A Loucura do Evangelho ou as Loucuras dos Evangélicos?

19
576
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Augustus Nicodemus Lopes

Assine o Blesss
O apóstolo Paulo escreveu aos coríntios que a palavra da cruz é loucura para a mente carnal e natural, para aqueles que estão perecendo (1Co 1:18, 21, 23; 2.14; 3.19). Ele mesmo foi chamado de louco por Festo quando lhe anunciava esta palavra (Atos 26.24). Pouco antes, ao passar por Atenas, havia sido motivo de escárnio dos filósofos epicureus e estóicos por lhes anunciar a cruz e a ressurreição (Atos 17:18-32). O Evangelho sempre parecerá loucura para o homem não regenerado. Todavia, não há de que nos envergonharmos se formos considerados loucos por anunciar a cruz e a ressurreição. Como Pedro escreveu, se formos sofrer, que seja por sermos cristãos e não como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outros (1Pedro 4.15-16).

Nesta mesma linha, na carta que escreveu aos coríntios, o apóstolo Paulo, a certa altura, pede que eles evitem parecer loucos: “Se, pois, toda a igreja se reunir no mesmo lugar, e todos se puserem a falar em outras línguas, no caso de entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão, porventura, que estais loucos?” (1Co 14:23). Ou seja, o apóstolo não queria que os cristãos dessem ao mundo motivos para que nos chamem de loucos a não ser a pregação da cruz.

Infelizmente os evangélicos – ou uma parte deles – não deu ouvidos às palavras de Paulo, de que é válido tentarmos não parecer loucos. Existe no meio evangélico tanta insensatez, falta de sabedoria, superstição, coisas ridículas, que acabamos dando aos inimigos de Cristo um pau para nos baterem. Somos ridicularizados, desprezados, nos tornamos motivo de escárnio, não por que pregamos a Cristo, e este, crucificado, mas pelas sandices, tolices, bobagens, todas feitas em nome de Jesus Cristo.

O que vocês acham que o mundo pensa de uma visão onde galinhas falam em línguas e um galo interpreta falando em nome de Deus, trazendo uma revelação profética a um pastor? Podemos dizer que o ridículo que isto provoca é resultado da pregação da cruz? Ou ainda, o pastor pião, que depois de falar línguas e profetizar rodopia como resultado da unção de Deus? Ou ainda, a “unção do leão” supostamente recebida da parte de Deus durante show gospel, que faz a pessoa andar de quatro como um animal no palco?

Eu sei que vão argumentar que Deus falou através da burra de Balaão, e que pode falar através de galináceos ungidos. Mas, a diferença é que a burra falou mesmo. Ninguém teve uma visão em que ela falava. E deve ter falado na língua de Balaão, e não em línguas estranhas. Naquela época faltavam profetas – Deus só tinha uma burra para repreender o mercenário Balaão. Eu não teria problemas se um galinheiro inteiro falasse português na falta de homens e mulheres de Deus nesta nação. Mas não me parece que este é o caso.

Sei que Deus mandou profetas andarem nus e profetizarem e fazerem coisas estranhas como esconder cintos de couro para apodrecerem. E ainda mandou outros comerem mel silvestre e gafanhotos e se vestirem de peles de animais. Tudo isto fazia sentido naquela época, onde a revelação escrita, a Bíblia, não estava pronta, e onde estes profetas eram os instrumentos de Deus para sua revelação especial e infalível. Não vejo qualquer semelhança entre o pastor pião, a pastora leoa e o profeta Isaías, que andou nu e descalço por três anos como símbolo do que Deus haveria de fazer ao Egito e à Etiópia (Is 20:2-4).

Eu sei que o mundo sempre vai zombar dos crentes, mas que esta zombaria, como queria Paulo, seja o resultado da pregação da cruz, da proclamação das verdades do Evangelho, e não o fruto de nossa própria insensatez.

Eu não me envergonho da loucura do Evangelho, mas das loucuras de alguns que se chamam de evangélicos.

***
Fonte: O Tempora, o Mores. Postado por Daniel Grubba, no Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

19 COMENTÁRIOS

  1. A Paz Do Senhor Irmãos!

    Eu concordo com o Irmão em partes, infelizmente existe varias manifestações no meio evangélico pentecostal que são bem duvidosas, ou até totalmente fora do que é ensinado na bíblia.
    Concordo que essas manifestações devem ser combatidas, e devemos orientar os irmãos para não cometerem o erro de aprovar certos tipos de manifestações que vão contra o que a bíblia ensina.

    Achei esse post um pouco Cessacionista Nessa parte

    “Onde a revelação escrita, a Bíblia, não estava pronta, e onde estes profetas eram os instrumentos de Deus para sua revelação especial e infalível.”

    Só porque a palavra de Deus está pronto não podemos ter mais Profecias? Que é o próprio Deus falando com o seu povo.

    EU creio que existem sim profecias e com finalidades como é relatado nas de Paulo cartas às igrejas de Corínto e Éfeso, só porque falta pessoas capacitadas para discernir, não podemos generalizar e dizer que não precisamos de Profecias no meio evangélico.

    Sobre o Vídeo Das Galinhas, o acontecido não foi real como o que aconteceu com Balaão, mais foi um Sonho, que pode sim ter vindo da parte de Deus.

    Eu creio que Deus pode sim dar um sonho com animais usando figura de linguagem, da mesma forma que vimos no livro de Apocalipse, vários animais, mais isso não quer dizer que no céu irá ter esses animais.

    Mais não posso afirmar que a profecia das galinhas é inspirada por Deus, pois não tenho o dom de Discernimento de espíritos 1Co 12.10; 14.29.
    Podemos sim interpretar pela palavra também, mais nessa revelação Eu não vi nada que desabone a profecia segundo a Bíblia, pois como já disse esse simbolismo usando animais é visto em algumas profecias ocorridas na bíblia.
    Caso esteja errado me corrijam.
    Mais por favor Irmão que acreditem nos Dons do Espírito Santo.

    Fiquem na Paz Do Senhor

  2. Olha, Até acho sem sentido ficar postando videos no youtube de pregações ou cultos de oração que tem uma grande unção e pessoas no espirito.. pra que não sejamos zombados até porque não sei qual intuito de postarem tais momentos tão particulares, tem igrejas que postam e tals e cada um com sua conciencia..
    o unico fato e verdadeiro é que todos nós somos filhos de Deus e a chuva de bençãos cai tanto pro impio quanto pro cristão, e ficar evangelicos criticando evangelicos sendo que deveriam estar tentando edificar acrescentar uns aos outros.. onde está o amor ao proximo? onde estáo dicernimento de Espirito? onde está a boa vizinhança? e a boa vontade?
    sinto uma angustia quando leio textos que ao invez de nos acrescentarmo algo. só criticam e criticam outros evangelicos!
    Meu Senhor como isso e frustrante!
    porque nosso meio é tão separado assim? um tentando passar por cima do outro! falando mal dos outros! porque vocês não poem textos pra as pessoas aprenderem mais sobre Jesus? ou testemunhos? sei que o contexto do blog é procurar assuntos onde vocês acham que não estão falando sobre Deus ou que estão zombando do nosso Deus! Gente! Deus so tem um! Jesus Cristo só tem um, pq criticar quando se pode edificar? se alguem quer falar em linguas alto deixa a pessoa! cada um sabe de si! se quer dançar rodar pular ueh! cada um sabe de si..
    O que vocês querem afinal?
    cada pessoa tem sua particularidade! somos todos diferentes, Deus nos fez assim, uns choram outros gritam uns ficam caladinhos outros querem pular. somos diferentes e a unica coisa que nos une e JESUS CRISTO .. temos olhos e cabelos diferentes, temos tom de voz diferentes, uns falam mais que outros, por favor! somos todos filhos de Deus e as vezes vocês passam do limite so criticando seus proprios irmaos quando era melhor ajuda-los!
    nossa! meu coração ta em pedaços.. sempre fico triste demais quando venho aqui! porque sei que vocês não são ruins muito pelo contrario são tão inteligentes e fazem textos brilhantes as vezes, e entendem da palavra e são bons homens e mulheres de Deus eu creio nisso! Mais pra que falar tão mal dos outros? sendo que esses outros são nossos irmãos e são filhos de Deus e vocês nem sabem se Deus quis que eles façam essas coisas ou não.. ninguem é Deus!
    Vamos reever essas questoes!
    não brinquem nem zombem.. doi demais é triste e desumano.. lamentavel..
    que Deus proteja e ilumine todos vocês que fazem esse blog e todos que leem tbm.. que Deus tenha misericordia de nossas almas porque Ele o que mais deseja de nós é que nós todos juntos ajudemos a salvar pessoas, e não fazer com que muitos se enterrem mais ainda em suas proprias desgraças.. Graça e Paz seja com todos nós. amém!

  3. Cara flor:
    "
    Eu sei que o mundo sempre vai zombar dos crentes, mas que esta zombaria, como queria Paulo, seja o resultado da pregação da cruz, da proclamação das verdades do Evangelho, e não o fruto de nossa própria insensatez."

    "Eu não me envergonho da loucura do Evangelho, mas das loucuras de alguns que se chamam de evangélicos."

    "Se, pois, toda a igreja se reunir no mesmo lugar, e todos se puserem a falar em outras línguas, no caso de entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão, porventura, que estais loucos?" (1Co 14:23). Ou seja, o apóstolo não queria que os cristãos dessem ao mundo motivos para que nos chamem de loucos a não ser a pregação da cruz."

    Isso explica TUDO.

    Sabe o que REALMENTE me deixa triste??

    Triste é vc ir evangelizar seu amigo e ele começar a citar todos esses "apostolos" e " bispos" que andam por aí falando uma heresia atrás da outra! Triste é vc ligar a TV e nao achar UM pregrador que preste! E mais triste ainda é vc querer mudar tudo isso e ser chamado de hipócrita ou, como recentemente, de Fariseu como aconteceu com nossos irmaos na marcha pra Gezui$.

    DEVEMOS CRITICAR SIM! Se Martinho Lutero nao tivesse criticado hoje nao existiria a igreja protestante e estaríamos até hoje acreditando em um suposto "santo" que mata um dragão na lua!

    Toda crítica aqui é feita nao para criticar A PESSOA, mas sim o que ela anda dizendo por aí! Se o cara ta falando bobeira, tem que retrucar SIM! Se tem cara vendendo unão financeira á 900 reais tem que retrucar sim! Se tem cara falando coisa sem embasamento biblico nenhum tem que retrucar sim!

    MMAASSS…se vc nao pensa desse modo,tudo bem.qque Deus te abençoe. Ele tem planos diferentes para a vida de diferentes pessoas.

    Vide o post de uns dias atrás chamado "Ser pacificador não é ser passivo" ou algo assim…

  4. O Bruno esta certo em "nao ter vergonha do Evangelho de Cristo", mas esta mais do que certo em envergonhar-se dessa pouca vergonha em que transformaram o mundo evangelico.
    Faco coro com o irmao e digo que: Tambem me envergonho desse "evangelho" contemporaneo, minado de quadrilheiros e aproveitadores.

  5. Eu não tenho que evangelizar falando de pastores ou bispos, tenho que falar do nome de Jesus.. e se alguem fala de pastores que supostamente roubam eu tento direcionar a conversa para Jesus, eu nao sou passiva, muito menos em cima do muro.. só acho que as vezes vocês eexageram em determinados textos, e eu sei muito bem que Deus tem diferentes planos para cada um, acho que a união eh a melhor coisa, criticar sim nunca disse que não criticasse o que acha certo defenda suas ideias, eu não sou nada pra falar das suas ideias e textos, e não preciso ter diplomas e ser totalmente embasada em teologos para falar que quando a gente agi com o coração e compaixao tudo fica mais facil e podemos compreender melhor as coisas e ate as motivaçoes de cada um, todos nós temos nossas sujeiras embaixo dos nossos tapetes, eu não sou melhor do que ninguem e por isso reafirmo que eu não preciso denegrir a imagem de irmãos para dar minhas ideias relacionadas ao ensino biblico.. tenho 9 meses de convertida, podia falar meu testemunho + eu não preciso disso..
    só acho qu Deus eh simples que Jesus Cristo é simples e ele possui um amor por todos independente do que façam..
    Não precisava se dar o trabalho de colar trechos do texto pq eu li todo =) ..
    eu realmente não lhe critiquei só dei minha humilde opniao aqui.. Obrigada mesmo por pedir a Deus pra me abençoar nunca é demais xD
    que tudo que me deseja seja em triplo pra você e que Deus te ilumine e te ajude na sua jornada..
    Ha! no youtube ta cheio de pregaçoes incriveis não se precisa procurar isso em tv =) ..
    e eu acho que o unico Juiz é Jesus ele mesmo se encarregará de julgar cada um.. e so pra finalizar o que eu acho triste é você achar e generalizar que as pessoas foram atras de outros motivos que não Jesus no dia da marcha.. que você poe ai com outro nome. o que eu não entendo quem somos nós pra dizer que quem aquelas pessoas seguem não é o verdadeiro Jesus? convivemos com elas? foram 6 milhoes de pessoas.. em todos os lugares a corrupção a descrentes, mais dai você falar que a marcha era pra outro se não Jesus? .. isso pra mim que é triste..
    e ver tantos motivos para dar graças e preferir zombar..
    e ao inves de estender uma mão chutar a pessoa com o pé, não me importo realmente com quem rouba ou vende biblia a 900 reais porque eles prestarao contas a Deus por isso, me preocupo com tantas pessoas com sede de conhecimento de Deus e você procurar lugares serios e ler textos que denigrem a imagem dos cristãos.. como tantas vezes vi em tantos lugares cristãos falando mal de cristãos isso pra mim que é triste.. dê novas ideias, sugira novos temas, faça debates, auxilie então! nos ajude então a conhecer melhor a Deus do que so criticar os outros e zombar..
    que volto a dizer não em todos os textos aqui no blog presente porque ja li muitos textos lindos e edificantes..
    grande abraço pra vc caro Bruno ..!

  6. A Paz Do Senhor Irmã Flor
    Você não acha que além de pregarmos a palavra de Jesus Cristo, podemos também orientar as pessoas a procurarem igreja sadias, orientar nossos irmãos a não seguirem ensinamentos falsos, a não seguirem lideres que se vedem ao deus "Mamom" (dinheiro), nem lideres que usam a palavra de Deus para enriquecer?
    Se Sua resposta for Sim.
    Esse blog faz isso.
    Abre os olhos de muitos, que são enganados por pastores que pregam totalmente fora do contexto da palavra de Deus.
    Ou a Irmã prefere que essas ovelhas enganadas continuem a caminho do abismo? (digo isso com todo amor em Cristo)

    Entendo a Irmã quando diz, que muitas vezes nossas experiencias pessoais valem mais do o conhecimento em teologia, Eu digo mais, que muitos testemunhos de conversões valem mais do que um Doutorado em Teologia.

    Espero que a Irmã continue nessa sua força, e com certeza o Nosso Senhor estará abençoando o Seu ministerio

    Fique na Paz Do Senhor

  7. Eu também sou a favor de termos amor pelo proximo, e em casos como os relatados no texto devemos ter compaixão, mas não podemos ficar calados, vendo o mal usando pessoas boas, essas pessoas que fazem essas coisas, ao meu ver, não são pessoas ruins, apenas não encontraram a verdade, e o pior de tudo elas creem que encontraram a verdade! Por isso devemos abrir os olhos delas, logicamente com a palavra de Deus, não somente com criticas… mas esses textos muitas vezes fazem as pessoas pararem e repensarem no que seguem, e isso é valido! Pois essa também é uma forma de mostrar o verdadeiro evangelho para nosso irmãos que não conhecem a verdade!
    Devemos tirar eles das trevas… mostrar o caminho.. pois muitas igrejas existiram e engararão a muitos… tudo isso foi dito por Jesus..
    Temos que orar e vigiar, temos que manter os olhos muito abertos, e buscar nossos irmãos que se deixam enganar…
    essa é a minha opinião;

    Que a Paz do Senhor acompanhem a todos vocês em suas caminhadas Cristã!

    Fiquem na Paz do Senhor!

  8. Gloria Deus por sua vida Higor.. ja vi comentarios seus antes, que eu achei muito produtivo por sinal, olha depois de tudo que escrevi acho que não preciso explicar mais detalhadamente minha opniao.. como eu já disse eu estou falando de alguns textos do blog que não concordo acho pesado e sem sentido, cheios de ironia e muitas vezes sem necessidade alguma de estarem aqui.. essa é minha opniao, eu ainda prefiro falar no nome de Jesus que está acima de todo nome do que falar de igreja como se Jesus so estivesse em algumas.. Deus está em todo lugar. e acredito que quando é o momento certo pra seu chamado não importa se vc tá num centro de macumba Deus te chama e pronto (como tenho testemunhos disso).. então cada pessoa faz o que acredita certo, so que quis dizer é que a pessoa pode mesmo achar que são coisas de Deus! você não ta na mente das pessoas, e se elas pecaram e se ja se arrependeram e vocês continuam falando mal dessa pessoa? como fica? e nós não temos falhas? não pecamos? porque o unico que não pecou na terra foi nosso querido Jesus Cristo.. ou seja.. atire a primeira pedra então..
    A vida é cheia de surpresas, Pastores caem e se levantam assim como nós que ouvimos a palavra de Deus.. prefiro odiar o mundo, tentar fazer a diferença, falar do amor e bondade de Jesus, falar de como em meio a pessoas que muitos diziam que não eram nada virarem os apostolos, ver como ele trasformou Paulo um homem sujo, negligente, que zuava e ofendia cristãos ser trasformado por sua Gloria.. ver a Davi que era tão pequeno ser trasformado por sua Gloria, ver Jacó cujo proprio nome ja o encriminava ser trasformado por sua Gloria.. é preciso que diminuam para que Ele cresça em nós!
    é só isso! Deus abençoe a todos! beijos

  9. A Paz Do Senhor Irmã Flor.
    Vou te dar uma dica
    Quando a Irmã ler uma matéria do blog, e achar que o que a matéria diz não é verdade, sugiro que comente, tenho certeza que o Dono do Blog e seus colaboradores irão te responder e mostrar o porque daquela matéria.

    Mas não se esqueça de comentar se baseando na palavra de Deus, pois opiniões pessoais sem fundamento costumam não valer muito.

    Para a Amada Meditar (Oséias 6.3).

    Fique na Paz Do Senhor

  10. Caramba! Em que planeta a "Flor" vive?
    Por acaso ja leu as cartas de Paulo ou de Pedro na Biblia ?
    Ja leu quantas recomendacoes e referencias eles fazem contra maus pastores e gente interessada em destruir o evangelho sadio e santo?
    Se nao leu (parece que nao), sugiro que leia e de qubra tambem pode ler Ezequiel 34, todo o capitulo, e creio que se a amada irma tiver bom senso (creio que tem) ira mudar de opiniao a respeito dessa alcateia de pseudo apostolos pastores, verdadeiros instrumentos do diabo usados para desviar a fe' e o caminho dos inocentes.

  11. não entendo porque você fala como se eu tivesse feito algo absurdo xD

    a unica coisa que fiz foi dar minha opniao como você tbm deu =)

    comigo está tudo otimo estou em paz graças a Deus.. agradeço sua preocupação Higor.. mais pode ficar tranquilo.. eu sei bem me resolver.. e creio que não fiz mal uso da palavra do meu amado Jesus Cristo =)
    Graça e paz =)

  12. Ha nao sei se pode fazer double post x.x mais em todo caso me desculpa se nao puder.. acho que não tem nada ver uma coisa com outra sobre a resposta do Leo em outro topico.. cada um tem suas ideias e não é porque alguns não concordam com tudo que tem neste ou em outro blog que não tem Deus ou não seguem a Biblia.. mexer com a fé das pessoas doi muito, falar que a ou b não sao tudo que eles acreditam ser é ate desrespeitoso.. se um dia alguem chegar pra vc e começar a falar mal de Jesus e dizer que não passa de uma mentira certamente você moverá ceus e terra pra prova exatamente o contrario.. então doi, machuca e deixa as pessoas tristes e chateadas, porque é a fé delas e eu não sou ninguem pra destruir a crença de alguem desse jeito.. uma vez uma das lideres do meu ministerio contou uma historinha.
    Ela contou que tava evangelizando uma mulher com seus 40 e poucos anos essa mulher tinha até nome de santa porque sua mãe viveu a vida toda acreditando em santos a mae dessa mulher já tinha seus 70 anos, então a filha falou:- mais minha cabeça ta dando voltas como vou explicar a minha mae que acredita tanto, ate milagres ela ja obteve acreditando na sua santa e com sua fé.. a filha ficou desesperadae triste porque tudo que ela acreditou a vida toda não tinha mais sentido.. isso eh muito delicado, não se joga as coisas na cara como se as pessoas não tivessem sentimentos.. eu só amo as pessoas e tenho cuidado com o que falo pra não machuca-las a meios lindos de se evangelizar que não precisa ser necessariamente xingando ofendendo bispos pastores, outras religioes etc.. acho que vou ficando por aqui =)
    não vim fazer polemica alguma.. so me senti muito angustiada esses dias atras quando li alguns textos aqui e pensei muito em não comentar + acabei o fazendo e olha onde isso parou? hehe!
    Deus abençoe sempre a todos! amém

  13. [Joao Florentino disse…

    Caramba! Em que planeta a "Flor" vive?
    Por acaso ja leu as cartas de Paulo ou de Pedro na Biblia ?
    Ja leu quantas recomendacoes e referencias eles fazem contra maus pastores e gente interessada em destruir o evangelho sadio e santo? Se nao leu (parece que nao)]

    Acho que você não foi muito
    gentil com suas palavras.. não preciso provar o que li.. sim certamente você deve saber muito mais que eu, porque você está irritado? eu vivo no mesmo mundo que você, só tenho pontos de vista diferentes, quando eu falo de hostilidade falo disso, se alguem não sabe como você disse no caso eu o certo não seria me ajudar? e não me recriminar por algo que disse e que você não aceita ou não gostou? .. é desse tipo de coisa que to falando =)
    João você nem me conhece devia ter mais respeito e cuidado com seus irmãos!
    Deus te abençoe ;*

  14. Irmã Flor não podemos deixar as pessoas seguirem esses falsos mestres, que existe no meio obscuro do evangelho.
    Com certeza devemos pregar com amor, mas não podemos ser cúmplices do erro destes.

    Leia os texto que o Irmão João Florentino sugeriu, são perfeitos, e mostra como nós cristãos devemos agir quando nos deparamos com maus pastores.

    E Sobre a resposta do Leo, lá mostra só algumas coisinhas que os Lideres da Renascer andam aprontando por esse Brasil ( E pelo Mundo) afora.

    E para falar a verdade, não podemos fazer “vista grossa” nesse caso, ao menos que Você não queira ver isso.

    Não podemos engolir a seco esses escândalos que acontecem no meio evangélico, pois ferem totalmente o que é pregado na palavra de Deus.

    Quem ama corrige.

    Fique na Paz Do Senhor

  15. Higor, eu já os li =)
    só porque não aceito certas coisas vocês me tratam como se mal soubesse do que falo xD

    eu li a resposta do leo o qual respeito muito.. estou nesse blog um bom tempinho ^^

    e eu já li os textos da Biblia q o João sugeriu antes dele me mandar ler algo =)

    não me trate como se eu fosse um alien ^^
    já vi varios textos sobre os lideres da Renascer

    Li os textos da marcha pra Jesus que aki eles chamam de Gizu$

    Não sou tão mal informada quanto eu penso que vocês acham.. posso não ter o mesmo tempo de igreja quanto vocês nem sei um terço do que sabem.. Mais volto a dizer.. não sei o motivo do incomodo o.o
    e acho que já terminou o assunto a um tempinho =)

    xau ;*

    Ha! a "Flor" tem nome.. Laiza prazer xD

  16. Terminou Ufa…rsrs

    O que leva-nos acharmos que Você não leu o blog e ainda as sugestões de leitura biblica, é porque Você insiste em defender a Marcha, e outros lideres neopentecostais que pregam doutrinas antibiblicas….. Só isso nada pessoal mesmo.

    Fica Na Paz DO Senhor

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui