Não ser perfeito não me impede de denunciar o pecado

5
68
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Alex Esteves

“É perigoso calar a verdade sob o argumento de que ninguém é perfeito. A humildade em reconhecer a própria torpeza deve sempre conduzir ao arrependimento, e não ao cinismo, tampouco ao conformismo”.

Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, clama o apóstolo Paulo em atitude revolucionária (Rm 12.2). Notem-se as palavras de ordem: não se conformar; transformar-se, renovar a mente.

Assine o Blesss

O inconformismo é uma das marcas do cristianismo bíblico. O cristão é um inconformado por natureza. O cristão anda em revolta contra o sistema pecaminoso que impera no mundo. O cristão tem que ser indignado. Por isso, a Igreja sempre está em conflito com a sociedade, de um modo ou de outro. Quando um grupo cristão se conforma aos valores sociais do seu tempo, algo está muito errado. Uma dose de conflito sempre é necessária.

Não me refiro a conflito físico, mas a conflito moral e espiritual. As igrejas que estão muito afinadas com a sociedade estão mal diante de Deus, porque o Senhor não aprova os padrões deste mundo.

Por mais estranho que possa parecer, o legalismo evangélico aproxima as igrejas do mundo, em vez de afastar. Isso porque, sob a capa farisaica de uma santidade meramente exterior, cria-se uma cultura religiosa que não incomoda os poderes das trevas. Os não crentes vão nos tratar com um respeito indiferente, entendendo que somos mais um grupo social-religioso na grande teia pluralista dos agrupamentos sociais.

Não se conformar é não tomar a forma, o modelo do mundo. Deus nos criou à Sua imagem e semelhança, moldando-nos do pó da terra. Iríamos nós, agora, nos desumanizar adotando uma forma diferente?

A segunda palavra de ordem é a da transformação pessoal. Eu preciso entender que posso mudar o mundo, e que a minha esperança juvenil não é loucura de um jovem sem maturidade. Poderei mudar o mundo na medida em que puder mudar a mim mesmo, pelo poder que há na Palavra de Deus, o poder do Espírito Santo, ofertado mediante a fé no sacrifício do SENHOR Jesus Cristo. Transformar a mim mesmo já é em si uma tarefa para um revolucionário!

A terceira e derradeira palavra de ordem é a da renovação da mente. Ora, Paulo tinha mesmo um conhecimento formidável, pois hoje o que se diz cientificamente é que o que o homem pensa de si mesmo irá determinar seu modo de vida, suas ações. Eis uma das contribuições da Psicologia. E, mais do que isso, precisamos entender que Paulo não era gnóstico, porque não é o conhecimento puro e simples que salva, mas o conhecimento de Cristo, o Único que pode resgatar o Ser Humano dos seus pecados.

Uso o texto de Rm 12.2 para combater o conformismo, a acomodação, a desesperança, o cinismo, a tolerância para com o pecado. Precisamos ser mais humildes, sim, precisamos nos arrepender dos nossos pecados, sim, e depois levantar a cabeça e denunciar os desmandos e desatinos de líderes que tomam a dianteira de rebanhos inteiros destinados à desnutrição espiritual ou, quem sabe, à morte.

Que jamais percamos a esperança. É ela que nos move adiante!

***
Fonte: Alex Esteves

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

5 COMENTÁRIOS

  1. Primeiramente o cristão deve indignar-se contra o pecado que campeia o mundo , aí sim , depois … bem depois … quem sabe pode apontar o dedo no quintal alheio . O problema maior do cristão , nos dias de hoje , é querer servir de parâmetro para julgamento alheio , quando na verdade , somos chamados para sermos sal e luz neste mundo , e não juizes e promotores de Deus . Em Hebreus diz que julgaremos os anjos , mas isso não implica que já podemos sair por aí com o dedo em riste apontando as falhas dos outros , quando a nossa própria vida , ainda nãose tornou sal e luz .

    Repito : Os cristãos primeiramente devem ocupar-se com a propagação do Evangelho de Cristo , as acusações devem ficar em segundo plano . Se os cristãos se ocupassem mais em pregar e viver a Verdade do Evangelho , nem haveria a necessidade de sermos " fiscais do Reino " , pois uma vida repleta de frutos bons e uma vida totalmente na luz , faria com que aqueles que estão enganados ou mesmo são enganadores , fossem envergonhados pelos seus próprios atos . Não será no muito falar que mudaremos as coisas como estão , mas sim , a partir do momento que começarmos a vivenciar o Cristianismo de Verdade , do jeitinho que Jesus nos ensinou .

    Façamos isso , e vamos ver no que vai dar , que tal ??????

  2. Alex, Martinho Lutero uma vez observou que onde quer que o evangelho fosse pregado em sua pureza, engendraria conflito e controvérsia. vivemos numa era que abomina a controvérsia, queremos aceitação – e evitamos ao máximo o "conflito" – o pensamento do mundo nos encanta. Evitar controvérsia e conflito é o mote de hoje – Quão diferente é essa atmosfera da que circundou os profetas no Velho Testamento e os apóstolos no Novo – que NÃO NOS CONFORMEMOS COM O MUNDO – como nos diz Paulo em Romanos – Deus te abençoe.

  3. Mateus 9:13
    Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

    Romanos 7:24
    Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?

  4. Realmente nossa imperfeição não nos impede de denunciar o pecado. Mas nos dá uma forte razão adicional para sermos humildes ao fazer isso e a cada um primeiro e prioritariamente corrigir a si mesmo antes de aos outros.

    Gálatas 6:1 "Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa [passo em falso], vós, que sois espirituais, encaminhai [reajustai] o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado."

  5. Juscelino Pereira

    Não se pode tirar o cisco do olho do nosso irmão sem primeiro se tirar a trave que está no nosso olho . Mas é preciso não ser tolerante com o pecado dentro de nossa igreja . Isso mostra compromisso com a Palavra de Deus ,e é uma atitude de amor quando se quer que nossos irmãos andem em integridade . Nequele dia eles agradecerão essa atitude de exortação e o Senhor jesus será exaltado quando nos colocamos como instrumentos de seus amor e obediência .

SUA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui