Masturbação é bom e eu gosto!

142
1758
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Márcio de Souza

Ouvi essa frase de um jovem que está a meses sem se masturbar. Ele disse: masturbação é bom e eu gosto, mas vicia e eu não quero ser dominado por isso. Qual o problema da masturbação? Os médicos chegam a dizer que faz bem pra saúde, que estimula a produção de espermatozóides. Entre a juventude, é natural que haja vontades, desejos, algo em torno de estimulação dos sentidos, afinal essa é a fase onde os hormônios estão em ebulição.

O problema da masturbação não está no mecanismo para chegar ao orgasmo, mas nos pensamentos que levam a excitação. Ninguém se masturba pensando num trator, ou numa lâmpada. Portanto, quando se pensa em masturbação, logo vem a luxúria e a lascívia e muitas vezes o adultério. Lembra das palavras de Jesus: “Pensou, pecou”.

Existe outra alternativa para evitar a masturbação? Sim, existe e se chama “polução noturna”. Esse recurso é espontâneo do corpo humano e acontece quando há um acúmulo hormonal e a polução funciona como uma espécie de válvula de escape para que você não precise se masturbar. Geralmente a pessoa sem precisar de estimulação amanhece aliviada e isso não constitui pecado.

Assine o Blesss

E no mais, tudo na mais santa paz!

***
Postado por Márcio de Souza, no Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

142 COMENTÁRIOS

  1. Então polução noturna não é pecado, mas neste caso se sonho com o que? Com um trator, ou com uma lâmpada?

    Santa ignorância!!!

    Pensar em sexo (com gente de carne e osso) é coisa mais humana e natural desta vida, e esta na estatística das coisas que se mais pensam durante o dia.

    Jesus não disse essa asneira: “Pensou, pecou”.

    Ele fala da projeção consciente para se cometer um adultério, pois mesmo que não se chegue nos finalmente o coração já se disponibilizou programando se para tal ato.

    Que negocio é esse!Vocês pensão que só tem menino aqui do outro lado? Todo homem sabe que para ele cometer um adultério ele tem que se projetar a isso, essas coisas não acontecem por acaso, mesmo que ele seja a “vitima” da sedução , ele sabe em que fim vai dar a historia.

    É disso que Jesus falou: do esquema que o homem faz na sua cabeça para dar o bote, e não tem nada a ver com simples atração ou pensamentos fantasiosos da mente, mas sim de uma decisão clara e pragmática.O u seja o pecado do adultério começa antes de se concluir, ou mesmo se o homem fracassar na sua investida.

    Que isso tem a ver com masturbação? Tal pré-conceito vem da busca doentia dessa santidade de auto realização, onde se priva dos desejos naturais como um meio de elevação espiritual.

    Não se nega a si mesmo para si mesmo, mas negamos nossos desejos quando se satisfeitos trariam feridas ao outro.

    No mais, Masturbação é bom e eu gosto!

  2. Poizé…
    E quando é a mulher que se masturba?
    E qdo são pré-adolescentes que ainda nem precisam da 'polução noturna'?
    É um problema que não é tão raro e alimenta a pornografia na internet.
    Eu trabalho em escola e era bem raro um adolescente assumir isso em outros tempos…
    Hj em dia é comum, meninos e meninas assumem sem pudores…
    Nossos irmãos realmente tem que se ligar nisso daí…
    É um assunto dificil… Mas necessário!

  3. …E complementando o primeiro comentário, vamos deixar as lendas, os mitos e principalmente a hipocrisia de lado, porque pecado mesmo é querer reprimir um ato natural.
    Sem querer ser machista, refiro-me em especial aos jovens do sexo masculino, até por uma questão anatômica e fisiológica mesmo, com os hormônios gritando; mas a premissa aplica-se a ambos os sexos, ué!!!
    Refiro-me aos "normais" rss e, claro, chega a ser patológico quando há uma fixação, uma compulsão… como em tudo na vida!

  4. se masturba e o cumulo da rebelião contra a familia e o prazeroso e biologico sexo,cristoes de verdade abominan todo o tipo de pecado e vivem uma vida cheia da palavra!

  5. Greisder Sil,

    Pênis foi feito para a vagina e vagina para o pênis. Masturbação encontra sua essência no egoísmo, na busca de uma satisfação solitária.

    Achei interessante a colocação da amiga abaixo (resumo da ópera). Não são só homens que se masturbam, há mulheres e adolescentes que a praticam. E eu vou além: até casados…

    Masturbação é pecado, porque alimenta a lascívia. Na pulução noturna, a pessoa é passiva; na masturbação, ela é ativa. Aliás, quanto aos sonhos, geralmente a libido se encarrega de apagar da memória consciente o conteúdo possivelmente erótico do sonho.

    Masturbação é pecado, e dentro do casamento chega a ser gritante. Muitos maridos preferem o prazer solitário (que pode ser atingido em 5 minutos) do que ter que passar por todo processo (incluindo as preliminares), para experimentar o orgasmo junto com a parceira. Egoísmo… puramente isso. E a mulher, idem.

    Claro que quando falamos no pecado do pensamento, não está incluido a tentação momentânea, e sim o alimentar o pecado dentro do coração, chocando ovos de serpente dentro do peito…

    Abração,

    Leonardo.

  6. Resumo da ópera,

    O tema é bem complexo mesmo. A abordagem do Márcio na minha opinião é boa, porém parcial.

    Contudo, usando a hiperbole joanina, "se fossemos falar de tudo o que a masturbação, sexo ou adultério, diferenciando relacionamento saudável dos fetiches egoistas, nem todo o mundo conteria os livros que seriam escritos", rs…

  7. Polução noturna???

    Na boa, esse artigo é ridículo! Sempre entrei aqui, pois penso que o blog tem uma proposta legal de discutir temas interessantes, sem os falsos pudores dos crentes. Mas dessa vez…
    O tema é pertinente e poderia ser muito útil para os seres humanos de carne e osso que frequentam esse espaço. Mas o que se vê é uma ignorância absurda. Por isso que tem tanta gente reprimida e fustrada nas igrejas.
    O vício pela masturbação não é legal, como tantos outros. Ele é nocivo, quando substitui o sexo real.
    Quanto ao argumento de egoísmo, gozar sem se preocupar com a parceira pode, né? Não é pecado.
    Não discutam o que é pecado ou não, o vicio pela masturbação pode ser consequência de uma carência ou complexo, e que não será corrigido ou tratado pela seta da acusação e moralismo barato.

    Júlio Koenigkam

    A

  8. Leonardo, discorri sobre o único texto que poderia provar que masturbação é pecado, a qual você não ponderou. Masturbação não é, nunca foi e nunca será PECADO. Pecado são todas as coisas que ferem o próximo, se isto fere sua parceira, ai sim você tem razão.

  9. Aliás, me desculpe Leonardo, mas essa história que "pênis é feito pra vagina e vagina para o pênis" é meio verdadeira. Eles são feitos um para o outro sim, mas admitem saudavelmente uma brincadeira com a mão, com a criatividade, com a imaginação… O sexo entre pessoas que se amam é lindo, e a preocupação com a "linha tênue" que a divide com a perversão tá na cabeça conservadora de pessoas que talvez possuam traumas ou bloqueios por uma criação reprimida. Não sou psicólogo, mas tá claro pra mim que existem pessoas mal resolvidas e que buscam na religião fundamentos que justifiquem suas dificuldades nessa área.
    O livro de Cantares é metafórico, né? Não pode um livro da Biblia ser tão "imoral".
    Creio que nosso Deus,com sua rica e imensa sabedoria, nos propôs uma vida onde o prazer sadio tem vez. O que não deveria ter é o preconceito e a ignorância.

    Júlio koenigkam

  10. All are in the area of "achómetro" when it comes to a subject about which the Bible does not play much or any light on it.
      The fact is' that the more holiness, the more away from the world system and permissive, the closer to God, the further we will, automatically and without having to force of weeds and harmful practices. And do I mean by this that get away from it all and 'the solution.
      We have good teaching as "all me and it lawful, but not everything suits me" and others.
      The question and 'the simplest (not fail to be difficult): I do what I want my body?
      One can not forget that the temple I am now, and 'my body and I do want to use it and sometimes it will be defiling the temple ee' so 'go it' in the old Holy Bible to see what happens to the profane. ..

  11. Como que masturbação não é pecado? Claro que é! Quem se masturba logo imagina-se transando com a vizinha boasuda, com a capa da Playboy, com alguma mulher que ele viu. E a palavra diz que só de olhar e cobiçar já está pecando. Se o cara se masturba imaginando as Cataratas de Iguaçu tudo bem, mas se imagina alguma garota que não te pertence, isso é errado.

    Quando eu praticava a masturbação, sempre me sentia mal depois. Depois do prazer temporário, vinha uma tremenda tristeza, vergonha, insatisfação, depressão, culpa. Então não venha dizer que masturbação não é pecado, por que é! E pode acabar com a vida espiritual, fazendo a pessoa se sentir cada vez pior.

  12. Crente gosta de supor onde estão as delimitações do "pode-não-pode". De dizer ao outro o que deve ser feito de sua intimidade.

    "Chovê" se entendi: A polução noturna anula o pecado da masturbação (mesmo quando o sexo no sonho, involuntário ou não, embora mais nítido e realistico, podendo despertar desejos adúlteros após acordado), quando a masturbação, em si, "equilibra" os hormõnios fazendo a líbido recuar devido ao orgasmo, e como disse um amigo, "disopilando as idéias".

    Sendo assim, as cólicas menstruais também não devem ser controladas através de medicamento, já que são consequências do corpo e, naturalmente, serão sanadas após dias. (falamos de recursos naturais para soluções biológicas). Alguém pode dizer que forço no argumento, pois as cólicas menstruais – que transformam algumas mulheres em verdadeiros pitbulls de baton -se resumem a dor.

    Ah tá…dor pode, prazer não. Não está escrito por Paulo que não devemos viver "abrasados"? Enfim:
    Sexo nos templos bíblicos começava entre doze e quatorze. Hoje, garoto só vai pensar em casar depois da faculdade…enquanto isso? Faz Judô, natação,…

    Nós, crentes, não infantilizamos muito este assunto?
    Além do mais, acho tratores super sensuais…rss

  13. Para tornar mais agradável o tema, vamos comentá-lo com o humor cristão (à moda Jasiel Botelho)

    Usarei daquilo que Deus me deu de precioso, que é a capacidade de imaginar e pensar.

    Vamos lá:

    O que diria Deus sobre a masturbação:

    " A alma que se masturbar essa morrerá!"

    O que diria Salomão:

    "Um pênis é para muitas vaginas!"

    O que diria Davi:

    O pênis para mim é transgressor, pois me fez desejar a vagina alheia!

    O que diria Jesus:

    "Quem nunca se masturbou, atire a primeira pedra."

    O que diria o apóstolo Paulo:

    "Para servir a Deus, melhor sem o pênis."

    Continuem usando a imaginação, caros blogueiros… Mas a "use com moderação", como diz a propaganda de cerveja (rsrsrsrsrs)

  14. Meu Deus, quanta gente influenciada pela pós modernidade e pelo relativismo tão predominante no mundo! Masturbação para estes é como jogar video game de guerra sangrenta, ou seja, não é pecado matar, cortar o pescoço no video game, só na prática! hehehe!
    Se os cristãos dos tempos atuais não conseguem resistir a prática da masturbação por amor a Deus, conseguiriam morrer ou perder a vida pelo amor ao Evangelho?
    Que Deus tenha misericórdia!

  15. Júlio Koenigkam,

    Brother… Sinto muito se a postagem te ofendeu ou pareceu careta. Esse blog é editado por "gente" sim, como vc mesmo percebeu. Mas nós não podemos remover os marcos.

    Masturbação é pecado? Depende. Se o cara conseguir se masturbar pensando num bolo de chocolate, não vai ser. O problema é que a gente não é eremita… e acabamos fantasiando com a vizinha, com a colega da escola, com a amiga do trabalho, uns com a prima, com a atriz, com a mulher que saiu na playboy, e a lascívia não tem fim! Ah, sem falar na internet, onde o sexo está ao alcance de um click. Quando Josh McDowell revelou o número de pastores que consomem pornografia como voyer eu fiquei chocado, brother. É assustador o número de pastores americanos envolvidos nisso, e aqui não deve ser diferente.

    É um tema super complexo (eu admito), mas tratá-lo levianamente e consentir com a prática é pior. A gente precisa dizer que está errado sim, PORÉM, é um pecado como outro qualquer, e assim como há pecado, há perdão. Todo ser humano caído luta contra a lascívia, mano. A começar por mim! Não estou pagando de santarrão pra ninguém, só estou lembrando que a pornografia, a "imaginação", o descascar a banana… essas paradas comem a gente por dentro.

    Mas ninguém é obrigado a concordar comigo…

    Abraço mano,

    Leonardo.

  16. Ao anônimo:
    Masturbação é coisa de "pós-modernidade"? Ué…hã?

    Por isso sou meio avesso as estes assuntos: "É por Deus que não me masturbo mais!" – alguém pode declarar.(Pecado farisaico do Orgulho, Soberba)

    É por Deus que os padres recebem o pesado fardo do celibato. Agora se você já viu documentários como esses casos(http://cristaoconfuso.blogspot.com/2009/10/delivery-us-from-evil.html) poderia repensar sobre consequências de regras criadas em nome de Deus.

    O trabalho do Espirito é para o Espirito fazer(inclusive convencer sobre o Pecado).
    Estabelecer regrinhas – até mesmo sobre os pensamentos – é ilusório da parte de quem se disciplina a aceitar, assim como que se propõe a ensinar. O máximo que conseguiremos é gente fingindo que está tudo resolvido, e evitando tocar no assunto outra vez com você(ele já percebeu que um bate-papo não resolve e você ainda não).

    Se minha tara é por tratores(rss) ou eu achar cachoeiras extremamente libidinosas, também se configura o pecado da lascívia por minha parte(não por parte da cachoeira indecente que usa mini-saia escandalosa só para me provocar) o que gera em mim aumento de testosterona, e necessidade desta liberação "pós-moderna", ou mais um daqueles sonhos terríveis com tratores e cachoeiras de biquini.

  17. Leonardo, Arthur Menassi, Danilo Souza e anônimo:

    O cara sente aversão ao próximo, sente inveja, tem ambição, afeta espiritualidade e outras coizitas durante o dia, ate ai tudo bem, “tudo na santa paz” daí de noite ele não resiste e homenageia a vizinha, e acaba indo dormir com culpa se sentindo a pior coisa do mundo.

    Ai eu digo isso vem do Espírito de Deus? NÃO!

    Por que milhares de “pecadinhos” contra o próximo não nos causa essa culpa?

    Tabu, meu filho, TABU!

    Pensar em sexo com qualquer mulher do mundo não é pecado, porque sexo em si é saudável em qualquer relação heterossexual, pecado é a mentira e egoísmo destruição que se faz para consumar o sexo com outra pessoa.

    Isso não é uma luta contra o pecado, mas contra uma demanda legitima e poderosa da natureza. Da pra se evitar relações sexuais pecaminosas pelas circunstâncias de destruição e desrespeito que as envolvem. Agora lutar contra o pensamento e fantasias, isso é sacrifico de tolo, pois alem de na maioria ABSOLUTA dos casos não produzir resultado satisfatório e definitivo, adoece a alma, por frustrá-la numa busca equivocada de uma santidade de auto-realização.

    Fazer, pensar, fantasiar sexo é não só licito, como absolutamente necessário para o bem estar físico e psicológico, agora, envolveu alguém, alguém saiu machucado, lesado enganando ou usado, ai sim é pecado.

    Meu Deus do céu!!! Pra que um jugo maior do que se pode carregar pra que uma espiritualidade que só frustra, só aniquila as esperanças de se ser humanamente santo.

    Pra que desviar o foco dos verdadeiros pecados que cometemos durante a vida, e que não nos causa culpa.

    No mais, releiam o primeiro comentário

  18. Bom…acho bacana tratar do tema e ainda mais interessante esse momento dos comentários, onde nasce o debate de fato.

    Pessoal, eu vejo alguns problemas na masturbação que são bastante sérios, que se dão nas diferentes questões já ditas. A questão do vício é muito séria, especialmente se observarmos a presença dela dentro do casamento, é um ato que passa da mera substituição enquanto o sexo(efetivamente) não chega, para algo egoísta e que pode levar a cauterização da mentalidade e uma contínua sexualização da mente. Não sei se tá claro o que tou dizendo…mas a mente vai ficando torpe e cada vez mais se sente tentado ao ato, bom estou falando por experiência própria, mas não vou generalizar, cada um que fique atento aos efeitos em si. Outra coisa é o incentivo a indústria pornográfica que é algo a se pensar. Durante um bom tempo não me masturbava, mas assistia vídeos, via imagens…e essa prática ajudava a minha mente se perder cada vez mais em pensamentos dessa natureza. Temos que observar o que vai além da prática em si.

    Quanto a essa definição do pecado quanto a algo que faz mal ao outro e meramente, pode-se cair no risco de focar a visão somente nas questões mais objetivas e não perceber as consequencias mais posteriores que determinadas ações podem gerar. Além disso, se negligência o crescimento individual…

    Mas é fato, descascar a banana é bom…mas a custo de que? Entrar na onda da sociedade e começar a ver sexo em tudo…não sei…são idéias pra pensar. Valew gente…grande abraço!

    Fernando Guisso

  19. Leonardo,

    A Paz do Senhor, meu irmão!

    E quando se masturba pensando na esposa? Já que a esposa não quer fazer amor. Ou quando ela que masturba o marido? Na sua opinião, é pecado?

    Pois às vezes, estou afim de fazer amor com minha esposa, e às vezes ela passa dias sem querer fazer, eu respeito. E tem hora que ela quer fazer sexo o tempo todo e todos os dias. Mas quando ela não está afim, tem hora que quero me masturbar (pensando nela), mas vou fazer outra coisa: ler a Bíblia ou tento ocupar a mente com outra coisa. Mas teve algumas vezes que me masturbo e pensando nela. Será que é pecado? Já que ela não quis fazer e eu fiz pensando nela?

    Acho que esses dias ela está assim sem vontade de fazer todos os dias por causa da gravidez.. ela está com 8 semanas de grávidas. Será que diminui o libido?

    Abraços!

    Graça e Paz!

  20. Gresder,

    quer dizer então que vc se amarra num 5×1 né… é isso que você ensina pros jovens que te procuram? Eu não disse que na polução noturna vc deve sonhar com um trator… eu só disse que se vc sonhar com a "ju do pânico" fazendo loucuras com você e tiver a polução isso não é pecado, eu só não escrevi isso. entendeu agora ou quer que eu desenhe? E quanto ao pensou pecou, vc entendeu bem o que eu quis dizer, eu não to falando com nenhum idiota…

  21. Gresder, veja sua declaração: "Fazer, pensar, fantasiar sexo é não só licito, como absolutamente necessário para o bem estar físico e psicológico, agora, envolveu alguém, alguém saiu machucado, lesado enganando ou usado, ai sim é pecado." Isso foi a maior besteira que eu já ouvi quanto a isso. tudo isso que vc falou se não for com sua esposa é pecado sim malandro… cuidado, se vc for casado e estiver sonhando acordado com a mulher moranguinho em pleno ato já pe adultério hein mano! Não to falando de um pensamento corriqueiro, mas do sentido que vc usou aí na citação de fazer disso uma prática… é pecado mano, corrija-se

  22. Marcio de Sousa, a mais ou menos cinco anos eu escrevi no final de uma crônica de um livro meu, desse jeito: “e assim vivo a vida na esperança de não mais jogar fora a centelha de vida, que pode acender no útero de uma mulher, a chama da vida” era um poema com teor de literatura naturalista a qual mais de duzentos jovens e homens de minha igreja leram.

    Conseqüência: alguns homens e jovens livres! Da masturbação? Não! Mas livres para servir a Deus sem culpa, sem neura, sem frustração e baixo estima!

    Sou solteiro, 28 anos e me amarro em mulher de carne mesmo, mas como é praticamente dificílimo sexo sem pecado no meu caso, eu tenho que ficar na mão mesmo.

    Mas não se preocupa não, provavelmente eu vou me casar com uma moça que pensa como eu, assim o dia que eu quiser fantasiar, eu sei que ela vai me dar esse direito.

  23. Caro Leonardo, concordo quando diz que o assunto não deve ser tratado de forma leviana. Também não deve ser abordado com a superficialidade e pequinês de um texto simplório e moralista.

    Querer classificar tudo em pecado ou não pecado é raso demais, nesse conceito a Bíblia poderia ser trocada por uma imensa lista do que podemos e o que não podemos fazer. Desprezaríamos consciência, contexto e história.

    Sei que a graça é a razão de estarmos vivos. E é só por ela que o marido "egoísta", que nunca se preocupou com o orgasmo da mulher, será perdoado. Assim como a mulher que pensa no Brad Pitt enquanto transa com o esposo, se masturbando com o pênis do marido…
    Tanta forma de obter "prazer solitário" mesmo estando a dois.

    Continuo achando que se preocupássemos mais em levar as pessoas e a nós mesmos ao pé do Cristo, preenchendo nossos corações com o amor do Pai, não haveria espaço para vício e compulsão nenhuma.

    Que Deus mostre a cada um de nós o que nos tem afastado dele. E que não seja preciso nenhum religioso nos apontar o que é pecado ou não, mas com sabedoria e humildade ajudemos uns aos outros a entender o propósito de Deus em nossas vidas.
    Sem julgamentos ou hipocrisias.

    No mais, parabéns pelo blog. Vou continuar vindo aqui e retendo o que é bom.

    Júlio Koenigkam

    Júlio koenigkam

  24. Ah, pra encerrar:

    Quando Cristo diz que "se no seu coração a desejar, já houve o pecado", é tão somente pra dizer que dependemos da graça. Ou seja, ninguém queira ser salvo por tuas obras ou auto disciplina. Somos inteiramente dependentes da misericórdia do Pai.

    Ainda bem…

    Concluindo, jamais faria apologia a masturbação. Se ela te faz mal, deve ser evitada. Assim como o vinho, a carne, etc.. e etc..

    Mas se resolver espancar o palhaço, não permita que a "moral e os bons costumes" o deixe deprê, se sentindo o pior dos pecadores.

    Agora, vai um conselho: Não cheguem ao ponto de uma "poloção noturna". Vai sujar teu pijama e o lençol.

    Júlio Koenigkam

  25. Gresder, tudo isso que você está falando tá parecendo desculpa pra justificar tal prática. Pelo que parece tu curte descabelar o palhaço hein, e quer inventar desculpas para não se sentir culpado.

  26. Masturbação, quando se tornando a única e exclusiva forma de expressão sexual de algum indivíduo, acontecendo habitualmente, manifestando-se como vício sexual, é patologia psíquico-sexual, é pecado por ser o uso de uma linguagem que tem por fim um diálogo, não um monólogo.

    No mais, masturbação ocorrendo com adolescentes ao descobrirem suas possibilidades corporais, sendo então um fenômeno do reconhecimento da própria natureza humana, não se fixando como algo permanente nem exclusivo no que tange ao sexo, não deve ser tomado com gravidade — não é saudável tratar tal prática como pecado sem analisar a complexidade de tal manifestação em cada circunstância e, principalmente, idade.

    Masturbação não é nem bom nem necessariamente ruim, por isso eu nem gosto nem desgosto, provei-a no momento oportuno e agora, adulto, abandono-a para vivenciar uma sexualidade madura que se manifesta como comunicação amorosa.

    Quem assim quiser crer, creia!

  27. Arthur Menassi,primeiro vem a minha paz, depois a explicação dela.

    No mais, me perdoe a insistência, arrogância e petulância e releia o primeiro comentário, entender o que Jesus quis dizer sobre o pensamento do homem, é fundamental para esse tema.

  28. Concordo plenamente com o Humberto e em partes com o Gresder Sil.

    Nós temos que ser moderados e usar do bom senso quando tratamos deste assunto, ao afirmar do jeito que está posto.

    Aí com isso voce reprime os adolescentes novos que estão começando a se descobrir, e tudo que se reprime (como pulsão natural do ser) volta futuramente dum jeito pior, como doenças sexuais piores causadas por essa repressão.

    Com isso não estou incentivando a prática em si, mas como o Humberto falou, o problema está em que isto se torne um vicio, em que isso não seja uma prioridade na sua vida.

    Sobre isso, acredito que a gente deve cuidar, podar, tratar com bom senso, respeitar, e não condenar ao inferno um garoto de 12 anos que descobriu algo novo que faz parte da vida dele.

  29. Desculpem, o texto saiu em ingles, acima…
    Todos estão na área de "achómetro" quando se trata de um assunto sobre o qual a Bíblia não jogar muito ou alguma luz sobre ela.
    O fato é de que quanto mais santidade, mais longe do sistema do mundo e permissiva, o mais perto de Deus, quanto mais nós, automaticamente e sem necessidade de força de plantas daninhas e práticas nocivas. E eu quero dizer com isto que ficar longe de tudo e 'a solução.
    Nós ensino têm boas como "toda e me é lícito, mas nem tudo me serve" e outros.
    A pergunta e 'simples (não deixa de ser difícil): Eu faço o que eu quero o meu corpo?
    Não se pode esquecer que o templo estou agora, e 'o meu corpo e eu quero usá-lo e, por vezes, será contaminando o templo ee' so 'ir para ele', na antiga Bíblia Sagrada para ver o que acontece com o profano. ..

  30. Eita que o negócio pegou fogo aqui. Eu ri demais com o comentário do Zé Luiz " transformam algumas mulheres em verdadeiros pitbulls de baton" Essa foi ótima. Ainda bem que pode tomar um remedinho né, senão, eu estaria morta há dois dias, pq to sobrevivendo na base do remedinho e bolsas de agua quente. Bom, mas vamos ao que interessa.

    De tudo isso que eu li, eu prefiro ficar com o que a palavra do Senhor nos afirma.
    "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." ICo 6:12
    "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas edificam" ICo 10:23

    Será que realmente esta pratica traz alguma edificação pra vida do servo de Deus? Isso é uma pergunta que cada um tem que responder ao Senhor, que é a quem vamos dar conta de nossos atos no juízo final. Faça como o Senhor te ensina.

    Eis uma matéria bem interessante sobre o assunto
    http://www.vivos.com.br/180.htm

  31. Ainda não consigo entender como alguém pode crer que se masturbar pensando, desejando e cobiçando alguém que não lhe pertence pode ser certo. Malícia é errado, é obra da carne. Não tem como alguém dizer que não é pecado.

  32. Meus amados, quem gosta de descascar a banana vai arrumar a desculpa mais esdrúchula do mundo pra fazer, mas quem quiser se afastarda luxúria vai fazer o que é certo e espantar o passarinho que quer fazer ninho da sua cabeça (ou da sua mão)

  33. Marcio, eu espero mais de você, argumentos refutações conversa franca.

    Meu caro você ta pensando que eu sou o que?

    Você acha que eu inventei uma tese ou questão como desculpa?

    Particularmente eu não bebo cerveja, mas poderia debater e dizer que beber cerveja não é pecado (nunca foi) e ficaria aqui com quem fosse incansavelmente, e olha que eu poderia explorar a bíblia filosofia teologia, daí você diria que eu sou mundano e estou arrumando desculpas?

    Fala serio!!!

    Refute cada ponto que eu abordei desde o começo, daí a gente conversa.

    Mas não leve isso como desafio, e me desculpe pela forma como comecei o primeiro comentário, foi para provocar a discussão do assunto, nada pessoal, tanto é que as vezes comento e leio seu blog e gosto de muita coisa que você fala.

    Mas nesse assunto, ninguém ajuda os jovens que padece, antes simplesmente diz: é Pecado lascívia etc., e lavam a mão na inocência por ter ensinando a “verdade”. Ou seja: foge do assunto assim como um pai e mãe foge de conversar sobre sexualidade com seus filhos.

    Eu venho aqui e derramo a minha intimidade diante de você, uso argumento do começo ao fim, daí você do seu nicho seguro de opinião objetiva de pastor (sem argumento algum que refute principalmente a minha primeira abordagem) e me sentencia. Desse ate mim, daí você estará no meu nível e em condições de dialogar comigo.

    Perdoe-me a arrogância, mas esse tema e tudo que envolve sexo, proibições e moralidade me interessa muitíssimo. Cansei dessa impassívidade improdutiva de conselhos insustentáveis de gente que tem que manter o bom costume da igreja a custo do anacronismo espiritual dos cristão.

    Já desisti de vario debates por me sentir mal com minha persistência e presunção, mas nesse aqui eu estou muito confortável, e até quer me rendeu alguns seguidores rsrsrs

  34. A Paz Do Senhor Irmãos!
    Eu concordo com Nosso Irmão Leonardo, só acho que a polução noturna, também é pecado, pois os sonhos eroticos são frutos de tudo que vimos no dia-dia.
    Nosso olhos são as candeias do corpo, caso os olhos sejam maus o corpo é tenebroso.
    Mesmo um simples olhar para mulher bonita no nosso dia-dia, pode virar um sonho erótico muito emocionante, mesmo sem nós mesmos nos esforçarmos para isso.
    Dai vimos que nossa natureza pecaminosa aflora mesmo contra à Nossa vontade.
    Como Paulo Diz: O bem que Eu quero fazer não faço.

    Por isso creio que mesmo em sonhos eróticos involuntários, devemos orar quando acordamos e pedir perdão.

    Uma das piores conseqüências da masturbação, é que a mesma, vai minando os nossos sentimentos, destruindo todos os valores que um dia foram instituídos por Deus.

    O Comentário do Irmão Levi Bronzeado, foi um mais engraçados que Eu vi na minha vida…..rsrsrs

    Fiquem na Paz Irmãos!

  35. Ponha uma música bem sensual para ouvir baixinho e em silêncio, e vá lendo este belo e erótico trecho de Cantares de Salomão(usando a imaginação, é claro). Depois me diga sinceramente o que aconteceu.

    Degustem isso aqui:

    Já despi a minha túnica; como tornarei a me vestir?
    Já lavei os meus pés. Como os tornarei a sujar?

    "O meu amado meteu a sua mão pela fresta da porta." (aumente um pouquinho o som da música, agora) "E as minhas entranhas estremeceram por amor dele.

    "Eu me levantei para 'ABRIR' ao meu amado, e as minhas mãos destilavam mirra". (ÔÔÔÔÔ Glória)

    Os meus dedos gotejavam 'MIRRA'(pode ser outra coisa?)sobre a maçaneta da fechadura (Vá com calma)

    "Eu ABRI ao meu amado, mas…."

    Até aqui é o bastante para saber se o teste foi positivo ou não.(rsrsrs)

    Obs: Conte seus batimentos cardíacos antes e depois desse delicioso e provocador trecho do maior conhecedor bíblico de sexo – O nosso velho Salomão.

    UM LEMBRETE: Se os seus batimentos cardíacos estavam entre 90 e 100 no início, e após esse delirante poema sexual, foi para mais de l10 você passou no teste.
    Se os batimentos permaneceram inalterados, você está morto meu irmão(carnalmente falando).

    ATENÇÃO: O Viagra tem muitas contra indicações. Não tomem sem antes consultar o médico.

  36. Irmão Levi Bronzeado Vou usar esse seu texto agora mesmo posso? Rsrsrs
    Para seguir os conselhos do Gresder Sil Rsrsrsrs

    Meu amado Irmão Gresder Sil(não leve à mal a brincadeira), Esse texto não tira o foco dos outros pecados, mais alerta sobre mais um pecado que prejudica a nossa comunhão com Deus.
    Vamos buscar termos frutos do espirito, e mortificar essa carne pecaminosa, mais como?
    Buscando fazer a vontade de Deus uma vez já relatada na Biblia.
    Só o Senhor Jesus pode nos ajudar!

    Fiquei na Paz Do Senhor

  37. E ACONTECEU no mesmo tempo que Judá desceu de entre seus irmãos e entrou na casa de um homem de Adulão, cujo nome era Hira,
    E viu Judá ali a filha de um homem cananeu, cujo nome era Sua; e tomou-a por mulher, e a possuiu.
    E ela concebeu e deu à luz um filho, e chamou-lhe Er.
    E tornou a conceber e deu à luz um filho, e chamou-lhe Onã.
    E continuou ainda e deu à luz um filho, e chamou-lhe Selá; e Judá estava em Quezibe, quando ela o deu à luz.
    Judá, pois, tomou uma mulher para Er, o seu primogênito, e o seu nome era Tamar.
    Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do SENHOR, por isso o SENHOR o matou.
    Então disse Judá a Onã: Toma a mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita descendência a teu irmão.
    Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão.
    E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou.
    Para vocês que não são bons interpretadores de texto, eu traduzirei a história. Judá tinha três filhos: Er, Onã e Selá. Um belo dia, Judá encontrou Tamar e achou que ela seria uma boa mulher para Er, o primogênito. Aí MEU PAI1 o SENHOR decidiu que Er era mau e o matou.

    Sem filho para casar com Tamar, Judá decidiu dá-la para Onã, para que este gerasse a descendência de seu irmão (?). Prestem bem atenção aos versículos 9 e 10:

    Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão.
    E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou.
    Ou seja, Deus matou Onã porque enquanto ele possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra. Em resumo, não podemos desperdiçar sêmen. Ele de ser usado sempre para reprodução.

    Sedes santos porque Eu Sou Santo Diz O Senhor.

  38. Ah, concordo com o Dark… Mas adiciono o 0,01% que faltava… Creio que 100% já se masturbou…

    Agora o que falta é saber: como eles se sentem diante de Deus? Culpados? Inocentes? Inocentados?

    Jogar a culpa no colo dos outros é fácil… Tirá-la, como Jesus fez com a de cada um, não é… Deveríamos ter misericórdia dos outros como Jesus teve da gente…

    Abraço…

  39. Só um detalhe: na polução noturna não há indícios de que todo o nosso desejo seja descarregado, como se passássemos a nos sentir aliviados depois. Na verdade o que ocorre é a liberação do material acumulado no corpo, algo fisiológicamente necessário.

    Daí até ocorrer também no psicológico da pessoa, é outra história.

  40. Boa Irmão Wesllão!

    Sobre o sentimento de culpa, existe pessoas que se dizem convertidas e muitas vezes pecam, mais não sentem culpa, isso também pode ser por essa pessoa ter a conciencia cauterizada.
    Nada melhor como a Biblia para nos mostrar o que é pecado de fato e nos afasta de Deus.
    Não se esquecendo que pode até ter certas coisas que não são "totalmente pecados", mais levam ao pecado.

    Fiquem na Paz Irmãos!

  41. "Andai em Espírito,e NÃO CUMPRIREIS AS CONCUPISCÊNCIAS DA CARNE" sejam elas quais forem,lamento se a maioria acha a masturbação algo até recomendável.
    Seria interessante lerem o que o Apóstolo Paulo diz a respeito do pecado de impureza e lascívia.
    Acreditando que estou me dirigindo a salvos em Cristo deixo minha saudação em Cristo…

    Pr.João Laurentino AD Montreal-Canadá

  42. O comentário do Marcos Apolinário levantou uma outra questão, e já mudando do assunto Masturbação, que já foi bastante comentado.

    Hoje em dia se fala em planejamento familiar, o que combina com a orientação do Senhor para que sejamos pessoas conscientes daquilo a que estamos nos propondo a fazer ou construir. Se teremos condições de levar tal plano a cabo, ou seja: terei condições de dar uma vida digna ao filho que colocarei no mundo caso fecunde minha esposa, ao transar com ela sem um método contraceptivo e em período fértil? Combina ou não combina? Beleza.

    Nosso amado irmão colocou que o sêmen não pode ser desperdiçado e deve ser usado sempre para reprodução, baseando-se naquela passagem (e já que ele não colocou a referência, tb não vou me preocupar com isso).

    Vamos comentar acerca dessa colocação: Quando o Senhor mata Onã, por qual motivo ele o faz? Por causa do sêmen desperdiçado ou por causa da maldade do coração dele, do seu egoísmo? É um caso a se pensar, concordam? Heim, Léo?

    Eu uso preservativo para evitar filhos já há 8 anos, que é o tempo que eu tenho de casado. Desde então, tenho "desperdiçado" sêmen sempre que posso…rs. Como fica o meu caso e o caso de TODOS os que usam este método contraceptivo, sem falar dos demais, por conta do planejamento familiar, que procede, de acordo com a orientação divina para a prudência? Nos ajudem.

    Quanto aos demais comentários acerca da masturbação, gostaria de deixar 2 indicações de literatura para ajudar a entendermos um pouco o assunto: "No altar da idolatria sexual – Steve Gallagher" e "Estudos no sermão do monte – M. Lloyd Jones – (especificamente o capítulo que trata do adultério)".

    Espero ter contribuído para o debate.

    Paz!

  43. vichi jah vi que tem um monte de punheteiro aqui (não me desculpe o linguajar) credo vai nessa se ate tua mulher te pegar fazendo isso ela se sente horrivel… imagina vc lah orando e enforcando o palhaço ahan sei.. palhaço é quem posta comentarios como se Jesus tivesse dito .. sim faça descasquem suas bananas .. bando de bode …

  44. "Pela auto-disciplina sois salvos por meio das regras, e isso não vem de vós é dom da carne".

    Depois de ler, rir, e angustiar-me com tanta hipocrisia, fiquei aqui, na minha e até agora nada se acrescentou de definitivo.

    Nesse caso percebo que:

    Não existe verdade absoluta para certas coisas (será), é como alguém perguntar se é pecado orar de olhos abertos, usar mini saia, ou cortar o cabelo, ou marturbar pensando em trator, cachoeira (que gosto, éca).

    Posso dizer nesse comentário simples que como todo mundo, não desejo ser hipócrita.

    "Todas as coisas me são lícitas….. não me DEIXAREI DOMINAR POR NENHUMA".

    DOMINAR, SER DOMINADO…….

    Bereiano

  45. Se acham que não tem nada a ver, dê uma olhada neste site: http://www.sexxxchurch.com e no http://www.libertoxxx.com

    Quem só vê o lado fisiologico positivo da masturbação não faz ideia do que ela pode causar psicologicamente, socialmente e espiritualmente.
    Digo isto não apenas fazendo uso da razão, mas com alguém que lutou por 4 anos para largar esse vício, aliado com o da pornografia.

    Deus tenha misericórdia de nós.

  46. Tema muito pertinente.
    Apesar de não estar na Bíblia que masturbação é pecado, luxúria é. E qualquer pessoa que a faça, a faz com luxúria…
    Me parece que nossa cultura nos leva a pensar demais em sexo e, por conseguinte, masturbação.

  47. Imaginem a situação:
    Mantinha relação sexual com minha namorada (hoje esposa) há 4 anos. Me converti, e ela um pouco depois. Entre a conversão e o casamento foram dois anos, sem qualquer tipo de contato íntimo.
    Quem é que aguenta? O corpo do jovem não para de funcionar, de produzir espermatozóide, os hormônios estão em ebulição, etc…
    E lá estou eu, naquela situação, esperando a tal da polução noturna que não vinha… um, dois, três meses. Qual era a saída, se não "descascar a banana" de vez em quando? E quem nunca o fez, como já dito, seja o primeiro a atirar a pedra. 🙂
    PS: Depois de dois anos nessa luta, me casei.
    Já faz 9 anos. Ufa… Graças a Deus.

  48. eaí gente beleza?…antes de abrir este tópico já sabia q tava dando samba..rsrrs
    Eu creio no Evangelho de Cristo, e sei q esse assunto chega a ser meio controvérso em função de a bíblia não tratar dele diretamente. Mas se a Letra não pode, ás vezes, ser precisa, concerteza o Espírito Santo é. E acredito q Ele testifica isso com espírito daquele q Lhe está sintonizado, o indivíduo sente e sabe onde está o erro. Mas como se precisa haver o senso comum à respeito, em função dos que precisam ser ajudados nessa questão, usamos da letra da nossa boca. A minha letra pra vcs é essa (claro, baseado no Espírito q me tem testificado): O pecado surge na mente, na consciência. Animais vão para o inferno? Que eu saiba não(se alguém souber q sim, pode me informar à respeito, já q só falo o q aprendi). Neles não há consciencia. Seus atos obedecem seu próprio instinto e aprendizado direto e indireto, com o senso de julgamento quase nulo, não há consciência. A consciencia do Ser, q podemos até dizer ser o espírito de cada um de nós, humanos, é q faz a diferença entre os organismos da Terra. O pecado mora aí. O conhecimento do Bem e do Mal, nos faz ter a capacidade de identifica-los própriamente na Realidade, na Natureza, no universo do nosso ser. Quem pode culpar um cachorro macho q se masturba (ou que tenta) com um urso de pelúcia (como já vi) se não, por ora, os seus donos lhe permitiram uma parceira? Um belo exemplo de como a decisão do Ser (Consciencia)do ser humano pode interferir e desequilibrar a natureza, tanto à nossa volta (o ciclo reprodutivo dos caninos, por exemplo…srrs) como a nossa. Na natureza, obra do Pai, então, desejo não é pecado. Desejo, é a necessidade de reprodução, q é a manutenção da sobrevivencia da espécie. E no ser humano? Ué, do pó fomos formados, temos um sistema reprodutivo, e ele é orgânico, carnal. Por isso o nosso desejo também é natural, seja vc “santo” ou não, vc vai sentir. Ele diz respeito ao nosso ventre, onde a natureza flui como ‘foste formada’, automática, natural. Onde há o pecado na natureza? Ah!,há,sim,na natureza da Consciência, onde o ser humano diz o q “é” e o q “não é”, onde há a consciencia do pecado. Onde estaria o pecado na Terra sem a presença do ser humano? Onde estaria o pecado na Terra e no ‘vaso de barro’ sem a consciencia?
    Do pó viemos, ao pó voltaremos, e o semêm junto, estando ele dentro da bolsa escrotal ou não(no caso masculino da coisa, q é mais prevalente na masturbação), vale pra todos os humanos(e as mulheres aki).

    (continua…)

  49. (prosegue…)

    O pecado esta na decisão consciente do sujeito de perverter a sua própria natureza, onde ele artificializa a função natural do sexo, do desejo, por conta de um desequilíbrio espiritual, mental, psicológico(experiencia própria…rsrsrs). Mas é um pecado apenas contra si mesmo. Aliás, que pecado pode ser contra Deus? Será que Deus se ira sobre maneira com coisas q fazemos contra nós mesmos? O que Deus precisa fazer se em verdade, em verdade, Jesus nos afirmou q já recebemos a nossa própria recompensa, e no nosso próprio corpo? Veja lá, Deus não se distancia de nós. Nós é que afogamos nossas mágoas em copos de prazer e viramos as costas para a Graça dada po Ele. Disculpa, mas pra mim Deus é Santo, Perfeito, e Amor “demais” pra eskentar a cabeça sendo qe agora depende dos nossos atos nos achegarmos ao Seu Gozo Eterno.
    Nesse sentido, digo q masturbar-se em si mesmo não é nada. Mas o pensar é (é por ele q validamos as coisas ao nosso redor).
    Eu sei, a grande questão, aki, é: se masturbar-se só pode ser pecado contra nós mesmos, como Deus se posiciona à respeito? Ué, como sempre, Deus se preocupa com o coração das pessoas pq sabe q é de onde procede todos os males, as fraquezas, as perverssões, ou seja, no SER do ser humano, pois, o q ele FAZ é fruto do q É. Como já disse, o pecado mora na consciencia, onde tudo é puro para os puros, e onde se a luz de nós é trevaz, q grandes trevas serão! Sintetizamos então um conselho pra cada um de nós no seu próprio seio, q é onde o Espírito Santo converte, pensar: Se a masturbação te pesa contra Deus, é pecado, não faça. Se a masturbação não pesa, mas vc tem dúvida, pense q proveito vc tem com isso. Se a masturbação não pesa, e vc se sente bem fazendo, faça, mas pense q proveito vc tem com isso. Se vc acha q tem proveito, então, bom proveito! Mas saiba,(se alguém qiser ser contencioso)q nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

  50. uma pessoa me confidenciou que ela só se masturbava quando estava nos limites da sensibilidade. Sem pornografia, sem internet, ela conseguia chegar ao orgasmo, sem sujar as mãos e pensar em alguma pessoa. Ela me disse, que para não pecar só procurava imaginar o sexo. Não havia no coração dela desejo de pensar em alguém, e sim de se aliviar. Estranho, não?

  51. Uma pessoa me confidenciou que só se masturbava quando estava nos extremos, esta pessoa não recorria a pornografia e nem a imagem do sexo oposto. Ela confidenciou que ela imaginava apenas o orgão sexual necessário para os fins. E agora, como é que fica a situação espiritual dela, se ela não recorre a pornografia, a fornicação e ao adultério? Tem muita hipocrisia no nosso meio.

  52. Há muita hipocrisia no nosso meio quanto a este assunto. Todas as pessoas que diz que é pecado, elas sempre tem alguém para beliscar legalmente. Mas existem pessoas que Deus não deu um cònjuge. E aí? Como se resolve a parada?

  53. Existe muita hipocrisia em nossa irmandade em relação ao assunto masturbação. Se Deus nunca permitiu o casamento de uma pessoa, como ela vai resolver o problema dela se não está morta? Todos os que dizem ser pecadão, são geralmente os que tem alguém para beliscar legalmente, ou são freezer. Tudo é muito difícil,não?

  54. Eu acha que o assunto masturbação não só se toca aos jovens. Pessoas de idade também têm lá as suas necessidades quando estão sem parceiro. Há muito anos, conheci um cristão, de meia idade, que resolveu se separar definitivamente da sua esposa. E separou mesmo. Com o tempo, ele começou a se queixar(para os mais chegados)de dores fortes nas bolas do bilau, o que o irritava muito. Conclusão: ficava nervoso, de mau humor, irritadíssimo. Amigos o aconselhavam a se masturbar, mas ele dizia que era pecado. Com o passar do tempo(breve), arranjou uma senhora como companheira. Complicado, hein?

  55. Geeente, voltando ao tópico em si.
    E a mulher?

    Polução noturna é um mecanismo exclusivamente masculino.
    E "quando há um acúmulo hormonal" no organismo feminino?

    Essa solução proposta nao é util para grande parte da população.

    E agora?
    Ninguem aqui lembrou da mulherada até agora neh…

    Porque seria que somente o homem foi beneficiado com esse "escape fisiológico"?

    Pra mim isso nao faz sentido algum.

  56. Observando alguns defendendo o pecado sexual de forma tão natural, vejo que a influência das ciências mundanas estão invadindo a cabeça dos nossos jovens. Se você comete este pecado, é simples: admita que é pecador, assim como eu sou e careço da graça de Deus. Ora, o que não pode acontecer, é tentarmos transformar pecado em algo normal aos olhos de Deus.

  57. Pecar não acontece só quando firo, física, moral ou espiritualmente a outra pessoa. Posso pecar sozinho, sem me "ferir". E posso pecar fazendo um bem a outra pessoa – bem relativo, entendam. Duas pessoas sem compromisso que se dão prazer sexual mútuo e intenso e sem 'aberrações' não se sentirão nem moral nem fisicamente feridas. Poderá se dizer que sim, que estão moral e espiritualmente feridas, mas essas pessoas podem afirmar, sem mentir, que se sentem muitíssimo bem moral e espiritualmente.

    Aí está o relativismo: quando a medida do pecado (e do que é pecado) é o indivíduo. É a soberba disfarçada de racionalismo: uma forma de dizer que não somos tão pecadores é ir diminuindo o pecado.

    Impulso, ainda que intenso, também não quer dizer necessidade.

    Dizer que a masturbação é pecado e que devemos não economizar esforços para não praticá-la (como devemos fazer em relação a qualquer pecado!) não significa não se vai nunca pecar dessa forma. Nem que tenha que desenvolver algum drama psicológico por se masturbar ou por não se masturbar. Apenas, a par de sinceros esforços, teremos que humildemente reconhecer a nossa própria fragilidade e recorrermos a sempre infinita graça e misericórdia de Deus. Mas, como recorrer à misericórdia de Deus se nem reconhecemos que pecamos?

    Surpreende-me também essas afirmações 'cristãs' do pesado fardo do celibato em relação aos padres. Há fardos para celibatários, não necessariamente padres, e fardos para os casados. E esses fardos não devem ser desculpa pra se rejeitar a busca da santidade. Lembro-me de um dito que ouvi há muito, quando no início da minha carreira eu supervisionava, por dever de ofício, um profissional que, por sua competência, recebia uma carga de serviço muito maior do que a dos colegas. Preocupado, propus diminuir-lhe o volume de trabalho. Ele me respondeu: "'Dr.', não se preocupe. Quem corre por prazer, não se cansa!". O sacerdote que percebe a dimensão e a excelência da sua missão e é apaixonado por ela, não sentirá o celibato como o fardo que a maioria das pessoas vê. E muitos não o sentem. Fardo que muitos casados, ignorantes da dimensão do matrimônio – que não é só gozo – passam logo logo a ver nos deveres do casamento. A raiz de pecados de certos padres, que causam escândalos, não está no celibato – como a dos pecados, que já não causam escândalo, de certos cônjuges não está na fidelidade do matrimônio.

    Um cristão que veja mal no celibato por implicar renúncia – nem vamos mencionar exemplos clássicos de celibatários castos – não pode defender que um adolescente (comum de dois gêneros), com os hormônios à flor da pele não transe com o namorado/a namorada. Se um adulto, com domínio de seus impulsos, não pode renunciar conscientemente o sexo, porque os adolescentes, com os hormônios explodindo, o fariam? E que fazem aquele nosso "tio" ou a nossa "tia" que "não conseguiu casar"? Ou aquela pessoa que teve desgraçadamente o casamento desfeito? Masturbação? E depois? Uma transa eventual está justificada como não-pecado pela excludente do "estado de necessidade"?

    Isso não quer dizer, gente, que aqueles que veem na castidade a vontade de Deus, para casados e para solteiros, solteiros que não casaram ainda e solteiros que não vão casar, só por assim crerem estão imunes ao pecado. Essa crença deve ser transformada em luta diária, minuto a minuto às vezes, luta que não é garantia de que não se caia, mas é premissa para evitarem-se as quedas.

    Falar de pecado contra a castidade, pecado da masturbação, da infidelidade é realmente algo muito impopular nessa época em que até nas igrejas se dissemina a repulsa à renúncia e se prega os valores do mundo: prosperidade e 'felicidade'.

  58. @Annie – em tempo: polução noturna é uma saída fisiológica para a função de produção de esperma. Mulher não produz esperma, então não tem porquê polução noturna feminina. Machismo? Não! Diferença funcional e fisiológica entre homens e mulheres.

    Situação diferente é o gozo durante o sono em razão de sonhos eróticos. Pode tê-lo homem, pode tê-lo a mulher (que poderá acordar com a vagina 'anormalmente' molhada). Obviamente, não é esperado gozo com reações corporais correspondente aos que se pode chegar com o intercurso sexual. E se isso acontecer com frequência, pergunta-te se não estás te concentrando demasiadamente em idéias sensuais durante o estado de vigília.

    No mais, a solução para as mulheres é a mesma existente para os homens: banho frio e mudança de foco …orar, orar, orar e vigiar, vigiar, vigiar. Remédios que nem sempre a gente quer tomar…

  59. Não quero ser simplista e tentar resolver o assunto, depois de um ano de discussões desde que o tópico foi criado, e depois de tantas ideias bem estruturadas.

    Mas se a bíblia não deixa exatamente claro se a masturbação é ou não é pecado (embora deixe pistas), fico com alguns versículos que sinceramente me orientam:

    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
    (1 Coríntios 10:23) – esse é clássico!

    Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
    (Filipenses 4:8)

    Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé. (1 Tm 1:19).

    A masturbação não me faz bem, não fico em paz com Cristo, e com o Espírito que em mim habita! A "minha conciência em acusa" e tenho certeza que pequei. Prefiro me esforçar ao máximo para não praticar.

    Mas é barra! Haja trator e bolo de chocolate pra se pensar… Ainda bem que depois de casado a tentação diminui! Apenas diminui, não se encerra!

    Mas vale muito apena o esforço. Tenho certeza que o Senhor se alegra com a nossa atitude de evitar o que entendemos ser pecado!

  60. "E agora?
    Ninguem aqui lembrou da mulherada até agora neh…"

    Devia ter especificado a brincadeira.

    "Porque seria que somente o homem foi beneficiado com esse "escape fisiológico"?"

    Também não acho que seja machismo, isso foi só pra lembrar que entao a alternativa (se é que existe alguma) para masturbacao nao é a polucao.

    Disse que para mim não daz sentido algum um mecanismo para a liberação do esperma ser uma alternativa a mastubação. Já que servem a propositos completamente diferentes, um sendo involuntario e outro sendo uma escolha.

    A alternativa nao seria a polução noturna, mas sim o gozo involuntário durante de sono. Que não são diferentes só na nomenclatura, mas também nos propositos.

    A masturbação não é sobre liberar acumulo de esperma, é sobre prazer e sobre explorar a sexualidade, os sonhos fazem isso involutariamente, já que nao se pode escolher sobre o que se sonha.

  61. A polução noturna envolve geralmente um sonho de natureza erótica, não dá para sonhar com o pastor pregando e atingir um orgasmo, nem sonhando…

  62. Existe outra alternativa para evitar a masturbação? Sim, existe e se chama “polução noturna”. Então , nós mulheres estamos ferradas, pq tudo sobra pra nós , hein? e quem disse que é só adolescentes, cai fora meu……olhe a verdade , saia dos paradigmas . E se eu não sonhar meu????Alguém ME AJUDE!!!!!!!!! Obs: Tenho 45 anos, divorciada ha 12 . Ta bom ou querem mais. Abraços fraternos. rsrsrs

  63. Realmente,

    Poluçao noturna só acontece com homens, mas sei de mulheres que tem orgasmos noturnos devido a sonhos eróticos.

    O fato é que para homens e mulheres, vale a recomendaçao paulina: "Se nao podem conter-se, casem-se. É melhor casar do que viver abrasado".

    Portanto, se tiverem estrutura emocional e financeira, casem-se. Parece careta, mas é o mais sensato.

    Abraçao pra todos,

    Leonardo.

  64. Gresder Sil

    Sabe como saber se algo é pecado, imagine Jesus fazendo isso junto com você ex:

    Jesus vamos assaltar aquela mulher?
    Jesus falaria nunca…

    Jesus vamos se masturbar?
    Jesus…

  65. “Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma.” 1Pe 2.11

    Neste texto, o Senhor expõe com grande clareza a condição do povo eleito, enquanto na terra: peregrinos e estrangeiros. Convivendo em uma sociedade licenciosa, moralmente decadente e profundamente influenciada pelas forças das trevas, que objetiva a destruição do caráter e bons costumes que devem compor a vida. Esta convivência é inevitável, é necessário trabalhar, estudar, comprar, vender e mais uma série de atividades diárias que devem seguir seu curso natural; os “escolhidos do Senhor” estão aptos a prosseguirem nesta caminhada, sem que venham a contaminar-se e/ou influenciar-se pelos novos valores disseminados pelas trevas. O Senhor, através das Escrituras Sagradas chama a nossa atenção para a situação e orienta-nos a sermos puros, em meio à impureza e demais manifestações pecaminosas comuns em nossos dias.

    “Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo.” Fp 2.15

    É a era da liberdade, da quebra de conceitos, de novos estilos de vida; são os dias nos quais o diabo tem agido com todo poder e autoridade sobre os homens, levando-os a serem consumidores do sexo, apresentado explicitamente nas músicas, danças, nas novelas e filmes; na sensualidade da moda e na cobrança social. A banalização do sexo é tão grande, que adentra as portas das igrejas, a impureza é facilmente comprovada nos relacionamentos de muitos que se intitulam cristãos, infelizmente, considerada como normal. As relações sexuais antes do casamento; namoros sensuais; homossexualismo; masturbação e outros atos relacionados são enquadrados na condição de normal! É o diabo ditando as regras!

  66. O que é masturbação? O Dicionário Aurélio define como: “Provocar o orgasmo pela fricção da mão ou por meio de instrumento próprio; onanizar-se; vício solitário; auto-erotismo.”

    Na Bíblia não há referências condenatórias diretas a esta prática. No entanto, toda as formas de lascívia são condenadas. O ato da masturbação envolve todo um conjunto de fantasias eróticas e instrumentos próprios, em alguns casos, as revistas e filmes pornográficos são usados para despertar a sensualidade. Ao fazer uso desta pratica, abre-se a vida para o diabo agir, o Espírito de Deus se retira e a vida torna-se numa verdadeira desgraça.

    Ouça o que diz o Espírito de Deus:

    a) “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição (relação sexual ilícita), impureza (no sentido moral: impureza proveniente de desejos sexuais, luxuria, vida devassa), lascívia (luxúria desenfreada, excesso, licenciosidade, libertinagem, caráter ultrajante impudência)…” Gl 5.19

    Os pecados relacionados à sensualidade são os primeiros a serem listados; fica claro que é uma área de máxima importância para o diabo, que astutamente desperta no homem a libido, que o leva para as práticas imundas relacionadas ao sexo em seus muitos segmentos.

    b) “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás (Ser um adúltero; cometer adultério com; ter relação ilícita com a mulher de outro)”. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura (ter um desejo por; anelar por; desejar; cobiçar), no coração, já adulterou com ela.” Mt 5.27,28

    Como controlar a “cobiça”, quando as mulheres fazem questão de usar roupas sumárias, com o único objetivo de despertar os desejos nos homens? É preciso mortificar a carne (Rm 8.13) e cultivar uma vida espiritual santa. A nossa mente precisa ser a de Cristo (1Co 2.16), desta forma, resistiremos os pensamentos impuros que surgem.

    c) “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” Mt 6.22,23
    “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência (desejo, anelo, anseio, desejo pelo que é proibido, luxúria) da carne, a concupiscência (desejo, anelo, anseio, desejo pelo que é proibido, luxúria) dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.” 1Jo 2.15,16

    Os olhos são “lâmpada do corpo”, e se usado para contemplar as manifestações pecaminosas, com certeza será refletida na vida e o pecado virá à tona. É preciso que o Servo de Deus, não se contamine com a impureza patrocinada e apresentada pelo diabo nas mais diversas formas.
    “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tg 4.7

  67. AINDA DIGO MAIS: BIMBINHA CARENTE É TÃO TERRÍVEL, PORQUE ELA PROVOCA UMA COMICHÃO MEDONHA NO INTERIOR DO VENTRE DA MULHER. ATÉ MUITAS DAS ANCIÃES PASSAM POR ISTO. ORANDO MUITO, VEM O REFRIGÉRIO, MAS NÃO RESOLVE O PROBLEMA TOTALMENTE, SABEM POR QUÊ? PORQUE O NOSSO CORPO AINDA NÃO FOI REDIMIDO, SÓ O ESPÍRITO. O JEITO É CONTINUAR PEDINDO GRAÇA A DEUS PARA RECEBER O PRECIOSO REFRIGÉRIO, ATÉ O NOSSO CORPO SER TRANSFORMADO EM CORPO DE GLÓRIA. É PURA GUERRA, IRMÃOS.

  68. Olha a logica do sujeito:

    "Sabe como saber se algo é pecado, imagine Jesus fazendo isso junto com você ex:

    Jesus vamos assaltar aquela mulher?
    Jesus falaria nunca…

    Jesus vamos se masturbar?
    Jesus…"

    Gostaria de saber se vc chamasse Jesus para pintar as unhas ou ir as compras num shopping se ele iria junto com vc.

  69. Li o tópico, e os comentários, me entristeci… Porque qualquer irmão que (como eu mesmo já estive)está aprisionado pelos desejos e procura por uma palavra sã pode ter entrado aqui e encontrado uma palavra de satanás à favor do pecado… irmãos, irmãos… Deus tenha misericórdia de todos nós…
    Devíamos estar preocupados em buscar mais à Deus…

  70. Greisder sil,
    Se vamos falar sobre tabu, então pq não falar sobre tudo que o cristianismo impõe? Tudo que o cristianismo impõe não pode ser considerado como verdadeiro tabu ultrapassado? Evangelho não adequado ao "neo" do mundo? Mais voltando ao assunto; Falas de masturbação como se fosse um expert no assunto, como pesquisador em tese sobre psique e cultura no tema masturbação. Como podes afirmar que não é pecado masturbar-se? Queres dizer claramente que se masturba? Que a masturbação faz parte de sua vida e não se remoe por isso?
    Ao analizar suas "verificações" sobre o assunto com outros, parece haver contrariedade no que dizes. Pois se dizes "projeção consciente para cometer o aduterio" como sendo assim pecado, tambem pode ser vista como uma ação. E mastubar-se tambem não é uma ação? Posso dizer que minha ação -masturbação- é mais relevante e correta do que minha ação -programada-, se assim for dizer?
    Se for para opinar como todos aqui o fazem, acrescento algo; a que toda ação tem uma reação, e se reação tambem faz parte de nossa vida como um todo; você ao falar de uma maneira que possa parecer simples trazer aquela vizinha gostozona que por acaso deixo invadir meus pensamentos e saciar-me por conviniência, e em mesma ocasião a mesma ao se apresentar em carne e osso e ter que dizer não parece humanamente absurdo, não? Acreditas nisso, -dizer não depois que eu tenho momentos de prazer que seja por pensamento – parece coisa de menino não acha? Sera mais facil assim? Então… todos por experiência façam o teste, só não esperem ser aprovados nessa de que irão resistir a sua vizinha.
    Acrescento algo por minha parte; a de todos mantenha-se em oração continua e dedicada e meditação na palavra como opção de vida, mesmo que tudo pareça absurdo diante dessa sociedade corrompida e fadada ao engano como assim diz a palavra. Creia na oniciência de Deus, creia que ele sonda o teu coração e sabes aquilo que te pertuba e que ira solucionar aquilo pela qual você acha não ter capacidade de resolver. Não discutam por coisas tolas pelas quais pareça ganhar creditos e vistos sobre esta sociedade (mesma a cristã),pois não precisas disto, sabendo que tudo O Nosso Senhor observa e acrescenta. E pela fé mostrara o melhor caminho a seguir, mesmo que a seus olhos pareça longo e estreito.
    Deus seja convosco, amém.

  71. Muito acho… acho… penso… penso… opiniões… opiniões… pouco temor do Senhor…
    Bóra ler a Bíblia, gente! Jesus deu verdadeiro sentido ao que está escrito no Velho Testamento. Ele disse: Está escrito… eu porém vos digo.
    Leiam a Bíblia, ela fala de sexo, santidade, pureza… amor…
    Parabéns, pastor Marcio, pelo artigo. Não tem o que por nem tirar.

  72. Ainda bem que Cristo se sacrificou por todos os pecados, pelos cometidos e pelos que ainda cometerei…
    Tudo me é lícito, porém nem tudo me convém…
    Tudo me é lícito, mas nem tudo me edifica…
    Tudo é puro para os que são puros…consequentemente impuro para os impuros…
    Tudo o que não provém de fé é pecado…
    Nosso DEUS deve estar muito preocupado com os onanistas!
    Viva a GRAÇA! Viva Cristo!

  73. Vocês que "pregam" Jesus e outros ídolos extraterrenos foram atraídos pelo que, ao acessarem este link: "MASTURBAÇÃO É BOM E EU GOSTO!" ?
    Foram atraídos pelo desejo, pelo sexo, pelo proíbido (por suas igrejas ridículas), pelas mulheres, pelos homens, pelo prazer, pelo gozo, pela masturbação em si.
    Ninguém que se diz "pregador", crente, monógamo, "de Deus", acessa um endereço intitulado "MASTURBAÇÃO É BOM E EU GOSTO".
    Só mesmo quem está afim de copular, transar, gozar, f…
    Fala sério!

  74. Talves não iria mas não se opositaria #FAto

    Caro q nao, neh? Nao se colocaria contra uma pratica capitalista egoista cujo unico intuito é louvar o ego esquecendo-se do miseravel q vive a sua volta.

    Parabens pra vc, meu caro.

  75. SE SÓ PENSAR É PECADO, ENTÃO JA QUE É PECADO É MELHOR PRATICAR. EU CREIO QUE MASTURBAÇÃO NÃO É PECADO, JA QUE VCS ACHAM QUE É. ENTÃO É MELHOR PRATICAR, ESSA POLUÇÃO NOTURNA ACONTECE, SO QUE VC SONHA COM ALGUMA COISA REFERENTE A SEXO, QUANDO ACORDA A VONTADE DE REALIZAR O SONHO É AINDA MAIOR, E COMO UM VULCÃO EM ERUPÇÃO. QUE DEUS ABRA O ENTENDIMENTO DA IGREJA A FALAR MAS ABERTO ESSAS QUESTÕES.

  76. na minha opinião masturbação e errado é pecado!!!
    e concordo plenamente com alivio da ejaculação noturna!!! pq com isso vc ñ sente a vontade de se masturbar!!! eu tenho 16 anos passei por isso a pouco tempo e me sinto liberto graças ao sangue derramado por Jesus na cruz!!! ameM!?
    Que a Paz do nosso senhor Jesus sejam com vosco!!!

  77. É uma pena que em meio de tantas maravilhas que Deus tem feito em nosso meio, nós ficamos perdendo tempo, pois digo sim perdendo tempo com assuntos que não edificam e sim so causam discurções ao ponto de irmão na fé trocarem ofenças pra o lado pessoal, Deus ao nos indagar sobre nossos pecados cometidos ELE, fala de nossa personalidade, fé e outras coisas mais ou fala de nosso pecado e diz como disse com aquela mulher va e não peque mais, temos coisas edificantes para conversarmos entre si do tipo, na igreja onde congrego ontem no culto de festividade dos novos crentes 17 almas se renderam aos pés do Senhor confessamdo-lhe como senhor e salvador e vos digo mais sem hipocresia de tudo cometi tirando assassinato e roubo, quando não crente e após ser crente cometi alguns pecados sexuais agora pergunto a todos, eu tendo a minha esposa e pensando em outra vcs acham que eu mim senti bem imagine o espirito de Deus como não fica, ao ver a perfeita criação do Pai corrompida, quando eu mim masturbei o meu espirito se alegrou, vcs acham que eu cheguei diante de Deus mim sentindo filho ou so criatura, por as escrituras dizem sede santos por eu sou santo, e mais disse paulo sede meus imitadores como sou de Cristo, tomemos Cristo como exemplo e vamos deixar de pensar naquilo que nos ajuda em nada, lembremo-nos sempre somos morada e templo do espirito, fiquem na paz do senhor, amém.

  78. Nao ha como fugir,toda tipo de pensamento de conotaçao sexual e pecado.A nao ser que se esteja casado homem e mulher…Deus criou Eva para Adao,disse que o desejo dela seria somente pra ele,e vice-versa.Se vc estiver em comunhao com o Senhor,buscando reter tudo que e respeitavel diante de Deus,e confessando as nossas fraquezas sejam estas,de toda natureza carnal,espiritual ou moral…buscandoos frutos do Espirito.Galatas 5:22.(…)O fruto do Espirito e:´´amor,alegria(…)dominio proprio,contra estas coisas nao ha lei.´´Que Deus abençoe a todos.

  79. A VERDADE NUA E CRUA É QUE O SEXO EM SI MESMO,SEJA EM QUALQUER TIPO DE RELAÇÃO É FEIO,SUJO,NOJENTO,REPUGNANTE E PECAMINOSO.ALIÁS,NÃO EXISTE NADA MAIS HORRÍVEL DO QUE ÓRGÃOS GENITAIS.PÊNIS?,QUE TROÇO PAVOROSO.EREÇÃO? NADA MAIS HORRÍVEL E RIDÍCULO.VAGINA? HORRENDA.ESPERMA? QUE COISA NOJENTÍSSIMA.GEMIDOS DE PRAZER? RIDICULOS AO EXTREMO.TESTÍCULOS E PÊLOS NA REGIÃO PUBIANA? PROVOCA ÂNSIAS DE VÔMITO.BEIJO NA BOCA,NADA MAIS CONTAMINATIVO.SEIOS? NINGUÉM MERECE.AGORA,DIZER QUE POLUÇÃO NOTURNA É ALÍVIO É UMA PIADA.

  80. A verdade é uma só:
    "Se o Espírito Santo não te convencer do pecado, homem algum o poderá fazer".

    Vivemos em tempos que tudo é "relativo", "para você pode ser pecado, mas para mim não é", ledo engano, pois pecado é e sempre será pecado.
    Você pode até não concordar, mais isso não muda o fato de ser pecado ou não. N~~ao é o que você pensa, mas sim o que Deus pensa, afinal Ele é quem define o que é pecado.
    Você pode até pecar, mas não tente "esconder o sol com a peneira", pois estará engando a sí mesmo.

    Que Deus os abençoe !!!
    Pastor Wanderley
    pastor.wanderley@hotmail.com

  81. POIS É, ISSO SÃO PENSAMENTOS DE PESSOAS QUE ESTÃO ENSERIDAS NUMA SOCIEDADE CORROMPIDA. BEM QUE CRISTO JA PREVIA ISSO, QUE NOS ULTIMOS TEMPOS OS HOMENS SERIAM EGOISTAS. A MASTURBAÇÃO É UM ATO EGOÍSTA SIM, ATÉ PORQUE O SEXO É BOM ENTRE MARIDO E MULHER COMO DEUS PLANEJOU. SE LERMOS A BIBLIA SABEREMOS QUE TODO PENSAMENTO IMPURO É PECADO, MAS COMO O SEXO ESTA TÃO BANALIZADO QUE TODOS ACHAM QUE TUDO É NORMAL, SE UMA PESSOA TRAI A OUTRA, NÃO É NORMAL HOJE EM DIA, SE MORRE JOVENS POR MOMENTO, NÃO É NORMAL HOJE EM DIA, EU PRECISO SER CARETA E ENTRAR NO CÉU DO QUE SEGUIR OS PRECEITOS DESSA SOCIEDADE PERVERTIDA E IR PARA O INFERNO.

  82. O Pr. John Piper tem um vídeo q quando assisti fui impactada, prq era exatamento aquilo msm q eu sentia.A masturbação em mim gerava uma culpa q paralisava meu trabalho espiritual.Msm lendo artigos e resenhas q afirmavam o contrário "que era permitido, q o assunto não é tratado de maneira clara e objetiva na Bíblia etc… Mas não tinha jeito, era praticar e vir aquele sentimento de tristeza, de vergonha…Era horrivel… Ainda hj luto contra ela, desvio meus olhos, ouvidos e todo o resto para não pecar deliberadamente.Não tem jeito, o inimigo é astuto e está pronto para pular em minha jugular, e cada um tem seu ponto fraco,q ele conhece bem.Num primeiro tempo foi difícil, hj ta melhor de lidar, mas não posso esquecer q sou fraca.Ai me lembro de Paulo em 2 Cor 12:10. Ah o video de John Piper não consegui achar, achei o artigo q deve ser fiel no textohttp://www.genizahvirtual.com/2009/04/maldicao-da-culpa.html

  83. Esse carinha ae… o gresder… precisa aprender mais um pouquinho, principalmente de exegese. O comentério dele do sermão do monte é ridículo… Nãum sei como ele consegue separar fantasias mentais de disposição para o adultério ou fornicação, se os dois pecados são diferentes (se é que são), não vem de um mesmo coração ou de uma mesma disposição? fantasiar com uma pessoa não é pensar em imoralidade? E mais a lógica dele da explicação do texto não se sustenta com o texto anterior sobre o homicídio. Não é o desejo de homicídio que é pecado mas a simples ira, sabe porque (gresder) porque os dois sentimentos partem de um mesmo coração e de uma mesma motivação.
    Talvez ele (gresder) não saiba o que seja o sexo, talvez não saiba que ele é santo e criado para o matrimonio e que qualquer manifestação dele fora do matrimonio (inclusive pensar para a obtençãao de prazer egoísta) é uma perversão do que Deus criou, portanto se constitui pecado.. Talvez ele não saiba o que seja santidade de Deus e que seu padrão para nós não permite que nEm mesmo participemos de conversas imorais (Ef 5.3,4) e que nem defraudemos nossos irmãos (inclusive com pensamentos)(1tS 4.4-8)…Deus nos chamo para a pureza! Não dá pra conciliar isso com PENSAMENTOS lascivos e imorais (a não ser que pra voce pensar em fazer sexo com uma mulher que vc simplesmente achou bonita não seja um pensamento imoral, se é isso, infelizmente não dá pra discutir, o meu parametro é a Bíblia)!

    Que Deus abençoe!

  84. Tanta coisa que ouvimos aqui, mas vamos lá, deixa eu me espressar tambem:

    1 – Acredito que se evitarmos tentar convenser a todos que temos a verdade absoluta (quando a maioria esta incerta) podemos iniciar um debate, em um debate que cada contribui com o que acredita.

    2 – Se estamos falando de Biblia temos que usar base, respaudo biblico, para ajudar a elucidar a questao

    3 – Vou comentar algumas coisas que li nos comentarios que discordo totalmente (mas faço isso com todo respeito), ex:
    Dizer que pecado é o que fere ao outro para mim é errado, entendo que pecado esta em fazer o mal sabendo que é mal, pecado esta mais para o relacionamento entre o homem e Deus do que entre homem e homem, o que um homem faz contra outro, fere primeiro o relacionamento dele com Deus e ai esta o pecado (ao meu ver, segundo o que entendo)
    Outros comentarios soam falsos, como esta historia de que a pessoa deve fazer só o que edifica, há por favor, quem é o Enoque aqui que passa 24 horas fazendo só o que edifica, sendo que a propria Biblia fala que pequamos por ATOS, PENSAMENTOS E OMISSÕES, que todos os homens pecaram e distituidos estão da Glória de Deus? hora vamos parar com o Legalismo. É só a Graça, é pela Graça, não vamos botar banca que só fazemos o que edifica. Quando você come um pudim é por que edifica? quando vai ao banheiro é por que edifica ?
    Outro irmão vem falar que tem que evitar o vinho, onde ? Se estudarmos um pouco a biblia, veremos que o vinho sempre foi o simbolo de felicidade, que abraao, davi, salomao, noé, Jesus, enfim todos beberam vinho, e não me venha com esta história que o vinho não embreagava, que fala isto não le biblia pois em Genesis 9:21 a biblia narra "E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda."
    4 – Pois bem entendo que o assunto é delicado, e no momento o post ficou longo, terei que opnar em outro, mas gostaria de falar e ouvir meus irmãos tratando assuntos como estes no equilibrio, deixando cair a capa de fariseu e sem liberaridade que da ocasiao a carne

  85. Para quem é a favor de masturbação lá vai:
    Nós, porém, temos A MENTE de Cristo. Icor 2:16
    Leia também Icor 3:16,17 e pare de sacrificar porcos no altar de Deus!

  86. Leonardo Gonsalves falou: "Pênis foi feito para a vagina e vagina para o pênis. Masturbação encontra sua essência no egoísmo, na busca de uma satisfação solitária"

    Será realmente sincero considerar o desejo sexual, pratica de satisfazer seu conjugê?
    E quanto a biblia, que indica o casamento como prevenção ao "abrasamento"?
    Sera este o desejo de satisfazer sua futura esposa ou esposo?

    Realmente sexo ainda é um tabu…

  87. Acho muito dificil haver um entendimento correto e equilbrado sobre assunto no meio evangélico…afinal, se não tenho esta dificuldade, se passei desta fase é bem mais facil julgar e condenar situação dos outros, mesmo que a biblia não seja clara sobre o assunto, pois isto nos "deixa muito mais santos".

  88. se a vossa justiça são exceder à dos farizeus ….
    Tem uns maluco por ae que quando se fala de santidade, logo retrucam com um papo de legalismo, farizeus e quem naum tem pecado atire…. Naum sei, mas acho que a galera está está viajando, e se esquecendo que a graça naum é barata,ee que Deus não é menos santo por causa da sua graça, e que está nos transformando à imagem do seu filho (2cO 3.18, rM 8.29,30)! Fica aqui o protesto de quem naum está julgando ninguém, sendo mais santo que ninguém, naum está dizendo que não é pecador, mas que está tentando ser coerente com a Palavra de Deus, pode sim mudar a história dos nossos corações ainda que seja com uma lista de versículos (essa é para aqueles que nos acham legalistas)!!!
    Marcelo

  89. li varios comentarios que as pessoas deixaram, mas até agora nao sei quem conseguiu esclarecer os fatos em relaçao a masturbaçao… vamos gente cheguem a um acordo! obrigado.

  90. GENTE… a maioria dos post foram de homens.. e as mulheres? Mulher também tem hormonio desejos… vou relatar o meu caso.. EU SOU CRISTÃ.. desde que fui á igreja e decidi oberdecer á DEUS, com todo meu coração, consegui por um grande tempo ficar sem me masturbar e tranquila.. MAS depois de uns 7 meses + ou – , começei a perceber que no meu período de TPM quando os hormonios estão fervendo, começei a sentir desejo natural sem pensar em nada pornografico. meu corpo queimava naturalmente.. meu seio até doia de desejo."detalhe" EU SOU APAIXONADA POR UM MOÇO MAS ME AFASTEI DELE pra obedecer.. ou seja não praticava sexo nem masturbação! MAS.. como disse depois de uns 7 meses comecei sentir desejo, SONHAR QUE ESTAVA FAZENDO SEXO.. e . me masturbei.. só que com uma diferença.. eu pensei no HOMEM QUE EU AMO!.."detesto pornografia" AGORA A PERGUNTA… EU SONHEI A NOITE TODA COM SEXO… ou seja como pósso controlar meus sonhos? O HOMEM TEM POLUÇÃO NOTURNA PARA ALIVIAR MAS E A MULHER? PORQUE SOMOS DE CARNE E OSSO COMO OS HOMENS TEMOS HORMONIOS TAMBÉM.. deixando o preconceito de lado falando desse assunto importante que pouco é abordado entre mulheres! então eu fiz isso me masturbei, e estou me sentindo envergondada de DEUS sentindo que sou impura, com vergonha de falar com DEUS achando que ele vai me abandonar por causa desse pecado se é pecado… ai É MUITO DIFICIL…

  91. COMPLETANDO O COMENTÁRIO… NÃO LI A BIBLIA TODA.. MAS PELO POUCO DE CONHECIMENTO DELA.. TENHO A PLENA CONVICÇÃO DE QUE; SIM É PECADO.. ISSO NÃO É DE DEUS.. OQUE POSSO DIZER E FAZER TAMBÉM, PQ SOU PECADORA, É ARREPENDER E PEDIR PERDÃO. PQ ELE É JUSTO E FIEL PARA NO PERDOAR E NOS PURIFICAR DE TODO OS PECADOS.. SOMOS FALHOS? SIM SOMOS.. MAS SOMOS PESSOAS TENTANDO SEGUIR E OBEDECER A DEUS… ESTAMOS SUJEITOS A CAIR SIM.. MAS DEVEMOS RECONHECER O ERRO PEDIR PERDÃO Á DEUS.. É PECADO SIM.. OREM MUITO.. COM DEUS TUDO É POSSIVEL DEUS É PAI DA MISERICÓRDIA,GENTE ASSIM COMO EU, QUEM PECOU VOLTE ORE PEÇA PERDÃO.. O PECADO NOS TRÁS DOR NO CORAÇÃO…E DEUS NOS TRÁS FORÇA.. ORE PEÇA O ESPIRITO SANTO.. LUTE… CAIA MAS LEVANTAM-SE COM DEUS!" CAIR É DO HOMEM, MAS O LEVANTAR É DE DEUS"foi DEUS QUEM FALOU QUE IAMOS CAIR… MAS Q ELE É QUEM LEVANTA" AMÉM QUE O SANGUE DE JESUS CUBRA NÓS TODOS!

  92. falando em desejos, eu conheci uma mulher que estava separada do marido, como essa moça que relatou acima, ela tambem sentia muito desejo em ficar com alguem. mas devido sua fé em DEUS ela nao podia fazer sexo. entao sugundo ela tinha noite que chegava a ser horrivel a sensaçao… ficava ate nervosa por nao poder matar a vontade com um homem, mas o que ela fazia pra fazer com que o desejo fosse embora, acho que ninguem é capaz de imaginar… ela passava vick na vagina só pro desejo ir embora. segundo ela, era o remedio. nao recomendo isso pra nem uma mulher, mas cada pessoa tem seu modo de ver as coisas. obrigado.

  93. Que a misericórdia de Deus alcançe a todos.
    Enquanto discutem ou procuram uma justificativa para continuarem masturbando-se, vidas estão sendo dia após dia ceifadas por inúmeros outros prazeres proporcionados por substâncias projetadas pelo homen, exemplo disso as Drogas.
    Jesus disse: "E conhecereis a verdade e ela vos libertará, se é certo ou errado, busque da parte de Deus a resposta.
    Como adquirir a resposta? se você tem o Espírito Santo de Deus, então ele é capaz de dicernir o que é certo e errado na sua pratica diária. Se não tem…certamente continuará na busca vã de achar algo plausível a sua conduta errônea diante de Deus e sua palavra.

  94. Muito bom este debate,oportuno e atual.Sem querer ser o santarrão,vou deixar aqui a minha opnião.
    "A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo,mas tem-no o marido;e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo,mas tem-no a mulher".
    Explico,o meu corpo é pra ser desfrutado por minha mulher,da mesma forma o corpo da minha mulher é para desfrute meu,ok?(1 cor 7:4).
    E QUANTO AOS SOLTEIRO(A)S?
    "É BOM QUE FIQUEM COMO EU,MAS SE NÃO PODEM CONTER-SE(LASCÍVIA,PROSTITUIÇÃO,ETC…casem-se…" (1 cor 7:8,9).

  95. GRAÇA E PAZ
    SOU COM CERTEZA MAIS UMA DAS POUCAS MULHERES A COMENTAR AKI.
    MASTURBAÇÃO E SEXO DIFICILMENTE SÃO FALADOS NAS IGREJAS, PORÉM, A BÍBLIA É CLARA EM TODO TEMPO, P TODO E QQ ASSUNTO.
    SOU JOVEM, TENHO 25 ANOS, SOLTEIRA, CRIADA NA IGREJA, MAS CONVERTIDA LÁ PELOS 16. O Q TENHO A DIZER? Q É PECADO SIM, PQ NOS TRAZ CULPA DIANTE DE DEUS, NOS FAZ SENTIR AFASTADOS DE DEUS, NOS LEVA A PERDER A INTIMIDADE COM O ESPÍRITO SANTO.
    NINGUÉM VENHA ME DIZER O CONTRÁRIO, JÁ SE MASTURBOU E GLORIGICOU A DEUS? SENTIU A PRESENÇA DELE FLUIR POR ACASO?
    CLARO QUE NÃO! TRAZ A MAIOR INSATISFAÇÃO AO ESPÍRITO, PQ É ELE Q NOS CONVENCE DO PECADO. AGORA SE A PESSOA NÃO SENTE MAIS NADA, É PQ JÁ PERDEU O CONVÍVIO COM CRISTO.
    E Ñ É FÁCIL MANTER A VIDA PURA, Ñ SENTIR DESEJOS OU QQ COISA DO GÊNERO, PRECISARÍA-MOS Ñ TER HORMÔNIOS, PORÉM COMO DIZ A BÍBLIA LEVANDO TODO PENSAMENTO CATIVO A CRISTO, OU SEJA, BUSCANDO O SOCORRO NELE, ORANDO MAIS, VIGIANDO MAIS, GASTANDO MAIS TEMPO LENDO A BÍBLIA AO INVÉS DE VÊ AS NOVELAS!RSRSRS
    E SIM, A TPM É COMPLICADA, MAS SE OCUPARMOS A NOSSA MENTE COM ASSUNTOS PROVEITOSOS, EDIFICANTES, AGENTE SUPERA…
    E COMO DIZ POR AKI: E NO MAIS TUDO NA SANTA PAZ
    (AINDA Q OS HORMÔNIOS ESTEJAM EM GUERRA!KKKK)

  96. éééé pessoas..
    Um assunto bem complicado mesmo!..

    Sou mulher e sofro com isso, tem momentos no més que sinto aquela necessidade. Alguns até tentam convencer que não é pecado. Que é necessidade e isso e aquilo, mas só o fato de vc se sentir mal dps do ato, fala por si.

    Meu conselho é que nunca desistem de lutar para parar. Lembrem-se que um dia o casamento virá (para os solteiros) e para os casados descubra novas formas com seu parceiro de prazer, afim de que a masturbação não seja estimulante ou "necessária" para vc.

    O mais importante creio eu é não desanimar, nós realmente colcamos muito mais peso em um pecado sexual, do que um pecado de mentira por exemplo.

    Lembrando-se que há diferença em prática (vício) do pecado e cometer um pecado (não comum pra vc).

    Existem muitos outros pecados em que as pessoas são viciadas, elas cometem e não conseguem largar. O processo é exatamente o mesmo. Oração. Desculpa meu amigo, mas se a área sexual é um problema para vc (seu ponto fraco) vc provavelmente lutará a vida toda com ele, calma o dificil é o começo. Igual a uma pessoa que deixa o vicio da bebida, no começo é dificil, dps ela continua lutando contra, mas é mais facil.

    Não se cansem de lutar contra seus desejos.
    A biblia diz que quem se inclina pras coisas da carne, deseja as coisas da carne, e quem se inclina para as coisas do Espirito assim as deseja.

    Vc tem desejado muito as coisas da carne? Procure sabem onde sua mante tem se inclinado para isso. Será em conversas com amigos? Será em filmes na televisão? O inico é sempre dificil, e SEMPRE com quedas, mas não desista.

    Pessoas tentem controlar essa área de vcs enquanto são solteiros e não namoram, pq quando chegar o momento do namoro, vc conseguirá se controlar tb.

    Alguém ai em cima falou algo interessante, que ninguém respondeu:
    Um homem que se masturba pensando em sua mulher, pois as vezes ela não quer ter relações, é pecado?

    Para mim: se o cara se sente mal dps de fazer então é pecado. Pois é o Espírito que está dentro de nós que nos mostra o que é certo e errado. Não apenas a lei, mas o Espirito que habita em nós.

    Força na piruca mulherada..

  97. Olha… na polução noturna acontece sonhos nada santos. Então, a pessoa pensa e sonha a noite e ai??? . Uns dizem uma coisa, outros dizem outra. Falando a verdade ninguem sabe nada. Não tenho opinião formada a respeito.

  98. Quando um assunto é muito combatido, eu acho que faz um grande efeito psicológico sobre as pessoas pessoas. Por exemplo: falando-se muito que masturbação é pecado, logo as pessoas podem se sentirem culpadas em fazê-lo por causa do julgamento dos outros. Outro exemplo: quantas lavagens cerebrais recebemos quando se prega sobre o dízimo, e muitos já se sentem no inferno quando não pagam este, e no entanto ele foi abolido na cruz. No AT fala-se de contribuições na obra de Deus sem taxar o percentual(ver Atos e Epístolas). Eu creio que não podemos é nos viciar em qualquer coisa, pois é pecado, mas quando o foguinho está demais, será que é pecado apagá-lo, uma vez e outra? Tenho minhas dúvidas de que seja realmente pecado. Quando as pessoas fazem muita pressão sobre um assunto, sendo pecado ou não, nós tendemos a nos sentir culpados, mesmo que o assunto não seja grave.

  99. Quando a perereca começa a coçar, é um incômodo muito desagradável. Mesmo procurando distrair a mente, lá está aquilo incomodando. Cada um tem um temperamento. Tem mulheres que estão casadas há anos, e no entanto não conhecem o prazer, e nem estão interessadas em sentí-lo. Cada um sabe o que passa. Perereca fria não dá trabalho nenhum, mas nem todas são iguais.

  100. Muito mais nojento é quando o cara transa sem ser casado. Conheço até filinhos de pastores que são santinhos na presença do pai( pastor )mas transa ou com a namorada ou com uma prima ou então com uma amiguinha. E agora me respondam essa. Emquanto que o pastor cobra dos fieis os anjinhos filinhos deles estão na maior pouca vergonha.

  101. Eu quero base Bíblica!

    Quando Jesus fala em olhar para uma mulher com intenção impura ele esta falando de adultério, quando as pessoas são casadas! Como vou adulterar sem nem casado eu sou, nem a outra pessoa? SE eu olhar para minha namorada e a desejar estou pecando?

    Para sem crente tem que ser homem…

  102. Só um questionamento quanto a isso. O cara "procede" utilizando aqueles gibis japoneses, só figuras irreais. A mulher dele está viajando e não está sendo "prejudicada". E aí?

    Não pode ser pecado, porque as figuras não existem;
    Não pode ser pecado porque não prejudicou a mulher.

    Ah, há ainda os casos das mulheres que limitam à prática de no máximo 3 vezes por semana. O excedente poderia ser utilizado?

    Acho que o negócio é bem mais complexo do que parece…

  103. Vocês que "pregam" Jesus e outros ídolos extraterrenos foram atraídos pelo que, ao acessarem este link:
    "MASTURBAÇÃO É BOM E EU GOSTO!" ?

    Foram atraídos pelo desejo, pelo sexo, pelo proibido (por suas igrejas ridículas), pelas mulheres, pelos homens, pelo prazer, pelo gozo, pela masturbação em si.

    Ninguém que se diz "pregador", crente, monógamo, "de Deus", acessa um endereço intitulado "MASTURBAÇÃO É BOM E EU GOSTO".

    Só mesmo quem está afim de copular, transar, gozar, f…

    Fala sério!

  104. ERRADO: A polução noturna sempre vem acompanhada de um sonho erótico, muitas vezes bizarro. Ficamos imundos até a tarde quando nos sai a semente a cópula, temos de nos lavar e lavar a roupa que sujou.

  105. gabryellrjonatas não concordo com sua opinião pelo seguinte se você acha que um homem de Deus não deve acessar esse link pelo titulo? sendo que o dono dele fala de Deus é obvio que ele vai tratar do assunto e não falar de sexo né, agora não julgue as pessoas pelas suas atitudes se você abriu com intuito de ver algo sobre sexo para seu prazer é um problema seu mais não é por que esse foi seu desejo que é o meu tá, a melhor coisa é aceitar Jesus em seu coração, a não ser que você é um religioso querendo criticar a obra abraço

  106. Se estiver realmente em Cristo,o Espírito Santo te incomoda ,aí você saberá se é pecado ou não se masturbar varões e varoas de fé…
    Não se esqueçam que o nosso corpo é o templo do Espírito(falo da mente em imaginar"coisas").
    Não podemos ser hipócritas em pensar que não fazemos o "pensar besteiras",mas a bíblia diz pra nos afastarmos da aparência do mal e devemos seguir isto,sem mais.
    Fiquem na paz do Senhor…
    WP

  107. Gresder Sil acima fala tanta asneira que não vale nem apenas comentar! Porém vale dizer que não se deve desprezar a masturbação pois, é fazer sexo com a pessoa que você mais ama. Pense nisso!

  108. Misericórdia! Quanta gente carnal eu vejo aqui! Alô, povo mordeninho demais! Masturbação é PECADO sim! É lascívia! Ofende a Deus! E pra quem acha que é um ato natural, eu sugiro: SE CONVERTA, PARA NÃO PARAR NO INFERNO!!!! Ou vai dizer que o inferno não existe???

  109. Quando eu tinha por volta dos 11 anos descobri a masturbação meio q por acaso. Nem tinha maturidade sexual para akela sensação. Mesmo sem ter quem me falasse q aquilo era pecado, eu me sentia mal, sujo, e ficava suspeito como se alguem descobrisse. Porém, eu continuei naquilo até q me vi aprisionado e logo depois tive acesso à filmes pornográficos, revistas e tal, o q piorou a situação. E eu sempre me sentia mal depois do ato. Porém chegou um tempo em que eu comecei a achar aquilo normal: meus amigos todos faziam e contavamos isso um pros outros. Na época da faculdade foi a pior de todas, pois longe de casa, sem Jesus, no meio de ímpios e de gente direcionada pelo conhecimento cientifico, com acesso à internet, me afundei nessa prática. Mas o sentimento de culpa e vergonha ainda continuava, mesmo em meio àqueles que nao iriam me julgar (pois faziam o mesmo e o confessava). Mesmo absorvendo a idéia de q não era errado, eu sabia dentro de mim q precisava de ajuda. Ia à igreja e me sentia sujo…
    Depois, convertido pelo Senhor Jesus, eu descobri q akilo me traziam mal, pois me aprisionava e o pior de tudo era quando eu, tentando me firmar no Senhor, ainda nao conseguia deixar esse pecado, e o sentimento de culpa triplicava a ponto de eu nao kerer ir pra igreja por me sentir o pior dos homens.

    Irmãos, acho que já comentamos demais a respeito desse assunto. Sabemos que isso é pecado, mesmo a bíblia nao falando claramente. Por um momento, lendo alguns comentários, cheguei a pensar q a masturbação não seria pecado. Alguem aí atras comentou e eu concordo, que alguns comentários foram usados pelo diabo para confundir a mente daqueles que estão ou já foram aprisionados nessa área. Eu sei que é pecado pq o Espírito Santo, através da minha consciencia já me fazia sentir isso até mesmo antes d eu conhecer a Verdade. Hoje em dia tem mto relativismo: "se vc se sentir mal, é pecado, se nao se sentiu mal, não é pecado"… NÃO é assim! o q era pecado antes, continua sendo. os parâmetros de Deus não mudam!!!

    Não consigo entender q a polução noturna é um escape e q alivia a libido. Como já disseram aqui, ao acordar, a vontade parece maior. Eu qdo tenho senhos eróticos me sinto mto mais propenso a cair no pecado.

    Por fim, tanto para solteiros qto para solteiras, o q se deve fazer qdo ainda nao se livrou do pecado é pedir socorro na hora em q os hormonios atacam, é sair do quarto e ocupar a mente com outras coisas. Sei q não é fácil, mas a decisão de pecar ou não é nossa. Temos q fugir do pecado e da aparência do mal, pois no mínimo descuido, estamos caindo.
    Como acontecia comigo, o sentimento de culpa é o pior de tudo pois nos faz afastarmos de Deus mesmo q a gente tenha se arrependido. Qtas vezes me masturbei mesmo sabendo q nao agradava a Deus, me sentia um lixo depois, pedia perdao chorando, mas mesmo assim ainda me sentia sujo e pensava em me afastar da igreja por um tempo (no intuido de me limpar).
    Com o tempo, aprendi a ir na igreja mesmo assim pois o Senhor nos diz pra irmos como estamos pra Ele. o Diabo sabe q se pedirmos perdão a Deus, o Senhor nos perdoará, porém o inimigo enche nossa mente de pensamentos de derrota "pra q ir na igreja? lá ninguem faz isso mais, não é o seu lugar, seu pecador imundo!" "De novo, hein? vc nao aprende mesmo! agora fica aí chorando arrependido, mas é falsidade pq vc vai cair de novo. Melhor nem pedir perdão!"

    Irmaos, falo isso por experiencia, cuidado com aquilo que aparentemente não faz mal e mtos fazem. Busquem mais a Deus e leiam a Palavra para que não sejais enganados.

    Paz e Graça.
    Outro conselho é fazer Jejum! Li a maioria dos comentários e nao me lembro de alguem ter dito isso. O Jejum com oração e leitura da Palavra nos dá força pra resistirmos à tentação. Faça a prova pra vc ver!

  110. http://cpbmais.cpb.com.br/htdocs/periodicos/medmat/2014/frmd2014.html

    O VALOR DA VIRGINDADE
    Domingo, 15 de junho

    Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. Mateus 5:8

    Na cultura hedonista atual, orientada pelo prazer, a pureza tornou-se "virtude negativa", motivo de chacota e zombaria. Contudo, é precisamente porque os cristãos se orientam por normas diferentes que podemos falar do valor da virgindade. Há mais de duas décadas, veio-me às mãos um texto intitulado "The Value of Virginity" (O Valor da Virgindade). Tenho partilhado o desafio desses dez princípios com centenas de jovens, rapazes e moças, que resolveram viver na contramão do cinismo da cultura popular. Traduzi o texto com alguma liberdade e o compartilho com você:

    "Ela [a virgindade] honra a sabedoria e o desígnio da ordem criada.

    Ela é um símbolo exclusivo de aliança com Jesus Cristo.

    Ela considera a pureza como um precioso tesouro para ser preservado e protegido.

    Ela rejeita a zombaria que trata a inocência como se fosse ignorância.

    Ela preserva para uma pessoa exclusiva e amada aquilo que apropriadamente lhe pertence no devido tempo.

    Ela rejeita a noção de que o amor e o relacionamento requerem expressão sexual para sua realização.

    Ela ganha domínio sobre a sensualidade, abrindo assim a possibilidade de maior realização da sexualidade humana.

    Ela repele a tentativa de invasão da alma, a qual a perda da castidade permite.

    Ela caminha a vereda que evita contrair outros traços poluidores e decadentes de um mundo em decomposição.

    Ela exercita o autocontrole, que, por sua vez, promove o pleno sentimento de valor próprio."

    A pureza apresentada por Cristo como uma das credenciais dos filhos do reino reflete a linguagem do Salmo 24:4-6, descrevendo os que são qualificados a entrar no santuário, na presença de Deus. Pureza de coração não se limita à pureza e integridade moral, mas esse é um aspecto fundamental. Você deseja encarnar tal virtude em sua vida? Reconheça sua vulnerabilidade. Decida com antecedência a natureza de seus relacionamentos. Tenha coragem para dizer "não" a qualquer tipo de pressão que coloque em risco sua paz com Deus. Para aqueles que já ultrapassaram limites, Deus permite retorno em qualquer ponto da estrada.

  111. Olha Desculpa, entrei buscando uma resposta simples, se o orgasmo involuntário noturno e pecado? e nisso vejo varias pessoas discutindo sobre esse assunto, a unica coisa que você precisa fazer e perguntar a Deus.
    Pois eu achava que masturbação não era pecado pois não feria ninguém, mas quando eu comecei a perguntar a Deus se isso era pecado ele me respondeu em sonho, não darei a resposta pois isso devemos buscar em Deus.
    Acredito que como sobre masturbação vou recorre a ele novamente sobre esse assunto pertinente pois muitas respostas divergem de um sim e não pois somos homens e mesmo que não gostemos muitas vezes podemos utilizar a palavra para fingir nos dar vantagem.
    Então a unica dica que eu tenho para dá para os que como eu estão tentando ter uma comunhão com Deus verdadeira e perguntar a ele pois ele nunca se nega a dar uma resposta.
    Mas pense assim a felicidade do pecado e passageira a felicidade em Cristo e eterna, eu como muitos jovens já falamos isso com amigos e tal que depois de fazer não temos prazer nem felicidade simplesmente guardamos tudo e vivemos nossas vidas com isso posso falar com meus olhos que sim masturba e pecado pois se foce realmente algo de Deus você teria alegria em ter feito isso.

  112. Estou vivenciando uma situação muito confusa e estranha. Já faz uns 5 anos que não me masturbo, mas de uns meses para cá comecei a me esfregar na cama de noite enquanto dormia. Às vezes essas “esfregações” vêm acompanhadas de imagens eróticas ou elementos simbólicos sem ligação sexual. Estou confuso pois não sei se deveria encarar isso como uma forma de masturbação ou de sonambulismo sexual. É estranho, porque na maior parte das vezes lembro-me de ter me esfregado, mas ao mesmo tempo só acontece durante o sono, e em algumas vezes sem estar acompanhado de imagens sexuais, também, por ocorrer durante o sono não sei dizer bem qual o grau de controle, que tenho sobre esse fenômeno (esse controle parece variar). Poderia me ajudar. Estou com muito medo de estar cometendo um pecado. Por mais que eu evite pensamentos impuros durante o dia esse fenômeno parece persistir. Ando acordando muito mal quando isso acontece e indo dormir com muito medo disso acontecer.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui