Bíblia DAKE, publicada pela CPAD, continua causando polêmica

7
185
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Por Leonardo Gonçalves

O pastor Carlos Roberto, Membro do Conselho de Doutrina da CGADB, publicou nota em seu blog, onde fala sobre a publicação da DAKE, com seus comentários heréticos, pela Casa Publicadora das Assembléias de Deus. Entre outras coisas, o pastor reclama do fato da CPAD não haver consultado o conselho competente, no caso o Conselho de Doutrina da CGADB, o que é regimental.

O fórum já conta com mais de 160 participações, e o nível do debate (salvo raras exceções) é de muito respeito.

Ontem, ao passar pelo blog do pastor Carlos, deixei o seguinte comentário:

Assine o Blesss

Aos colegas do fórum:

Quero deixar claro que não veria nenhum problema na publicação da DAKE pela CPAD, caso esta não fosse uma editora confessional.

A Hagnos, por exemplo, publica a enciclopédia do Champlin, a qual contém também contém heresias, sendo uma obra de tendência universalista, de escatologia heterodoxa e com forte influência ocultista. E apesar de ser a Hagnos um selo independente (não-confessional), a editora achou por bem inserir a seguinte nota:

“A Editora Hagnos publicou a Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia por ser ela um grande tesouro de informações sobre as três áreas tratadas. Porém, não concordamos com a inclusão de alguns artigos, nem com todas as crenças com autor Russel Norman Champlin, e não nos responsabilizamos pelas mesmas”.

Agora, sendo a CPAD uma editora confessional, esperava-se dela uma atitude mais nobre que a da Hagnos. Caso decidisse publicar a DAKE, que ao menos fosse prudente em não recomendá-la como “a melhor e mais completa bíblia de estudo em língua portuguesa”, e alertasse seus leitores quanto ao conteúdo da mesma, uma vez que a maioria dos consumidores da Casa são leigos, e compram seus livros através da propaganda feita na revista “Lições Bíblicas”.

Impossível justificar, portanto, a atitude da Casa Publicadora. Colocar panos quentes na situação, sob alegação de prejuízo financeiro também não é um argumento convincente; não podemos coadunar com o mal, nem justificá-lo com o argumento de que ele trará algum bem. Essa ética relativista, utilitária e situacionista não combina com discurso cristão, e não deveria sequer ser mencionada neste debate.

Fraternalmente,

Leonardo.

Quem quiser obter mais informações sobre este debate e a polêmica envolvendo a publicação da Dake, é só acessar o site Point Rhema.

***
Postou Leonardo Gonçalves, no Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

7 COMENTÁRIOS

  1. Sua participação no POINT RHEMA, muito contribuiu para aumentar o nível do debate. Espero que o irmão continue participando.

    Penso que o debate sobre a DAKE naquele blog não tem hora pra acabar dada a gravidade do assunto.

    O que a CPAD fez, não representa a nação assembléiana, e no momento está sendo entendida por nós, como traição ao nosso credo.

    Nossos órgãos oficiais para tratar de doutrina em qualquer instância e sobre quaisquer material teológico são Comissão de Apologética e Conselho de Doutrina.

    Lá estão agrupados os nossos melhores teológos, e partiu deles o parecer contrário a publicação e manutenção da DAKE.

    Quero lembrar que foi de forma unânime a decisão das Comissões.

    Ainda endosso, que não houve consulta as comissões na hora de editarem tal bíblia. Só depois do leite derramado, é que por conta da pressão externa de blogueiros principalmente (me inclua entre eles) é que o pastor presidente de nossa igreja, José Wellington reuniu as Comissões para análise da DAKE editada pela CPAD, como já deve ser do vosso conhecimento.

    Portanto, está existindo uma relutância por parte da CPAD em atender o que foi determinado.
    Pois estatutariamente ela (CPAD), deve acatar as decisões das Comissões supracitadas. Tudo isso, tenho registrado em meu BLOG.

    Em Cristo,

    Blog do Pastor Robson Aguiar.
    htpp://www.prrobsonaguiar.nireblog.com

  2. Puxa.. ontem eu passei numa loja evangélica e a menina que trabalha lá me mostrou essa biblia, falando que era a mais completa, preço bom (enfim, aquele papo de vendedor).. acabei me interessando e dei uma folheada.

    A primeira coisa que eu fiz, foi ver que tinha lançado o produto. Qdo vi que tinha sido a CPAD eu fiquei até mais tranquilo, mas mesmo assim fiz questão de caminhar um pouco pelo novo testamento. E para minha tristeza, vi alguns comentários heréticos.

    A biblia em si é boa, mas por conta desses pontos heréticos eu não compro, pois sou adepto daquela teoria onde o um fruto podre contamina todo cesto.

  3. Caro Leonardo,

    Eu também fiz alguns comentários sobre a referida Bíblia naquele blog. Aliás, dois comentários nossos foram próximos e muito semelhantes e em relação a um fato (que não declinarei). De fato a Bíblia é herética e foi um erro publicá-la e mantê-la no mercado, mesmo contra pareceres contrários das respectivas comissões, como disse acima o Robson.

    Repito, infelizmente na atualidade o dinheiro fala mais alto, os cifrões brilham mais do que as verdades eternas do Evangelho de Cristo.

    O que vemos é a manuntenção de uma obra eivada de defeitos e vícios doutrinários, sendo mantida à sorrelfa desses valores de forma inconciliável apenas em razão do custo financeiro. Uma verdadeira lástima.

    A sã doutrina está ficando mesmo em segundo plano para muitos…

    Um abraço Leonardo.

    Em Cristo,

    Ricardo.

  4. "não toque no ungido de Deus" essa é uma ameaça assustadora que muitos "pastores" usam mas eu observei na Biblia uma advertencia muito séria da parte do próprio Deus em OSEIAS 8:3,4 "Israel desprezou o bem; o inimigo persegui-lo-á.
    4 Eles fizeram reis, mas não por mim; constituíram príncipes, mas sem a minha aprovação; da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos." ou seja como está escrito em ECLESIASTES não exite nada de novo, é somente a velha corrupção principesca e eclesiastica de homens que perderam o temor a Deus e ainda dizem como em MIQUEIAS 3:11 " Os seus chefes dão as sentenças por peitas, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? nenhum mal nos sobrevirá." mas em Mateus 7:22,23 a advertencia é séria e fatal

  5. Essa polemica toda nao vai alterar coisa alguma, pode ate abrir os olhos de alguns incautos, mas, de verdade, so' serve para acende a ira daqueles que professam o "assembleianismo" ao inves do Cristianismo. Como sempre o negocio, a grana, o dolar, a vantagem, o lucro sempre falam mais alto, foi sempre assim no passado e continua sendo, o nome pode ate mudar mas os fariseus nao conseguem se esconder.
    Versiculos alterados? Isso nao e' novidade!

  6. Só o fato desse heresiarca Dake afirmar que não se deve misturar raça em seus comentários de roda-pe. Esse americano deve ser diretor da organização facista Ku Klux Klan que prega o ódio aos negros e faz apologia a segregação racial. Vá de retro satanás.

  7. Tenho acompanhado essa polemica gerada pela publicacao dessa biblia pela cpad. Muitos estao perplexos, escandalizados, decepcionados pelo fato de ser a cpad o orgao responsavel pela publicacao da tao famigerada biblia. Gostaria somente de acrescentar que para mim nao e nenhuma surpresa pois a cpad ja deixou de ser uma editora seria ha muito anos. A cpad esta inchada, a meta e o lucro, marketing, cifras. Tendo em vista que a cpad esta ligada diretamente a cgadb que tem como presidente um homem que instalou uma dinastia dentro dela, um homem, Jose Welington, que e acusado de pertencer a maconaria, que emitiu 156 cheques sem fundos. Essa mesma cpad que tem como seu mestre e grande GURU o sr. Antonio Gilberto, que foi um dos responsavel pela divulgacao dessa famigerada biblia. Entao pergunto: Qual o motivo desse espanto todo ?. E nao venha Ciro Sanchez escrever no blog do Pastor Carlos Alberto, que defende e preserva o orgao (cpad), mas que com muito medo ( em cima do muro) nao concorda com certos comentarios da tal biblia. Ele, Ciro, tem sido beneficiado pela cpad nesses ultimos anos, e amigo da grande besta da cgdb, enfim ele goza de privilegios dentro da cpad. E notorio, nao nao enxerga quem nao que, que o seu blog (blog do ciro) serve somente para sua auto promocao, polemica, e venda de seus produtos.
    E lamenta esse debate, essa publicacao. E lamentavel ver homens que deveriam estar ocupados com a pregacao do Evangelho, a obra missionaria, e lamentavel que a doutrina Cristocentrica ja nao mais ocupa o primeiro lugar nos pulpitos, nas nossas editoras, nas nossas igrejas, e infelizmente nao ocupa o primeiro lugar em alguns dos blogs na internet.
    Meu apelo e que deixemos essas questoes loucas, e possamos a focar mais a pessoa Maravilhosa de Nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO em todos os segmentos de nossa vida.
    Paz a todos,

    Reginaldo Felix – Maryland Usa

    Ministerio Voz que Clama no Deserto

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui