Os levitas e o “parabéns pra você”

19
1195
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Márcio de Souza

Assine o Blesss
Você já percebeu qual a qualidade da nossa música evangélica? Ainda não, pois quando você atualizar seu repertório vai se decepcionar e muito. As versões para o português já encheram a cabeça. Sempre as mesmas coisas, exploram Michael W. Smith ao extremo, o cara deve viver de orelha quente lá na casa dele.

Já não surge um camarada como Sérgio Pimenta, Janires, Asaph, essa galera ta em extinção. Músicas que toquem ao coração, nem pensar. O negócio hoje é sacudir a massa ou ficar rindo o tempo todo na unção do anjo da risada.

O misticismo tomou conta de nossos compositores que só cantam coisas complexas aos ouvidos de quem quer curtir boa música. São os quatro seres viventes para cá, a entronização do trono de Deus para lá, é a corsa pulando para cá, o leão rugindo pra lá, uma zorra total.

Estava analisando a falta de criatividade e inspiração dos caras e cheguei a conclusão de onde está o erro. Ele está no fechamento da igreja para a boa música. Já faz tempo que a igreja instituiu o discurso que diz “levitas não podem ouvir música mundana” a pergunta é por quê? Se não podem ouvir música mundana, na hora do “Parabéns para você” eles devem se retirar e recusar profanar o santo oficio do levita.

O problema do referencial evangélico é que devido ao surgimento das adorações (extravagantes, ousadas, dos quatro seres…) ficou esquecido o legado dos grandes artistas cristãos. Daí a turma não teve alternativa a não ser debandar e ouvir os chamados e temidos “músicos seculares”.

Tenho uma opinião sobre isso. Pode até existir música profana, mas sustentar isso generalizando seria ignorar grandes obras primas da música como “Nessun dorma” de Puccinni, canção da América de Milton nascimento e uma série de outras canções que mexem com nosso ser. Tenhamos bom senso!

E no mais, tudo na mais santa paz!

***
Postado por Márcio de Souza, no Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

19 COMENTÁRIOS

  1. A Paz Do Senhor Irmãos!

    Pode deixar depois desse post, Vou sugirir para o pastor da minha igreja coloque um CD do Milton Nascimento antes dos cultos,sabe aquele intervalo que tem nos cultos antes de começar?
    Só para dar uma "relaxada", uma boa musica edifica a Alma certo? As letras Dele são mesmo maravilhosas.
    Ou até quando Eu estiver fazendo um esboço, irei ouvir Milton Nascimento, pois sou fã da maneira que Ele Toca…

    Irmãos vamos parar de buscar as coisas desse mundo que são totalmente do maligno, Pois o Mundo jaz no Maligno.
    E Buscar só a Jesus, se esforçando para viver da maneira que Ele nos ensina na biblia.
    E Logo tendo comunhão com o Senhor diariamente.

    "SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo." (I Coríntios 11 : 1)

  2. Muito bom. Esse neurose com a música é uma incoerência total. Ninguém faz distinção entre secular e sagrado ao escolher um restaurante, um médico, uma roupa, uma viagem, etc. Por que essa esquizofrenia com a música? Chega de bitolação. Nossa Senhora!

    Ps: Esse "nossa senhora" foi só pra escandalizar. rsrssr

  3. Discordo em partes:
    Sou músico – não atuante – e vejo que musicalmente há uma melhoria de qualidade nessa área. Nada mais comum, já que a "coisa" se industrializa e comercializa a cada momento. Existem não poucos profissionais respeitáveis neste MERCADO.

    Quanto as letras, não é de agora que, quando um músico "gospel" está em baixa, ele regrava corinhos, hinos da Harpa. Quantos já regravaram "Rude Cruz"? "Mais Perto Quero Estar?"(desde o Titanic, rss)

    Essas músicas são os ventos de mercado: Quando determinado cantor "estourou" falando sobre "águas", automaticamente outros cantores adotaram o tema…
    Assim é com corsas, jardins, chuvas, Zaqueus, arcas…
    O que não se pode esquecer que "Castelo Forte"(de Lutero?) foi uma adaptação feita por ele de uma canção cantada nos "botecos" da época.

    Esse saudosismo é típico de crente velho…huauhauh.
    Será ficarei meio dinossauro assim?
    "Tenho saudade dos tempos do Oficina G3, Soraya Moraes, Aline Barros…bons tempos aqueles…"

    Um abraço

  4. A Bíblia diz para sermos imitadores de Cristo ou para imitarmos à Cristo até o ponto que achamos que nos convém?
    Se sua resposta for a segunda opção, Ai Sim o que Eu postei é uma Neurose.

    Se uma pessoa busca a Cristo de Verdade não se embaraça com nada desse mundo.
    Mais Vive para Ele.
    Mais se a nossa opção for viver para Cristo, mais dar uma "espiadinha" no mundo, estaremos servindo à 2 Senhores.

    "E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou." (II Coríntios 5 : 15)

    Fica Na Paz Do Senhor

  5. Já se comentou dias atrás aqui nesse blog sobre essa divisão do que é de crente e do que não é de crente, inclusive com a música como foco.
    Pois é…
    Com tanto lixo musical no cenário dito evangélico, de repente é uma boa hora pra se reavaliar certos conceitos…
    Ave Maria! (Também para escandalizar rsss)
    E tem gente que diz (minhas amigas católicas) quando se surpreedem com alguma coisa:
    -Jesus, Maria e José! (Pois já que Jesus não é suficiente, então que socorra "a familia toda" logo rss)

  6. Sergio Pimenta, Edilson Botelho, Jayro Trench (Jayrinho), Paulo Cesar, Asaph Borba, Janires, Adilson Rossi,Jorge Camargo, Aristeu Pires Jr., Stenio, e mais uma nao muito longa lista de arautos de Deus, que traziam e ainda trazem coisas lindas ate nos, realmente, eles estao em extincao e nao vemos substitutos…
    A questao e', que os interesses agora estao voltados para aquilo que "vende", se nao vende, nao tem uncao, se o povo nao gosta, nao e' de Deus, se nao tiver determinadas "palavras chave"
    (palavras da moda) na musica, nao serve…
    Uma pena, porque deveriamos estar nos preocupando com aquilo que agradaria a Deus e nao com o que agradaria o povo, e realmente, so se canta aquilo que o povo quer ouvir. Tocou no radio ?Fez sucesso? Tem uncao ! E' de Deus!
    E por ai vai a "boiada".
    Ainda continuo dizendo que: "Levita", se nao for descendente de judeu e da tribo de Levi, pra mimm, e' quem pratica levitacao…
    E tenho dito.

  7. Olá Márcio!
    Temos bons músicos sim, que cantam o evangelho com a nossa brasilidade, você citou alguns como Sérgio Pimenta que já não está entre nós, mas temos também o João Alexandre, o Logos e tantos outros! O fato é que esse tipo de música não é música de massa, o João Alexandre por exemplo, não ouço suas músicas nas rádios, não ouço também nenhuma música do Jorge Camargo, vencedores, etc. música que se oferece para o povão são essas que você falou de anjo pra lá, fogo de cá…
    Na minha igreja por exemplo tem um cara que canta músicas do estilo dos vencedores,evangélica mas com cara de MPB, ele foi na gravadora do Silas Malafaia, antes foi na igreja e falou com o próprio Silas e até hoje tá esperando a resposta, o cunhado dele disse que teria que ver se é o estilo da gravadora! Você já viu o estilo de cantores de lá? Que ele lança? Pois é! Tem gente boa por aí sim, falta é oportunidade! Domingo passado este meu amigo cantou na igreja duas músicas dele, e sabe qual foi o comentário da semana? Que suas músicas parecem músicas pra se ouvir no barzinho,mas não falaram de forma perjorativa não, falaram no sentido de ser muito parecido com a nossa música popular brasileira, com o nosso rítmo, nossa levada, coisa suave, pra se refletir, até o pastor ficou encantado! Viu? As pessoas até gostam e apreciam, mas não é isso que é oferecido!
    Grande abraço!

  8. Impressiona como o tal do crente é bitolado.

    Se soubessem ö que acontece de podre no meio desses "levitas" que negociam a alma pra fazerem sucesso e venderem suas músicas ridículas…

    Prefiro mil vezes os "mundanos" Miltons e Djavans que os "sagrados" Diante do trono e Fernandinhos. Gosto muito também de Stênio Marcius, Silvestre, Expresso Luz, e tantos outros que cantam a beleza do criador de forma pura e genuína, mas que não são conhecidos pela imensa maioria, que prefere os apaixonados da prosperidade e extravagância.

    Até quando vão insistir nessa idiotice de achar que só é de Deus o que sai de seus arraiás?
    Antes da reforma protestante qualquer música era profana, é isso? Ou será antes da fundação de suas igrejas?

    Tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém. E digo, esses mantras gospel e essas porcarias que tocam nas rádios ditas evangélicas em troca de jabás não me convém.

    Que nosso cuidado ao ouvirmos uma música não seja se ela foi feita por um crente ou não, mas apenas se é boa ou ruim. Até por quê seria meio complicado pesquisar a vida dos cantores, não é mesmo?
    Já pensou? Peraí, o cara quem fez essa música é de qual igreja? Ele fala em linguas? Tem a ünção?

    Que o Santo Espirito nos livre do peso do legalismo e nos ensine a viver em paz,conscientes de que a graça atinge a todos.

    Ou aprendemos isso ou só comeremos comida feita por crente, vestiremos roupas de costureiras crentes, assistiremos filmes de crentes…
    Ah, só pra informar: A Internet não foi inventada por nenhum crente, viu? Nem o computador.

    Cristo sempre preferiu a companhia dos mundanos. Possivelmente eram mais leves e agradáveis.

    Júlio Koenigkam

  9. Ainda existe cantores cristãos autênticos, que procuram adorar verdadeiramente a Deus.
    O problema é que ninguém compra os CDs deles.
    Como ouvir, se não há quem toque?

    Paz
    Luis

  10. Márcio disse,..Higor, é uma boa sugestão a sua… jamais conseguiria montar um sermão bíblico ouvindo Raíssa e Ravel ou adjacentes… uma pergunta, música do mundo? existe isso? existe "dó sustenido gospel"?

    Pergunto:ouvindo Milton Nascimento vc consegue?

    Veja bem ,não gosto de nada desse mundo gospel ,por isso só ouço hinos da harpa cristã ,mas também não ouço nada do "mundo",antes de conhecer a Cristo curtia esse estilo musical,Milton,Djavam,certa vez nos encontramos com eles nesses "bares da vida" aonde muita bebida e muita droga rolou ,agora qdo ouço qualquer menção a esses cantores me vem a cena daqueles tempos sem Cristo,e isso me enoja,…não meu caro isso não é para Cristão.

  11. Cidinha o Seu Testemunho é Perfeito, só quem tem experiências com o que "rola" de verdade no meio musical do mundo, pode afirmar que essas musicas mundanas são totalmente inspiradas pelo próprio Satanás, mesmo tendo letras lindas, mais como Você disso o que acontece nos bastidores revela toda a verdade.
    Que Deus continue abençoando Sua Vida.

  12. A Bíblia Diz que, quem domina o Mundo é o maligno, o próprio Inimigo de nossas almas rege esse Mundo, podemos entender que o Inimigo controla desde o sistema político até o sistema cultural.
    Os Autores de qualquer outro tipo de musica que não louva à Deus estão sujeitos a Satanás, pois vivem fazendo a vontade dele, pois fazem parte do sistema desse mundo, e não foram libertos por Cristo, e nem seguem o que Cristo ensina.

    Ao invés de encher nosso coração com letras inspiradas por Homens Mundanos ou até inspiradas pelo Inimigo, pois ele é o Dominador desse Século, não seria melhor procurarmos letras que adorem à Deus?

    Um versículo isolado, que o contexto fala sobre um falso profeta, mais pode ser usado para mostrar que qualquer pessoa que não conhece a Jesus, o seu entendimento é contaminado.

    Tito 1:15 Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis;

    antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.

    Uma inspiração Humana por certa já está contaminada

    E, além disso, creio que as musicas inspirada por Homens não Cristãos são muito perigosas, mesmo não tendo letras pecaminosas, pois contem muita soberba, Muitos autores se engrandecem pela capacidade de compor obras lindas, e de tocar instrumentos de uma maneira inigualável.

    "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo”.(I João 2 : 16)

    A Musica influencia nossos sentimentos por isso não à nada melhor do que ouvir musicas verdadeiramente inspiradas por Deus.

    Para resumir isso a bíblia nos ensina que devemos ser imitadores de Cristo, Eu não vejo Jesus Cristo ouvindo, ou até mesmo tirando proveito de nenhuma canção “Mundana”.

    A Paz Do Senhor Irmãos, que Deus continue abençoando nossas vidas.

  13. A Paz Do Senhor Irmãos!

    Respondendo alguns questionamentos.

    A questão não é se o Dó Sustenido é “Convertido”, mais sim se a pessoa que está expressando esse Dó Sustenido é servo de Deus, ou é Servo Do Maligno.
    O talento do Milton Nascimento não veio de Deus como Eu mostro abaixo em algumas citações bíblicas.
    Sobre Raissa e Ravel, as letras dos louvores até que são bem abençoadas, mais a maneira que a dupla canta (ritmo) às vezes não agrada todos.
    Eu gosto, mais se for ver não é um ritmo tão refinado, isso não quer dizer que não Louva a Deus.

    Eu prefiro ouvir louvores, pois aumentam minha comunhão com Deus.

    Para quem prefere ouvir musicas que não edificam em nada o nosso espírito, e podem até ser inspirada por demônios (o mundo jaz do maligno), não vejo o que fazer mais sim orar.

    Como fui qualificado por um comentarista de Crente Bitolado e Idiota.
    Vou continuar sendo um “Crente Bitolado E insistir na minha idiotice”, pois o que faço é imitar a Jesus, e com certeza isso não é idiotice.

    Como postei no artigo “A MPB Nossa de cada dia”, vou escrever mais uma vez.

  14. Os louvores dos dias de hoje sâo do tipo adoradores sanguesuga, é só me dá quero isso ,me dá o teu poder, unção dobrada do teu espirito.Esquecem de exaltar e adorar o nome de Deus. sinto falta destes louvores nos dias de hoje.

  15. Não se pode cobrar atitudes de crente de quem ainda não é convertido. Qd experimentamos a bondade do Senhor e sentimos o mover real do Espírito Santo em nossas vidas (não falo de emoção, extravagâncias e etc), então passamos a ter foco. Nossa vida não nos pertence. Pertencemos a Deus, fazemos o que agrada a Deus e o que agrada ao Espírito de Deus que está em nós. Sou professora de literatura, sei da importância de alguns cantores populares para nossa língua e país. Mas, qd ouço Chico Buarque debochando do sacrifício de Cristo na cruz, Milton Nascimento e outros fazendo o mesmo…. Maria Rita (uma das melhores, senão a melhor cantora atualmente no país) exaltando e adorando a satanás explicitamente e sem nenhum medo de perder a "clientela crente", percebo que é melhor eu aproveitar meu tempo lendo a palavra, ouvindo ou preparando uma mensagem, conversando com alguém, ajudando alguém (aliás, se sairmos de casa encontraremos várias pessoas precisando de ajuda. Se a música é para o momento em que estou trabalhando, então posso preparar uma mídia com a seleção de meus cantores preferidos e ouvi-los. Trabalhei em uma gravadora evangélica. Existem crentes e não crentes cantando música evangélica sim. Mas, o que vai nos fazer comprar ou querer ouvir algum cantor é o Espírito que está em nós que vai testificar com o q está no cantor. Ou não se acredita nisso? Bem, como eu disse no início…. sem conversão: sem este tipo de assunto. Aí o papo tem q ser outro: Jesus morreu por vc….!!! A Paz!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui