. Nenhum remédio já foi encontrado que possa curar as enfermidades fora do sangue de Jesus Cristo. Nenhuma droga pode curar uma única enfermidade. Qualquer médico honesto admitirá que não há poder curativo nos medicamentos.

É tudo tão fácil como um, dois, três. Primeiro, se você está enfermo, a falta é toda sua. Segundo, a solução não é algum medicamento. Até mesmo mestres da Fé mais circunspectos do que Finis Dake continuam dizendo, basicamente, a mesma coisa: “Os medicamentos não são o que Deus tem de melhor ou de mais alto. Use sua fé e não precisará de medicação”, afirma Frederick Price. E acrescenta: “Os médicos estão combatendo os mesmos inimigos que nós; a única diferença é que eles estão usando palitos de dentes e nós bombas atômicas!”. Em terceiro lugar, se você acha que não tem fé suficiente, Deus levantou uma classe especial de curandeiros da Fé, ungidos, que podem fazer o trabalho por você.

Páginas 326-327:

1. Bíblias de Estudo

Existem no mercado, hoje em dia, algumas excelentes Bíblias de estudo, incluindo a Student Bible, a NIV Study Bible e The International Inductive Study Bible. (Em português temos, entre outras, A Bíblia Explicada, Bíblia de Estudo Vida Nova, a Bíblia com anotações de Scofield e a recém-lançada Bíblia Pentecostal). Também existem algumas Bíblias de estudo de qualidade questionável, que não recomendamos como a Word Study Bible: Kenneth Copeland Reference Edition Bible e a Dake’s Annotated Reference Bible

Talvez a pior coletânea de falsos ensinos seja a popular Dake’s Annotated Reference Bible. “Deus… vai dum lugar para outro num corpo com o de todas as outras pessoas”, diz Dake. Ainda sobre Deus, Dake afirma que Ele é apenas um “ser de tamanho ordinário. Ele usa roupas… come… descansa… habita numa mansão, numa cidade localizada num planeta material chamado Céu”.

Logo na primeira página do Novo Testamento, Dake escreveu que Jesus “tornou-se Cristo, ou seja, o ‘Ungido’, 30 anos depois de ter nascido de Maria”. Ora, qualquer pessoa que tenha cantado ou ouvido algum hino de Natal com fundamento bíblico está familiarizada com o trecho de Lucas 2.11, que diz: “Pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.

***
Fonte: Point Rhema, do pastor Carlos Roberto. Divulgação: Púlpito Cristão
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

17 COMENTÁRIOS

  1. Assusta-me o tanto de investimento que se tem feito em publicações como esta, de caráter herético e portanto abominável.

    Principalmente assusta-me ver executivos ditos evangélicos, de alto nível de influência, guiando-se por palavras alinhadas a propostas como a desse abominável Dake.

    Sim, pois não creio que os pregadores que se valem dessas instruções tenham o cuidado de citar sua verdadeira fonte, limitando-se quando muito a afirmar mentirosamente que aquela heresia está "na Bíblia".

    Lamentavelmente, quando ouvimos o "está na Bíblia" temos, ato contínuo, que perguntar: "Qual Bíblia?"

  2. -.-.-.-.-.-. (continuação).-.-.-.-.-.-.-.
    Quando professor da EBD, classe dos jovens, passei por diversas situações em que o debate entre os alunos chegava a ficar caloroso e o professor sempre tinha que moderar e fazer a conclusão do polêmico assunto. Em questões que envolviam a leitura e discussão de versículos de difícil interpretação, sempre tivemos o auxílio da Bíblia de Estudo Pentecostal (a única que eu aconselhava, além de que a maioria dos jovens a possuíam). Até então, tudo bem! As notas da BEP sempre foram de grande utilidade e todos só tinham a ganhar no debate. Mas, e agora!? Como debater um assunto, após um aluno citar uma anotação contraditória da famigerada DAKE? Como ficará o professor!? Vai dizer que foi uma "pegadinha" da editora pra colocar em prova o conhecimento teológico do aluno!?; Vai ter que sair pela tangente, citando os versículos – (II Timóteo 2:23) – E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas"?; Ou ainda "Se vire, meu irmão! O crente maduro é capaz de discernir tudo (1 Co 2.15), examinar todas as coisas (1 Ts 5.19), sem que se contamine ou se escandalize"? Ou terá de indicar o livro "Cristianismo em Crise", da mesma Editora, pra reforçar sua desaprovação ou combate aos desvios daquela anotação "incongruente"? Até concordo que, publicar tais respostas num blog pessoal é fácil, mas uma discussão em sala de aula, não é a mesma coisa – a interação é real e instantânea. Quero ressaltar que o nível cultural dos nossos alunos aumentou e, a cada dia, o professor vai encontrar dificuldades e questões complicadas levantadas por nossos alunos. Se não bastassem as dificuldades corriqueiras, a CPAD resolveu dar uma força e ajudar para que o "circo pegue fogo"?

    Numa entrevista no Blog Encontro com a Bíblia, o Pr. Geremias do Couto disse: "Em relação à Bíblia, é ela que nos tem de conduzir, mas também, aqui, precisamos usar as ferramentas de interpretação e exegese, com a preciosa e indispensável ajuda do Espirito Santo, para que não venhamos a ser porta-vozes daquilo que a Palavra de Deus jamais disse". Imagine quando um aluno pegar a DAKE e usar suas preciosas ferramentas de interpretação e exegese, recomendada e indicada como a "mais completa já publicada no Brasil em termos de notas de estudos e homiléticas, comentários, artigos, referências etc" e "Revisada com todo rigor teológico e doutrinário", além de ter o apoio dos nossos excelentes teólogos e expoentes da apologética atual. Meu Deus, pra onde estamos indo?

    Outra citação interessantíssima do nobre Pr. Geremias do Couto na mesma entrevista é: "Acredito que a informação é necessária, mas precisamos também discernir que tipo de informação nos é util e aprender a usá-la apenas para referenciar o nosso aprendizado. Por outro lado, é crucial sermos seletivos naquilo que lemos, já que não teremos jamais a capacidade de ler tudo o que se escreve, por mais que desejemos. Ja houve época em que eu adquiria todos os livros que pudesse comprar. Hoje, só adquiro aqueles que, de fato, são prioridade para o meu conhecimento".

    Como já testemunhei no fórum do point, sempre recomendei as obras da CPAD aos alunos da EBD, alegando que as mesmas refletiam nosso credo, nossa teologia, nossa filosofia como denominação, além de que suas publicações são vistoriadas pelo Conselho de Doutrina e Apologia da CGADB, visando evitar que os alunos adquirissem material nocivo à sã doutrina.

    E agora, o que dizer?! Em plena comemoração do CENTENÁRIO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS!

    Deus tenha misericórdia da nossa igreja, da CGADB e da CPAD!

  3. Apologetas virtuais e profetas de internet

    BLOGOSFERA CRISTÃ SE EXPANDE E QUANTIDADE DE PÁGINAS DE TEOLOGIA E DEFESA DA FÉ CHAMA A ATENÇÃO DOS INTERNAUTAS
    A apologética, ou defesa da fé, sempre foi tema controverso entre os evangélicos. Normalmente associada ao combate ideológico e espiritual a seitas e heresias, ela costuma dar pano para manga nas igrejas, salas de aula de seminários e congressos. Da denúncia das crenças consideradas antibíblicas à “caça às bruxas” dos modismos teológicos, a prática apologética nem sempre encontra espaço apropriado para discussão. O estudo acerca do assunto padece, por um lado, da falta de tempo do interessado para aprofundar-se e da carência de instrutores realmente preparados. Mas há ventos de mudança à vista. Um movimento na internet vem sendo o contraponto positivo destes dias de liquidificador teológico no meio evangélico: os blogs apologéticos. Eles constituem um subconjunto de um universo de mais de 20 mil blogs cristãos brasileiros, reunindo em torno de 2 mil blogueiros apologetas e um público que varia entre 1,6 e 1,8 milhões de visitantes/mês.

    É um novo tipo de fórum, onde discussões antes restritas ao âmbito acadêmico estão atraindo cada vez mais crentes. Os blogs apologéticos têm denunciado uma apostasia em franco crescimento na Igreja Evangélica, mas não é só isso. Além de incentivar o consumo de literatura cristã, eles oferecem material devocional e suprem as deficiências das escolas dominicais – e o grande avanço foi a abertura de espaço para o interesse de um público crescente, germinando uma “semente bereiana” que incentiva o contato diário com a Palavra de Deus, com linguagem acessível, muitas vezes bem humorada, e de acesso gratuito. Os grupos se formam em função de interesses comuns, como combate a modismos, doutrina cristã, heresiologia, defesa da fé… Sobra até para a denúncia de picaretagens e desmandos tristemente praticados “em nome de Jesus”. Uma verdadeira inclusão teológica digital!

    Campeões de audiência da apologética

    O Tempora, o mores! (http://tempora-mores.blogspot.com) – Reflexões de calvinistas sobre quase tudo – inclusive, religião!

    E agora, como viveremos (http://comoviveremos.com) – A sociedade pelas lentes de um antropólogo cristão pentecostal. Temas polêmicos

    Renato Vargens (http://renatovargens.blogspot.com) – Traz a visão de um reformado sobre o cotidiano. Textos curtos e leves, mas afiados

    Pr. Altair Germano (http://www.altairgermano.com) – Pentecostal. Exorta a melhor formação dos líderes como elemento de mudança

    Genizah (www.genizahvirtual.com) – Teologia em linguagem simples e criativa. Apologética com humor. As novidades do absurdário gospel

    Púlpito cristão (www.pulpitocristao.com) – Bem diversificado, é um blog engajado no combate ao estelionato religioso. Sobra até para as profetadas, inclusive aquelas com interesse político

    Pavablog# (pavablog.blogspot.com) – Provocativo e irreverente. Cristianismo, política, humor e conteúdo cultural

    Popularity: 1% Fonte: Revista cristianismo hoje

  4. Engraçado, antigamente o Conselho de Doutrina e Apologia da CGADB afirmava que grupos religiosos que utilizassem livros e revistas como ferramentas para estudar a Bíblia estavam acrescentando seus próprios escritos à Palavra de Deus.

    O Conselho de Doutrina e Apologia da CGADB afirmava que devemos ler apenas a Bíblia, sem quaisquer ajudas e ferramentas.

    Por que essa mudança? Porque a CPAD se modernizou e passou a gerar grande lucro para a CGADB. Agora usar livros e revistas como ajuda no estudo da Bíblia não é mais pecado! Espertos eles, não?

    Os evangélicos têm que adotar quando à CPAD o mesmo brado que o Conselho de Doutrina e Apologia da CGADB durante anos fez contra outras editoras religiosas:

    "LEIA A BÍBLIA SEM A CPAD"

  5. Não conheço "pessoalmente" esta Bíblia, portanto não posso emitir um juízo de valor sobre ela.

    Entretanto, os trechos que o texto mostrou a seu respeito não me parecem de todo inverossímeis.

    Todo modo, Paulo Romeiro é um nome a se respeitar.

    Forte abraço.

  6. Se Adão voava porque dominava sobre os pássaros e nadava (e respirava debaixo d'água!) porque dominava sobre os peixes, certamente cavava como os tatús, fazia labirintos debaixo da terra como as minhocas e arrastava toletes "daquilo" que os besouros "rola-bosta" arrastam! Eu acho que vou fazer a minha própria versão da "bíblia" também, tá todo maluco fazendo!!!

  7. queridos irmãos, eu portugues novo convertido, estou um pouco confuso acerca dos vossos comentarios.
    aquiri a pouco tempo a biblia dake, e agora que li os vossos comentarios nao sei o que fazer.
    axam que devo me orientar atraves da palavra de Deus utilizando a dake, ou adquiro outra biblia.
    e k a biblia custou-me 80 euros.
    ajudem-me

  8. O MUNDO ESTA CHEIOS DE BONS CRITICOS,E CRITICOS BONS HIPÓCRITAS,ACREDITO SER ESTE O FATO DE QUE DEUS VIRÁ BUSCAR O SEU POVO MAIS RÁPIDO,POIS AO INVÉS DE USARMOS NOSSAS PALAVRAS PARA AJUDAR O PRÓXIMO,AS USAMOS PARA CRITICAR COMENTÁRIOS DE BIBLIAS COMO A DAKE.EU FUI CHAMADO PARA OUTRA OBRA,MAS VC EU NÃO SEI.DEUZENIR FERREIRA

  9. de tempos em tempos satanás concede mais poder aos seus espíritos de mentira e engano,para aumentar,diminuir ou corromper a simplicidade do evangelho de Jesus Cristo.Temos grandes teólogos recentes que hoje estão ardendo no inferno(não tenho pena deles,pois,não sou bicho que voa)como o apostatado karl barth,imanuel kant e os moderninhos carnais de hoje… e a cpad hein?que vergonha!!!a maioria são um bando de maçons,adoram o deus cornudo baphomet,são uma panelinha,um câncer na igreja evangélica brasileira e o seu lugarsinho no inferno já está preparado…e não vai parar por aí não!vamos nos ligar em Deus!prjgdn.

  10. tenho uma dake e não vejo assim ,certa vez ouvi dizer que comentarios são como um peixe, o que fazemos com os peixes? comemos a carne e se desfazemos das espinhas,então assim são os cometarios, tiramos sua parte podre e levamos o que é bom. e acho que toda biblia de estudo tem seus comentarios com heresia.

    MARCOS ROBERTO……… VAMOS FAZER O IDE AO INVEZ DE FICAR CRITICANDO OS OUTROS AMEM.

  11. JEREMIAS 1:11/12

    " Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira.

    E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la."

    não tinha a intenção de escrever, mas senti da parte do senhor deixar essa passagem, que ele me ensinou e que me ajudou quando, me achei debatendo na defesa da palavra do senhor e do cuidado que ele tem por ela…

    como escreveu joao 1:12-13

    "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

    Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus."

    e como Paulo em sua epistola aos gálatas
    Gálatas 1:8

    "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema."

    provérbio 1:23

    "Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras."

    quando estas coisas acontecem, me volto para aquele que me chamou, oro , e não paro enquanto não obtenho resposta, e quando a resposta chega, a paz é restabelecida…

    irmãos nao fomos chamados por homens, nao vivemos segundo homens, nao fazemos a obra de homens, nao servimos a homens, mas ainda que como se fosse, requer sempre lembrarmos de que é Deus o centro da nossa vida, da nossa vontade e do nosso caminhar…

    a palavra é nossa base, o fundamento, ela é prova em si mesma, é ensino em si mesma, é correção, a direção, é a nossa verdade…

    Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
    João 1:3

    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11: 36

    o que quero dizer com tudo isto, que não venhamos a entrar em crise ou melhor afirmar que o cristianismo esta em crise porque determinada editora, publicou uma bíblia contendo comentários que não corresponde com aquilo que a palavra nos ensina, assim como Lutero fez suas “95 Teses” e colou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg em 31 de outubro de 1517, penso que sim devemos nos levantar para fazer a correção desta edição "dake", mas não agir como se fossemos imaturos na fé, como se não estivéssemos sendo cuidado pelo nosso Deus…

    por fim fica a reflexão de uma época em que Deus chamou um profeta chamado Jeremias a profetizar sobre o que ia acontecer ao seu povo ,que caminhava rebelde e longe de seu Deus, e profetizou que do norte viria uma nação que levaria cativo o seu povo e destruiria sua cidade…

    enfim se Deus não velasse por sua palavra, a quanto tempo e quantos nabucodonosores, já não a teriam destruído????

    "Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." Salmos 127:1

    que o senhor vos abençoe irmãos, e que vos fortaleça e vos livre nas aflições e nas lutas, e que ele ilumine e guie sempre os vossos passos…

    fiquem na paz do senhor Jesus cristo!

  12. pr. Hélcio tenho uma biblia dake e ñ vjo tais criticas assim p/ comparar dake como trrivel mentiroso ou homem mal vjo assim cada estudante tem sua imterpretação dake teve as suas e nos ñ somos obrigados a concordar-mos por ex:essa de adão voar ñ dá pra engolir mas Deus dsse q as coisas reveladas cabe a nos e as ocultas a Deus OBS: qremos conhecer muito mas esqcemos de praticar ou qtas almas ganhamos este ano?MT3:10

  13. caros amigos estamos vivendo os ultimos dias,a Biblia nos ensina a estarmos atentos aos falsos ensinos e falsos ensinadoores,que nesses ultimos dias nós possamos cada vez mais estarmos buscando verdadeiramente a Deus pedindo a ele sabedoria e discernimento para não cometemos erros tal,uma verdadeira comunhão com Deus é a nossa melhor arma para combater falsos ensinos,por que tendo comunhão o Espirito santo de Deus nos guia e nos conduz a salvação.É chegada a hora de despertamos por que o Senhor breve virá

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui