Teologia do Medo

7
554
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Renato Vargens

Assine o Blesss
Os templos neopentecostais estão abarrotados de pastores que disseminam a nefasta teologia do medo. Infelizmente, O medo tem sido espargido pelos ministros da prosperidade que de forma desavergonhada anunciam o evangelho do pânico, cujo protagonista é satanás. Nele, o crente é ensinado de que o diabo pode afligi-lo, atormentá-lo, além obviamente de destruí-lo roubando-lhe a salvação eterna. Para tanto, os evangelistas à lá Zé do caixão, promovem entrevistas com demônios, ensinam sobre o poder do capeta, além de propagarem um cristianismo onde o dualismo e o maniqueísmo se fazem presentes.

Ora, vamos combinar uma coisa? Este tipo de doutrina é extremamente interessante para os adeptos da fé “hitchcochiana”, até porque, ao instalar a política do medo no coração dos incautos, se torna mais fácil, comercializar os apetrechos da fé, cujo poder é mágico, além de eficaz para afastar mal olhado, olho grande e todo tipo de feitiçaria.

Para piorar a situação, as doutrinas propaladas pelos terroristas neopentecostais, impõem sobre os cristãos a idéia de que não existe salvação sem a intervenção milagrosa de Jesus mediante as mãos de apóstolos, bispos e pastores especiais. Ao serem induzidos a pensar desta maneira, um número incontável de cristãos abandonam na esquina da vida doutrinas como o sacerdócio de todos os santos, salvação e outras mais. Além disso, por acreditarem na existência de líderes especiais, os membros destas igrejas tornaram-se reféns de uma política espiritual, onde desobedecer a determinação do pastor é pecado grave, podendo trazer maldições da parte de Deus sobre aqueles que tocam no “ungido” do Senhor.

Isto posto, afirmo que o Evangelho de Cristo se contrapõem em muito a teologia do medo. Em Jesus e por Jesus somos libertos da escravidão do pecado, e do domínio do diabo. Vale à pena ressaltar que a Bíblia também nos ensina que somos de Deus e que em virtude disto maligno não nos toca. Em outras palavras, isto significa dizer que não existe esta história de que o diabo pode aprontar o que quiser na vida do cristão.

Louvado seja o Senhor que nos VERDADEIRAMENTE nos libertou e que por intermédio de sua cruz nos tornou livres.

***
Fonte: Renato Vargens

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

7 COMENTÁRIOS

  1. Certíssimo. Apenas não é justo falar desse modo de agir como sendo uma invenção recente dos líderes neopentecostais.

    Esse modo de pensar e agir já é praticado no meio pentecostal desde o início do movimento de formas até piores. É muito comum na Assembleia de Deus e na Congregação Cristã.

  2. Comecei a notar que o meio gosssspellll esta copiando de uma forma piorada (mas bem maquiada) toda heresia catolica de cinco seculos atras. A venda de indulgencias virou doação voluntaria de grana (com valor estipulado?) para que se receba a unção da prosperidade (e quem sabe de quebra, a salvação). O comercio de penduricalios, no mesmo formato da venda de reliquias catolicas nos bons tempos de Lutero, hoje, estes incluem CDs, DVDs, livros sobre sexo dos anjos, longas orações, jejuns, magicas, formulas e receitas gospels. Os Tetzels de hoje se multiplicam a torto e a direito. Inventam mil e uma maneiras de vender suas heresias e bugigangas. No que depender de mim, eles morrerão de fome (e de raiva).

  3. De fato. Hoje o que mais se vê são as igrejas neopetencostais imitando os católicos dos séculos passados e fazendo vendas de tudo com as mais discaradas explicações. É pena que o meio evangéloco tenha chegado a tal ponto.

  4. Renato Vargens, seu texto, me fez lembrar do "Mito da Caverna" de Platão; nossas igrejas se tornaram a "Igreja da Caverna"

    E que caverna grande, quantas trevas e quantas sombras projetadas lá dentro, ainda graças a uma réstia de luz que entra pelas frestas das portas, porque dentro desta caverna não há luz alguma.

    E as pobres almas acorrentadas, percebem a réstia de luz, mas têm medo de olhar, porque as sombras dos líderes, dos pastores são gingantescas.

  5. fui adepto dessa teologia por muito tempo, mas Graças a Deus vislumbrei a Graça de Deus que me fez ver os meus erros e pude enfim mudar de atitude,essa postagem é muito boa Parabéns..!!!

  6. Só uma pergunta : O que a Igreja Reformada têm feito para minimizar os estrago de tais Igrejas Neo-pentecostais ????

    Será que apenas denunciar e denunciar vai resolver alguma coisa ????

    Se a Igreja Reformada é tão dona da Verdade assim , por que tem se minguado a um gueto ???

    Qual trabalho de visibilidade a Igreja Reformada tem apresentado a Sociedade como alternativa para tudo que está aí ????

    São só perguntas que ainda não tenho respostas !!!!!

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui