Já não se fazem mais pastores como antigamente

9
612
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Lourenço Stelio Rega

Assine o Blesss
“Pastorear é ter sede pela convivência; é cultivar relacionamentos; é interessar-se por saber como está cada ovelha”.

Depois de 30 anos de ministério trabalhando em igrejas locais e numa grande denominação brasileira, mais 32 anos no exercício do magistério teológico, tenho refletido sobre o que dizem membros e líderes de muitas igrejas a respeito da atuação pastoral. E fico cada vez mais perplexo com o que presencio. Hoje, muitas ovelhas procuram ficar distantes de seu pastor por acreditarem que, ao se aproximarem do ministro, vão ouvir algum sermão ou receber uma tarefa. Aí, concluem que pastor só serve para dar bronca ou se aproveitar de mão de obra útil e barata disponível nas igrejas – e ainda pagam a conta no fim do mês, dando o seu dízimo.

Outras ovelhas demonstram estar cansadas de ver o narcisismo de seu pastor que, sempre cheio de si, faz elogiosas menções ao seu próprio nome sem qualquer vermelhidão na face. Mas há ainda casos em que o pastor, em vez de pastorear, cuidar do rebanho, acaba como que um verdadeiro gerente da congregação. Ele agenda eventos, determina prioridades e supervisiona todas as atividades do rebanho, como um verdadeiro executivo dos púlpitos. O controle é tão grande, e muitas vezes exercido com mão de ferro, que o que chamam “obra de Deus” passa a ser mais importante que o próprio Deus. Para estes, o cristianismo deixou de ser vida, para ser apenas trabalho maçante.

É possível também observar que muitos acabam agindo como despachantes do Senhor. Há pastores e líderes que acreditam piamente que apenas a sua oração é que tem acesso livre e desimpedido a Deus. Assim, tendem a transformar suas ovelhas em servos do ministério, em vez de levá-las a depender de Deus. E o que dizer dos pastores “showmen”, que tranformam o culto em espetáculo? Para estes, minúcias como a data de aniversário ou o problema familiar de um determinado fiel passam em brancas nuvens. Só se lembram da ovelha quando a vêem no culto.

Todavia, ser pastor é muito, muito mais do que isso. Pastorear é ter sede pela convivência; é cultivar relacionamentos; é interessar-se por saber como está cada ovelha – quais são seus dilemas, suas ansiedades, suas angústias e até mesmo suas falhas, para poder ajudá-la no aperfeiçoamento de vida. Ser pastor é acordar de madrugada para orar pelos membros da congregação, por suas famílias. Ser pastor é depender de Deus para conseguir levar a sobrecarga do ministério, é partilhar suas atividades com um grupo de discipuladores.

É, já não se fazem pastores como antigamente…

***
Fonte: Projeto Amor. Postado por Daniel Grubba no Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

9 COMENTÁRIOS

  1. Faço minhas as suas palavras.

    Muito bom correto/honesto e cristão este tema.

    Fui criado por um missionário americano desde meus três anos e hoje estou com 61, eu pude ver e provar como realmente deve ser um pastor.

    Meus parabens por esta postagem.

    Que Deus nos ensine a respeitar nossos pastores mas que Deus tambem de muita sabedoria a eles, para que possa nos conduzir com dignidade e carater cristão.

    Stefan Zakowski
    szakowski@bol.com.br

  2. Confesso! Faz um tempão que não encontro unzinho sequer que se comporte como tal… Que coloque a função-pastor acima da posição-pastor…

    Precisamos de amigos e não de líderes… Servos uns dos outros e não líderes uns dos outros…

    Penso que a tentação de dominar as pessoas é muito sutil e poderosa no coração humano… Os que chegam a uma "posição", qualquer que seja, normalmente se encantam e passam a utilizá-la em benefício próprio…

    Abraço…

  3. Achei maravilhoso o que acabei de ler acima. Sou pastor e admito que estamos muito deficitários no que tange a verdadeira tarefa do pastor. Nos atarefamos muito com eventos e agendas e nos tornamos profissionais do púlpito. Que o Senhor nos ajude a retornar enquanto é tempo… Eu quero retornar.

  4. Cadê esse pastor que se levanta de madrugada para orar por alguma ovelha que por ventura talvez esteja perdida, pela noite escura, triste e desesperada da vida?

    Cadê este pastor, que mesmo depois de orar, ainda queima em seu coração o desejo ardente de sair em busca daquela ovelha, pois orou, telefonou e alguém atendeu o telefone chorando não saber dela?

    Cadê a pessoa que deve existir dentro de cada um de nós, que não devemos deixar ir embora um irmão ferido, um amigo perdido, um desconhecido machucado?

    Cadê o legado de AMOR que JESUS nos deixou, foi muito mais que um mandamento, foi um legado, o AMOR é uma grande herança, é a maior herança que um pai pode e deve deixar para um filho.

    Eu que o diga.

  5. hoje mesmo eu estava orando, poristo. das 22:00hs as 23;00hs pedi a DEUS q disperta nossos pastores a amar o rebanho do senhor e cuidar das ovelhas feridas q não são poucas. para não sermos espectadores e eles o centro da atenção. na verdade o q eu vejo é q a maioria criou na sua mente, q administrar um templo e promover eventos ,construir congregações, shows, lotar as igrejas e etc:. DEUS chama para apasentar e não apresentar. obrigado irmões por este espaço publico, para nós darmos nossa opinião

  6. Olá irmãos! Graça e paz a todos!

    Um texto como esse reflete exatamente como andam os líderes de diversas igrejas hoje em dia! Jesus Cristo disse em João 10:11,12

    "…Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas…"

    "…Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas…"

    Aí está o que hoje se vê, mercenários e lobos dentro das igrejas! Mas "cadê" os pastores? Fogem e abandonam os ovelhas!!! Isso é muito triste…

    No entanto, graças a Deus que a Igreja fiel e verdadeira permanece firme, sem se deixar levar por outro evangelho que não o de Cristo, nem se deixa enganar pela doutrina satanista do Diabo! A Igreja remanescente, que não tem denominação, placa, templo, número, que não é formada em Teologia, não tem riquezas materiais, essa Igreja está aqui na terra, aguardando, ansiosa, a volta do ùnico e amado Pastor, Jesus Cristo, que nunca a abandonou em nenhum momento! Como Ele mesmo disse :

    "…Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido…" (João 10:14)

    Obrigado, Jesus, por nos salvar, por nos reconciliar, por nos curar e por nos aceitar em teu Reino! Amém…

    Fiquem na Paz!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui