As Romarias e a idolatria do Catolicismo

18
1367
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Assine o Blesss
Por Renato Vargens

A fé pregada pelo Catolicismo Romano é absurdamente herética. Para que você tenha idéia do que estou falando, o Brasil possui inúmeras romarias cujo propósito é a veneração dos chamados santos. Em cada uma destas procisões, milhares de pessoas seguem comovidamente a imagem de um santo qualquer na expectativa de que milagres aconteçam em suas pobres vidas.

Em Juazeiro do Norte-CE, acontecem pelo menos três grandes romarias. Na maior delas, a cidade recebe cerca de 550 mil romeiros. Bom Jesus da Lapa-BA, que também tem três festas por ano, recebe cerca de 600 mil romeiros na festa do Bom Jesus. Em Canindé-CE, aproximadamente 400 mil devotos comparecem à romaria. Em Trindade-GO, na festa do Divino Pai Eterno, as autoridades estimaram que 800 mil romeiros e visitantes estiveram na cidade (no ano 2000). Em Aparecida do Norte-SP, quase dois milhões de pessoas visitam a cidade durante o ano. Só em outubro, na festa da padroeira, 500 mil peregrinos chegam à cidade. Em Divina Pastora-SE, a romaria é concentrada em um só dia, quando a cidade recebe cerca de 80 mil pessoas. Em Belém-PA, durante o Círio de Nazaré, a capital paraense já chegou a receber meio milhão de romeiros. (A Pátria Para Cristo, Ano LV – Nº 220).

Ora, os motivos de idolatria são os mais curiosos: em uma cidade no Ceará o povo adorava um “santo” sem cabeça. É que construíram o corpo do “santo” lá em cima do morro, mas fizeram a cabeça na parte de baixo do morro. Como a cabeça ficou muito grande e pesada, não conseguiram transportá-la morro acima para colocá-la no corpo. Então, os mais acomodados adoravam a cabeça do santo aqui em baixo, enquanto os mais destemidos subiam o morro, fazendo o sacrifício, para adorar o corpo sem a cabeça. Em Trindade-GO, milhares de fiéis ficam horas em uma fila para a “beijança” – que é um ritual onde as pessoas beijam uma fita dependurada atrás do altar da igreja matriz. Em Carnaúba-RN, os crédulos adoram um galo feito de pedra. Em Santa Brígida-BA, o alvo da adoração e romaria não é sequer um “santo”, mas um beato, falecido há alguns anos. Em Divina Pastora-SE, os romeiros caminham 40 quilômetros a pé para adorar a padroeira, beber cachaça e voltar para casa. Em Canindé-CE, os devotos carregam pedras enormes na cabeça. Em Juazeiro do Norte-CE, até chá feito com uma estátua do padre Cícero já tomaram! (A Pátria Para Cristo, Ano LV – Nº 220).

Por falar em Padre Cícero, todos os dias, chegam em Juazeiro do Norte no Ceará, dezenas de caravanas com devotos. Anualmente passam pela cidade milhares de romeiros com o fim de prestar adoração e louvor ao Padre Cícero Romão Batista. A imagem do santo é cultuada e venerada com fervor. Grandes procissões são realizadas na qual se faz presente a imagem do santo que é acompanhada por seus muitos fiéis, devotos e pagadores de promessas.

Caro leitor, as Escrituras Sagradas combatem a Idolatria. Em inúmeros textos o Senhor nos adverte que não devemos adorar outros deuses. Aliais, vamos combinar uma coisa? Essa história de veneração dos santos é absolutamente absurda, até porque, a Bíblia nos ensina que só existe um mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus.

Infelizmente o Catolicismo Romano prega de forma velada uma fé politeísta e sincrética, onde santos e objetos são vistos com milagrosos. Isto posto, afirmo que, prostrar-se diante de imagens, seguir romarias, ou rogar aos diversos santos católicos que façam milagres, é além de anti-bíblico, herético, até porque, só existe um caminho para Deus e este é o unigênito do Altíssimo.

Pense nisso!

***
Postado por Renato Vargens, no Púlpito Cristão

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

18 COMENTÁRIOS

  1. Pr. Ubirajara,

    A gente sempre fala das Romarias Evangélicas (marcha pra Jesus? ou para os Hernandes?), da idolatria evangélica (ícones, amuletos, simulacros, idolatria de homens), e das peregrinações a Israel (idolatria geográfica?).

    Acontece que alguns grandes sites católicos estão valendo-se das nossas publicações. Por isso, para que fique claro que somos protestantes (no sentido pleno da palavra), eu e o pastor Renato decidimos postar alguns textos refutando a idolatria católica também.

    Espero que o amado pastor entenda.

    Um forte abraço, do seu irmão de fé reformada.

    Leonardo.

  2. É engraçado…Eu observo os fiéis católicos em seu dia a dia, até porque sou a única evangélica de minha familia. Por vezes vejo a ignorância espiritual e de conhecimento desse povo.Em todo dia 12 de outubro algumas pessoas da minha familia vão em romaria á Aparecida do Norte e já vão bebendo no ônibus.Eles falam que crêem em deus, mas que deus é este que aceita que seus filhos continuem caidos na lama do pecado, e se não cercea moralmente essa pessoa?
    Temos que ter muita misericórdia dos católicos pois precisam da misericórdia de Deus, visto que sua doutrina de salvação se baseia nas obras e não na graça do Todo Poderoso e Altissimo Deus…

  3. Só uma correção, o Círio de Nazaré é maior romaria do Brasil. O número de romeiros ultrapassa os 500 mil citados pelo irmão, chegando nessa ultima edição ao surpreendente número de cerca 2,3 milhões em apenas um dia (domingo de Círio).

    Quanto à idolatria católica, é lamentável vermos à proporção que esses movimentos idólatras têm tomado. É mais triste saber que em muitas igrejas evangélicas os ídolos estão manifestando-se de forma escancarada.

  4. Concordo que é necessário apontar a idolatria convencional do catolicismo.

    Também é verdade que os evangélicos como grupo não têm autoridade moral para criticar a idolatria católica. Fazer romarias para adorar um ídolo de gesso não pode, mas fazer romaria para adorar um ídolo de carne e osso pode?

    Mas dou o parabéns pela exposição que fazem da idolatria gospel e pelo empenho de estimular a auto-crítica entre os evangélicos.

  5. Os catolicos creem em obras para a salvação, mas que obras eles fazem? Que realmente tenham algum impacto na transformação do ser ou do meio em que vive? Não vejo nenhuma, ao contrario, suas "obras" são espiritualizadas ou levadas para o sentido idolatra, tais como missas para os mortos, veneração aos mortos que são considerados santos (até o pior dos assassinos como LOIOLA e outros). O problema dos catolicos é a falta de conhecimento minimo (das Escrituras nem se fala) mas da propria HISTORIA. Gostaria de fazer um censo de quantos catolicos sabem como o "estado do vaticano" foi fundado e quem foram os personagens envolvidos? O resultado será proximo de 0,01%. Ah, mas as fábulas inventadas para lotear o mundo e manter as mentes escravas de uma idolatria perversa e maligna que leva a miseria e a decadencia espiritual é ensinada aos quatro ventos. É o culto ao demo de forma generalizada pensando estar cultuando a Deus. E no inferno ja devem estar instalando prateleiras pois deve estar lotado e não ha mais espaço no solo (se houver).

  6. Como sempre,todos se acham melhores,salvadores da humanidade dominada por satã,passarela de chegada a Jesus e outras definições medonhas…
    Enquanto nos degladiarmos como irmãos seremos isso que somos,o caos!!
    Jesus pregou o amor e não é sitado em parte alguma da Bíblia qual é a igreja dele,diz que a Sua morada somos nós!!
    Quanta ignorância!!
    Que Deus ilumine a todos!

  7. Caro Michael,

    Há tempo venho notando a sua "replicância" (ou será implicancia mesmo?) com os protestantes – principalmente aqueles que se deixam guiar pelos princípios da Reforma, chamando-os de sectários e ignorantes.

    Sinceramente (e desculpa-me a franqueza, mas preciso dizer), neste caso você é o maior dos ignorantes, pois confunde "amor" com "salvação". Deus ama a todos, mas salva os que se arrependem (Lc 5.32; Mt 4.17; At 3.19). Sugiro que busque uma bíblia e leia estes versículos com muita atenção.

    Em vários comentários seus, você também confunde amor com conivência. A lógica é mais ou menos assim: "Deus me ama, logo, ele não dá a mínima para o que eu faço". Nada mais absurdo! É justamente porque ele nos ama, que ele se preocupa com o rumo que a nossa vida toma. "Há caminhos que ao homem parecem bem, mas no fim são caminhos de morte" (Pv 14.12), e Ele veio para alertar-nos sobre este caminho, bem como para livrar aqueles que se arrependem e creem nEle.

    Para mim, amigo Micael, você não sabe o que é amor. Só mesmo quem nunca amou, quem não tem a mínima idéia do que é amar, para supor que amar é ser conivente com o erro e não dar a mínima para o que o outro faz. Isso não é amor, meu amigo, é descaso.

    Jesus chamou os fariseus de chamou de hipócritas e filhos do inferno, a seu discípulo Simão chamou de Satanás. Será que, por desvelar a realidade daquelas pessoas e confrontá-las ele deixou de amá-las? Micael, você não imagina quanto amor é necessário para dizer estas verdades. Você não entende nada de amor…

    Bom, fico por aqui. Recomendo que você leia mais a bíblia, mas te aviso que ela vai te decepcionar um bocado. Nela, você descobrirá que Jesus não era um "ecumenicozinho universalista", mas um fundamentalista daqueles que afirmam que "há um só caminho" (Jo 14.6), e que se excluem todos aqueles que buscam um caminho alternativo (Jo 8.24).

    Um grande abraço e que Deus te abençoe,

    Leonardo.

  8. LAMENTAVEL A IDOLATRIA AQUI NO BRASIL.AO PESSOAS CONDUZIDAS PELO PAGANISMO CATOLICO SECULAR ,GENTE HUMILDE SENDO LEVADA A CRER EM PESSOAS QUE CERTAMENTE CONTRIBUIRAM MUITO PARA A PROPAGAÇÃO DO EVANGELHOE PARA O PLANO DE SALVAÇÃO DA HUMANIDADE (mARIA MÃE DE JESUS) MAS QUE EM ABSOLUTO, NADA INTERFEREM AQUI NO PLANETA TERRA.DEUS DERRAMARÁ SUA IRA NESTAS PESSOAS COMO NO PASSADO.ACEITE JESUS E SOMENTE PRESTE A DORAÇÃO A ELE E AO PAI E AO ESPIRITO SANTO, IRMAOS.O TEMPO DA VOLTA DO SENHOR SE AVIZINHA;

  9. agora quero que alguem mostre na biblia que santos são deuses falsos, pois idolos são deuses falsos, agora Jesus disse: sede santo porque seu sou santo, se alguem não conseguisse atingir a santidade que Jesus pregava, nao adiantava ele vir em pessoa aqui na terra. agora ser santo em Cristo Jesus, não é ser considerado um Deus falso, tao pouco verdadeiro, fazem muita confusão tentando bagunçar a cabeça do povo, a verdade é que ninguem quer ser cauda, e esse tanto de igreja por ai, com pastores que não tem o minimo de conheciemto, falo com conheciemtno de causa pois trabalho no meio evangelico, em uma radio e vejo coisas absurdas, pastores que se tornam pastores depois de dois meses de conversão, é inclivel lmais existe. é muita bagunça para minha cabeça, o bao é que nem as portas do inferno prevalecera sobre ela, tenho uma certeza a Igreja catolica por Mais conbatida que sera permanecera até o fim, e isto e e sera uma realidade.

  10. Eu fico impressionado sobre o bla bla bla que vcs escrevem.Eu acho que, no fundo, no fundo, tem implicância com a mãe de Jesus.Só pode ser isso.Vocês acham que Jesus pensaria o quê disso, tanta gente descaracterizando a importancia da sua mãe na história da salvação?Ademais, em nenhum lugar da bíblia existem passagens que a caraterizam como Deusa, e, nem nós católicos a consideramos como tal, mas a respeitamos, dedicamos momentos especiais a mãe d´Ele e daí, vão implicar com isso também?Ora senhores de ternos e tailleurs, vão lutar contra as drogas, defender os prostituidos, os marginalizados, pela corrupção política entre outras coisas.Acredito que, assim, vocês serão bem mais úteis a sociedade.Não é?

  11. Implicância com a mãe de Jesus?

    De forma alguma amigo, a implicância é com o status que a ela é dado, ou seja, ninguém nega que ela foi pessoa
    especial, separada, ungida e bem-aventurada, mas se entendemos por intermédio da palavra que as atribuições de Maria param por aí, é muita forçação de barra "incrementar" as suas funções
    reais a posição de medianeira, ajudadora e intercessora já que Jesus deixou clara a sua soberania, sem atribuir a mais ninguém a intemediação para chegar-se a Deus.
    E isso não se trata de opinião pessoal ou "achismo", quem se submete a Deus, honra o que a Bíblia diz e é coerente com o que
    contém nela.
    E quanto à idolatria, sempre ouço dos católicos
    que isso não existe e se existe, é por parte de "alguns" ignorantes que são mal orientados, mas então quando milhares de católicos se mobilizam em eventos, romarias e procissões carregando velas da mesma estatura corporal, filhos vestidos de anjinho, uns caminham kms. de joelho, outros acendem velas, jogam pétalas de rosas,
    e pasmem! acenam para a imagem que é carregada nos ombros, a idéia de que pensam ser "realmente" algo sobrenatural as faz acenar com lenços enquanto choram copiosamente, e o pior é que choram com sinceridade, isso revela a acomodação e conivência das lideranças
    católicas que não alertam seus fiéis, a tv mostra escancaradamente
    as aberrações que são estas procissões.
    Aí tem católico que diz: "..eu não tenho nada a ver com isso! eu não me ajoelho pra estátua! Não peço pra estátua! Não agradeço pra estátua!…"
    Mas vc amigo católico que diz não ser idólatra, não fica constrangido ao perceber seus irmãos na fé católica, agindo idólatramente sem que ninguém as advirta? Seria tipo, cada um faz o que quizer e a cúpula da
    batina faz que não sabe e deixa o povo lá, esfolando joelho, pedindo pro gesso, acariciando cimento, agradecendo ao eucalipto.
    A Bíblia diz que o pastor dá sua vida pelas suas ovelhas,
    Não deveriam os padres e bispos proteger e cuidar de seu rebanho?

    Deus abençoe a todos, e que o Espírito Santo forneça revelação e sabedoria…a partir daí as coisas ficam mais claras e evidentes.

    gibrome@hotmail.com

  12. Implicância com a mãe de Jesus?

    De forma alguma amigo, a implicância é com o status que a ela é dado, ou seja, ninguém nega que ela foi pessoa
    especial, separada, ungida e bem-aventurada, mas se entendemos por intermédio da palavra que as atribuições de Maria param por aí, é muita forçação de barra "incrementar" as suas funções
    reais a posição de medianeira, ajudadora e intercessora já que Jesus deixou clara a sua soberania, sem atribuir a mais ninguém a intemediação para chegar-se a Deus.
    E isso não se trata de opinião pessoal ou "achismo", quem se submete a Deus, honra o que a Bíblia diz e é coerente com o que
    contém nela.
    E quanto à idolatria, sempre ouço dos católicos
    que isso não existe e se existe, é por parte de "alguns" ignorantes que são mal orientados, mas então quando milhares de católicos se mobilizam em eventos, romarias e procissões carregando velas da mesma estatura corporal, filhos vestidos de anjinho, uns caminham kms. de joelho, outros acendem velas, jogam pétalas de rosas,
    e pasmem! acenam para a imagem que é carregada nos ombros, a idéia de que pensam ser "realmente" algo sobrenatural as faz acenar com lenços enquanto choram copiosamente, e o pior é que choram com sinceridade, isso revela a acomodação e conivência das lideranças
    católicas que não alertam seus fiéis, a tv mostra escancaradamente
    as aberrações que são estas procissões.
    Aí tem católico que diz: "..eu não tenho nada a ver com isso! eu não me ajoelho pra estátua! Não peço pra estátua! Não agradeço pra estátua!…"
    Mas vc amigo católico que diz não ser idólatra, não fica constrangido ao perceber seus irmãos na fé católica, agindo idólatramente sem que ninguém as advirta? Seria tipo, cada um faz o que quizer e a cúpula da
    batina faz que não sabe e deixa o povo lá, esfolando joelho, pedindo pro gesso, acariciando cimento, agradecendo ao eucalipto.
    A Bíblia diz que o pastor dá sua vida pelas suas ovelhas,
    Não deveriam os padres e bispos proteger e cuidar de seu rebanho?

    Deus abençoe a todos, e que o Espírito Santo forneça revelação e sabedoria…a partir daí as coisas ficam mais claras e evidentes.

    gibrome@hotmail.com

  13. Com esses numeros citado em cima idolatria não temos motivo nenhum para comemorar estamos Preste a ver uma nação quase por completa será lançada no fogo no inferno e o que podemos fazer Que Deus tenha misericórdia de nós que estamos com a palavra de Deus a palavra do Deus vivo Deus altíssimo que possamos incansavelmente pregar a palavra de Deus a todo instante com nosso testemunham e depois com a nossa boca a paz do senhor a todos e fica com Deus.

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui