O homem e a sombra

4
433
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Por Pastor Edmilson

Jung falou de aspectos de nossas personalidades e temperamentos que muitas vezes são inconscientes. Ele chama estes aspectos de “sombra”.

Assine o Blesss

Existem certas coisas a nosso respeito que não sabemos e que se tornam evidentes pelas circunstâncias pelas quais passamos. Essas circunstâncias são como luzes que tornam evidentes a nossa sombra.

Veja, por exemplo, o caso de Davi com Bate-Seba. Eu acredito que Davi não se julgava capaz de adulterar, nem de matar e nem de mentir. Ele nem imaginava que poderia fazer tudo isso e, pior, com um amigo e soldado leal e valente. Mas ele fez tudo isso. Davi descobriu sua sombra.

Quando Pedro disse a Jesus que seria incapaz de negá-lo, não acredito que ele estava com demagogia. Ele achava que tinha a coragem e a força suficientes para ir com Jesus até a prisão e morte. Mas, sabemos o que ele fez: No meio daquelas circunstâncias ele descobriu sua sombra de covardia e fraqueza.

Quando estamos sentados em nossa sala, com nossa família, num ambiente calmo e tranqüilo, acreditamos que somos pessoas controladas e mansas. Mas, quando somos fechados no trânsito por outro carro, e o motorista deste carro ainda nos xinga e faz gestos obscenos, damos de cara com a verdade de que, se tivéssemos uma arma em mão, seríamos capazes “sabe-Deus-o-quê”.

Deus envia provas e situações as mais diversas, não para nos conhecer, pois, Ele já nos conhece. O que Deus quer é que nós nos conheçamos. Quanto antes encararmos nossa sombra, mais cedo poderemos tratar com ela.

É fácil dizermos que somos humildes. Mas quando somos afrontados, a sombra da arrogância se manifesta.

É fácil falarmos contra a inveja. Mas, quando vemos o bem na vida de outra pessoa, algo nos incomoda por dentro.

É fácil nos indignarmos com as barbaridades que pessoas fazem. Mas se não tomarmos cuidado, faremos pior.

No escuro, nossa sombra não aparece, pois tudo ali é sombra. Mas quando a luz brilha, lá está ela, bem atrás de nós. E que susto tomamos quando encaramos nossa sombra! É por isso que muitos preferem andar na escuridão, para não se assustarem com sua sombra.

Quando deu de cara com sua sombra, Paulo gritou: “miserável homem que sou”(Rm 7.24).

Negar a sombra, não nos ajudará em nada, temos é que identificá-la e deixar Deus tratar com ela, pois, é assim que somos transformados.

***
Fonte: Reflexões /Genizah, via Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

4 COMENTÁRIOS

  1. Essa sombra todos temos,me pergunto,é possível extinguir essa sombra até o momento de minha morte?
    E quem morre precocemente vai pro inferno pois não teve tempo de eliminar a sombra?
    80,90,100 anos é suficiente para iluminar esta sombra?
    Quem é santo o suficiente para estar ao lado de um Ser tão poderoso e infinito??!!
    Temos quer ser coerentes e lógicos,a incoerência é dos loucos!!!

  2. Creio que se não sabemos de todas as sombras,de algumas desconfiamos e que em muitos casos devemos fugir,evitar nos aproximár-mos destas zonas sombrias.
    Cada um é tentado,quando atraído e engodado pela sua própria concupscência(sombra).(Tg 1:14)
    O que fazer então???
    Jesus nos deu a solução: "vigiai e orai para que não entreis em tentação!" e também:"se a tua mão te escandalizar,corta-a e lança para longe de ti,melhor te é entrar na vida aleijado,do que tendo as duas mãos ser lançado no fogo eterno!"
    Lamentável que o "evangelho da graça" pregado hoje diz que você não precisa mais cortar sua mão,vc pode ter suas duas mãos pois afinal vc jamais perderá sua salvação(será lançado no fogo eterno),então desfrute de suas duas mãos,sem culpa!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui